Circuito Mundial: Brasileiras Avançam |
RIO DE JANEIRO, 26.08.10 – Três das cinco duplas femininas do Brasil passaram invictas pela QUINTA-FEIRA (26.08), primeiro dia de jogos do torneio principal da etapa da Holanda do Circuito Mundial de vôlei de praia. Talita/Maria Elisa, Juliana/Larissa e Taiana/Vivian estão garantidas nas oitavas-de-final da antepenúltima etapa do calendário feminino, que acontece na cidade de The Hague. Com uma vitória e uma derrota, Maria Clara/Carolina e Luana/Lili foram à repescagem, onde se enfrentarão na primeira rodada desta SEXTA-FEIRA (27.08).
Lutando pelo vice-campeonato do Circuito Mundial 2010, Talita e Maria Elisa iniciaram bem as disputas nas areias holandesas. Com duas vitórias sobre duplas europeias, as atuais campeãs do Circuito Banco do Brasil avançaram às oitavas, onde terão pela frente as holandesas Meppelink e Wesselink.
Na primeira rodada, a dupla brasileira também enfrentou uma dupla da casa, Van der Hoeven/Van der Vlist, e venceu por 2 sets a 0 (21/13 e 21/11). Na segunda partida, também em dois sets (21/17 e 21/12), as brasileiras passaram pelas gregas Tsiartsiani e Arvaniti.
“Esta etapa tem grande importância, já que a briga pelo segundo lugar está muito disputada. Nossa intenção é garantir a segunda posição no ranking mundial. Mas para isso temos de fazer outra boa campanha”, explica Maria Elisa.
Campeãs por antecipação, Juliana e Larissa também venceram os dois confrontos do dia e classificaram-se para confrontar as holandesas Keizer e Van Iersel na rodada das oitavas. O confronto pode marcar a vitória de número 900 da carreira de Larissa. A atleta acumula até o momento 475 vitórias no Circuito Mundial, 410 no Circuito Banco do Brasil, onze nos Jogos Pan-Americanos e três em Olimpíadas.
Nesta quinta, Juliana e Larissa estrearam derrotando as portuguesas Ana Freches por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/14. Na segunda partida, as campeãs pan-americanas bateram as belgas Van Breedam e Mouha também em dois sets, com duplo 21/16. A dupla comentou as situações climáticas adversas enfrentadas ao longo do dia na cidade holandesa.
“Nunca joguei uma partida com um temporal como o que caiu no dia de hoje na Holanda. Foi muita chuva, um vento louco e nem assim os jogos não foram interrompidos. Fizemos o que podíamos e conseguimos vencer. Não foram vitórias com apresentações de ótimo nível técnico porque as condições do tempo não permitiram, mas conseguimos superar as adversárias e garantimos uma vaga nas oitavas-de-final. Espero que o tempo melhore”, diz Juliana.
Terceira dupla brasileira invicta em The Hague, Taiana/Vivian abriu o dia na cidade holandesa derrotando as holandesas Mooren e Kadijk no tie-break: 17/21, 21/19 e 15/12. No segundo jogo, com menos esforço, a dupla brasileira passou pelas suíças Kuhn e Zumkehr em dois sets: 21/15 e 21/16. Na rodada das oitavas, Taiana e Vivian terão pela frente as medalhistas olímpicas chinesas Chen Xue e Zhang Xi.
“O dia foi complicado, pois a chuva e o vento atrapalharam bastante, mas conseguimos nos superar. Tivemos um pouco de dificuldades para nos acostumarmos com o clima e, por isso, o primeiro jogo foi mais difícil. Vamos tentar aproveitar o vento contra as chinesas. Jogamos muito bem contra elas na última etapa e esperamos repetir aquela atuação aqui”, comenta Taiana.
Maria Clara/Carolina e Luana/Lili se enfrentarão na repescagem e só uma das duplas avançará após a primeira rodada desta sexta. As filhas da ex-jogadora Isabel ganharam das italianas Cicolari e Rosso por 2 sets a 1 (21/15, 15/21 e 15/10), mas depois tropeçaram nas holandesas Keizer e Van Iersel, perdendo por 2 sets a 0, parciais de 15/21 e 22/24.
As capixabas, ao contrário, perderam a primeira partida do dia, por 2 a 1 (25/23 17/21 e 14/16), para as holandesas Meppelink e Wesselink, mas depois reagiram e superaram as tchecas Novakova e Tobiasova, também no tie-break: 21/18, 19/21 e 15/11.
Tabela e resultados do torneio feminino:
Galeria de fotos:
Fonte: www.cbv.com.br