Ex-jogadora brilhou nos Estados Unidos na década de 80. Tati Minello, companheira de Ana Paula, mostra dúvida e preocupação com o futuro.
A suspensão das atividades no Circuito Americano de Vôlei de Praia (AVP Tour) pegou muita gente de surpresa. Entre elas uma ex-atleta que brilhou nas areias dos Estados Unidos na década de 1980. Jackie Silva participou de sete temporadas no país, tendo sido campeã em quatro delas. Em cinco anos, ela subiu ao pódio em todas as etapas que disputou. Jogando ao lado de Linda Chisholm, a parceira com quem teve mais sucesso, conquistou dez de 11 títulos em jogo.Além dos troféus, Jackie tem também uma história atuante no crescimento da AVP, sendo uma das maiores incentivadoras do esporte nos Estados Unidos. Exatamente por todos esses fatores, elas lamentou a interrupção da temporada, já que, para ela, é lá onde estão os grandes nomes do esporte na atualidade.
- É muito ruim para o vôlei. São grandes atletas, os atuais campeões olímpicos, e vai ficar todo mundo sem trabalhar. Aquilo é um celeiro de atletas, de um esporte que começou alí. Lá, o atleta vem em primeiro lugar. Então, culturalmente, é muito forte. Como no Brasil, eles são potência. Agora tem aí Alemanha e outros, mas quem dá o tom são esses – explicou, por telefone.
AVP deve voltar bem em 2011
Fundada em 1983 como uma associação de jogadores, a AVP tem um histórico de organização e alto nível técnico. Durante um tempo, chegou a ter um braço masculino e outro feminino, mas acabaram por se juntar no fim da década de 80. Jackie Silva, aliás, fez parte desse processo.
O argumento usado para justificar a suspensão das atividades foi que os gastos extrapolaram o orçamento previsto. Dessa forma, a organização assumiu que não teria condições de garantir estrutura e premiação aos atletas. Em 2010, o campeonato não deve mesmo continuar. No entanto, nos bastidores corre a informação de que já apareceram diversas empresas com interesse em investir no ano que vem e garantir a realização do circuito.
Dupla brasileira não sabe do futuro
Alguns brasileiros disputam a AVP. Entre as mulheres, a dupla Ana Paula e Tati Minello foi uma das que sofreu com a notícia. Formada em abril para a disputa da temporada americana, a parceria não sabe do futuro. Por enquanto, o mais provável é que permaneçam treinando nos Estados Unidos. Um dos motivos é a chegada do filho de Ana Paula ao país para estudar.
Ana Paula e Tati Minello: dupla brasileira ainda não sabe o que será do futuro nos EUA (Foto: Divulgação) |
Quando foi para os Estados Unidos, Ana Paula chegou a dizer que “era hora de descansar a cabeça do Circuito Mundial”. No entanto, há a possibilidade de a dupla competir algumas etapas da competição e, apesar de remota, até mesmo retornar ao Brasil para jogar o Circuito Nacional.
- Fiquei muito triste, porque gosto muito de jogar a AVP, é um campeonato legal. Aqui jogamos com os melhores. Já estou no sexto ano, então acabou sendo muito ruim essa notícia. Mas estou cruzando os dedos para que ano que vem tudo se normalize – disse Tati, por telefone.Fonte: www.globo.com