segunda-feira, 18 de abril de 2011

Circuito Mundial de Vôlei de Praia: Brasil tem cinco duplas na chave principal feminina

Ângela e Priscilla passaram pelo qualifying e voltam à quadra nesta terça. Country quota masculino selecionou três duplas brasileiras para o quali

Nesta segunda, o Brasil ganhou mais uma dupla na chave principal feminina da primeira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB Beach Volleyball SWATCH World Tour), que está sendo realizado Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), com entrada gratuita. Após vencerem duas partidas no torneio classificatório, a brasiliense Ângela e a carioca Priscilla se unem a Larissa/Juliana, Talita/Maria Elisa, Maria Clara/Carol e Taiana/Vivian na busca pelo título da competição. Lili/Luana e Renata/Michelle estão fora do torneio, após serem derrotadas na segunda rodada do quali (resultados abaixo).

O caminho para a classificação de Ângela/Priscilla começou na partida contra as canadenses Rodrigue/MacTavish, vencida por 2 sets a 0, parciais de 21-12 e 21-19. Depois de uma pequena pausa, elas voltaram à quadra, agora na arena central, contra as irmãs eslovenas Fabjan, e venceram também dois sets, com parciais de 21-11 e 27-25. Apesar de recém-formada, a equipe vem mostrando sintonia em quadra, liderando o placar na maior parte do tempo e tendo tranquilidade para fechar os sets.

"Hoje foi um intensivão. Com dois jogos na sequencia é mais fácil da gente acertar os detalhes e achar o entrosamento ideal", comentou Priscilla, de 31 anos, que disputa seu primeiro torneio do Circuito Mundial. "Na verdade, hoje tivemos mais erros individuais do que coletivos", completou Ângela. Além das brasileiras, passaram pelo quali as russas Ukolova/Vasina, Vozakova/Khomyakova e Ryabova-Ushkova; as norte-americanas Fendrick/Hanson; as chinesas Y. Huang/Yue Y.; as italianas Gioria/Momoli e as australianas Bawden-Palmer.

A chave principal feminina tem início nesta terça-feira, a partir das 8h. Juliana e Larissa, pentacampeãs do Circuito, são as mais aguardadas pelo público, que poderá acompanhar também o desempenho de Talita e Maria Elisa, vice-campeãs do Circuito no ano passado, das irmãs Maria Clara e Carol (filhas de Isabel) e das convidadas Taiana e Vivian, que alcançaram como melhor resultado de 2010 a final do Grand Slam de Klagenfurt (AUT). A cearense Taiana foi eleita a jogadora de maior evolução do Circuito Mundial.

Três duplas brasileiras e uma alemã passam pelo country quota masculino

No masculino, a segunda-feira (18/04) foi dia de country quota para brasileiros e alemães. Bruno Schmidt e Benjamin bateram Rodrigo e Evandro por 2 sets a 0 (21-14 e 21-11) e saíram satisfeitos com a atuação na estreia. "Foi bom. A gente jogou muito bem os dois sets e isso é bastante importante", comentou Bruno Schmidt. Segundo Benjamin, a missão agora é "fazer a lição de casa". Brasil contra Brasil é sempre difícil, não tem jeito. Fizemos por onde, a gente conhece o sistema, o ambiente e isso facilita bastante. Amanhã (terça-feira, 19/04) é botar o coração para funcionar direitinho, entrar bem concentrado e passar do qualifying", completou.

A primeira dupla do Brasil a garantir vaga para o qualifying foi a formada pelo experiente Franco e Lipe, que venceu Fábio Luiz e Billy por 2 sets a 0 (21-11 e 21-17). "No ano passado, fiquei a um passo da chave principal do torneio, e chegar lá novamente seria fantástico para poder sentir de novo aquele gostinho da torcida brasileira contra os estrangeiros. Isso sempre é bom para o atleta", disse Franco. "Agora é ir para cima dos nossos adversários e tentar avançar para a chave principal. Como a gente só se inscreveu no Brasil, queremos ir bem longe nessa etapa ", completou Lipe.

Outra parceria que passou de fase foi Bruno de Paula e Fernandão. Os dois venceram Moisés e Ferramenta de virada, por 2 sets a 1 (18-21, 21-18 e 15-11). "Foi um jogo de detalhes. Conseguimos identificar os pontos fracos deles e acertamos algumas defesas. O Fernandão bloqueou muito bem e fez a diferença no jogo", afirmou Bruno. "No qualifying, temos de chegar concentrados, não tem essa de que brasileiro é favorito. A gente está matando um leão a cada dia. Treinamos bastante para estar aqui e poder representar bem o nosso país", acrescentou Fernandão.

Na disputa do country quota da Alemanha, Böckermann e Urbatzka se classificaram para o qualifying ao vencerem os compatriotas Kaczmarek e Walkenhorst por 2 a 0 (21-14 e 21-16).

www.voleinet.com
Fonte: XYZ Live