sexta-feira, 22 de abril de 2011

Circuito Mundial de Vôlei de Praia: Juliana/Larissa vencem Walsh/May-Treanor e ficam com o tri

As pentacampeãs mundiais precisaram de 49 minutos para bater as atuais bicampeãs olímpicas por 2 sets a 1
Juliana e Larissa mostraram nesta sexta-feira (22/04) porque formam a melhor dupla de vôlei de praia da atualidade. Na final da primeira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB Beach Volleyball SWATCH World Tour), as brasileiras tiveram de superar o calor, o clima seco e Walsh e May-Treanor, atuais bicampeãs olímpicas. O resultado: 2 sets a 1, com parciais de 21-16, 15-21 e 15-12, em 49 minutos, e o tricampeonato da etapa de Brasília.

"Ficaram falando a semana inteira sobre uma possível final contra Walsh e May. Sabíamos que existia uma expectativa muito grande. Até por isso, ganhar em casa, contra elas, é realmente muito bom. Acho que os oito anos da nossa parceria fazem diferença em uma situação como esta, em que o clima exige muito do nosso condicionamento físico. A nossa união venceu o jogo", comentou Larissa, eleita a melhor atacante e levantadora do Circuito em 2010, ano em que a dupla venceu o quinto título da competição (2005, 06, 07, 08, 09 e 2010).

Juliana, melhor jogadora ofensiva e bloqueadora do Circuito Mundial no ano passado, resumiu a performance da dupla na final: "a minha atuação foi perfeita porque consegui ajudar a Larissa". Ao contrário do que normalmente acontece, foi Larissa que recebeu o maior número de saques da dupla adversária. Em diversos momentos, ela teve dificuldades para colocar a bola no chão, principalmente no segundo set, e Juliana acabou tendo que compensar as falhas da parceira, como no ponto final, em que recuou do bloqueio, defendeu e largou na quadra adversária, colocando fim à partida. "O último ponto foi o 'reco' mais importante da minha vida", brincou Juliana, de 27 anos, que acredita que o jogo das quartas-de-final, contra as alemãs Goller/Ludwig, foi essencial para levar o título. "Aquela foi a nossa melhor atuação no torneio. Jogamos muito bem e ganhamos confiança, porque foi uma partida muito mais estratégica. Ela nos credenciou para chegar até aqui", lembrou a atleta duas vezes eleita a jogadora fora de série do Circuito Mundial.

Já Walsh e May-Treanor não esconderam a decepção com o vice-campeonato. "Este torneio marcou a nossa volta às quadras como time (depois de quase três anos) e isso foi maravilhoso. Mas agora mesmo estou bastante frustrada com a derrota", disse Walsh, que subiu ao pódio acompanhada de seus dois filhos pequenos, Joey e Sundance. "Apesar de não termos levado o título, estamos orgulhosas pela semana que fizemos. Hoje jogamos contra a melhor dupla do mundo. Para voltar ao topo, ainda teremos de enfrentá-las muito mais vezes", analisou May-Treanor, de 33 anos.

Medalha de bronze
Juliana e Larissa tiveram a companhia de duas norte-americanas no pódio, já que Kessy e Ross venceram na disputa do terceiro lugar as conterrâneas Fendrick e Hanson por 2 sets a 0, parciais de 25-23 e 21-19. "Estamos muito contentes com a medalha de bronze. Claro que gostaríamos de ter jogado a final contra a Walsh e a May, mas não foi assim. De qualquer maneira, o público nos ajudou muito hoje, torcendo para o nosso time. Eles nos passaram muita energia nos momentos cruciais", comentou Kessy.

Resultados da chave principal da etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB Beach Volleyball SWATCH World Tour):

22/04
Final
Larissa-Juliana BRA
x May-Treanor-Walsh USA: 2-1 (21-16, 15-21, 15-12)

Terceiro Lugar
Kessy-Ross USA x Fendrick-Hanson USA: 2-0 (25-23, 21-19)

www.voleinet.com
Fonte: XYZ Live