sábado, 23 de abril de 2011

Circuito Mundial de Vôlei de Praia: Rogers e Dalhausser levam o bicampeonato em Brasília (DF)

Na decisão da etapa, neste sábado (23/04), os campeões olímpicos derrotaram mais uma vez a dupla brasileira Emanuel/Alison por 2 sets a 0

O último ponto da final masculina da etapa de Brasília (DF) do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB Beach Volleyball SWATCH World Tour) pode resumir os 35 minutos de partida: bloqueio do norte-americano Dalhausser sobre o brasileiro Alison. O segundo título consecutivo dos atuais campeões olímpicos Rogers/Dalhausser sobre Alison/Emanuel na cidade foi alcançado depois de 2 sets, com parciais de 21-18 e 21-13, neste sábado (23/04).

O público de 4.500 pessoas que lotou a arena montada na Esplanada dos Ministérios viu um primeiro set bastante equilibrado, sem que nenhuma das duas duplas conseguisse abrir muitos pontos de vantagem. Mas Dalhausser, de 31 anos, eleito o melhor bloqueador do Circuito nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2010, mudou o rumo do set: parou o ataque de Alison duas vezes, marcando 19-17 para os norte-americanos, que fecharam a parcial por 21-18.

No segundo set, Rogers e Dalhausser dominaram por completo, liderando o placar todo o tempo. Até quando tiraram o jogo de cima de Alison e sacaram em Emanuel, a dupla dos Estados Unidos levou a melhor: Alison não conseguia acertar o levantamento com precisão e Emanuel acabava atacando na rede ou para fora. Mesmo com o apoio da animada torcida, a parceria brasileira não conseguiu reverter a situação e sucumbiu por 21-13.

"É sempre um prazer jogar no Brasil. Eu adoro a torcida, mesmo quando ela é contra nós. A vibração é muito legal", comentou Rogers, que também elogiou a dupla brasileira. "Eles são fantásticos. Espero que nos vejamos muito mais vezes em finais do Circuito", completou o jogador de 37 anos. O título em Brasília (DF) rendeu à dupla 300 pontos no ranking da competição e uma premiação de US$ 17 mil. Rogers e Dalhausser, campeões do Circuito de 2010, já ganharam 18 medalhas de ouro no Circuito, perdendo na história do evento somente para a dupla formada por Ricardo e Emanuel, com 33 títulos.

Dalhausser, que, além de melhor bloqueador, também conquistou em 2010 os prêmios de melhor atacante, levantador, jogador ofensivo e jogador fora de série, elogiou a organização da primeira etapa da temporada. "É um dos torneios que mais gosto de jogar. A comida é ótima, as frutas são excelentes, a organização é incrível, o hotel também. Me sinto bem aqui. É tudo fantástico."

Emanuel, por sua vez, destacou os pontos positivos de seu desempenho, mesmo com a derrota na final. "Tivemos uma excelente semana aqui em Brasília. Jogamos no nosso melhor nível, o que nos deixa muito feliz, principalmente por ser o primeiro evento da caminhada para a vaga olímpica", avaliou o jogador, que disputou hoje sua 100ª final de Circuito Mundial, tendo vencido 69 delas, com quatro parceiros: Zé Marco, Loiola, Tande e Ricardo. "Entramos no primeiro set com muita energia e fizemos um jogo bastante equilibrado, mas no segundo set o bloqueio do Dalhausser fez a diferença outra vez. Eles estão um nível acima das outras duplas, por isso agradeço a eles (Rogers e Daluhausser) por virem aqui e jogarem contra nós. Isso acaba elevando o nosso nível também", completou Emanuel.

O capixaba Alison também ressaltou a boa campanha. "Estamos totalmente focados no Circuito Mundial. Para mim é uma honra jogar ao lado de Emanuel, que está indo, se tudo der certo, para a sua quinta Olimpíada. Muitos atletas gostariam de estar no meu lugar. Essa derrota nos motiva ainda mais para continuarmos trabalhando para um dia ganhar deles (Rogers/Dalhausser) em um uma hora ainda melhor, na final olímpica", declarou. A dupla brasileira acumulou com a prata 270 pontos e US$ 12 mil.

Com o resultado deste sábado, os Estados Unidos passaram na frente do Brasil em finais do Circuito Mundial: em 49 partidas, vantagem de 25 a 24 para os norte-americanos. No confronto direto entre as duplas finalistas, Rogers e Dalhausser lideram com 8 vitórias a 1 sobre Alison/Emanuel.

Medalha de bronze
Antes da final, outra dupla brasileira entrou na quadra central, para a disputa da medalha de bronze. Assim como Alison e Emanuel, Ricardo e Márcio Araújo não conseguiram fazer valer o fato de estarem jogando em casa e perderam o terceiro lugar para os chineses Xu e Wu por 2 sets a 1 (21-17, 16-21 e 15-10).

Jogando pela primeira vez em Brasília (DF), Xu se mostrou surpreso pela conquista do bronze. "Estamos muito satisfeitos, já que não esperávamos ganhar uma medalha logo na volta de um temporada de férias. Como sabíamos que o Brasil era mais quente que a China e Brasília tinha um clima bem seco, chegamos aqui alguns dias antes do início da competição para nos adaptar às condições. Felizmente funcionou", revelou o chinês, que agora tem como metas terminar o ano como a primeira dupla chinesa na corrida pela vaga nas Olimpíadas de Londres 2012 e conquistar o campeonato mundial de vôlei de praia em Roma (Itália), de 13 a 19 de junho.

Ricardo lamentou a derrota, mas mostrou otimismo para as próximas etapas do Circuito Mundial. "Erramos bolas que não costumamos errar. Mas é só a primeira etapa do ano, temos tempo para melhorar. O nosso objetivo é, principalmente, conseguir bons resultados nas etapas de Grand Slam, que somam mais pontos no ranking da FIVB (Federação Internacional de Voleibol)", comentou.

Resultados da chave principal da etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia (FIVB Beach Volleyball SWATCH World Tour):

23/04
Final
Rogers-Dalhausser USA x Emanuel-Alison BRA: 2-0 (21-18, 21-13)

Terceiro Lugar
Xu-Wu CHN x Ricardo-Marcio Araujo BRA: 2-1 (21-17, 16-21, 15-10)

Fonte: XYZ Live