Circuito BB: De volta ao Brasil |
O baiano Moisés fez um verdadeiro tour pelo mundo nos últimos meses. Desde maio, quando o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia encerrou seu primeiro semestre, até seu retorno à competição, nesta QUINTA-FEIRA (27.10), em Maceió (AL), o baiano disputou competições nacionais em seis países diferentes. No retorno ao solo brasileiro, jogando pela primeira vez no país ao lado do parceiro Álvaro Filho (PB), Moisés garantiu uma vaga na fase principal da nona etapa da nona etapa do ano, que acontece na Praia da Pajuçara.
Com o início do Circuito Mundial, em maio, Moisés foi para a Europa disposto a jogar com Ferramenta. Uma mudança de planos fez com que o baiano se aventurasse por torneios na Áustria, França, Suíça, Alemanha e Dinamarca.
A última parada, no entanto, foi bem fora do usual: o Japão. Convidado por um japonês, Moisés permaneceu por seis semanas no país, disputou o circuito local, composto por quatro etapas, e conseguiu um título e dois vice-campeonatos.
“Estava no Circuito Mundial, para jogar com o Ferramenta, mas ele acabou desfazendo a dupla e, como já havia participado dos circuitos nacionais de lá em outras temporadas, acabei conseguindo disputar torneios em vários países. Já no Japão, foi a primeira vez. O Pedro Cunha me falou que um atleta de lá estava atrás de um parceiro estrangeiro para jogar o circuito japonês e me animei de ir. É uma cultura bem diferente da nossa, mas foi uma experiência incrível. Foi muito bem tratado por todos lá e joguei em lugares onde nunca imaginei”, diz Moisés, que não esconde qual foi sua principal dificuldade em solo nipônico.
“O mais difícil foi acostumar a comer de palitinho”, brinca o baiano.
De volta ao Brasil, Moisés passa a formar parceria com o paraibano Álvaro Filho, tricampeão brasileiro Sub-21. Os atletas já haviam atuado juntos este ano, na Europa, e também na etapa do Canadá do Circuito Mundial, quando terminaram em quarto lugar.
“Tinha outras possibilidades de parceiro quando voltei ao Brasil, algumas até que me colocariam direto no torneio principal, mas decidi apostar no Álvaro, pois confio muito no sucesso dessa dupla. Joguei com ele em torneios na Europa e também na etapa do Canadá do Circuito Mundial e já vi que o menino tem estrela. Com mais tempo de parceria, temos muito a melhorar ainda”, aposta.
Na estreia em território nacional, Moisés e Álvaro Filho superaram Jô e Yuri (PB/BA) por 2 sets a 0 (21/16 e 21/19). Depois, ganharam dos cariocas Ramon e Anderson Melo (RJ) também por 2 a 0 (21/15 e 21/16), garantindo vaga na fase principal.
Além de Moisés e Álvaro Filho, também passaram pelo qualifying em Maceió as duplas Franco/Fred (CE/RJ), Renatão/Jorge (PB), Ícaro/Klaus (PB), Oscar/Edson Felipe (RJ/ES) e Juca/Hevaldo (BA/CE).
A competição prossegue nesta SEXTA-FEIRA (28.10), com a primeira fase do torneio principal, a partir das 9h (10h de Brasília). Neste estágio, as 18 duplas em cada naipe formarão seis chaves, de onde avançarão as duas melhores. A definição só sairá após a rodada noturna, que acontecerá entre as 18h e as 22h.
No SÁBADO (29.10), a programação será iniciada com as oitavas-de-final. Na sequência, acontecerão os duelos das quartas, que apontarão as parcerias que disputarão as semifinais, no período da noite, entre 18h e 22h. No DOMINGO (30.10), o torneio será encerrado com as finais e disputas de terceiro lugar.
A arena do Circuito Banco do Brasil foi montada na Praia da Pajuçara, em frente ao Hotel Enseada, e a entrada é gratuita. Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp
TABELA E RESULTADOS: