Continental Cup: Domínio brasileiro |
Com uma campanha praticamente impecável, de 15 vitórias em 16 partidas, o Brasil terminou a fase semifinal da Continental Cup na primeira colocação após o encerramento da programação em Guatapé, na Colômbia, neste DOMINGO (11.12). Camila/Isabela Maio e Lívia/Thais venceram os últimos quatro jogos no torneio e deixaram o Brasil com 31 pontos de 32 possíveis ao fim da fase semifinal.
Em 2012, a fase decisiva da competição, que reunirá parcerias de Argentina, Brasil, Colômbia e Venezuela. Um país garantirá vaga nos Jogos Olímpicos de Londres.
No último dia de competição em Guatapé, Camila e Isabela Maio conseguiram sustentar a invencibilidade. A dupla iniciou o dia ganhando das argentinas Luciana Forguez e Gabriela Albano por 2 sets a 0, com duplo 21/14, e depois superou as venezuelanas Vera Orquidea e Frankelina Rodriguez em três sets:19/21, 21/19 e 15/9.
“Queríamos vencer todos os jogos do Brasil na competição e entramos com esta pressão na cabeça. No primeiro jogo do dia, sacaram muito em cima da Isabela e ela sentiu um pouco a areia dura e a virilha. A dupla venezuelana é boa e acabamos perdendo o primeiro set”, diz Camila, que reconheceu a evolução das rivais sul-americanas nos últimos tempos.
“Fiquei impressionada como as duplas dos países sul-americanos melhoraram. Antes nosso jogo era de saque e agora chegamos a perder para Argentina e dois sets para a Colômbia".
Segunda dupla brasileira em Guatapé, Lívia/Thais também garantiu duas vitórias. Primeiro, a parceria ganhou das venezuelanas Karelys Mosquera e Norisbetg Agudo por 2 sets a 0 (21/15 e 21/14). Depois, passaram pelas irmãs colombianas Andrea e Claudia Galindo também em dois sets, com parciais de 21/18 e 21/12.
Criada em 2010, a Continental Cup funciona como pré-olímpico continental para o vôlei de praia. Os países campeões de cada um dos cinco torneios (América do Sul, Américas do Norte e Central, Europa, Ásia e África) garantirão uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Caso este mesmo país venha a conquistar duas vagas olímpicas através do Circuito Mundial, o vice-campeão da Continental Cup se classifica em seu lugar.
Em novembro, as duplas Harley/Evandro e Júlio/Ricardo Sousa classificaram o Brasil para a fase final da Continental Cup, no masculino. Jogando em Maipú, no Chile, as duplas garantiram o Brasil em segundo lugar, atrás da Venezuela e à frente do Chile e do Uruguai, que também se classificaram, e do Equador, que ficou fora.