Juliana, Larissa, Ricardo e Pedro Cunha batem bola |
A Arena Guarapiranga, em São Paulo, recebe neste final de semana o Desafio Internacional de vôlei de praia 4x4 Brasil x Estados Unidos. A programação tem início neste sábado, a partir das 14h (de Brasília), com os jogos de duplas transmitidos pelo SporTV. No domingo, às 10h, ao vivo, no Esporte Espetacular, acontece o jogo entre os quartetos mistos, que define a equipe campeã do evento. Cada vencedor do jogo de duplas recebe um ponto e o vencedor do quarteto soma três.
Quem for à arena, com capacidade para 4 mil pessoas, ou quem assistir pela TV certamente verá em ação quatro das melhores duplas do mundo, que estão entre as favoritas ao ouro em Londres-2012. O Brasil será representado pelo campeão olímpico Ricardo e seu parceiro Pedro Cunha, e por Juliana e Larissa, líderes do ranking mundial. Já os Estados Unidos desembarcaram em São Paulo com os campeões olímpicos Todd Rogers/Phil Dalhausser e Jennifer Kessy/April Ross, quartas colocadas do ranking.
A chuva atrapalhou os treinos das equipes na sexta-feira. Para este sábado, ainda há a possibilidade de chuva, segundo a previsão do tempo. Já para domingo, a expectativa é de que não chova pela manhã, horário do jogo 4x4, que vai definir os campeões do Desafio. O quarteto vencedor vai embolsar R$ 60 mil em prêmios, enquanto os vice-campeões dividirão R$ 40 mil.
Juliana, Larissa, Ricardo e Pedro Cunha batem bola |
- Jogar debaixo de chuva não é minha condição favorita, mas tanto eu como a Ross já jogamos muitas vezes assim, e nessa época do verão, em lugares tropicais, é normal chover - disse Kessy.
Com ou sem chuva, a motivação da dupla americana é grande, especialmente por enfrentar Juliana e Larissa.
- Jogar contra elas, além de um treino de alto nível, é sempre muito complicado. Mas vencê-las, especialmente no país delas, é uma motivação extra - admite Ross.
Larissa afirma que a chuva não é a melhor amiga da dupla, mas faz parte dos esportes disputados ao ar livre.
- Com sol é muito melhor para o nosso jogo. Quando chove, a areia fica barrenta, e a bola fica duas vezes mais pesada. Mas, se ela aparecer, faz parte do show.
Para Juliana, uma das melhores disputas entre elas e as norte-americanas foi com chuva, nas quartas de final da etapa da Finlândia, em 2010, vencida pelas brasileiras por 2 sets a 1 (19/21, 21/15 e 15/11).
- Elas são muito competitivas, se revezam todo o tempo no bloqueio e nos obrigam sempre a ter muito volume de jogo.
Rogers e Dalhausser iniciam na capital paulista a última temporada da parceria que já dura seis anos.
- Eu já tenho muito tempo de quadra, estou até com a barba branca - brincou Rogers, de 38 anos. - Viemos para o Brasil para ganhar e nossa meta este ano é conquistarmos mais uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.
Veja a programação dos jogos:
Sábado:
14h - Juliana/Larissa x Kessy/Ross
A seguir - Ricardo/Pedro Cunha x Rogers/Dalhausser
14h - Juliana/Larissa x Kessy/Ross
A seguir - Ricardo/Pedro Cunha x Rogers/Dalhausser
Domingo:
10h - Ricardo/Pedro Cunha/Juliana/Larissa x Rogers/Dalhausser/Kessy/Ross
10h - Ricardo/Pedro Cunha/Juliana/Larissa x Rogers/Dalhausser/Kessy/Ross
Local: Represa de Guarapiranga, altura do número 3.770 da Av. Atlântica
* Fonte: Foto: Alfredo Bokel / GLOBOESPORTE.COM)(Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto