Circuito Sul-Americano: A caminho da decisão |
O Brasil está nas semifinais da etapa peruana do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia 2011/2012. Representantes verde-amarelas na quinta etapa da competição, as duplas Beto Pitta/Lipe e Neide/Rebecca superaram a rodada das quartas-de-final do torneio disputado na Praia Agua Dulce de Chorrillos, em Lima, e seguem vivos neste DOMINGO (19.02), último dia de disputas na capital peruana.
No torneio masculino, Beto Pitta e Lipe precisaram de três sets para definir a classificação. Depois de sair perdendo, os brasileiros reagiram e viraram diante dos peruanos César Zayres e Alfredo Solís, vencendo por 2 sets a 1, parciais de 17/21, 21/15 e 15/6.
Também classificados às semifinais, Marco Grimalt/Esteban Grimalt, do Chile, e Leonard Colina/Jackson Henríquez, da Venezuela, são concorrentes dos brasileiros. A quarta vaga está entre Willians Maldonado/Jorge Sayan e Luis Rojas/Roger Rengifo, ambas do Peru.
No feminino, a classificação de Neide e Rebecca foi mais tranquila. A dupla brasileira superou as chilenas Camila Pazdirek e Francisca Rivas por 2 sets a 0, parciais de 21/8 e 21/10. As nordestinas disputarão o título com Fabiana Gomez/Lucia Guigou, do Uruguai, Karelys Mosquera/Norisbeth Agudo e Orquidea Vera/Frankelina Rodriguez, da Venezuela.
O Brasil lidera o ranking sul-americano masculino com 580 pontos, 100 a mais que o Chile. No feminino, a vantagem brasileira é ainda maior: o país lidera com 600 pontos, à frente do Uruguai, que tem 420.
O Brasil garantiu quatro medalhas na etapa de abertura da temporada, que aconteceu em novembro de 2011, em Limoeiro (PE): ouro com Elize Maia/Bárbara Seixas, prata com Moisés/Álvaro Filho, e bronze com Thiago/Vitor Felipe e Neide/Carolina Horta.
Depois, nos Jogos Sul-Americanos de Praia, que aconteceram em Manta, no Equador, o país foi ouro com Neide/Rebecca e Moisés/Vitor Felipe e bronze com Elize/Bárbara. Na última semana, em Viña Del Mar, no Chile, Ágatha/Bárbara Seixas e Lipe/Álvaro Filho subiram no lugar mais alto do pódio.