sexta-feira, 20 de abril de 2012

Talita e Maria Elisa ficam com a prata em Brasília

Circuito Mundial: Prata na abertura
O sonhado título não veio, mas Talita e Maria Elisa levaram o Brasil ao pódio na etapa de abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012, encerrada nesta SEXTA-FEIRA (20.04), em Brasília (DF). A dupla brasileira foi superada na decisão pelas medalhistas olímpicas Chen Xue e Zhang Xi por 2 sets a 0, parciais de 17/21 e 14/21, e ficou com a medalha de prata. As italianas Cicolari e Menegatti completaram o pódio na capital federal.

Esta foi a primeira vez que Talita e Maria Elisa subiram ao pódio no Circuito Mundial nas areias do país. A dupla chegou entre as três melhores na competição internacional pela 22ª vez em pouco mais de três anos de parceria, com sete títulos, cinco vice-campeonatos e dez medalhas de bronze.


Para Talita, a baixa eficiência do sistema defensivo brasileiro foi um dos fatores determinantes no revés sofrido na decisão.
 Medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, Chen Xue e Zhang Xi chegaram ao título de uma etapa do Circuito Mundial pela 10ª vez. A dupla estreou no alto do pódio nas areias do Brasil.

“As duas duplas tinham as mesmas chances na final. É muito bom para nós poder jogar contra elas e contra os outros times de ponta do Circuito Mundial. É nosso primeiro título no Brasil e representa um grande começo para nós. Temos muitos torneios para evoluir e queremos estar cada vez melhor até os Jogos Olímpicos”, comemora Xue.

Juliana e Larissa ficam fora do pódio pela primeira vez

Na disputa de terceiro lugar, Cicolari e Menegatti superaram Juliana e Larissa por 2 sets a 1, parciais de 21/14, 17/21 e 15/13, e tiraram a dupla campeã das últimas três etapas em Brasília do pódio. Este foi o segundo triunfo das italianas sobre as brasileiras na competição, já que na quarta, na rodada das oitavas, a dupla da Itália venceu por 2 a 0.

“Juliana e Larissa formam um ótimo time é muito bom para nós tê-las vencido duas vezes. Sabíamos que este jogo seria mais complicado que o primeiro, entramos de forma mais agressiva e conseguimos jogar muito bem. No ano passado chegamos à semifinal cinco vezes e conseguimos três medalhas. Fizemos uma pré-temporada muito forte para permanecer entre as melhores”, Cicolari.

Desanimada pela derrota, Juliana admitiu que a dupla esteve bem abaixo de seu potencial na etapa de abertura da temporada internacional. Esta foi a primeira vez que a parceria disputou uma etapa do Circuito Mundial no Brasil e não chegou ao pódio.

“Não apresentamos o nosso melhor voleibol aqui em Brasília. Mesmo tendo conseguido uma boa vitória sobre a Walsh e a May, tivemos muitos altos e baixos. Neste último jogo, tínhamos o terceiro set na mão e deixamos escapar. Nos preparamos sempre para ganhar e ainda temos muito que melhorar”, lamenta Juliana.

A segunda etapa do Circuito Mundial será em Sanya, na China, e começa já na próxima TERÇA-FEIRA (24.02), com quatro duplas brasileiras disputando uma única vaga no country-cota: Ágatha/Bárbara Seixas, Ângela/Lili, Maria Clara/Raquel e Val/Shaylyn. Garantidas na fase principal, Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Taiana/Vivian iniciam as disputas na QUINTA-FEIRA (26.02).