terça-feira, 28 de agosto de 2012

Duplas brasileiras estreiam nesta quarta em Halifax

Mundial Sub-21: Brasil em busca do ouro
Terá início nesta QUARTA-FEIRA (28.08), em Halifax, no Canadá, a 12ª edição do Campeonato Mundial Sub-21 de Vôlei de Praia. Recordista absoluto de títulos na competição, com nove ouros, o Brasil vai em busca de mais duas medalhas douradas nas areias canadenses, representado pelas duplas Rebecca/Drussyla e Marcus/Guto. O país quer voltar ao topo do pódio depois de cinco anos.

A dupla feminina do Brasil conta com um grande trunfo na competição: a experiência da campeã olímpica Jackie Silva, técnica da equipe nacional. A carioca espera um torneio disputado, mas confia no talento das brasileiras.

“O Brasil teve um domínio absoluto nas categorias de base por muito tempo, mas, de um tempo para cá, os outros países investiram forte e diminuíram a distância. A CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) está desenvolvendo um trabalho de muita qualidade na base e a Drussyla e a Rebecca têm grandes perspectivas de crescimento. Vamos em busca do título, e sabemos que temos condições, mas o importante é que o time se comporte bem”, diz Jackie.

Atleta mas jovem da delegação brasileira, a carioca Drussyla, ficou em quinto lugar no Mundial Sub-19 de 2012, jogando com a sergipana Duda. Agora com Rebecca, com quem venceu uma etapa do Circuito Sul-Americano adulto no começo da temporada, a revelação brasileira confia uma participação ainda melhor.

“Fizemos uma ótima preparação e estamos muito focadas nesta competição. Independente de sermos jovens, temos maturidade suficiente para sermos campeãs e vamos dar o nosso melhor. Temos um ótimo entrosamento também fora da quadra e isso favorece bastante”, comenta Drussyla.

No masculino, os irmãos Marcus e Guto apostam no entrosamento para brilhar. Juntos há três anos, os cariocas são os atuais campeões brasileiros da categoria Sub-21. Irmão mais velho, Marcus, de 20 anos, disputou a última edição do Mundial da categoria e conquistou o bronze, jogando com o paraibano Vitor Felipe.

“No ano passado fomos muito bem e chegamos muito perto do título, mas infelizmente não deu. Este é o meu último ano no Sub-21 e quero me despedir com o ouro. Tivemos quatro meses de treinos fortes no Aryzão, pensando somente em vôlei de praia, e estamos bem preparados”, diz Marcus.

O treinador brasileiro Marcos Antônio Albuquerque, o Marcão, também aposta na ótima preparação no Aryzão como ponto positivo a favor da dupla brasileira.

“O Mundial Sub-19 nos mostrou que as competições internacionais de base estão cada vez mais disputadas. O Marcus e o Guto trabalharam duro, foram muito bem durante os treinamentos, formam a dupla mais experiente desta categoria e estão em condições de disputar de igual para igual com qualquer outro time”, afirma Marcão.

Além dos atletas e dos treinadores, também estão em Halifax os assistentes Julio Kunz, do feminino, e Wallace Ramos, do masculino, além do fisioterapeuta Marco Antônio e do supervisor Jorge Barros, o Jorjão.

O Campeonato Mundial Sub-21 de 2012 será disputado por 32 duplas em cada naipe. Na primeira fase, as equipes serão divididas em oito chaves. Avançarão às oitavas de final as duplas melhores parceria de cada grupo. Os campeões serão conhecidos no DOMINGO (02.09).

O Brasil tem grande tradição no Campeonato Mundial Sub-21 de vôlei de praia e soma nove títulos na competição. No masculino, foram três conquistas: em 2001, com Pedro Cunha/Anselmo, em 2003, com Pedro Cunha/Pedro Solberg, e em 2006, com Pedro Solberg/Bruno Schmidt.

No feminino, foram seis conquistas: em 2001, com Maria Clara/Shaylyn, em 2002, com Juliana/Taiana, em 2004, com Carolina/Taiana, em 2005, com Carolina/Camillinha, em 2006, com Carol Aragão/Bárbara Seixas, e em 2007, com Lili/Bárbara Seixas.

TABELA – FEMININO

TABELA – MASCULINO