sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Rhuan e Carlos Luciano avançam para o torneio principal

Circuito BB Nacional: Qualifying emocionante na Urca
Trinta e nove duplas foram à quadra nesta SEXTA-FEIRA (30.11), na abertura da sexta etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia 2012/2013, mas apenas oito delas – metade em cada naipe – alcançaram o objetivo da classificação no qualifying disputado nas quadras da Escola de Educação Física do Exército, na Urca, no Rio de Janeiro (RJ). A competição prossegue neste SÁBADO (01.12), a partir das 9h, com o início da fase principal. O torneio classifica os dois finalistas no masculino e no feminino para a sexta etapa do Circuito Banco do Brasil, que acontecerá no próximo final de semana, em Copacabana.

No torneio masculino, um dos atletas classificados teve motivos especiais para comemorar. No dia em que completou 29 anos, o carioca Rhuan Ferramenta garantiu uma das vagas ao lado do parceiro Carlos Luciano (RJ). Na rodada decisiva, a dupla superou os sul-mato-grossenses Miguel e Maurício Dantas por 2 sets a 1, parciais de 11/21, 21/15 e 15/7.

“Essa classificação foi um grande presente. Muita gente acha que é fácil passar por esse qualifying, mas a cada etapa vemos atletas com grandes resultados participando, como o Guto e o Fred, neste torneio, por exemplo. A emoção fica à flor da pele e é preciso suar muito a camisa para passar. Estou feliz que a gente tenha conseguido. Temos chegado perto da classificação na fase principal e vamos fazer o melhor para que seja dessa vez”, diz o carioca.

Também passaram pelo qualifying Fred e Marcos Cabral (RJ), que venceram Lucas Palermo e Vitor Palis (MG/RJ) por 2 a 0 (21/9 e 21/16), Heder e Juliano (ES), que derrotaram Jô e Ramon (PB/RJ) por 2 a 1 (19/21, 21/14 e 15/12), e Guto e Gilmário (SP/PB), que eliminaram Bernardo Lima e Anderson Melo (CE/RJ), vencendo também em três sets (21/13, 18/21 e 15/8).

As duplas classificadas se juntarão a Luciano/Rodrigo Saunders (ES/CE), Jorge/Renatão (PB), Oscar/Fábio Luiz (RJ/ES), Marcus/Guto (RJ), Edson Filipe/Márcio Gaudie (ES/EJ), Juca/Luizão (BA/AM), Bernardo/Léo (RJ) e Carlão/Rodrigão (SP) na disputa pelo título.

Ex-atleta da quadra passa do qualifying pela primeira vez

A etapa carioca também é especial para a paranaense Letícia, de 22 anos. Ex-jogadora das seleções brasileiras infanto juvenil e juvenil, a atleta migrou para a areia há pouco mais de três meses, quando passou a integrar um projeto da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que visa detectar e desenvolver atletas do vôlei de quadra com potencial para jogar na praia.

Disputando seu quarto torneio na areia – são três etapas do Circuito Banco do Brasil Nacional e uma do Circuito Sub-23 Banco do Brasil -, ela passou pelo qualifying pela primeira vez, ao lado de Camila, superando Semírames e Rafaela (ES/PA) por 2 sets a 1 (31/29, 15/21 e 15/10).

“Tenho pouco tempo no vôlei de praia, mas consegui apresentar no qualifying a evolução que estou alcançando nos treinos. Estou muito feliz, porque estamos melhorando a cada etapa. Depois que comecei a jogar, tenho analisado muito meus erros ao lado da equipe técnica e temos conseguido corrigi-los aos poucos”, afirma.

As outras duplas femininas classificadas nesta sexta foram Fabíola e Mayana (DF/TO), que derrotaram Fernanda Nunes/Amanda Maltez (RJ) por 2 a 0 (21/17 e 21/18), Drê e Leize (PR/SC), que bateram Patrícia Wink e Carol Pereira (RJ) por 2 a 1 (21/17, 15/21 e 15/13), e Sandra Mathias e Rachel (RJ), que superaram Haissa e Juliana Simões (PR) também em três sets (21/13, 12/21 e 17/15).

Josi/Thais (SC/RJ), Maria Clara/Carolina (RJ), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Chell/Luciana (DF/CE), Naiana/Bruna (CE/PB), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Natasha Valente/Flávia (RJ) e Aline/Fabrine (BA) estavam previamente garantidas na fase principal.

Na fase principal, as 12 duplas em cada naipe formarão quatro chaves. Após os confrontos da primeira fase, avançarão às quartas de final as duas melhores parcerias de cada grupo. As semifinais, finais e disputas de terceiro lugar acontecerão no domingo.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CIRCUITO SUB-23 BANCO DO BRASIL: Jô e Ramon vencem etapa carioca e garantem o título da temporada

Circuito Sub-23 BB: Jô e Ramon são os campeões
O paraibano Jô e o carioca Ramon são os campeões da primeira temporada do Circuito Sub-23 Banco do Brasil Vôlei de Praia. A conquista foi garantida nesta QUINTA-FEIRA (29.11), com o título da etapa do Rio de Janeiro (RJ), a sexta e última da temporada. A competição foi disputada nas quadras de areias da Escola de Educação Física do Exército, na Urca.

Com o título no Rio de Janeiro, Jô e Ramon alcançaram a marca de 1.720 pontos na competição, já considerando o descarte. Assim, a dupla ficou à frente dos irmãos Marcus e Guto (RJ), que fecharam a temporada com 1.680 pontos, com o vice-campeonato.

Na decisão da etapa do Rio de Janeiro, Jô e Ramon derrotaram Brian e Márcio Gaudie (SC/RJ), que vieram do qualifying, por 2 sets a 0, parciais de 21/11 e 21/14.

“Formamos a dupla com o objetivo de vencer o Circuito Sub-23 Banco do Brasil e, apesar de todas as dificuldades, conseguimos. Só temos que agradecer ao pessoal do Projeto Evokar, que nos dá todo o apoio e foi fundamental para que isso acontecesse. Tínhamos jogado com o Brian e o Márcio na primeira fase e vencemos por 2 a 1, então sabíamos que seria um jogo difícil. Mas fomos muito bem”, diz Ramon.

Emocionado, o paraibano Jô foi às lágrimas ao fim da decisão. Apesar de comemorar muito a conquista, ele lembra que a temporada ainda não acabou.

“Sempre tive o sonho de ser campeão brasileiro e agora sou o primeiro a vencer o Circuito Sub-23 Banco do Brasil. Viemos para esta etapa pensando no título e com a atenção redobrada para que tudo desse certo. Agora temos que pensar na etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional, que começa nesta sexta, porque quero uma vaga no Circuito Banco do Brasil para terminar o ano com chave de ouro”, afirma o paraibano.

Na disputa de terceiro lugar, Anderson Melo e Léo Vieira (RJ/DF) garantiram a vaga no pódio depois de superarem Léo Morais e Eduardo (PB/RJ) em dois sets, com duplo 21/19.

Em sua temporada de estreia, o Circuito Sub-23 Banco do Brasil teve seis etapas e passou por João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campo Grande (MS), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ).

RESULTADOS
SEMIFINAIS
 Jô/Ramon (PB/RJ) 2 x 0 Anderson Melo/Léo Vieira (RJ/DF) – 21/16 e 21/16
Brian/Márcio Gaudie (SC/RJ) 2 x 1 Léo Morais/Eduardo (PB/RJ) - 17/21, 21/15 e 15/11

DISPUTA DE TERCEIRO LUGAR
Anderson Melo/Léo Vieira (RJ/DF) x Léo Morais/Eduardo (PB/RJ)

FINAL
Jô/Ramon (PB/RJ) x Brian/Márcio Gaudie (SC/RJ)

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Rodrigão estreia no vôlei de praia em qualifying no Rio

Rodrigão vai estrear no vôlei de praia
(Foto: Juliana Vieira / GloboEsporte.com)
Após 16 anos jogando nas quadras, o meio de rede Rodrigão vai se arriscar nas areias. O atleta tricampeão mundial e três vezes medalhista olímpico com a seleção brasileira estreia nas competições de vôlei de praia neste final de semana. Ao lado de Carlão, ele disputa a sexta etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, no Rio de Janeiro, neste sábado e domingo.

Rodrigão fez sua última partida nas quadras no dia 16 de outubro, quando defendia o Al Rayyan, no Catar, pelo Campeonato Mundial de vôlei. Desde que voltou, o jogador se dedica aos treinos na praia. Porém, a adaptação não está sendo fácil.

- Apesar da gente saber os fundamentos, na praia muda tudo. Tem vento, tem areia, que realmente atrapalham muito, mas estou treinando, é uma coisa que eu gosto de fazer, gosto de treinar, gosto de trabalhar. É um novo desafio - destacou.

Sempre acompanhado por mais cinco jogadores em quadra, um novo desafio também é se acostumar a ter apenas um companheiro.

- Olho para o lado só tem mais um, realmente, tem muito espaço para a bola. A gente tem que fazer um pouco mais, a gente tem que se doar mais e isso complica um pouquinho - analisou Rodrigão.

A competição começa no sábado, mas os primeiros adversários só serão definidos no congresso técnico. Mesmo sem saber quem enfrenta, Rodrigão está ansioso para jogar e ver como será seu desempenho ao lado de Carlão, que está há algum tempo afastado do esporte.

- A expectativa é mais para ganhar experiência. A gente vai mesmo para conhecer como é que é o campeonato, porque eu nunca joguei. Quero me adaptar. Estou acostumado a jogar um jogo por dia só, lá são dois ou três jogos, é uma novidade para mim - ressaltou. 

Apesar de atuar ao lado de Carlão nesta etapa, a dupla definitiva ainda não está definidade. Entretanto, o jogador quer utilizar as últimas cinco etapas do Circuito Banco do Brasil de Vôlei para se adaptar ao esporte.

- Eu pretendo jogar estas etapas, até para a aprender, pegar experiência e quem sabe no próximo ano, a partir de maio, levar a sério e começar 100% -  completou.

Rodrigão viaja para o Rio de Janeiro nesta quarta-feira e participa do congresso técnico da competição.

*Globo.com / Por Juliana Vieira

terça-feira, 27 de novembro de 2012

E.C Vitória conquista o título baiano de Vôlei de Praia

Circuito Baiano: Pódio masculino de Vitória da Conquista
O Circuito Baiano de Vôlei de Praia conheceu hoje, Domingo (25/11) seus campeões da temporada 2012, Paulo Frank e Aílton conquistaram o bicampeonato do Circuito Baiano mesmo perdendo a final da quarta etapa para Yuri e Silas  na arena montada no clube da AABB da cidade de Vitória da Conquista.

A final foi rubro negra, liderada pelo treinador Nelio Cerqueira, o clube levou a final duas duplas do E.C Vitória e conquistou o título da temporada 2012 e o título da última etapa.

Para chegar a final Yuri e Silas venceram na semifinal Lucas e Augusto por 2 sets a 0, parciais de 21-16 e 21-15 e na  grande final venceram Paulo Frank e Aílton por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21-17 e garantiram o título da última etapa da temporada.

"Foi um ano super positivo, conquistei o vice campeonato da temporada do Circuito Nordestino do Banco do Brasil, venci quatro etapas do Circuito Baiano e jogou no principal torneio do Brasil no grupo de elite brasileiro. Estou muito confiante para a para a próxima temporada", comenta Yuri.

Na disputa do terceiro lugar, Lucas e Augusto venceram Amorim e Sinho por 2 sets a 0, parciais de 21-15 e 21-16 e garantiram o último lugar no pódio de Vitória da Conquista.

Paulo Frank e Aílton conquistam o título da temporada 2012

Na luta pelo título da temporada 2012 Paulo Frank e Ailton garantiram o título quando venceram Amorim e Sinho na semifinal, os campeões Paulo Frank/Ailton precisavam apenas de chegar a final para garantir o bicampeonato. O segundo lugar ficou com Yuri e Tiago e a terceira posição ficou com Amorim e Sinho.

"Estou muito feliz em conquistar o segundo título consecutivo do Circuito Baiano de Vôlei de Praia e dessa vez com a grande parceria com o Vitória e a SNC. Foi uma temporada que eu posso resumir com uma palavra, superação, foi a nossa marca nessa temporada de 2012. A nossa dupla é muito unida e isso faz toda diferença nesse esporte que exige muito do físico a parte técnica e principalmente da parte piscologica. Tivemos grandes jogos nessa temporada, Aílton foi muito importante nessa conquista, grandes bloqueios e ótimos levantamentos fez toda diferença nessa conquista", comenta Paulo Frank.

No feminino as experientes Ivanise e Alba não deram chances para as adversaria e venceram todos os seus os seus desafios e garantiram o título da etapa de Vitória da Conquista.

O evento contou com o apoio da Liberty Seguros, Frango Avinor, Alcântara Copiadora, AABB e Ari Casa. O Delegado da competição foi o professor Macos Estácio e contou com toda organização da Federação Baiana de Vôlei.

"Estou muito feliz em ter tido a oportunidade de realizar uma etapa do Circuito Baiano de Vôlei de Praia, sempre quis trazer o melhor do vôlei baiano para a nossa cidade e foi muito importante esse evento para nossa cidade. Tivemos durante o evento uma presença constante do publico e já planejamos trazer no próximo ano mais uma vez uma etapa desse nível", comenta o professor Marcos Estácio.

O Circuito Baiano de Vôlei de Praia retorna no próximo ano com a primeira etapa prevista para Janeiro em na capital baiana.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CIRCUITO SUB-23 BANCO DO BRASIL: Qualifying abre a última etapa da temporada

Circuito Sub-23: Qualifying na Urca
As quadras de areia da Escola de Educação Física do Exército, na Urca, no Rio de Janeiro, são a última parada do Circuito Sub-23 Banco do Brasil Vôlei de Praia em 2012. Criada nesta temporada, a competição inicia sua sexta e última etapa nesta TERÇA-FEIRA (27.11), a partir das 10h, com 28 duplas inscritas. A entrada do público é gratuita.

A etapa carioca definirá ainda a dupla masculina campeã na temporada de estreia da competição. Inscritos no torneio na Urca, Jô/Ramon (PB/RJ), com 1.560 pontos, Marcus/Guto (RJ), com 1.440, e JP/Carlos Luciano (RJ), com 1.360, estão na disputa pela primeira colocação no ranking final.

No feminino, a disputa já está definida em favor das cariocas Patrícia Wink e Carol Pereira, que acumularam 1.560 pontos nas cinco primeiras etapas, disputadas em João Pessoa (PB), Aracaju (SE), São Luis (MA), Campo Grande (MS) e Maceió (AL).

O primeiro dia de competições terá o qualifying, onde estarão em jogo as últimas vagas em cada naipe. No masculino, seis times estão na disputa por três vagas: Léo Morais/Eduardo (PB/RJ), Brian/Márcio Gaudie (SC/RJ), Renan Gustavo/Nilton (RO), Victor/Thiaguinho (SC/PB), Fabio/Saymon (CE/MS) e Victor/Thayan (SC/RJ).

No feminino, em confronto direto, Amanda/Thais (AL/RJ) e Thais Marques/Russa (RJ) disputarão a classificação.

As duplas classificadas chegarão à fase principal, onde se juntarão a JP/Carlos Luciano (RJ), Anderson Melo/Léo Morais (RJ/DF), Jô/Ramon (PB/RJ), Marcus/Guto (RJ), Luccas Lima/Álvaro Andrade (SP/SE), Fernando Santos/Mateus Silva (PR/CE), Allison/Victor Palis (SC/RJ), Pedro/Renan (ES) e Iury/Bernard (ES/RJ), no masculino, e Thais/Júlia Schmidt (RJ/ES), Patrícia Wink/Carol Pereira (RJ), Sandressa/Fernanda Nunes (AL/RJ), Gabby Baeta/Mayara (RJ/CE), Rebecca/Drussyla (CE/RJ), Haissa/Juliana Simões (PR), Duda/Letícia (SE/RJ), Priscila/Thais (RJ), Ingrid/Natália Silveira (RJ), Polyana/Karine (SE/PR) e Fabrine/Índia (BA/PA).
Na fase principal, serão formadas quatro chaves em cada naipe. Após os confrontos internos, os dois melhores times da cada grupo garantirão vaga na fase eliminatória, composta por quartas, semifinais, disputa de terceiro lugar e final. A competição termina na QUINTA-FEIRA (29.11).

Marcus/Guto e Drussyla/Duda vencem a última etapa

Circuito Sub-21 BB: Campeões da última etapa
As duplas Marcus/Guto (RJ) e Drussyla/Duda (RJ/SE) são as últimas campeãs da temporada 2012 do Circuito Sub-21 Banco do Brasil Vôlei de Praia. Neste DOMINGO (25.11), as parcerias venceram a sexta e última etapa do ano, disputada nas quadras de areias da Escola de Educação Física do Exército, na Urca, no Rio de Janeiro (RJ).

Bicampeões por antecipação, Marcus e Guto não diminuíram o ritmo com a conquista antecipada. Invicta na temporada, a dupla chegou ao sexto título nas areias do Rio de Janeiro e fechou o ano com 2.400 pontos conquistados.

A temporada 2012 foi a última de Marcus na categoria Sub-21. Duas vezes campeão, o carioca ficou satisfeito com a despedida em grande estilo.

“Meu último ano no Sub-21 não poderia ter sido melhor. Vencemos todas as etapas e não perdemos nenhum jogo. Para completar, a última etapa ainda foi em casa, diante da nossa família”, comenta.

Na decisão da etapa carioca, os irmãos derrotaram Léo Morais e Eduardo (PB/RJ) por 2 sets a 0, parciais de 21/11 e 21/15. Na disputa de terceiro lugar, Ramon e Álvaro Andrade (RJ/SE) levaram a melhor sobre Allison/Anderson Melo (SC/RJ), vencendo por 2 a 1 (21/16, 14/21 e 15/13).

No feminino, Drussyla, de 16 anos, e Duda, de 14, que foram as representantes do Brasil no Campeonato Mundial Sub-19 de 2012, conquistaram o terceiro pódio da dupla no Circuito Sub-21 Banco do Brasil em três torneios disputados. A dupla foi campeã da etapa de Brasília (DF) e ficou em terceiro lugar em João Pessoa (PB).

“Este foi o melhor torneio que disputamos. O time funcionou muito bem. Somos muito novas, então cada etapa representa muito em termos de experiência para nós. Procuramos aproveitar todas as oportunidades que tivemos esse ano”, afirma.

Na decisão, a jovem dupla derrotou as cariocas Natália Silveira e Fernanda por 2 sets a 0, parciais de 21/9 e 21/13. Atuais campeãs nacionais Sub-19, Ana Carolina e Mariana Chaia (RJ) ficaram em terceiro lugar depois de derrotarem Índia e Dani Santos (PA/RJ) por 2 sets a 1 (18/21, 21/11 e 15/7).

Em 2012, o Circuito Sub-21 Banco do Brasil passou também por Canasvieiras (SC), Fortaleza (CE), Maringá (PR), João Pessoa (PB) e Brasília (DF). O título feminino ficou com Sandressa e Juliana Simões (AL/PR), que fecharam a temporada com 2.000 pontos.

CIRCUITO SUL-AMERICANO: Lili e Rebecca conquistam o Ouro na Argentina

Sul-Americano: Ouro para o Brasil
O Brasil iniciou com medalhas de ouro e prata as disputas do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia 2012/2013. Representado pelas duplas Lili/Rebecca e Thiago/Álvaro Filho, o país subiu ao topo do pódio feminino na primeira etapa da temporada continental, que foi encerrada neste DOMINGO (25.11) nas areias de Parador Triferto, em Santa Fé, na Argentina. Thiago e Álvaro ficaram em segundo lugar.

Dirigidas na competição pelo técnico Marcos Miranda, Lili e Rebecca tiveram campanha perfeita nas areias argentinas. A dupla venceu os cinco jogos que disputou e não cedeu sets às parcerias rivais. Além disso, Lili foi eleita a melhor jogadora do torneio.

Na final, as brasileiras derrotaram as chilenas Camila Pazdirek e Francisca Rivas por 2 sets a 0, parciais de 21/11 e 21/15. A terceira posição ficou com as argentinas Ana Gallay e Virginia Zonta, que superaram as venezuelanas Frankelina Rodriguez e Orquídea Vera também em dois sets: 21/12 e 21/14.

Na final masculina, também entre Brasil e Chile, melhor para os primos Esteban e Marco Grimalt, que são treinados pelo brasileiro Marcelo Carvalhaes, o Big. Eles derrotaram Thiago e Álvaro, que foram comandados por Letícia Pessoa, de virada, por 2 sets a 1, parciais de 19/21, 21/11 e 15/13, e ficaram com o título.

Os venezuelanos Farid Mussa e Jackson Henríquez garantiram a última vaga no pódio depois de baterem os argentinos Pablo Suarez e Santiago Etchegaray por 2 a 0 (21/19 e 21/15).
O Brasil é o atual campeão sul-americano de vôlei de praia, tanto no masculino quanto no feminino. Na temporada passada, que teve sete etapas, o país conquistou 18 medalhas, sendo 12 de ouro.

domingo, 25 de novembro de 2012

Ailton e Paulo Frank avançam para a semifinal em Conquista

Circuito Baiano: Semifinal definida
Muito calor na quarta e última etapa da temporada 2012 do Circuito Baiano de Vôlei de Praia que está sendo realizado na cidade de  Vitória da Conquista (BA),  na arena montada no clube da AABB. Os jogos da  a semifinal já foram definidos e começa amanhã Domingo (25/11 a partir das 08:00 e a entrada é gratuita.

No masculino não houve surpresa, os atletas do Vitória/SNC e atuais campeões baiano, Ailton e Paulo Frank venceram todos os seus confrontos do dia. O primeiro foi contra a dupla de Itacaré, Edvaldo e Nélio, que foi derrotados por 2 sets a 1, parciais de 14/21, 21/15 e 15-05. Depois venceram Lucas e Wellington por 2 sets a 1, parcias de 22/20, 21/23 e 15/11. Nas quartas de finais Paulo Frank e Ailton bateram Ícaro/Cleber por 2 sets a 0 em um duplo 21/14.

Na semifinal Ailton e Paulo Frank enfrentarão Sinho e Amorim. A outra semifinal será entre o sergipano Augusto e o baaino Lucas contra a dupla do Vitória , Yuri e Silas.

"O forte calor me surpreendeu aqui em Vitória da Conquista. Hoje tivemos jogos muito duro, demoramos um pouco com a adaptação do ambiente mas superamos essa e outras dificuldades jogando juntos o tempo todo. O nível dos jogos estão muito bom. Queremos muito chegar a final amanhã temos um enfrentaremos uma boa dupla e promete ser um jogo de alto nível", comenta Paulo Frank

No feminino as experientes Ivanise e Alba não deram chances para as adversaria e venceram todos os seus três desafios sem perder um único set, elas ganharam de Viviane e Marilane, Paula e Mary e nas quartas de finais Maina e Jaqueline. Juntas elas chegam a semifinal como forte candidata ao título e enfrentarão Nara e Jeane na semifinal.

Além do Circuito Baiano a Federação Baiana também prepara um curso Técnico de Voleibol Nível III que acontecerá nos dias 01 a 08 de novembro de 2012. Os interessados podem entrar em contato com Marcos Estácio através do email marcosestacio@yahoo.com.br.

sábado, 24 de novembro de 2012

CIRCUITO SUB-21 BANCO DO BRASIL: Semifinais definidas no Rio de Janeiro

Circuito Sub-21 BB: Oito times na disputa
Tudo pronto nas quadras de areias da Escola de Educação Física do Exército, na Urca, no Rio de Janeiro (RJ), para o último dia de jogos do Circuito Sub-21 Banco do Brasil Vôlei de Praia em 2012. A rodada deste SÁBADO (23.11) definiu as quatro duplas semifinalistas em cada naipe. As parcerias voltarão à quadra neste DOMINGO (24.11), a partir das 9h, para a definição da sexta e última etapa do ano.

A programação será iniciada com as duas semifinais do torneio feminino, que serão as seguintes: Mariana Chaia/Ana Carolina (RJ) x Natália Silveira/Fernanda (RJ) e Índia/Dani Santos (PA/RJ) x Drussyla/Duda (RJ/SE). A decisão e a disputa de terceiro lugar serão disputadas a partir das 10h40.

No masculino, a rodada das semifinais será realizada às 9h50, com os jogos Marcus/Guto (RJ) x Anderson Melo/Allison (RJ/SC) e Léo Morais/Eduardo (PB/RJ) x Ramon/Álvaro Andrade (RJ/SE). As partidas que valem o título e a terceira colocação estão agendadas para as 11h30.

Em 2012, o Circuito Sub-21 Banco do Brasil passou por Canasvieiras (SC), Fortaleza (CE), Maringá (PR), João Pessoa (PB) e Brasília (DF). Os irmãos Marcus e Guto (RJ) foram bicampeões por antecipação no masculino. Entre as mulheres, Sandressa e Juliana Simões (AL/PR) ficaram com o título da temporada.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Equipe do Vitória luta pelo título do Circuito Baiano de Vôlei de Praia em Conquista

Circuito Baiano: Equipe de Volei do Vitória
As estrelas do vôlei de praia baiano estão prontos para a quarta e última etapa da temporada 2012, e o palco dessa vez será a Vitória da Conquista (BA), a cidade que recebe entre SEXTA-FEIRA (23.11) a DOMINGO 25.11) do Circuito Baiano de Vôlei de Praia na arena montada no clube da AABB. Uma das  atrações da etapa será a presença da equipe Vitória de Vôlei de Praia. O evento começa a partir das 09:00 e a entrada é gratuita.

A equipe Vitória conta com três duplas, Ailton/Paulo Frank, Yuri/Silas e Renan/Maicon. O treinador da equipe é Nélio Cerqueira e o local do treinamento é na Arena Crock.

A quarta etapa conta com grandes feras do vôlei de praia baiano, os campeões da temporada de 2011, Paulo Frank e Ailton, jogam a quarta etapa defendendo o título da temporada passada e chegam forte na disputa do bi-campeonato. Yuri/Silas, Renan/Maicon, Amorim/Sinho e Lucas/Augusto também chegam a  Vitória da Conquista como uma das duplas forte candidatas ao título da etapa.

"A expectativa é que participem muitas duplas do interior, esta é a IVª etapa que estamos realizando com muita dificuldade, nas etapas anteriores contamos com apoio de dois amigos parceiros, Dermeval moreira, dono da ARTCASA e de João Carlos, dono do FEIJÃO DO JOÃO e FEIJÃO BONZÃO", o Presidente da Federação Baiana ainda falou sobre o torneio. "em Vitória da Conquista, estamos contando com o apoio da AABB local e do Prof. Marcos Estácio que está conseguindo a premiação, hospedagem e alimentação dos Atletas" , comenta Hercoles Pimenta

Além do Circuito Baiano a Federação Baiana também prepara um curso Técnico de Voleibol Nivel III que acontecerá nos dias 01 a 08 de novembro de 2012. Os interessados podem entrar em contato com Marcos Estacio através do email marcosestacio@yahoo.com.br.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Thiago/Álvaro Filho e Rebecca/Lili defendem o Brasil no Sul-Americano

Álvaro Filho e Thiago foram vice-campeões da etapa
de Belo Horizonte do Circuito Brasileiro
Juntos desde setembro, Thiago/Álvaro Filho e Rebecca/Lili superaram o pouco tempo de entrosamento e já subiram ao pódio no Circuito Brasileiro 2012/13. A partir desta sexta-feira, as duas duplas estrearão internacionalmente defendendo o Brasil no Circuito Sul-Americano. A primeira sede da competição será a cidade de Santa Fé, na Argentina. Na praia de Parador Triferto, os brasileiros tentarão manter a hegemonia do país no continente. Na última temporada, os representantes nacionais dos dois naipes ganharam 12 ouros em sete etapas disputadas.

No masculino, Thiago e Álvaro serão comandados pela técnica Letícia Pessoa (que trabalha atualmente com Alison e Emanuel e orientou atletas na conquista de três pratas olímpicas) e enfrentarão quatro duplas argentinas (Pablo Suarez/Santiago Etchegaray, Ian Mehamed/Julian Azaad, Martin Conde/Pablo Bianchi e Fabio Perez/Lizandro Rousic), duas parcerias chilenas (Esteban Grimalt/Marco Grimalt) e (Cristobal Martinez/Rodrigo Salinas), dois times uruguaios - Santiago Pascale/Mateo Pascale e Pablo Rodriguez/Michael Gonzalez), duas equipes paraguaias ( Richard Sanabria/Gregorio Godoy e Gino Lombardo/Angel Jimenez), além dos bolivianos Rolando Montenegro e Israel Martinez.

- Este torneio será muito importante para nós. Estamos juntos há pouco tempo e será uma ótima oportunidade de ganharmos bagagem internacional. O nível não é o mesmo do Circuito Brasileiro, mas vem melhorando bastante. Seremos bastante exigidos e visados, principalmente quando jogarmos contra as duplas argentinas e chilenas – disse Thiago.

Rebecca e Lili serão orientadas pelo técnico Marcos Pachecom e terão a concorrência de Ana Gallay/Virginia Zonta, Georgina Klug/Elena Klug, Melinda Galindez/Natali Flaviani e Veronica Azcona/Delfina Vuconich defendendo a Argentina, Francisca Rivas/Camila Pasdirek e Maria Galilea/Natalia Montecinos representando o Chile, Patricia Caballero/Cecilia Fernandez e Neile Sanabria/Yghirda Sanabria jogando pelo Paraguai, Carla Hernandez/Moira Gastambide e Claudia Naser/Karina Torres atuando pelo Uruguai e Maria Camacho/Franchesca Cueto, pela Bolívia.

- Vai ser bom podermos jogar juntas fora do país pela primeira vez. Trabalhamos forte e bem para esta competição com a nova comissão técnica da seleção. Estamos tendo bons resultados no Circuito Brasileiro, e espero voltar com mais um título – disse a cearense, mais jovem da delegação com 19 anos.

*Por GLOBOESPORTE.COM

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Seletivas para Seleção Masculina “B” são encerradas em Saquarema

Grupo da seleção B
Chegaram ao fim nesta QUARTA-FEIRA (21.11) as seletivas para formação da Seleção Masculina “B” de Vôlei de Praia na temporada 2013. Ao todo, 13 atletas participaram dos dois períodos de treinamentos comandados pela técnica Letícia Pessoa.

Nas próximas semanas, será definido o grupo que formará a Seleção “B” em 2013. Estes atletas representarão o Brasil nas competições internacionais da temporada e participarão períodos de treinamento centralizado sob o comando de Letícia.

O primeiro grupo, formado por Edson Filipe (ES), Luciano (ES), Jô (PB), Bruno (AM) e Daniel Souza (RJ) trabalhou nas areias do Marina Barra Clube, no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias oito e 10 de novembro.

Entre SEGUNDA (19.11) e esta quarta, oito atletas treinaram no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ): Álvaro Filho (PB), Thiago (SC), Hevaldo (CE), Daniel Lazzari (SC), Brian (SC), Márcio Gaudie (RJ), Léo (RJ) e Moisés (BA).

“Fiquei muito satisfeita com o empenho de todos os atletas que participaram da seletiva. Todos vieram dispostos a melhorar. Tivemos grupos que uniram alguns atletas experientes com outros mais jovens e essa mescla deu um nível muito bom para os treinamentos. Estou muito motivada para trabalhar com a seleção e percebi uma aceitação muito boa por parte dos atletas”, resume a treinadora.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Bruno Shimdt e Pedro Solberg são campeões em Curitiba

Circuito BB: Terceiro título da temporada 
Quatro etapas jogando juntos, presentes em todos os pódios, três títulos, o primeiro em Goiania, o segundo em Campinas e o terceiro venceram hoje, em Curitiba, de forma brilhante, em uma campanha perfeita sem perder um único set, Bruno Shimdt e Pedro Solberg confirmam que juntos formam a  melhor dupla do Brasil na atualidade, se destacam principalmente pela pouca idade e mostram a força da renovação do vôlei de praia brasileiro. Assumiram a liderança na classificação geral da temporada 2012/2013.

Este foi o terceiro título conquistado pela dupla, que disputou quatro torneios na temporada 2012/2013. Pedro e Bruno foram campeões em Goiânia (GO), Campinas (SP) e Curitiba (PR) e subiram ao pódio também em Belo Horizonte (MG), em terceiro lugar.

Eleito o melhor jogador da decisão, Bruno Schmidt, que foi ao pódio em todas as cinco etapas da temporada, já que foi vice-campeão em Cuiabá (MT) jogando com Franco (CE), enalteceu a conquista e elogiou o parceiro.

“Fizemos um torneio maravilhoso, sem perder nenhum set. Acredito que formamos a dupla no momento certo. Temos maturidade e vontade suficiente para alcançar os nossos objetivos e estamos trabalhando muito para isso. O Pedro fez um torneio perfeito e foi decisivo para nossa vitória na semifinal. Ganhar de Alison e Emanuel novamente em uma final é honra e me deixa muito feliz”, diz Bruno, lembrando a vitória sobre os medalhistas olímpicos na decisão da etapa paulista.

O jogo

O ínício do jogo mostrou as duas duplas se testando taticamente. O jogo sempre em Emanuel de um lado e do outro em Bruno. Foi um verdaderiro show de variedades de golpes dos dois lados. Bruno sempre com a bola afastada da rede, mostrando muita personalidade e não deixando chance de Alison fazer bloqueios, mantendo o placar sempre a frente até 9 a 6 quando, Alison e Emanuel, decidiram testar Pedro e conseguiram diminuir a vantagem para 11 a 10, mas Bruno e Pedro mantiveram o bom ritimo até o final do set quando Bruno largou uma bola difícil na paralela, Emanuel ainda conseguiu tocar, mas não conseguiu recuperar a bola e Bruno e Pedro fecharam o primeiro set em 21 a 19.

No segundo set o jogo íniciou com a mesma cara do primeiro set, a diferença foi que Emanuel e Alison se mantiveram a frente até Pedro Solber fazer dois bloqueios consecutivo e empatar o jogo em 7 a 7. Bruno mudou o Jogo para Alison e conseguiram abrir uma boa vantagem para 12 a 08. Foram mantendo o ritimo até Pedro fazer o último ataque no jogo com um forte ataque na Paralela,  fechar o jogo em 21 a 16 e conquistar o segundo título consecutivo cotra os campeões Mundial Alison e Emanuel.

Com o título no Paraná, Pedro e Bruno assumiram a liderança da classificação do Circuito Banco do Brasil, com 1.520 pontos, deixado para trás Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), com 1.440, e Bruno/Hevaldo (AM/CE), com 1.360.



Apesar da derrota na decisão, Alison e Emanuel ganharam duas posições na classificação da temporada. A dupla, que disputou apenas três das cinco etapas da temporada, está agora em sexto lugar, com 1.160 pontos.

“Foi uma semana muito legal aqui em Curitiba. O público compareceu em peso e deu muito carinho e energia. A final foi equilibrada e é uma pena que o resultado não tenha sido o que a gente esperava”, comenta Emanuel.

Na disputa de terceiro lugar, Harley e Benjamin (DF/MS) garantiram o segundo pódio consecutivo, derrotando Thiago e Álvaro Filho (SC/PB) por 2 sets a 1, parciais de 17/21, 21/14 e 17/15.

A sexta etapa do Circuito Banco do Brasil 2012/2013, e última do calendário neste ano, será disputada no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias sete e nove do mês de dezembro.


Praia do Leblon recebe Circuito Carioca de vôlei de praia

Pedro Cunha em bela defesa  Foto: Mauricio Kaye
A terceira e última etapa do I Circuito Carioca das Escolas de Vôlei de Praia acontecerá neste sábado (24/11) e domingo (25/11), na praia do Leblon, altura do Posto 11 (em frente à Avenida Afrânio de Melo Franco). 

 O objetivo do evento é fomentar a prática recreativa da modalidade, descobrir novos talentos e integrar as escolas. O evento conta com a participação de mais de 60 quartetos mistos divididos em cinco categorias: sub-14, sub-17, sub-21, adulto e master (acima de 37 anos).

 Participações especiais

O atleta olímpico Pedro Cunha e Taiana, melhor defesa do Circuito Brasileiro 2011, prestigiarão o evento e participarão de um bate-bola com a garotada no domingo às 13h.

No sábado, de 12h às 19h, será disputada a fase classificatória de todas as categorias. No domingo, no mesmo horário, ocorrerão as partidas classificatórias restantes e, as finais. Com o propósito de integrar os expectadores e participantes, a organização do circuito promoverá atividades e sorteios de brindes.

Idealizador e organizador do circuito em parceria com a AEVP (Associação das Escolas de Vôlei de Praia), Mauricio Herzog (sócio da Zog), vê os torneios como agente motivador para os que já praticam o vôlei de praia e também para os que ainda estão apenas na vontade.

“Hoje, existe uma carência de torneios recreativos no Rio de Janeiro. Tal fato faz com que os praticantes fiquem desmotivados e acabem parando de jogar. Nosso projeto é fortalecer a prática recreativa e suprir essa carência. Acontecendo eventos do vôlei de praia, a pessoa traça metas. É um momento propício já que o Rio será a sede dos próximos Jogos Olímpicos”.

Herzog traça um paralelo com o case de sucesso dos grupos de corridas no Rio. “É fácil explicar o motivo pelo qual os grupos de corridas são um grande sucesso. As corridas que acontecem periodicamente servem como motivação. O atleta passa a ter objetivos. Ele não corre por correr. Com os torneios de vôlei de praia acontecendo no Rio e pelo Brasil, o número de praticantes, com certeza, subirá significativamente”, afirma.

O organizador do evento relata sua experiência quando morou nos Estados Unidos. “Quando morei na Flórida tive a oportunidade de conhecer eventos recreativos de vôlei de praia. O acontecimento não se limita ao torneio em si, acontecem outras atrações. É um grande barato, o programa do final de semana. Nossa intenção é implementar isso primeiramente aqui no Rio e, depois levar isso pelo país”, finaliza.

domingo, 18 de novembro de 2012

Juliana e Larissa conquistam quarto título consecutivo

Circuito BB: Esse foi o 62º da super dupla Juliana e Larissa

Mais uma vez, Juliana e Larissa (CE/PA). Com despedida marcada para a próxima etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, a dupla segue brilhando na temporada 2012/2013 e conquistou, neste DOMINGO (18.11), o título da quinta etapa, em Curitiba (PR). Na arena montada no Parque Barigui, as campeãs mundiais e medalhistas olímpicas derrotaram Talita e Maria Elisa (AL/PE) por 2 sets a 0, com duplo 21/19, para manter os 100% de aproveitamento na competição.

Talita e Maria Elisa formam a quarta dupla a tentar, sem sucesso, desbancar as heptacampeãs do Circuito Mundial em decisões na temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil. Antes delas, Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), em Cuiabá (MT) e Belo Horizonte (MG), Taiana/Val (CE/RJ), em Goiânia (GO), e Lili/Rebecca (ES/CE), em Campinas (SP), também caíram na final.

O título conquistado neste domingo é o de número 62 da dupla no Circuito Banco do Brasil. Destes, quatro foram conquistados no Paraná, com vitórias em Curitiba, em 2006, Londrina (PR), em 2007, e Foz do Iguaçu (PR), em 2008.

“A gente está conseguindo ter bastante êxito nesta temporada 2012/2013. A gente fez as cinco finais e conseguiu vencer. Neste torneio, especialmente, ganhamos sem perder nenhum set. Desses cinco torneios, dois foram assim. Larissa e eu apresentamos um vôlei muito consistente e forte na final. Estou feliz por termos ganho e por termos feita uma final novamente com a Maria Elisa e a Talita. Foi um jogo muito equilibrado e a gente conseguiu vencer. Normalmente são jogos equilibrados, porque as duas parcerias se conhecem bastante e isso iguala muito”, afirma Juliana, considerada a melhor jogadora da decisão no Paraná.

A uma etapa de afastar-se das quadras por tempo indeterminado, Larissa vibra com a despedida em grande estilo que a dupla vem conseguindo construir nas areias nacionais.

“Estou muito feliz por termos conseguido vencer novamente. É muito difícil conquistar cinco títulos consecutivos. Trabalhamos duro há nove anos e tudo que construímos entra em quadra conosco a cada partida. Essa vitória é toda nossa equipe. Vou me despedir na próxima etapa e espero que a gente consiga manter a sequência para fechar a parceria com chave de ouro”, diz Larissa.

Com o título em Curitiba, Juliana e Larissa alcançaram os 2.000 pontos na temporada e lideram com folga a classificação. Talita e Maria Elisa, que também irão se separar em dezembro e disputaram na capital paranaense a primeira final na temporada, ganharam uma posição com o vice-campeonato e passaram ao segundo lugar, com 1.520 pontos, deixando para trás Lili e Rebecca, que têm 1.480, e Ágatha/Bárbara Seixas, que soma 1.440.

“Tivemos bons momentos na final, mas não conseguimos mantê-los por muito tempo. Fomos muito bem nos contra-ataques, gerando muitas oportunidades, mas a virada de bola não acompanhou o mesmo ritmo. Elas jogaram muito bem e tiveram méritos, mas também erramos demais e facilitamos o jogo para elas”, analisa Talita.

Na disputa de terceiro lugar, Lili e Rebecca subiram ao pódio pela segunda vez consecutiva depois de derrotarem Taiana e Val (CE/RJ), de virada, por 2 sets a 1, parciais de 15/21, 21/19 e 15/13.

A sexta etapa do Circuito Banco do Brasil 2012/2013, e última do calendário neste ano, será disputada no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias sete e nove do mês de dezembro.

TABELA E RESULTADOS
GALERIA DE FOTOS

*Foto: Mauricio Kaye

sábado, 17 de novembro de 2012

Pedro Solberg/Bruno Schmidt enfrentão Alison/Emanuel na grande final em Curitiba

Circuito BB: Segunda final seguida
Há duas semanas, Alison/Emanuel (PR/ES) e Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) decidiram a etapa de Campinas (SP) do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013. Neste DOMINGO (18.11), as duplas estarão frente a frente novamente em um jogo decisivo, desta vez em Curitiba (PR), onde acontece a quinta etapa da competição. A partida que definirá o campeão do torneio será realizada logo após a decisão feminina, que tem início marcado para as 10h30, e será transmitida ao vivo pelo canal Sportv.

A decisão será transmitida também pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Na final no interior paulista, Pedro e Bruno dominaram do início ao fim e venceram por 2 sets a 0. Este foi o único confronto entre as duplas até o momento.
Além de tentar devolver a derrota sofrida há duas semanas, Alison e Emanuel têm outra motivação para a decisão em Curitiba: o fato de o campeão olímpico estar jogando em casa. Acompanhado de perto pela esposa, a ex-jogadora Leila, pelo filho Lukas e pelo pai Fernando, Emanuel tentará ser campeão no Paraná pela terceira vez – ele venceu em Curitiba, em 1995, e Foz do Iguaçu, em 2008.

O paranaense acredita que a dupla precisará apresentar seu melhor desempenho para superar o bom momento dos rivais.

“Não estou disputando meu melhor torneio em termos de rendimento, mas a energia que meus familiares têm me passado e a força que o Alison tem me dado estão nos fazendo avançar. A final será um ótimo jogo. Temos que jogar com a intensidade que estamos acostumados. Em Campinas, isso não aconteceu e não conseguimos jogar bem”, diz Emanuel.

Alison e Emanuel, que venceram os quatro jogos que disputaram em Curitiba, confirmaram a vaga na final derrotando Harley e Benjamin (DF/MS) por 2 sets a 0 (21/17 e 21/19) na semifinal.
No outro confronto, Pedro Solberg e Bruno Schmidt superaram Thiago e Álvaro Filho por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/19. A dupla chega à decisão co quatro vitórias e sem perder sets.

A classificação à final em Curitiba reforça o ótimo reinício de parceria de Pedro Solberg e Bruno Schmidt. Eles, que jogaram juntos na reta final de 2009, disputam seu quarto torneio na atual temporada e contabilizam dois títulos e uma terceira colocação, além da vaga na decisão no Paraná.

“É muito gratificante ver que o nosso time está começando da melhor maneira possível. Modificamos algumas coisas na nossa vida em prol da dupla e os resultados estão aparecendo. O Bruno mudou-se para o Rio de Janeiro e eu precisei reorganizar minha comissão técnica para tornar a dupla ainda mais competitiva. O ótimo momento que estamos passando é fruto dessas modificações e do nosso trabalho”, analisa Pedro Solberg.

Às 10h30, Harley e Benjamin, terceiros colocados em Campinas, e Thiago e Álvaro Filho, vice-campeões em Belo Horizonte, disputarão o terceiro lugar e tentarão chegar ao pódio pela segunda vez na temporada.

TABELA E RESULTADOS
GALERIA DE FOTOS

Talita/Maria Elisa e Juliana/Larissa decidem título em Curitiba

Circuito BB: Duplas olímpicas na final no Paraná
Representantes brasileiras nos Jogos Olímpicos de Londres, as duplas Juliana/Larissa (CE/PA) e Talita/Maria Elisa (AL/PE) decidirão, pela primeira vez, uma etapa da temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. As duplas medirão forças neste DOMINGO (18.11), às 10h30, no Parque Barigui, em Curitiba (PR), onde acontece a quinta etapa do calendário. A final da etapa paranaense será transmitida ao vivo pelo canal Sportv.

A decisão será transmitida também pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

As duas parcerias, que serão desfeitas após a próxima etapa do Circuito Banco do Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), já se enfrentaram 43 vezes. Juliana e Larissa levam vantagem, com 32 vitórias, contra 11 de Talita e Maria Elisa.

Líderes do ranking nacional e atuais campeãs mundiais, Juliana e Larissa venceram as quatro primeiras etapas da temporada. A dupla chegou à sua quinta final seguida na temporada depois de derrotar Taiana e Val (CE/RJ) por 2 sets a 0 (21/16 e 21/13).

“As duas duplas estão perto do fim, mas são formadas por jogadoras com espírito vencedor, que querem sempre vencer. A Talita e a Maria Elisa formam um grande time e vão jogar muito motivadas por ser a primeira final delas nesta temporada. Larissa e eu temos que manter o comprometimento que estamos apresentando e entrar com tudo, sem vacilar”, acredita Juliana.

Juliana e Larissa podem chegar ainda ao tetracampeonato da etapa do Paraná. A dupla venceu em Curitiba, em 2006, Londrina, em 2007, e Foz do Iguaçu, em 2008.

Campeãs da última edição da etapa paranaense, em 2011, Talita e Maria Elisa, por outro lado, estão na final pela primeira vez na temporada. A dupla, que foi ao pódio em terceiro lugar em Goiânia (GO) e Campinas (SP), classificou-se superando Lili e Rebecca (CE/ES) em dois sets: 21/18 e 21/19.

Maria Elisa comemorou o bom resultado e revelou que a dupla quer finalizar a união com vitórias.

“Queremos terminar a dupla com resultados legais e jogando o voleibol que apresentamos nestes quatro anos de parceria. Devemos isso uma à outra e à história do nosso time. Entramos mais motivadas e com mais disposição neste torneio e estou feliz por termos chegado à decisão pela primeira vez nesta temporada”, comenta a atleta, natural de Resende (RJ).

A disputa de terceiro lugar, reunindo Lili/Rebecca e Taiana/Val, terá início às 9h30 e será realizada em uma das quadras externas da arena montada no Parque Barigui.
GALERIA DE FOTOS

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Líderes, Ricardo e Pedro Cunha vão às quartas em Curitiba

Circuito BB: Dupla tenta manter a ponta
Líderes da classificação do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013, Ricardo e Pedro Cunha (BA/RJ), deram, nesta SEXTA-FEIRA (16.11), o primeiro passo para manter a ponta ao término da etapa paranaense, que marca o meio da temporada nacional. Nas areias de Curitiba (PR), a dupla olímpica venceu seus dois primeiros jogos na arena montada no Parque Barigui e garantiu vaga nas quartas de final da competição. O torneio prossegue neste SÁBADO (17.11), a partir das 9h.

Campeões da etapa de Belo Horizonte (MG) e vice-campeões em Goiânia (GO), Pedro e Ricardo lideram a corrida pelo título nacional, com 1.200 pontos, oitenta a mais que Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Bruno/Hevaldo (AM/CE), que dividem a vice-liderança. A dupla precisa apenas do terceiro lugar em Curitiba para terminar a quinta das dez etapas do calendário na liderança.

Em Curitiba, Ricardo e Pedro começaram bem as disputas, com vitórias sem ceder sets. Na primeira rodada, o baiano e o carioca derrotaram Ícaro e Bernat (PB/RJ) por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/19. No segundo compromisso, repetiram o placar, com parciais de 21/19 e 21/17, diante de Billy e Ferramenta (ES/RJ).


Além de Ricardo e Pedro, também passaram de fase invictos na etapa paranaense as duplas Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/Emanuel (ES/PR) e Thiago/Álvaro Filho (SC/PB). Com duas vitórias e uma derrota, Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Harley/Benjamin (DF/MS), e Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB) também estão nas quartas.

A programação de jogos do sábado começará às 9h, com as quartas de final, que terão os seguintes confrontos: Pedro Solberg/Bruno Schmidt x Evandro/Vitor Felipe, Beto Pitta/Lipe x Thiago/Álvaro Filho, Alison/Emanuel x Bruno/Hevaldo e Ricardo/Pedro Cunha x Harley/Benjamin.

Entre 14h30 e 18h30, acontecerão as semifinais, que terão transmissão ao vivo do canal Sportv. As finais serão na manhã de DOMINGO (18.11) e também serão transmitidas pela emissora.

Todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

De volta, Carolina vai às quartas com a irmã Maria Clara em Curitiba

Circuito BB: Carioca volta com classificação
Depois de quase um ano fora das quadras, a carioca Carolina está de volta ao Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Nesta SEXTA-FEIRA (16.11), a atleta de 25 anos retomou sua parceria com a irmã Maria Clara (RJ) nas areias de Curitiba (PR), cidade que recebe a quinta etapa da temporada 2012/2013, e, com uma vitória e uma derrota, garantiu vaga na segunda fase da competição que é disputada no Parque Barigui. O torneio prossegue neste SÁBADO (17.11), a partir das 9h, e a entrada é gratuita.

Carolina participou do Circuito Banco do Brasil pela última vez no encerramento da temporada 2011. Grávida, afastou-se das competições para dar a luz ao filho José, que tem apenas três meses e acompanha a mãe na capital paranaense. O retorno oficial foi no último final de semana, quando a dupla foi vice-campeã da etapa de Curitiba do Circuito Banco do Brasil Nacional.

O resultado classificou a dupla para a etapa paranaense da principal competição do país e, na estreia, as filhas da ex-jogadora Isabel superaram Josi e Thais (SC/RJ) por 2 sets a 1, parciais de 21/15, 17/21 e 15/9. Depois, perderam para Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) por 2 a 0 (16/21 e 20/22). Os resultados garantiram a vaga nas quartas, em segundo lugar no Grupo C.


Estreantes surpreendem favoritas

A principal surpresa do dia no primeiro dia de disputas em Curitiba foi a ótima campanha de Luciana e Chell (CE/DF). Jogando juntas pela primeira vez, a cearense e a brasiliense terminaram a primeira fase na liderança do Grupo B, com vitórias sobre duas das cinco primeiras duplas da classificação na temporada.

Na estreia, Luciana e Chell derrotaram Ângela e Neide (DF/AL), semifinalistas das duas últimas etapas e quintas no ranking, por 2 sets a 1, parciais de 21/19, 10/21 e 20/18. Na sequência, a dupla passou pelas terceiras colocadas, Talita e Maria Elisa (AL/PE), também em três sets: 19/21, 21/17 e 15/12.

“Jogamos muito soltas, já que nossa dupla não está muito bem estruturada. Formamos a dupla há uma semana e, como desempenhamos a mesma função na quadra, tivemos que nos adaptar. Mas somos amigas e isso ajudou bastante”, diz Chell, revelando que Andrezza (AM), ex-parceira de ambas, foi fundamental na formação da dupla.

“Eu vinha jogando com a Andrezza, até que me machuquei e fiquei fora da etapa de Campinas. Ela jogou com a Luciana, elas foram bem e garantiram o direito de jogar esta etapa. Só que a Andrezza descobriu que estava grávida e resolveu não jogar até o nascimento do filho. Foi ela que sugeriu que jogássemos juntas”, explica.

A programação de jogos do sábado começará às 9h, com as quartas de final, que terão os seguintes confrontos: Juliana/Larissa (CE/PA) x Maria Clara/Carolina (RJ), Chell/Luciana (DF/CE) x Taiana/Val (CE/RJ), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) x Lili/Rebecca (ES/CE) e Karin/Shaylyn (SUE/CE) x Talita/Maria Elisa (AL/PE).

Entre 14h30 e 18h30, acontecerão as semifinais, que terão transmissão ao vivo do canal Sportv. As finais serão na manhã de DOMINGO (18.11) e também serão transmitidas pela emissora.

Todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ágatha sonha com a primeira final em casa na etapa paranaense

Circuito BB: Paranaense motivada para jogar em Curitiba
Ao lado da parceira Bárbara Seixas (RJ), a paranaense Ágatha já disputou duas finais na temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. A partir desta SEXTA-FEIRA (16.11), ela recomeça a caminhada rumo à decisão, mas, desta vez, com uma motivação especial. Natural de Curitiba (PR), a atleta jogará em casa na quinta etapa da temporada, que terá início às 8h, na arena montada no Parque Barigui, na capital paranaense. A entrada é gratuita.

Vice-campeã das etapas de Cuiabá (MT) e Belo Horizonte (MG) ao lado de Bárbara, Ágatha celebra a oportunidade de jogar em casa como segunda colocada na classificação da temporada. A paranaense espera quebrar o tabu e disputar sua primeira final em casa.

“Acredito que nunca disputei a etapa de Curitiba com tantas chances de ir bem. Também tinha um time bastante estruturado quando jogava com a Shaylyn, mas Bárbara e eu estamos vindo de uma temporada muito boa. Jogar em Curitiba é sempre muito especial. É um torneio em que só tenho alegrias”, comenta.

Aos 29 anos, a paranaense admite que já sabe lidar melhor com a pressão de jogar em casa. Segundo Ágatha, o apoio das arquibancadas agora é revertido como motivação.

“Serei a única representante do Paraná na etapa entre as mulheres. Tenho muitos amigos e familiares aqui em Curitiba e, como todos vêm acompanhando nossos resultados recentes, cobram mesmo e querem nos ver bem. No começo da minha carreira, isso era uma pressão, mas agora, depois de alguns anos, só me dá mais vontade”, completa.

As concorrentes de Ágatha e Bárbara no caminho até a decisão em Curitiba serão Juliana/Larissa (CE/PA), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Taiana/Val (CE/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Josi/Thais (SC/RJ), Andrezza/Luciana (AM/CE), Fernanda Berti/Júlia Schmidt (RJ/ES), Karin/Shaylyn (SUE/CE) e Maria Clara/Carolina (RJ).

No masculino, as 16 duplas que disputam o título são Alison/Emanuel (ES/PR), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Thiago/Álvaro Filho (SC/PB), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Ferramenta/Billy (RJ/ES), Franco/Daniel Souza (CE/RJ), Harley/Benjamin (DF/MS), Luciano/Rodrigo Saunders (ES/CE), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Oscar/Fábio Luiz (RJ/ES), Márcio Gaudie/Edson Filipe (RJ/ES), Brian/Bob Filho (SC/DF), Léo/Bernardo (RJ) e Ícaro/Bernat (PB/RJ).

A etapa paranaense será disputada por 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas. No primeiro dia de competição, serão realizados os jogos da primeira fase, entre 8h e 17h. As oito duplas classificadas em cada naipe disputarão as quartas, na manhã de SÁBADO (17.11), entre as 9h e as 13h.

Entre 14h30 e 18h30, acontecerão as semifinais, que terão transmissão ao vivo do canal Sportv. As finais serão na manhã de DOMINGO (18.11) e também serão transmitidas pela emissora.

Todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Fernanda Berti estreia na principal competição do país em Curitiba

Circuito BB: Estreia entre as estrelas
Pouco mais de dois meses depois de fazer sua estreia nas areias, a carioca Fernanda Berti enfrentará, neste final de semana, em Curitiba (PR), seu maior desafio no vôlei de praia até agora. Jogando pela segunda vez ao lado da capixaba Júlia Schmidt, a ex-jogadora da seleção brasileira estreará no Circuito Banco do Brasil, principal competição do país, disputando a quinta etapa da temporada 2012/2013, que será realizada na arena montada no Parque Barigui, entre SEXTA-FEIRA (16.11) e DOMINGO (18.11), com entrada gratuita.

Fernanda passou a jogar vôlei de praia em julho deste ano, após aceitar convite para integrar um projeto da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que visa detectar e desenvolver atletas do vôlei de quadra com potencial para jogar na praia. De lá para cá, participou de duas etapas do Circuito Banco do Brasil Nacional, em Goiânia (GO) e Campinas (SP).

“Estou um pouco ansiosa, mas, ao mesmo tempo muito animada para jogar. Será minha primeira oportunidade de participar do Circuito Banco do Brasil e sei que tem tudo para ser uma experiência muito boa. Estou me dedicando muito nos treinos, mas tem coisas que só se aprende jogando mesmo. 

Além disso, sei que o nível é mais elevado que o do Nacional. Tenho assistido aos jogos de Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa na televisão para tentar observar alguma coisa e ter a oportunidade de jogar contra as melhores duplas do mundo vai ser ótimo”, acredita.

A etapa será a segunda ao lado de Júlia Schmidt, de 21 anos, campeã brasileira Sub-21 e campeã dos Jogos Sul-Americanos em 2010. Ao lado da capixaba, Fernanda espera evoluir e aprender.

“Disputamos a etapa de Campinas com apenas dois dias de treinos e fomos bem. Achei que o time deu certo. Nos entendemos muito bem também fora da quadra e isso é importante no vôlei de praia. A Júlia mora em Vitória, mas treinamos juntas nesta semana da etapa para chegarmos bem preparadas”, comenta Fernanda.

O torneio na capital paranaense será disputado por 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas. No primeiro dia de competição, serão realizados os jogos da primeira fase, entre 8h e 17h. As oito duplas classificadas em cada naipe disputarão as quartas, na manhã de SÁBADO (17.11), entre as 9h e as 13h.

Entre 14h30 e 18h30, acontecerão as semifinais, que terão transmissão ao vivo do canal Sportv. As finais serão na manhã de domingo e também serão transmitidas pela emissora.

Todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Além de Fernanda e Júlia, também disputarão o torneio feminino em Curitiba as parcerias Juliana/Larissa (CE/PA), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Taiana/Val (CE/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Josi/Thais (SC/RJ), Andrezza/Luciana (AM/CE), Karin/Shaylyn (SUE/CE) e Maria Clara/Carolina (RJ).

No masculino, os 16 times confirmados são Alison/Emanuel (ES/PR), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Thiago/Álvaro Filho (SC/PB), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Ferramenta/Billy (RJ/ES), Franco/Daniel Souza (CE/RJ), Harley/Benjamin (DF/MS), Luciano/Rodrigo Saunders (ES/CE), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Oscar/Fábio Luiz (RJ/ES), Márcio Gaudie/Edson Filipe (RJ/ES), Brian/Bob Filho (SC/DF), Léo/Bernardo (RJ) e Ícaro/Bernat (PB/RJ).

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Evandro e Vitor Felipe buscam a recuperação em Curitiba

Circuito BB: Jovens querem voltar a subir
O início de parceria dos jovens Evandro (RJ) e Vitor Felipe (PB) no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia foi promissor. Nos três primeiros torneios, foram duas semifinais e um quinto lugar. Depois do primeiro tropeço, na quarta etapa da temporada 2012/2013, quando terminou em 13º lugar, a dupla volta à quadra neste final de semana em Curitiba (PR) disposta a retomar a boa fase.

A quinta etapa do Circuito Banco do Brasil 2012/2013 será disputada na arena montada no Parque Barigui. O acesso do público à competição, que acontece entre SEXTA-FEIRA (16.11) e DOMINGO (18.11), é gratuito.

Evandro, de 22 anos, e Vitor Felipe, de 21, iniciaram a parceria no começo da temporada. Na estreia, chegaram às semifinais e ficaram em quarto lugar na etapa de Cuiabá (MT). Em Goiânia (GO), também foram bem, mas caíram nas quartas. Voltaram à quarta colocação em Belo Horizonte (MG) e, com duas derrotas consecutivas, deixaram a etapa de Campinas (SP) em 13º lugar.

“Não esperávamos um resultado tão ruim e, principalmente, termos atuações tão abaixo do que estamos acostumados. Mas já conversamos bastante, assistimos aos vídeos dos nossos jogos para observar os erros e nos conscientizamos de que temos que manter a tranquilidade para jogar com alegria e voltar às primeiras colocações”, diz Evandro, eleito a revelação masculina da temporada 2011 do Circuito Banco do Brasil.

Apesar do tropeço, a dupla segue em terceiro lugar na classificação da temporada, com 960 pontos, atrás de Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), com 1.200, Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Bruno/Hevaldo (AM/CE), com 1.120 cada.

O trabalho de recuperação psicológica da dupla foi liderado pelo técnico Ed Costa. Segundo Evandro, o treinador procurou tranquilizar as jovens revelações para que o tropeço não prejudique o desempenho das próximas competições.

“O Ed foi muito importante nessas semanas. Ele nos tranquilizou, mostrou que resultados ruins acontecem com todas as duplas e até lembrou do Ricardo e do Pedro Cunha, que ficaram em 13º lugar na primeira etapa e hoje são os líderes da classificação. Conversei muito com o Vitor também e estamos muito concentrados para buscar a recuperação em Curitiba”, completa.

A etapa paranaense será disputada por 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas. No primeiro dia de competição, serão realizados os jogos da primeira fase, entre 8h e 17h. As oito duplas classificadas em cada naipe disputarão as quartas, na manhã de SÁBADO (17.11), entre as 9h e as 13h.

Entre 14h30 e 18h30, acontecerão as semifinais, que terão transmissão ao vivo do canal Sportv. As finais serão na manhã de domingo e também serão transmitidas pela emissora.

Todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Evandro e Vitor disputarão o título masculino com Alison/Emanuel (ES/PR), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Thiago/Álvaro Filho (SC/PB), Ferramenta/Billy (RJ/ES), Franco/Daniel Souza (CE/RJ), Harley/Benjamin (DF/MS), Luciano/Rodrigo Saunders (ES/CE), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Oscar/Fábio Luiz (RJ/ES), Márcio Gaudie/Edson Filipe (RJ/ES), Brian/Bob Filho (SC/DF), Léo/Bernardo (RJ) e Ícaro/Bernat (PB/RJ).

No feminino, as 12 duplas inscritas são Juliana/Larissa (CE/PA), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Taiana/Val (CE/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Josi/Thais (SC/RJ), Andrezza/Luciana (AM/CE), Fernanda Berti/Júlia Schmidt (RJ/ES), Karin/Shaylyn (SUE/CE) e Maria Clara/Carolina (RJ).