sábado, 9 de fevereiro de 2013

Em Ipanema, Vivian defende coroa na 15ª edição do evento 'Rainha da Praia'

Vivian teve a ajuda de Maria Elisa para ser coroada
em 2012 (Foto: Reprodução / Facebook)
Trono, cetro e coroa são símbolos da realeza. No vôlei das areias, o título de Rainha da Praia também é sinônimo de habilidade e versatilidade. Neste final de semana, em Ipanema, será disputada a 15ª edição do torneio que define qual jogadora reinará por uma temporada como a mais completa em fundamentos e adaptação a novas parceiras. Vivian, atual campeã, defenderá seu posto diante de Juliana, Talita, Maria Elisa, Taiana e das estreantes Bárbara Seixas, Lili e Rebecca.
O SporTV transmite o evento, ao vivo, a partir das 10h30m (horário de Brasília) deste sábado.

Coroada em 2012 após superar justamente a ex-parceira Taiana na final, Vivian teve ótimo início de ano no Circuito Brasileiro, mas enfrentou uma série de lesões no Circuito Mundial. Já na estreia, na etapa de Brasília, sofreu uma torção no tornozelo. No Grand Slam de Gstaad, a paraense sentiu uma lesão nas costas, mas jogou ainda dois torneios na Europa no sacrifício. O esforço custou caro, e a recuperação da hérnia de disco, diagnosticada no retorno ao Brasil, levou quase seis meses. O retorno às quadras foi em janeiro, no Open de Fortaleza. E, no Rio de Janeiro, a atleta espera confirmar a volta por cima.

- Para mim é um prazer enorme estar mais esse ano no Rainha. Estou feliz demais por estar de volta depois de me lesionar. Foi muito difícil ficar fora das competições, apenas torcendo pelo SporTV. Vou defender minha coroa com muita garra. Vai ser difícil tirá-la de mim. Minhas companheiras vão ter que brigar muito para vencer – disse Vivian.

A competição mantém o mesmo formato do ano passado. No sábado serão disputados jogos com um set de 21 pontos, de acordo com as regras oficiais da FIVB. No primeiro dia de torneio serão realizadas seis partidas, e a atleta com maior número de vitórias em cada chave se classifica para a decisão no domingo. Para a final, disputada em melhor de três sets, a jogadora poderá escolher qualquer outra participante já eliminada para compor sua dupla para a decisão. A jogadora que vencer a partida será coroada.

A principal mudança se deu na formação dos grupos. Por sugestão das próprias atletas para gerar maior equilíbrio na disputa, os organizadores distribuíram duas bloqueadoras e duas defensoras por chave. No Grupo A estão Talita, Juliana, Bárbara Seixas e Rebecca. No Grupo B, Vivian, Taiana, Maria Elisa e Lili.

Rainha em 2008, Talita destacou também outra novidade que surgiu involuntariamente. Como seis das oito participantes estão treinando com a seleção feminina de vôlei de praia, foi possível que as atletas conhecessem melhor suas parceiras na fase classificatória, diferentemente dos anos anteriores.

- Nas outras edições do Rainha era preciso se adaptar muito rapidamente no aquecimento. Mas, desta vez, tivemos a oportunidade de jogar com outras meninas da chave em Saquarema. Bem ou mal já vamos ter um mínimo de entrosamento, um mínimo de conhecimento sobre o jeito de jogar da outra. Com esta nova divisão dos grupos eu acredito que o nível do torneio como um todo vai ser bom, e que vamos corresponder à altura do que foi preparado.

Tabela de jogos - 9 de fevereiro
Juliana/Talita x Rebecca/Bárbara
Lili/Vivian x Mª Elisa/Taiana
Juliana/Rebecca x Talita/Bárbara
Lili/Mª Elisa x Taiana/Vivian
Juliana/Bárbara x Rebecca/Talita
Lili/Taiana x Mª Elisa/Vivian

Todas as Rainhas
1999 – Shelda
2000 - Sandra Pires
2001 - Sandra Pires
2002 - Ana Paula

2003 – Shaylyn
2004 – Val
2005 – Juliana
2006 – Shaylyn

2007 – Larissa
2008 – Talita
2009 - Sandra Pires
2010 - Maria Elisa
2011 – Larissa
2012 - Vivian