terça-feira, 30 de abril de 2013

CIRCUITO MUNDIAL: Hevaldo e Thiago são eliminados no qualifying em Xangai

Hevaldo e Thiago foram eliminados por dupla canadense
Ao contrário da etapa Open de Fuzhou (CHN), que abriu o calendário 2013 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, no Grand Slam de Xangai (CHN) a dupla brasileira formada por Hevaldo e Thiago acabou eliminada ainda no torneio qualifying, deixando precocemente a competição nesta TERÇA-FEIRA (30.04). No Beach Volleyball Centre Court, os algozes foram os canadenses Hatch e Schachter, que venceram por 2 sets a 1, parciais de 21/19, 16/21 e 15/13.

Desta forma, o Brasil lutará pelo título da segunda etapa, a partir da noite desta terça-feira (horário de Brasília), apenas com as três parcerias que já iniciam do torneio principal em Xangai, que são Ricardo/Álvaro Filho, Bruno Schmidt/Pedro Solberg e Vitor Felipe/Evandro. Logo após a definição das oito duplas classificadas no qualifying, foram divulgados os grupos da primeira fase, com um total de 32 times divididos em oito chaves de quatro.

Ricardo/Álvaro Filho, dupla brasileira de melhor desempenho em Fuzhou, terminando em quarto lugar, caiu no Grupo E, e terá como adversários os alemães Erdmann e Matysik, os espanhóis García e Gavira e os italianos Ingrosso M. E Ingrosso P. Já no Grupo C, Bruno Schmidt e Pedro Solberg jogarão contra Lucena/Keenan (EUA), Spijkers/van de Velde (HOL) e Bockermann/Urbatzka (ALE). E, pelo Grupo H, numa das chaves mais fortes, Vitor Felipe e Evandro enfrentarão Xu/P.Gao (CHN), Gibb/Patterson (EUA) e Huber/Seidl (AUT).

Lembrando que o Grand Slam vale mais pontos no ranking do que o Open, além de a premiação ser maior. Daí um maior número de participantes. A tabela de pontuação é a seguinte (GS/OP): dupla 1º lugar (800/500); 2º lugar (720/450); 3º lugar (640/400); 4º lugar (560/350), 5º lugar (480/300); 9º lugar (400/250); 17º lugar (320/200); 25º lugar (240/150); 33º lugar (160/100); 37º lugar (80/50).

Já o torneio feminino entra em cena na noite desta terça-feira, com Maria Clara e Carol partindo do qualifying com outras 26 duplas concorrentes. As irmãs cariocas esperam se juntar a Maria Elisa/Ágatha, Lili/Bárbara Seixas e Taiana/Talita no torneio principal, que começa no dia seguinte, para buscarem um melhor resultado para o Brasil, que não classificou nenhuma delas para as semifinais em Fuzhou. Chegou a hora de elas mostrarem a sua força.

“A primeira etapa foi muito proveitosa. Apesar de não termos chegado às semifinais, fizemos bons jogos e nos superamos em alguns momentos. Ainda há alguns detalhes técnicos para acertar, como o levantamento, e espero que tenhamos um bom progresso em Xangai. Será um torneio mais disputado, já que oferecerá uma pontuação maior, e vamos nos esforçar ao máximo para entrar em sintonia mais rápido”, afirmou Bárbara Seixas.

TABELA (qualifying masculino)

CALENDÁRIO DO CIRCUITO MUNDIAL 2013:

23 a 28/04 – Fuzhou (China) – Masculino/Feminino – OPEN
30/04 a 5/05 – Xangai (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
22 a 26/05 – Corrientes (Argentina) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
11 a 16/06 – Haia (Holanda) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
18 a 23/06 – Roma (Itália) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
9 a 14/07 – Gstaad (Suíça) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
22 a 28/07 – Long Beach (Estados Unidos) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 28/07 – Anapa (Rússia) – Masculino/Feminino – OPEN
7 a 11/08 – Berlim (Alemanha) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
14 a 18/08 – Londres (Inglaterra) – Masculino/Feminino – OPEN
21 a 25/08 – Moscou (Rússia) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
4 a 8/09 – Vizag (Índia) – Masculino/Feminino – OPEN
25 a 29/09 – Kampala (Uganda) – Masculino/Feminino – OPEN
2 a 06/10 – Pequim (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
9 a 13/10 – São Paulo (Brasil) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 27/10 – Xiamen (China) – Feminino – OPEN
29/10 a 3/11 – Phuket (Tailândia) – Feminino – OPEN
11 a 15/12 – Durban (África do Sul) – Masculino/Feminino – OPEN

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Izabel/Thaís e Tocantins/Ramon Gomes são campeões em Castanhal

Circuito Regional de Verão: Pódio feminino
A segunda e última etapa Verão do Circuito Banco do Brasil Regional, realizada em Castanhal (PA), conheceu seus campeões neste DOMINGO (28.04). No feminino, título para a paraense Izabel e para a carioca Thaís. Entre os homens, quem levou a melhor foi a dupla Tocantins/Ramon Gomes (TO/RJ). A temporada 2013 da competição começa no próximo dia 9 de maio, com jogos simultâneos em Aracajú (SE) e Campo Grande (MS), e seguirá até novembro, contemplando as 27 unidades federativas, sendo 26 estados e o Distrito Federal.

O Circuiro Banco do Brasil Regional terá um total de 18 etapas, com as equipes divididas em três grupos. A chave 1 será formada por Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. No Grupo 2, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, Por fim, na chave 3, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Nete domingo, na arena montada na Praça Inácio Koury, no Bairro Estrela, em Castanhal (PA), algumas dessas duplas finalizaram as etapas Verão, que serviram como um aquecimento. Mas já valia título e todas elas desempenharam o seu melhor voleibol. Em Aracajú (SE), na primeira etapa, Naiana/Luíza Amélia (CE) e Klaus/Bernardo Lima (PB/CE) sagraram-se campeões. Agora, em terras paraenses, outras duas parcerias trataram de mudar essa história e garantiram o lugar mais alto do pódio.

No feminino, Izabel/Thaís levou a melhor na decisão contra a dupla Mayana/Rafaela (TO/PA): 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/14. Nas semifinais, mais cedo, elas já haviam superado Sandressa/Vivian (AL/PA), com uma vitória também por 2 a 0 (21/16 e 21/15). Na outra partida que valia vaga na final, Mayana e Rafaela derrotaram Haissa/Carol (PR/RJ) por 2 a 1 (21/17, 19/21 e 15/12). Na decisão do terceiro lugar, Sandressa e Vivian venceram Haissa e Carol por 21/12 e 21/15 e completaram o pódio.

Na disputa entre os homens, Tocantins e Ramon Gomes sagraram-se campeões com uma vitória de virada sobre a dupla Bruno/Léo Vieira (AM/DF): 2 a 1, parciais de 18/21, 21/19 e 15/11. Até a final, eram as duas únicas duplas invictas na etapa. Na semifinal, Tocantins/Ramon Gomes passou por Luizão/Thomaz (AM/PA) por 2 a 0 (21/16 e 21/15), enquanto Bruno/Léo Vieira superou Edson Vander e Vander Abreu (PA) por 2 a 1 (21/23, 21/15 e 15/8).

E não houve disputa pelo terceiro lugar devido a uma lesão sofrida pelo atleta Thomaz, que foi certificada pelo médico presente à arena e justificada em súmula. Assim, a dupla da casa formada por Edson Vander e Vander Abreu foi declarada vencedora, subindo ao pódio.

GALERIA DE FOTOS

domingo, 28 de abril de 2013

Brasileiras caem nas quartas e dão adeus ao título em Fuzhou

vôlei de praia Lili e Bárbara Seixas etapa da CHina (Foto: FIVB)
Lili e Bárbara Seixas caíram nas quartas de final

A primeira etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia não trará boas recordações aos brasileiros. Após o masculino ter no quarto lugar de Ricardo e Álvaro Filho a melhor colocação, no feminino nenhuma dupla nacional foi sequer para as semifinais. Na manhã deste sábado, Maria Elisa/Ágatha e Lili e Bárbara Seixas perderam suas partidas nas quartas de final e foram eliminadas.

Jogando contra as holandesas Van Gestel e Meppelink, Maria Elisa e Ágatha foram derrotadas de virada, por 2 sets a 1 (parciais de 17/21, 21/19 e 15/11), após 48 minutos de disputa. Antes, Lili e Bárbara Seixas venderam caro o primeiro set, mas caíram para as chinesas Xue/Zhang Xi por 27/25 e 21/17.

As semifinais, que serão disputadas noite deste sábado no Brasil (manhã na China), colocarão frente a frente Liliana/Baquerizo, da Espanha, e Van Gestel/Meppelink, da Holanda, além das chinesas Xue Chen e Zhang Xi, que enfrentam as alemãs Holtwick e Semmler.

Maria Elisa/Ágatha e Lili/Bárbara Seixas terminaram na quinta colocação, com cada uma somando 300 pontos no ranking, enquanto Taiana/Talita ficou em nono lugar e obteve 250 pontos. As irmãs Maria Clara e Carol, que não avançaram do torneio qualifying, somaram 100 pontos. As quatro parcerias voltam à quadra no dia 1º de maio, na abertura do Grand Slam de Xangai, na China, a segunda etapa do Circuito Mundial 2013.

sábado, 27 de abril de 2013

CIRCUITO MUNDIAL: Ricardo e Álvaro Filho terminam em quarto lugar no Open de Fuzhou

Ricardo e Álvaro Filho caíram diante de americanos e austríacos
Até este SÁBADO (27.04), Ricardo e Álvaro Filho estavam invictos no Open de Fuzhou (CHN), etapa de abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Prai 2013. Porém, mesmo após uma bela apresentação na semifinal contra Sean Rosenthal e Phil Dalhausser (EUA), acabaram fora da decisão e, em seguida, ainda foram derrotados pela dupla austríaca Huber/Seidl na disputa pelo terceiro lugar, ficando fora do pódio. No fim, os americanos levaram o título.

E a grande partida do torneio na China foi mesmo a semifinal Ricardo/Álvaro Filho x Rosenthal/Dalhausser, duas duplas formadas este ano. O bom público presente ao Minjiang Riverside Park acompanhou um verdadeiro show. De lado brasileiro, um campeão olímpico com seis títulos do Circuito Mundial. Do outro, Rosenthal, atual campeão do torneio ao lado de Gibb, e Dalhausser, que conquistou a edição 2010 com o parceiro Rogers, com quem ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim/2008.

Ou seja: um jogo de gente grande. E o jovem Álvaro Filho, no meio dessa turma, tratou de mostrar que não estava ali para brincadeira. Com boas defesas e ataques precisos, o paraibano ajudou o Brasil a fechar o primeiro set em 21/19. No segundo, os brasileiros conseguiram manter o bom nível e chegaram a abrir 7/3, com Ricardo muito bem no bloqueio. No fim, perdiam por 20/18, foram buscar, entraram novamente no jogo, mas acabaram perdendo por 26/24. Tudo igual, hora do tie break na busca pela final.

Mais uma vez, tiveram a partida e a garantia de uma medalha nas mãos, que seria a primeira de Álvaro Filho numa etapa de Circuito Mundial. Abriram três pontos já no fim do set (10/7), mas os americanos chegaram ao empate em 11/11 e, daí por diante, foi briga ponto a ponto. Todos os saques eram forçados em cima de Álvaro. Até que uma última bola caiu na areia do lado brasileiro, com Rosenthal e Dalhausser vencendo por 20/18 e confirmando a virada.

Na outra semifinal, os italianos Nicolai e Lupo, algozes de Bruno Schmidt e Pedro Solberg nas quartas de final, superaram Huber e Seidl (AUT) por 2 a 0, parciais de 21/16 e 23/21, mas não foram páreo para os americanos na decisão, perdendo por 2 a 0 (21/18 e 24/22). Já Ricardo e Álvaro Filho desperdiçaram a chance de subir ao pódio ao serem derrotados pelos austríacos por um duplo 21/18, somando, assim, 350 pontos no ranking mundial.

Já Bruno/Pedro terminou na quinta colocação, conquistando 300 pontos, enquanto Vitor Felipe/Evandro somou 250 com o nono lugar e Hevaldo/Thiago, em 25º, garantiu 150 pontos. A segunda etapa do Circuito Mundial 2013, o Grand Slam de Xangai (CHN), já entrará em cena na próxima TERÇA-FEIRA (30.04). O Brasil será representado pelas mesmas duplas, visto que Alison ainda não se recuperou da lesão no dedo mínimo da mão esquerda e só deverá estrear ao lado de Emanuel no Grand Slam de Corrientes (ARG).

TABELA E RESULTADOS
GALERIA DE FOTOS
RANKING

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ricardo e Álvaro Filho chegam a semifinal do Mundial em Fuzhou, na China

Circuito Mundial: Jovem promessa brasileira, Alvinho.
Foi uma SEXTA-FEIRA (26.04) de fortes emoções no torneio masculino do Open de Fuzhou (CHN), etapa de abertura do Circuito Mundial 2013. E o Minjiang Riverside Park tem sido palco para a mais nova parceria brasileira brilhar em sua primeira competição internacional. No mesmo dia, Ricardo e Álvaro Filho não só passaram pelas oitavas de final, como avançaram nas quartas e farão uma das semifinais na madrugada deste SÁBADO (27.04), horário de Brasília.

E tem sido uma campanha impecável até aqui. Na fase de grupos, garantiram-se em primeiro na chave C, classificando-se automaticamente para as oitavas de final após três vitórias – uma delas, inclusive, sobre Bruno Schmidt e Pedro Solberg, atuais campeões do Circuito Banco do Brasil. E Ricardo e Álvaro Filho mostraram toda sua força e concentração ao desbancarem, no tie break, uma das duplas da casa, formada por Xu e P.Gao, e avançar para as quartas de final: 2 a 1 (21/17, 18/21 e 15/10).

Na luta por uma vaga na semifinal, Ricardo e Álvaro Filho aplicaram um 2 a 0 (21/17 e 21/19) sobre os alemães Dollinger e Windscheif e, agora, terão pela frente a forte e temida dupla americana Rosenthal/Dalhausser na disputa por um lugar na grande decisão, que também será realizada neste sábado.
 
Ricardo no bloqueio
“Estamos jogando bem, mantendo uma boa regularidade, virando bolas importantes. Estou feliz com o que temos feito aqui em Fuzhou. O Álvaro está mostrando muita maturidade e personalidade, jogando muito bem. Vencemos duas duplas de qualidade hoje. Partidas difíceis, decididas em detalhes. Conseguimos manter a tranquilidade e vencer. Agora, temos mais um confronto duro, contra Rosenthal e Dalhausser, parceria muito experiente e que vem fazendo boa campanha. Queremos e vamos com força total para buscar essa vaga na final”, declarou Ricardo.

Na outra semifinal, duelo entre Huber/Seidl (AUT) e Nicolai/Lupo (ITA). Os italianos, aliás, foram os responsáveis pela eliminação de Bruno Schmidt e Pedro Solberg nas quartas de final. Mas antes de chegar a este jogo, vale ressaltar uma das grandes partidas do dia, justamente protagonizada pelos brasileiros.

Num jogo extra que tiveram que fazer numa segunda fase classificatória, praticamente uma repescagem para chegarem ás oitavas, Bruno e Pedro foram superados pela dupla Smedins/Samoilovs (LET) no primeiro set (24/22). No segundo, perdiam por 20 a 19 quando Pedro encaixou um saque no bordo da rede, a bola caiu mansa na quadra adversária e eles acabaram empatando o jogo com um 33/31. No tie break, vitória sobre os letões por 15/11.

Nas oitavas, tiveram mais facilidade para derrotar os alemães Erdmann e Matysik: 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/13. Até chegarem às quartas e serem surpreendidos pelos algozes Nicolai e Lupo. Num jogo muito equilibrado, decidido nos detalhes, Bruno e Pedro acabaram perdendo por 2 a 0 (23/21 e 21/19).

Já Vitor Felipe e Evandro, que começaram bem o dia, com uma vitória sobre os australianos Kapa e McHugh num jogo classificatório (2 a 0, parciais de 21/17 e 21/15), foram derrotados nas oitavas de final pelos alemães Dollinger e Windscheif. Após uma partida igual e emocionante, perderam por 2 a 0 (22/20 e 21/19).

TABELA E RESULTADOS
GALERIA DE FOTOS

CIRCUITO MUNDIAL: Meninas impossíveis avançam para as oitavas de final na China

Circuito Mundial: Brasil Avança
As duplas brasileiras continuam impossíveis no torneio feminino da etapa Open de Fuzhou (CHN) do Circuito Mundial 2013. Na madrugada desta SEXTA-FEIRA (26.04), horário de Brasília, no Minjiang Riverside Park, Maria Elisa/Ágatha, Lili/Bárbara Seixas e Taiana/Talita avançaram para as oitavas de final. Nesta fase, inclusive, duas delas se enfrentarão por uma vaga nas quartas de final.

Pelo Grupo G, Maria Elisa e Ágatha, que já tinham vencido os dois compromissos na véspera, confirmaram o bom momento e garantiram a classificação direta para as oitavas com uma vitória na base da superação. De virada, venceram o frio que tem feito na China e a dupla holandesa Van Gestel/Meppelink por 2 a 1, parciais de 18/21, 23/21 e 15/13, em 55 minutos de partida. E, claro, vibraram bastante. Nas oitavas, jogarão contra a parceria da Áustria formada por Schwaiger D. e Schwaiger S.

"O jogo foi bastante sofrido. Começamos o primeiro set bem, abrindo vantagem, mas depois não conseguimos mais encontrar o nosso jogo. No segundo, o saque da Maria Elisa entrou e fez a diferença. O último set foi bem equilibrado, mas conseguimos imprimir nosso jogo e vencer no final. Fiquei muito satisfeita porque o meu bloqueio funcionou bastante e nos ajudou com sete pontos”, declarou Ágatha.

Quem também ganhou as três partidas que disputou na fase de grupos foi Taiana/Talita. Pela chave H, avançaram em primeiro lugar sem perder um set sequer. A vitória nesta sexta-feira foi sobre uma das duplas da casa, formada por Yue Y. e Y. Ma: 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/19. O problema é que, agora, elas enfrentarão as compatriotas Lili e Bárbara Seixas em uma das oitavas de final. Ou seja: uma delas, infelizmente, ficará pelo caminho antes da hora.

Isso porque Lili e Bárbara perderam seu último jogo na fase de grupos, terminando em segundo na chave E, sendo obrigadas, desta forma, a disputar uma partida eliminatória para se garantirem nas oitavas. A derrota, no detalhe, foi para Holtwick/Semmler (ALE): 2 a 0, parciais de 21/18 e 26/24. Mas a dupla brasileira se superou na fase seguinte, venceu por 2 a 0 (22/20 e 21/17) uma outra dupla alemã, formada por Borger e Büthe, e avançou para as oitavas.

TABELA E RESULTADOS
SITUAÇÃO DOS GRUPOS
GALERIA DE FOTOS

quinta-feira, 25 de abril de 2013

CIRCUITO MUNDIAL: Ricardo e Álvaro Filho avançam as oitavas de final na China

A vibração do experiente Ricardo e do novato Álvaro Filho
A dupla Ricardo/Álvaro Filho confirmou o bom momento e foi a única entre as brasileiras a se classificar diretamente para as oitavas de final do Open de Fuzhou (CHN), etapa de abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2013. Na madrugada desta QUINTA-FEIRA (25.04), horário de Brasília, no Minjiang Riverside Park, a recém formada parceria venceu mais uma, manteve a invencibilidade e surge como uma das favoritas ao título na China.

Das outras três duplas comandadas pela técnica Letícia Pessoa, apenas Hevaldo/Thiago já está eliminada. Eles precisavam vencer para manter as chances de classificação, mas voltaram a perder e deram adeus à competição. Já Bruno Schmidt/Pedro Solberg e Vitor Felipe/Evandro, que fecharam a fase de grupos do torneio principal com duas vitórias e uma derrota, avançam e continuam vivos, mas terão que enfrentar uma segunda fase de classificação para carimbarem uma vaga para as oitavas de final.

A vitória que garantiu a Ricardo e Álvaro Filho o primeiro lugar do Grupo C foi em cima dos letões Sorokins e Smedins: 2 a 0, parciais de 21/16 e 21/17. No total, três vitórias em três jogos, sem perder um set sequer – uma delas, inclusive, sobre Bruno e Pedro, que caíram na mesma chave. Nesta quinta-feira, os atuais campeões do Circuito Banco do Brasil venceram os russos Prokopiev e Bogatov com um duplo 21/18 e enfrentarão na próxima fase uma outra dupla da Letônia: Smedins e Samoilovs.

Já pelo Grupo E, Vitor Felipe e Evandro, que tinham vencido as duas partidas no primeiro dia da competição, foram derrotadas nesta quinta pelos ucranianos Popov e Samoday por 2 a 1, parciais de 21/19, 19/21 e 15/12, em 54 minutos de jogo. E, assim como Bruno e Pedro, terão que enfrentar uma segunda fase classificatória para avançar às oitavas. E os adversários na briga por esta vaga serão os australianos Kapa e McHugh.

Nesta quinta-feira à noite no Brasil – manhã de sexta na China – começam os jogos da segunda fase de classificação. Logo em seguida, já entram em cena as oitavas de final. No mesmo dia ainda serão disputadas as quartas de final. Nas oitavas, Ricardo e Álvaro Filho vão encarar o vencedor do duelo entre Xu/P.Gao (CHN) e Spijkers/Van de Velde (HOL). Caso avancem para as oitavas, Bruno e Pedro jogarão contra os alemães Erdmann e Matysik, enquanto Vitor Felipe e Evandro, se vencerem, enfrentarão os também alemães Dollinger e Windscheif.

TABELA E RESULTADOS
SITUAÇÃO DOS GRUPOS
GALERIA DE FOTOS

CIRCUITO MUNDIAL: Brasileiras avançam invictas em Fuhzhou

E ninguém conseguiu parar as mulheres brasileiras no primeiro dia de disputa do torneio principal da etapa Open de Fuzhou, na China, na abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2013. Na madrugada desta QUINTA-FEIRA (25.04), horário de Brasília, no Minjiang Riverside Park, as duplas Maria Elisa/Ágatha, Lili/Bárbara Seixas e Taiana/Talita venceram suas duas primeiras partidas na competição, lideram seus grupos e já estão garantidas na próxima fase.

E para avançarem diretamente para as oitavas de final, basta vencer também a terceira partida, em rodada que será disputada a partir da noite desta quinta-feira (de Brasília), manhã de sexta-feira na China. Vale ressaltar que são 32 duplas divididas em oito chaves de quatro, e o primeiro lugar de cada grupo se classifica diretamente para as oitavas, enquanto os segundos e terceiros colocados seguem para uma segunda fase classificatória.

Pelo Grupo G, Maria Elisa/Ágatha, parceria que estreia neste Circuito Mundial, iniciou a competição com uma vitória sobre as canadenses Broder e Valjas por 2 a 0, parciais de 21/14 e 21/12. Em seguida, não tomou conhecimento da dupla Mashkova/Tsimbalova, do Cazaquistão, e aplicou um novo 2 a 0 (21/8 e 21/17). Elas dividem o primeiro lugar do grupo com as holandesas Van Gestel e Meppelink, que também venceram dois jogos. O confronto desta sexta contra elas define quem avança em primeiro.

Já Lili e Bárbara Seixas, dupla que se sagrou campeã mundial sub-21 em 2007, mas que não jogava junta desde então, estrearam com uma boa vitória sobre as suíças Forrer e Vergé Dépré: 2 a 0, parciais de 21/11 e 21/17. No jogo seguinte válido pelo Grupo E, derrotaram as americanas Fopma e Sweat por 2 a 0 (21/14 e 21/16) e, agora, dividem a liderança com a dupla alemã Holtwick/Semmler, com a qual duelam pela vaga direta às oitavas de final.

Por fim, pelo Grupo H, Taiana e Talita, parceria recém formada, que disputou apenas quatro etapas do Circuito Banco do Brasil 2012/2013, iniciaram sua caminhada superando as tchecas Bonnerova e Hermannova: 2 a 0 (21/13 e 22/20). Na outra partida do dia, derrotaram as italianas Gioria e Giombini, também por 2 a 0 (21/10 e 21/17), e lideram absolutas sua chave. Para fechar a primeira fase do torneio principal, enfrentam as chinesas Yue Y./Y.Ma.

TABELA E RESULTADOS
SITUAÇÃO DOS GRUPOS
GALERIA DE FOTOS

quarta-feira, 24 de abril de 2013

CIRCUITO MUNDIAL: Ricardo/Álvaro Filho e Vitor Felipe/Evandro já se garantem na próxima fase em Fuzhou

Vitor Felipe abraça Evandro. Dupla venceu seus dois jogos
No primeiro dia de disputa do torneio principal masculino no Open de Fuzhou, na China, etapa de abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2013, duas duplas brasileiras brilharam e já se garantiram na próxima fase. Pelo Grupo C, no Minjiang Riverside Park, Ricardo/Álvaro Filho venceu seus dois jogos na madrugada desta QUARTA-FEIRA (24.04), horário de Brasília, mesmo desempenho de Vitor Felipe/Evandro pelo Grupo E.

E um dos grandes jogos do dia foi justamente entre Ricardo e Álvaro Filho contra os atuais campeões do Circuito Banco do Brasil, Bruno Schmidt e Pedro Solberg. Vitória da parceria recém formada na seleção brasileira: 2 a 0, parciais de 21/18 e 21/19. No jogo seguinte, o campeão olímpico e Alvinho venceram os russos Prokopiev e Bogatov exatamente pelo mesmo placar e se garantiram na próxima fase. Se derrotarem Sorokins/Smedins (LET) na madrugada desta quinta (de Brasília), confirmam o primeiro lugar do grupo e avançam diretamente para as oitavas de final.

Bruno Schmidt e Pedro Solberg se recuperaram no segundo jogo, superando os letões Sorokins e Smedins por 2 a 0 (21/19 e 21/16). Para dependerem apenas de si, precisam vencer os russos nesta quinta para se garantirem entre os três do grupo que avançam. Vale ressaltar que o primeiro colocado de cada chave se classifica automaticamente para as oitavas, enquanto os outros dois passam por uma segunda fase classificatória.

Pelo Grupo E, quem fez bonito, com duas belas apresentações, foi a dupla Vitor Felipe/Evandro. Na estreia em Fuzhou, eles bateram os holandeses Stiekema e Varenhorst por 2 a 1 (21/15, 14/21 e 15/12), num jogo de superação. Para confirmar a boa fase nesse início de caminhada no Circuito Mundial, a dupla ainda venceu os alemães Erdmann e Matysik por 2 a 0 (21/17 e 21/19). Para se firmarem em primeiro do grupo, enfrentarão Popov/Samoday (UCR) nesta quinta.

Já Thiago e Hevaldo não tiveram a mesma sorte. Pelo Grupo F, perderam suas duas partidas e são obrigados a vencer a terceira para ainda sonharem com classificação. Na estreia, foram superados pela dupla da Letônia, formada por Smedins/J.Samoilovs (2 a 0, parciais de 21/18 e 21/17), e também não foram páreo para os alemães Dollinger e Windscheif, sendo derrotados novamente por 2 a 0 (21/13 e 21/14). Nesta quinta, enfrentam os chineses Chen/Li.
TABELA (torneio principal)
GALERIA DE FOTOS

CIRCUITO MUNDIAL: Maria Clara/Carol perde no qualifying e não se classifica em Fuzhou

Maria Clara e Carol no jogo contra as inglesas
Infelizmente, a estreia do Brasil no torneio feminino do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2013 foi com derrota e eliminação. Pela etapa Open de Fuzhou, na China, disputada no Minjiang Riverside Park, a dupla formada pelas irmãs cariocas Maria Clara e Carol não conseguiu avançar do qualifying para a fase principal e está fora da competição.

A derrota foi para a dupla inglesa Dampney/Boulton: 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/19, em 35 minutos de partida. Na história do Circuito Mundial, Maria Clara e Carol já jogaram juntas 103 etapas, tendo conquistado um primeiro lugar, um segundo e oito terceiros. Agora, elas tentarão se recuperar no Grand Slam de Xangai, também na China, que será realizado na próxima semana, de 1 a 5 de maio.

Terminado o torneio qualifying, foram definidos os grupos da fase principal. São oito chaves formadas por quatro duplas cada uma, num total de 32 parcerias lutando pelo título da etapa. O primeiro lugar de cada grupo se classifica diretamente para as oitavas de final, enquanto os segundos e terceiros avançam para uma segunda fase classificatória.

A dupla Maria Elisa/Ágatha começa a disputa no Grupo G, ao lado das holandesas Van Gestel e Meppelink, das canadenses Broder e Valjas e de Mashkova e Tsimbalova, do Cazaquistão. Pelo Grupo E, Lili e Bárbara Seixas enfrentarão Holtwick/Semmler (ALE), Forrer/Vergé Dépré (SUI) e Fopma/Sweat (EUA). Por fim, no Grupo H, Taiana/Talita encara as chinesas Yue Y./Y.Ma, as tchecas Bonnerova/Hermannova e as italianas Gioria/Giombini.

“Nossa expectativa é muito boa. Aqui na China, vamos seguir o trabalho que concluímos no Brasil, com a formatação das novas duplas e a implementação do novo sistema de seleções dentro do Brasil e no contexto mundial. Que a gente consiga retratar nossa excelente fase de treinamentos em resultados positivos no Circuito Mundial”, declarou o técnico Marcos Miranda.

TABELA (qualifying feminino)

CALENDÁRIO DO CIRCUITO MUNDIAL 2013:

23 a 28/04 – Fuzhou (China) – Masculino/Feminino – OPEN
1º a 5/05 – Xangai (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
22 a 26/05 – Corrientes (Argentina) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
11 a 16/06 – Haia (Holanda) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
19 a 23/06 – Roma (Itália) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
9 a 14/07 – Gstaad (Suíça) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 28/07 – Long Beach (Estados Unidos) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 28/07 – Anapa (Rússia) – Masculino/Feminino – OPEN
7 a 11/08 – Berlim (Alemanha) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
14 a 18/08 – Londres (Inglaterra) – Masculino/Feminino – OPEN
21 a 25/08 – Moscou (Rússia) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
11 a 15/09 – Vizag (Índia) – Masculino/Feminino – OPEN
25 a 29/09 – Kampala (Uganda) – Masculino/Feminino – OPEN
2 a 06/10 – Pequim (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
9 a 13/10 – São Paulo (Brasil) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 27/10 – Xiamen (China) – Feminino – OPEN
29/10 a 03/11 – Phuket (Tailândia) – Feminino – OPEN
11 a 15/12 – Durban (África do Sul) – Masculino/Feminino – OPEN
20 a 24/11 – Dubai (Emirados Árabes) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM

CIRCUITO MUNDIAL: Rivais até outro dia, Lili e Bárbara Seixas têm recomeço juntas em Fuzhou

Bárbara Seixas jogará com Lili em Fuzhou, na China
Até domingo passado, rivais. A partir de agora, parceiras. Desliga-se a chave do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013 e aciona-se a do Circuito Mundial 2013. Bárbara Seixas, que acabou de ser campeã nacional com Ágatha, passa a formar, pela seleção brasileira, dupla com Lili, a mesma que, ao lado de Rebecca, lutava pelo título contra a que estará a seu lado a partir de agora. A estreia oficial se dará nesta QUINTA-FEIRA (25.04) pela manhã na China, QUARTA-FEIRA à noite pelo horário de Brasília, na etapa Open de Fuzhou.

Na verdade, trata-se de uma estreia, mas na categoria adulta, pois Lili e Bárbara Seixas já foram parceiras na base. Em 2007, há exatos seis anos, a dupla sagrou-se campeã mundial sub-21, na Itália. Na verdade, quem jogará junta pela primeira vez é a dupla Maria Elisa/Ágatha, outro time formado pelo técnico Marcos Miranda para representar o Brasil. Os outros dois já se conhecem mais e têm um entrosamento maior, pois vinham jogando o circuito nacional: Taiana/Talita e Maria Clara/Carol. Apenas as irmãs cariocas começam no torneio qualifying.

E o retrospecto da dupla Lili/Bárbara Seixas é o melhor possível. Lili lembra que elas jamais perderam jogando juntas. Daí a certeza de que poderão fazer um bom papel no Circuito Mundial.

“Eu é Bárbara estamos invictas. Fizemos uma boa parceria em 2007. Trata-se de uma grande amiga e estou certa de que nos daremos muito bem no Circuito Mundial. Até outro dia éramos adversárias, é verdade, mas já temos que girar a chave e fazer o melhor papel possível pelo Brasil”, declarou a capixaba, que já participou de quatro edições da competição, tendo como parceiras Ângela, Luana e Maria Clara. Jogou 34 etapas, mas jamais subiu ao pódio.

Já a carioca Bárbara Seixas esteve presente em apenas três edições do Circuito Mundial: só disputou uma etapa em 2006, ao lado de Carol, duas em 2009, com Neide, e nove em 2012 jogando com Ágatha, quando conquistou um terceiro lugar na etapa da Tailândia. Voltar a jogar com Lili lhe remete ao passado:

“Nossa! Já tem muito tempo que jogamos juntas. Eu só tinha 20 anos. Mas nós temos uma afinidade bem bacana em quadra e um ótimo relacionamento fora dela. E o bom é que a Lili joga tanto na entrada como na saída. É claro que é apenas um recomeço, nosso melhor jogo ainda precisa se encaixar, mas conhecemos os times que jogam o Circuito e também usaremos isso para ajustar a nossa dupla. O mais importante é estarmos 100% nesse início de competição.”
TABELA (qualifying feminino)

CALENDÁRIO DO CIRCUITO MUNDIAL 2013:
23 a 28/04 – Fuzhou (China) – Masculino/Feminino – OPEN
1º a 5/05 – Xangai (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
22 a 26/05 – Corrientes (Argentina) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
11 a 16/06 – Haia (Holanda) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
19 a 23/06 – Roma (Itália) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
9 a 14/07 – Gstaad (Suíça) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 28/07 – Long Beach (Estados Unidos) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 28/07 – Anapa (Rússia) – Masculino/Feminino – OPEN
7 a 11/08 – Berlim (Alemanha) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
14 a 18/08 – Londres (Inglaterra) – Masculino/Feminino – OPEN
21 a 25/08 – Moscou (Rússia) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
11 a 15/09 – Vizag (Índia) – Masculino/Feminino – OPEN
25 a 29/09 – Kampala (Uganda) – Masculino/Feminino – OPEN
2 a 06/10 – Pequim (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
9 a 13/10 – São Paulo (Brasil) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 27/10 – Xiamen (China) – Feminino – OPEN
29/10 a 03/11 – Phuket (Tailândia) – Feminino – OPEN
11 a 15/12 – Durban (África do Sul) – Masculino/Feminino – OPEN
20 a 24/11 – Dubai (Emirados Árabes) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM

terça-feira, 23 de abril de 2013

Hevaldo e Thiagos superam qualifying e avançam em Fuzhou, na China

Circuito Mundial: Hevaldo na disputa
O Brasil começou bem o Circuito Mundial 2013. Na madrugada desta TERÇA-FEIRA (23.04), horário de Brasília, a dupla Hevaldo/Thiago avançou para o torneio principal da etapa Open de Fuzhou, na China. No qualifying, os brasileiros derrotaram os suecos Gunnarsson e Brinkborg por 2 sets a 0, parciais de 25/23 e 21/18, em 44 minutos de jogo, e seguem firmes na luta pelo título, juntando-se às outras três duplas comandadas pela técnica Letícia Pessoa.

Pelo ranqueamento, Bruno Schmidt/Pedro Solberg, Ricardo/Álvaro Filho e Vitor Felipe/Evandro já iniciam a etapa diretamente do torneio principal, que agora conta com 32 duplas divididas em oito grupos de quatro. Hevaldo/Thiago, dupla recém formada na seleção brasileira, que até aqui só havia disputado uma etapa do Sul-Americano 2012/2013, caiu no Grupo F, ao lado de Smedins/J.Samoilovs, da Letônia, Dollinger/Windscheif, da Alemanha, e Chen/Li, da China.

E haverá um duelo brasileiro já na primeira fase do Circuito Mundial. Bruno Schmidt e Pedro Solberg caíram na mesma chave de Ricardo e Álvaro Filho, o Grupo C, que ainda conta com Sorokins/Smedins, da Letônia, e Prokopiev/Bogatov, da Rússia. Já Vitor Felipe/Evandro ficou no Grupo E, que é formado pelos alemães Erdmann e Matysik, pelos holandeses Stiekema e Varenhorst e pelos ucranianos Popov e Samoday.

O torneio principal masculino entra em cena na manhã desta QUARTA-FEIRA (24.04) na China, noite desta TERÇA-FEIRA (23.04) no Brasil, e as duas melhores parcerias de cada grupo se classificam para as oitavas de final. Os jogos em Fuzhou são disputados no Minjiang Riverside Park.

TABELA (qualifying masculino)
GALERIA DE FOTOS
CALENDÁRIO DO CIRCUITO MUNDIAL 2013:
23 a 28/04 – Fuzhou (China) – Masculino/Feminino – OPEN
1º a 5/05 – Xangai (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
22 a 26/05 – Corrientes (Argentina) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
11 a 16/06 – Haia (Holanda) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
19 a 23/06 – Roma (Itália) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
9 a 14/07 – Gstaad (Suíça) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 28/07 – Long Beach (Estados Unidos) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 28/07 – Anapa (Rússia) – Masculino/Feminino – OPEN
7 a 11/08 – Berlim (Alemanha) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
14 a 18/08 – Londres (Inglaterra) – Masculino/Feminino – OPEN
21 a 25/08 – Moscou (Rússia) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
11 a 15/09 – Vizag (Índia) – Masculino/Feminino – OPEN
25 a 29/09 – Kampala (Uganda) – Masculino/Feminino – OPEN
2 a 06/10 – Pequim (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
9 a 13/10 – São Paulo (Brasil) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 27/10 – Xiamen (China) – Feminino – OPEN
29/10 a 03/11 – Phuket (Tailândia) – Feminino – OPEN
11 a 15/12 – Durban (África do Sul) – Masculino/Feminino – OPEN
20 a 24/11 – Dubai (Emirados Árabes) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM

segunda-feira, 22 de abril de 2013

CIRCUITO SUB-19 BANCO DO BRASIL - VERÃO: Duda/Tainá e Matheus/Renato conquistam a capital federal

A dupla sergipana formada por Duda e Tainá confirmou a boa fase e conquistou as duas etapas Verão do Circuito Sub-19 Banco do Brasil: a primeira delas em João Pessoa (PB) e a segunda, neste DOMINGO (21.04), em Brasília (DF), que comemora 53 anos de vida. No torneio masculino, os campeões na capital federal foram os cariocas Matheus Baby e Renato.

Para chegarem a mais uma decisão, Duda e Tainá superaram com sobras as paraibanas Andressa e Catarina nas semifinais: vitória de 2 a 0, parciais de 21/13 e 21/7. Na outra partida que valia vaga na final, Carol/Índia (SE/PA) venceu Graziele/Giovania (PR), também por 2 a 0 (21/15 e 21/19).

Na grande final, realizada na arena montada na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), situada no Setor de Clubes Esportivos Sul, Duda e Tainá comprovaram por que são as melhores da categoria no momento. Com um duplo 21/14, derrotaram Carol e Índia e subiram mais uma vez ao lugar mais alto do pódio.

Na disputa pelo terceiro lugar, Andressa e Catarina superaram Graziele e Giovania, vencendo por 2 a 0 (21/14 e 21/12), e completaram o pódio em Brasília (DF).

Entre os homens, final entre duplas cariocas. Melhor para Matheus Baby e Renato, que venceram Maia e Ravel por 2 a 0, com parciais de 21/16 e 21/ 17, e levaram o título. Na semifinal, eles encontraram mais dificuldades para superar a dupla Vinícius/Thiago Betzler, conquistando uma vitória de virada: 2 a 1, parciais de 16/21, 21/15 e 17/15.

George e Pedro (PB), que foram campeões da primeira etapa Verão, em João Pessoa (PB), desta vez ficaram com o terceiro lugar, ao derrotarem Vinícius e Thiago Betzler por 2 a 0 (21/18 e 23/21).

Criadas pela Confederação Brasileira de Voleibol para dar maior visibilidade à nova geração, as etapas Verão foram só um aperitivo para a garotada da categoria sub-19. Neste ano, ainda acontecerão outras duas etapas do Circuito Sub-19 Banco do Brasil: a primeira em Cabo Frio (RJ), entre os dias 9 e 12 de maio, e a segunda em Belo Horizonte (MG), de 23 a 26 do mesmo mês.

Temporada 2013 sela as despedidas de Franco, Pedro Cunha e Shaylyn Júlia Schmidt e Roninho Ferramenta

Franco, Pedro Cunha, Ferramenta, Júlia Schmidt e Shaylyn
Além de títulos inéditos no masculino e no feminino, o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2012/2013 também ficou marcado por uma série de despedidas nos dois naipes. Em diferentes momentos da temporada, Franco, Pedro Cunha, Ferramenta, Shaylyn e Júlia Schmidt deram a adeus às areias. Do adeus do veterano cearense, aos 46 anos, à surpreendente decisão de Cunha de abandonar o esporte aos 29, saiba as razões que levaram cada um destes jogadores a desistir da carreira de atleta.

Franco era o atleta mais velho em atividade no Circuito Brasileiro. Na etapa de estreia desta temporada, ao lado de Bruno Schmidt, superou a falta de entrosamento e terminou em segundo lugar. Depois, com o jovem Daniel Souza como parceiro, protagonizou jogos emocionantes do Open de Goiânia ao do Rio de Janeiro, mas chegou no máximo às quartas de final, sempre eliminado no tie-break.

Na virada do ano, no entanto, um susto fez Franco repensar a vida nas quadras. Um mal estar no elevador gerou uma queda e um corte na cabeça. Enquanto se recuperava da pancada, o cearense descobriu uma pneumonia. No total,  passou dois meses em tratamento. Neste período, conversou com o antigo parceiro Roberto Lopes e ouviu os apelos da família. Após mais de duas décadas como profissional, o bloqueador concordou que era hora de ir para os bastidores.

vôlei de franco ao lado da esposa (Foto: Fernando Elias / CBV)
Franco homenageia a esposa Suellen em cerimônia
promovida pela CBV (Foto: Fernando Elias / CBV)
- Nunca achava que era o momento certo, até porque eu nunca tive nenhuma lesão séria. Mas quando ocorreu esse incidente no final do ano, fiquei em casa refletindo. Passei dois meses parado sem treinar, que era o que eu mais gostava de fazer. Por causa da minha idade, treinar com intensidade, como se fosse jogo, era essencial. Ali vi que minha colaboração como atleta já tinha sido dada, e que era hora de colaborar de outra forma. O vôlei de praia é como um filho para mim.Vi nascer, crescer, e hoje está adulto.  Não tenho como me afastar, mas estou bem resolvido sobre seguir agora nos bastidores.
Franco agora cursa uma pós-graduação em marketing esportivo, atuou como diretor técnico do Rei da Praia, em fevereiro, no Rio de Janeiro e está ajudando na organização de competições sub-19 da modalidade.

Pedro Cunha surpreende e para no auge

Quinto colocado nos Jogos de Londres e então vice-líder do ranking brasileiro ao lado de Ricardo,  Pedro Cunha surpreendeu até o próprio parceiro ao decidir abandonar a carreira de atleta. Aos 29 anos, o defensor achou que não valia mais a pena conviver com o sacrifício de jogar com dor - uma tendinite no joelho direito o atormentava há cerca de um ano. Repensou as escolhas e achou que era hora de ter "uma vida normal", sem a rotina extenuante dos atletas de alto rendimento. Enquanto os ex-companheiros disputavam a última etapa da temporada, o carioca curtia férias no Havaí.

- A vida de um atleta de alto desempenho é muito sacrificante como um todo. São quase 24 horas por dia, sete dias por semana de dedicação. Esse desgaste pesou na minha decisão. Quero tentar ter uma vida normal agora. Trabalhando, mas depois indo para casa, tendo um dia normal - disse, em entrevista ao SporTV.com, em fevereiro.

ricardo e pedro cunha volei de praia maceió (Foto: Pedro Luiz/CBV)
Pedro Cunha em sua despedida no Open de Maceió: carioca agora curte férias (Foto: Pedro Luiz/CBV)
A última baixa no naipe masculino foi a saída de Roninho Ferramenta, apenas aos 27 anos. A decisão de deixar o vôlei foi extremamente racional. Com a implantação do sistema de seleções nas areias, em que apenas atletas convocados podem disputar o Circuito Mundial, Ferramenta se viu fora dos planos da CBV e perdeu o ânimo. Optou por uma mudança radical de vida, foi morar em Kloten, na Suíça, com a namorada, e retomou os estudos.

- Não foi uma decisão fácil, pois assim como a maioria, eu amo esse esporte. E o sonho de todo atleta é jogar o  Circuito Mundial e garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos. Mas com esse novo formato de seleção o meu sonho ficou impossível de se tornar realidade.

Sonho de ser médica muda vida de Shaylyn e Júlia Schmidt
 
vôlei de praia Shaylyn pré-vestibular (Foto: Arquivo Pessoal)
Shaylyn no curtinho pré-vestibular: cearense quer
cursar Medicina (Foto: Arquivo Pessoal)
No feminino, as duas despedidas precoces tiveram a mesma motivação: o desejo de cursar Medicina em uma universidade. Júlia Schmidt,  aos 21 anos, e Shaylyn, aos 31, acreditaram que este era o momento certo de dar uma guinada e arriscar a carreira acadêmica. No momento as duas frequentam, em suas respectivas cidades (Vila Velha e Fortaleza), aulas um cursinho pré-vestibular.

Shaylyn encerrou sua trajetória após 13 anos como  profissional. Ao todo, disputou 155 etapas do Circuito Brasileiro, venceu 396 jogos e subiu ao pódio em 33 oportunidades. (três títulos, sete segundos lugares e 23 terceiros). Nesta sexta-feira, entrou em quadra pela última vez ao lado de Vivian e saiu derrotada. Depois, ganhou o carinho da irmã Shelda e reafirmou a certeza sobre sua escolha.

- Amadureci essa ideia desde o ano passado e estou estudando no cursinho. Talvez se minha cabeça não estivesse ocupada eu sentisse mais. Até achei que eu fosse chorar. Eu me surpreendi sobre a forma como agi nos jogos. Achei que fosse ficar ansiosa, mas não. Em algum momento vou sentir saudades, vou chorar. Mas só sentimos falta do que aquilo que foi bom. E acho que tive mais momentos bons do que ruins.

vôlei de praia Shaylyn Brasília (Foto: Helena Rebello)
Shaylyn e Shelda se esticam para se cumprimentar após o último jogo da caçula (Foto: Helena Rebello)

Depois do título da temporada, Ágatha e Bárbara Seixas vencem em Brasília

Circuito Brasileiro: Campeãs Brasileira
Elas garantiram o título da temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia no sábado, nas semifinais contra Lili/Rebecca (ES/CE), e ainda confirmaram o ótimo momento sendo campeãs da etapa de Brasília (DF) neste DOMINGO (21.04). Na decisão, Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) venceram Taiana/Talita (CE/AL) por 2 sets a 0, parciais de 27/25 e 21/18, e fizeram a festa na capital federal.

Se fosse Fórmula 1, poderia-se dizer que a paranaense e a carioca aceleraram na reta final e deixaram todas as adversárias para trás. Foi uma arrancada impressionante. Até a etapa de Fortaleza (CE), Ágatha e Bárbara Seixas estavam em terceiro lugar no ranking. De lá para cá, conquistaram as três últimas etapas do Circuito, em João Pessoa (PB), Maceió (AL) e, agora, em Brasília (DF). Daí a contagiante comemoração ao final da partida. Uma dupla campeã em dois dias seguidos na arena montada na Esplanada dos Ministérios.

“Que reta final! É um sentimento de alívio, de alegria, da sensação de um trabalho bem feito. Tudo valeu a pena para chegarmos até este momento. Brasília agora ficará para sempre no meu coração. Foi uma delícia essa etapa. Conseguimos manter a concentração e a regularidade. Queria agradecer a toda comissão técnica e especialmente a Babi (Bárbara), que, além de ser uma parceira de qualidade, é uma grande amiga”, declarou Ágatha, eleita a melhor jogadora da final.

Bárbara Seixas, radiante no pódio ao estourar sua champagne e vibrar demais, reforçou as palavras da companheira. Segundo ela, a amizade fora das quadras é um ponto fundamental para o sucesso da parceria.

“Nossa comissão é uma família. Somos muito gratas a cada um deles, que fizeram um trabalho maravilhoso para que pudéssemos chegar a esse nível. Mas tenho que fazer um agradecimento especial a Ágatha, que é uma jogadora de força, de raça e muita técnica, que cresceu demais nessa temporada. Seremos rivais no Circuito Mundial, mas o importante é representar bem o Brasil e fazer um bom papel lá fora também”, comentou Bárbara, que, pela seleção, forma dupla com Lili, enquanto Ágatha fará parceria com Maria Elisa.

Já a dupla Taiana e Talita, que se formou recentemente e jogou junta as quatro últimas etapas do Circuito, subiu ao pódio pela segunda vez, atingindo o melhor resultado da parceria. Mas a cearense admite que ficou um gosto amargo.

“A gente vinha muito bem na competição, com etapas muito boas, com uma regularidade que nos orgulha. Ficou um gostinho de quero mais, pois tínhamos condições de conquistar nosso primeiro título aqui em Brasília. Sabíamos que elas viriam embaladas por terem sido campeãs ontem, mas fizemos o nosso melhor. Ágatha e Bárbara tiveram méritos e estão de parabéns por tudo o que fizeram”, disse Taiana.

Na decisão do terceiro lugar, Lili e Rebecca (ES/CE), que até sábado lutavam pelo título da temporada 2012/2013 com Ágatha e Bárbara Seixas, acabaram derrotadas por Juliana e Maria Elisa (CE/PE) por 2 sets a 0, parciais de 22/20 e 21/13, que repetem o resultado obtido na última etapa, em Maceió (AL).

TABELA E RESULTADOS
GALERIA DE FOTOS

domingo, 21 de abril de 2013

A melhor dupla do Brasil na atualidade, Bruno Schmidt e Pedro Solberg, conquista sétimo título consecutivo

Circuito Brasileiro: Pódio de Brasília
Foi mesmo quase impossível pará-los na temporada. Campeões por antecipação em Maceió (AL), Bruno Schmidt e Pedro Solberg (DF/RJ) confirmaram o grande momento em Brasília (DF) com mais uma etapa conquistada do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013. Do total de dez realizadas, a dupla, que jogou nove delas, subiu ao lugar mais alto do pódio oito vezes e ainda contabilizou um terceiro lugar. E mais: com o triunfo na capital federal, igualou o recorde de Alison/Harley (ES/DF) na edição 2009, de sete etapas vencidas em sequência.

A conquista foi como mais um presente para a cidade de Brasília, que neste domingo completa 53 anos, e também para Bruno Schmidt, que pela primeira vez é campeão dentro de casa. Aliás, é o primeiro brasiliense na história a vencer uma etapa do Circuito no Distrito Federal, em 14 edições realizadas. A decisão, na arena montada na Esplanada dos Ministérios, foi contra a dupla sensação na capital federal, Renatão/Gilmário (PB), que veio do torneio qualifying para brilhar na 10ª e última etapa da principal competição do vôlei de praia brasileiro. Mas os paraibanos não conseguiram parar os campeões, que venceram por 2 a 0 (21/15 e 21/14).

“É uma sensação maravilhosa. Sinceramente, não esperava entrar em quadra e ouvir o meu nome gritado pelo público da minha cidade durante todo o jogo. Ter esse reconhecimento é demais. Tenho sete anos de carreira, passei por muitas dificuldades, sou o jogador mais baixo do circuito brasileiro e mundial (1,85m), mas minha família sempre esteve do meu lado para me fortalecer. Quero dedicar tudo ao Pedro, esse grande jogador, o mais novo a conquistar o Circuito Mundial. Só tenho a agradecê-lo pela oportunidade de jogar ao seu lado”, declarou Bruno Schmidt, que ainda foi eleito o melhor jogador da final.

Ao final da partida, o carioca Pedro Solberg chegou a se emocionar e a chorar com mais uma etapa conquistada. Como chegou a dizer na véspera da decisão, nunca imaginava que alguma dupla pudesse igualar o feito de Alison e Harley. Um resultado para fechar com chave de ouro uma temporada praticamente perfeita.

“É importante finalizar uma competição desta forma. Realmente, eu e Bruno formamos uma parceria de verdade, temos uma química muito boa. Ele me ajudou a ser campeão na etapa do Rio, na minha casa, e pude retribui-lo aqui, agora, na cidade onde ele nasceu. Isso é muito legal, vencer com toda a família e os amigos por perto. Se a gente conseguir reproduzir esse nosso momento no Circuito Mundial, que começa nesta semana, temos tudo para dar certo também”, disse Pedro, que segue hoje rumo à China, para a etapa Open de Fuzhou, a primeira da temporada 2013.

E os derrotados Renatão e Gilmário não se sentiam desta forma após a decisão. Afinal, a dupla paraibana chegou à sua primeira final, em apenas três etapas jogando junta, e surpreendeu muita gente. Deixaram pelo caminho, por exemplo, as parcerias Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB), Bruno/Hevaldo (AM/CE) e, nas semifinais, Harley/Benjamin (DF/MS).

“Vencemos as duas últimas etapas do Circuito Banco do Brasil Nacional, em Maceió e Brasília, e chegamos à nossa primeira decisão do torneio principal. Foi uma etapa muito importante pra gente, por nossa superação, vencendo três fortes duplas mantendo um bom ritmo. E para bater o Pedro e o Bruno, hoje em dia, o adversário tem que jogar muito bem, praticamente não se pode errar. Mas só tenho a agradecer a toda minha comissão técnica e ao Renatão. Estou muito feliz”, afirmou Gilmário.

Na disputa pelo terceiro lugar, melhor para Vitor Felipe/Evandro (PB/RJ), que venceu Harley/Benjamin (DF/MS) com um duplo 21/18 e completou o pódio em Brasília.

TABELA E RESULTADOS
GALERIA DE FOTOS

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Ágatha e Bárbara Seixas são campeãs da temporada 2012/2013

Ágatha e Bárbara Seixas, campeãs da edição 2012/2013
Uma parceria que ainda está para completar dois anos colheu um grande fruto neste SÁBADO (20.04) na capital federal. Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) são as mais novas campeãs do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Pelas semifinais, elas derrotaram Lili e Rebecca (ES/CE), adversárias diretas na luta pelo título da temporada 2012/2013, e chegam à decisão deste DOMINGO (21.04) para tentar consolidar o bom momento da dupla, que venceu as últimas duas etapas da competição. Na final em Brasília (DF), às 10h, com transmissão ao vivo do SporTV, confronto contra Taiana/Talita (CE/AL).

Foi praticamente uma final antecipada, não só da etapa de Brasília como da temporada. Um jogo nervoso, tenso, com grande participação da torcida, que lotou os 1.200 lugares da arena montada na Esplanada dos Ministérios. E tinha mesmo todos os ingredientes de um jogo diferenciado. No primeiro set, disputa ponto a ponto, mas sempre com Lili e Rebecca à frente. No fim, vitória delas por 21 a 18. As líderes do ranking precisavam se impor para garantir o título ainda no sábado.

E foi o que a dupla Ágatha e Bárbara fez. No segundo set, elas desfilaram em quadra o melhor do seu voleibol. Envolventes e concentradas, diminuíram os erros, acertaram o bloqueio e empataram o jogo com um 21/14. Decisão como deveria ser, no tie break, para aumentar ainda mais a emoção. E novamente as líderes do ranking nacional mantiveram a serenidade, conseguiram abrir quatro pontos de vantagem (12 a 8) e fecharam o jogo e o campeonato em 15/12.

“Não estou cabendo dentro de mim de tanta felicidade. Uma alegria transformada em orgulho de toda minha equipe. Estou muito orgulhosa e agradecida por tudo o que fizemos e o que aconteceu com a gente. Nossa! Nem sei o que dizer. Estávamos bem atrás e conseguimos essa reação nessas três últimas etapas”, desabafou Bárbara Seixas, lembrando dos títulos em João Pessoa (PB) e Maceió (AL).

Do outro lado, um misto de lamentação com a certeza do dever cumprido. Quando foi formada, a dupla Lili/Rebecca tinha como objetivo terminar entre as quatro melhores, ganhando rodagem e pontuação. Nesse sentido, a meta foi alcançada com louvor. Mas, por terem chegado longe e o título ter se agigantado à frente delas, ficou aquele gostinho de que poderiam atingir o topo no fim da competição.

“Estávamos agressivas o tempo todo, em todos os sets. Fomos bem no primeio, elas melhoraram no segundo e, no tie break, cometemos uns erros no início, voltamos a vibrar, mas elas mereceram. É sempre duro jogar contra Ágatha e Bárbara. É ruim por não termos conquistado o título, sabíamos que tínhamos totais condições, mas terminar em segundo lugar na competição é um prêmio também, motivo de alegria”, afirmou Lili.

Taiana e Talita derrubam Juliana e Maria Elisa
Na outra semifinal, Taiana e Talita derrotaram Juliana e Maria Elisa (CE/PE) por 2 a 0, parciais de 21/14 e 21/15, apresentando um voleibol de alto nível. Assim, a parceria, formada em janeiro e que, junta, disputou as quatro etapas deste ano do Circuito, chega à sua primeira decisão. A cearense Taiana estava radiante após a partida:

“A gente estava precisando de um tempo para nos adaptarmos e conhecermos melhor o jogo uma da outra. Além de paciência e tranquilidade, nós acreditamos muito uma na outra,sabemos onde podemos chegar. E nosso momento tem muito a ver com a nossa comissão técnica também, que tem feito um ótimo trabalho com a gente. Fizemos um bom jogo contra a Juliana e a Maria e estamos felizes por chegar à nossa primeira final.”

TABELA E RESULTADOS
GALERIA DE FOTOS

Gilmário/Renatão chegam a final em Brasília e tentam parar os campeões da temporada Bruno Schmidt/Pedro Solberg

Vibração de Gilmário e Renatão após a vitória na semifinal
No dia de seu aniversário de 53 anos, a capital federal Brasília receberá uma final das mais curiosas do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013. Neste DOMINGO (21.04), na arena montada na Esplanada dos Ministérios, a dupla já campeã Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ), que chega à sua oitava final em nove etapas que disputou, enfrentará a surpresa da etapa de Brasília (DF): os paraibanos Renatão e Gilmário, que vieram do qualifying e deixaram favoritos pelo caminho. A partida terá transmissão ao vivo do canal SporTV.

Aliás, a dupla do momento do vôlei de praia brasileiro pode entrar para a história neste domingo. Com seis títulos conquistados em série, Bruno Schmidt e Pedro Solberg podem igualar as sete vitórias consecutivas de Alison e Harley (ES/DF) na edição 2009, caso sejam campeões no Distrito Federal. A parceria contabiliza um outro primeiro lugar, em Goiânia (GO), além de um terceiro, em Belo Horizonte (MG). Só não jogaram juntos a primeira etapa, em Cuiabá (MT), pois Pedro estava lesionado.

“Seria especial atingir essa marca do Alison e do Harley. É um recorde muito bonito, impressionante, e pensei que nunca alguém fosse conseguir igualar. Estamos perto, mas ainda tem um jogo. Quando eu e Bruno nos juntamos, a expectativa era grande na formação de um grande time. Estamos nos acostumando a chegar às finais, e isso é bom. Mas temos que manter os pés no chão, sempre”, declarou Pedro Solberg.

Na manhã deste sábado, pelas quartas de final, os campeões por antecipação passaram por Anderson Melo/Averaldo – outra dupla que veio do qualifying – com uma vitória por 2 a 0, parciais de 21/12 e 21/13. Na semifinal, Bruno e Pedro emplacaram um novo 2 a 0 (21/12, 20/22 e 15/8), sobre Evandro e Vitor Felipe (RJ/PB), seus companheiros de seleção brasileira, e se garantiram em mais uma decisão.

“Para falar a verdade, diria até que Evandro e Vitor Felipe eram favoritos nessa semifinal, pela areia dura, mas soubemos buscar o jogo. Reunimos a força e a vontade de vencer e ganhamos bem no tie break”, comentou Bruno Schmidt, que analisou os adversários da final. “É um time que está embalado, que tem uma química boa. Eles venceram Ricardo e Álvaro Filho, além de Harley e Benjamin. Vamos entrar pressionados em quadra”, emendou.

Já Renatão e Gilmário passaram por Bruno e Hevaldo (AM/CE) com uma vitória por 2 a 1, parciais de 21/18, 19/21 e 15/6, antes de fazerem a semifinal contra os experientes Harley e Benjamin (DF/MS). E com um jogo consistente, surpreenderam. Renatão, do alto de seus 2,01m, foi mesmo um gigante, com oito pontos de bloqueio.

“Realmente, tenho que admitir que foi uma surpresa. Viemos do Circuito Nacional pensando em fazer um bom papel, mas não imaginávamos que chegaríamos tão longe. Mas a confiança foi aumentando jogo a jogo, apesar de termos perdido na estreia. E sempre jogamos contra os favoritos do outro lado. E soubemos aproveitar isso. Eu e Gilmário temos uma química muito boa e vamos tentar fazer uma boa apresentação na final”, declarou Renatão.

TABELA E RESULTADOS
GALERIA DE FOTOS

sexta-feira, 19 de abril de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Ricardo/Álvaro Filho estreia com vitória, mas não avança para as quartas

Ricardo e Álvaro Filho não alcançaram o resultado esperado
A etapa de Brasília (DF) do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013 ficará para sempre marcada como a do nascimento de uma nova dupla: Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB). O primeiro torneio jogando juntos, porém, não deixará saudade. Nesta SEXTA-FEIRA (19.04), apesar de terem vencido na estreia, na arena montada na Esplanada dos Ministérios, acabaram derrotados nos dois jogos seguintes e foram precocemente eliminados da competição.

E foi justamente o contraste que marcou o início da caminhada dessa nova dupla, que, inclusive, será uma das representantes do Brasil na etapa de abertura do Circuito Mundial, em Fuzhou, na China, na próxima semana. Após a partida de estreia, quando superaram Bernardo Lima/Ramon Ferreira (CE/RJ) por 2 a 1 (19/21, 21/11 e 17/15), a natural vibração pela primeira vitória...

"Em todo primeiro jogo de qualquer torneio a dificuldade e a ansiedade já são maiores, gera uma grande expectativa. Ainda mais agora, ao lado do Ricardo, na estreia dessa nova parceria. Tivemos uma primeira partida complicada, mas nos superamos e vencemos. Dá mais moral começar assim. Foi bom para quebrar o gelo”, desabafou Álvaro Filho, logo após o primeiro jogo.

“A estreia não foi fácil. Tivemos erros, principalmente no primeiro set, que uma dupla do nosso nível não pode cometer. O importante é que nos mantemos focados e acreditamos até o fim, com a consciência de que poderíamos vencer. É difícil estar dois pontos atrás no tie break, com o adversário para fechar o jogo. A gente espera que tenha sido a primeira de muitas vitórias”, afirmou Ricardo, em seguida.

Mas, no fim da tarde, logo depois da eliminação, com derrotas de 2 a 0 (19/21 e 16/21) para Oscar/Moisés (RJ/BA) e 2 a 1 (19/21, 21/19 e 12/15) para Renatão/Gilmário (PB), a frustração por não ter avançado para as quartas de final, mas a certeza de que o trabalho está apenas começando.

“Ainda não tínhamos jogado uma competição juntos. Nosso time vai pegar maturidade com o tempo, jogando os torneios, com vitórias e derrotas. Temos que aprender também com os erros e procurar melhorar, sempre. E levar esse aprendizado adiante”, analisou o campeão olímpico.

As quartas de final, que serão disputadas neste sábado, das 9h às 13h, ficaram definidas com os seguintes confrontos: Filipe/Márcio Gaudie (ES/RJ) x Harley/Benjamin (DF/MS), Hevaldo/Bruno (CE/AM) x Renatão/Gilmário (PB), Vitor Felipe/Evandro (PB/RJ) x Oscar/Moisés (RJ/BA), e Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ) x Ânderson Melo/Averaldo (RJ/TO).

No fim da tarde, entrarão em cena as semifinais, de 17h50 às 21h30. As finais e disputas de terceiro lugar fecharão o torneio na manhã de domingo, dia do aniversário de 53 anos de Brasília (DF).

Lembrando que as semifinais e as finais serão transmitidas ao vivo pelo canal SporTV. Todos os jogos realizados na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp. Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp.

TABELA E RESULTADOS

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Disputa pelo título no feminino continua em aberto em Brasília

As líderes Ágatha e Bárbara Seixas
A briga pelo título no torneio feminino do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013 continua em aberto. A dupla Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), líder da competição, e Lili/Rebecca (ES/CE), parceria que segue na cola numa briga jogo a jogo, avançaram nesta SEXTA-FEIRA (19.04) para as quartas de final, que serão realizadas na manhã deste SÁBADO (20.04), na arena montada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Apesar de ambas as duplas terem se classificado, adiando a definição das campeãs, Ágatha e Bárbara venceram seus dois compromissos do dia, enquanto Lili e Rebecca venceram o primeiro jogo e perderam o segundo. As líderes estrearam na capital federal com uma vitória sobre Elize/Fernanda Berti (ES/RJ) por 2 a 0 (21/14 e 21/13). E repetiram o placar contra Shaylyn/Vivian (CE/PA), com parciais de 21/15 e 21/13, confirmando o primeiro lugar do Grupo B.

“Vencemos nossos dois jogos desta primeira fase, que foram muito bons e consistentes, e continuamos bem tranquilas. E orgulhosas pelo trabalho consciente que estamos fazendo. Faltam menos partidas agora para o título, mas o pensamento de focar jogo a jogo continua, bem pés no chão”, declarou a carioca Bárbara Seixas.

Já Lili e Rebecca, que, para serem campeãs, precisam vencer a etapa e torcer para suas adversárias diretas terminarem do quarto lugar em diante, começaram esta sexta-feira com vitória sobre Chell/Izabel (DF/PA): 2 a 0, parciais de 21/7 e 21/15. Mas, à tarde, acabaram derrotadas pela dupla Talita/Taiana (AL/CE) pelos mesmos 2 a 0 (21/16 e 21/15). Ainda assim, classificaram-se em segundo no Grupo C.

“Jogamos bem nossa primeira partida, impondo o nosso ritmo, mas, no segundo, Talita e Taiana foram muito bem, com pouquíssimos erros. Nas quartas de final vamos com tudo para tentar manter vivo esse sonho do título. Estamos focadas em fazer o nosso melhor e não podemos deixar que nada nos influencie negativamente”, disse Lili.

Nas quartas de final, Ágatha/Bárbara Seixas enfrentará Raquel/Josi (RJ/SC), enquanto Lili/Rebecca terá pela frente as irmãs cariocas Maria Clara e Carol. Os outros confrontos na luta pelas semifinais serão Juliana/Maria Elisa (CE/PE) x Neide/Ângela (AL/DF) e Elize/Fernanda Berti (ES/RJ) x Talita/Taiana (AL/CE).

Uma amarga despedida das areias para Shaylyn

A etapa de Brasília já ficaria mesmo marcada como a da despedida de Shaylyn (CE) das areias. Infelizmente, porém, não foi da forma como ela gostaria. Nesta sexta-feira, ao lado da parceira Vivian (PA), ela não avançou às quartas de final, com a dupla sendo eliminada após duas derrotas: 2 a 0 (21/19 e 21/17) para Elize/Fernanda Berti (ES/RJ) e outro 2 a 0 (21/15 e 21/13), para as líderes Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ).

“Foi uma pena não me classificar para as quartas de final. Realmente, não esperava. Mas agradeci à Vivian, ainda na quadra, por tudo o que ela fez por mim nessas últimas etapas. Fui muito feliz nesses meus 13 anos. Vou ficar com saudade? Vou, mas isso é gostoso também. Aprendi muito com o voleibol e com a vida em torno dele. Não me arrependo de nada e faria tudo de novo. Fechou-se um ciclo e, agora, se abre outro”, desabafou Shaylyn, que parte para realizar o sonho de fazer Medicina.

Em seus 13 anos de carreira, Shaylyn disputou 156 etapas do Circuito Banco do Brasil, venceu 396 jogos e subiu ao pódio 33 vezes (3 primeiros lugares, 7 segundos e 23 terceiros). Já no Circuito Mundial, representou o Brasil em 56 etapas, conquistando 98 vitórias.

TABELA E RESULTADOS

CIRCUITO SUB-19 BANCO DO BRASIL - VERÃO: Pedro e George buscam o segundo título em Brasília

George e Pedro venceram em João Pessoa
Paralelamente à principal competição do vôlei de praia brasileiro, acontecerá neste final de semana, também em Brasília (DF), a segunda e última etapa Verão do Circuito Sub-19 Banco do Brasil, criado pela Confederação Brasileira de Voleibol para dar maior visibilidade à categoria. Em João Pessoa (PB), as duplas campeãs foram Pedro/George (PB) e Duda/Tainá (SE).

Nesta SEXTA-FEIRA (19.04), na arena montada na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), situada no Setor de Clubes Esportivos Sul, será disputado o torneio qualifying masculino, com dez duplas lutando por quatro vagas para o torneio principal, que já conta com oito parcerias. No feminino, com 11 duplas inscritas, só haverá o torneio principal, que começa no sábado.

As duplas que disputarão as vagas no qualifying são Maia/Ravel (RJ), Matheus Baby/Renato (RJ), Fernando/Gabriel (ES/RJ), Lippi/Luiz Felipe (RJ), André/Maicon (PR), Gabriel Mussi/Ramon (RJ), Vinícius/Thiago Betzler (RJ), César/Marcos Paulo (RJ), Deyvison Valente/Jefferson (CE) e Antônio Carlos/Jonas Paixão (RJ).

As quatro parcerias classificadas se juntarão a George/Pedro (PB), Kevin/Thales (PB), Gabriel/Caio (PB), Alvinho/Carlinhos (SE), Alex/Caio Martins (PB), Mateus Sampaio/Vitor Micael (DF), JJ/Júnior (DF) e Guto/Gabriel Santiago (DF) no torneio principal.

No feminino, as duplas que lutarão pelo título a partir de sábado são Duda/Tainá (SE), Andressa/Catarina (PB), Carol/Índia (SE/PA), Olga/Elô (DF), Taisa/Isabelly (DF), Jaqueline/Beatriz (SP), Graziele/Gi (PR), Eduarda/Bárbara (SP), Rebeca/Jéssica (SP), Bergamota/Pati Ganzella (SP) e Thaynara/Marcella (DF).

quinta-feira, 18 de abril de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Shaylyn se despede das areias na capital federal

Shaylyn jogou vôlei de praia por 13 anos
Inspirada na irmã Shelda, que acabara de conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, Shaylyn resolveu fazer daquela a sua vida. Na época, o sonho de cursar Faculdade de Medicina teve que ficar de lado ao perceber que queria, mesmo, jogar vôlei de praia. Porém, após 13 anos de uma bonita carreira, chegou a hora de dizer adeus às areias para ir atrás daquele antigo desejo. A etapa de Brasília (DF) do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013 marcará a sua despedida neste final de semana.

Nos dois primeiros anos seguindo os passos da irmã, aquela que sempre foi seu ídolo e espelho, Shaylyn chegou a conciliar a Faculdade de Direito com treinos, jogos e viagens. O primeiro ano em Fortaleza (CE), sua cidade natal, e o segundo já morando no Rio de Janeiro (RJ). Trancou e foi tentar Publicidade e Propaganda. Só durou um período. Até fazer Marketing e se formar. Mas, no fundo, em todo esse tempo, ela nunca desistiu da Medicina. Tanto que se prepara há três meses para, enfim, transformar esse sonho em realidade.

“Acho que poderia jogar mais uns quatro anos, mas resolvi antecipar porque quero fazer Medicina. Não porque eu tenha que parar, mas por ter essa meta na minha vida. Sempre fui muito estudiosa e, para passar e fazer Medicina, tenho que estudar. Estou bem tranquila com a minha decisão. Tenho feito cursinho desde fevereiro, todos os dias pela manhã, e diminuí o ritmo dos treinos para três vezes por semana. Se tivesse optado pela Medicina lá atrás, o vôlei de praia teria acabado para mim”, afirmou essa cearense de 31 anos, 63Kg e 1,65m, que pensa em se especializar em Cardiologia.

Ela lembra, inclusive, que levava livros para estudar durante as etapas. Chegou a fazer parte de sua monografia em uma viagem do Circuito Mundial. Regrada, estabelecia horários. Destemida, fez também cursos de inglês, francês e italiano. Mas, devido à vida e aos compromissos de atleta, não teve tempo de terminá-los. Nada que se arrependa, pois, nas areias, Shaylyn conseguiu grandes resultados, como o título mundial sub-21, em 2001, e o bicampeonato do Torneio Rainha da Praia (2003 e 2006). Entre os prêmios individuais, melhor recepção do Circuito Banco do Brasil em 2006, 2007, 2008 e 2011.

“Tive bons momentos na carreira. Acho que o melhor deles foram os seis meses em que joguei com a Ana Paula. Se não me engano, só não chegamos ao pódio do circuito brasileiro uma vez. Ainda jogamos duas etapas do Circuito Mundial, em 2005: ficamos em terceiro na China e fomos campeãs no Japão. E não tem como esquecer, também, os títulos do Rainha da Praia. É muito legal jogar com várias parceiras num mesmo torneio. Exige tudo do atleta”, disse Shaylyn, que elegeu a lesão que teve nas costas, há quatro anos, o momento mais chato da carreira, que a limitou muito.

Quem abraçou sua causa e aceitou jogar a seu lado nas últimas quatro etapas deste ano (Fortaleza, João Pessoa, Maceió e, agora, Brasília) foi a paraense Vivian. Aliás, a última de uma lista de oito parceiras que teve durante 13 anos nas areias: Renata, Ana Paula, Ágatha, Fabí, Elize Maia, Val, Karin e, por último, Vivian. Só não teve o prazer de jogar com a irmã. Segundo Shaylyn, não teria como:

“Imagina só duas baixinhas jogando juntas?!”, brincou, para, depois, se surpreender. “E nem lembrava que formei tantas duplas assim. Aprendi com todas elas, e ensinei também. Só tiveram a acrescentar na minha carreira, assim como todas as comissões técnicas. Obrigado a todos!”, emendou ela, até fazer um último desabafo: “Só tenho a agradecer ao que o vôlei de praia e minha irmã me proporcionaram”, finalizou Shaylyn, que disputou 155 etapas do Circuito Banco do Brasil, venceu 396 jogos e subiu ao pódio 33 vezes (3 primeiros lugares, 7 segundos e 23 terceiros).

Desfile de 28 duplas na capital federal
A etapa na capital federal terá início às 8h desta sexta, com os jogos da fase principal, reunindo 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas. Serão, ao todo, 32 partidas no primeiro dia de disputas. No SÁBADO (20.04), acontecerão as quartas de final, entre 9h e 13h, e as semifinais, de 17h50 às 21h30. As finais e disputas de terceiro lugar fecham o torneio na manhã de domingo.

As semifinais e as finais serão transmitidas ao vivo pelo canal SporTV. Todos os jogos realizados na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp. Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp.

As
16 duplas masculinas que disputarão a competição são Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB), Harley/Benjamin (DF/MS), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Márcio/Fernandão (CE/ES), Oscar/Moisés (RJ/BA), Luciano/Rodrigo Saunders (ES/CE), Thiago/Aranha (SC/SP), Márcio Gaudie/Edson Filipe (RJ/ES), Léo/Daniel Souza (RJ), Marcus/Rodrigão (RJ/SP), Ramon/Bernardo (RJ/CE), Gilmário/Renatão (PB), Lipe/Beto Pitta (CE/RJ) e Averaldo/Ânderson Melo (TO/RJ).

No feminino, a disputa será entre Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Maria Clara/Carol (RJ), Talita/Taiana (AL/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Vivian/Shaylyn (PA/CE), Izabel/Michelle (PA/DF), Fernanda Berti/Elize Maia (RJ/ES), Rachel/Fabíola (RJ/DF), Val/Thais (RJ) e Raquel/Josi (RJ/SC).