quarta-feira, 17 de abril de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Dupla Ricardo/Álvaro Filho estreia na etapa de Brasília

Anúncio da parceria foi feito após etapa de Maceió (AL)
Na próxima SEXTA-FEIRA (19.04), primeiro dia de disputa da 10ª e última etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013, em Brasília (DF), completará exatamente um mês da formação de uma nova parceria das areias. Com a aposentadoria de Pedro Cunha, o jovem paraibano Álvaro Filho foi o escolhido pela comissão técnica da seleção brasileira para fazer dupla com o campeão olímpico Ricardo. E a estreia dos dois jogando juntos se dará na capital federal.

Desde o anúncio da parceria, Ricardo e Álvaro Filho têm treinado juntos pela seleção, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ). Apesar de terem feito alguns amistosos no Aryzão, contra outras duplas comandadas pela técnica Letícia Pessoa, eles sabem que o ritmo e o entrosamento só virão com a rotina de jogos. E a arena montada na Esplanada dos Ministérios será palco do início dessa caminhada.

“A gente já quer estrear bem e fazer o nosso melhor em Brasília. Sabemos que o nível é alto, mas vamos brigar pelo título da etapa. A dupla é nova, mas a vontade de vencer é como se já estivéssemos jogando juntos há muito tempo. Tem sido bacana, uma readaptação para mim. Pegaremos entrosamento a cada competição, criando uma identidade como equipe”, garantiu Ricardo.

Quando foi anunciada a nova dupla, Álvaro Filho, que é 16 anos mais novo do que o três vezes medalhista olímpico (coincidentemente a idade de Pedro, filho mais velho de Ricardo), não teve receio em afirmar que, quando criança, matava aula na escola para ver Ricardo e Emanuel treinarem. Hoje, garante, não o vê mais como um ídolo, e sim como um parceiro, aquele que buscará o sucesso ao seu lado.

“O Ricardo é um grande cara, um jogador fantástico, sempre o admirei, mas o foco, desde que nos juntamos, é o trabalho. Temos que chegar em Brasília e, simplesmente, jogar bem. Serão jogos de luxo, até preparatórios para o Circuito Mundial, que se iniciará na semana seguinte, e começar com um bom resultado é muito importante. Mas total entrosamento, mesmo, só conseguiremos no decorrer do ano”, disse.

Com Pedro Cunha, com quem jogou os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Ricardo ressalta que jogava na saída. Agora, com Álvaro Filho, jogará na entrada. Mas nada que seja uma novidade para ele.

“Joguei mais de dez anos na entrada. É uma outra passada, um outro tipo de bola. Tenho que me adaptar à levantada do Álvaro, como ele à minha. Com o tempo, isso se tornará automático, mecânico”, avisou Ricardo, que, ao lado de Pedro Cunha, foi campeão da etapa de Belo Horizonte do Circuito Banco do Brasil 2012/2013, vencendo justamente, na final, Álvaro Filho e seu ex-parceiro, Thiago.

Serão 28 duplas brigando pela etapa de Brasília
A etapa na capital federal terá início às 8h de sexta, com os jogos da fase principal, reunindo 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas. Serão, ao todo, 32 partidas no primeiro dia de disputas. No SÁBADO (20.04), acontecerão as quartas de final, entre 9h e 13h, e as semifinais, de 17h50 às 21h30. As finais e disputas de terceiro lugar fecham o torneio na manhã de domingo.

As semifinais e as finais serão transmitidas ao vivo pelo canal SporTV. Todos os jogos realizados na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp. Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp.
As 16 duplas masculinas que disputarão a competição são Bruno Schmidt/ Pedro Solberg (DF/RJ), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB), Harley/Benjamin (DF/MS), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Márcio/Fernandão (CE/ES), Oscar/Moisés (RJ/BA), Luciano/Rodrigo Saunders (ES/CE), Thiago/Aranha (SC/SP), Márcio Gaudie/Edson Filipe (RJ/ES), Léo/Daniel Souza (RJ), Marcus/Rodrigão (RJ/SP), Ramon/Bernardo (RJ/CE), Gilmário/Renatão (PB), Lipe/Beto Pitta (CE/RJ) e Averaldo/Ânderson Melo (TO/RJ).

No feminino, a disputa será entre Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Maria Clara/Carol (RJ), Talita/Taiana (AL/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Vivian/Shaylyn (PA/CE), Izabel/Michelle (PA/DF), Fernanda Berti/Elize Maia (RJ/ES), Rachel/Fabíola (RJ/DF), Val/Thais (RJ) e Raquel/Josi (RJ/SC).