Festa no pódio em Roma pelo terceiro ouro de Taiana e Talita |
O principal torneio do ano nas areias acontece na próxima semana, de 1º a 7 de julho. Talita vai para o seu quarto Mundial seguido. Em 2007, em Gstaad (SUI), ficou em nono lugar ao lado de Renata. Disputou os dois seguintes com Maria Elisa: em 2009, em Stavanger (NOR), o terceiro lugar; em 2011, em Roma (ITA), a quinta colocação. Já Taiana só jogou a última edição e terminou em 17º lugar, em parceria com Vivian.
Portanto, ambas lutarão por um título inédito em suas carreiras. E a fase atual não poderia ser mais apropriada para realizarem tal sonho. Taiana e Talita lideram o ranking do Circuito Mundial, com 3.850 pontos. E abriram uma boa vantagem sobre a dupla que aparece em segundo: Kessy/Ross (EUA), que tem 3.100. Em terceiro aparece Meppelink/van Gestel (HOL), com 3.070, seguida de Maria Clara/Carol (2.900) e Lili/Bárbara Seixas (2.860).
“Acima de tudo, temos que nos manter focadas e saber que, a cada competição, tudo vai ser mais difícil, pois muitos times já estão nos estudando. Estamos motivadas, confiantes e cada vez mais unidas. Passamos por momentos muito complicados nos jogos e conseguimos vencer as dificuldades. Estou muito feliz com as vitórias e os títulos, mas há detalhes a serem ajustados”, declarou Taiana.
Jogo 50 da dupla na estreia pelo Campeonato Mundial
E a estreia de Taiana e Talita no Mundial da Polônia marcará o jogo 50 da dupla, que tem apenas seis meses de vida. Em 49 jogos até aqui, foram 40 vitórias. Tudo começou em janeiro deste ano, quando jogaram juntas pela primeira vez na etapa de Fortaleza (CE) do Circuito Banco do Brasil e terminaram em quinto. Em seguida, o terceiro lugar em João Pessoa (PB), o quarto em Maceió (AL) e o vice em Brasília (DF).
Até chegarem a se apresentar, juntas, para o mundo. Depois de caírem nas oitavas de final do Open de Fuzhou (CHN), na abertura do Circuito Mundial 2013, o primeiro título da parceria veio no Grand Slam de Xangai (CHN). Em Corrientes (ARG), a dupla voltou a ser eliminada nas oitavas. Porém, nas duas etapas seguintes, ambas na Europa, mais duas medalhas de ouro: em Haia (HOL) e em Roma (ITA).
“Estamos felizes com nossos resultados. No Brasil perdemos vários jogos nos detalhes e isso fez nosso time crescer. Aprendemos muito com as nossas derrotas. Estamos nos conhecendo dentro de quadra, e nosso ponto de equilíbrio tem sido nossa união, uma sempre ajudando a outra, principalmente nos momentos difíceis”, comentou Talita, a mais experiente da dupla, que, além dos três Mundiais, já tem dois Jogos Olímpicos no currículo.
Taiana e Talita, além das demais duplas femininas, formadas por Ágatha/Maria Elisa, Lili/Bárbara Seixas e Maria Clara/Carol, não retornaram para o Brasil. Elas e toda a comissão técnica da seleção ficaram em Roma, mais precisamente na província de Ostia, onde treinarão até sábado e seguirão diretamente para a Polônia. Já a delegação masculina chegou ao país na manhã desta TERÇA-FEIRA (25.06).