quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Eles jogam para defender títulos incontestáveis

Ágatha/Bárbara Seixas e Bruno Schmidt/Pedro Solberg

A última edição do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia marcou a ascensão de duas duplas. No masculino, Bruno Schmidt e Pedro Solberg jogaram nove de dez etapas, ganhando oito delas. No feminino, Ágatha e Bárbara Seixas tiveram uma arrancada espetacular e sagraram-se campeãs ao conquistarem as últimas três etapas. Em Recife (PE), na abertura da temporada 2013/2014, SEXTA-FEIRA (30.09), eles iniciam a caminhada na defesa de títulos incontestáveis.

Poucas vezes se viu nas areias o que Bruno e Pedro aprontaram na edição 2012/2013. Devido a uma lesão de Pedro, eles não puderam jogar juntos a primeira etapa, em Cuiabá (MT), onde Bruno formou dupla com Franco e terminou em segundo. A partir dali, porém, não teve para mais ninguém. Nove etapas, oito títulos e um terceiro lugar. E campeões com uma etapa de antecedência. Ainda igualaram o recorde de Alison/Harley, parceria que em 2009 venceu sete etapas em sequência.

“Claro que surpreendeu até a nós mesmos. Quando iríamos imaginar que ganharíamos oito em nove. Como seria uma surpresa também se isso voltasse a acontecer nesta temporada, até porque se trata de um Circuito muito forte, um dos mais disputados do mundo, com muitas duplas de qualidade. Por sermos os atuais campeões, acredito que seremos mais respeitados. Mas temos que saber lidar com isso para evitarmos uma pressão a mais”, disse o carioca Pedro Solberg.

E o formidável desempenho no Circuito Banco do Brasil se refletiu no Circuito Mundial, do qual são os atuais líderes, apenas 40 pontos à frente dos letões Janis Smedins e Samoilovs. A boa sequência foi mantida e o mundo passou a reverenciar a dupla. Mas, apesar do entrosamento refinado, Pedro alerta para o fato de eles chegarem desgastados fisicamente para a etapa de abertura da temporada brasileira, nas areias da capital pernambucana.

“Estamos bem cansados, mas com ritmo de jogo, o que é importante. Acreditamos muito no nosso time e vamos brigar pela melhor performance, sem pensar nos demais. Agora, focamos apenas na primeira etapa. No decorrer do torneio é que vamos poder observar como todos estão. É na prática que se vê o que cada dupla tem apresentado. Apesar de os jogadores serem os mesmos, alguns novos times se formaram. Será mais uma grande temporada”, afirmou Pedro.

Já o também título inédito da paranaense Ágatha e da carioca Bárbara Seixas foi conquistado de forma não menos espetacular. A liderança de praticamente toda a temporada esteve com a dupla Lili/Rebecca (ES/CE). Ágatha e Bárbara chegaram a figurar em terceiro lugar, com poucas chances de se sagrarem campeãs. Até que, numa reta final de tirar o fôlego, conquistaram as três últimas etapas, em João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Brasília (DF), e fizeram a festa na capital federal.

“Não esperávamos. Mas, quando vimos que era possível, aflorou ainda mais aquela vontade de vencer. E tudo acabou culminando para o nosso título. Fizemos a nossa parte e outros resultados ainda nos favoreceram. Foi uma temporada muito boa, ótima por sinal, mas vem uma outra ainda mais forte por aí. Taiana e Talita embaladas pelo bom momento no Circuito Mundial; Maria Clara e Carol empolgadas com o ouro em Moscou, Juliana voltando animada, com a faca nos dentes... Vai ser gostoso para quem estiver assistindo”, comentou Ágatha.

Ela afirmou que não tem como projetar nada por enquanto. Isso porque ela e Bárbara voltam a jogar juntas depois de um longo tempo, já que, na seleção, formam dupla com Maria Elisa e Lili, respectivamente. Além disso, segundo ela, Juliana/Maria Elisa e Lili/Rebecca, por exemplo, tiveram pouco tempo para treinar. Largar bem em Recife, portanto, será de fundamental importância para quem almeja o título.

“Eu e Bárbara só fizemos o primeiro treino juntas novamente nesta terça-feira. Realizamos um outro nesta quarta e faremos mais um já em Recife, na quinta. Mas temos uma química muito boa e estamos superanimadas. As pessoas nos verão como as atuais campeãs brasileiras e acho que todo mundo vai querer ganhar da gente. Mas queremos manter a coroa na nossa cabeça. Para tirarem ela de nós, terão que ralar”, brincou Ágatha.

Em cada etapa, um total de 28 duplas na disputa

Entre os homens, duelarão pelo título em Recife 16 duplas, já ordenadas pelo ranking: Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ), Alison/Emanuel (ES/PR), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Ricardo/Márcio (BA/CE), Benjamin/Fernandão (MS/ES), Moisés/Gilmário (BA/PB), Thiago/Oscar (SC/RJ), Harley/Renatão (DF/PB), Álvaro Filho/Edson Filipe (PB/ES), Lipe/Beto Pitta (CE/RJ), Rodrigo Saunders/Daniel Souza (CE/RJ), Luciano/Márcio Gaudie (ES/RJ), Jorge/Fábio Luiz (PB/ES), Léo/Marcus (RJ) e Allison/Guto (SC/RJ).

Entre as mulheres, um total de 12 duplas, que, na sua maioria, são as mesmas que terminaram a última temporada: Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Lili/Rebecca (ES/CE), Maria Clara/Carol (RJ), Talita/Taiana (AL/CE), Val/Ângela (RJ/DF), Josi/Raquel (SC/RJ), Neide/Érica Freitas (AL/MG), Vivian/Andrezza (PA/AM), Elize Maia/Fernanda Berti (ES/RJ), Chell/Luciana (DF/CE) e Duda/Thaís (SE/RJ).

Assim como na última temporada, todas as partidas realizadas na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp). Além disso, usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no linkhttp://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp.

CREDENCIAMENTO:
O credenciamento da imprensa para a cobertura da etapa pernambucana será realizado na sala de imprensa da arena. Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. As credenciais poderão ser retiradas de SEXTA-FEIRA (30.08) a SÁBADO (31.08). O jornalista Erich Onida (21 8419-4240) realizará o credenciamento. Vale ressaltar que não haverá retirada de credenciais no DOMINGO (01.09), dia das finais.

ENCONTRO COM A IMPRENSA:
Os atletas Alison, Emanuel, Talita e Taiana atenderão a imprensa às 15h30 de QUINTA-FEIRA (29.08) na área VIP da arena montada na Praia do Pìna.

TODOS OS CAMPEÕES DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL:

1991 – Paulão/Paulo Emílio (BA)
1992 – Moreira/Garrido (PE) e Isabel/Jacqueline (RJ)
1993 – Franco/Roberto Lopes (CE) e Adriana/Mônica (RJ)
1994 – Zé Marco/Emanuel (PB/PR) e Karina/Renata (RJ)
1995 – Zé Marco/Emanuel (PB/PR) e Jaqueline/Sandra (RJ)
1996 – Paulão/Paulo Emílio (BA) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
1997 – Lula/Adriano (PE) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
1998 – Tande/Giovane (RJ) e Sandra/Adriana (RJ)
1999 – Franco/Roberto Lopes (CE) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2000 – Márcio/Benjamin (CE/MS) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2001 – Tande/Emanuel (BA/PR) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2002 – Ricardo/Emanuel (BA/PR) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2003 – Ricardo/Emanuel (BA/PR) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2004 – Tande/Franco (RJ/CE) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2005 – Márcio/Fábio Luiz (CE/ES) e Juliana/Larissa (CE/PA)
2006 – Ricardo/Emanuel (BA/PR) e Juliana/Larissa (CE/PA)
2007 – Franco/Pedro Cunha (CE/RJ) e Juliana/Larissa (CE/PA)
2008 – Ricardo/Emanuel (BA/PR) e Larissa/Vivian (PA)
2009 – Alison/Harley (ES/DF) e Talita/Maria Elisa (AL/PE)
2010 – Thiago/Pedro Cunha (SC/RJ) e Juliana/Larissa (CE/PA)
2011 – Alison/Emanuel (ES/PR) e Juliana/Larissa (CE/PA)
2012/2013 – Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ) e Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ)