quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: O medalhista olímpico que reina em Vitória (ES)

Márcio vibra numa vitória na etapa de abertura, em Recife (PE)
Vitória, a capital capixaba que receberá a segunda etapa Open do Circuito Banco do Brasil 2013/2014 nesta semana, é também uma palavra que sempre esteve atrelada a Márcio. Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim/2008, ninguém ganhou mais títulos do que ele nas areias do Espírito Santo. Lá, foi campeão de sete etapas da principal competição do vôlei de praia brasileiro e ainda conquistou uma etapa do Circuito Mundial. Tudo isso com três diferentes parceiros.

Esse forte laço com o quarto menor Estado do Brasil começou há 13 anos. Em 2000, Márcio sagrava-se campeão por lá pela primeira vez, ao lado de Benjamin, com quem disputaria a Olimpíada de Atenas/2004. A dupla ainda repetiu a dose na capital capixaba em 2003 e 2004. No ano seguinte, já tendo Fábio Luiz como parceiro, mais um título, desta vez na cidade de Vila Velha. Com Fábio, ainda subiu ao lugar mais alto do pódio em 2008 e 2009. Por fim, o título com Ricardo em 2011, na última vez em que Vitória recebeu o Circuito.

“Sempre tive uma relação muito boa com o público de lá. Gosto da cidade, que me traz uma energia positiva e onde tenho muitos amigos. Acho que, pelo fato de o Estado ser o maior produtor de atletas no vôlei de praia, a torcida tem um carinho maior por todos. Daí a paixão pelo esporte”, comentou Márcio, que brinca ao falar sobre o motivo de ter vencido tanto no Espírito Santo. “Não trabalho com sorte. Quem precisa de sorte são aqueles que não estão preparados.”

O Estado é tão marcante na carreira deste cearense de 39 anos e 1,92m que os títulos por lá não param por aí. Também há 13 anos, ao lado de Benjamin, ele conquistava uma etapa do Circuito Mundial, numa final verde e amarela. E lembra com detalhes:

“Também foi em Vitória que ganhei uma etapa do Circuito Mundial, em 2000, numa decisão contra Tande e Emanuel. Títulos como esse, ainda mais por uma competição internacional e dentro do nosso país, a gente não esquece. Naquela mesma temporada, eu e Benjamin ainda fomos campeões da outra etapa disputada no Brasil, realizada no Guarujá. Mas aí a final foi contra os irmãos Laciga, da Suíça”, recordou.

Retomada a parceria com o campeão olímpico Ricardo após dois anos, eles estrearam com o vice em Recife (PE), na etapa de abertura da edição 2013/2014 do circuito nacional, num grande jogo contra Alison/Emanuel, decidido apenas no tie break. Agora, com mais tempo de treinamento, ele acredita que a dupla chegará ainda mais forte para a disputa da segunda etapa.

“Em Recife, por mal termos treinado, jogamos mais na base da técnica de cada um. Mas, como nos conhecemos muito bem, conseguimos fazer uma boa apresentação. O Ricardo veio treinar comigo em Fortaleza nesta semana e, depois de Vitória, irei para João Pessoa treinar com ele. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais a parte tática, ajudando um ao outro dentro de quadra, para que a gente não sofra aquela pressão de correr atrás do placar”, afirmou.

Duplas chegarão a Vitória na quinta-feira
A etapa de Vitória será disputada de SEXTA (20/09) a DOMINGO (22.09), e os atletas chegarão à capital capixaba na QUINTA (19.09), dia do Congresso Técnico que definirá tabela e horário dos jogos. O torneio masculino é disputado por 16 duplas, sendo as 12 melhores do ranking e outras quatro convidadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). No feminino, um total de 12 duplas (nove pelo ranking e três com convite).

Entre os homens, a briga pelo título será entre Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ), Alison/Emanuel (ES/PR), Ricardo/Márcio (BA/CE), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Moisés/Gilmário (BA/PB), Benjamin/Fernandão (MS/ES), Harley/Renatão (DF/PB), Thiago/Oscar (SC/RJ), Álvaro Filho/Edson Filipe (PB/ES), Luciano/Márcio Gaudie (ES/RJ), Rodrigo Saunders/Daniel Souza (CE/RJ), Beto Pitta/Léo Gomes (RJ), Jorge/Fábio Luiz (PB/ES), Averaldo/Jô (TO/PB) e Ramon Gomes/Bernardo Lima (RJ/CE).

Já entre as mulheres, estarão na disputa pelo pódio as duplas Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Talita/Taiana (AL/CE), Lili/Rebecca (ES/CE), Maria Clara/Carol (RJ), Josi/Raquel (SC/RJ), Val/Ângela (RJ/DF), Neide/Érica Freitas (AL/MG), Vivian/Andrezza (PA/AM), Izabel/Thati (PA/PB), Fabíola/Rachel (DF/RJ) e Duda/Thaís (SE/RJ).

Assim como na última temporada, todas as partidas realizadas na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp). O SporTV transmite as semifinais, no sábado, e as finais, no domingo. Além disso, usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp.

CREDENCIAMENTO: O credenciamento para a cobertura da etapa de Vitória será realizado na sala de imprensa da arena. Os profissionais deverão apresentar-se com o crachá funcional do veículo pelo qual trabalham ou com uma carta de solicitação de credenciamento em papel timbrado do mesmo, assinado pelo chefe de reportagem ou editor. As credenciais poderão ser retiradas de SEXTA-FEIRA (20.09) a SÁBADO (21.09). O assessor Erich Onida (21 8419-4240) realizará o credenciamento. Vale ressaltar que não haverá retirada de credenciais no DOMINGO (22.09), dia das finais.

TODOS OS CAMPEÕES NO ESPÍRITO SANTO:
1992 - Vitória - Franco/Roberto Lopes (CE)
1993 - Vitória - Dennys/Zé Marco (PB) e Isabel/Roseli (RJ)
1994 - Vitória - Franco/Roberto Lopes (CE) e Adriana/Mônica (RJ)
1995 - Vitória - Paulão/Paulo Emílio (BA) e Jacqueline/Sandra Pires (RJ)
1996 - Vitória - Franco/Roberto Lopes (CE) e Jacqueline/Sandra Pires (RJ)
1997 - Vitória - Zé Marco/Emanuel (PB/PR) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
1998 - Vitória - Tande/Giovane (RJ/MG) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
1999 - Vitória - Franco/Roberto Lopes (CE) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2000 - Vitória - Márcio/Benjamin (CE/MS) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2001 - Vitória - Ricardo/Loiola (BA/ES) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2002 - Vitória - Guto/Jorge (SP/PB) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2003 - Vitória - Márcio/Benjamin (CE/MS) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2004 - Vitória - Márcio/Benjamin (CE/MS) e Adriana Behar/Shelda (RJ/CE)
2005 - Vila Velha - Márcio/Fábio Luiz (CE/ES) e Juliana/Larissa (CE/PA)
2007 - Vila Velha - Franco/Pedro Cunha (CE/RJ) e Renata/Talita (RJ/AL)
2008 - Vila Velha - Márcio/Fábio Luiz (CE/ES) e Maria Clara/Carol (RJ)
2009 - Vitória - Márcio/Fábio Luiz (CE/ES) e Juliana/Larissa (CE/PA)
2010 - Vila Velha - Alison/Emanuel (ES/PR) e Juliana/Larissa (CE/PA)
2011 - Vitória - Márcio/Ricardo (CE/BA) e Juliana/Larissa (CE/PA)