Os campeões em Recife (PE), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ) |
Em 22 anos de história da principal competição do vôlei de praia brasileiro, jamais havia acontecido de seis diferentes duplas terem sido protagonistas nas três primeiras etapas, o que deixa aberta a briga pelo título da temporada. A Praia da Enseada, no Guarujá (SP), que receberá a quarta etapa de SEXTA-FEIRA (15.11) a DOMINGO (17.11), será o próximo palco desse duelo sem favoritos.
“Acho que esse equilíbrio se deve muito à mudança do calendário. Todas as duplas chegam com mais ritmo de jogo. O que antes era o fim da temporada para nós, agora é apenas o início, já que começa em setembro e vai até abril do ano seguinte. Sem falar que o novo sistema de seleções fez com que todos buscassem um treinamento melhor, porque os que lá estão já chegam mais preparados”, analisou o paranaense Emanuel.
O sistema de seleções também foi citado por Taiana ao fazer uma análise desta largada tão disputada da 23ª edição do Circuito Banco do Brasil, principal competição do vôlei de praia no país. Mas ela não deixa de ressaltar um elemento a mais que pode fazer a diferença no decorrer da temporada.
“Com a implantação do sistema de seleções, vários times passaram a treinar juntos, o que gera um maior conhecimento por parte dos atletas e, consequentemente, um equilíbrio entre as equipes. E isso reflete diretamente no nosso Circuito. A diferença é o elemento surpresa, e acho que isso é o que precisamos buscar para levar vantagem em momentos decisivos”, comentou a cearense Taiana.
Já a também cearense Rebecca sabe muito bem que de nada adianta começar bem se a dupla não conseguir manter o padrão até o fim. Foi justamente o que ela e Lili viveram na última edição, quando lideravam com uma boa margem de pontos e, na reta final, acabaram desbancadas por Ágatha e Bárbara Seixas.
“Mas acredito que o nível está mesmo bem mais alto nesta temporada, com as duplas mais entrosadas. Já não temos mais aquela apontada como a grande favorita para levar a etapa. Já vemos jogo nas quartas de final que poderia muito bem ser a final. Eu e Lili estamos ainda mais juntas, mais maduras e conversando mais para acertar os detalhes. Faltam apenas duas etapas para terminar o ano e queremos virar a temporada lá em cima”, disse.
E ainda tem Ricardo/Márcio, Juliana/Maria Elisa, Ágatha/Bárbara Seixas...
E ainda tem muita dupla de qualidade que deve entrar nesse hall de campeões da edição. No Guarujá, as 16 parcerias no torneio masculino serão Alison/Emanuel (ES/PR), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Ricardo/Márcio (BA/CE), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Moisés/Gilmário (BA/PB), Harley/Renatão (DF/PB), Benjamin/Fernandão (MS/ES), Thiago/Oscar (SC/RJ), Edson Filipe/Álvaro Filho (ES/PB), Jorge/Luciano (PB/ES), Bernardo Lima/Ramon Gomes (CE/RJ), Jô/Averaldo (PB/TO), Léo Gomes/Beto Pitta (RJ), João Paulo/Bernardo (CE/RJ), Léo/Carlos Luciano (PB/RJ) e Felipe Cavazin/Daniel Lazzari (PR/SC).
Já no torneio feminino, as 12 duplas que lutarão pelo título da quarta etapa são Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Taiana (AL/CE), Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Lili/Rebecca (ES/CE), Maria Clara/Carol (RJ), Josi/Raquel (SC/RJ), Val/Ângela (RJ/DF), Elize Maia/Fernanda Berti (ES/RJ), Duda/Thaís (SE/RJ), Vivian/Andrezza (PA/AM), Michelle/Amanda (RJ) e Aline/Rafaela (BA/PA).
Todas as partidas realizadas na quadra central da arena terão transmissão ao vivo pelo site da CBV (http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp). O SporTV transmitirá as semifinais e finais. Além disso, usuários de iPhones, iPads e iPods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no linkhttp://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp.
CREDENCIAMENTO: Os jornalistas interessados em realizar a cobertura da etapa do Guarujá (SP) deverão se cadastrar no site da Confederação Brasileira de Voleibol, no link http://www.cbv.com.br/v1/credenciamento/index.asp. Com o pedido aprovado, receberão por email a confirmação do credenciamento. E, assim que cadastrado, cada profissional de imprensa já passará a ter o seu acesso próprio para efetuar outros pedidos de credenciamento no futuro.
O CIRCUITO BANCO DO BRASIL 2013/2014:
20131ª etapa – Recife (PE) – 30 de agosto a 1º de setembro
2ª etapa – Vitória (ES) – 20 a 22 de setembro
3ª etapa – Rio de Janeiro (RJ) – 18 a 20 de outubro
4ª etapa – Guarujá (SP) – 15 a 17 de novembro
5ª etapa – São José (SC) – 6 a 8 de dezembro
20146ª etapa – São Luís (MA)
7ª etapa – Natal (RN)
8ª etapa – João Pessoa (PB)
9ª etapa – Maceió (AL)
SUPER PRAIA – Salvador (BA)