Bruno e Pedro seguem na busca pelo título |
O Circuito Mundial 2013 chega ao fim nesta semana com a etapa Open de Durban, na África do Sul. Se o Brasil já é campeão no feminino com Talita e Taiana, Bruno Schmidt e Pedro Solberg ainda lutam pelo título da edição. Mas a missão não é das mais fáceis. Eles são obrigados a tirar uma diferença de 250 pontos para os líderes, os letões Janis Smedins e Samoilovs.
No momento, a dupla da Letônia soma 6.990 pontos, enquanto os brasileiros têm 6.740. Desta forma, Bruno e Pedro precisam subir ao lugar mais alto do pódio nas areias sul-africanas e ainda torcer para seus adversários caírem nas oitavas de final. Com estes resultados, os dois times empatariam na liderança do ranking mundial, ambos com 7.240 pontos, mas o Brasil sairia campeão por somar um ouro a mais na temporada.
Bruno e Pedro foram campeões das etapas Grand Slam de Haia (HOL) e de São Paulo (BRA), enquanto Janis Smedins e Samoilovs conquistaram os títulos do Grand Slam de Corrientes (ARG) e de Moscou (RUS). Os letões, porém, tiraram proveito do novo ranking implantado pela FIVB, no qual as duplas podem pontuar em alguns outros torneios. Como o Campeonato Europeu, quando ficaram em segundo lugar e somaram mais 450 pontos.
“Deveríamos ser líderes do ranking do Circuito Mundial neste momento, mas houve essa mudança. Fico triste, mas passou a ser assim e vamos tentar fazer a nossa parte em Durban e ver o que acontece”, comentou Pedro Solberg, que volta a jogar com Bruno na seleção, após o anúncio do fim da parceria. “Vai ser interessante. Eu e o Bruno fizemos uma história legal. Uma pena, apenas, o torneio não estar só nas nossas mãos, mas vamos em busca do título.”
Letícia Pessoa, técnica da seleção brasileira masculina, que também escalou as duplas Alison/Vitor Felipe e Thiago/Oscar para a etapa, é outra que não joga a toalha. Segundo ela, “enquanto houver chances, o Brasil vai buscar mais esse título.”
“A situação é difícil, mas não impossível. Se não der, fica a alegria pelos bons resultados apresentados por Pedro e Bruno na temporada. Já esperava esse rendimento pelo bom Brasileiro que fizeram, que rendeu o título a eles. São profissionais, entendem o momento do vôlei de praia, valorizado pela chegada da seleção, e lutarão até o fim. Estão representando o Brasil e têm a consciência disso”, disse Letícia.
Open de Durban marca a estreia da jovem Duda no Circuito Mundial
Entre as mulheres, duas duplas representarão o país no Open de Durban, que começa nesta quinta-feira (12.12): Elize Maia/Fernanda Berti e Duda/Thaís. Duda, aliás, de apenas 15 anos, fará a sua estreia no Circuito Mundial, passando a ser a mais jovem atleta brasileira do vôlei de praia a disputar o torneio. Até então, as irmãs Maria Clara e Carol eram as mais novas a debutar na principal competição anual do mundo nas areias, ambas, coincidentemente, aos 17 anos.
“Vejo essa chance que o Marcos Miranda (técnico da seleção feminina adulta) está me dando como um prêmio pela temporada que eu fiz. É um momento que sempre esperei, mas não sabia que chegaria tão cedo. Vou encarar com a naturalidade que sempre jogo qualquer competição, seja na base ou no adulto. E, claro, buscar fazer o meu melhor ao lado da Thaís. Já nos conhecemos bem”, disse Duda.
Entre os inúmeros títulos que Duda conquistou em 2013, o mais importante foi o Mundial Sub-19, no Porto (POR), ao lado da também sergipana Tainá. No Mundial Sub-23, em Myslowice (POL), terminou como vice jogando com Thaís. Ainda jogou o Mundial Sub-21, em Umag (CRO), com Tainá, tornando-se a primeira atleta do mundo a disputar os três Mundiais de base no mesmo ano.
O Open de Durban será dedicado a Nelson Mandela, heroi nacional da África do Sul, que faleceu há menos de uma semana. E como o seu sepultamento acontecerá no domingo (15.12), a organização fez uma alteração na programação do evento, antecipando semifinais e finais para o sábado (14.12). A cidade sul-africana sediará uma etapa do Circuito Mundial pela segunda vez. Em 1996, porém, recebeu apenas o torneio masculino, que teve como campeões os brasileiros Guilherme e Pará.
TODOS OS CAMPEÕES NA ÁFRICA DO SUL:
Masculino
1995 – Cape Town – Ricardo/Zé Marco (BRA)
1996 – Durban – Guilherme/Pará (BRA)
2004 – Cape Town – Franco/Tande (BRA)
2005 – Cape Town – Márcio/Fábio Luiz (BRA)
Feminino
2009 – Cape Town – Walsh/May (EUA)
CALENDÁRIO DO CIRCUITO MUNDIAL 2013:
23 a 28/04 – Fuzhou (China) – Masculino/Feminino – OPEN
30/04 a 5/05 – Xangai (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
22 a 26/05 – Corrientes (Argentina) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
11 a 16/06 – Haia (Holanda) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
18 a 23/06 – Roma (Itália) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
9 a 14/07 – Gstaad (Suíça) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
22 a 28/07 – Long Beach (Estados Unidos) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 28/07 – Anapa (Rússia) – Masculino/Feminino – OPEN
6 a 11/08 – Berlim (Alemanha) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
21 a 25/08 – Moscou (Rússia) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
8 a 13/10 – São Paulo (Brasil) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
22 a 27/10 – Xiamen (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
29/10 a 3/11 – Phuket (Tailândia) – Feminino – OPEN
11 a 15/12 – Durban (África do Sul) – Masculino/Feminino – OPEN