quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

CIRCUITO SUL-AMERICANO: Thiago e Oscar buscam o terceiro título juntos em Macaé

Thiago e Oscar no Centro de Desenvolvimento do Voleibol
Em 2007, eles se juntaram para jogar uma única etapa do Circuito Italiano e sagraram-se campeões, em Cagliari. Em 2012, como seus parceiros tinham fechado para disputar a Universíade, voltaram a formar dupla na etapa de Cuiabá (MT) do Circuito Banco do Brasil Open. Até que, graças à seleção brasileira, num sistema recém criado, os dois se reencontraram no ano passado e, enfim, selaram a parceria. E o saque inicial se deu justamente no Circuito Sul-Americano, no qual representarão o Brasil novamente.

De sexta (24.01) a domingo (26.01), os cariocas Thiago e Oscar formarão uma das duplas brasileiras na etapa de abertura da edição 2014 do Circuito Sul-Americano, em Macaé (RJ). E foi nas duas últimas etapas da temporada 2012/2013 da competição que a técnica Letícia Pessoa resolveu juntar os dois. Uma aposta das mais acertadas. Eles acabaram subindo ao lugar mais alto do pódio em Girardot (COL) e em Sobral (BRA) e garantiram o título sul-americano e a hegemonia para o Brasil.

“Realmente, o nosso primeiro passo nessa nova caminhada foi no Sul-Americano. A gente teve duas experiências juntos e conhecíamos um pouco das características do outro. E o Thiago já era um grande amigo fora de quadra. Até aquele momento, ele vinha jogando a competição com o Hevaldo e eu, com o Filipão (Edson Filipe). Até que a Letícia optou por nos testar e deu certo. Temos uma química boa e esperamos ajudar o Brasil a se manter no topo do continente”, disse Oscar.

Da seleção para o circuito nacional. A dupla se manteve graças à aposentadoria de Pedro Cunha. Isso porque Ricardo ficou sem parceiro e Álvaro Filho, que até então formava dupla com Thiago, foi escolhido para jogar com o campeão olímpico. Assim, Thiago acabou fechando com Oscar, mais ou menos na mesma época em que se juntavam na seleção. Hoje, treinam no Posto 9, em Ipanema, no Rio, sob o comando de Tiê Santana.

“Costumo dizer para o Oscar que temos que viver o dia a dia, sem pensar muito em resultado, senão acabamos ansiosos demais. Precisamos nos preparar de forma equilibrada, seja para qual for a competição, e dar o nosso máximo quando estivermos dentro de quadra. Aí, sim, mentalizando a vitória e as conquistas”, afirmou Thiago, que volta a viver bom momento na carreira. Assim como em 2010, ano em que foi campeão do Circuito Banco do Brasil ao lado de Pedro Cunha.

A técnica Letícia Pessoa ressaltou essa boa fase de Thiago e Oscar, enaltecendo a bela apresentação que fizeram na última etapa do Circuito Banco do Brasil, em São Luís (MA), onde terminaram em terceiro lugar. Além disso, deixa aflorar toda sua satisfação com o grupo que treina em Saquarema (RJ). Em Macaé (RJ), as outras duplas que representarão o Brasil são Álvaro Filho/Edson Filipe (PB/ES), Bruno/Bernardo Lima (AM/CE) e Allison/Guto (SC/RJ).

“Thiago e Oscar são os mais experientes deste grupo e estão motivados a tentar manter a hegemonia do Brasil. Quando os juntei, eles viram que cada um tinha que melhorar por si próprio. E começaram a dar certo, deram um salto. Além disso, perceberam o espírito de seleção, resolveram se ajudar, colaborando um com o outro. Estou muito feliz com esse grupo, que é jovem e luta por um lugar ao sol. Está além das expectativas do Sul-Americano. É um crescimento dos atletas mais novos. O próprio Alvinho, eleito o melhor do Mundial em 2013, ainda é um garoto.”

Arena montada entre a Praia do Pecado e a Lagoa de Imboassica
Em Macaé (RJ), os jogos serão realizados na arena montada entre a Praia do Pecado e a Lagoa de Imboassica. No torneio masculino, os brasileiros terão como adversários Julian Azaad/Ian Mehamed (ARG), Facundo Del Coto/Pablo Bianchi (ARG), Fernando Barrientos/Juan Pablo Naim (BOL), Israel Martinez/Sergio Franco (BOL), Esteban Grimalt/Marco Grimalt (CHI), Cristobal Martinez/Rodrigo Salinas (CHI), Luis Riveros/Mauricio Brizuela (PAR), Roger Battilana/Gregorio Godoy (PAR), Renzo Cairus/Nicolás Zanotta (URU), Guillermo Williman/Pablo Rodriguez (URU), Jesus Villafañe/Igor Hernandez (VEN) e Jackson Henriquez/Carlos Rangel (VEN).

Já as duplas femininas Elize Maia/Fernanda Berti, Duda/Thaís e Neide/Carol Horta, comandadas por Marcos Miranda, medirão força com Ana Gallay/Georgina Klug (ARG), Alejandra Graiño/Virginia Zonta (ARG), Marxia Reyes/Diva Oropeza (BOL), Maria Rene Jofre/Maria Rene Vila (BOL), Camila Pazdirek/Maria Francesca Rivas (CHI), Daniela Bravo/Natalia Depassier (CHI), Andrea Galindo/Claudia Galindo (COL), Michelle Valiente/Gabriela Filippo (PAR), Maria Johana Ocampos/Erika Mongelos (PAR), Lucia Guigou/Fabiana Gomez (URU), Maria Eugenia Nieto/Victoria Aguirre (URU), Norisbeth Agudo/Gabriela Brito (VEN) e Yetzi Lezama/Milagros Hernandez (VEN).

Na sexta-feira (24.01) será realizada a fase de grupos, que ainda guarda alguns jogos para a manhã de sábado (25.01). Dia em que também acontecerão as quartas de final. As semifinais, finais e disputas de terceiro lugar estão marcadas para o domingo (26.01).

CIRCUITO SUL-AMERICANO 2014:

1ª etapa – Macaé (BRA) – 24 a 26 de janeiro
2ª etapa – Viña Del Mar (CHI) – 7 a 9 de fevereiro
3ª etapa – Montevidéu (URU) – 14 a 16 de fevereiro
4ª etapa – Lima (PER) – 28 de fevereiro a 2 de março
5ª etapa – Sucre (BOL) – 21 a 23 de março
6ª etapa – Cochabamba (BOL) – 28 a 30 de março
7ª etapa – Buenos Aires (ARG) – 11 a 13 de abril
8ª etapa – Brasil (local a definir) – 18 a 20 de abril
9ª etapa – Colômbia (local a definir) – 9 a 11 de maio
10ª etapa – Paraguai (local a definir) – 23 a 25 de maio