sábado, 8 de fevereiro de 2014

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Juliana leva público à loucura. Final contra Talita/Taiana

Juliana vibra muito com a classificação
Aquela que pode ser considerada uma filha de Natal (RN), onde viveu dos 8 aos 18 anos, levou o público ao delírio na noite deste sábado (08.02). Com a arquibancada toda amarela, mais parecia jogo da seleção numa Copa do Mundo. E cada ponto dela era comemorado como se fosse um gol. Ao lado da parceira Maria Elisa, a santista Juliana chegou à final da sétima etapa do Circuito Banco do Brasil Open 2013/2104 e terá pela frente na luta pelo título as atuais campeãs do Circuito Mundial, Talita e Taiana.

Aliás, Juliana e Maria Elisa chegam à quarta decisão seguida nesta edição. Foram vice no Guarujá (SP), campeãs em São José (SC) e vice novamente em São Luís (MA). Mais do que isso: com a vaga na final na capital potiguar, elas, pelo menos, já empatam em pontos na liderança do ranking com Ágatha/Bárbara Seixas, justamente as adversárias que desbancaram numa semifinal de arrepiar. E vai entrar para o hall dos grandes jogos da história da competição.

O primeiro set já mostrava o que seria a partida. Com as duplas se alternando no comando do placar, só mesmo um detalhe definiria quem largaria na frente. E as atuais campeãs brasileiras fecharam em 22/20. No segundo set, começaram os gritos de “eu acredito!”, quando Juliana e Maria Elisa, em desvantagem, tiveram que se desdobrar para voltarem ao jogo. A comemoração efusiva daquela que fez da arena a sua casa levou a galera à loucura: 21/19 para a dupla que tinha praticamentge toda torcida a seu favor.

Era a hora do tie break. Mas com uma concentração incrível e de dar inveja, Ágatha e Bárbara Seixas pareciam não se importar com o que acontecia à sua volta. Novamente, deram as cartas e conseguiram se manter à frente durante todo o set. Até que... Depois de estarem vencendo por 13 a 9, a gigante Juliana acordou. E, com ela, seus súditos. O coro de “eu acredito!” alimentava a atleta. E ela e Maria Elisa assumiram a dianteira do set, pela primeira vez, ao marcarem 15/14. E, de forma heroica, fecharam em 16/14.

“Perdíamos por quatro pontos e o jogo já estava no fim. E a galera gritando ‘eu acredito!’. E eu também acreditava. Essa é a Juliana, que não desiste nunca. Estava precisando escrever isso no meu currículo, uma virada como essa. E logo aqui em Natal, diante de todos os meus amigos e família. Quero ver todo mundo aqui na final, transmitindo novamente essa energia incrível”, desabafou Juliana logo após o último ponto, quando não aguentou e desabou na areia.

Talita e Taiana de volta a uma final do Circuito Banco do Brasil
A primeira semifinal colocou frente a frente as atuais campeãs e vice-campeãs do Circuito Mundial. Já era uma aula de voleibol para brindar o público que encarou enormes filas, sob um calor de rachar, e lotou a arena montada na Praia do Forte. E uma fortaleza foi montada por Talita no bloqueio para segurar os ataques de Maria Clara no primeiro set. No fim, vitória ao lado de Taiana por 21/14. No segundo, elas conseguiram manter um bom ritmo e derrotaram as irmãs cariocas por 21/17. Estavam de volta à uma final.

“Vencemos a etapa de abertura da temporada, em Recife (PE), e ainda fizemos a final no Rio de Janeiro (RJ). Mas já estávamos há três etapas sem conseguir chegar à decisão. Nem sei dizer ao certo por que caímos de produção. Pode ter sido um pouco do fator físico e do emocional. Mas viemos mordidas para Natal, com total confiança de que faríamos um bom trabalho. Percebemos nossa evolução jogo a jogo, executando o que temos treinado. Estou muito feliz”, disse Taiana.

A dupla Talita/Taiana completou um ano de vida no mês passado. Um ano, aliás, dos mais intensos. Após um início de altos e baixos no próprio Circuito Banco do Brasil, no meio da edição 2012/2013, elas surgem juntas para o mundo e se apresentam de forma surpreendente, conquistando o inédito título do Circuito Mundial. A boa fase parece estar de volta. Nas areias da capital potiguar, quatro partidas, quatro vitórias e nenhum set perdido. Final, portanto, que promete, às 9h30 (10h30 de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV.

TABELA E RESULTADOS