terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Salvador se prepara para primeira etapa do Circuito Brasileiro

Circuito BB: Vai começar a temporada
As estrelas do vôlei de praia brasileiro estão prontas para voltar à atividade no ano olímpico, e o palco do retorno será Salvador (BA), cidade que recebe entre SEXTA-FEIRA (03.02) e DOMINGO (05.02) a etapa de abertura do Circuito Banco do Brasil 2012. 

A primeira de dez etapas da temporada será realizada na arena montada na Avenida Otávio Mangabeira, próximo ao Shopping Aeroclube, e terá entrada gratuita nos três dias de competição.

Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Temporada começa com novidades

A etapa baiana será a primeira no novo formato adotado pela CBV para 2012. Nesta temporada, as etapas serão disputadas por 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas. Outra alteração foi o sistema de acesso à competição, que antes era realizado pelo qualifying e agora acontece através das etapas do Circuito Estadual que são realizadas na semana anterior.

As 16 duplas masculinas que disputarão a competição já estão definidas: Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Billy/Bruno Schmidt (ES/DF), Alison/Emanuel (ES/PR), Márcio/Pedro Solberg (CE/RJ), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Evandro/Harley (RJ/DF), Benjamin/Juca (MS/BA), Thiago/Ferramenta (SC/RJ), Renatão/Jorge (PB), Fábio Luiz/Álvaro Filho (ES/PB), Oscar/Edson Filipe (RJ/ES), Tiago/Jefferson (BA/RJ), Fernandão/Rodrigo Saunders (ES/CE), Moisés/Vitor Felipe (BA/PB), Gilmário/Luciano (PB/ES) e Bruno/Hevaldo (AM/CE).

No feminino, a disputa pelo título será entre Juliana/Larissa (CE/PA), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Val/Shaylyn (RJ/CE), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Ângela/Lili (DF/ES), Taiana/Vivian (CE/PA), Karin/Raquel (SUE/SP), Maria Clara/Raquel (RJ), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Neide/Rebecca (AL/CE), Thati/Érica Freitas (PB/MG) e Izabel/Pri Lima (PA/RJ).

As 16 duplas masculinas e as 12 parcerias femininas formarão quatro chaves, de onde sairão os dois melhores para a rodada das quartas-de-final, que acontecerão no SÁBADO (04.02), assim como as semifinais. As finais e disputas de terceiro lugar serão realizadas no domingo.

Temporada 2012 pode ter quebra de recordes

Na temporada 2012, a etapa baiana pode ter novos recordistas de conquistas. Atual campeão ao lado de Pedro Cunha (RJ), o baiano Ricardo busca o tetracampeonato, já que venceu também ao lado do ex-parceiro Emanuel (PR) nas temporadas 2003 e 2006.

Caso volte a vencer, o campeão olímpico garantirá o quarto título, deixando para trás os cearenses Franco e Roberto Lopes, campeões em 1992, 1998 e 1999.

No feminino, a disputa pelo recorde de títulos é entre Larissa (PA) e Talita (AL), que vêm se revezando no lugar mais alto do pódio na Bahia desde 2006, quando a alagoana conquistou seu primeiro título ao lado de Renata (RJ). Talita venceu novamente em 2009 e 2011, jogando com Maria Elisa (PE).

Larissa, por outro lado, foi campeã em 2007 e 2010, com a parceira Juliana (CE). Em 2008, quando a cearense estava contundida, a melhor jogadora das duas últimas temporadas subiu ao lugar mais alto do pódio com a conterrânea Vivian (PA).

Atualmente, três medalhistas olímpicas dividem com Larissa e Talita as honras de recordistas de conquistas na Bahia. Adriana Behar e Shelda (RJ/CE), campeãs em 2001, 2002 e 2003, e Sandra Pires (RJ), que venceu em 1995, com Jacqueline (RJ), e em 1998 e 1999, formando dupla com Adriana Samuel (RJ), podem ser ultrapassadas pelas concorrentes.

TODOS OS CAMPEÕES DA ETAPA BAIANA
1992 – Salvador – Isabel/Jacqueline (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1993 – Salvador – Rejane/Cristina (BA/RJ) e Moreira/Garrido (PE)
1994 – Salvador – Isabel/Roseli (RJ) e Paulão/Paulo Emílio (BA)
1995 – Salvador - Jacqueline/Sandra (RJ) e Lula/Adriano (PE)
1998 – Salvador – Adriana/Sandra (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1999 – Salvador – Adriana/Sandra (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
2001 – Salvador - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Murilo/Klepper (PE/PA)
2002 – Feira de Santana – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2003 – Feira de Santana – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2006 – Salvador – Renata/Talita (RJ/AL) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2007 – Salvador – Juliana/Larissa (CE/PA) e Pedro Solberg/Harley (RJ/DF)
2008 – Camaçari – Vivian/Larissa (PA) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2009 – Salvador – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Alison/Harley (ES/DF)
2010 – Salvador – Juliana/Larissa (CE/PA) e Thiago/Pedro Cunha (SC/RJ)
2011 – Salvador – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CBV seleciona duplas para corrida olímpica

Vôlei de Praia: Candidatos a Londres definidos
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou nesta SEGUNDA-FEIRA (30.01) a relação de duplas selecionadas para o Projeto Corrida Olímpica, que apontará as parcerias que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Taiana/Vivian, no feminino, além de Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha e Márcio/Pedro Solberg, no masculino, são as parcerias escolhidas.

O Brasil pode ter até duas duplas em cada naipe nos Jogos Olímpicos de Londres. A classificação acontece através do Circuito Mundial e da Continental Cup. Até junho, a CBV escolherá as parcerias que representarão o país em Londres, formando a seleção brasileira de vôlei de praia. As formações das duplas podem ser alteradas.

Desde o início de 2012, as duplas selecionadas para o projeto contam com o apoio de supervisores, fisioterapeutas, preparadores-físicos, psicólogos, nutricionistas e médicos contratados pela CBV. A entidade também colocou o Aryzão, em Saquarema (RJ), à disposição dos atletas.

“Estamos investindo nestes atletas devido ao desempenho que eles têm apresentado nas competições nacionais e internacionais. Acreditamos que são os mais preparados para representar o Brasil em Londres. Estamos oferecendo todo suporte e estrutura para que o Brasil mantenha sua hegemonia no vôlei de praia mundial”, diz o presidente da CBV, Ary Graça.

Evandro e Lili também fazem parte do projeto

Os atletas Evandro, de 21 anos, e Lili, de 24, também foram selecionados para o projeto de seleções da CBV, juntamente com seus atuais parceiros, Harley e Ângela, com objetivo de prepará-los para os Jogos 
 Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

“Já iniciamos o planejamento de preparação para 2016 com a inclusão destes atletas no projeto de seleções. Acreditamos que o Evandro e a Lili têm potencial para participar do processo para os Jogos Olímpicos de 2016 e estamos dando a eles condições de acompanhar de perto o sistema de classificação olímpica. Acreditamos que esta medida será muito importante no amadurecimento deles”, comenta Ary Graça.

Gilmário e Luciano Conquistam o Título em Salvador

Circuito Estadual Nacional: Pódio masculino Salvado. Foto: Paulo Frank
Gilmário/Luciano (PB/ES) são os primeiro campeões da temporada 2012 do Circuito Estadual Nacional Banco do Brasil Vôlei de Praia. Na manhã deste DOMINGO (29.01), a dupla subiu ao lugar mais alto do pódio em Salvador (BA), na arena montada na Avenida Otávio Mangabeira, próximo ao estacionamento do Shopping Aeroclube, em Salvador (BA). 

A conquista na capital baiana foi a primeira da dupla, desde a sua formação. A dupla possui caracteristicas bem definidas e marcantes, um bom bloqueio de Luciano e as belas defesas e ótimos saques de Gilmário. Fazem da dupla uma das mais competitivas do Brasil.

Para conquistar o título, Gilmário e Luciano venceram na final Bruno e Hevaldo (AM/CE) por 2 sets a 1. Durante a temporada de 2011, Gilmário venceu quatro título do Circuito Estadual em Fortaleza, João Pessoa, São Luís e Teresina.

Gilmário e Luciano
"Estou muito feliz com mais essa conquista, nos preparamos muito para esse momento e agora após ter alcançado, queremos ir bem mais longe. Trenei muito no inicio da temporada, é recompeçador ter conquistado o título aqui em Salvador. Quero fazer um agradecimento a minha comissão técnica e principalmente a Wesley Pinheiro que tem contribuído bastante para o meu crescimento", comenta o campeão Gilmário.

O seu parceiro, Luciano, teve uma motivação a mais para a conquista do título, ele queria muito dedicar para sua filha Alice e jogou tudo que podia para alcançar o seu objetivo.

"Quero dedicar esse título a minha amada filha Alice, eu passo muito tempo longe de casa e acabo não acompanhado o crescimento dela da forma como eu gostaria e por isso quero que ela saiba que ela é uma grande motivação para mim quando estou jogando. Também quero aproveitar a oportunidade para agradecer a Ivanise pelo apoio nos dado durante os treinamentos na semana que antecedeu a competição", comenta o capixaba Luciano.

Os cariocas Marcus Cabral e Daniel Daniel Souza,  venceram Ícaro e Bernart (PB/RJ) e com esse resultado conquistaram a última vaga no pódio do Circuito Estadual nacional Banco do Brasil Vôlei de Praia.

Agora a competição segue para a capital pernambucana e acontecerá entre os dias 24 a 26 de fevereiro.

De Salvador Paulo Frank / Foto: Paulo Frank

domingo, 29 de janeiro de 2012

Thati e Érica Freitas são campeãs na Bahia

Circuito Estadual Nacional: Pódio Feminino de Salvador
A dupla Thati e Érica Freitas (PB/MG) conquistou o título de campeãs do Circuito Estadual Nacional Banco do Brasil Vôlei de Praia. Neste DOMINGO (29.01), na etapa de Salvador (BA), que foi realizada na arena montada ao lado do estacionamento do Shopping Aeroclube.

Foi uma estréia marcante, todos os jogos de Thati e Érica Freitas foram vencidos com muito esforço e sempre nos últimos momentos, a dupla mostrou muita força e personalidade.

Na decisão, duas duplas que jogavam juntas pela primeira vez. No duelo de estreantes, melhor para Thati e Érica, que venceram por 2 sets a 1, parciais de 18/21, 21/16 e 17/15. Na disputa de terceiro lugar, Cida e Bruna (SE/PB) superaram as catarinenses Josi e Leize em dois sets: 21/16 e 21/0.


"Estou muito feliz em está jogando ao lado de de uma atleta como Thati, vamos crescer juntas ao longo da temporada. Todos os nossos jogos foram muito difíceis e decididos sempre na última hora. Não posso deixar de agradecer a todos que são verdadeiramente responsáveis também por esse título, os meus patrocinadores, Roselanche e Unimed Barbacena a minha comissão técnica e aos atletas que treinam comigo, Mauro, Farley, Rodrigo, Maycon, Fabricio, Bruno e aos "cangaceiros" de João Pessoa que formam uma bela comissão técnica de Thati e me receberam com muito carinho", comenta a primeira campeã do ano de 2012, Érica Freitas

A sua parceira Thati também comemora o título e a classificação para o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia que acontecerá no próximo final de semana nas areias baianas.

"Foi um bom começo, iniciar com título é sempre muito bom, jogamos bem aqui em Salvador e esperamos dar continuidade na próxima semana no Circuito Banco do Brasil. Dedico essa vitória ao meu filho Tiego", comenta a paraibana Thati

A segunda etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil 2012 acontecerá em Recife (PE), entre os dias 23 e 26 de fevereiro. Assim como aconteceu em Salvador, o torneio servirá de acesso à etapa pernambucana do Circuito Banco do Brasil, que acontecerá uma semana depois.

De Salvador Paulo Frank / Foto: Paulo Frank

sábado, 28 de janeiro de 2012

Gilmário/Luciano e Cida/Bruna chegam a semifinal na Bahia

Circuito Estadual Nacional: Luciano e Gilmario
O Circuito Estadual Nacional Banco do Brasil conheceu hoje (28.01) os quatro semifinalista de cada naipe da temporada 2012 do Circuito Estadual Nacional Banco do Brasil, na arena montada na Avenida Otávio Mangabeira, próximo ao estacionamento do Shopping Aeroclube, em Salvador (BA). 

No masculino, a primeira semifinal acontecerá entre Bruno/Hevaldo (AM/CE) x Ícaro/Bernat (PB/RJ), para chegar a semifinal Bruno e Hevaldo venceu por 2 sets a 0 Branco/João Paulo (RJ/PB), enquanto Ícaro/Bernat (PB/RJ) venceram os experientes Fred/Bernardo (RJ) por 2 sets a 1. A outra semifinal será entre Gilmário/Luciano (PB/ES) x Marcos Cabral/Daniel Souza (RJ). Os cariocas venceram Marcus/Luizão (RJ/AM) e Gilmario e Luciano bateram Rhuan e Léo Gomes por 2 sets a 1.

"Chegamos uma semana antes a Salvador para nos adaptarmos e fizemos um bom inicio de pré-temporada e tenho certeza que fez uma grande diferença para chegarmos fortes nesse torneio, nosso objetivo agora é chegar a final", comenta Gilmario.

E com o mesmo objetivo mais com uma motivação a mais, o seu parceiro Luciano espera vencer a competição baiana e dedicar o título a sua filha Alice.

"Quero muito vencer essa etapa e dedicar a minha filha Alice, seria maravilhoso e vou fazer de tudo para transformar essa oportunidade em realidade", comenta o capixaba Luciano.

Bruna e Cida
No feminino, Josi/Leize (SC) venceram Isabela Maio/Pauline (ES/RJ) e garantira uma vaga na semifinal para enfrentar Izabel/Pri Lima (PA/RJ) que venceram Aline/Raquel (BA/RJ). A outra semifinal acontecerá entre Cida/Bruna (SE) x Érica Freitas/Thati (MG/PB). Para chegar a semifinal Érica Freitas e Thati venceram Chell/Michelle Carvalho. Enquanto Cida e Bruna derrotaram Naiana/Andrezza (CE/AM).

"Estou muito feliz com nosso resultado, eu tinha projeto de  parar de jogar esse ano, mas decidir continuar porque o Circuito Brasileiro começou pelo nordeste e isso foi um estimo a mais para mim. Agora, nosso principal objetivo é chegar a final e adiar cada vez mais a minha aposentadoria", comenta a experiente Cida.

A sua parceira Bruna também falou para o Voleinet.

"Confesso que para mim foi uma grata surpresa, tenho consciência que o torneio está mais competitivo e mais difícil e por isso valorizo muito essa semifinal. Jogar com a Cida é motivo de orgulho e fico ainda mais feliz em fazer ela adiar o pensamente de uma possível aposentadoria, aprendo muito jogando ao lado dela, amanhã jogarei tudo que for possível para chegar a final. Quero fazer um agradecimento especial a jovem e talentosa Duda e ao meu namorado Lucas que foram verdadeiramente o terceiro jogador em quadra", comenta a atleta Bruna.

A etapa baiana classificará as duas duplas finalistas em cada naipe para a etapa do Circuito Banco do Brasil que acontecerá em Salvador no próximo final de semana. Por isso, a competição é aberta a atletas de todas as regiões do país, assim como as outras nove etapas que antecederão as etapas do Circuito Banco do Brasil nesta temporada. As outras 17 etapas do Circuito Estadual Banco do Brasil 2012 manterão o formato tradicional, com disputas regionalizadas.

*De Salvador Paulo Frank / www.voleinet.com

Brasil x Duelo de gigantes em São Paulo abre o ano olímpico do vôlei de praia

Juliana, Larissa, Ricardo e Pedro Cunha batem bola 
A Arena Guarapiranga, em São Paulo, recebe neste final de semana o Desafio Internacional de vôlei de praia 4x4 Brasil x Estados Unidos. A programação tem início neste sábado, a partir das 14h (de Brasília), com os jogos de duplas transmitidos pelo SporTV. No domingo, às 10h, ao vivo, no Esporte Espetacular, acontece o jogo entre os quartetos mistos, que define a equipe campeã do evento. Cada vencedor do jogo de duplas recebe um ponto e o vencedor do quarteto soma três.

Quem for à arena, com capacidade para 4 mil pessoas, ou quem assistir pela TV certamente verá em ação quatro das melhores duplas do mundo, que estão entre as favoritas ao ouro em Londres-2012. O Brasil será representado pelo campeão olímpico Ricardo e seu parceiro Pedro Cunha, e por Juliana e Larissa, líderes do ranking mundial. Já os Estados Unidos desembarcaram em São Paulo com os campeões olímpicos Todd Rogers/Phil Dalhausser e Jennifer Kessy/April Ross, quartas colocadas do ranking.

A chuva atrapalhou os treinos das equipes na sexta-feira. Para este sábado, ainda há a possibilidade de chuva, segundo a previsão do tempo. Já para domingo, a expectativa é de que não chova pela manhã, horário do jogo 4x4, que vai definir os campeões do Desafio. O quarteto vencedor vai embolsar R$ 60 mil em prêmios, enquanto os vice-campeões dividirão R$ 40 mil.

Kessy, Ross, Rogers e Dalhausser  no treino do Desafio 4x4 de vôlei de praia (Foto: Alfredo Bokel / GLOBOESPORTE.COM)
Juliana, Larissa, Ricardo e Pedro Cunha batem bola
- Jogar debaixo de chuva não é minha condição favorita, mas tanto eu como a Ross já jogamos muitas vezes assim, e nessa época do verão, em lugares tropicais, é normal chover - disse Kessy.
Com ou sem chuva, a motivação da dupla americana é grande, especialmente por enfrentar Juliana e Larissa.

- Jogar contra elas, além de um treino de alto nível, é sempre muito complicado. Mas vencê-las, especialmente no país delas, é uma motivação extra - admite Ross.

Larissa afirma que a chuva não é a melhor amiga da dupla, mas faz parte dos esportes disputados ao ar livre.
- Com sol é muito melhor para o nosso jogo. Quando chove, a areia fica barrenta, e a bola fica duas vezes mais pesada. Mas, se ela aparecer, faz parte do show.

Para Juliana, uma das melhores disputas entre elas e as norte-americanas foi com chuva, nas quartas de final da etapa da Finlândia, em 2010, vencida pelas brasileiras por 2 sets a 1 (19/21, 21/15 e 15/11).
- Elas são muito competitivas, se revezam todo o tempo no bloqueio e nos obrigam sempre a ter muito volume de jogo.

Rogers e Dalhausser iniciam na capital paulista a última temporada da parceria que já dura seis anos.
- Eu já tenho muito tempo de quadra, estou até com a barba branca - brincou Rogers, de 38 anos. - Viemos para o Brasil para ganhar e nossa meta este ano é conquistarmos mais uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.

Veja a programação dos jogos:
Sábado:
14h - Juliana/Larissa x Kessy/Ross
A seguir - Ricardo/Pedro Cunha x Rogers/Dalhausser
Domingo:
10h - Ricardo/Pedro Cunha/Juliana/Larissa x Rogers/Dalhausser/Kessy/Ross
Local: Represa de Guarapiranga, altura do número 3.770 da Av. Atlântica

* Fonte: Foto: Alfredo Bokel / GLOBOESPORTE.COM)(Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Lucas Palermo/Bernardo Lima e Amanda Maltez/Gabby Baeta superam o qualifying em Salvador

Circuito Estadual Nacional: Lucas Palermo avança.
O Circuito Estadual Nacional Banco do Brasil teve inicio hoje, SEXTA-FEIRA (27.01) a temporada 2012 e já estão definidos os 08 classificados para o torneio principal, na arena montada na Avenida Otávio Mangabeira, próximo ao estacionamento do Shopping Aeroclube, em Salvador (BA). 

A etapa baiana classificará as duas duplas finalistas em cada naipe para a etapa do Circuito Banco do Brasil que acontecerá em Salvador no próximo final de semana. Por isso, a competição é aberta a atletas de todas as regiões do país, assim como as outras nove etapas que antecederão as etapas do Circuito Banco do Brasil nesta temporada. As outras 17 etapas do Circuito Estadual Banco do Brasil 2012 manterão o formato tradicional, com disputas regionalizadas.

No masculino Lucas Palermo/Bernardo Lima (MG/CE) superaram o qualifying depois de vencer Ramon/Jô (RJ/PB) por 2 sets a 1, parciais de 21-18 / 21-23 / 10-15. Márcio Gaudie/Carlinhos (RJ) venceram os baianos Renan e Lucas por 2 sets a 0, parciais de 21-15 / 21/17. Rhuan/Léo Gomes (RJ) venceram Yuri/Sinho (BA) também por 2 x 0, parciais de 21-18 / 21-19 e Branco/João Paulo (RJ/CE) bateram os baianos Ailton e Paulo Frank por 2 sets a 0, parciais de 29-27 / 21-13.

"Estou muito feliz com o nosso resultado, é a primeira etapa jogando juntos e foi muito bom nosso rendimento hoje, o Bernardo fez ótimos bloqueios que ajudou a decidir o jogo. Estamos ainda na fase de ajustes, mas já deu para perceber que a dupla é boa, temos boas expectativas para os próximos jogos", comenta Lucas Palermo.

Gabby Baeta supera o qualifying em Salvador
No feminino, novas formações foram destaque no primeiro dia de competição. Thais/Marcella (RJ/ES) venceram as baianas Maina e Thamara por 2 sets a 0, parciais de 21-17 e 21-08. Pauline/Isabela Maio (RJ/ES) superam o qualifying depois de vencer Mayana/Haissa (TO/PR) por 2 a 1, parciais de 20-22 / 21-17 / 15-10. Fabíola/Natasha Valente (DF/RJ) superam Evelyn/Rafaela (DF/PA) por 2 sets a 0, parciais de 21-13 / 21-16. Enquanto as cariocas Amanda Maltez/Gabby Baeta superaram Luana/Mayara (CE) pelo placar de 2 sets a 0, parciais de 21-13 e 21-16 e garantiram vaga no torneio principal.

"Fiquei muito feliz em passar do qualy e conseguir uma classificação para esse outro torneio. Eu e Amanda jogamos juntas em 2009 e retomamos a parceria e começamos o ano com o pé direito. Em relação a novo sistema de competição eu acho que está sendo bem aceito. Porém, acho que tem um ponto que deve ser revisto: o número de atletas femininos no torneio open tem que ser igual ao número de atletas do torneio masculino. Pois atualmente essa desigualdade e preconceito com a mulher no meio de trabalho não existe mais e estamos sendo prejudicadas com isso", comenta Gabby Baeta.

A competição contará com a participação de nomes importantes do vôlei de praia brasileiro, como o amazonense Bruno, vice-campeão do Circuito Banco do Brasil em 2011, o carioca Fred, Rei da Praia em 2000, a carioca Pri Lima, campeã da etapa da Colômbia do Circuito Sul-Americano em 2011, e a amazonense Andrezza, que disputou a última edição dos Jogos Olímpicos representando a Republica da Georgia.

As 08 duplas classificadas se juntarão a outras oito pré-classificadas por ordem de ranking na fase principal. As 12 duplas em cada naipe serão divididas em quatro chaves, de onde sairão as duas melhores para as quartas-de-final. As semifinais, disputas de terceiro lugar e finais acontecerão na manhã de domingo.

No masculino, oito duplas estão garantidas na fase principal: Fred/Bernardo (RJ), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Franco/Guto (CE/RJ), Luciano/Gilmário (ES/PB), Júlio/Ricardo Sousa (ES/PA), Wadson/Klaus (CE/PB), Marcus/Luizão (RJ/AM) e Marcos Cabral/Daniel Souza (RJ).

No feminino, os oito times pré-classificados para o torneio principal são Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Naiana/Andrezza (CE/AM), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Josi/Leize (SC), Cida/Bruna (SE/PB), Chell/Michelle Carvalho (DF/RJ), Isabel Grael/Luciana (RJ/CE) e Aline/Rachel (BA/RJ).

A competição começará amanhã a partir das 08:00 de sábado (28-01) e a entrada será gratuita.


*De Salvador Paulo Frank / www.voleinet.com