sexta-feira, 30 de março de 2012

Brasileiros perto da classificação em Assunção

Circuito Sul-Americano: Perto da segunda fase   Foto: Paulo Frank
O Brasil está perto de avançar com suas quatro duplas para a segunda fase da sexta etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia, que acontece em Assunção, no Paraguai. Após os resultados iniciais da primeira fase da competição, nesta SEXTA-FEIRA (30.03), Billy/Bruno Schmidt, Marcus/Guto, Val/Shaylyn e Drussyla/Carolina Horta encontram-se em boa situação para avançar às quartas-de-final da competição.

A etapa paraguaia é disputada por 12 duplas em cada naipe. Estas equipes formaram quatro chaves, com três integrantes cada, de onde avançarão as duas melhores às quartas-de-final. As finais serão no DOMINGO (01.04).

O torneio masculino no Clube Puerto Sajonia começou com um duelo brasileiro. Billy e Bruno Schmidt derrotaram Marcus e Guto por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/19. Na segunda rodada, os irmãos derrotaram os chilenos Guillermo Jimenez e Rodrigo Salinas por 2 sets a 0 (21/13 e 21/14).

Nesta partida, os brasileiros, atuais campeões brasileiros Sub-21, viveram uma situação inédita, enfrentando o pai e técnico, o ex-jogador Marcelo Caravalhaes, o Big, que é treinador das duplas masculinas do Chile.

Billy e Bruno voltarão à quadra neste SÁBADO (31.03), na última rodada da fase classificatória, para enfrentar a dupla chilena. Em caso de vitória brasileira, as duas parcerias nacionais, que são comandadas pelo técnico Marco Antonio Albuquerque, o Marcão, avançarão.

No torneio feminino, o panorama é o mesmo. Depois de perderem para Val e Shaylyn por 2 a 0 (14/21 e 17/21) na primeira rodada, Drussyla e Carolina Horta se recuperaram e ganharam das uruguaias Lucia Guigou e Fabiana Gomez por 2 sets a 1, parciais de 21/12, 19/21 e 18/16.

A situação da chave será definida nesta sexta, com o duelo entre Val/Shaylyn e a dupla uruguaia. Uma vitória brasileira classifica também Drussyla/Carolina. As duas duplas femininas do Brasil são dirigidas pela campeã olímpica Jackie Silva.

Líder isolado do ranking continental, o Brasil já soma 13 medalhas na temporada 2011/2012. São nove ouros, uma prata e três bronzes.

O país garantiu quatro medalhas na etapa de abertura da temporada, que aconteceu em novembro de 2011, em Limoeiro (PE): ouro com Elize Maia/Bárbara Seixas, prata com Moisés/Álvaro Filho, e bronze com Thiago/Vitor Felipe e Neide/Carolina Horta.

Depois, nos Jogos Sul-Americanos de Praia, que aconteceram em Manta, no Equador, o Brasil foi ouro com Neide/Rebecca e Moisés/Vitor Felipe e bronze com Elize/Bárbara. Em Viña Del Mar, no Chile, Ágatha/Bárbara Seixas e Lipe/Álvaro Filho subiram no lugar mais alto do pódio. No Peru, Beto Pitta/Lipe e Rebecca/Neide mantiveram a bandeira verde e amarela no topo do ranking continental. Na quinta etapa, no Uruguai, mais dois ouros, com Thiago/Ferramenta e Rebecca/Drussyla.

A sétima etapa do Circuito Sul-Americano será em Cartagena, na Colômbia, entre os dias cinco e oito de abril. Josi/Thais e Gilmário/Luciano serão as duplas representantes do Brasil na competição.