sábado, 28 de julho de 2012

Juliana e Larissa conquistam a primeira vitória do vôlei em Londres

Londres 2012: Vitória tranquila na estreia
É de Juliana e Larissa a primeira vitória do Voleibol brasileiro nos Jogos Olímpicos de Londres. Atuais campeãs mundiais de Vôlei de Praia, as brasileiras estrearam neste SÁBADO (28.07) no torneio feminino e confirmaram o favoritismo, vencendo com facilidade Natacha Rigobert e Elodie Li Yuk, representantes das Ilhas Maurício, por 2 sets a 0 (21/5 e 21/10) na arena montada na Horse Guards Parade.

A partida marcou a estreia de Juliana nos Jogos Oímpicos. Classificada para os Jogos de Pequim, em 2008, a brasileira ficou fora do torneio na capital chinesa por causa de uma lesão. Na ocasião, Larissa formou dupla com Ana Paula e terminou em quinto lugar.

“É maravilhoso estar aqui, finalmente nossa dupla estreou na Olimpíada. Esperei muito por este momento. Larissa e eu começamos bem o torneio. Não quisemos saber quem estava do outro lado e jogamos com alegria, disposição e serenidade, pois temos um grande objetivo aqui. Fizemos um pacto e vamos encarar cada jogo como uma final”, garante Juliana.

Na partida, as brasileiras foram praticamente perfeitas no ataque, convertendo em ponto 26 das 34 ações que tentaram no fundamento. Juliana e Larissa fizeram ainda sete pontos de saque e um de bloqueio, além de terem conseguido 20 defesas ao longo do jogo.

Com a vitória, a dupla brasileira termina o primeiro dia de disputas na liderança do Grupo A, ao lado das alemãs Katrin Holtwick e Ilka Semmler, que venceram as tchecas Lenka Hajeckova e Hana Klapalova também em dois sets (21/16 e 21/18) no outro confronto da chave.

A dupla alemã será a próxima adversária das brasileiras no torneio olímpico, na SEGUNDA-FEIRA (30.07), às 11h30 (de Brasília). O canal Sportv transmitirá a partida ao vivo. O confronto em Londres será o nono envolvendo as brasileiras e as alemãs. Vencedoras dos dois últimos encontros, Juliana e Larissa levam vantagem no retrospecto, com seis vitórias conquistadas diante das europeias.

“A dupla da Alemanha tem um nível melhor. Vamos entrar forte, como fizemos na estreia. Vamos tentar fazer o nosso melhor em cada jogo”, acrescenta Juliana.

O torneio olímpico de vôlei de praia é disputado por 24 duplas. As parcerias formam seis chaves com quatro componentes cada e jogam contra os rivais dos próprios grupos na primeira fase. Avançam diretamente às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros. 
Os quatro terceiros colocados restantes disputarão as últimas duas vagas disponíveis nas oitavas.

O JOGO

Líder do ranking olímpico, a dupla brasileira não teve dificuldades no começo da partida e logo abriu 6/1 em um contra-ataque bem finalizado por Larissa. Após um erro de Rigobert, o placar chegou a 9/1, o que fez a dupla africana pedir tempo. Juliana ainda conseguiu marcar mais duas veze antes de Rigobert conseguir o segundo ponto: 11-2. Tranquilas em quadra, as brasileiras aproveitaram-se dos inúmeros erros das africanas para abrir vantagem até o fim do set, antes de fechar em 21/5 com um saque de Juliana.

O panorama da partida não mudou muito no segundo set. Jogando com seriedade, as brasileiras logo impuseram sua melhor qualidade e, apesar da melhora das africanas, conseguiram abrir 11/6 com um ataque de Juliana. Com mais um saque brasileiro, desta vez de Larissa, a vantagem subiu para 16/8. No final, mais um ponto de saque de Larissa fechou o jogo em 21/10.

Talita e Maria Elisa estreiam neste domingo

Talita e Maria Elisa, que também representam o vôlei de praia brasileiro em Londres, estreiam no torneio olímpico neste DOMINGO (29.07). As brasileiras jogarão contra as holandesas Madelein Meppelink e Sophie Van Gestel, às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Sportv.

Brasileiras e holandesas se enfrentaram apenas uma vez no Circuito Mundial, na terceira rodada do Grand Slam de Moscou, em junho, e a vitória foi de Talita e Maria Elisa, por 2 a 0.

As outras duas duplas que formam o Grupo E são Sara Goller/Laura Ludwig, da Alemanha, e Louise 
Bawden/Becchara Palmer, da Austrália, que medirão forças às 12h30.

CLASSIFICAÇÃO
GALERIA DE FOTOS