quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ary Graça: o vôlei de praia é o novo 'acontecimento' em termos de esporte

Ary Graça aponta crescimento do vôlei de praia
(Foto: Thiago Braga/Sportv.com)
A temporada 2013 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia terá 20 torneios, entre etapas de Grand Slam, Opens e o Campeonato Mundial. Será a competição mais extensa da história, com presença nos cinco continentes e estendendo-se de 27 de março, em Corrientes, na Argentina, a 15 de dezembro, em Durban, na África do Sul. Em entrevista ao “SporTV News”, o presidente da Federação Internacional, Ary Graça, explicou que as mudanças se dão pelo fato da modalidade estar em franco crescimento em âmbito mundial.

- Quatro anos atrás, tínhamos 300 inscritos por categoria. E agora? 3000. Explodiu em quatro anos, de maneira que acredito que o vôlei de praia é o novo happening em termos de esporte – disse.

Segundo Graça, a ideia de expandir o circuito surgiu há quatro anos, quando estava à frente da comissão do vôlei de praia da federação. Ele citou o aumento no número de países em busca de uma vaga nos Jogos de Olímpicos de Londres como um exemplo do crescimento do interesse mundial na modalidade.

- Foram 143 países que participaram das eliminatórias para as Olimpíadas. Eu estou com 143 países querendo participar de tudo. Não havia outra alternativa se não expandir, tirar essa concentração na Europa. Para criar novos mercados, estamos estimulando o mundo nteiro a praticar o vôlei de praia – disse.

O Brasil sedia a 10ª etapa dos 11 Grand Slams previstos, provavelmente entre 9 e 13 de outubro, em São Paulo. Em 2013, além do país, as etapas vão passar por Argentina, China, Holanda, Itália, Suiça, Estados Unidos, Alemanha, Rússia, China, e Emirados Árabes, em número recorde de torneios. Em 2014, contudo, o plano é reduzir para 10 etapas somente.

- Nós decidimos que os Grand Slams não podem passar de dez, para que seja valorizado. Nós, hoje, temos onze. Não pode. O próprio Brasil, que era open, resolveu fazer Grand Slam. Como nós éramos promotores, no passado, sei exatamente os exageros que faziam. Os custos diminuíram quase 30%. Então, todo mundo pode fazer Grand Slam agora – disse.

Serão oito etapas Open. O Campeonato Mundial será realizado em Stare Jablonki, na Polônia, entre os dias 1 e 7 de julho. Todas as disputas serão feitas no mesmo sistema, com fase de grupos no início e jogos eliminatórios até a final. Com 18 títulos em 21 temporadas no feminino e com 15 triunfos nas 24 edições no masculino, o Brasil é o país que têm mais conquistas no Circuito nas duas modalidades.

*Por SporTV.com