terça-feira, 19 de março de 2013

Fim do mistério: paraibano Álvaro Filho é o novo parceiro de Ricardo

Nova dupla de 2013
Ricardo já tem um novo parceiro. Após a aposentadoria de Pedro Cunha no último final de semana, o paraibano Álvaro Filho, que formava dupla com o catarinense Thiago, foi o escolhido do campeão olímpico. A informação estava guardada embaixo de sete chaves, mas vazou no início da tarde desta terça-feira e foi confirmada pelo atleta. Na próxima quinta, o baiano vai conceder uma entrevista coletiva ao meio-dia, no centro de treinamento Aryzão, em Saquarema, no Rio de Janeiro, para falar sobre o novo companheiro.

Outro paraibano, Vitor Felipe, que faz dupla com o carioca Evandro, também estava cotado para formar esse novo time com Ricardo. Vitor e Álvaro  se enquadram no perfil preferido pelo campeão olímpico: morar em João Pessoa, disputar o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e integrar a seleção brasileira.

- Vai ser uma satisfação muito grande jogar ao lado de Alvinho. Ele que já frequenta o meu Centro de Treinamento há muitos anos. Então, a gente está formando essa nova equipe. Queremos seguir com uma trajetória de vitórias e na busca por formar um time competitivo. Esse é o principal ponto. Queremos brigar tanto pelo Circuito Nacional, como Internacional - afirmou Ricardo.

Formando agora parceria com Álvaro Filho, os treinamentos de Ricardo devem ser alterados. É que, para o atleta, ter um novo companheiro dentro das quadras significa começar as atividades do zero, já que um precisa conhecer o outro.

- É uma nova parceria. Temos que iniciar tudo novamente. Com a formação da nova equipe, preciso pegar um entrosamento. Isso leva um 'pouquinho' de tempo, mas com a experiência e a força de vontade que a gente tem, espero que seja bem rápida essa adaptação.

Assim como Ricardo, Álvaro Filho também mora em João Pessoa. E para o baiano, os dois juntos na cidade é importante, principalmente, no começo de um novo time. Segundo ele, essa é uma oportunidade de adquirir entrosamento para as competições.

- Esse é um ponto positivo. No momento em que a gente não estiver em João Pessoa, já que ele mora aqui também, a gente vai estar junto na seleção treinando. Estaremos sempre lado a lado, não vai existir separação. Iremos ganhar mais entrosamento e ritmo de jogo.

Desde o anúncio da aposentadoria do antigo parceiro de Ricardo, Pedro Cunha, o técnico Carlos Magno começou a preparar o treinamento do campeão olímpico, já pensando nas possibilidades da nova parceria.

- Ricardo treinando com um novo parceiro em João Pessoa terá mais motivação. Já estamos fazendo um grande trabalho há um bom tempo. E como a gente sabia que Pedro (Cunha) estava deixando o voleibol, a gente começou a trabalhar com algumas possibilidades. Então, não vamos mudar tanto o nosso trabalho, o que a gente está pensando, o nosso foco - enfatizou Carlos Magno.

Para Carlos Magno, Ricardo vai voltar a jogar na sua posição original dentro de quadra: a entrada de rede. De acordo com o treinador, o atleta precisava com os outros parceiros mudar sua característica de jogo. Mas agora será diferente.

- O mais fácil é que Ricardo já estava acostumado a trabalhar na entrada. E juntando com o Alvinho, que joga na saída, vai ficar uma dupla perfeita. Não vamos precisar fazer adaptação em nenhum dos dois. Só iremos fazer com que eles peguem um ritmo juntos. A dupla precisa estar sempre afinada.

- A gente já fez um trabalho com Álvaro quando ele ainda jogava com Vitor (Felipe), mas agora com Ricardo ele vai ter um parceiro mais experiente para ajudar nos treinamentos e nos torneios. Foi uma grata surpresa trabalhar com o Alvinho novamente. Junto com Ernesto, Rossini e Cajá (todos integrantes da comissão técnica de Ricardo), estamos formando uma equipe nova. Vamos fazer um trabalho visando as Olimpíadas e o Circuito Mundial - emendou.

Aposentadoria de Pedro Cunha

O antigo parceiro de Ricardo se aposentou das quadras no último final de semana. A despedida do atleta aconteceu durante a etapa do Open de Maceió, do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Ao lado do baiano, o carioca foi derrotado nas quartas de final pela dupla Bruno e Hevaldo, por 2 sets a 0 (21/18 e 29/27), em seu último torneio profissional.

Pedro Cunha resolveu aposentar-se do esporte de alto rendimento aos 29 anos. Influenciado por uma lesão crônica no joelho direito e pela falta de motivação após as Olimpíadas de Londres, ele optou por encurtar a carreira nas areias para ter “uma vida normal”.

Pedro Cunha vôlei de praia short fluminense (Foto: Divulgação/CBV)
Pedro Cunha se aposentou do vôlei de praia no último final de semana na etapa de Maceió
(Foto: Divulgação/CBV)

*Por Lucas Barros/Globo.com