Talita foi o grande nome das areias no mundo este ano |
Tantas glórias fizeram com que Talita fosse aclamada a melhor atleta da modalidade no Prêmio Brasil Olímpico, maior honraria anual do esporte brasileiro. E outras jogadoras comandadas na seleção pelo técnico Marcos Miranda também brilharam. Na World Cup Final, em Campinas (SP), Maria Elisa reeditou a parceria dos Jogos Olímpicos de Londres/2012 com Talita e a dupla sagrou-se campeã. No Campeonato Mundial, disputado em Stare Jablonki (POL), Lili e Bárbara Seixas garantiram um valioso terceiro lugar.
Abaixo, a própria Talita conta um pouco da história do que aconteceu nas areias no ano de 2013. Confira:
SELEÇÃO DE PRAIA“Foi um ano em que tivemos de nos adaptar a um novo sistema, diferente daquilo a que estávamos habituados. Toda mudança gera expectativa, mas o nosso esporte continuou vencedor. Ainda assim, a tendência é melhorar ainda mais. Tudo nos serviu como um enorme aprendizado. Treinamos em alto nível, e com as adversárias ao lado, atletas de ponta, o que eleva o treinamento e faz com que a gente evolua o tempo todo. Sem falar na estrutura do Aryzão, em Saquarema, a melhor possível. E essa competição sadia dentro da seleção, de cada uma brigar pelo seu espaço e por um objetivo comum lá na frente, também ajudou muito.”
CIRCUITO MUNDIAL“Algumas grandes duplas saíram de cena, o que é normal após o encerramento de um ciclo olímpico. A americana May e a Larissa, duas gigantes, pararam; a Juliana acabou não jogando; a Zhang Xi parou no meio da temporada, mas, em compensação, já surgiu uma outra chinesa, de 16 anos, de bom nível; a Walsh retornou no fim e formou um belo time com a April... Com tantas mudanças, eu e a Taiana, também uma dupla nova, nos adaptamos bem uma a outra e ao novo sistema, amadurecemos rapidamente e conseguimos bons resultados. As demais parcerias do Brasil também foram muito bem, sempre brigando pelo pódio.”
CAMPEONATO MUNDIAL“No Campeonato Mundial, jogamos praticamente contra os mesmos times. Só que algumas duplas, às vezes, preparam-se só para esse torneio, que é de tiro curto, em uma semana, o mais importante do ano. Eu e Taiana acabamos sendo eliminadas pelas alemãs Ludwig e Walkenhorst. Toda nossa comissão técnica brigou muito por esse título, ficamos decepcionadas com o nosso desempenho, mas Lili e Bárbara Seixas ainda conquistaram um terceiro lugar e levaram o Brasil ao pódio. No nosso esporte, temos que saber lidar com os resultados ruins e tomar isso como um aprendizado.”
EXPECTATIVA PARA 2014“Fiquei feliz de poder treinar com atletas que também são minhas adversárias. Todo mundo se doou muito na seleção em 2013, o que explica os bons resultados. Grande mérito, também, de toda comissão técnica. Se houver mudanças e ajustes para o ano que vem, com certeza serão para melhor. Nada como trocar ideias, conversar, dar sugestões para que todos nós e o nosso esporte possamos evoluir ainda mais. Espero uma seleção mais forte em 2014. Temos tudo para dar outro grande passo nesse novo sistema.”