domingo, 30 de outubro de 2011

Juliana e Larissa voltam a vencer em Alagoas

Circuito BB: Mais um título em Maceió
Após a conquista da medalha de ouro nos jogos  pan-americano, em Puerto Vallarta, no México, a dupla sagrou-se campeã da etapa alagoana da competição nacional, a nona da temporada. Na final na arena montada na Praia da Pajuçara, em Maceió (AL), Juliana e Larissa ganharam de Talita e Maria Elisa (AL/PE). Val e Shaylyn (RJ/CE) ficaram em terceiro lugar.

Na final, Talita e Maria Elisa venceram o primeiro set por 21/19. Na segunda parcial, Larissa e Juliana estavam à frente, com 12/7 no placar, quando Maria Elisa caiu sobre a mão esquerda e lesionou o dedo polegar. A atleta foi atendida, mas não conseguiu voltar à quadra.

“Infelizmente as lesões fazem parte da carreira dos atletas. Que a Maria Elisa fique tranquila, pois tudo vai passar. Estamos na torcida para que ela se recupere o mais rápido possível e volte a jogar”, disse Larissa, que ao término do jogo pediu aos torcedores que aplaudissem a adversária, que deixou a quadra machucada.
Campeãs de quatro das seis primeiras etapas da temporada, Juliana e Larissa subiram ao pódio na competição pela última vez em abril, na etapa de Santa Maria (RS). Nos últimos dois torneios, em Salvador (BA) e Aracaju (SE), a dupla terminou em segundo e quinto lugar, respectivamente.

“Ganhamos da pior forma possível, com a lesão de uma adversária, mas, acima de tudo, uma amiga. Torço, de coração, para que não seja nada grave”, diz Juliana. “Queríamos ter ganhado na bola. Deixamos a desejar nesta etapa, acho que principalmente pelo desgaste, mas vai ser gostoso voltar para casa com mais um título, depois da medalha de ouro do Pan”, complementa.

O título conquistado nesse domingo é o quarto da dupla na capital alagoana. Campeãs também em 2004, 2007 e 2010, as bicampeãs pan-americanas entraram para a lista das maiores vencedoras em Maceió com quatro conquistas, igualando as medalhistas olímpicas Adriana Behar (RJ), Shelda (CE) e Ana Paula (MG).
Principal representante de Alagoas no Circuito Banco do Brasil, Talita não escondeu a preocupação com a lesão sofrida pela parceira.

“Foi uma pena. Fico triste por não termos conseguido jogar até o fim, mas, principalmente preocupada com a lesão que a Maria sofreu. Infelizmente isso faz parte da nossa carreira e agora o mais importante é que ela se recupere bem”, afirma a alagoana.

Na disputa de terceiro lugar, Val e Shaylyn confirmaram o bom momento da dupla e garantiram o terceiro pódio consecutivo da dupla, superando as irmãs Maria Clara e Carolina (RJ) por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/19.

“Estamos fazendo um segundo semestre muito bom. Conseguimos pódios em todas as três etapas disputadas e queremos seguir assim até o fim do ano. Estes resultados são fruto do nosso trabalho e vamos seguir nos dedicando bastante para manter o bom ritmo”, afirma Shaylyn.

Após o encerramento da etapa alagoana, Juliana e Larissa seguem em vantagem na disputa pelo título da temporada 2011 do Circuito Banco do Brasil. A dupla soma 3.320 pontos, contra 3.040 de Talita/Maria Elisa.

Recife (PE) será a próxima parada do Circuito Banco do Brasil, entre os dias dez e 13 de novembro. A etapa na capital pernambucana será a 10ª do ano e acontecerá na Praia do Pina.

TABELA E RESULTADOS:
http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/etapas.asp?et=9

Ricardo/Pedro Cunha e Márcio/Benjamin são os finalistas em Maceió

Circuito BB: Duelo de ex-parceiros
Juntos, o baiano Ricardo e o cearense Márcio dominaram o primeiro semestre do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2011. Pela primeira vez de lados opostos desde o fim da parceria, os medalhistas olímpicos decidem, neste DOMINGO (30.10), ao lado dos parceiros Pedro Cunha (RJ) e Benjamin (MS), o título da nona etapa da competição, que acontece em Maceió (AL). 

A partida decisiva acontecerá às 9h30 (10h30 de Brasília). A disputa de terceiro lugar, entre Jorge/Renatão (PB) e Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), terá início no mesmo horário. A fina será transmitida ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a partida através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

No primeiro semestre do Circuito Banco do Brasil, Márcio e Ricardo venceram as etapas de Vitória (ES), Curitiba (PR), Guarujá (SP) e Balenário Camboriú (SC). A dupla conquistou ainda a medalha de prata do Campeonato Mundial.

Jogando ao lado de Pedro Cunha desde o fim de julho, Ricardo buscará seu terceiro título em Maceió. O campeão olímpico venceu na capital alagoana em 1999 e 2000, ao lado de Zé Marco (PB).

Neste sábado, a dupla abriu o dia superando Billy e Bruno Schmidt (ES/DF) por 2 sets a 1, parciais de 22/20, 19/21 e 15/13, nas quartas. Na semifinal, o baiano e o carioca venciam os paraibanos Jorge e Renatão por 10/2 no segundo set, depois de ganharem o primeiro por 21/15, quando Renatão abandonou a partida sentindo dores na panturrilha da perna esquerda.

“Tínhamos enfrentado Jorge e Renatão na sexta, na fase de grupos e foi um jogo muito complicado. Entramos com outra postura, mostrando mais força e concentração e isso fez a diferença. Minha parceria com o Pedro está apenas começando e resultados positivos são muito importantes nesta fase”, diz Ricardo.

Márcio e Benjamin percorreram caminho mais longo até a decisão da etapa alagoana. Nas oitavas, os veteranos ganharam de Oscar e Edson Filipe (RJ/ES) por 2 sets a 1, parciais de 15/21, 21/17 e 15/12. Nas quartas, eliminaram os campeões mundiais e pan-americanos Alison e Emanuel (ES/PR), também no tie-break: 13/21, 27/25 e 15/13. Por fim, nas semifinais, passaram por Beto Pitta e Lipe, vencendo por 2 a 0 (21/12 e 23/21).

Tricampeão da etapa alagoana (venceu em 2001, com Benjamin e em 2006 e 2007 com Fábio Luiz), Márcio destaca a boa campanha da dupla na competição.

“Foi um dia bastante desgastante, mas o que importa é que o terminamos com o nosso objetivo alcançado. Fizemos bons jogos e chegaremos à decisão com bastante moral. Enfrentaremos uma dupla forte, que está motivada pelo começo de parceria e vem conseguindo bons resultados, mas temos tudo para fazer um bom jogo”, comenta.

TABELA E RESULTADOS:

Talita/Maria Elisa e Juliana/Larissa decidem o título em Maceió

Circuito BB: Favoritas na decisão
Principais concorrentes na disputa pelo título do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2011, Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Juliana/Larissa (CE/PA) realizarão mais um embate na temporada neste DOMINGO (30.10), em Maceió (AL). As duplas entrarão em quadra às 10h30 (11h30 de Brasília) para disputar o título da nona etapa do ano, que acontece na arena montada na Praia da Pajuçara. Na disputa de terceiro lugar, Maria Clara e Carolina (RJ) enfrentarão Val e Shaylyn (RJ/CE) a partir das 8h30 (9h30 de Brasília).

Os dois jogos terão transmissão ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a partida através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp
 
A final em Maceió marcará o quarto encontro entre as duplas em partidas que valem titulo nesta temporada. A vantagem é de Talita e Maria Elisa, que foram campeãs vencendo as rivais nas etapas de Curitiba (PR) e Salvador (BA), mas perderam a primeira decisão do ano, em Vitória (ES).

Para chegar à decisão em Maceió, Talita e Maria Elisa, que lutam pelo bicampeonato, já que venceram na capital alagoana em 2009, venceram as duas partidas que fizeram ao longo do dia. Nas quartas, a dupla superou Karin/Raquel (SUE/SP) por 2 sets a 0 (21/17 e 21/14), antes de superarem Val e Shaylyn por 2 sets a 1, parciais de 19/21, 21/19 e 15/11.

Maria Elisa, que voltou à quadra após torcer o tornozelo esquerdo na semifinal, comentou a lesão sofrida.
“Senti meu pé virar e uma dor muito forte quando caí. Na hora, nem pensei na possibilidade de voltar ao jogo, mas fizemos uns testes rápidos e vimos que a torção não havia sido tão grave. Acabou que a lesão me deixou mais concentrada e consegui lidar bem com a dor. Nós, atletas, sofremos com lesões o tempo todo e precisamos saber superar”, diz Maria Elisa.

Ao contrário das rivais, Juliana e Larissa precisaram fazer um torneio de recuperação nas areias da Pajuçara. Neste sábado, as bicampeãs pan-americanas, que perderam na primeira rodada da competição, iniciaram o dia nas oitavas, ganhando de Renata/Pri Lima (RJ) por 2 sets a 0, com duplo 21/14.

Nas quartas, a dupla reencontrou Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ), responsáveis pela derrota na estreia, e deu o troco, vencendo mais uma vez com parciais repetidas: 21/18 e 21/18. Na semifinal, contra as irmãs Maria Clara e Carolina, veio a terceira vitória: 2 sets a 1, parciais de 19/21, 21/15 e 15/13.

“O desgaste da temporada está começando a pesar. Larissa e eu sentimos muitas câimbras durante o terceiro jogo, mas mesmo assim tudo deu certo”, comenta Juliana. “Estamos precisando voltar a vencer uma etapa do Circuito Banco do Brasil. Não ficamos com o título nas últimas duas e isso está engasgado para nós. Não estamos jogando como estamos acostumadas, mas vai ter que ser assim mesmo, aos trancos e barrancos”, completa. 

Campeãs da etapa alagoana em 2004, 2007 e 2010, Juliana e Larissa podem alcançar as medalhistas olímpicas Adriana Behar (RJ), Shelda (CE) e Ana Paula (MG), atletas que somam quatro títulos em Maceió.

TABELA E RESULTADOS:

sábado, 29 de outubro de 2011

Beto Pitta e Lipe chegam a segunda semifinal consecultiva

Circuito BB: Beto e Lipe comemoram mais uma vitória
Depois de estarem separados por uma temporada a dupla Beto Pitta e Lipe voltaram a jogar juntos esse semestre e garantiram a segunda semifinal consecultiva nesta SEXTA-FEIRA (28.10) na etapa de Maceió (AL) do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. A conquista aconteceu depois de terem conseguido duas duras vitórias.

“Está sendo um torneio muito positivo, estamos jogando muito bem, passamos por uma dificuldade no jogo contra Juca e Hevaldo, mas superamos. Jogar com o Lipe é sempre muito bom, gosto muito dele e ele de mim e isso facilita muito na quadra. Estou muito feliz com os resultados, quero agradecer a um grande parceiro, The Bulldog, que vem me apoiando nessa nova trajetória", comenta o semifinalista Beto Pitta.

Beto Pitta e Lipe começaram bem as disputas na Praia da Pajuçara. No primeiro jogo, a dupla venceu, Juca/Hevaldo (CE). No primeiro set com fortes saques, Juca e Hevaldo superaram com facilidade Beto e Lipe , mas no segundo set a dupla iniciou uma reação surpreendente, depois de estar perdendo de 16/14 a dupla se superou e fechou o segundo set em 21/17, no terceiro set, com fortes emoções, garantiram a vitória pelo placar de 15/12. 
 
Já nas quartas de finais, Beto Pitta e Lipe levaram a melhor sobre Moisés e Álvaro Filho, vencendo por 2 sets a 1, em um jogo que deixou a torcida dividida e contou com a raça de Lipe e a tranquilidade de Beto Pitta, ingredientes importantes para superar a forte dupla Moisés e Álvaro Filho com parciais de 21/14, 17/21 e 19/17 .

Assim, Beto Pitta/Lipe (RJ/CE) garantiram vaga para a semifinal e enfrentará Márcio/Benjamin (CE/MS). A outra semifinal será decidida no jogo Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ) x Jorge/Renatão (PB).

As semifinais acontecerão no período da noite, entre 18h e 22h. As finais e disputas de terceiro lugar fecharão a competição na manhã de DOMINGO (30.10).

A arena do Circuito Banco do Brasil foi montada na Praia da Pajuçara, em frente ao Hotel Enseada, e a entrada é gratuita. Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

TABELA E RESULTADOS:
http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/etapas.asp?et=9

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pedro Solberg volta em grande estilo e avança em Maceió

Pedro Solberg comemora a classificação
Depois de viver mais de 100 dias de agonia, agora é hora da alegria. Foi com este espírito que o carioca Pedro Solberg estreou nesta SEXTA-FEIRA (28.10) na etapa de Maceió (AL) do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, primeira competição que o atleta disputa após ser absolvido pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) de caso de doping.
 
Ao lado do parceiro Ferramenta, Pedro conseguiu duas vitórias e terminou na liderança do Grupo D. Os resultados positivos e o fim da preocupação constante em relação a seu futuro foram destacados pelo atleta carioca.

“Estou muito feliz por jogar o Circuito Banco do Brasil mais uma vez, agora de uma forma diferente, sem aquela corda no pescoço que me colocaram. É outro clima, outra vibração, uma tranquilidade enorme dentro de quadra”, comenta Pedro, que espera aproveitar bom astral para buscar um bom resultado nas areias da Pajuçara.

“Estou doido para fazer um bom torneio de novo, porque o Circuito Banco do Brasil é muito importante para mim. Quero mostrar para todo mundo que estou de volta e que ninguém vai me tirar daqui mais”, comenta.

E Pedro e Ferramenta começaram bem as disputas na Praia da Pajuçara. Na primeira rodada, a dupla saiu perdendo, mas virou diante de Oscar e Edson Felipe (RJ/ES), com parciais de 20/22, 21/16 e 15/8. Na segunda rodada, os cariocas levaram a melhor sobre os veteranos Franco e Fred (CE/RJ), vencendo por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/11 .

Assim, Pedro/Ferramenta e Oscar/Edson Felipe ficaram com as duas vagas na segunda fase do Grupo D. Na chave B, avançaram Beto Pitta/Lipe (RJ/CE) e Márcio/Benjamin (CE/MS). No Grupo E, os classificados foram Billy/Bruno Schmidt (ES/DF) e Thiago/Vitor Felipe (SC/PB). Na chave F, passaram Moisés/Álvaro Filho (BA/PB) e Fábio Luiz/Rodrigo Saunders (ES/CE).

No Grupo A, Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ) e Renatão/Jorge (PB) já estão classificados. As duplas medirão forças às 19h (20h de Brasília) para disputar a primeira posição. Na indefinida chave C, a última rodada, reunindo Alison/Emanuel (ES/PR) e Jan/Bernardo (PA/RJ) acontecerá às 21h (22h de Brasília).

A programação de jogos do SÁBADO (29.10) começará às 9h (10h de Brasília), com os duelos das oitavas-de-final. Na sequência, acontecerão os jogos das quartas. As semifinais acontecerão no período da noite, entre 18h e 22h. As finais e disputas de terceiro lugar fecharão a competição na manhã de DOMINGO (30.10).

A arena do Circuito Banco do Brasil foi montada na Praia da Pajuçara, em frente ao Hotel Enseada, e a entrada é gratuita. Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

TABELA E RESULTADOS:
http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/etapas.asp?et=9

Raquel e Luana avançam em Maceió

Circuito BB: Raquel comemora mais uma vitória
Depois de irem bem no primeiro semestre ao lado de Lili (ES) e Ângela (DF), respectivamente, a capixaba Luana e a carioca Raquel iniciaram o segundo semestre do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia do mesmo lado da rede. Depois de passar os dois primeiros torneios, em Salvador (BA) e Aracaju (SE), em branco, a dupla conseguiu nesta SEXTA-FEIRA (28.10), em Maceió (AL), suas duas primeiras vitórias e avançou à segunda fase da nona etapa do ano, que acontece na arena montada na Praia da Pajuçara.

No primeiro semestre, ao lado de Lili, Luana disputou a final da etapa de Santa Maria (RS) e terminou em terceiro lugar em Vitória (ES). Já Raquel foi campeã, ao lado de Ângela, da etapa de Balneário Camboriú (SC).

Jogando juntas, a capixaba e a carioca tiveram dificuldades no início. Em Salvador e Aracaju, acabaram eliminadas na primeira fase, com duas derrotas em cada torneio e apenas um set vencido em quatro partidas.
A recuperação veio em Maceió. Depois de estrear derrotando Josi e Leize (SC) por 2 sets a 0, com duplo 23/21, a parceria surpreendeu as irmãs Maria Clara e Carolina (RJ), ganhando também a segunda partida do Grupo E por 2 sets a 0, parciais de 27/25 e 22/20.

“Nas duas últimas etapas não conseguimos encontrar o nosso melhor jogo. Estávamos em dificuldades, sem conseguir entrosar, pois é uma parceria nova. A Luana vem de três anos de parceria com a Lili, enquanto eu já troquei de parceira algumas vezes. Passamos um tempo juntas, fui para o Espírito Santo treinar na última semana e agora conseguimos fazer outro jogo. Nosso entrosamento melhorou, nossa comunicação também e isso foi importante para conseguirmos as duas vitórias”, explica a medalhista olímpica Raquel.

Com os resultados, Luana/Raquel e Maria Clara/Carolina foram classificadas no Grupo E. Na chave C, as vagas ficaram com Val/Shaylyn (RJ/CE) e Chell/Michelle Carvalho (DF/RJ). No Grupo D, classificaram-se Ângela/Lili (DF/ES) e Renata/Pri Lima (RJ). Na chave F, as duas melhores duplas foram Vivian/Taiana (PA/CE) e Karin/Raquel (SUE/SP).

A partir das 18h (19h de Brasília), Juliana e Larissa (CE/PA) e Cris/Andrezza (SP/AM) lutarão por uma vaga na segunda fase do Grupo B, que já conta com Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) garantidas. Na chave A, o confronto entre Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Izabel/Elize Maia (PA/ES), que terá início às 20h (21h de Brasília), definirá a posição das duas parcerias, que já estão classificadas.

A programação de jogos do SÁBADO (29.10) começará às 9h (10h de Brasília), com os duelos das oitavas-de-final. Na sequência, acontecerão os jogos das quartas. As semifinais acontecerão no período da noite, entre 18h e 22h. As finais e disputas de terceiro lugar fecharão a competição na manhã de DOMINGO (30.10).

A arena do Circuito Banco do Brasil foi montada na Praia da Pajuçara, em frente ao Hotel Enseada, e a entrada é gratuita. Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

TABELA E RESULTADOS:

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Depois da volta ao mundo, Moisés avança com novo parceiro em Maceió

Circuito BB: De volta ao Brasil
O baiano Moisés fez um verdadeiro tour pelo mundo nos últimos meses. Desde maio, quando o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia encerrou seu primeiro semestre, até seu retorno à competição, nesta QUINTA-FEIRA (27.10), em Maceió (AL), o baiano disputou competições nacionais em seis países diferentes. No retorno ao solo brasileiro, jogando pela primeira vez no país ao lado do parceiro Álvaro Filho (PB), Moisés garantiu uma vaga na fase principal da nona etapa da nona etapa do ano, que acontece na Praia da Pajuçara.

Com o início do Circuito Mundial, em maio, Moisés foi para a Europa disposto a jogar com Ferramenta. Uma mudança de planos fez com que o baiano se aventurasse por torneios na Áustria, França, Suíça, Alemanha e Dinamarca.

A última parada, no entanto, foi bem fora do usual: o Japão. Convidado por um japonês, Moisés permaneceu por seis semanas no país, disputou o circuito local, composto por quatro etapas, e conseguiu um título e dois vice-campeonatos. 

“Estava no Circuito Mundial, para jogar com o Ferramenta, mas ele acabou desfazendo a dupla e, como já havia participado dos circuitos nacionais de lá em outras temporadas, acabei conseguindo disputar torneios em vários países. Já no Japão, foi a primeira vez. O Pedro Cunha me falou que um atleta de lá estava atrás de um parceiro estrangeiro para jogar o circuito japonês e me animei de ir. É uma cultura bem diferente da nossa, mas foi uma experiência incrível. Foi muito bem tratado por todos lá e joguei em lugares onde nunca imaginei”, diz Moisés, que não esconde qual foi sua principal dificuldade em solo nipônico.
“O mais difícil foi acostumar a comer de palitinho”, brinca o baiano.

De volta ao Brasil, Moisés passa a formar parceria com o paraibano Álvaro Filho, tricampeão brasileiro Sub-21. Os atletas já haviam atuado juntos este ano, na Europa, e também na etapa do Canadá do Circuito Mundial, quando terminaram em quarto lugar.

“Tinha outras possibilidades de parceiro quando voltei ao Brasil, algumas até que me colocariam direto no torneio principal, mas decidi apostar no Álvaro, pois confio muito no sucesso dessa dupla. Joguei com ele em torneios na Europa e também na etapa do Canadá do Circuito Mundial e já vi que o menino tem estrela. Com mais tempo de parceria, temos muito a melhorar ainda”, aposta. 

Na estreia em território nacional, Moisés e Álvaro Filho superaram Jô e Yuri (PB/BA) por 2 sets a 0 (21/16 e 21/19). Depois, ganharam dos cariocas Ramon e Anderson Melo (RJ) também por 2 a 0 (21/15 e 21/16), garantindo vaga na fase principal.

Além de Moisés e Álvaro Filho, também passaram pelo qualifying em Maceió as duplas Franco/Fred (CE/RJ), Renatão/Jorge (PB), Ícaro/Klaus (PB), Oscar/Edson Felipe (RJ/ES) e Juca/Hevaldo (BA/CE).

A competição prossegue nesta SEXTA-FEIRA (28.10), com a primeira fase do torneio principal, a partir das 9h (10h de Brasília). Neste estágio, as 18 duplas em cada naipe formarão seis chaves, de onde avançarão as duas melhores. A definição só sairá após a rodada noturna, que acontecerá entre as 18h e as 22h.

No SÁBADO (29.10), a programação será iniciada com as oitavas-de-final. Na sequência, acontecerão os duelos das quartas, que apontarão as parcerias que disputarão as semifinais, no período da noite, entre 18h e 22h. No DOMINGO (30.10), o torneio será encerrado com as finais e disputas de terceiro lugar. 

A arena do Circuito Banco do Brasil foi montada na Praia da Pajuçara, em frente ao Hotel Enseada, e a entrada é gratuita. Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

TABELA E RESULTADOS:

Mirando Londres, Cris e Andrezza passam pelo qualifying em Maceió

Adicionar legenda
Representantes da Republica da Georgia na última edição dos Jogos Olímpicos, a paulista Cris e amazonense Andrezza foram uma das atrações do qualifying da etapa de Maceió (AL) do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, realizada nesta QUINTA-FEIRA (27.10), nas areias da Praia da Pajuçara. 

Líderes do ranking, a paulista e a amazonense confirmaram o favoritismo e foram as primeiras a garantir vaga na fase principal da competição. Na primeira rodada, a dupla superou Amelia e Vanessa Jorge (SC/SP) por 2 sets a 0, com duplo 21/16. Na partida decisiva, passou pelas capixabas Shirleny e Isabela Maio, também em dois sets (21/16 e 21/14).

“Já fazia algum tempo que eu não disputava o qualifying e fiquei muito impressionada. O nível melhorou bastante e todas as partidas são muito competitivas. Agora que passamos, vamos tentar fazer um bom torneio para subir no ranking”, comenta Cris.

Se o objetivo imediato é somar pontos no Circuito Banco do Brasil, a meta para 2012 é subir no ranking olímpico. Ocupando atualmente o 19º lugar, a dupla quer disputar os Jogos Olímpicos de Londres e já sabe em que apostar para melhorar os resultados na próxima temporada.

“Nossa temporada no Circuito Mundial não foi tão boa, mas tivemos a qualidade de sermos muito constantes. Apesar de tudo, estamos em 19º lugar no ranking olímpico, que classificará 16 duplas. No ano que vem, vamos passar a treinar juntas, revezando entre o Rio de Janeiro e Fortaleza, e tenho certeza que este detalhe será o diferencial que falta”, diz Cris, que mora na capital fluminense, enquanto a parceira reside em Fortaleza.

Além de Cris/Andrezza, também passaram pelo qualifying em Maceió as duplas Karin/Raquel (SUE/SP), Naiana/Luiza Amélia (CE), Josi/Leize (SC), Cida/Bruna (SE/PB) e Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ).

A competição prossegue nesta SEXTA-FEIRA (28.10), com a primeira fase do torneio principal, a partir das 9h (10h de Brasília). Neste estágio, as 18 duplas em cada naipe formarão seis chaves, de onde avançarão as duas melhores. A definição só sairá após a rodada noturna, que acontecerá entre as 18h e as 22h.

No SÁBADO (29.10), a programação será iniciada com as oitavas-de-final. Na sequência, acontecerão os duelos das quartas, que apontarão as parcerias que disputarão as semifinais, no período da noite, entre 18h e 22h. No DOMINGO (30.10), o torneio será encerrado com as finais e disputas de terceiro lugar. 

A arena do Circuito Banco do Brasil foi montada na Praia da Pajuçara, em frente ao Hotel Enseada, e a entrada é gratuita. Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

TABELA E RESULTADOS:
http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/etapas.asp?et=9
GALERIA DE FOTOS:
http://www.cbv.com.br/v1/imprensa/abrir.asp?id=1013

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estrelas abrilhantam o qualifying em Maceió

Circuito BB: Tetracampeão no qualifying
Com estrelas de primeira grandeza do vôlei de praia nacional em ação desde o primeiro dia, começa nesta QUINTA-FEIRA (27.10), às 8h (9h de Brasília), a nona etapa do Circuito Banco do Brasil, em Maceió (AL). A competição prosseguirá até DOMINGO (30.10) na arena montada na Praia da Pajuçara, em frente ao Hotel Enseada, e a entrada é gratuita em todos os dias de torneio.

O primeiro dia de jogos na capital alagoana terá os jogos do qualifying, que reunirão 30 duplas em cada naipe, disputando seis vagas femininas e seis vagas masculinas na fase principal, que começa na SEXTA-FEIRA (28.10).

Entre os 120 atletas inscritos, estão alguns dos destaques do vôlei de praia brasileiro, como o veterano Franco (CE), tetracampeão do Circuito Banco do Brasil e bicampeão do Circuito Mundial, que está perto de completar 45 anos, e os paraibanos Jorge e Renatão, que, representando a República da Georgia, terminaram em quarto lugar na última edição dos Jogos Olímpicos.

A paulista Cris e a amazonense Andrezza, que também disputaram os Jogos de Pequim pelo país europeu, são as líderes do ranking do qualifying no feminino. A paranaense Ágatha e a carioca Bárbara Seixas, bicampeã mundial Sub-21, formam uma das duplas favoritas à classificação.

Representando a nova geração, estão as cearenses Rebecca e Carolina Horta, campeãs brasileiras Sub-19 em 2010 e atuais lideres do ranking do Circuito Sub-21 Banco do Brasil. Cinco atletas com títulos nacionais na categoria Sub-21 também participarão da disputa: Bárbara Seixas (RJ), Júlia Schmidt (ES), Fernanda Nunes (RJ), Amanda Maltez (RJ) e Patrícia Wink (RJ). 

Duplas classificadas vão à fase principal

As duplas classificadas se juntarão a outras 12 pré-definidas no torneio principal. As 18 parcerias em cada naipe formarão seis chaves, de onde sairão as duas melhores, com quatro duplas classificadas para as quartas-de-final e oito garantidas nas oitavas.

A etapa alagoana será a primeira do segundo semestre a contar com os jogos noturnos em sua programação. Assim, os quatro últimos jogos da fase classificatória, na sexta, e as semifinais, no SÁBADO (29.10), acontecerão na quadra central, entre as 18h e as 22h. 

As finais e disputas de terceiro lugar fecham o torneio na manhã de domingo. Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Disputarão o qualifying masculino as duplas Franco/Fred (CE/RJ), Renatão/Jorge (PB), Álvaro Filho/Moisés (PB/BA), Gilmário/Luciano (PB/ES), Oscar/Edson Felipe (RJ/ES), Juca/Hevaldo (BA/CE), Luizão/Zé Írio (AM/MS), Ricardo Sousa/Fabiano (PA/PE), Ícaro/Klaus (PB), João Paulo/Rhuan Ferramenta (PB/RJ), Daniel Souza/Carlos Luciano (RJ), Márcio Gaudie/Léo Gomes (RJ), JP/Victor Pallis (RJ), Tocantins/Léo Vieira (DF), Lucas Palermo/Léo Síndice (PB/PR), Branco/Bernat (RJ), Lobeira/Paulo Amado (DF), Ramon/Anderson Melo (RJ), Bernardo Lima/Bob Filho (CE/DF),Brian/Daniel Lazzari (SC), Negão/Lauriano (RO), Yuri/Jô (BA/PB), Kadu/Richards (GO/MG), Itamar/Luccas Lima (DF/SP), Paulo Frank/Ailton (BA) Thiago Trajano/Silas (PE/BA), Álvaro Andrade/Paulo Vitor (SE/RJ), Allison/Victor (SC), Radjalma/Ricardo Mendes (AL), Galo/Jairo (RN) e Léo Morais/Marcio (PB)

No feminino, a competição será entre Cris/Andrezza (SP/AM), Karin/Raquel (SUE/SP), Naiana/Luiza Amélia (CE), Leize/Josi (SC), Cida/Bruna (SE/PB) Thati/Neide (PB/AL), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Semírames/Júlia Schmidt (ES), Rebecca/Carolina Horta (CE), Sandra Mathias/Rachel (RJ), Fernanda Nunes/Amanda Maltez (RJ), Shirleny/Isabela Maio (ES), Érika/Pauline (RN/RJ), Aline/Marcella (BA/ES), Camila/Lívia (RJ), Nathalia Leite/Lú (RJ), Carol Pereira/Flávia (RJ), Drê/Rafaela (PR/PA), Haissa/Andrea Martins (PR/AM), Bruna Dealtry/Ingrid (RJ), Evelyn/Fabíola (DF), Eunyce/Angélica (AL/PB), Patrícia Wink/Natasha Valente (RJ), Alba/Rosimeire Lima (BA/AL), Nina Zgoda/Gabby Baeta (PR/RJ), Juliana Simões/Natália Silveira (PR/RJ), Amelia/Vanessa Jorge (SC/SP), Mayara/Luana (CE), Mainá/Camila Sabatella (BA) e Pity/Cris (BA).

Rebecca e Carolina Horta conquistam oitavo título do ano

Circuito Sub-21 BB: Mais uma vez no alto do pódio
Oito títulos em nove etapas disputadas no Circuito Sub-21 Banco do Brasil Vôlei de Praia 2011. Foi esta a marca que as cearenses Rebecca e Carolina Horta alcançaram nesta QUARTA-FEIRA (26.10), com a conquista da etapa de Maceió (AL), a nona da temporada. Na decisão nas areias da Praia da Pajuçara, Rebecca e Carolina superaram Sandressa e Thais (AL/RJ) por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/16.

Além da etapa de Maceió, Rebecca e Carolina venceram também os torneios realizados em Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Balneário Camboriu (SC), Santa Maria (RS), Salvador (BA) e Aracaju (SE).

A dupla contou com uma ajuda mais do que especial nas areias de Maceió. Técnico da dupla, o ex-jogador Reis Castro, que também treina as hexacampeãs do Circuito Mundial e bicampeãs pan-americanas Juliana e Larissa, comandou a dupla de dentro da quadra na competição, vindo direto de Puerto Vallarta.

“Como a Juliana e a Larissa não treinaram estes dias, o Reis pôde vir conosco para a etapa, o que nunca tinha acontecido. No começo ficamos nervosas, preocupadas demais em fazer tudo certinho, mas a ajuda dele foi muito importante. É um excelente técnico e, mais do que isso, uma pessoa que está vendo o jogo de fora, com a cabeça fria, e que percebe muitas coisas importantes que não vemos dentro da quadra”, diz Rebecca.

Com o título na capital alagoana, Rebecca e Carolina ampliaram a vantagem na corrida pelo título da temporada 2011. Campeãs brasileiras Sub-19 em 2010, as cearenses somam agora 3.560 pontos, contra 3.000 de Sandressa e Thais.

Vice-campeã, Sandressa comemorou a boa campanha em casa. Natural de Maceió, a atleta que atualmente reside no Rio de Janeiro acredita que a final foi decidida nos detalhes.

“É sempre muito gostoso jogar em casa e a torcida nos ajudou muito a chegar à final. Temos ido bem nas etapas, mas acabamos perdendo por detalhes e foi o que aconteceu novamente aqui. Esperava um título em casa, mas infelizmente ele acabou não vindo”, lamenta a alagoana.

Na disputa de terceiro lugar, Haissa e Suellem (PR/PA) conseguiram uma virada impressionante e, depois de estarem perdendo por 20/17 no segundo set, superaram Juliana Simões e Natália Silveira (PR/RJ) por 2 sets a 1 (14/21, 22/20 e 15/10), assegurando a terceira colocação.

A décima etapa do Circuito Sub-21 Banco do Brasil acontecerá na Praia do Pina, no Recife (PE), entre os dias sete e nove de novembro.

RESULTADOS

SEMIFINAIS
Sandressa/Thais (AL/RJ) 2 x 0 Haissa/Suellem (PR/PA) – 21/12 e 21/12
Rebecca/Carolina Horta (CE) 2 x 1 Juliana Simões/Natália Silveira (PR/RJ) – 21/14, 18/21 e 15/8
DISPUTA DE TERCEIRO LUGAR
Haissa/Suellem (PR/PA) 2 x 1 Juliana Simões/Natália Silveira (PR/RJ) – 14/21, 22/20 e 15/10

FINAL
Rebecca/Carolina Horta (CE) 2 x 0 Sandressa/Thais (AL/RJ) – 21/17 e 21/16

GALERIA DE FOTOS:

Marcus e Guto vencem a terceira etapa seguida

Circuito Sub-21 BB: Irmãos embalados
Os irmãos Marcus e Guto (RJ) seguem dominando o segundo semestre do Circuito Sub-21 Banco do Brasil Vôlei de Praia 2011. Os cariocas conquistaram nesta QUARTA-FEIRA (26.10), na Praia da Pajuçara, em Maceió (AL), o terceiro título consecutivo na competição ao derrotar os conterrâneos Ramon e Anderson Melo por 2 sets a 0, com duplo 23/21.

Desde o início do segundo semestre Circuito Sub-21 Banco do Brasil, os irmãos ainda não foram derrotados, vencendo as etapas de Salvador (BA), Aracaju (SE) e Maceió. No primeiro semestre, os filhos do ex-jogador Big foram campeões em Vitória (ES) e Balneário Camboriú (SC).

“Estamos jogando bem melhor do que no primeiro semestre”, avalia Marcus. “Ter participado da Universíade e do Campeonato Mundial Sub-21 me fez crescer bastante. Viemos muito motivados para o segundo semestre e nosso objetivo é vencer todas as etapas até o fim do ano”, comenta o mais velho da dupla.
Para Guto, a boa campanha dos rivais na decisão valorizou ainda mais a conquista da dupla nas areias da Praia da Pajuçara.

“A final foi um jogo muito bom. Ramon e Anderson jogaram muito bem durante a etapa e chegaram à final sem perder nenhum set. Nós entramos bem, mas foi um jogo difícil. É o terceiro torneio seguido que vencemos e sem perder sets. Só temos que agradecer ao nosso treinador (o pai, Big), ao nosso patrocínio a o nosso projeto”, diz Guto, lembrando que Big foi para Maceió direto de Puerto Vallarta, após comandar a dupla masculina do Chile nos Jogos Pan-Americanos.

Para Ramon, a apertada derrota mostra que a dupla está em evolução na reta final da temporada.

“A final foi ótima, só decidida nos detalhes mesmo. Depois da última etapa, quando ficamos em terceiro, vimos que tínhamos que melhorar e nos dedicamos muito nos treinos. O resultado apareceu e, mesmo perdendo a final, o equilíbrio que a decisão teve, mostra nossa evolução”, acredita.

Na disputa de terceiro lugar da etapa alagoana, JP e Victor Pallis (RJ) superaram os paraibanos Rodrigo Andrew e Thiago Neves por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 22/20, para garantir a última vaga no pódio.

A vitória na disputa de terceiro lugar garantiu à dupla carioca a permanência na ponta da classificação da temporada, agora ao lado de Ramon e Anderson Melo, cada parceria com 3.080 pontos. Marcus e Guto vêm logo em seguida, com 2.960.

A décima etapa do Circuito Sub-21 Banco do Brasil acontecerá na Praia do Pina, no Recife (PE), entre os dias sete e nove de novembro.

RESULTADOS

SEMIFINAIS
Marcus/Guto (RJ) 2 x 0 Rodrigo Andrew/Thiago Neves (PB) – 21/10 e 21/16
Ramon/Anderson Melo (RJ) 2 x 0 JP/Victor Pallis (RJ) – 21/15 e 21/12

DISPUTA DE TERCEIRO LUGAR
JP/Victor Pallis (RJ) 2 x 0 Rodrigo Andrew/Thiago Neves (PB) – 21/14 e 22/20

FINAL
Marcus/Guto (RJ) 2 x 0 Ramon/Anderson Melo (RJ) -23/21 e 23/21

GALERIA DE FOTOS:

terça-feira, 25 de outubro de 2011

FIVB absolve Pedro Solberg de doping

Pedro foi absolvido pela FIVB
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu comunicado da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) informando que o atleta Pedro Solberg está livre de punição na suspeita de doping, após exame feito no dia 30 de maio. Após pesquisa em relação aos resultados iniciais, a FIVB divulgou o resultado de uma nova análise do exame realizado pelo jogador, desta vez no laboratório de Colonia, na Alemanha, também credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada). 

A Wada informou para a FIVB, no dia 8 de julho, que a análise do exame mostrou a presença da substancia proibida, 5a-Androstane-3a, 127b-diol. O esteróide exógeno foi encontrado com concentração de 104,27mg/ml. Com isso, a instituição suspendeu provisoriamente Pedro Solberg. 

Devido ao atraso da análise da contraprova, a FIVB decidiu anular, temporariamente, a suspensão. No dia 12 de agosto, o Ladetec, laboratório brasileiro responsável pela análise inicial, confirmou o resultado positivo após a avaliação da contraprova. 

No entanto, em detalhado estudo sobre as condições de realização do exame, a FIVB decidiu, no dia 23 de setembro, requisitar para a WADA uma nova análise, realizada no laboratório de Colônia, na Alemanha. No último dia 21, o laboratório informou que o exame não indicou nenhum composto de origem exógena. Desta forma, a FIVB concluiu que Pedro Solberg não violou as regras de antidoping da instituição.

Embalada, Talita sonha com novo título em Maceió

Circuito BB: Filha da casa sonha com nova vitória
Principal representante de Alagoas no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, Talita chega embalada a Maceió (AL) para brigar por seu segundo título em casa na competição. Campeã nacional em 2009, a atleta venceu as duas últimas etapas disputadas ao lado da parceira Maria Elisa (PE) e, a partir de SEXTA-FEIRA (28.10), estará em ação na arena montada na Praia da Pajuçara, em frente ao Hotel Enseada.

Vice-líderes do ranking da temporada, Talita e Maria Elisa vivem ótimo momento no segundo semestre. Desde que retornou do Circuito Mundial, a dupla não perdeu nenhuma partida e foi campeã das etapas de Salvador (BA) e Aracaju (SE). Campeã em Maceió em 2009, Talita acredita no terceiro título consecutivo.

“Disputamos muitas partidas no Circuito Mundial e, por isso, voltamos ao Circuito Banco do Brasil com um ritmo de jogo muito bom, o que representou uma vantagem. Fui campeã em Maceió em 2009 e foi inesquecível, pois recebi um carinho incrível de todos. Tenho muitos amigos lá, que torcem por mim, e foi legal retribuir com o título”, diz Talita, de 29 anos, que é natural de Aquidauana (MS), mas começou a vôlei de praia na capital alagoana.

Mais do que dar sequencia à boa fase, um título em Maceió ajudará Talita e Maria Elisa a diminuírem a vantagem nas rivais Juliana e Larissa (CE/PA) na disputa pelo título do Circuito Banco do Brasil 2011. As bicampeãs pan-americanas lideram a classificação, com 2.680 pontos, seguidas por Talita e Maria Elisa, que somam 2.280.

“Elas tiveram resultados melhores que os nossos no primeiro semestre, então nosso pensamento é de sempre buscar o melhor que pudermos. Foi ótimo ganhar as duas últimas etapas, principalmente porque é muito complicado manter o ritmo de treinamento que tínhamos no primeiro semestre. Queremos aproveitar este bom momento em Maceió, que é sempre uma etapa especial”, completa a alagoana.

Cabeças-de-chave do Grupo A, Talita e Maria Elisa estrearão na sexta-feira, assim como outras onze duplas femininas: Julina/Larissa, Val/Shaylyn (RJ/CE), Ângela/Lili (DF/ES), Taiana/Vivian (CE/PA), Maria Clara/Carolina (RJ), Renata/Pri Lima (RJ), Raquel/Luana (RJ/ES), Chell/Michelle Carvalho (DF/RJ, Izabel/Elize Maia (PA/ES), Isabel Grael/Érica Freitas (RJ/MG) e Sandressa/Thais (AL/RJ).

No masculino, as 12 parcerias pré-classificadas para o torneio principal são Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Márcio/Benjamin (CE/MS), Alison/Emanuel (ES/PR), Pedro Solberg/Ferramenta (RJ), Billy/Bruno Schmidt (ES/DF), Bruno/Fernandão (AM/ES), Harley/Evandro (DF/RJ), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Fábio Luiz/Rodrigo Saunders (ES/CE), Bernardo/Jan (RJ/PA), Tiago/Jefferson (BA/RJ) e Marcus/Guto (RJ).

O torneio em Maceió terá início na QUINTA-FEIRA (27.10), quando 30 parcerias em cada naipe disputarão, no qualifying, o acesso à fase principal. Estarão em jogo seis vagas no feminino e outras seis no masculino.

As duplas classificadas voltarão à quadra na sexta, quando ganharão a concorrência das 12 duplas mais bem colocadas nos ranking feminino e masculino. As 18 duplas em cada naipe serão divididas em seis chaves, de onde avançarão as duas melhores.

No SÁBADO (29.10), com 12 duplas em cada naipe ainda na disputa, acontecerão os jogos das oitavas, quartas e semifinais. As finais e disputas de terceiro lugar encerram o torneio na manhã de domingo.
A etapa alagoana será a primeira do segundo semestre a contar com os jogos noturnos em sua programação. Assim, os quatro últimos jogos da fase classificatória, na sexta, e as semifinais, no sábado, acontecerão na quadra central, entre as 18h e as 22h.

Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Sub 21 - Iury e Bernad avançam para o torneio principal

Circuito Sub-21 BB: Favoritos avançam
O favoritismo prevaleceu e as quatro duplas mais bem colocadas no ranking superaram o qualifying da nona etapa do Circuito Sub-21 Banco do Brasil Vôlei de Praia 2011. Nesta SEGUNDA-FEIRA (24.10), em Maceió (AL), Mateus Silva/Fabio (CE), Allison/Victor (SC), Iury/Bernad (ES/RJ) e Renan Carvalho/Luizão (PB) garantiram as últimas vagas na fase principal da competição, que acontece na Praia da Pajuçara, em Maceió (AL).

Líderes do ranking do qualifying, os cearenses Mateus e Fábio garantiram a vaga ao superarem os sergipanos Janisson e Thauan por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/14. Na sequência, foi a vez dos catarinenses Allison e Victor avançarem, derrotando Artur/Lipe (SE), também em dois sets: 21/13 e 21/19.

No terceiro jogo decisivo, o capixaba Iury e o carioca Bernard prevaleceram sobre Abdias/Toninho (SE), vencendo por 2 a 0, parciais de 21/7 e 21/15. Os paraibanos Renan Carvalho e Luizão foram os últimos a garantir a vaga, com a vitória por 2 a 0 (21/12 e 21/13) sobre Janiel/Igor (AL).

No torneio principal, as duplas classificadas se juntarão a Marcus/Guto (RJ), JP/Victor Pallis (RJ), Ramon/Anderson Melo (RJ), Léo Morais/Eduardo (PB/RJ), Luccas Lima/Álvaro Andrade (SP/SE), Thiaguinho/Rodrigo (PB), Léo Vieira/Márcio Gaudie (DF/RJ) e Thiago Rodrigo/Olavo (AL) no torneio principal.

No torneio feminino, serão nove duplas disputando o título: Rebecca/Carolina Horta (CE), Sandressa/Thais (AL/RJ), Carol Pereira/Gabby Baeta (RJ), Haissa/Suellem (PR/PA), Juliana Simões/Natália Silveira (PR), Helena/Luma (RJ), Mayara/Luana (CE), Fabrine/Dani Santos (BA/RJ) e Jéssica Gontarz/Thamara (AL/BA). 

Nesta TERÇA-FEIRA (25.10), a partir das 8h (9h de Brasília), acontecerá a fase de grupos do torneio principal. Na sequência, serão realizados os duelos das quartas-de-final. A competição será encerrada na manhã de QUARTA-FEIRA (26.10), com as semifinais, disputas de terceiro lugar e finais masculina e feminina. A entrada na arena é gratuita.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Maceió é a próxima parada da competição

Circuito BB: Praia da Pajuçara recebe estrelas
Um dos principais centros do vôlei de praia brasileiro, Maceió (AL) receberá, entre QUINTA-FEIRA (27.10) e DOMINGO (30.10), a nona etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2011. As principais estrelas da modalidade jogarão na arena montada na Praia da Pajuçara, em frente ao hotel Enseada, e a entrada do público será gratuita. 

Realizando sua 21ª temporada, o Circuito Banco do Brasil chegará à capital alagoana pela 18ª vez, sendo as 14 últimas de maneira consecutiva. Maceió só não esteve presente no calendário da competição na temporada de estreia, em 1991, e nos anos de 1996 e 1997.

O torneio em Maceió, que reunirá 42 duplas femininas e 42 parcerias masculinas, terá início na quinta, quando 30 parcerias em cada naipe disputarão, no qualifying, o acesso à fase principal. Estarão em jogo seis vagas no feminino e outras seis no masculino.

As duplas classificadas voltarão à quadra na SEXTA-FEIRA (28.10), quando ganharão a concorrência das 12 duplas mais bem colocadas nos ranking feminino e masculino. As 18 duplas em cada naipe serão divididas em seis chaves, de onde avançarão as duas melhores.

No SÁBADO (29.10), com 12 duplas em cada naipe ainda na disputa, acontecerão os jogos das oitavas, quartas e semifinais. As finais e disputas de terceiro lugar encerram o torneio na manhã de domingo.

A etapa alagoana será a primeira do segundo semestre a contar com os jogos noturnos em sua programação. Assim, os quatro últimos jogos da fase classificatória, na sexta, e as semifinais, no sábado, acontecerão na quadra central, entre as 18h e as 22h.

Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

A etapa alagoana será a nona de 12 programadas para a temporada 2011. Depois de Maceió, o Circuito Banco do Brasil passará ainda por Recife (PE), João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE).

Histórico

Três medalhistas olímpicas são as atleta com maior número de títulos conquistados em Maceió, com quatro troféus. Adriana Behar (RJ) e Shelda (CE) foram campeãs juntas em 1998, 1999, 2000 e 2005. Já Ana Paula (MG) conquistou cada um seus títulos com uma parceira diferente: venceu com Adriana (RJ), em 2001, Tatiana (RS), em 2002, Sandra Pires (RJ), em 2003, e Leila (DF), em 2006.

Em 2011, as campeãs mundiais Juliana e Larissa (CE/PA), vencedoras da etapa alagoana em 2004, 2007 e 2010, poderão juntar-se ao grupo, assim como o medalhista olímpico Márcio (CE), que venceu em 2001, com Benjamin (MS), e em 2006 e 2007, ao lado de Fábio Luiz (ES).

Talita é a única atleta alagoana a ter vencido uma etapa do Circuito Banco do Brasil em Maceió, na temporada 2009. Sua parceira, Maria Elisa (PE), foi campeã ainda em 2008, jogando com Val (RJ).

domingo, 23 de outubro de 2011

Mateus Silva e Fábio buscam vaga em Maceió

Mateus Silva e Fábio em ação
A cidade de Maceió (AL) inicia nesta SEGUNDA-FEIRA (24.10) sua semana de vôlei de praia. O saque inicial será dado com o qualifying masculino do Circuito Sub-21 Banco do Brasil, que acontecerá na arena montada na Praia da Pajuçara, em frente ao Hotel Enseada.

A capital alagoana terá programação de jogos na arena até DOMINGO (30.10). De segunda a QUARTA-FEIRA (26.10), acontecerá a nona etapa do Circuito Sub-21 Banco do Brasil. De QUINTA-FEIRA (27.10) a domingo, será a vez das estrelas do Circuito Banco do Brasil. A entrada do pública é gratuita nas duas competições.

No primeiro dia de disputas, acontecerá o qualifying masculino do Circuito Sub-21 Banco do Brasil. Com 12 parcerias inscritas e quatro vagas em jogo, a previsão é de que sejam realizados oito jogos, com os quatro últimos definindo as duplas classificadas.

Um dos destaques da etapa alagoana é a dupla cearense, Mateus Silva/Fábio, juntos conquistaram o quarto lugar em Salvador e o quinto em Aracaju, ocupam atualmente a primeira posição no qualifying e buscam uma das quatro vagas.

Além de Mateus Silva/Fábio, também lutam pelas vagas, Allison/Victor (SC), Iury/Bernard (ES/RJ), Renan/Luizão (PB), Raul/Renan (SE/ES), Felipe Von/Rodolpho (PB), Artur/Lipe (SE), Joe/Gugu (SE), Linker/Rafael (SE), Abdias/Toninho (SE) Janisson/Thauan (SE) e Daniel/Igor (AL).

As duplas classificadas se juntarão a Marcus/Guto (RJ), JP/Victor Pallis (RJ), Ramon/Anderson Melo (RJ), Léo Morais/Eduardo (PB/RJ), Luccas Lima/Álvaro Andrade (SP/SE), Thiaguinho/Rodrigo (PB), Léo Vieira/Márcio Gaudie (DF/RJ) e Thiago Rodrigo/Olavo (AL) no torneio principal.

No torneio feminino, serão nove duplas disputando o título: Rebecca/Carolina Horta (CE), Sandressa/Thais (AL/RJ), Carol Pereira/Gabby Baeta (RJ), Haissa/Suellem (PR/PA), Juliana Simões/Natália Silveira (PR), Helena/Luma (RJ), Mayara/Luana (CE), Fabrine/Dani Santos (BA/RJ) e Jéssica Gontarz/Thamara (AL/BA). Todas elas iniciam as disputas já na fase principal.

Na TERÇA-FEIRA (25.10), o torneio principal será iniciado com quatro chaves em cada naipe. Após os jogos da primeira fase, acontecerão os duelos das quartas-de-final, que confrontarão as duas melhores duplas de cada grupo da fase classificatória. As semifinais, disputas de terceiro lugar e finais estão programadas para quarta-feira.

sábado, 22 de outubro de 2011

Alison e Emanuel Conquistam o Ouro no Pan

Alison e Emanuel vôlei de praia pan-americano guadalajara (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)
Alison e Emanuel conquistam o ouro (Foto:/VIPCOMM)
Enquanto as duas duplas se aqueciam na areia, uma torcedora, com desidratação, era atendida por médicos e bombeiros na arena montada em Puerto Vallarta. Se o calor havia sido o grande rival durante a semana, a situação ficou pior neste sábado. Nem mesmo os jatos d’água em direção às arquibancadas aliviavam. Mas as dificuldades de Alison e Emanuel terminaram por aí. Sem tomar conhecimento dos venezuelanos Igor Hernández e Farid Mussa, os brasileiros passearam na final e levaram o ouro dos Jogos Pan-Americanos, no México, com 2 sets a 0, com parciais 21/17 e 21/12. Na partida preliminar, os argentinos Etchegaray e Suarez bateram os mexicanos Miramontes e Virgen por 2 a 1 (14/21, 21/19 e 15/11) e garantiram o bronze.

Foi a primeira medalha de Alison na competição. Emanuel, no entanto, já havia sentido o gosto do ouro quatro anos antes, ao lado do antigo parceiro Ricardo, no Rio de Janeiro.

Após a vitória na semifinal, Emanuel disse que pouco sabia sobre os venezuelanos, mas chamou a atenção para a força física dos rivais. Muito por isso, os brasileiros enfrentaram dificuldades no início da partida. A torcida, no entanto, estava quase toda do lado dessa vez.

Aos gritos de “Brasil”, a dupla começou a abrir vantagem após duas jogadas de Alison na sequência, uma deixadinha e um bloqueio: 8/6.

Os venezuelanos não desistiam. Depois de duas recuperações sensacionais de Alison, que perdeu boné e óculos e arrancou aplausos da torcida, Mussa apenas devolveu, mas Emanuel fez golpe de vista, mas a bola foi na linha. Pouco depois, o mesmo venezuelano enganou o bloqueio de Alison e diminuiu a diferença para três pontos: 14/11 para os brasileiros.

Os venezuelanos tentaram reagir. Em uma bola cortada em cima de Alison, evitaram o primeiro set point dos brasileiros. Um erro de saque de Hernández na sequência, porém, deu números finais à parcial: 21/17.

No segundo set, os brasileiros abriram vantagem de 2/0 e os venezuelanos foram buscar. Não demorou muito e Alison e Emanuel tinham novamente uma boa folga no placar. Em bola no fundo de Emanuel, a dupla abriu 8/4 e voltou a controlar o set.

Com um erro de Mussa, os brasileiros ampliaram para 12 a 7. Na sequência, marcaram mais um ponto em ataque de Emanuel, explorando o bloqueio de Hernández. Em linda deixadinha de Emanuel após defesa espetacular, a parceria verde-amarela fez 20/12.

Para a torcida, tudo era festa: o jogo, a música e os jatos d'água. Ao perceber o esforço venezuelano em busca do ouro, aplaudiram. Mas o dia era mesmo dos brasileiros, que fecharam a vitória em ponto de Emanuel no corredor: 21/12 e ouro para o Brasil.
 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Brasil é Ouro no Vôlei de Praia Feminino

Juliana e Larissa comemoram o Bi no Mexico
Confirmada como campeã do circuito mundial de vôlei de praia, a dupla brasileira Juliana/Larissa confirmou o favoritismo e conquistou nesta sexta-feira a segunda medalha de ouro consecutiva em Jogos Pan-Americanos ao vencer a parceria mexicana Garcia/Candelas por 2 sets a 1, com parciais de 21-15, 22-24 e 22-20.

Em uma temporada na qual já haviam vencido o Campeonato Mundial da modalidade, as brasileiras Juliana e Larissa fecharam a campanha em Puerto Vallarta com 100% de aproveitamento batendo as mexicanas, levando o 15º ouro brasileiro no Pan de Guadalajara.

Após um início de partida marcado pelo equilíbrio, com a dupla mexicana chegando a passar à frente no marcador, Juliana/Larissa embalou na volta do tempo técnico e aumentou a diferença que era de apenas três pontos para fechar a partida com o dobro de vantagem.

O segundo set não começou bem para as brasileiras, que perderam os quatro primeiros pontos, inflamando a torcida mexicana. Mas a reação da melhor dupla do mundo não tardou e o duelo ganhou novamente a igualdade no 11 a 11, antes de passar à frente no 13 a 12.

Juliana/Larissa chegou a ter match point com o placar em 20 a 19, mas Juliana mandou o saque na rede e na segunda chance de fechar o jogo a dupla brasileira não conseguiu defender o ataque mexicano. No segundo set point contra, a arbitragem marcou dois toques de Larissa em levantamento e Garcia/Candelas igualou o jogo em sets.

A dupla mexicana começou melhor no terceiro set e contou com o nervosismo demonstrado por Juliana e Larissa para embalar empurrada pela torcida. Garcia/Candelas chegou a abrir 10 a 5 no placar, mas em um final emocionante de partida as brasileiras empataram. Em seu sexto match point na partida a dupla brasileira fechou o duelo.

"Eu não sabia que seria tanta emoção. Gostaria de dedicar esse titulo ao Lauro Costa, grande pai meu e da Larissa, ao meus pais, amigos", comemorou Juliana após a vitória que levou 54 minutos.

Alison e Emanuel garantem vaga na Final

Pan 2011: Brasileiros na final
O Brasil manteve a tradição está na final do torneio masculino de vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos. Com os campeões mundiais Alison e Emanuel, o país garantiu vaga na decisão da edição 2011 nesta SEXTA-FEIRA (21.10), após a vitória por 2 sets a 1 (21/19, 20/22 e 15/6) sobre os donos da casa Aldo Miramontes e Juan Virgen, que contaram com maciço apoio da torcida mexicana.

Na decisão, que acontecerá às 16h (de Brasília) deste SÁBADO (22.10) e será transmitida ao vivo pela TV Record, a dupla brasileira jogará contra os venezuelanos Igor Hernandez e Farid Mussa. A parceria da Venezuela ganhou dos argentinos Santiago Etchegaray e Pablo Suarez por 2 sets a 1, parciais de 19/21, 21/16 e 15/12, na outra semifinal.

"Não podemos vacilar, pois não há jogo fácil em uma competição deste nível. Já vimos diversas surpresas acontecerem em outros esportes e precisaremos jogar com bastante atenção na final", comenta Emanuel.

Na semifinal, Alison marcou 22 pontos de ataque, sete de bloqueio e dois de saque, além de ter conseguido duas defesas. Emanuel, que defendeu sete ataques mexicanos, marcou 12 pontos, todos no ataque.

O capixaba, que teve um momento de dificuldade no fim do segundo set, enalteceu o apoio dado pelo parceiro Emanuel.

"Não é fácil jogar contra uma dupla da casa, ainda mais enfrentando um calor intenso, como foi. Tive alguns momentos ruins e o Emanuel me ajudou demais. Uma parceria de verdade é assim", diz Alison.

Em quatro edições contando com o vôlei de praia no programa dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil chega à decisão pela quarta vez no torneio masculino. O país conquistou o ouro, com Ricardo/Emanuel, em 2007, e a prata em 2003, com Luizão/Paulo Emílio, e 1999, através de Lula/Adriano.

Campeão pan-americano em 2007, Emanuel lutará para se tornar o primeiro atleta bicampeão da história. Estreante, Alison busca seu primeiro título na competição. A dupla vem fazendo uma ótima temporada, com os títulos do Campeonato Mundial, do Circuito Mundial e a liderança do Circuito Banco do Brasil.

O JOGO

Após um começo equilibrado, o Brasil tomou a frente no primeiro set, marcando 7/5, após um bloqueio de Alison. Na reta final, a diferença subiu para três pontos com uma largada de Emanuel: 17/14. Os brasileiros chegaram a fazer 20/16, mas uma série de três pontos dos mexicanos, finalizada com um bloqueio de Virgen sobre Alison. No lance seguinte, o “Mamute” se recuperou e atacou forte na diagonal para fechar o set em 21/19.

No segundo set, o México saiu na frente, marcando 4/2, com Miramontes, mas logo depois, no bloqueio, Alison deu a liderança à dupla brasileira: 6/5. Aproveitando uma série de erros dos mexicanos, os brasileiros abriram 17/9. Empurrados pela torcida, os mexicanos conseguiram uma improvável reação e empataram no 19º ponto, com um saque de Virgen, que bloqueou Alison no fim para marcar 22/20 e empatar o jogo.

No set decisivo, a experiência pesou e os brasileiros massacraram os rivais. Depois de abrirem 5/1, os campeões mundiais marcaram 13/6 com um ataque de Alison. Um erro de Miramontes definiu a vitória brasileira por 15/6.

Brasil bate Cuba e é Ouro em Guadalajara

Ouro em Guadalajara
A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou o tetracampeonato pan-americano (59, 63, 99 e 11), nesta QUINTA-FEIRA (20.10), ao vencer Cuba por 3 sets a 2 (25/15, 21/25, 25/21, 21/25 e 15/10), em 2h de partida, no Avila Camacho Pan-American Volleyball Complex, em Guadalajara, no México. A decisão foi uma reedição da última final dos Jogos Pan-Americanos, vencida pelas cubanas por 3 sets a 2, no Rio de Janeiro, em 2007. 

O time verde e amarelo foi campeão invicto. Foram cinco jogos e cinco vitórias. O título pan-americano foi uma conquista inédita para as 12 jogadoras que participaram do torneio e para o técnico José Roberto Guimarães. A campanha brasileira foi marcada pela superação. Na partida de estreia, a ponteira Jaqueline sofreu uma fratura na coluna cervical e desfalcou o Brasil ao longo da competição.

Na disputa da medalha de bronze, os Estados Unidos venceram a República Dominicana por 3 sets a 1 (23/25, 25/16, 25/20 e 25/21). 

A ponteira Mari foi a maior pontuadora do Brasil na partida, com 16 pontos (12 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque). Sheilla também teve uma boa atuação com 15 pontos. Pelo lado de Cuba, o destaque foi a atacante Palacios, com 20 acertos. 

A líbero Fabi dedicou o título para três companheiras da seleção brasileira. “Nós não fizemos uma partida brilhante, mas colocamos os corações dentro da quadra. Sempre que vestimos a camisa do Brasil e, por sermos as atuais campeãs olímpicas, temos que lidar com muita pressão. Essa vitória é uma homenagem a Jaqueline, a Natália e a Sassá”, disse a jogadora, que durante a cerimônia de premiação vestiu a camisa da ponteira Jaqueline. 

O treinador José Roberto Guimarães ressaltou a importância do título. “Ganhar a medalha de ouro é importante para o nosso país e para essa geração. Foi um jogo duro contra uma equipe cubana que se apresentou muito bem. Cuba tem um time jovem que vai crescer até os Jogos Olímpicos. O fator mais importante desta conquista foi ter sido a vitória de uma equipe”, afirmou o técnico. 

As brasileiras retornarão ao Brasil neste SÁBADO (22.10), em Guarulhos, às 8h40, no vôo AA 963H. O próximo desafio do time verde e amarelo será a Copa do Mundo do Japão, entre os dias quatro e 18 de novembro. A competição dará três vagas para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Dani Lins ganha prêmio individual

Na premiação das melhores jogadoras do campeonato, Dani Lins foi eleita a melhor levantadora. Foi o único prêmio individual de uma brasileira no torneio. Para a libero Fabi isso mostra a força do conjunto verde e amarelo. 

"O fato de termos apenas uma jogadora premiada não nos deixa triste. Pelo contrário. Mostra que só alcançamos a nossa meta por causa do nosso conjunto", garantiu a atleta. 

O JOGO 

O Brasil começou bem a partida. Em um ace da oposto Sheilla, as brasileiras abriram quatro pontos (6/2). O saque brasileiro incomodava as cubanas que cometiam muitos erros de recepção e ataque. Na segunda parada técnica as brasileiras venciam por 10 pontos (16/6). Em um ponto de contra-ataque da ponteira Mari, o time verde e amarelo fechou o primeiro set por 25/15. 

Cuba voltou melhor para a segunda parcial e abriu três pontos (4/1). Com dois bloqueios, as cubanas aumentaram a vantagem para cinco (15/10). No final do segundo set foi a vez do bloqueio brasileiro funcionar e a diferença caiu para três pontos (18/21). Com bons saques da central Silva, as cubanas fecharam o set segundo set por 25/21. 

Thaisa se destacava no bloqueio no início do terceiro set e as brasileiras abriram três pontos (8/5). Com dois bons saques da ponteira Carcaces, Cuba virou o placar (9/8). Neste momento foi a vez do Brasil sacar com eficiência. Se aproveitando dos erros das cubanas, as brasileiras assumiram a liderança do placar e abriram cinco (17/12). Com Fernanda Garay no lugar de Paula Pequeno, o time verde e amarelo fechou a terceira parcial por 25/21. 

Em um ace de Fernanda Garay, as brasileiras abriram dois pontos (4/2). Com bons saques as cubanas viraram o placar e abriram cinco pontos (14/9). As brasileiras não conseguiam receber o saque cubano. Desta forma, as caribenhas fecharam o quarto set por 25/21. 

O quinto set começou equilibrado. Depois de uma bela defesa da libero Fabi, as brasileiras abriram dois pontos (8/6). A parcial se manteve equilibrada até o final, mas o time verde e amarelo segurou a vantagem e fechou o set por 15/10 e o jogo por 3 sets a 2. 

O Brasil jogou com Dani Lins, Sheilla, Paula Pequeno, Mari, Fabiana e Thaisa. Líbero - Fabi. Entraram: Juciely, Fernanda Garay, Tandara e Fabíola.