sábado, 30 de junho de 2012

Bruno e Léo Vieira avançam as quartas de finais

Estadual Regional BB: Torneio na reta final
Tudo pronto para a definição das duplas campeãs da etapa amapaense do Circuito Estadual Regional Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. A realização da fase principal, neste SÁBADO (30.06), na Arena de Santa Inês, limitou a quatro duplas femininas e oito parcerias masculinas o sonho do título da competição. Os campeões serão conhecidos neste DOMINGO (01.07).

O torneio feminino, disputado em sistema de dupla eliminatória, já avançou até a fase semifinal. Os confrontos Carol Pereira/Patrícia Wink (RJ) x Karyne/Índia (AP/PA) e Andrezza/Andrea Martins (AM) x Suzeny/Haissa (AP/PR) definirão as duplas finalistas.

No masculino, a primeira fase foi disputada em sistema de grupos. Os líderes e vice-líderes de cada chave avançaram às quartas de final, formando os seguintes cruzamentos: Bruno/Léo Vieira (AM/DF) x Coelho/Handall (AP), Uéliton/Vassorito (AC/RO) x Marcio Bonfim/Felício (AM/AC), Fredão/Lauriano (AM/RO) x Vicente/Piriquito (PA) e Luizão/Ricardo Sousa (AM/PA) x Bruno/William Souza (AP).
 
A etapa amapaense reúne atletas do Grupo 2, formado por Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, além de jogadores da categoria Sub-23 de outras regiões.

Brasileiros saem na frente em Teresina

Desafio BB: Vitória no primeiro duelo
O Brasil saiu na frente no Desafio de Vôlei Banco do Brasil 2012. Neste SÁBADO (30.06), o quarteto verde e amarelo levou a melhor sobre a Argentina, vencendo o primeiro duelo do ano por 2 sets a 0, com duplo 25/20, na quadra montada no Parque da Cidade, em Teresina (PI).

Nesta primeira partida, a equipe brasileira foi comandada pela campeã olímpica Sandra Pires e formada por Izabel, Shaylyn, Luciano e o gigante Fernandão, que destacou o alto nível técnico da partida e o forte apoio da torcida piauiense.

“Fez muito calor na hora do jogo e a torcida nos esquentou ainda mais. O jogo de quartetos mistos não é fácil, mas conseguimos nos acertar muito bem dentro da quadra. Os argentinos estão com um ritmo de jogo muito bom e valorizaram muito o espetáculo. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e o Banco do Brasil estão de parabéns pela organização deste evento, que foi excelente”, diz Fernandão.

O quarteto argentino para o duelo em Teresina foi composto por Ian Mehamed, Pablo Suárez, Silvana 
Olivera e Georgina Klug.

O duelo na capital piauiense foi o primeiro do evento no novo formato, adotado em 2012. De acordo com o novo sistema, cada uma das quatro partidas previstas para este ano terá um quarteto misto brasileiro confrontando uma equipe estrangeira.

A próxima parada do Desafio de Vôlei Banco do Brasil 2012 será em Manaus (AM), no dia 21 de julho. Os confrontos seguintes serão em Joinville (SC), no dia 11 de agosto, em São José do Rio Preto (SP), em 1º de setembro.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Brian e Bob Filho superam o qualifying em Campo Grande

Estadual Regional BB: Oito duplas avançam
Em um dia onde só as duplas masculinas foram à quadra, oito parcerias garantiram vaga na fase principal das etapas de Macapá (AP) e Campo Grande (MS) do Circuito Estadual Regional Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. As disputas prosseguem neste SÁBADO (30.06), com o início da fase principal da 9ª e da 10ª etapas.

Em Macapá, as disputas acontecem na Arena de Santa Inês, que fica na Orla da Beira Rio. O torneio reúne atletas do Grupo 2, formado por Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, além de jogadores da categoria Sub-23 de outras regiões.

As quatro duplas masculinas que passaram pelo qualifying na capital amapaense foram Peter/Prince (AP), Bruno/William Souza (AP), Kim/José Maurício (PA) e Vicente/Piriquito (PA). Na fase principal, estes times se juntarão a Bruno/Léo Viera (AM/DF), Ricardo Sousa/Luizão (PA/AM), Fredão/Lauriano (AM/RO), Márcio Bonfim/Felício (AM/AC), Uéliton/Vassorito (RO), Pedro/Douglas (AP), 
 Cleiton/Renan (AP) e Coelho/Handall (AP).

No feminino, Patrícia Wink/Carol Pereira (RJ), Ellen/Mônica Passos (AM), Andrezza/Andrea Martins (AM), Suzeny/Haissa (AP/PR), Karyne/Suellem (AP/PA), Carlene/Noemia (AP), Alice/Joana (AP) e Silvia/Elinelsa (AP) disputarão o título.

Em Campo Grande, os quatro times que superaram o qualifying foram Itamar/Richards (DF/MG), Brian/Bob Filho (SC/DF), Lobeira/Paulo Amado (DF) e Oscar/Carlos Luciano (RJ), que se juntarão a Jô/Jefferson (PB/RJ), Marcos Cabral/Zé Írio (RJ/MS), Nelsinho/Keko (SC), Mauricio Dantas/Léo (MS/RJ), Bernat/Daniel Souza (RJ), Miguel/Alex (MS), Carlos/Mauro Nogueira (MS) e Betinho/Marcinho (MS) na disputa da fase principal.

As duplas femininas que disputarão a competição são Josi/Thais (SC/RJ), Evelyn/Fabíola (DF), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Gabby Baeta/Camila (RJ), Marli/Aninha (SP), Daniele/Joelma (ES/SP), Drê/Ingrid (PR/RJ), Natasha Valente/Chell (RJ/DF), Dayane/Luciana Silva (MS), Jaqueline/Magda (MS), Renata Capriata/Lucinha (MS) e Delaine/Angel (MS).

A competição é disputada na Praça Belmar Fidalgo e terá atletas de Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, estados que compõem o Grupo 3, e jogadores da categoria Sub-23.

No torneio principal, as disputas serão iniciadas com a fase de grupos. Oito times em cada naipe avançarão para a rodada eliminatória. As duplas campeãs serão conhecidas no DOMINGO (01.07).

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha são os representantes nos Jogos Olímpicos de Londres

Vôlei de Praia: Duplas olímpicas confirmadas
O Vôlei de Praia brasileiro conheceu nesta QUINTA-FEIRA (28.06) seus representantes nos Jogos Olímpicos de Londres. Em entrevista coletiva no Rio de Janeiro (RJ), o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Ary Graça, anunciou a convocação das duplas Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Alison/Emanuel e Ricardo/Pedro Cunha para a principal competição da temporada. O torneio olímpico de Vôlei de Praia será disputado entre os dias 28 de julho e 9 de agosto na House Guards Parade, em Londres.

As duplas convocadas fazem parte do projeto de seleções de Vôlei de Praia, implementado pela CBV em 2011. Segundo Ary Graça, a iniciativa reforça ainda mais as condições na busca por medalhas nos Jogos Olímpicos.

“Estamos indo para Londres com perspectivas reais de brigar pela medalha de ouro com todas as quatro duplas. É claro que o aleatório sempre pode acontecer, mas a preparação foi a melhor possível e apostamos no trabalho. Com o sistema de seleções, pudemos dar às duplas um suporte maior do que nos outros ciclos olímpicos, e deixamos os atletas em condições de se preocuparem somente em treinar e jogar. Gostaria de agradecer ao Banco do Brasil, ao Governo Federal, à Olympikus e ao Comitê Olímpico Brasileiro pelo suporte a este projeto”, afirmou Ary Graça.

Aos 39 anos, o paranaense Emanuel, ouro em Atenas-2004, vai para sua quinta Olimpíada, um recorde entre os atletas masculinos. O campeão mundial, que participou de todas as edições em que o Vôlei de Praia fez parte do programa, também enalteceu a ótima preparação oferecida.

“Nunca tivemos condições tão boas para nos preparar para fazer o nosso melhor em Londres. A Confederação nos apoiou ao longo dos quatro anos e a estrutura disponibilizada foi a melhor possível. Cada uma das quatro duplas convocadas tem um atleta estreando e isso mostra que a renovação continua muito forte. Rejuvenesci muito ao lado do Alison nestes três anos e ele também pôde aprender um pouco com a minha experiência”, comentou.

Uma das estreantes citadas por Emanuel é a campeã mundial Juliana. A atleta, que ficou fora dos Jogos Olímpicos de Pequim devido a uma lesão no joelho, comemorou o final feliz após a longa preparação.

“Comecei a me preparar em 2004 e não parei de trabalhar mesmo depois de tudo que aconteceu. Estar na Olimpíada era um capítulo da minha vida que queria escrever e ter ficado de fora em 2008 foi ruim, mas valorizou a oportunidade de representar o Brasil agora em Londres. Estou pronta para fazer o meu melhor. Agora não é mais Juliana e Larissa, agora é Brasil”, garantiu.

O carioca Pedro Cunha, que também disputará os Jogos Olímpicos pela primeira vez, contará a seu lado com o experiente Ricardo, que foi às três últimas edições e conseguiu medalhas em cada uma delas. Para o atleta, a convocação representa um prêmio por toda a dedicação após duas graves lesões, em 2009 e 2010.

“Sempre sonhei em disputar os Jogos Olímpicos e, depois de tantos percalços, não poderia ter um parceiro melhor ao meu lado neste momento. O Ricardo trouxe medalhas para o Brasil em todas as Olimpíadas em que ele foi e quero ajudá-lo a conseguir mais uma. Temos pouco tempo de parceria, mas os resultados que conseguimos nos dão muita confiança para buscarmos o ouro”, comentou.

Quarta estreante brasileira, Maria Elisa destacou o trabalho desenvolvido ao lado de Talita nas últimas quatro temporadas. A atleta, natural de Resende (RJ), comentou a mudança de perspectiva pela qual sua carreira passou nos últimos anos.

“Assisti aos Jogos Olímpicos de Pequim pela televisão e não tinha a menor perspectiva de estar aqui. A Talita me convidou, acreditou no nosso projeto e trabalhamos muito para conquistar esta vaga. Agora vamos fazer o possível para representar bem o Brasil e lutar por uma medalha”, falou.

O Brasil garantiu suas vagas em Londres através do Circuito Mundial. Juliana e Larissa terminaram a corrida olímpica em primeiro lugar no ranking, com 8.380 pontos acumulados. Talita e Maria Elisa ficaram em quinto lugar, com 6.820. No masculino, Alison e Emanuel lideraram, com 8.360 pontos. Ricardo e Pedro Cunha ocuparam o sexto lugar, com 5.480.

O sorteio dos grupos do torneio olímpico de Vôlei de Praia acontecerá no dia 19 de julho, em Klagenfurt, durante o Grand Slam austríaco do Circuito Mundial.

Em Londres, o Brasil tentará ampliar o número de medalhas conquistadas no Vôlei de Praia, modalidade que faz parte do programa olímpico desde os Jogos de Atlanta, em 1996. Em quatro edições, o país já conquistou duas medalhas de ouro (Sandra Pires/Jackie Silva, em 1996, e Ricardo/Emanuel, em 2004), cinco de prata (Adriana/Mônica, em 1996, Ricardo/Zé Marco, em 2000, Adriana Behar/Shelda, em 2000 e 2004, e Márcio/Fábio Luiz, em 2008) e dois bronzes (Sandra Pires/Adriana, em 2000, e Ricardo/Emanuel, em 2008).

O VÔLEI DE PRAIA BRASILEIRO NOS JOGOS OLÍMPICOS

Fernandão/Luciano e Izabel/Shaylyn representarão o Brasil no Desafio Internacional

Desafio de Vôlei Banco do Brasil: Fernandão é um das atrações
A histórica rivalidade entre Brasil e Argentina abrirá a temporada 2012 do Desafio de Vôlei Banco do Brasil. Neste sábado, quartetos formados por jogadores de vôlei de praia dos dois países medirão forças às 16h na quadra montada no Parque da Cidade, em Teresina (PI), na primeira das quatro partidas programadas para a temporada.
Criado em 2009, o Desafio de Vôlei Banco do Brasil adota um novo formato na temporada 2012. Nesta temporada, as disputa envolverá sempre um quarteto brasileiro e outro internacional. A disputa acontece em melhor de três sets, de 25 pontos cada.
Na primeira partida do ano, o Brasil será representado pelos capixabas Fernandão e Luciano, pela paraense Izabel e pela cearense Shaylyn. A campeã olímpica Sandra Pires será a técnica do time brasileiro. Atleta mais experiente da equipe, Izabel, de 38 anos, aprova o novo formato e diz que os atletas brasileiros estão levando a disputa com os rivais continentais muito a sério.
“Será uma oportunidade muito interessante. A Shaylyn, o Luciano e eu nunca participamos do Desafio Banco do Brasil e estamos muito empolgados, ainda mais por esse novo formato, jogando contra a Argentina, que é um rival tão tradicional. Queremos treinar uma vez antes do jogo para que tudo saia certo. Vai ser muito bom para o público”, acredita Izabel.
A paraense, inclusive, tem uma relação especial com a capital piauiense. Foi lá, onde morou por quatro anos, que ela deu seus primeiros passos no vôlei de praia.
“Comecei a jogar vôlei de praia em Teresina é sempre um prazer voltar lá. Já avisei aos meus amigos, que estão prometendo fazer uma festa grande. Muita gente em Teresina me ajudou no começo da minha carreira e fico feliz por poder voltar e retribuir todo o apoio deles”, diz a paraense.
O quarteto argentino será formado por Ian Mehamed, Pablo Suárez, Silvana Oliveira e Georgina Klust. A dupla feminina, que disputou a final do Continental Cup, no Aryzão, em Saquarema (RJ), no último final de semana, está ansiosa pela nova disputa com os brasileiros.
“Vamos jogar com dois argentinos que estão jogando várias partidas internacionais e são muito bons. O jogo de quartetos é muito diferente e vamos ter que, durante a partida, encontrar o melhor jeito de jogar. Mas esperamos fazer uma boa partida para o público que vai estar presente”, comenta a argentina.
A partida realizada na capital piauiense será a primeira das quatro programadas para a competição em 2012. Os próximos jogos serão realizados em Manaus (MA), no dia 21 de julho, em Joinville (SC), no dia 11 de agosto, e em São José do Rio Preto, no dia 1º de setembro.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

CBV anuncia duplas olímpicas para os Jogos de Londres nesta quinta-feira

CBV divulga duplas olímpicas
O mistério acaba nesta quinta-feira. Em uma coletiva na sede da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, a entidade anunciará as quatro duplas de vôlei de praia que defenderão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres.

Entre os homens, os jogadores pré-selecionados foram Alison, Emanuel, Ricardo, Pedro Cunha, Márcio e Pedro Solberg. Já no feminino, a CBV pré-convocou Juliana, Larissa, Maria Elisa, Talita, Taiana e Vivian.

Como o Brasil classificou duas duplas para cada gênero, através do Circuito Mundial, o país terá quatro atletas no masculino e mais quatro no feminino. O torneio olímpico será realizado entre os dias 28 de julho e 9 de agosto, na House Guards Parade.

O torneio olímpico de Vôlei de Praia acontecerá entre os dias 28 de julho e 9 de agosto na House Guards Parade, em Londres. O Brasil conquistou suas quatro vagas através do Circuito Mundial.

ANÚNCIO DAS DUPLAS OLÍMPICAS DE VÔLEI DE PRAIA 
Data: 28/06/2012
Horário: 16h30
Local: Shopping Città América (piso térreo, próximo à praça de alimentação)
Endereço: Av. Das Américas, 700 – Barra da Tijuca

Ângela/Lili e Taiana/Vivian conquistam o Ouro

Continental Cup: Brasil Campeão
O Brasil provou  neste domingo que continua amplamente soberano no vôlei de praia da América do Sul. No Centro de Desenvolvimento Voleibol, em Saquarema (RJ), o time feminino brasileiro, formado pelas duplas Taiana/Vivian e Ângela/Lili, se sagrou campeão continental com fácil vitória sobre a Argentina, por 4 a 0. A competição valia uma vaga olímpica, que ficou com as argentinas, uma vez que o Brasil já tem duas duplas garantidas em Londres.
 
No primeiro jogo do dia, Ângela/Lili (Brasil 2) derrotou Georgina Klug/Silvana Oliveira (Argentina 2), por 2 sets a 0, parciais de 21/10 e 21/12, garantindo o título antecipadamente para o país. Depois, Taiana/Vivian (Brasil 1) venceu Ana Gallay/Virgínia Zonta (Argentina 1), pelo mesmo placar, com parciais de 21/15 e 21/12, e fechou a decisão em 4 jogos a 0.

Com o título garantido, Lili, que morou por dois anos no Aryzão para participar do Projeto Renovação, da Confederação Brasileira de Voleibol, vibrou com a vitória brasileira.

“O time da Argentina é bom, as meninas são fortes. Foi um jogo difícil, tivemos que fazer muita força para ganhar o jogo. O placar não diz o que foi a partida, elas jogaram muito bem, assim como nós. O jogo de ontem (sábado) foi muito importante para que entrássemos tranquilas hoje (domingo). É muito importante uma conquista dessa para o Brasil, ainda mais no Aryzão, onde eu me sinto em casa. Estamos felizes em representar bem o nosso país”, disse Lili.

Vivian também se mostrou muito contente em conquistar o título, em casa, para o Brasil.
"Ontem não jogamos muito bem , mas hoje foi muito melhor, jogamos mais descontraídas. Bem legal estar em casa, local que me acolheu muito bem. Estou muito feliz em voltar e dar esse título para o Brasil ", afirmou Vivian, que assim como Lili, já morou no Aryzão.

Apesar da derrota, as jogadoras argentinas saíram felizes com o resultado. Georgina Klug elogiou o jogo das brasileiras e acredita que a Argentina não fez feio.

“Foi uma partida bastante parelha, o Brasil sacou muito bem e teve bastante controle do bloqueio também. Creio que nós fomos bem na defesa também, o que é importante para poder contra-atacar. Somos uma equipe que está começando a fazer partidas internacionais agora e jogamos contra duplas muito boas. Apesar disso conseguimos ir bem”, ressaltou Georgina.
 
 Com o foco já na Olimpíada, o Brasil mandou suas duplas número três e quatro para a Continental Cup: Taiana/Vivian, 20.ª do ranking olímpico, e Ângela/Lili, 28.ª. As argentinas, com o que tinham de melhor, não venceram um set sequer em quatro partidas. Mesmo derrotadas, Ana Gallay e Virgínia Zonta serão a primeira parceria da Argentina a participar de um edição da Olimpíada no vôlei de praia.

Com o título, o Brasil garantiu vaga na fase final da Continental Cup, no Brasil, e reunirá todos os vencedores das etapas continentais e o campeão e o vice-campeão olímpicos.

COOK VAI PARA QUINTA OLIMPÍADA - Também neste domingo, em Fuzhou, na China, a Austrália venceu a China no torneio continental da Ásia e garantiu mais uma dupla no vôlei de praia feminino em Londres. Quem ganha com isso é a veterana Natalie Cook, de 37 anos, que vai disputar, ao lado de Tamsin Hinchley, a sua quinta Olimpíada. Medalhista de ouro em Sydney, Cook esteve presente na estreia do vôlei de praia como esporte olímpico, em Atlanta/1996.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Adriana e Shelda têm "brilhante carreira" sem ouro olímpico

Adriana e Shelda
Principal dupla brasileira do vôlei de praia na última década, Adriana Behar e Shelda moram a mais de 2,8 mil km de distância. Enquanto a primeira está no Rio de Janeiro, onde trabalha no Comitê Olímpico Internacional como coordenadora do Programa Estratégico Olímpico 2016, a segunda fica em Fortaleza para cuidar de seu instituto e fazer faculdade. Após a aposentadoria, as duas comentaram, em entrevista ao Terra, o relacionamento amigável com as adversárias e o ouro olímpico, que não veio para a dupla. 

Principal dupla brasileira do vôlei de praia na última década, Adriana Behar e Shelda moram a mais de 2,8 mil km de distância. Enquanto a primeira está no Rio de Janeiro, onde trabalha no Comitê Olímpico Internacional como coordenadora do Programa Estratégico Olímpico 2016, a segunda fica em Fortaleza para cuidar de seu instituto e fazer faculdade. Após a aposentadoria, as duas comentaram, em entrevista ao Terra, o relacionamento amigável com as adversárias e o ouro olímpico, que não veio para a dupla.

Adriana "largou" o vôlei de praia no começo de 2008, já Shelda jogou mais algum tempo até parar de competir três anos depois, em 2011. Atualmente, a carioca de 43 anos trabalha na gerência de alto rendimento do COI com planos para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Já a cearense de 39 anos foca nos trabalhos com o Instituto Shelda, que desenvolve ações para a capacitação de jovens no esporte, além de cursar marketing.

A parceria durou 12 anos e rendeu 1101 vitórias para o Brasil. De 1995 até o final de 2007, elas conquistaram duas pratas olímpicas e foram seis vezes campeãs do Circuito Mundial, no total de 114 títulos na carreira. O ouro em uma Olimpíada, o que é o auge para muitos, não veio, mas a dupla não acredita que isso teria gerado uma grande mudança na dupla.

De acordo com Adriana, a falta do primeiro lugar no pódio não interferiu na "brilhante carreira". "Na minha visão, de tudo o que nós conquistamos, não faltou nada. Em termos de resultado e referência, a gente teve uma carreira brilhante como dupla", disse. "Não só dentro de quadra, em termos de postura, atitudes. O mais importante é o que a gente deixou dentro do esporte", acrescentou a atleta em entrevista ao Terra.

E para Shelda, o momento da vida que foi dedicado ao vôlei ficou no passado, e elas aproveitaram ao máximo. "Já passou. A carreira foi muito bem relaxada, muito bem decidida. Fizemos tudo o que tínhamos que fazer", afirmou.

Amizade com adversárias

As duas disseram que mantém um bom relacionamento com as suas oponentes. Por um lado Shelda diz que criou fortes amizades no circuito. "Ainda tenho bom relacionamento com as minhas adversárias. Minhas melhores amigas foram as minhas adversárias", afirmou.

Já Adriana também se aproximou das oponentes, mas não tanto comparado com sua parceira. "Não é nenhum contato diário, mas você viaja muito, está sempre competindo. Então você cria alguns vínculos com as pessoas", explicou.

A carioca, inclusive, teve uma situação curiosa. Alguns anos antes dos Jogos de Sydney 2000, ela abrigou em sua casa as australianas Natalie Cook e Kerri Pottharst. Curiosamente, foram elas que venceram a dupla brasileira na final daquela Olimpíada.

Questionada sobre o ocorrido, Adriana diz que uma atleta, na maioria dos casos, procurava ajudar a outra. "Nem todo mundo tem a estrutura ideal. Independente da relação dentro de quadra, você vira colega. A gente ficou algumas vezes na casa de algumas adversárias, umas austríacas também", disse.

Naquela ocasião, a dupla brasileira era a principal candidata ao ouro, diferente de Atenas 2004, quando as americanas Walsh e May levaram a melhor. "A gente era favorita em Sydney. Em termos de tristeza o pior foi na Austrália, porque foi a nossa primeira Olimpíada. A dupla que venceu não tinha o mesmo histórico que a gente, mas a dificuldade de uma Olimpíada é sempre a mesma", afirmou a ex-atleta.

Favoritos para Londres 2012

Brasil e Estados Unidos dividem, em geral, o primeiro lugar nas principais competições, seguido da China, que vem logo atrás nas disputas mundiais no feminino. Sobre o favoritismo para os Jogos, Shelda vê o Brasil com maiores chances de medalha no masculino.

"As duplas brasileiras têm tudo pra fazer um grande trabalho em Londres. Olimpíada é um campeonato diferente. Tem a China, Estados Unidos e Brasil que podem ficar em primeiro lugar no feminino, será bem disputado. No masculino, os brasileiros têm até mais chances de estar na final em busca de medalha", afirmou.

E Adriana não enxerga nenhum país como exemplo a ser seguido na modalidade. "Brasil, Estados Unidos e China são países que investem, que tem um histórico muito positivo. Não vejo como estrutura, mas sim como talentos e equipes", concluiu.

O vôlei de praia fez parte do programa olímpico pela primeira vez em Atlanta 1996. Desde então, nas quatro edições dos Jogos em que a modalidade esteve presente, o Brasil conquistou medalhas em todas.

Ao todo são nove pódios, com dois ouros, cinco pratas e duas medalhas de bronze. O País está em segundo lugar na classificação geral da modalidade, atrás dos Estados Unidos, que possui cinco ouros, mas sete medalhas no total.

*Fonte: Terra

domingo, 24 de junho de 2012

Josi e Thais são campeãs pela primeira vez em São Luis

Challenger BB: Primeiro título da dupla
Após uma decisão dramática, disputada sob forte chuva, a catarinense Josi e a carioca Thais comemoraram, neste DOMINGO (24.06), o primeiro título em nível nacional da parceria. A dupla ficou com o título da etapa de São Luis (MA) do Circuito Banco do Brasil Challenger Vôlei de Praia 2012 superando Shaylyn e Shell (CE/DF) por 2 sets a 1, parciais de 21/18, 19/21 e 19/17. O terceiro lugar da competição disputada na Arena Domingos Leal ficou com Neide e Rebecca (AL/CE).

A conquista representa um passo à frente para a dupla, que chegou às semifinais invicta na primeira etapa da competição, em Aracaju (SE), mas acabou as disputas em quarto lugar.

“Chegamos perto do título em Aracaju e desta vez conseguimos. Acreditamos na vitória até o fim, mesmo quando estávamos em desvantagem no terceiro set. Quando a chuva começou, acabou nos ajudando a reagir. A Shaylyn e a Chell estão de parabéns, pois fizeram um grande jogo”, comemora Josi.

Para Thais, a força da dupla foi fundamental para superar os obstáculos, como o cansaço e a forte chuva que caiu no terceiro set da decisão.

“Nosso time é muito guerreiro. Treinamos duro para reverter situações adversas, como foi desta vez. Não deixamos de acreditar nunca e acho que é nossa grande força”, vibra Thais.

Quem também vibrou com a conquista foi a ex-jogadora Rejane, técnica da dupla. Campeã da etapa maranhense do Circuito Banco do Brasil em 1995, ela voltou a comemorar uma conquista em São Luis, desta vez fora das quadras.

“É um dia muito especial na minha vida. Cheguei a São Luis cheia de sonhos. Trabalho com a renovação e sei que as duplas precisam passar por diversos estágios antes do momento da vitória. A Thais é uma pedra preciosa e a Josi tem ajudado muito no crescimento dela. Senti a Thais cansada no final e disse a ela que quando não dá no corpo, tem que dar no coração”, diz Rejane, que agradeceu à comissão técnica e aos patrocinadores pela conquista.

Na disputa de terceiro lugar, Rebecca e Neide derrotaram as cariocas Val e Michelle Carvalho por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/16.

A terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger 2012 será realizada em Campo Grande (MS), entre os dias 12 e 15 de julho. O palco das disputas será o Parque das Nações Indígenas. A última parada da competição será em Maceió (AL), de 23 a 26 de agosto.

Benjamin e Bruno Schmidt são campeões em São Luis

Circuito BB Challenger: Segundo título da dupla
Benjamin e Bruno Schmidt (MS/DF) mantiveram o domínio no Circuito Banco do Brasil Challenger Vôlei de Praia 2012 e conquistaram, neste DOMINGO (24.06), o segundo título da dupla na competição. Na arena Domingos Leal, em São Luis (MA), a dupla derrotou Fernandão e Rhuan Ferramenta (ES/RJ) por 2 sets a 0 (21/17 e 21/16) e subiu ao lugar mais alto do pódio na capital maranhense. Bruno e Hevaldo (AM/CE) ficaram em terceiro lugar.

Benjamin e Bruno Schmidt estão invictos no Circuito Banco do Brasil Challenger 2012, com 10 vitórias consecutivas. A dupla foi campeã da primeira etapa do ano, realizada em Aracaju (SE), no mês de junho.

O título em São Luis foi o segundo de Bruno Schmidt na capital maranhense. Em 2007, formando dupla com o capixaba Billy, o brasilense venceu a etapa Challenger disputada na Arena Domingos Leal.

“Em Aracaju também fui bicampeão e é legal começar a acumular estas marcas na minha carreira. Viemos com o intuito de manter o ritmo e vamos voltar bem para o Circuito Mundial na próxima semana. Foi bom também ter a oportunidade de enfrentar um bloqueador alto como o Fernandão, pois encontramos muitos jogadores com esta característica na temporada internacional”, diz Bruno.

Para Benjamin, a experiência e a maturidade da dupla foram fundamentais na definição do jogo decisivo.
“Fizemos um jogo difícil e longo na semifinal com o Bruno e o Hevaldo e, com o calor que fez hoje, chegamos um pouco desgastados à decisão. Soubemos dosar as energias e chegamos mais inteiros nos pontos finais, o que acabou nos favorecendo”, diz o sul-mato-grossense.

Vice-campeão, Rhuan Ferramenta disputou, em São Luis, sua primeira decisão em uma competição de nível nacional. O carioca aprovou a campanha da dupla em sua etapa de estreia e destacou a facilidade de entrosamento encontrada.

“Não chegamos nem a treinar juntos antes da etapa. Acertamos muita coisa na conversa. Fomos muito abertos às ideias um do outro e isso facilitou. O Fernandão é um bloqueador alto e tem a mesma característica dos meus últimos parceiros. Formamos um time muito consistente no sistema defensivo e criamos dificuldades para os adversários. No fim, sentimos um pouco o cansaço”, comenta Rhuan.

Na disputa de terceiro lugar, Bruno e Hevaldo venceram, de virada, Oscar e Edson Filipe (RJ/ES) por 2 sets a 1, parciais de 19/21, 21/19 e 15/13, e conquistaram a última vaga no pódio.

A terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger 2012 será realizada em Campo Grande (MS), entre os dias 12 e 15 de julho. O palco das disputas será o Parque das Nações Indígenas. A última parada da competição será em Maceió (AL), de 23 a 26 de agosto.

sábado, 23 de junho de 2012

Josi/Thais e Neide/Rebecca estão nas semifinais em São Luis

Challenger de São Luis: Duas duplas classificadas para a semi
As duplas Josi/Thais (SC/RJ) e Neide/Rebecca (AL/CE) ficaram com as duas primeiras vagas nas semifinais da etapa Challenger de São Luis (MA) do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. As parcerias passaram invictas pelas primeiras rodadas da competição, neste SÁBADO (23.06), e estão a um passo da decisão da segunda etapa da temporada.

A programação do DOMINGO (24.06), último dia de competições na capital maranhense, começará às 8h, com a rodada das quartas. As semifinais serão às 9h40 e a final e a disputa de terceiro lugar, ás 11h20. Todos os jogos disputados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol, no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Quartas colocadas no ranking, Josi e Thais repetiram o bom início de competição que apresentaram em Aracaju (SE), garantindo antecipadamente uma das vagas na semifinal do torneio realizado na capital maranhense. Agora, o objetivo da dupla é superar o desfecho obtido na capital sergipana, quando terminou em quarto lugar.

“Estamos muito felizes com o nosso time, pois estamos conseguindo alcançar os objetivos que traçamos. A Thais, a Rejane (técnica) e eu estamos muito focadas em nossas metas. Nossa garra têm feito a diferença, já que o nível técnico da competição é muito parelho. Começamos bem esta etapa, vencendo jogos complicados e vamos tentar seguir assim até o final, para melhorar o resultado que tivemos em Aracaju”, comenta Josi.

Na estreia, a catarinense e a carioca derrotaram Naiana e Bruna (CE/PB) por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 25/23. No duelo seguinte, a dupla levou a melhor sobre Shaylyn e Chell (CE/DF), também em dois sets, com parciais de 21/16 e 21/18. As adversárias de Josi e Thais nas semifinais sairão da partida entre Val/Michelle Carvalho (RJ) e Naiana/Bruna (CE/PB).

A outra dupla classificada para a semifinal em São Luis é Neide/Rebecca. A parceria, que iniciou a competição no qualifying, precisou de três vitórias consecutivas para assegurar sua classificação e agora aguarda o duelo entre Shaylyn/Chell (CE/DF) e Thati/Érica Freitas (PB/MG) para conhecer suas adversárias na semifinal.

Na primeira rodada da fase principal, Neide e Rebecca derrotaram as capixabas Luana e Júlia Schmidt por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/12. Na sequência, as nordestinas superaram Thati e Érica Freitas (PB/MG) por 2 sets a 1 (16/21, 21/18 e 15/10). No duelo decisivo, a dupla conquistou sua terceira vitória, batendo Val e Michelle Carvalho (RJ) por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/16.

“Não disputei a última etapa porque estava com dengue, mas já estou totalmente recuperada. Jogamos muito bem nos três jogos que fizemos e queremos manter o ritmo neste último dia de competição para chegar à final”, diz Neide.

A etapa maranhense é a segunda das quatro agendadas para a temporada 2012. Na primeira, disputada em Aracaju (SE), em maio, Thati/Érica Freitas (PB/MG) e Benjamin/Bruno Schmidt (MS/DF) foram as duplas campeãs. A competição passará ainda por Campo Grande (MS), de 12 a 15 de julho, e Maceió (AL), de 23 a 26 de agosto.

TABELA E RESULTADOS

Fernandão e Rhuan chegam a semifinal em São Luis

Circuito BB Challenger: Torneio na reta final
Após a realização de 16 partidas, neste SÁBADO (23.06), quatro duplas masculinas seguem vivas na segunda etapa Challenger do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. Benjamin/Bruno Schmidt (MS/DF), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Oscar/Edson Filipe (RJ/ES) e Fernandão/Rhuan Ferramenta (ES/RJ) são os times que chegarão ao último dia de competição na Arena Domingos Leal, em São Luis (MA), com chances de título.

A programação de jogos deste DOMINGO (24.06) terá início às 8h50, com as semifinais: Benjamin/Bruno Schmidt x Bruno/Hevaldo e Oscar/Edson Filipe x Fernandão/Rhuan Ferramenta. A final e a disputa de terceiro lugar começarão às 10h30. Todos os jogos disputados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol, no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Campeões da primeira etapa Challenger do Circuito Banco do Brasil 2012, em Aracaju (SE), Benjamin e Bruno Schmidt segue brilhando na competição. Neste sábado, a dupla passou pelos três compromissos do dia sem perder sets.

Na estreia, pelo Grupo A, Benjamin e Bruno derrotaram Luizão e Ricardo Sousa (AM/PA) por 2 sets a 0, parciais de 21/11 e 21/13. Depois, ainda na chave, passaram por Fernandão/Rhuan Ferramenta (ES/RJ), com parciais de 21/18 e 21/0. Por fim, nas quartas, avançaram deixando pelo caminho Rodrigo Saunders e Leonardo Gomes (CE/RJ), ganhando o duelo por 2 a 0 (21/11 e 21/17).

“Tivemos um bom começo. Estamos vindo de um bom ritmo de jogo do Circuito Mundial e o Challenger é muito para nos manter em atividade. Benjamin e eu estamos nos recuperando de leões, não estamos 100% fisicamente, mas estamos muito focados para fazer um bom torneio novamente”, diz Bruno Schmidt.

Seus adversários na semifinal serão Bruno e Hevaldo, que também estão invictos em São Luis. A dupla líder do ranking nacional estreou derrotando Ícaro e Bernat (PB/RJ) por 2 a 1 (23/21, 21/23 e 15/8) na segunda rodada do Grupo D e depois bateu Rodrigo Saunders e Leonardo Gomes (CE/RJ) por 2 a 0 (21/14 e 25/23) no encerramento na primeira fase. Nas quartas, o amazonense e o cearense passaram por Tiago/Jefferson (BA/RJ), vencendo por 2 a 0 (21/19 e 21/15).

Na outra semifinal, destaque para a classificação de Oscar e Edson Filipe. A dupla, que estreia no Challenger do Circuito Banco do Brasil 2012 depois de ficar fora das disputas em Aracaju por estar na Europa, disputando um torneio na Áustria, chegou à semifinal com duas vitórias e uma derrota.

Na estreia, no Grupo B, o carioca e o capixaba derrotaram Léo Síndice e Léo Vieira (PR/DF) por 2 sets a 0 parciais de 21/15 e 21/18. Na sequência, pelo mesmo placar, com parciais de 19/21 e 13/21, foram superados por Álvaro Filho e Luciano (PB/ES). Nas quartas, a dupla conseguiu dramática vitória por 2 a 1 (21/14, 13/21 e 16/14) diante de Franco e Daniel Souza (CE/RJ) e confirmou a vaga.

“Foi muito importante para nós ter jogado o torneio na Áustria. Fizemos 12 jogos em três dias e, como comecei a jogar há três anos apenas, é fundamental que eu possa jogar bastante. Passamos em segundo do grupo e conseguimos a vaga na semifinal em um confronto dramático e equilibrado”, afirma Edson Filipe.

Na semifinal, Oscar e Edson jogarão contra Fernandão e Rhuan Ferramenta. Antes de perder para Benjamin/Bruno Schmidt, a dupla bateu Ricardo Sousa/Luizão (PA/AM) por 2 a 0 (21/15 e 21/12) na estreia. Nas quartas, o capixaba e o carioca derrotaram Álvaro Filho e Luciano (PB/ES) por 2 sets a 1 (21/18, 14/21 e 15/12).

A etapa maranhense é a segunda das quatro agendadas para a temporada 2012. Na primeira, disputada em Aracaju (SE), em maio, Thati/Érica Freitas (PB/MG) e Benjamin/Bruno Schmidt (MS/DF) foram as duplas campeãs. A competição passará ainda por Campo Grande (MS), de 12 a 15 de julho, e Maceió (AL), de 23 a 26 de agosto.

Evandro e Guto buscam o título na Venezuela

Continental Cup: Brasil busca o título
A cidade venezuelana de San Juan de los Morros é a última parada do Brasil na Continental Cup de vôlei de praia. As duplas Evandro/Guto e Beto Pitta/Lipe disputam, neste final de semana, o título do continente sul-americano com os donos da casa.

Criada em 2010, a Continental Cup funciona como pré-olímpico continental para o vôlei de praia. Como o Brasil garantiu duas vagas pelo Circuito Mundial, a Venezuela classificou-se pelo Continental Cup, independentemente do resultado dos duelos em San Juan de los Morros. O confronto, no entanto, vale vaga na Word Cup Final, que será disputada no Brasil, em novembro, e contará com a presença dos países campeões das fases continentais e dos campeões e vice-campeões olímpicos.

Para lutar pelo título na Venezuela, o Brasil aposta na força da nova geração do vôlei de praia nacional. Lipe, de 29 anos, Beto Pitta, de 25, Evandro, de 21, e Guto, de 18, lutarão pela conquista.

Evandro e Guto formarão parceria improvisada, já que Harley, parceiro habitual de Evandro, não poderá participar da competição. A dupla só jogou junta uma vez, na etapa do Rio de Janeiro do Circuito Estadual Banco do Brasil, em 2011, e subiu ao topo do pódio.

“Vai ser legal poder jogar com o Guto novamente. Já nos conhecemos há algum tempo e ele tem evoluído bastante nos últimos anos. A Venezuela tem duplas fortes e estará nos Jogos Olímpicos, mas confio que, junto com o Beto e o Lipe, podemos jogar bem e trazer o título para o Brasil”, diz Evandro.

Os dois jogos de sábado, marcados para as 12h e as 13h (de Brasília), terão Beto e Lipe jogando contra Henriquez/Mussa e Evandro e Guto confrontando Hernandez/Fañe. No segundo dia, Evandro e Guto jogam primeiro, às 9h, e Beto e Lipe fecham a participação brasileira, uma hora depois. Os adversários serão invertidos em relação ao primeiro dia. Casa haja empate no número de vitórias, um set extra de 15 pontos definirá o campeão.

Aryzão recebe as disputas no feminino

No feminino, a fase final do Continental Cup Sul-Americano será em solo brasileiro, com Brasil e Argentina medindo forças no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema. Ângela/Lili e Taiana/Vivian representarão o Brasil, enquanto Ana Gallay/Virgínia Zonta e Georgina Klug/Silvana Oliveira defenderão a Argentina.
 
No primeiro dia de jogos, Ângela/Lili joga contra Ana Gallay/Virgínia Zonta, às 10h. Em seguida, às 11h, Taiana/Vivian enfrenta Georgina Klug/Silvana Oliveira. No domingo, a programação também começa às 10h. Ângela/Lili duela contra Georgina Klug/Silvana Oliveira e, às 11h, Taiana/Vivian joga contra Ana Gallay/Virgínia Zonta. Em caso de empate, será disputado o golden set (set de desempate), de 15 pontos.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Luizão/Ricardo e Rebecca/Neide avaçam em São Luis

Circuito BB Challenger: Últimas vagas já têm dono
Experiência e juventude se misturaram no primeiro dia de jogos da etapa de São Luis (MA) do Circuito Banco do Brasil Challenger Vôlei de Praia 2012. Atletas de longa carreira e jovens iniciando suas trajetórias conquistaram a classificação à fase principal do torneio disputado na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen. As disputas prosseguem a partir das 8h deste SÁBADO (23.06) e a entrada é gratuita.

No qualifying masculino, brilhou a estrela do veterano Luizão (AM), de 39 anos, que garantiu classificação ao lado do paraense Ricardo Sousa. Vice-campeão pan-americano em 2003 e Rei da Praia três anos depois, o amazonense superou uma maratona de três jogos para avançar.

Na primeira rodada, Luizão e Ricardo derrotaram os maranhenses Marquinho e Pablo por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/17. Na segunda partida, a dupla passou por Bernardo Lima e Yuri (CE/BA), também em dois sets: 21/18 e 21/14. No jogo decisivo, Luizão e Ricardo confirmaram a classificação derrotando Carlos e Jô (MS/PB), com parciais de 21/17 e 25/23.

“Já passei por cirurgias nos dois joelhos e atualmente tenho dedicado a maior parte do meu tempo à empresa que tenho em Fortaleza. Não tenho o mesmo ritmo de treinos que antes e jogar três vezes no mesmo dia, como foi hoje, é muito pesado para mim. Mas o vôlei de praia é uma paixão, tenho muito prazer em quadra e, enquanto puder, vou conciliar. Agora é tentar me recuperar para tentar avançar na chave principal”, comenta Luizão.

Além de Luizão e Ricardo, passaram pelo qualifying em São Luis as duplas Kadu/Tocantins (GO/TO), Ícaro/Bernat (PB/RJ) e Léo Síndice/Léo Vieira (PR/DF). Estes times se juntarão a Benjamin/Bruno Schmidt (MS/DF), Luciano/Álvaro Filho (ES/PB), Tiago/Jefferson (BA/RJ), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Rodrigo Saunders/Léo (CE/RJ), Fernandão/Rhuan Ferramenta (RJ), Franco/Daniel Souza (CE/RJ) e Oscar/Edson Filipe (RJ/ES) na fase principal.

No feminino, um dos destaques do qualifying foi a classificação de Neide e Rebecca (AL/CE). Doente, a alagoana não participou da primeira etapa, em Aracaju (SE), o que reduziu a pontuação da parceria campeã dos Jogos Sul-Americanos de Praia de 2011 no ranking.

Em São Luis, Rebecca e Neide estrearam derrotando Mayana e Fabíola (TO/DF) por 2 sets a 0, parciais de 24/22 e 21/19. A classificação foi confirmada com a segunda vitória do dia, diante de Andrea Martins/Shirleny (AM/ES): 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/17.

“A Neide veio muito motivada por não ter jogado a última etapa. Os dois jogos foram bons, bem equilibrados e tivemos paciência para manter a virada e definir no fim. Agora vamos nos preparar para ir bem na fase principal, fazer um bom resultado e somar o maior número possível de pontos”, conta Rebecca, de 19 anos.

Também passaram à fase principal as duplas Evelyn/Rafaela (DF/PA), Luana/Júlia Schmidt (ES) e Naiana/Bruna (CE/PB). Thati/Érica Freitas (PB/MG), Josi/Thais (SC/RJ), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Izabel/Luciana (PA/CE) e Shaylyn/Chell (CE/DF) já estavam previamente classificadas.

Na fase principal, as 12 duplas masculinas serão divididas em quatro chaves. Passam às quartas de final as duas melhores de cada grupo. O torneio feminino será disputado em sistema de dupla eliminatória. Os campeões serão conhecidos no DOMINGO (24.06).

Todos os jogos disputados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol, no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

A etapa maranhense é a segunda das quatro agendadas para a temporada 2012. Na primeira, disputada em Aracaju (SE), em maio, Thati/Érica Freitas (PB/MG) e Benjamin/Bruno Schmidt (MS/DF) foram as duplas campeãs. A competição passará ainda por Campo Grande (MS), de 12 a 15 de julho, e Maceió (AL), de 23 a 26 de agosto.

TABELA E RESULTADOS

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ícaro e Bernat buscam uma vaga no torneio principal

Circuito BB Challenger: Começam as disputas em São Luis
Tudo pronto em São Luis (MA) para o início da segunda etapa Challenger do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. A bola sobe nesta SEXTA-FEIRA (22.06), às 8h, com o qualifying, que abrirá as disputas na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen. A competição, que prossegue até DOMINGO (24.06), terá entrada gratuita.

Ao todo, 40 duplas estarão em ação no qualifying, que será disputado em sistema eliminatório. Serão 22 times masculinos e 18 parcerias femininas lutando pelas quatro vagas em cada naipe que estarão em jogo na capital maranhense.

Os concorrentes na disputa pelas quatro vagas em jogo no qualifying masculino são Marcus/Guto (RJ), Brian/Bob Filho (SC/DF), Yuri/Bernardo Lima (BA/CE), Itamar/Richards (DF/MG), Juliano/Gustavo (ES/SP), Léo Síndice/Léo Vieira (PR/DF), Ícaro/Bernat (PB/RJ), Luccas Lima/Mateus Silva (SP/CE), Nelsinho/Keko (SC), Carlos/Tocantins (GO/TO), Raul/Artur (SE), Renan/Alvinho (ES/SE), Carlos/Jô (MS/PB), Álvaro Andrade/Eduardo (SE/RJ), Allison/Ramon (SC/RJ), Ronald/Felipe Rocha (MA), Marcos Cabral/Zé Írio (RJ/MS), Luizão/Ricardo Sousa (AM/PA), JP/Carlos Luciano (RJ), Paulo Vitor/Guto (RJ/SP) e Alex/Miguel (MS).

No feminino, a disputa será entre Sandressa/Juliana Simões (AL/PR), Naiana/Bruna (CE/PB), Luana/Júlia Schmidt (ES), Andréa Martins/Shirleny (AM/ES), Marcella/Isabella Maio (ES), Rebecca/Neide (CE/AL), Aline/Rosimeire Lima (BA/AL), Polyana/Camila Sabatella (SE/BA), Gabby Baeta/Amanda Maltez (RJ), Evelyn/Rafaela (DF/PA), Andrezza/Carolina Horta (AM/CE), Eunyce/Semírames (AL/ES), Haissa/Natasha Valente (PR/RJ), Mayana/Fabíola (TO/DF), Luciana/Lucivânia (MA), Drussyla/Duda (RJ/SE), Fernanda Nunes/Mayara (RJ/CE) e Nathalia Leite/Natália Font (RJ).

No SÁBADO (23.06), as doze duplas masculinas asseguradas na fase principal disputarão a primeira fase, em sistema de grupos, e a rodada das quartas de final. No feminino, o torneio será realizado em sistema de dupla eliminatória e contará com 10 parcerias. Os campeões serão conhecidos no DOMINGO (24.06).

Todos os jogos disputados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol, no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Marcus/Guto e Rebecca/Carolina Horta vencem em São Luis

Circuito BB Sub-23: Campeões em São Luis
Atuais campeãs brasileiras Sub-21 de vôlei de praia, as duplas Rebecca/Carolina Horta (CE) e Marcus/Guto (RJ) foram as grandes campeãs da terceira etapa do Circuito Sub-23 Banco do Brasil 2012, encerrada nesta QUINTA-FEIRA (21.06). A conquista das parcerias aconteceu na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, em São Luis (MA).

Para conquistar o título feminino na capital maranhense, Rebecca e Carolina Horta superaram as cariocas Patrícia Wink e Carol Pereira por 2 sets a 0 (23/21 e 21/18) na decisão. A terceira colocação ficou com Thais e Júlia Schmidt (RJ/ES), que bateram Marcella e Haissa (ES/PR) também em dois sets: 21/14 e 21/18.

No masculino, os irmãos Marcus e Guto subiram ao topo do pódio depois de derrotaram Léo Vieira e Anderson Melo (DF/RJ) por 2 sets a 0, parciais de 23/21 e 21/17, na final. A terceira posição foi dos cariocas JP e Carlos Luciano, que levaram a melhor sobre o paraibano Jô e o carioca Ramon, vencendo por 2 a 0 (21/15 e 21/17).

Antes de São Luis, o Circuito Sub-23 Banco do Brasil passou por João Pessoa (PB), onde Carlos Luciano/Márcio Gaudie (RJ) e Haissa/Júlia Schmidt (PR/ES) foram as duplas campeãs, e por Aracaju (SE), onde os títulos ficaram com JP/Carlos Luciano (RJ) e Rebecca/Carolina Horta (CE).
 
A competição passará ainda por Campo Grande (MS), de nove a 12 de julho, Maceió (AL), de 20 a 23 de agosto, e Rio de Janeiro, de 26 a 29 de novembro.

Val e Michelle Carvalho é uma das novidades do Challenger de São Luis

Challenger BB: Nova parceria no Maranhão
Vice-campeã da primeira etapa Challenger do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, em Aracaju (SE), a carioca Val volta à competição neste final de semana, em São Luis (MA), disposta a subir um degrau a mais no pódio. Para lutar pelo título na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, a atleta de 34 anos aposta na estreia de sua nova parceria com a carioca Michelle Carvalho.

A decisão da etapa sergipana encerrou a parceria de mais de um ano entre Val e a cearense Shaylyn. Depois de disputar torneios no exterior, a Rainha da Praia de 2004 está de volta ao país animada com a nova formação.

“Desfiz a dupla com a Shaylyn depois da etapa de Aracaju e, como a Michelle também se separou da Chell recentemente, decidimos jogar juntas até o fim do Challenger. A Michelle ainda não teve bons resultados esse ano e está muito motivada para melhorar. Acho que temos condição de fazer um bom torneio e lutar para chegar à semifinal”, avalia Val.

A capital maranhense traz boas recordações à Rainha da Praia de 2004. Quatro anos atrás, quando formava dupla com Maria Elisa (PE), Val foi campeã da etapa Challenger de São Luis.

“Lembro-me do torneio de 2008 e São Luis é um lugar que, apesar do calor, é muito bom de jogar. Não seria nada mal voltar a vencer lá”, brinca a carioca.

Além de Val e Michelle Carvalho, também estão garantidas na fase principal da etapa maranhense as duplas Thati/Érica Freitas (PB/MG), Josi/Thais (SC/RJ), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Izabel/Luciana (PA/CE) e Shaylyn/Chell (CE/DF).

No masculino, Benjamin/Bruno Schmidt (MS/DF), Luciano/Álvaro Filho (ES/PB), Tiago/Jefferson (BA/RJ), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Rodrigo Saunders/Léo (CE/RJ), Fernandão/Rhuan Ferramenta (RJ), Franco/Daniel Souza (CE/RJ) e Oscar/Edson Filipe (RJ/ES) são as duplas pré-classificadas para o torneio principal em São Luis.

Na fase principal, as 10 duplas femininas lutarão pelo título em sistema de dupla eliminatória. No masculino, serão 12 times na disputa, iniciando a competição com quatro chaves de três componentes cada. Os campeões serão definidos no domingo.

Todos os jogos disputados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol, no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

A etapa maranhense é a segunda das quatro agendadas para a temporada 2012. Na primeira, disputada em Aracaju (SE), em maio, Thati/Érica Freitas (PB/MG) e Benjamin/Bruno Schmidt (MS/DF) foram as duplas campeãs. A competição passará ainda por Campo Grande (MS), de 12 a 15 de julho, e Maceió (AL), de 23 a 26 de agosto.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Thais e Julia Schmidt chegam a semifinal em São Luis

Circuito Sub-23: Semifinal definida
Termina nesta QUINTA-FEIRA (21.06), em São Luis (MA), a terceira etapa do Circuito Sub-23 Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. Quatro duplas em cada naipe seguem na disputa pelos títulos masculino e feminino após a realização da primeira fase e das quartas de final, nesta QUARTA-FEIRA (20.06). A competição acontece na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen.

A programação do último dia de jogos terá início às 8h, com as semifinais femininas. Cinquenta minutos depois, terá início a disputa pelas duas vagas na decisão masculina. A final feminina começará às 9h40 e a última rodada do dia, com a decisão masculina, começa às 10h30.

As cearenses Rebecca e Carolina Horta, que derrotaram as cariocas Gabby Baeta e Fernanda Nunes por 2 sets a 0 (21/7 e 21/13) nas quartas, jogarão contra Marcella/Haissa (ES/PR), que passou por Sandressa/Juliana Simões (AL/PR) também em dois sets (21/12 e 21/19).

No outro confronto, medirão forças Patrícia Wink/Carol Pereira (RJ), que passou por Drussyla/Eduarda (RJ/SE), e Thais/Julia Schmidt (RJ/ES), que levou a melhor sobre Raissa/Lara Rosa (MA).

Na primeira semifinal do masculino, medirão forças Léo Vieira/Anderson Melo (DF/RJ), que superou Luccas/Renan (SP/CE) por 2 a 0 (21/11 e 21/15) nas quartas, e JP/Carlos Luciano (RJ), que passou por Fernando Santos/Victor Pallis (PR/RJ), em três sets (15/21, 21/19 e 15/12).

O outro cruzamento será entre Marcus/Guto (RJ), que eliminou Fábio/Saymon (CE/MS), vencendo por 2 a 0 (21/14 e 21/17), e Jô/Ramon (PB/RJ), que garantiu a classificação derrotando Álvaro Andrade/Eduardo Rocha (SE/RJ) em dois sets, com parciais de 21/10 e 21/15.

Antes de São Luis, o Circuito Sub-23 Banco do Brasil passou por João Pessoa (PB), onde Carlos Luciano/Márcio Gaudie (RJ) e Haissa/Júlia Schmidt (PR/ES) foram as duplas campeãs, e por Aracaju (SE), onde os títulos ficaram com JP/Carlos Luciano (RJ) e Rebecca/Carolina Horta (CE).

A competição passará ainda por Campo Grande (MS), de nove a 12 de julho, Maceió (AL), de 20 a 23 de agosto, e Rio de Janeiro, de 26 a 29 de novembro.

Franco é uma das atrações do Challenger de São Luis

Circuito BB Challenger: De volta ao Maranhão
Depois de quatro anos, São Luis (MA) está de volta ao foco no vôlei de praia nacional. A capital maranhense recebe, neste final de semana, a segunda etapa Challenger do Circuito Banco do Brasil 2012. O torneio, que conta com duplas de diversas regiões do país, será disputado na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen. A entrada é gratuita.

A competição terá início na SEXTA-FEIRA (22.06), com o qualifying, que classificará quatro duplas em cada naipe para a fase principal da competição. O qualifying contará com 24 duplas masculinas e 18 parcerias femininas.

No SÁBADO (23.06), as doze duplas masculinas asseguradas na fase principal disputarão a primeira fase, em sistema de grupos, e a rodada das quartas de final. No feminino, o torneio será realizado em sistema de dupla eliminatória e contará com 10 parcerias. Os campeões serão conhecidos no DOMINGO (24.06).
Todos os jogos disputados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol, no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

A etapa maranhense é a segunda das quatro agendadas para a temporada 2012. Na primeira, disputada em Aracaju (SE), em maio, Thati/Érica Freitas (PB/MG) e Benjamin/Bruno Schmidt (MS/DF) foram as duplas campeãs. A competição passará ainda por Campo Grande (MS), de 12 a 15 de julho, e Maceió (AL), de 23 a 26 de agosto.

Maranhão recebe o vôlei de praia pela décima vez
Esta será a décima vez que a capital maranhense receberá uma competição de vôlei de praia em nível nacional. Entre 1992 e 1995, São Luis recebeu o Circuito Banco do Brasil. A cidade foi sede de etapas Challenger da competição em 2003, 2005, 2006, 2007 e 2008.

Campeão das duas primeiras etapas realizadas em São Luis, o veterano Franco, de 45 anos, segue em atividade e é um dos destaques da competição em 2012. Ele jogará ao lado do carioca Daniel Souza. Três dos quatro atletas que subiram ao topo do pódio na última edição, em 2008, estarão de volta a São Luis: o sul-mato-grossense Zé Írio, que disputará o qualifying ao lado de Marcos Cabral (RJ), e Bruno (AM) e Val (RJ), assegurados na fase principal com seus parceiros Hevaldo (CE) e Michelle Carvalho (RJ).

TODOS OS CAMPEÕES DA ETAPA MARANHENSE
1992 – Franco/Roberto Lopes (CE)
1993 – Franco/Roberto Lopes (CE)
1994 – Gerusa/Shelda (RJ/CE) e Guilherme/Pará (RJ)
1995 – Rejane/Cristina (BA/RJ) e Lula/Adriano (PE)
2003 – CHALLENGER – Andrezza/Andrea Martins (AM) e Roberto Lopes/Alex (CE/MS)
2005 – CHALLENGER – Izabel/Érika (PA/RN) e Murilo/Fabinho (PE/CE)
2006 – CHALLENGER – Ângela/Chell (DF) e Pedro Grael/Juca (RJ/BA)
2007 – CHALLENGER – Virna/Sandra Pires (RN/RJ) e Billy/Bruno Schmidt (ES/DF)
2008 – CHALLENGER – Maria Elisa/Val (PE/RJ) e Bruno/Zé Írio (AM/MS)

terça-feira, 19 de junho de 2012

Victor Palis e Fernando Santos avaçam em São Luís

Circuito Sub-23 BB: Últimas vagas definidas
Três partidas abriram, nesta TERÇA-FEIRA (19.06), as disputas da terceira etapa do Circuito Sub-23 Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. Com o qualifying masculino finalizado, foram definidas as quatro duplas masculinas que seguem na disputa do torneio realizado na Arena Domingos Leal, na Lagoa do Jansen, em São Luis (MA).

Líderes do ranking do qualifying, o paranaense Fernando Santos e o carioca Victor Palis nem precisaram entrar em quadra para garantir a classificação devido ao fato de apenas sete duplas disputarem as quatro vagas em jogo. Na primeira partida do dia, os sul-mato-grossense Maykon e Erick derrotaram os maranhenses Julio e Guilherme por 2 sets a 0 (21/7 e 21/11).

No duelo seguinte, melhor para os potiguares Juninho e Romolo, que bateram Noham/Pedro Heitor (MA) também em dois sets: 21/11 e 21/9. A quarta e última vaga ficou com Renan Gustavo e Nilton, que levaram a melhor sobre Lucas Melo e Fernando (MA), com parciais de 21/12 e 21/8.

As quatro duplas classificadas se juntarão a JP/Carlos Luciano (RJ), Jô/Ramon (PB/RJ), Marcus/Guto (RJ), Léo Vieira/Anderson Melo (DF/RJ), Luccas Lima/Mateus Silva (SP/CE), Álvaro Andrade/Eduardo (SE/RJ), Fábio/Saymon (CE/MS) e Edson/Pablo (MA) na fase principal.

No feminino, Rebecca/Carolina Horta (CE), Thais/Julia Schmidt (RJ/ES), Carol Pereira/Patrícia Wink (RJ), Sandressa/Juliana Simões (AL/PR), Bárbara/Ingrid (PB/RJ), Haissa/Marcella (PR/ES), Polyana/Thamara (SE/BA), Gabby Baeta/Fernanda Nunes (RJ) e Drussyla/Duda (RJ/SE) são as duplas que disputarão o título na capital maranhense.

Na fase principal, serão formadas quatro chaves em cada naipe. Após os confrontos internos, os dois melhores times da cada grupo garantirão vaga na fase eliminatória, composta por quartas, semifinais, disputa de terceiro lugar e final.

Antes de São Luis, o Circuito Sub-23 Banco do Brasil passou por João Pessoa (PB), onde Carlos Luciano/Márcio Gaudie (RJ) e Haissa/Júlia Schmidt (PR/ES) foram as duplas campeãs, e por Aracaju (SE), onde os títulos ficaram com JP/Carlos Luciano (RJ) e Rebecca/Carolina Horta (CE).
 
A competição passará ainda por Campo Grande (MS), de nove a 12 de julho, Maceió (AL), de 20 a 23 de agosto, e Rio de Janeiro, de 26 a 29 de novembro.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

CIRCUITO SUB-23 BANCO DO BRASIL: Etapa maranhense começa nesta terça

Circuito Sub-23 BB: Maranhão é sede da terceira etapa
São Luis (MA) é a terceira parada do Circuito Sub-23 Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. Entre TERÇA-FEIRA (19.06) e QUINTA-FEIRA (21.06), a arena montada na Lagoa do Jansen, na capital maranhense, receberá duplas de todo o país na disputa pelo título da competição.

A competição para atletas de até 22 anos de idade terá início com o qualifying masculino, onde seis parcerias masculinas disputarão as últimas quatro vagas na fase principal: Fernando Santos/Victor Palis (PR/RJ), Renan/Alvinho (ES/SE), Raul/Arthur (SE), Maykon/Erick (MS), Juninho/Romolo (RN) e Renan Gustavo/Nilton (RO).

As quatro duplas classificadas se juntarão a JP/Carlos Luciano (RJ), Jô/Ramon (PB/RJ), Marcus/Guto (RJ), Léo Vieira/Anderson Melo (DF/RJ), Luccas Lima/Mateus Silva (SP/CE), Álvaro Andrade/Eduardo (SE/RJ), Fábio/Saymon (CE/MS) e Edson/Pablo (MA) na fase principal.

No feminino, Rebecca/Carolina Horta (CE), Thais/Julia Schmidt (RJ/ES), Carol Pereira/Patrícia Wink (RJ), Sandressa/Juliana Simões (AL/PR), Bárbara/Ingrid (PB/RJ), Haissa/Marcella (PR/ES), Polyana/Thamara (SE/BA), Gabby Baeta/Fernanda Nunes (RJ) e Drussyla/Duda (RJ/SE) são as duplas que disputarão o título na capital maranhense.

Na fase principal, serão formadas quatro chaves em cada naipe. Após os confrontos internos, os dois melhores times da cada grupo garantirão vaga na fase eliminatória, composta por quartas, semifinais, disputa de terceiro lugar e final.

Antes de São Luis, o Circuito Sub-23 Banco do Brasil passou por João Pessoa (PB), onde Carlos Luciano/Márcio Gaudie (RJ) e Haissa/Júlia Schmidt (PR/ES) foram as duplas campeãs, e por Aracaju (SE), onde os títulos ficaram com JP/Carlos Luciano (RJ) e Rebecca/Carolina Horta (CE).

A competição passará ainda por Campo Grande (MS), de nove a 12 de julho, Maceió (AL), de 20 a 23 de agosto, e Rio de Janeiro, de 26 a 29 de novembro.

Mariana/Ana Carolina e Alexandre/Maia vencem a última etapa

Brasileiro Sub-19: Cariocas são campeões no Paraná
No encerramento da temporada 2012 do Circuito Brasileiro Sub-19 de vôlei de praia, o Rio de Janeiro teve motivos para comemorar. As duplas Ana Carolina/Mariana Chaia (RJ) e Alexandre/Maia (RJ) ficaram com o título da quarta e última etapa do ano, finalizada neste DOMINGO (17.06), na Vila Olímpica de Maringá (PR).

No feminino, Ana Carolina e Mariana Chaia, campeãs antecipadas da categoria, fecharam o ano com 100% de aproveitamento, conquistando o quarto título em quatro etapas disputadas. A dupla subiu ao lugar mais alto do pódio também em João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) e no Rio de Janeiro (RJ).

Na decisão em Maringá, as cariocas venceram as paraibanas Isadora e Renatinha por 2 sets a 0, parciais de 21/10 e 21/16. Na disputa de terceiro lugar, Ana Luiza e Amanda (SC/PB) levaram a melhor sobre as paulistas Karine e Jaqueline, ganhando por 2 sets a 0 (21/14 e 21/18).

No masculino, os cariocas Alexandre e Maia formam a quarta dupla diferente a subir ao topo do pódio na temporada. Iago e Léo Morais (RJ/PB) venceram na Paraíba e no Ceará e Igor e Matheus (RJ) foram campeões no Rio de Janeiro.

Na final da etapa paranaense, a dupla do Rio de Janeiro superou os campeões da temporada, os paraibanos Renan e Luizão, de virada, por 2 sets a 1, parciais de 14/21, 21/16 e 15/12. A terceira posição ficou com os paranaenses Paulo e Caique, que bateram os conterrâneos Igor e Japa por 2 a 0 (21/12 e 21/13).
 
Com o fim da temporada nacional, quatro duplas brasileiras se prepararam para o Campeonato Mundial Sub-19, que acontecerá em Lanarka, no Chipre, entre os dias 11 e 14 julho. Iago/Léo Morais e Drussyla/Duda têm vaga garantida. A Confederação Brasileira de Voleibol aguarda a liberação de vagas na competição para inscrever também Igor/Matheus e Ana Luiza/Ana Carolina. A definição sairá no dia 20 de junho.

domingo, 17 de junho de 2012

Alison e Emanuel conquistam a prata em Roma

Circuito Mundial: Brasil leva a prata na Itália
Líderes do ranking mundial, Alison e Emanuel conquistaram a medalha de prata do Grand Slam de Roma do Circuito Mundial de vôlei de praia. O título da sétima etapa masculina do ano, encerrada neste DOMINGO (17.06), ficou com os norte-americanos Gibb e Rosenthal. Os suíços Heyer e Chevallier ficaram com o bronze.

Na decisão, a dupla dos Estados Unidos não deu chances ao Brasil. Jake Gibb e Sean Rosenthal venceram por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/12. Esta foi a primeira derrota dos campeões mundiais para a dupla norte-americana em sete confrontos realizados.

"Erramos muito e isso foi fatal, ficou difícil de buscar o resultado. Mas não podemos tirar os méritos dos americanos, que fizeram uma partida praticamente perfeita. Sacaram, atacaram e defenderam muito bem, e mereceram o título. Mas esse vice-campeonato foi muito bom, pela sequência de resultados que temos tido, chegamos à terceira final consecutiva, subimos no ranking, apesar da derrota, estou satisfeito com o que nosso time está rendendo", admite Alison.

Na disputa de terceiro lugar, os suíços Sasha Heyer e Sebastian Chevallier garantiram a medalha de bronze superando os norte-americanos Matt Fuerbriger e Nick Lucena por 2 sets a 0, parciais de 23/21 e 21/13.
Com o vice-campeonato em Roma, cidade onde conquistaram o título mundial na temporada passada, Alison e Emanuel assumiram a liderança do ranking internacional. A dupla chegou a 3.480 pontos, superando Gibb/Rosenthal, com 3.400, e Ricardo/Pedro Cunha, com 3.280.

"Gibb e Rosenthal jogaram muito bem, mereceram o título. Mas nós também estamos de parabéns por essa sequência, pela maneira como nosso time está crescendo. Estamos exaustos, Moscou terminou na terça-feira, Roma já começou na quinta-feira, ou seja, jogamos em oito de nove dias, ainda tivemos o deslocamento entre os países, praticamente não descansamos e o corpo sente. Saímos de Roma com um resultado muito importante, que nos deixa na liderança do Circuito Mundial e do ranking para Londres, o que é muito bom", comemora Emanuel.

A próxima etapa do Circuito Mundial acontecerá entre os dias três e oito de julho, nos Alpes Suíços de Gstaad. O Brasil tem dez duplas inscritas na competição: Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha, Márcio/Pedro Solberg, Benjamin/Bruno Schmidt, Harley/Evandro, Moisés/Vitor Felipe, Gilmário/Luciano, Thiago/Ferramenta, Beto Pitta/Lipe e Fábio Luiz/Juca.