quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Empolgada pelo pódio, Ângela busca a vitória 500 em Campinas

Circuito BB: Ângela perto da vitória 500 - Foto: Paulo Frank
A brasiliense Ângela e a alagoana Neide foram a grande sensação da terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013. Em Belo Horizonte (MG), depois de conquistar a vaga através do Circuito Banco do Brasil Nacional, a dupla surpreendeu e terminou no pódio, em terceiro lugar. Três semanas depois, Ângela e Neide esperam repetir o desempenho na quarta etapa da competição, que acontece entre SEXTA-FEIRA (02.11) e DOMINGO (04.11), na arena montada no Parque Taquaral, em Campinas (SP). A entrada é gratuita.

Juntas desde o início da temporada, Ângela e Neide vêm crescendo a cada etapa no Circuito Banco do Brasil. Depois de estrear com o nono lugar em Cuiabá (MT), a dupla chegou em quinto lugar em Goiânia (GO), antes de garantir o pódio na capital mineira.

Um dos principais obstáculos da dupla vem a distância geográfica. Enquanto Ângela mora em Brasília, Neide treina em Fortaleza, a mais de 2.000 quilômetros. Desde a formação, a dupla só treinou junta por uma semana. Escolada por uma experiência vitoriosa na mesma situação, a brasiliense aposta no sucesso da parceria.

“Sempre soubemos do potencial da nossa dupla, mas os resultados são muito importantes para dar força ao time. Viemos de semanas boas e vamos seguir nos esforçando para estar sempre no pódio. Ainda temos a dificuldade de treinarmos separadas, e isso é um empecilho, mas estamos nos dedicando para que não nos prejudique tanto. Meu melhor momento no vôlei de praia foi com a Mônica e vivíamos a mesma situação. Mesmo treinando em cidades diferentes, conseguimos nos destacar em meio a inúmeras duplas de ponta do Brasil e acho que Neide e eu também podemos conseguir”, relembra.

Na etapa paulista, Ângela pode completar uma importante marca em sua carreira. Com 369 conquistas no Circuito Banco do Brasil e 130 no Circuito Mundial, a melhor defensora do país em 2009 totaliza 499 resultados positivos em sua trajetória.

“Fico muito feliz com a possibilidade de alcançar 500 vitórias. É um número alto, que poucos atletas têm oportunidade de construir. Foi preciso muito suor e muito esforço para chegar a esse momento. Agradeço muito a Deus por essa vitória e por não ter nunca sofrido nenhuma lesão grave na minha carreira, o que certamente também contribuiu para minhas vitórias”, diz Ângela.

Além de Ângela/Neide (DF/AL), outras 11 duplas participarão da competição: Juliana/Larissa (CE/PA), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Taiana/Val (CE/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Karin/Shaylyn (SUE/CE), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Leize/Rachel (SC/RJ), Josi/Thais (SC/RJ) e Andrezza/Luciana (AM/CE).

No masculino, são 16 times confirmados na disputa: Alison/Emanuel (ES/PR), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Thiago/Álvaro Filho (SC/PB), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Billy/Ferramenta (ES/RJ), Franco/Daniel Souza (CE/RJ), Harley/Benjamin (DF/MS), Rodrigo Saunders/Luciano (CE/ES), Jorge/Renatão (PB), Márcio/Fernandão (CE/ES), Moisés/Aranha (BA/RJ), Léo/Bernardo (RJ), Oscar/Fábio Luiz (RJ/ES) e Beto Pitta/Lipe (RJ/CE).

As disputas começam às 8h de sexta, com a fase classificatória. No SÁBADO (03.11), as disputarão terão início às 9h e se estenderão até às 13h, com as quartas de final. Mais tarde, entre 17h e 20h, serão disputadas as semifinais, com transmissão ao vivo do canal Sportv. As finais serão na manhã de DOMINGO (04.11), também com transmissão da emissora.

Nos três dias de disputas, todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Três etapas já foram disputadas na temporada 2012/2013, em Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG) e, com três títulos conquistados, Juliana e Larissa (CE/PA) lideram a corrida pelo título feminino, com 1.200 pontos acumulados.
 
No masculino, foram três campeões diferentes: Alison/Emanuel (ES/PR), Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), pela ordem. O baiano e o carioca são os líderes da classificação, com 920 pontos.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: CBV define datas e locais das últimas quatro etapas da temporada

Circuito BB: Calendário completo - Foto: Mauricio Kaye
A Unidade de Competições Praia da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou nesta SEGUNDA-FEIRA (29.10) as datas e locais das últimas quatro etapas da temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Os torneios fecharão a temporada, entre janeiro e abril de 2013.

A sétima etapa da temporada será disputada em Fortaleza (CE), entre os dias 17 e 20 de janeiro. João Pessoa (PB) sediará a oitava etapa, entre 21 e 24 de fevereiro. Maceió (AL) será a terceira sede nordestina consecutiva, entre os dias 14 e 17 de março. A última das dez etapas programadas acontecerá em Brasília (DF), entre os dias 18 e 21 de abril.

A temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil começou em Cuiabá (MT), entre os dias 13 e 16 de setembro. Depois, já passou por Goiânia (GO), de 27 a 30 do mesmo mês, e por Belo Horizonte (MG), entre 11 e 14 de outubro. As próximas etapas serão em Campinas (SP), de 1º a 4 de novembro, Curitiba (PR), de 14 a 18 do mesmo mês, e Rio de Janeiro (RJ), de 6 a 9 de dezembro.

Recuperado, Alison volta com muita vontade em Campinas

Circuito BB: Mamute de volta
Depois de um mês fora das quadras, o Mamute está de volta. Recuperado de uma infecção no pé esquerdo, que o afastou das últimas duas etapas, o medalhista olímpico Alison (ES) é uma das atrações da quarta etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013, que acontece neste final de semana, no Parque Taquaral, em Campinas (SP). A entrada na competição será gratuita, entre SEXTA-FEIRA (02.11) e DOMINGO (04.11).

Um corte no pé esquerdo sofrido durante um treinamento em Vitória (ES), no começo da temporada, acabou se tornando uma grave infecção. Após passar por procedimento cirúrgico, Alison ficou sem treinar por cerca de um mês. De volta às quadras há pouco mais de uma semana, o campeão mundial não esconde a alegria por voltar às competições ao lado do parceiro Emanuel (PR).

“Foi muito ruim ficar tanto tempo fora. Torci muito pelo Emanuel nas etapas, como fazia há alguns anos, quando ainda não jogava. Deixei de fazer o que amo, aprendi e revi muita coisa e por isso volto com muita alegria. Sei que o retorno não será fácil, mas depois de tudo que passei, poder voltar a jogar já é uma grande conquista. Ainda não estou nas minhas melhores condições, já que fiquei muito tempo sem treinar, mas a vontade de estar em quadra novamente é muito grande”, garante o capixaba.

Antes da lesão, Alison e Emanuel abriram a temporada 2012/2013 com o título da etapa de Cuiabá (MT). A ausência do Mamute em Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG) fez a dupla cair para a 13ª colocação na classificação, mas, com sete etapas ainda pela frente, o capixaba acredita em uma virada.

“Temos que pensar em uma etapa de cada vez e nos preocupar apenas em dar o nosso melhor sempre. Sabemos que os outros times se distanciaram bastante na nossa ausência, mas nossa dupla não desiste nunca. O Circuito Banco do Brasil é muito longo e muita coisa vai acontecer ainda até o fim da temporada”, aposta.

Além dos medalhistas olímpicos, também disputarão o torneio masculino em Campinas as duplas Bruno/Hevaldo (AM/CE), Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Thiago/Álvaro Filho (SC/PB), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Billy/Ferramenta (ES/RJ), Franco/Daniel Souza (CE/RJ), Harley/Benjamin (DF/MS), Rodrigo Saunders/Luciano (CE/ES), Jorge/Renatão (PB), Márcio/Fernandão (CE/ES), Moisés/Aranha (BA/RJ), Léo/Bernardo (RJ), Oscar/Fábio Luiz (RJ/ES) e Beto Pitta/Lipe (RJ/CE).

No feminino, 12 duplas participarão da competição: Juliana/Larissa (CE/PA), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Taiana/Val (CE/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Karin/Shaylyn (SUE/CE), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Leize/Rachel (SC/RJ), Josi/Thais (SC/RJ) e Andrezza/Luciana (AM/CE).

As disputas começam às 8h de sexta, com a fase classificatória. No SÁBADO (03.11), as disputarão terão início às 9h e se estenderão até às 13h, com as quartas de final. Mais tarde, entre 17h e 20h, serão disputadas as semifinais, com transmissão ao vivo do canal Sportv. As finais serão na manhã de domingo, também com transmissão da emissora.

Nos três dias de disputas, todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Três etapas já foram disputadas na temporada 2012/2013 e, com três títulos conquistados, Juliana e Larissa (CE/PA) lideram a corrida pelo título feminino, com 1.200 pontos acumulados. No masculino, Ricardo e Pedro Cunha (BA/RJ), campeões de uma etapa, são os líderes da classificação masculina, com 920 pontos.

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Campinas recebe as estrelas neste final de semana

Circuito BB: De volta a Campinas
O primeiro final de semana de novembro será do Vôlei de Praia em Campinas (SP). Entre SEXTA-FEIRA (02.11) e DOMINGO (04.11), as principais estrelas nacionais da modalidade estarão em ação na arena montada no Parque Taquaral para a disputa da quarta etapa da temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil, principal competição do país. A entrada na arena de jogos será gratuita.

Ao todo, 28 duplas, 16 masculinas e 12 femininas, jogarão na cidade paulista no decorrer do final de semana. As disputas começam às 9h de sexta, com a fase classificatória. No SÁBADO (03.11), as disputarão terão início às 9h e se estenderão até às 13h, com as quartas de final. Mais tarde, entre 17h e 20h, serão disputadas as semifinais, com transmissão ao vivo do canal Sportv. As finais serão na manhã de domingo, também com transmissão da emissora.

Nos três dias de disputas, todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Três etapas já foram disputadas na temporada 2012/2013, em Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG) e, com três títulos conquistados, Juliana e Larissa (CE/PA) lideram a corrida pelo título feminino, com 1.200 pontos acumulados.

No masculino, foram três campeões diferentes: Alison/Emanuel (ES/PR), Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) e Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), pela ordem. O baiano e o carioca são os líderes da classificação, com 920 pontos.

Campinas recebe o torneio pela quinta vez

Campinas é uma das oito cidades paulistas que já recebeu o Circuito Banco do Brasil. A cidade do interior receberá a competição pela quinta vez nesta temporada. A primeira vez foi em 1993, quando Mônica/Adriana (RJ) e Lula/Adriano (PE) ficaram com o título. No ano seguinte, cariocas e pernambucanos voltaram ao topo do pódio, com Isabel/Roseli (RJ) e Moreira/Garrido (PE).

Em 1995, as duplas campeãs da etapa de Campinas foram Sandra Pires/Jacqueline (RJ) e Zé Marco/Emanuel (PB/PR). A última vez em que a cidade sediou o torneio em foi em 2005, quando Juliana/Larissa (CE/PA) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES) ficaram com os títulos.

Além de Campinas, o Circuito Banco do Brasil também já passou por São Paulo (SP), Santos (SP), Guarujá (SP), Guarulhos (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e São José dos Campos (SP). Ao todo, foram 21 torneios já realizados no Estado.

Levando em conta todas as etapas, o campeão olímpico Emanuel (PR) é o recordista de conquistas, com sete títulos: 1994 (Santos), 1995 (Campinas e Ribeirão Preto), 1996 (Campinas), 2003 (São José dos Campos), 2004 (Ribeirão Preto) e 2006 (Guarulhos).

Seu ex-parceiro Ricardo (BA), que venceu seis vezes – 1997 (Guarujá), 2002 (São Paulo), 2003 (São José dos Campos), 2004 (Ribeirão Preto), 2006 (Guarulhos) e 2011 (Guarujá)-, pode igualá-lo nesta temporada.

No feminino, Sandra Pires, campeã em 1994 (Santos), 1995 (Campinas), 1996 (Campinas), 2003 (São José dos Campos) e 2004 (Ribeirão Preto), e a dupla Juliana/Larissa (CE/PA), que venceu em 2005 (Campinas), 2006 (Guarulhos), 2010 (São José dos Campos) e 2011 (Guarujá), são pentacampeãs.

TODOS OS CAMPEÕES DA ETAPA PAULISTA 
1992 – Santos - Isabel/Jacqueline (RJ) e Moreira/Garrido (PE)
1993 – Campinas – Mônica/Adriana (RJ) e Lula/Adriano (PE)
1993 – São Paulo – Franco/Roberto Lopes (CE)
1994 – Campinas – Isabel/Roseli (RJ) e Moreira/Garrido (PE)
1994 – Santos – Jacqueline/Sandra (RJ) e Zé Marco/Emanuel (PB/PR)
1995 – Campinas – Jacqueline/Sandra (RJ) e Zé Marco/Emanuel (PB/PR)
1995 – Ribeirão Preto – Karina/Renata (RJ) e Zé Marco/Emanuel (PB/PR)
1996 – Campinas – Jacqueline/Sandra (RJ) e Zé Marco/Emanuel (PB/PR)
1997 – Santos – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1997 – Guarujá - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Zé Marco/Ricardo (PB/BA)
1999 – Santos - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Tande/Giovane (RJ)
2001 – São José do Rio Preto – Mônica/Gerusa (RS/RJ) e Fred/Paulo Emílio (RJ/BA)
2002 – São Paulo – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Jorge (BA/PB)
2003 – São José dos Campos – Sandra/Leila (RJ/DF) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2004 – Ribeirão Preto – Sandra/Ana Paula (RJ/MG) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2005 – Campinas – Juliana/Larissa (CE/PA) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES) 

2006 – Guarulhos – Juliana/Larissa (CE/PA) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2007 – Santos – Maria Clara/Carolina (RJ) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2009 – São José dos Campos – Renata/Val (RJ) e Billy/Bruno Schmidt (ES/DF)
2010 – São José dos Campos – Juliana/Larissa (CE/PA) e Alison/Ferramenta (ES/RJ)
2011 – Guarujá – Juliana/Larissa (CE/PA) e Márcio/Ricardo (CE/BA)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Oscar/Fabio Luiz e Josi/Thais são campeões em Campinas

Circuito Nacional: Definido os campeões em Campinas
A quarta etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia 2012/2013, disputada na cidade de  já conhece seus campeões. No masculino Oscar e Fábio Luiz e no feminino Josi e Thais e com esse título, as duplas garantiram vaga para a etapa de São Paulo do Circuito Banco do Brasil que acontecerá no mesmo local, na próxima semana.

A dupla estreiante, Oscar e Fábio Luiz conquistou o título depois de vencer, Lipe e Beto Pitta por 2 sets a 1 (21/19, 20/22 e 16/14) e subiram ao lugar mais alto do pódio. Carlos Luciano e Ferramenta que vieram do torneio classificatório, conquistaram a medalha de bronze depois da vitória sobre Filipe e Márcio por 2 sets a 0 (22/20 e 21/12).

"Foi um grata surpresa esse resultado logo na primeira etapa. Entramos em cada jogo concentrados e convictos em dar somente o nosso melhor. Fabão é um atleta olímpico, realmente é diferente, uma energia muito boa, querendo sempre ajudar o parceiro. Ele tem muita experiência e acho que posso aprender e no mesmo tempo ajudar para que recupere sua melhor forma. Estamos fazendo um trabalho de longo prazo. Vamos para esse Open com o mesmo pensamento do Nacional. Estamos ajustando ainda o time e isso requer tempo, Fabão mora e treina em Vitória e eu no Rio de Janeiro. Estamos a procura de um patrocínio para ajudar na nossa estrutura e atingirmos os nossos objetivos", comenta o carioca Oscar.

No torneio feminino, Josi e Thais garantiram o oitavo título da dupla após vencerem Andrezza e Luciana  por 2 sets a 1 (19/21, 21/13 e 21/13). Érica Freitas e Tati ficaram com a terceira colocação ao vencerem Naiana e Bruna por 2 sets a 0 (21/15 e 21/17).

"O nosso jogo na final foi de superação para nós, o sol aqui em Sao Paulo não perdoou, veio forte demais, mas mesmo com todo esse calor fizemos um jogo digno de uma grande final. As meninas jogaram muito bem, tivemos que superar pra vencer! Eu só tenho que agradecer a Deus , a minha comissão técnica , as meninas que treinam comigo e a minha parceira Josi", comenta a campeã Thais.

A quinta etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional 2012/2013 acontecerá em Curitiba (PR), entre os dias 08 e 11 de Novembro e na semana seguinte o Circuito Banco do Brasil 2012/2013 no mesmo local.

Ágatha e Bárbara Seixas conquistam medalha de bronze na Tailândia

Mundial: Bronze para o Brasil
Única dupla do Brasil inscrita na etapa da Tailândia do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, Ágatha/Bárbara Seixas, patrocinadas pela Brasoil e Lunetterie Sportif, entrou direto no torneio principal e garantiu a medalha de bronze para o país. Neste DOMINGO (28.10), as brasileiras derrotaram Fendrick/Branagh, dos Estados Unidos, de virada, por 2 sets a 1 (19/21, 21/19 e 15/9), em 56 minutos, e subiram ao pódio pela primeira vez no Mundial.

A final foi decidida entre Ukolova/Khomyakova, da Rússia, e Kessy/Ross, outra dupla dos Estados Unidos. Melhor para as norte-americanas, que venceram por 2 sets a 0 (21/17 e 21/19), em 44 minutos de jogo, e garantiram com a medalha de ouro da última etapa da temporada. As russas ficaram com a prata.

E, apesar de nem estar presente na etapa de encerramento, a dupla Juliana/Larissa ficou com o título de 2012. As brasileiras já haviam somado 5.320 pontos ao longo da temporada e poderiam ser alcançadas apenas pelas chinesas Chen Xue e Zhang Xi, que tinham 5.240. Com a ausência da dupla na China na lista de inscritos para a etapa da Tailândia, Juliana/Larissa já foi considerada campeã antecipadamente.

Este é o sétimo título da dupla, que disputou nove temporadas do Circuito Mundial desde sua formação, em 2004. Com os títulos obtidos em 2005, 2006, 2007, 2009, 2010, 2011 e 2012, Juliana e Larissa passam a formar a dupla recordista de títulos, superando as também brasileiras Adriana Behar e Shelda, que venceram entre 1997 e 2001, além de 2004.

sábado, 27 de outubro de 2012

Carlos Luciano e Rhuan Ferramenta chegam a semifinal

Circuito Nacional: Semifinal definida em Campinas Foto: Paulo Frank
 Oito duplas continuam na disputas na arena montada no Parque do Taquaral, em Campinas (SP), pela quarta etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia. Pelo torneio principal, 12 duplas competiram e oito estão classificadas para as semifinais que serão realizadas neste DOMINGO (28.10), último dia de competições no interior de São Paulo.

A competição disputada neste final de semana é classificatória para a etapa de São Paulo do Circuito Banco do Brasil que acontecerá no mesmo local, na próxima semana. As duas duplas finalistas em cada naipe garantirão vaga no principal torneio do país.

As semifinais do torneio feminino terão início às 9h, serão entre Jose/Thais x Erca Freitas/Tati e Naiana/Bruna x Andrezza/Luciana. Já as disputas pelo masculino serão entre Lipe/Beto Pitta x Filipe/Márcio e entre Oscar/Fabio Luiz x Carlos Luciano/ Ferramenta. Os jogos começarão a partir das 9h50.

A programação do último dia de Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia continuará às 10h40, quando acontecerão as disputas pelo terceiro lugar e a grande final da competição feminina. E às 11h30 serão as decisões do masculino.

Ágatha e Bárbara Seixas lutam pelo bronze na Tailândia

Mundial: Brasil busca o bronze
As brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas, representantes do Brasil na etapa da Tailândia do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, acabaram superadas pelas russas Ukolova e Khomyakova, neste SÁBADO (27.10), pela semifinal, por 2 sets a 1 (13/21, 22/20 e 13/15), em 59 minutos de jogo.

Com o resultado, a equipe brasileira ainda brigará pela medalha de bronze. As adversárias das brasileiras serão Fendrick e Branagh, dos Estados Unidos, que, na outra semifinal, perderam para Kessy/Ross. A disputa pelo terceiro lugar e a final entre Ukolova/Khomyakova e Kessy/Ross acontecerão neste DOMINGO (28.10).

“Nós tentamos confundi-las com o nosso bloqueio, mas, às vezes, ele funcionou e em outras vezes isso não aconteceu. Mas temos mais uma tentiva de estar no pódio amanhã”, comentou Bárbara Seixas.

Ágatha e Bárbara Seixas foram as únicas brasileiras na etapa da Tailândia, mas o país esteve muito bem representado, também, por Juliana/Larissa. Mesmo ausentes da etapa, a dupla já assegurou o título da temporada 2012. A equipe do Brasil conquistou o sétimo título por antecipação.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Aline e Amanda Maltez superam o qualifying em Campinas

Circuito Nacional: Definida as últimas vagas
A quarta etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia teve início nesta SEXTA-FEIRA (26.10), na arena montada no Parque do Taquaral, em Campinas (SP), com a participação de 41 duplas. O primeiro dia de competição foi de qualifying e oito duplas conseguiram a classificação para o torneio principal, que será neste SÁBADO (27.10).

O Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia, neste final de semana, é classificatório para a etapa de Campinas do Circuito Banco do Brasil que acontecerá no mesmo local, na próxima semana. As duas duplas finalistas em cada naipe garantirão vaga no principal torneio do país.

Nesta sexta, asseguraram a classificação as seguintes duplas: Aline/Amanda Mantez (BA/RJ), Juliana Simões/Haissa (PR), Fernanda Nunes/Flavia (RJ) e Cris/Camilla Adão (SP/RJ) no feminino, além de Ícaro/Bernat (PB/RJ), Marcos Cabral/Guto (RJ/SP), Carlos Luciano/Rhuan (RJ) e Juliano/Eder (ES) no masculino.

Na fase principal, estarão na disputa 12 duplas em cada naipe. Estas equipes formarão quatro chaves, de onde avançarão as duas melhores. A partir da segunda fase, o torneio acontece em sistema de eliminatória simples, com quartas de finais, semifinais e as decisões masculina e feminina. Os campeões serão conhecidos no DOMINGO (28.10).

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ágatha e Bárbara Seixas representa o Brasil no mundial da Tailândia

Mundial: Representante do Brasil na Tailândia Foto: Paulo Frank
Com o título já garantido para as brasileiras Juliana e Larissa, que nem estarão nesta etapa, a dupla Ágatha/Bárbara Seixas será a representante do Brasil na Tailândia, pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A ausência das chinesas Chen Xue e Zhang Xi na lista de duplas inscritas para a disputa da última etapa da temporada 2012 confirmou antecipadamente o sétimo título de Juliana/Larissa na principal competição anual do cenário internacional.

As representantes brasileiras na etapa da Tailândia estão otimistas. Para Ágatha, o fato de começar o torneio na fase principal é algo que motiva ainda mais. A estreia da dupla brasileira será nesta QUINTA-FEIRA (25.10), contra as irmãs colombianas Claudia e Andrea Galindo.

“Estamos muito focadas e muito preparadas. Pela primeira vez, vamos começar o torneio já na fase principal, devido à boa temporada que fizemos. Temos chances de somar muitos pontos e descartar um resultado não tão bom da etapa de Brasília. Muitos times bons não estarão nesta etapa, então estamos focadas para conseguir o primeiro pódio da nossa dupla no Circuito Mundial”, disse Ágatha.

A parceira Bárbara também está confiante. E a jogadora tem boas recordações das areias da Tailândia, onde espera repetir o bom resultado conquistado no Mundial Sub-18.

“Disputei na Tailândia meu primeiro torneio internacional, que foi o Mundial Sub-18, com a Carol Solberg. É uma viagem longa e cansativa, mas ficamos em segundo lugar. A Tailândia já me trouxe sorte uma vez e espero que traga de novo. Estamos muito preparadas. Os três meses que ficamos na Europa durante o Circuito Mundial foram muito importantes para o nosso aprendizado”, afirmou Bárbara Seixas.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

'Motor invisível', Reis Castro conduz Juliana e Larissa do 'berço' às glórias

De estilo discreto, técnico das campeãs mundiais diz que só dorme tranquilo com vitórias e cuida para que atritos e desgaste não interfiram nos resultados

Reis apenas acompanha Larissa orientar Juliana durante o tempo

À beira da quadra, olhares atentos e anotações na prancheta. Durante os intervalos, poucas palavras. O jeito discreto faz com que Reis Castro passe quase despercebido durante os jogos, seja pouco abordado tanto pela torcida quanto pela imprensa. Ele não se importa. Ex-jogador, prefere que o foco esteja sempre voltado para o que acontece durante as partidas. Prefere que as estrelas sejam sempre as suas atletas. Treinador de Juliana e Larissa desde a formação da dupla, em 2004, o cearense vê como seu maior prêmio as comemorações das pupilas e o sono tranquilo após cada vitória.

- Acho que esse suporte tem que ser bem feito fora da quadra, mas vê-las brilhando no jogo é o meu respaldo. Eu não deitaria minha cabeça no travesseiro sossegado vendo-as em quarto, quinto lugar.

Na etapa de Belo Horizonte do Circuito Brasileiro, a dupla campeã mundial pode atingir a marca de 1.000 triunfos. Todos eles com Reis no banco ou na arquibancada, já que a presença dos treinadores só foi permitida recentemente no nacional e ainda é limitada no Circuito Mundial e nas Olimpíadas. Durante os oito anos de convivência quase diária, a trajetória de títulos rendeu prêmios e troféus, mas também desavenças. Atritos que o cearense classifica como normais e que cuida, junto com a comissão técnica, para que não interfiram no plano esportivo.

- Passamos mais tempo juntos do que com a família, então somos nós que temos que orientar. Estamos juntos desde que elas são novinhas, lapidando desde cedo, mas é um trabalho com seres humanos. Em determinados momentos, devido a todo esse tempo juntas, surgem as brigas e o desgaste natural. Mas nós estamos aqui justamente para apagar algum fogo que possa surgir em determinado momento. Elas não deixam o ego crescer para cima da comissão técnica. Às vezes deixam para cima dos adversários, mas isso é normal e faz parte do jogo.

Um certo Francisco amigo dos números

Reis observa o jogo: caneta sempre na pronta para
fazer anotações

 Nascido no dia de Reis, 6 de janeiro, o cearense foi batizado como Francisco, mas desde pequeno nem a família, e menos ainda os que o conheceram no mundo do vôlei o chamam pelo primeiro nome. Entre os “segredos” do técnico também estão duas graduações: uma completa em Educação Física e outra cursada pela metade, em Engenharia Civil. Gostava muito de cálculo, mas ainda mais de vôlei de praia. A carreira como jogador terminou de forma triste, com duas graves lesões nos joelhos.

Primeiro, em 1999, rompeu o ligamento cruzado anterior do lado direito. Passou por uma cirurgia. Dois anos depois, foi a vez de machucar o joelho esquerdo. Encarou a nova lesão como um sinal divino para abandonar o esporte. Passou um ano pensando na vida, fez cursos. Um convite dos manauaras André e Bruno o fez retornar ao esporte e iniciar a carreira como treinador.

Os bons resultados com a dupla amazonense chamaram atenção para o trabalho da comissão técnica. Juliana e Larissa, jogadoras da quadra na adolescência, haviam se conhecido em um projeto da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para desenvolver novos talentos em 2001. Decidiram jogar juntas, mas uma lesão de Larissa a impediu de disputar o Mundial Sub-21 de 2002, e outra de Juliana, no ano seguinte, adiou a estreia da dupla. Neste período, Reis já acompanhava os treinos das duas, assim como os jogos de Larissa, ao lado da veterana Ana Richa.

Em 2004, primeiro ano da parceria, sobre o comando de Reis, o time chegou ao vice-campeonato dos circuitos nacional e mundial. No ano seguinte ganharia pela primeira vez as duas coroas, que conquistaria seis vezes no total até hoje – Juliana, lesionada, deu lugar a Vivian no título brasileiro de 2008. Dois ouros em Pan-Americanos, um Mundial e o bronze nos Jogos de Londres completam a galeria de principais conquistas coletivas, abrilhantada por outros tantos prêmios individuais.

Larissa e Reis Castro: técnico nutre profunda admiração pela jogadora (Foto: Paulo Frank)

Durante as campanhas, porém, Reis se manifesta apenas pontualmente. Enquanto os outros técnicos distribuem instruções e/ou gesticulam freneticamente, ele observa. Quase sempre Larissa assume esse papel durante os tempos técnicos. Ao invés de sentir-se incomodado, ele mostra admiração pela postura da atleta.

- A Larissa é uma pessoa que conquistou a confiança. Ela dá a orientação tática certinha. Não vejo o porquê de falar uma coisa que ela naturalmente vai falar, se ela antecipa a ótica do que está se passando no momento. Em poucos momentos eu complemento, principalmente quando o jogo está em cima dela. Quando isso acontece, o sistema superaquece e ela não consegue ver certas coisas. Nessa hora aparece a minha importância. Todos os seres humanos têm os seus medos. A Larissa dentro da quadra também tem os medos dela, e estamos ali para dar uma palavra de conforto, botar ela para cima quando necessário.

Reis Castro vê Rebecca na ‘linha de sucessão’, mas pede calma

Reis vê Rebecca (dir.) como sucessora de Juliana
e Larissa nas conquistas

Reis, em teoria, trabalha com Juliana e Larissa em regime de exclusividade. Mas há alguns anos pediu às campeãs mundiais para desenvolver, no centro de treinamento da dupla, em Fortaleza, um projeto para revelar novos talentos. Achou que a distância entre elas e Talita/Maria Elisa era grande em relação à nova geração e que precisava agir. Pinçou jovens altas em colégios e escolinhas de vôlei e encontrou Rebecca, que se tornou revelação do Circuito Brasileiro em 2011 e vice-campeã mundial sub-21 nesta temporada.

Na jogadora de apenas 19 anos, atual parceira de Lili, ele vê o potencial para assumir o posto de principal nome do país no esporte em alguns anos. Mas pede paciência à atleta para não queimar etapas e transformar um sonho em frustração.

- Temos outras atletas boas, mas acho que acho que ainda não é o momento certo de muitas delas competirem. Desde o primeiro momento em que a Rebecca entrou no CT percebemos que queria dar passos mais largos do que pode, e isso não é interessante porque ela é muito nova. Ela vai ser uma campeã. É natural ela herdar isso, assim como Larissa e Juliana herdaram o posto da (Adriana) Behar e da Shelda. Mas a vida de um campeão não é fácil, e com 26 anos ela vai estar saturada. Acho que segurar seria mais interessante. Acho que não é o momento dela chegar com tanta força como está querendo fazer.
 

 *Por Helena Rebello/Sportv/Fotos: Mauricio Kaye

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ESTADUAL REGIONAL BANCO DO BRASIL: Izabel/Julia e Jô/Ricardo vencem em Manaus

Circuito BB Estadual: Definidos os campeões
A cidade de Manaus (AM) recebeu a 17ª etapa do Circuito Estadual Regional Banco do Brasil de Vôlei de Praia, realizado neste fim de semana, no Balneário do SESC/AM, para atletas que compõem o Grupo 2 (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

No feminino, melhor para a dupla Izabel/Julia (PA/ES), que ficou com o título da etapa. Andrezza/Andréa Martins (AM) e Ellen/Mônica Passos (AM) completaram o pódio. No torneio masculino, Jô/Ricardo (PB/PA) conquistou a medalha de ouro, seguido por Léo/Lauriano (DF/RO) e Carlos Luciano/Victor Palis (RJ).

Essa foi a última etapa da temporada 2012 do Grupo 2, que já tem seus vencedores definidos. No torneio feminino, Carol Pereira e Patrícia Wink, ambas do Rio de Janeiro, somaram 2.320 pontos e ficaram com o título. Na segunda colocação, Andrea Martins/Andrezza (AM), com 2.280. E, em terceiro lugar, Rafaela/Mayana (PA/TO), com 1.880 pontos.

Léo Vieira e Bruno (DF/AM) chegaram a 1.520 pontos e faturaram a primeira colocação da competição masculina. A dupla Celso/Beto (RO) fez 1.320 e ficou com a prata e as parcerias formadas por Washington/Zezão (AM) e Luizão/Ricardo somaram 1.080 pontos e dividiram a terceira posição.

Pelo Grupo 3, que conta com duplas do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, já definido anteriormente, Josi e Thais foram as campeãs em 2012. A dupla terminou a temporada com 1.880 pontos, acumulados, superando Renata e Elize, que totalizaram 1.520 pontos ao longo do ano.

No torneio masculino do Grupo 3, a dupla que terminou a temporada em primeiro lugar do ranking foi Brian/Bob Filho, que fez 1.280 pontos e superou os catarinenses Nelsinho e Keko, que somaram 1.120, na classificação final da região.

Com duplas de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, o Grupo 1 também já tinha os campeões definidos. Ícaro e Jô (PB) fecharam a temporada na ponta do ranking da região, com um total de 1.640 pontos, superando Bernardo Lima e Yuri (CE/BA), que totalizaram 1.480.

No feminino, a baiana Alba e a alagoana Rosimeire Lima foram as campeãs da região, com 1.120 pontos. Aline e Bruna ficaram com a segunda posição, com 920 pontos conquistados.

domingo, 21 de outubro de 2012

Marcus/Guto e Drussyla/Eduarda são campeões

Circuito Sub 21: Mais um Título
A quinta etapa do Circuito Sub-21 Banco do Brasil de Vôlei de Praia, disputada em Brasília (DF), na arena montada no Parque da Cidade, já conhece seus campeões. Marcus/Guto (RJ), no masculino, e Drussyla/Eduarda (RJ/SE), no feminino, subiram no lugar mais alto do pódio na penúltima etapa do Circuito.

Para chegar ao título, a parceria carioca derrotou na final Allison/Anderson Melo (SC/RJ). Na disputa do terceiro lugar, melhor para Álvaro Andrade/Ramon Gomes (SE/RJ), que venceu Leo/Eduardo (PB/RJ).

No naipe feminino, as campeãs venceram Sandressa/Juliana Simões (AL/PR), que ficaram na segunda colocação. Camila Ortiz/Bárbara Ferreira terminaram em terceiro lugar. Elas derrotaram Valesca/Karine (DF/PR).

A sexta, e última, etapa do Circuito Sub-21 Banco do Brasil será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 25 de novembro.

CIRCUITO SUB 21 - Definido as quartro últimas vagas em Brasília

Circuito BB Sub-21: Anderson Melo comemorando
A quinta etapa do Circuito Sub-21 Banco do Brasil de Vôlei de Praia teve início nesta SEXTA-FEIRA (19.10), com a disputa do qualifying masculino, na arena montada no Parque da Cidade, em Brasília. Dez duplas tentaram entrar para o torneio principal e apenas quatro delas conseguiram garantir a vaga: Vinícius/Lucas (PR), Marcio/Thiago Rodrigo (MS/AL), Marcondes/Murylo (GO) e Paulo Henrique/Caique (PR).

A fase principal começa neste SÁBADO (20.10) e as duplas classificadas enfrentarão Marcus/Gustavo (RJ), Fabio/Rodrigo (CE/PB), Álvaro Andrade/Ramon Gomes (SE/RJ), Allison/Anderson Melo (SC/RJ), Leo/Eduardo (PB/RJ), Victor/Thiaguinho (SC/PB), Alex/Vinícius Dalpozz (SC/PR), Iury/Bernard (ES/RJ) e Felipe Von/Renato Evangelista (PB) na disputa pelo título.

Diferente do torneio masculino, o feminino não teve qualifying. Para as meninas, a competição começa no sábado, com as duplas Sandressa/Juliana Simões (AL/PR), Paola/Aretha (SC/RJ), Camila Ortiz/Barbara Ferreira (PR/RJ), Thaís/Karinão (RJ), Thamara/Helena (BA/RJ), Drussyla Costa/Eduarda (RJ/SE), Dani/Taise (SC), Valesca/Karine (DF/PR), Letícia/Dani Santos (DF/RJ) e Bia Botto/Roberta Glatt (RJ).

A entrada para os jogos pela quinta etapa do Circuito Sub-21 Banco do Brasil de Vôlei de Praia é gratuita nos três dias de campeonato.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Juliana e Larissa conquistam o sétimo título do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

Mundial: Sétimo título da dupla brasileira    Foto: Paulo Frank
As brasileiras Juliana e Larissa vão encerrar a parceria no fim deste ano em grande estilo. Nesta quinta-feira, elas tiveram oficializada a conquista pela sétima vez do título Circuito Mundial de Vôlei de Praia com a decisão das chinesas Chen Xue e Zhang Xi de não participarem da etapa da Tailândia, a última da temporada, que será disputada na próxima semana.

A dupla chinesa era a única que tinha chance de tirar a parceria brasileira da liderança do ranking. O Circuito Mundial é liderado por Juliana e Larissa, com 5.320 pontos, enquanto Chen Xue e Zhang Xi estão com 5.240 pontos. Assim, independentemente do resultado da etapa tailandesa, as brasileiras serão campeãs da temporada.

Esta é a nona vez que Juliana e Larissa disputam o Circuito Mundial de Vôlei de Praia, entre 2004 e 2012. E as brasileiras soma sete títulos conquistados nesse período, em 2005, 2006, 2007, 2009, 2010, 2011 e 2012. Assim, com essa nova conquista, elas se tornam as maiores vencedoras, superando Adriana Behar e Shelda, que foram campeões entre 1997 e 2001, além de 2004.

"Este sétimo título do Circuito Mundial representa a melhor maneira que poderíamos encerrar a dupla. Estamos fechando esse ciclo com chave de ouro mesmo. Com esse título, passamos a ser a dupla mais vezes campeã, superando a Adriana e a Shelda, que formaram uma parceria incrivelmente vitoriosa, e isso é muito emocionante. É mais um motivo para que eu me afaste das quadras convicta e satisfeita. Dei o meu melhor nesses nove anos, ajudei o nosso time a alcançar todos os objetivos que traçamos e me realizei completamente como atleta”, afirmou Larissa.

Nesta temporada, Juliana e Larissa conquistaram seis medalhas nas etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. As brasileiras foram campeãs na China, na Alemanha e na Polônia, faturaram uma prata na China e conseguiram dois bronzes, na Rússia e na China.

Juliana comemorou o novo feito e lembrou que a dupla está marcada na história do vôlei de praia. "Fico muito feliz por termos vencido novamente. Em nove anos de Circuito Mundial, tivemos oito oportunidades de vencer e conseguimos sete títulos. Estamos escrevendo nosso nome na história mais uma vez. O Circuito Mundial tem uma dificuldade maior para os brasileiros, já que ficamos mais de dois meses longe de casa. Este título é uma ótima despedida para a nossa dupla e um prêmio para todos os nossos torcedores", disse.

TODAS AS DUPLAS CAMPEÃS DO CIRCUITO MUNDIAL

CIRCUITO SUB-21 BANCO DO BRASIL: Brasília recebe a quinta etapa

Disputas começam nesta sexta em Brasília
Brasília receberá, a partir desta SEXTA-FEIRA (19.10), a quinta etapa do Circuito Sub-21 Banco do Brasil de Vôlei de Praia. As disputas acontecerão na arena montada no Parque da Cidade e contarão com a presença de 27 parcerias, 17 no naipe masculino e 10 no feminino. Para quem quiser assistir aos jogos, a entrada é gratuita nos três dias de competição.

Na sexta-feira, dez duplas masculinas começam a disputar o qualifying. As quatro melhores duplas avançam para a fase principal do torneio, no sábado.

As parcerias que disputarão o qualifying são: Paulo/Caique (PR), Vinícius Henrique/Lucas (PR), Eduardo/Roger (RR), Marcondes/Murylo (GO), Marcio/Thiago Rodrigo (MS/AL), Alvinho/Baruk (SE), Galuber Soares/Vinícius (RJ) e Artur/Raul (SE).

Os quatro classificados brigarão pelo título com Marcus/Gustavo (RJ), Fabio/Rodrigo (CE/PB), Álvaro Andrade/Ramon Gomes (SE/RJ), Allison/Anderson Melo (SC/RJ), Leo/Eduardo (PB/RJ), Victor/Thiaguinho (SC/PB), Alex/Vinícius Dalpozz (SC/PR), Iury/Bernard (ES/RJ) e Felipe Von/Renato Evangelista (PB).

O naipe feminino não terá qualifying. Para elas, a competição começa no sábado, com as parcerias Sandressa/Juliana Simões (AL/PR), Paola/Aretha (SC/RJ), Camila Ortiz/Barbara Ferreira (PR/RJ), Thaís/Karinão (RJ), Thamara/Helena (BA/RJ), Drussyla Costa/Eduarda (RJ/SE), Dani/Taise (SC), Valesca/Karine (DF/PR), Letícia/Dani Santos (DF/RJ) e Bia Botto/Roberta Glatt (RJ).

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Liberado pelos médicos, Alison volta aos treinos com bola

Alison voltou ao treinamentos após uma infecção no pé
Depois de um mês parado, o jogador de vôlei de praia Alison foi liberado pelos médicos e voltará a treinar com bola na manhã desta quinta-feira, nas areias da praia do Leme, na zona sul do Rio de Janeiro (RJ), sob o comando da técnica Letícia Pessoa.

O brasileiro ficou afastado dos treinos e das partidas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia devido a uma infecção no pé, sofrida após um corte durante os treinamentos para a primeira etapa da competição. Alison chegou a ficar internado durante uma semana e, mesmo em casa, teve que ficar afastado dos treinamentos por mais três semanas.

"No começo pensamos que tinha sido a areia da quadra de Cuiabá, mas não foi. O médico falou que a bactéria que me atingiu é produzida pelo nosso próprio corpo, e não uma bactéria externa. O forte calor que fazia no local fez com que ela se manifestasse, fermentando o local."

Sem poder competir ao lado do companheiro, Emanuel foi obrigado a fazer dupla com outros dois jogadores durante as etapas de Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG). Na segunda etapa, ele competiu ao lado de Edson Filipe e na terceira, com Moisés.

A próxima etapa da competição acontece entre os dias 25 e 28 de outubro, na cidade de Campinas, em São Paulo.

Fãs de Avenida Brasil, atletas batizam 'Jorginho' e dão palpites sobre crime

Viciados na novela da Rede Globo, jogadores da praia até mudam horário de compromisso para não perder capítulo. Veja pitacos sobre quem matou Max 

Naiana, Rebecca Bruna assistem ao capítulo da morte de Max
O toque de recolher, voluntário, começa durante o Jornal Nacional. Tudo para que às, 21h10m, todos estejam devidamente posicionados diante da televisão para assistir a mais um capítulo de Avenida Brasil. Fãs da novela da Rede Globo, os jogadores que disputam o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia apelidaram um companheiro como Jorginho e, sempre que possível, mudam a agenda de compromissos para acompanharem a trama. Com a proximidade do final da história e o mistério sobre o assassinato de Max (veja os palpites no vídeo ao lado), personagem do ator Marcello Novaes, o vício só aumentou.

Beto Pitta não se parece fisicamente com Cauã Reymond, mas foi “rebatizado” de Jorginho por ter um carro do mesmo modelo do personagem do ator na novela. Na época em que recebeu o apelido, o jogador nem assistia ao programa. Há cerca de um mês, porém, se rendeu

Beto Pitta tem carro do mesmo modelo que o
'Jorginho' da trama
- Eu não tenho nada a ver com o Cauã, mas começaram a brincar por causa do carro. Todos estavam comentando que a novela estava muito boa, aí bateu a curiosidade. Na minha sala tem um tapetão, aí aproveito o tempo em que me alongo para ver a novela – contou o carioca, que aposta em Lúcio como assassino de Max.

Uma das atletas que acompanha a trama mais de perto é Naiana. Além de acompanhar pela televisão, a cearense lê ainda revistas e notas em sites para antecipar o que vai acontecer na história. Durante a exibição dos capítulos, não desgruda do celular, através do qual comenta as cenas nas redes sociais.

- Não saio de casa nesse horário de jeito nenhum. Se for perder, fico desesperada. Eu a Luciana (com quem divide apartamento) começamos a ver porque adorávamos os meninos do Divino, e eu tenho uma paixão platônica pelo Darkson (interpretado pelo ator José Loreto). Mas a trama nos envolveu e queríamos descobrir que segredo tão cavernoso que a Carmina, o Max, a Lucinda e Nilo guardavam no lixão. Essa curiosidade foi o que fez ficar realmente viciada na novela, fazer acompanhar sempre para encaixar as peças do quebra-cabeça.

O último capítulo de Avenida Brasil vai ao ar nesta sexta-feira. O próximo compromisso da elite do vôlei de praia nacional será apenas no dia 2 de novembro, quando começa o Open de Campinas, quarta etapa do Circuito Brasileiro. No momento, Juliana/Larissa e Ricardo/Pedro Cunha lideram os rankings nacionais feminino e masculino, respectivamente. 
 

*Por Helena Rebello/(Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Neide chora com 1º pódio, e Ângela festeja folga conquistada em quadra

 Neide e Ângela vôlei de praia Belo Horizonte comemoração (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
Neide e Ângela se abraçam em Belo Horizonte
(Foto: Alexandre Arruda / CBV)
O bloqueio certeiro veio seguido do choro. As lágrimas eram o desabafo de Neide após conquistar, ao lado de Ângela, o primeiro pódio da carreira em um Open do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. 

Com vaga garantida na etapa de Belo Horizonte apenas na última semana, ao vencer o torneio Nacional na capital mineira, a dupla faturou o terceiro lugar da competição principal com grande vitória sobre Talita e Maria Elisa no tie-break (24/22, 18/21 e 15/11). O que, para a alagoana, tornou o triunfo ainda mais especial.

Na etapa de Goiânia, Ângela e Neide haviam sido derrotadas pela dupla olímpica ainda na fase classificatória por duplo 21/12. Com o segundo lugar na chave, a parceria cruzou com Juliana e Larissa nas quartas de final e foi eliminada. Agora, com o pódio, a brasiliense e a alagoana terão pontos suficientes para entrar diretamente no Open.
 
- Na etapa passada perdemos muito feio para elas, e agora fizemos um jogaço. Não temos que achar que vamos perder sempre, porque treinamos igual a elas e podemos chegar ao mesmo patamar. Consegui manter a tranqüilidade durante o jogo, mas assim que acabou não teve como segurar o choro. Temos dificuldades na logística e treinamos pouco juntas, mas o trabalho está sendo excelente. Tudo tem o seu momento, e o nosso foi neste domingo - disse Neide, que treina em Fortaleza, enquanto a companheira treina em Brasília.

Com a torcida do filho Anthony na arquibancada, Ângela fez coro às palavras de Neide e comemorou, principalmente, o descanso que as duas terão por já estarem ranqueadas para o Open de Campinas, quarta etapa do calendário da temporada 2012/13 do Circuito Brasileiro.

- É muito difícil emendar uma semana, um torneio no outro, porque o descanso é necessário e também faz parte do treinamento. Temos que dosar os treinos para não nos lesionarmos. Estou muito feliz porque, com tão pouco tempo juntas e ainda encaixando nosso jogo, já conseguimos bons resultados. Sempre buscamos a excelência, mas não controlamos os resultados. Mas creio que, quando esperamos no Senhor, Ele nos recompensa - disse a brasiliense, bastante religiosa.
 
Até o próximo compromisso, Ângela e Neide terão três semanas de recuperação pela maratona de jogos e treinamentos. A etapa de Campinas, no interior de São Paulo, será disputada de 2 a 4 de novembro. Além delas, outras 11 parcerias competirão pelo título feminino. Na competição masculina, são 16 duplas inscritas.
 
*Por Helena Rebello/Sportv

domingo, 14 de outubro de 2012

Ricardo e Pedro Cunha conquistam o título em Belo Horizonte

Open BB: Pódio masculino em Belo Horizonte
A experiência falou mais alto e Ricardo e Pedro Cunha (BA/RJ) garantiram, neste DOMINGO (14.10), o título da etapa de Belo Horizonte (MG) do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013. A dupla fez 2 sets a 0 (21/18 e 21/12) diante dos estreantes em decisões Thiago e Álvaro Filho (SC/PB) e conquistou seu primeiro título na temporada, na arena montada na Cidade Administrativa. Pedro Solberg e Bruno Schmidt (RJ/DF) completaram o pódio.

Com a vitória na capital mineira, Ricardo e Pedro tornam-se a terceira dupla diferente a vencer uma etapa na temporada 2012/2013. Alison/Emanuel (ES/PR) venceu a etapa de abertura, em Cuiabá (MT), e Pedro Solberg/Bruno Schmidt levou a melhor no segundo torneio, em Goiânia (GO).

Ricardo e Pedro Cunha são campeões em Belo Horizonte

O título é marcante também para o carioca Pedro Cunha. Bicampeão do Circuito Banco do Brasil, o atleta de 29 anos comemorou seu 20º título na história da competição, o quarto ao lado de Ricardo (BA). Cunha venceu seis vezes com Franco (CE), cinco com Thiago (SC), duas com Pedro Solberg (RJ) e uma com Harley (DF), Guto (SP) e Tande (RJ).

Com o título em Belo Horizonte, Ricardo e Pedro assumiram a ponta da classificação na temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil, com 920 pontos. Bruno e Hevaldo (AM/CE) são os vice-líderes, com 880, seguidos por Evandro e Vitor Felipe (RJ/PB), que somam 800.

“Estamos voltando ao nosso ritmo. Chegamos perto do título em Goiânia e desta vez ele saiu Conseguimos sacar, bloquear e defender bem, o que não aconteceu na última final. Estamos usufruindo da boa preparação que fizemos para os Jogos Olímpicos. Demos uma reduzida no ritmo e agora estamos voltando a crescer”, comenta o campeão olímpico Ricardo.

Campeão nacional em 2010, Thiago valorizou a ótima campanha ao lado de Álvaro em Belo Horizonte. A dupla disputou apenas o segundo torneio desde sua formação, no começo da temporada.

“Chegar à final na segunda etapa da parceria é motivo para comemorar. Moramos longe um do outro e fizemos um intensivo nessas últimas semanas. Antes da primeira etapa, o Álvaro passou duas semanas no Rio de Janeiro e agora, antes deste torneio, eu fui para João Pessoa. Temos essa dificuldades, mas estamos fazendo de tudo para o time dar certo”, diz Thiago.

A disputa de terceiro lugar da etapa mineira acabou não acontecendo. Contundido na semifinal, o carioca Evandro não teve condições de ir à quadra ao lado do paraibano Vitor Felipe, dando a vitória e Pedro Solberg e Bruno Schmidt, que se mantêm no pódio após o título da etapa de Goiânia (GO).

“É uma pena a partida não ter acontecido. Ainda estamos chateados pela oportunidade que deixamos passar na semifinal e seria bom jogar para ajudar a esquecer a derrota. Mas, pensando com a cabeça fria, temos que estar felizes, pois o time está conseguindo bons resultados com apenas duas semanas de treinamento. E regularidade é tudo no vôlei de praia. Vamos tentar manter essa sequência em Campinas” diz Bruno, que foi ao pódio também na primeira etapa da temporada, em Cuiabá (MT), quando jogou com Franco (CE) e foi vice-campeão.

A quarta etapa da temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil acontecerá no primeiro final de semana de novembro, entre os dias 1 e 4. O torneio será disputado no Parque Taquaral, em Campinas (SP).

Juliana e Larissa conquistam terceiro título da temporada

Open BB: Pódio Feminino BH
Juliana e Larissa conquistaram mais um título  da temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Neste DOMINGO (14.10), em Belo Horizonte (MG), a dupla campeã mundial venceu a terceira etapa da competição, superando Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) por 2 sets a 1, parciais de 21/9, 19/21 e 15/9, na decisão. A terceira colocação da etapa mineira ficou com Ângela e Neide (DF/AL).

A decisão da etapa mineira foi uma reedição da final da etapa de abertura da temporada, há cerca de um mês, em Cuiabá (MT). Na ocasião, Juliana e Larissa também venceram por 2 a 0, garantindo o título na abertura da temporada.

O título é o terceiro das bicampeãs pan-americanas em Minas Gerais. Juliana e Larissa foram campeãs em Ipatinga (MG), em 2004, e em Juiz de Fora (MG), na temporada 2007. A conquista fechou uma semana especial da dupla, que anunciou o fim da parceria e atingiu a marca de mil vitórias na abertura da etapa mineira.

“Essa semana foi muito legal, com muita coisa. A gente completou mil vitórias, o que é muito importante, ganhamos três etapas consecutivas, e isso é muito difícil. A gente sabe que é difícil manter a concentração e dar continuidade. Estou muito feliz porque, apesar de tudo que acontece, que todo mundo sabe que vou parar no final do ano, a gente consegue formar uma dupla competitiva, a gente consegue estar dentro de quadra mostrando para os nossos fãs e para as pessoas que Larissa e Juliana é isso, é lutar até o final, é perfeccionismo”, comenta Larissa, eleita a melhor jogadora da decisão em Belo Horizonte.

A conquista marcou ainda o 60º título de Juliana e Larissa no Circuito Banco do Brasil. Com o terceiro título na temporada, as campeãs mundiais distanciaram-se ainda mais na liderança da classificação, com 1.200 pontos.

“A dupla está perto do fim, mas a vontade de vencer não acaba. Treinamos muito para sermos sempre as melhores. Começamos a final muito bem, vacilamos no segundo set e deixamos de matar o jogo, mas voltamos com tudo no terceiro set e não demos chances. Estou muito feliz por alcançarmos nosso objetivo mais uma vez”, diz Juliana.

Vice-campeãs pela segunda vez na temporada, Ágatha e Bárbara Seixas estão em segundo lugar, com 960 pontos. Talita e Maria Elisa têm 840 pontos. Para Bárbara, o mau começo de partida prejudicou os planos da dupla na decisão.

“Tivemos um começo muito ruim. Quando colocamos a cabeça no lugar e nos acalmamos, o jogo melhorou e ficou mais equilibrado. Contra elas, têm que se jogar sempre no máximo e desta vez não conseguimos”, lamenta.

Na disputa de terceiro lugar, Ângela e Neide superaram Talita e Maria Elisa por 2 sets a 1, parciais de 24/22, 18/21 e 15/11, e garantiram o direito de subirem ao pódio juntas pela primeira vez.

A quarta etapa da temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil acontecerá no primeiro final de semana de novembro, entre os dias 1 e 4. O torneio será disputado no Parque Taquaral, em Campinas (SP).

Evandro e Vitor chegam a semifinal em Belo Horizonte

Open BB: Nova geração faz semifinal
A dupla mais jovem do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia e vice-líderes da classificação da temporada, Evandro e Vitor, chegam a segunda semifinal. Os meninos estrearam na etapa mineira superando Fábio Luiz e Rodrigo Saunders (ES/CE) por 2 sets a 0, parciais de 24/22 e 21/15. Na segunda rodada do Grupo D, a parceria derrotou o campeão olímpico Emanuel (PR) e seu parceiro temporário Moisés (BA) em partida muito disputada: 2 sets a 1, parciais de 21/18, 17/21 e 20/18. No jogo que valeu vaga para semifinal, Evandro e Vitor, superaram com muito esforço o veterano Franco e o jovem carioca Daniel Souza por 2 sets a 1, 19-21, 21-17 e 18-16 e garantiram a vaga para a semifinal da etapa mineira.

"Estou muito feliz em chegar a mais uma semifinal nessa temporada de 2012/2013. Eu e o Alvinho quando jogávamos juntos chegam chegamos no máximo a semifinal e fico muito feliz em poder enfrenta-lo na semifinal porque um dos dois vai chegar a final que era o nosso maior objetivo quando jogávamos juntos mas, farei de tudo para vence-lo hoje", cometa sorrindo o jovem Vitor.

Na próxima fase, os dois enfrentarão Thiago e Álvaro Filho. A dupla avançou pela primeira vez às semis nesta temporada ao bater os atuais líderes do ranking nacional, Bruno e Hevaldo. A partida foi vencida em sets diretos, com placar de 21/19 e 22/20.

No duelo entre campeões olímpicos, Ricardo levou a melhor sobre Emanuel. Na tarde deste sábado, o baiano e Pedro Cunha se aproveitaram da falta de entrosamento do paranaense com Moisés para confirmar a vaga nas semifinais da etapa de Belo Horizonte do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2012/13. Na próxima fase, disputada ainda neste sábado, os dois enfrentarão Pedro Solberg e Bruno Schmidt. O SporTV transmite todas as semifinais, masculinas e femininas, ao vivo, a partir das 19h (horário de Brasília).

Classificados em primeiro lugar no Grupo C, Ricardo e Pedro Cunha deram poucas chances a Emanuel e Moisés no primeiro set. Deram o primeiro passo rumo à vitória com fáceis 21/13. Na segunda parcial no panorama mudou, Moisés explorou o bloqueio de Ricardo com mais eficiência, e a dupla até esteve à frente no placar. Na reta final, porém, a dupla que defendeu o Brasil nos Jogos de Londres confirmou o favoritismo: 21/18.

Os adversários na próxima etapa serão Pedro Solberg e Bruno Schmidt, campeões em Goiânia há duas semanas. Neste sábado, os dois bateram Fábio Luiz e Rodrigo Saunders por 2 sets a 0, em parciais de 21/14 e 21/14.

Semis femininas terão duelo entre Ju/Larissa e Talita/Maria Elisa

No primeiro confronto das quartas, Izabel e Pri Lima saíram na frente, mas cederam a virada para Ágatha e Bárbara Seixas, com parciais de 19/21, 21/17 e 15/8. Nas semifinais a dupla vitoriosa enfrentará Ângela e Neide. Na quadra central, a brasiliense e a alagoana bateram Val e Taiana, vice-campeãs em Goiânia, em sets diretos (21/19 e 21/18), garantindo a primeira semifinal da parceria em um Open nesta temporada.

Na outra chave, Juliana e Larissa conseguiram o terceiro triunfo sobre Lili e Rebecca desde a mudança de formato da competição. Desta vez, as campeãs mundiais venceram por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/16. Nas semifinais, as líderes do ranking nacional enfrentarão Talita e Maria Elisa. A sul-mato-grossense e a carioca superaram Karin e Shaylyn e virada, com parciais de 19/21, 21/19 e 15/10.

Confira os confrontos das semifinais Ágatha/Bárbara Seixas x Ângela/Neide
Evandro/Vitor Felipe x Thiago/Álvaro Filho
Juliana/Larissa x Talita/Maria Elisa
Ricardo/Pedro Cunha x Pedro Solberg/Bruno Schmidt
 

sábado, 13 de outubro de 2012

Ricardo e Emanuel vão às quartas e se enfrentam pela 1ª vez nesta temporada

Emanuel e Moisés conquistam vaga para as quartas
Medalhistas olímpicos juntos nos Jogos de Atenas e Pequim, Ricardo e Emanuel se enfrentarão pela primeira vez na temporada 2012/13 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia neste sábado. Em Belo Horizonte, ao lado de Pedro Cunha, o baiano se classificou diretamente ao garantir a liderança do Grupo C. O paranaense, que tem Moisés como parceiro nesta etapa, conquistou a vaga na repescagem. Os jogos começam às 14h, e o SporTV transmite as semifinais, ao vivo, a partir das 19h (horários de Brasília).

Atuais líderes do ranking nacional, Bruno e Hevaldo estrearam na capital mineira com vitória sobre Rhuan Ferramenta e Carlos Luciano (21/17 e 21/16) na quadra central. Depois, o amazonense e o cearense levaram a melhor sobre Harley e Benjamin no tie-break, em parciais de 21/19, 16/21 e 15/12, e se classificaram para as quartas de final.

Campeões da etapa de Goiânia, Pedro Solberg e Bruno Schmidt conquistaram a liderança do Grupo B com vitórias sobre Jô e Ramon, por 23/21 e 21/15, e Thiago e Álvaro Filho, de virada, por 21/23, 24/22, 15/12. No chave C, Ricardo e Pedro Cunha abriram o dia com vitória sobre Ícaro e Bernat em um jogo duríssimo, porém com sets diretos (27/25 e 22/20). Horas depois, a dupla olímpica virou sobre Billy e Ferramenta, em parciais de 15/21, 21/13 e 20/18, para garantir a classificação direta para as quartas de final.

O Grupo D teve um dos jogos mais disputados do dia. Nele, Evandro e Vitor Felipe mantiveram a invencibilidade diante de Emanuel e Moisés (21/18, 21/17 e 20/18) e garantiram vaga nas quartas. Mais cedo, a jovem dupla já havia derrotado Fábio Luiz e Rodrigo Sauders por 24/22 e 21/15. Na repescagem, Emanuel e Moisés bateram Gilmário e Fernandão para seguirem vivos na competição: 21/15 e 21/18.
 
Juliana e Larissa alcançam mil vitórias na carreira
 
No feminino, Juliana e Larissa se classificaram para as quartas de final com a milésima vitória da carreira. As vítimas da marca histórica foram Ângela e Neide, que lutaram bravamente e só caíram no tie-break: 21/14, 14/21 e 15/8. Talita/Maria Elisa, Val/Taiana e Agatha/Bárbara Seixas, invictas, também se classificaram em primeiro lugar em seus respectivos grupos e avançaram na competição.

Confira os confrontos femininos das quartas
Talita/Maria Elisa (AL/PE) x Karin/Shaylyn (SUE/CE)
Juliana/Larissa (CE/PA) x Lili/Rebecca (ES/CE)
Taiana/Val (CE/RJ) x Ângela/Neide (DF/AL)
Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) x Izabel/Pri Lima (PA/RJ)

Confira os confrontos masculinos das quartas
Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) x Fábio Luiz/Rodrigo Saunders (ES/CE)
Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ) x Emanuel/Moisés (PR/BA)
Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB) x Franco/Daniel Souza (CE/RJ)
Bruno/Hevaldo (AM/CE) x Thiago/Álvaro Filho (SC/PB)

*Por Helena Rebella / Foto: Mauricio Kaye