sexta-feira, 15 de março de 2013

Pedro Solberg e Bruno Schmidt conquistam título antecipado da temporada 2012/13 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

Circuito BB: Pedro e Bruno são campeões
Faltavam apenas duas vitórias. Um caminho que parece curto para uma dupla que já venceu 36 partidas na temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Mas os dois triunfos obtidos por Pedro Solberg e Bruno Schmidt (RJ/DF) nesta SEXTA-FEIRA (15.03), em Maceió (AL), tiveram um sabor especial, pois garantiram à dupla o título antecipado da competição.

Na disputa da nona etapa da temporada, Pedro e Bruno estrearam superando Rodrigão e Marcus (SP/RJ) por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/18. Na segunda rodada, o carioca e o brasiliense derrotaram Oscar e Moisés (RJ/BA) por 2 sets a 1 (21/23, 21/18 e 15/2) e garantiram a primeira posição do Grupo A.

Com a vaga garantida nas quartas, a dupla alcançou a marca de 2.960 pontos na temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil e assegurou a ponta do ranking final com uma etapa de antecipação. A temporada será encerrada em Brasília (DF), em abril.

A conquista antecipada coroa a ótima temporada vivida pela dupla desde sua formação, em setembro de 2012. A parceria, que disputou sete etapas na temporada, venceu seis torneios e tem ótimo aproveitamento, com 94,7% (36 vitórias em 38 partidas).

O título inédito representa a volta por cima de Pedro Solberg, atleta mais jovem a sagrar-se campeão do Circuito Mundial, com 22 anos, em 2008. Depois de duas temporadas marcadas por lesões em série e uma suspensão por falsa suspeita de doping, o carioca, filho da ex-jogadora Isabel, comemora o reencontro com a alegria nas areias.

“Muita gente não acreditava na nossa dupla e só nós e a nossa equipe sabemos o quanto nós trabalhamos para chegar até aqui. É um título muito importante, que vai marcar a nossa carreira. Por conta de tudo que passei, por um curto período da minha carreira, cheguei a repensar se era isso mesmo que eu queria fazer. Lá no fundo, eu sempre soube que o que eu queria era voltar a vencer, porque essa sensação que estou tendo agora é muito boa. Bruno me ajudou a recuperar a alegria dentro da quadra e isso nos trouxe esse título, que eu sonhava tanto”, comenta o carioca.

Bruno, de 1,85m, também comemorou a conquista inédita e lembrou-se do apoio da família, que o ajudou a permanecer no esporte depois de muitos momentos de dúvida.

“Na hora de uma conquista como essa é que paramos para pensar sobre o tempo que batalhamos e nos dedicamos para esse momento chegar. Quando comecei a jogar, pensei que não fosse conseguir nunca ganhar uma etapa do Circuito Banco do Brasil, porque o nível é muito alto. Sempre me perguntei quando seria o dia de ser campeão brasileiro e este momento chegou, após sete anos de carreira. Agradeço muito à minha família e principalmente ao meu pai. Digo que ele é o maior culpado por tudo isso estar acontecendo. Por diversas vezes, pensei em largar o vôlei de praia, por ser um esporte difícil e pelo preconceito que enfrento na minha carreira por causa da minha estatura. Temos certeza que esse é só o começo”, garante Bruno.

Técnico da dupla, o carioca Renato França lembrou que a união de toda a equipe foi um fator fundamental na conquista.

“Está sendo muito legal retomarmos o trabalho que começamos em 2006, quando fomos campeões mundiais Sub-21. Nos últimos tempos, o Pedro vinha jogando com parceiros de outros estados e agora, com o Bruno morando no Rio, conseguimos recuperar a energia de um time, trabalhando com a mesma equipe o tempo todo. Os dois, além de seres grandes jogadores, são muito amigos, gostam de estar juntos e eles levam isso para dentro de quadra. Isso também ajuda bastante”, acredita.

Classificados às quartas, Pedro e Bruno voltam à quadra na manhã do SÁBADO (15.03) para a disputa das quartas de final da competição.
TODOS OS CAMPEÕES DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL
1991 – Paulão/Paulo Emílio (BA)
1992 – Moreira/Garrido (PE)
1993 – Franco/Roberto Lopes (CE)
1994 – Zé Marco/Emanuel (PB/PR)
1995 – Zé Marco/Emanuel (PB/PR)
1996 – Paulão/Paulo Emílio (BA)
1997 – Lula/Adriano (PE)
1998 – Tande/Giovane (RJ)
1999 – Franco/Roberto Lopes (CE)
2000 – Márcio/Benjamin (CE/MS)
2001 – Tande/Emanuel (BA/PR)
2002 – Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2003 – Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2004 – Tande/Franco (RJ/CE)
2005 – Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2006 – Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2007 – Franco/Pedro Cunha (CE/RJ)
2008 – Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2009 – Alison/Harley (ES/DF)
2010 – Thiago/Pedro Cunha (SC/RJ)
2011 – Alison/Emanuel (ES/PR)
2012/2013 – Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF)

TABELA E RESULTADOS
GALERIA DE FOTOS