quarta-feira, 31 de julho de 2013

Um ano após Londres, Alison e Emanuel 'dá tempo' e mudam de parceiros

Novas desafios para a dupla
Campeões Mundiais e Brasileiros em 2011 e prata nas Olimpíadas de 2012, Alison e Emanuel vivem um momento de transição. Oficialmente, Emanuel não fala abertamente sobre suas intenções de jogar até 2016, ano das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Certo é que o jogador, de 40 anos, quer estar nos Jogos Olímpicos, mesmo que não seja atuando. Nas últimas etapas do Circuito Mundial, ele vai jogar ao lado de Evandro, de 23 anos e 2,10m. Já Alison fará parceria com Vitor Felipe, de 22 anos e 1,92m.
- A medalha que busco agora é a de participação em 2016. Os desafios são muito maiores na minha idade, no nível de competição que eu estou agora. Para chegar bem nas Olimpíadas do Rio de Janeiro vou precisar superar muitos obstáculos. Talvez isso sirva como uma motivação. Mas de qualquer forma, estarei envolvido no evento – disse Emanuel.
Em Campinas, em maio, Alison e Emanuel conquistaram a etapa da Copa do Mundo de vôlei de praia. Da prata até agora, tiveram seus patrocínios reajustados (com Banco do Brasil, Smart e Embratel) e ainda fecharam um novo contrato com um plano de saúde. O valor pago pelo banco estatal, inclusive, teve um acréscimo de 25%. Alison possui ainda um contrato pessoal com a Red Bull, que também foi reajustado, e passou a receber o Bolsa Medalha do governo do Espírito Santo, no valor de R$ 4 mil mensais pela prata olímpica em Londres.
- Para mim mudou muita coisa. Eu sou um jogador muito mais calmo, mais tranquilo. Agora tento gastar minha energia no momento certo. As Olimpíadas me agregaram uma experiência muito maior. Passamos por momentos ruins, jogos empatados em 20 a 20, tive que ter calma. Passei de uma semifinal olímpica, e é muito difícil porque a pressão é muito grande. Mas é bom porque a gente amadurece como pessoa e como atleta - explica o Mamute.
Assim como Larissa e Juliana, Alison e Emanuel passariam a receber uma Bolsa Pódio do governo federal, mas o benefício ainda não foi liberado, o que pode acontecer para todos os medalhistas de Londres ainda em 2013.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Renatão é o novo parceiro de Harley: 'Nossa amizade influenciou muito'

Harley em busca da seleção
A amizade do lado de fora das quadras influenciou bastante na formação de uma nova dupla do vôlei de praia: Renatão e Harley. Amigos de longa data, eles decidiram se unir e formar um time forte na luta por títulos, e quem sabe até "arrancar uma vaguinha" na seleção brasileira. O primeiro teste dos novos parceiros será no Circuito Challenger de Aracaju, daqui a duas semanas.
Harley era parceiro do sul-matogrossense Benjamin, de 40 anos. Mas para o brasiliense, o desempenho da dupla dentro de quadra não estava sendo satisfatório. Já o paraibano Renatão ficou sem um parceiro fixo desde o fim do Circuito Brasileiro da temporada 2012/2013, quando jogou ao lado do conterrâneo Gilmário.
- A nossa amizade influenciou muito. Graças a Deus as coisas aconteceram e contribuiram muito para isso. Ele veio morar aqui sem pretensão nenhuma. Mas as coisas foram acontecendo. Agora é aproveitar essa fase e o nosso time da melhor forma possível. Acredito que fechamos uma parceria vencedora. Vamos trabalhar para que os resultados aconteçam - comentou Renatão.
Há cerca de um mês Harley decidiu trocar o Rio de Janeiro por João Pessoa . E como o brasiliense se orgulha em dizer, a amizade entre eles ajudou para que ambos virassem parceiros nas areias.
Renatão
- Sou amigo de Benjamin, mas acho que dentro de quadra as coisas já não estavam rendendo como a gente queria. Tanto eu quanto ele pensamos bastante nessa decisão. Tivemos uma conversa até para não influenciar na nossa amizade. Por isso, resolvemos nos separar. Estou feliz com o que está acontecendo. Com minha escolha de ter vindo para João Pessoa e minha parceria com Renatão. Ele está num grande crescimento e a nossa dupla está aí para dar trabalho - avaliou Harley.
A estreia da nova dupla será no Circuito Challenger, entre os dias 8 e 11 de agosto, em Aracaju. A quarta etapa da competição vai servir como um teste de luxo, e a oportunidade deles acompanharem o desempenho na arena. O objetivo é deixar o time forte para as disputas do Circuito Brasileiro no final de agosto.
 Vamos ver o que será preciso melhorar. Claro que no treino a gente vai tentando, mas o que vale mesmo é no jogo. Então vamos aproveitar o Challenger para nos arrumar e assim chegar no Circuito Brasileiro com uma parceria mais organizada - comentou o brasiliense.
Experiência
Aos 32 anos, Renatão vai formar uma dupla experiente com Harley, de 39. E entre os parceiros existe um diferencial, já que segundo eles mesmo ambos se escutam e se respeitam.

- As vezes você pode ver dois jogadores experientes e um quer falar mais do que o outro, comandar mais. Acho que é um pouco disso que estava acontecendo comigo e Benjamin. Mas eu e Renatão temos algo bom que é o lance de escutar e respeitar um ao outro. Se a gente transferir tudo para dentro de quadra vai ajudar bastante - afirmou Harley.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Ary Graça critica Juliana e defende Seleção no vôlei de praia

Juliana
A jogadora Juliana, que já deu muitas alegrias ao vôlei de praia brasileiro e à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) com medalhas como o bronze na Olimpíada de Londres-2012 e o título mundial em 2011, agora é alvo de críticas do próprio ex-presidente da entidade. Ary Graça, que agora chefia a Federação Internacional de Vôlei (FIVB), reclamou da postura da jogadora em entrevista ao LANCE!Net durante a fase final da Liga Mundial, em Mar del Plata.
O cartola citou o episódio do corte da atleta antes da Olimpíada de Pequim-2008, em que ela sofreu uma ruptura de ligamento no joelho direito. E deu a entender que este fato foi uma das influências na criação da Seleção Brasileira da modalidade, que entrou em vigor neste ano. Antes, os atletas escolhiam seus parceiros e técnicos, assim como a carga de treinos. Agora, tudo isto está nas mãos da CBV, além da convocação para competições internacionais.
– O conceito inicial do vôlei de praia era liberdade total, todo mundo fazia o que queria. O técnico era empregado do jogador. Então não estávamos como antes. Tínhamos aquelas duplas de sempre, Ricardo e Emanuel, Adriana e Shelda, Juliana e Larissa... A Larissa e a Juliana treinavam com uma responsabilidade incrível, mas chegou na véspera da Olimpíada (de Pequim), ela (Juliana) machucou o joelho. Iríamos levar outra jogadora, mas ela disse "não, vocês têm de esperar por mim". Isso tem cabimento? E 48 horas antes de embarcar ela disse que não iria, tivemos de chamar a Ana Paula correndo. Uma empresa não pode ficar dependendo da vontade de seus funcionários e dos seus jogadores. Agora está organizado, vai quem é indicado por nós - falou Graça, deixando claro que ainda tem poder de decisão dentro da CBV, apesar de não fazer mais parte oficialmente da entidade.
Outro argumento utilizado pelo dirigente para justificar a Seleção Brasileira é que ela serviu também para colocar os atletas na linha no que diz respeito a parte física. 
- A Talita nunca ganhou tanto como agora. A Maria Elisa veio me agradecer. Todo mundo está em forma. O Bruno (Schmidt) chegou muito acima do peso, o Ricardo também. Houve um foco no treinamento e deu resultado.
Quando analisou as chances de pódio do país na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, Ary Graça novamente alfinetou Juliana, dando a entender que está descontente com a ausência dela da Seleção Brasileira.
- No masculino vamos disputar o pódio. No feminino, com a saída da Larissa e a Juliana fazendo malcriações, o trabalho triplicou. Não estava esperançoso, mas como o trabalho deu certo, acho que vamos subir no pódio também - falou o mandatário da FIVB.

CIRCUITO MUNDIAL: Duplas femininas do Brasil mantêm hegemonia na competição

Taiana e Talita vibram após a conquista de mais um Grand Slam
Ainda pode ser cedo para se fazer uma análise mais profunda, a temporada do Circuito Mundial chegará à metade do caminho na próxima semana, com o Grand Slam de Berlim (ALE), mas certo é que o Brasil mantém a hegemonia no naipe feminino da competição, da qual o país sagrou-se campeão em 18 das 21 edições já realizadas. A parceria da vez tem sido Taiana/Talita, atual líder do ranking, que conquistou quatro dos oito torneios até aqui – mas não jogou o Open de Anapa (RUS), por ter sido simultâneo ao Grand Slam de Long Beach (EUA).

Com o título nas areias californianas, no último sábado, a cearense e a sul-matogrossense ampliaram ainda mais a vantagem no topo do ranking, agora com 4.890 pontos. Em segundo ainda aparecem Lili e Bárbara Seixas, que têm 4.140. Maria Clara e Carol, com 4.020, se mantêm em terceiro, mas, com o vice em Long Beach, encostaram nas compatriotas. Ágatha e Maria Elisa caíram para o quinto lugar (3.740), sendo superadas por 20 pontos pelas alemãs Holtwick e Semmler. Ou seja: os quatro times brasileiros entre os cinco melhores do mundo na atualidade.

Todas elas buscam fazer a mesma história que outras duas duplas brasileiras fizeram no Circuito Mundial. Juliana/Larissa é a parceria recordista de títulos, com sete – só não foram seguidos devido à conquista de Ana Paula/Shelda em 2008. Senão, elas teriam faturado todos desde 2005, quando foram campeãs pela primeira vez. A outra equipe que fez sucesso na competição foi Adriana Behar/Shelda, com seis títulos (97, 98, 99, 2000, 2001 e 2004). Nas únicas três edições em que não foi campeão, o Brasil viu os Estados Unidos levantarem o caneco, nas temporadas 92/93, 93/94 e 2002.

“Ainda é cedo para falarmos em título, tem muito torneio pelo caminho. O que sabemos é que, mesmo estando na liderança, não podemos nos acomodar. É aquela coisa que costumam dizer no esporte: o jogo só termina quando o juiz apita. A única certeza que temos é que queremos sempre vencer. Esse é o nosso espírito, independentemente de qualquer coisa”, disse Taiana, que é natural de Fortaleza (CE), tem 29 anos e já disputou 40 torneios entre Circuito Mundial e Campeonato Mundial, contabilizando 123 vitórias.

Mas sucesso, mesmo, Taiana tem feito ao lado de Talita, parceria formada em janeiro deste ano. Desde então, a dupla já fez 67 jogos e somou 55 vitórias, conquistando quatro etapas Grand Slam (Xangai, Roma, Haia e Long Beach). As outras duplas que subiram ao lugar mais alto do pódio na temporada 2013 foram Chen Xue/Zhang Xi (CHN), campeã do Grand Slam de Gstaad (SUI) e do Open de Fuzhou (CHN), além do título mundial, na Polônia, Meppelink/Van Gestel (HOL), campeã do Grand Slam de Corrientes (ARG), e Ukolova/Khomyakova (RUS), campeã do Open de Anapa (RUS).

“Realmente, em tão pouco tempo jogando juntas, estamos conseguindo ótimos resultados no Circuito Mundial. Tenho certeza de que nosso início no circuito nacional contribuiu muito para isso. Não começamos tão bem e isso fortaleceu o time. Estamos muito unidas, principalmente nas derrotas. Tivemos momentos difíceis também, como no Campeonato Mundial, onde tínhamos condições de ir além e caímos na segunda fase. Aquilo para nós foi muito doloroso, mas continuamos determinadas e unidas”, analisou Taiana.

Restam apenas quatro etapas Grand Slam e seis etapas Open, sendo que duas do Open, em Xiamen (CHN) e Phuket (TAI), só terão o torneio feminino em disputa.

CALENDÁRIO DO CIRCUITO MUNDIAL 2013:

23 a 28/04 – Fuzhou (China) – Masculino/Feminino – OPEN
30/04 a 5/05 – Xangai (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
22 a 26/05 – Corrientes (Argentina) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
11 a 16/06 – Haia (Holanda) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
18 a 23/06 – Roma (Itália) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
9 a 14/07 – Gstaad (Suíça) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
22 a 28/07 – Long Beach (Estados Unidos) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 28/07 – Anapa (Rússia) – Masculino/Feminino – OPEN
7 a 11/08 – Berlim (Alemanha) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
14 a 18/08 – Londres (Inglaterra) – Masculino/Feminino – OPEN
21 a 25/08 – Moscou (Rússia) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
4 a 8/09 – Vizag (Índia) – Masculino/Feminino – OPEN
25 a 29/09 – Kampala (Uganda) – Masculino/Feminino – OPEN
2 a 06/10 – Pequim (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
9 a 13/10 – São Paulo (Brasil) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 27/10 – Xiamen (China) – Feminino – OPEN
29/10 a 3/11 – Phuket (Tailândia) – Feminino – OPEN
11 a 15/12 – Durban (África do Sul) – Masculino/Feminino – OPEN

domingo, 28 de julho de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL REGIONAL: Léo Vieira/Bruno e Vivian/Sandressa conquistam título em Palmas

Circuito Regional: O pódio em Palmas, no Tocantins
A estrela de dois atletas tem brilhado com intensidade no Circuito Banco do Brasil Regional 2013. Neste DOMINGO (28.07), na arena montada na Praia da Graciosa, em Palmas (TO), terceira etapa do Grupo 2 da competição e terceiro título para o brasiliense Léo Vieira e para a paraense Vivian.

Pela segunda vez, eles subiram ao lugar mais alto do pódio ao lado do amazonense Bruno e da alagoana Sandressa, respectivamente, duplas que sagraram-se campeãs em Rio Branco (AC). Na primeira etapa, disputada em Cuiabá (MT), os parceiros de Léo Vieira e Vivian foram o amazonense Luizão e a cearense Carol Pereira. 

No torneio masculino em Palmas, Léo Vieira e Bruno fizeram a final contra Averaldo/Ramon Gomes (TO/RJ). E foi um jogo de tirar o fôlego, não só pelo calor de 46 graus nas areias como pelo equilíbrio da partida. No fim, vitória apertada por 2 a 0, parciais de 21/19 e 31/29, e mais um título para Léo Vieira.

Nas semifinais, eles já haviam desbancado Luizão/Anderson Melo (AM/RJ) por 2 a 0 (24/22 e 21/16), enquanto Averaldo e Ramon Gomes derrotaram Juarez/Victor Hugo (TO) também por 2 a 0 (21/17 e 21/17). Na decisão de terceiro lugar, melhor para Luizão e Anderson Melo, que venceram Juarez e Victor Hugo por 2 a 1 (19/21, 21/16 e 15/8) e completaram o pódio.

Entre as mulheres, título incontestável para Vivian e Sandressa. Nas semifinais, bateram Mayana/Silvania (TO) por 2 a 0, com um duplo 21/14. Na outra partida por uma vaga na final, Rafaela/Izabel (PA) passaram por Karyne/Índia (AP/PA) com uma vitória por 2 a 1, parciais de 21/13, 18/21 e 15/10. Estava definida a grande decisão.

E Vivian tratou de confirmar a boa fase e garantir mais uma medalha para sua coleção. Em mais um bom jogo ao lado da parceira Sandressa, elas derrotaram Rafaela e Izabel por 2 a 0, parciais de 21/15 e 22/20, e fizeram a festa no Tocantins. Mayana e Silvania terminaram em terceiro lugar, ao vencerem Karyne e Índia por 2 a 0 (21/18 e 21/13).

A próxima etapa pelo Grupo 2 do Circuito Banco do Brasil Regional acontecerá em Porto Velho (RO), entre os dias 15 e 18 de agosto.

CIRCUITO REGIONAL: Averaldo e Ramon Gomes chegam a semifinal em Palmas

Circuito Regional: Semifinal definida em Palmas
Os campeões da nona etapa do Circuito Banco do Brasil Regional, sendo a terceira válida pelo Grupo 2 da competição, serão conhecidos neste DOMINGO (28.07). Os semifinalistas de ambos os naipes foram conhecidos neste SÁBADO (27.07), na arena montada na Praia da Graciosa, em Palmas, no Tocantins.

No masculino, os duelos por uma vaga na grande final serão Averaldo/Ramon Gomes (TO/RJ) x Juarez/Victor Hugo (TO) e Bruno/Léo Vieira (AM/DF) x Luizão/Anderson Melo (AM/RJ). Mas apenas duas dessas duplas avançaram de forma invicta e chegam com força às semifinais, que serão realizadas às 8h50 deste domingo.

Uma delas é formada pelo tocantinense Averaldo e o carioca Ramon Gomes. Na estreia, eles venceram Juarez/Victor Hugo – justamente os adversários da semifinal – por 2 a 0, parciais de 21/7 e 21/19. No jogo seguinte, quando garantiram a vaga, derrotaram Luizão/Anderson Melo por 2 a 1 (21/18, 20/22 e 15/12).

A outra parceria com 100% de aproveitamento é formada pelo amazonense Bruno e o brasiliense Léo Vieira, que se classificaram com duas grandes vitórias. Primeiro, bateram Cledy/Kleyton (TO) por 2 a 0, com parciais de 21/10 e 21/13. Depois, passaram por Márcio Bonfim/Celso (AM/RO) com novo 2 a 0 (21/12 e 21/18).

Entre as mulheres, as semifinais, que começarão às 8h, ficaram definidas da seguinte forma: Karyne/Índia (AP/PA) x Rafaela/Izabel (PA) e Sandressa/Vivian (AL/PA) x Mayana/Silvania (TO). A alagoana Sandressa e a paraense Vivian, pela posição no ranking, só precisaram de um jogo para carimbar a vaga: vitória sobre Adriana/Ellen (AM) por 2 a 0 (21/5 e 21/10).

A outra dupla que avançou sem perder foi Karyne/Índia. Na primeira partida, derrotaram Erlane/Nádia, do Acre, por 2 a 0, parciais de 21/8 e 21/18. Na sequência, venceram Mayana/Silvania, do Tocantins, também por 2 a 0 (22/20 e 21/9).

GALERIA DE FOTOS

sábado, 27 de julho de 2013

CIRCUITO MUNDIAL: Thiago e Oscar dão adeus ao sonho do título no Open de Anapa

Thiago e Oscar terminaram em quinto lugar no Open de Anapa
Assim como Elize Maia e Fernanda Berti, que, na véspera, chegaram às quartas de final, mas acabaram não avançando no Open de Anapa (RUS) do Circuito Mundial, neste SÁBADO (27.07) foi a vez de Thiago e Oscar serem eliminados na mesma fase, com o Brasil fora da briga por medalhas nas areias russas.

O dia até começou bem favorável para a dupla brasileira, com uma bela e animadora vitória pelas oitavas de final. Eles derrotaram os suíços Chevallier e Kovatsch por 2 a 0, parciais de 21/17 e 21/15, e ficaram à espera de seus adversários para brigarem por uma vaga rumo às semifinais. E quis o destino que fosse contra uma parceria da casa.

Fato que não intimidou Thiago e Oscar. Apresentando um bom voleibol, eles lutaram ponto a ponto pela vitória no primeiro set contra Semenov e Koshkarev. E saíram na frente no jogo, fechando em 22/20. No segundo set, porém, eles perderam a concentração, os russos reagiram, empataram a partida com um 21/11 e ganharam fôlego extra para o tie break.

Era o tudo ou nada para a dupla brasileira, escolhida pela técnica Letícia Pessoa para representar o Brasil em Anapa, numa inédita semana em que duas etapas do Circuito Mundial foram agendadas para serem realizadas simultaneamente. Mas não teve jeito. Os russos mantiveram o ritmo e fecharam o set em 15/11 e o jogo em 2 a 1.

Agora, o Circuito Mundial fica parado por uma semana e retorna com o Grand Slam de Berlim, na Alemanha, entre os dias 7 e 11 de agosto. E as duplas já estão inscritas. As que iniciarão do qualifying são Evandro/Vitor Felipe e Ágatha/Maria Elisa. Do torneio principal partem Bruno Schmidt/Pedro Solberg, Ricardo/Álvaro Filho, Alison/Emanuel, Taiana/Talita, Lili/Bárbara Seixas e Maria Clara/Carol.

TABELA E RESULTADOS

CIRCUITO BANCO DO BRASIL REGIONAL: Duas últimas vagas preenchidas na etapa de Palmas

Circuito Banco do Brasil Regional, em Palmas (TO)
As duas últimas vagas para o torneio principal masculino foram preenchidas nesta SEXTA-FEIRA (26.07) e, assim, já está tudo pronto para a etapa de Palmas (TO) do Circuito Banco do Brasil Regional 2013. É a nona etapa da competição, sendo a terceira válida pelo Grupo 2, que conta com equipes de Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Na arena montada na Praia da Graciosa, apenas dois jogos, sendo que um deles acabou não sendo realizado, com a dupla Cledy/Kleyton (TO) vencendo Edson Vander/Piriquito (PA) por W.O. Na outra partida, melhor para Juarez/Victor Hugo (TO), que derrotou Harison/Rogério Freitas (RO/TO) por 2 a 0, parciais de 21/14 e 21/12, e se classificou.

As duas parcerias se juntam às outras dez pré-classificadas para o torneio principal, que são: Averaldo/Ramon Gomes (TO/RJ), Bruno/Léo Vieira (AM/DF), Márcio Bonfim/Celso (AM/RO), Lauriano/Nilton (RO), Luizão/Anderson Melo (AM/RJ), Elias/Augusto César (TO), Gabriel/Maicon Campos (TO), César Souza/Pedro Vaz (TO), Godoy/Márcio (TO) e Kleber/Uéliton (RO).

No feminino, as dez parcerias que duelarão pelo título neste fim de semana são Sandressa/Vivian (AL/PA), Erlane/Nádia (AC), Maisa/Letícia Batista (RO), Mayana/Silvania (TO), Rafaela/Izabel (PA), Carol/Mayara (RJ/CE), Karyne/Índia (AP/PA), Bruna/Jéssica (TO), Sarah Mariana/Ktiúcha (TO) e Adriana/Ellen (AM).

Os grandes vencedores até o momento pelo Grupo 2 do Regional são Léo Vieira e Vivian, campeões das duas primeiras etapas com parceiros diferentes. Em Cuiabá (MT), o brasiliense foi campeão com Luizão, enquanto teve Bruno a seu lado em Rio Branco (AC). Já a paraense conquistou o título com Carol Pereira na capital matogrossense e com Sandressa na capital acreana.

CIRCUITO MUNDIAL: Em final brasileira, Taiana e Talita são campeãs em Long Beach

Festa para Taiana e Talita após mais um título na temporada
Em sete etapas da temporada 2013 do Circuito Mundial 2013, elas acabam de conquistar o quarto título, ampliando ainda mais a vantagem na liderança do ranking. É a força da letra T, de Taiana e Talita, que nesta SEXTA-FEIRA (26.07) sagraram-se campeãs do Grand Slam de Long Beach, na Califórnia (EUA), numa decisão verde e amarela contra Maria Clara e Carol.

A coleção de medalhas de ouro da cearense Taiana e da sul-matogrossense Talita, parceria formada em janeiro deste ano, não para de crescer, depois dos títulos nas etapas Grand Slam de Xangai (CHN), Haia (HOL) e Roma (ITA), além do bronze em Gstaad (SUI). E foi a reedição da final da etapa holandesa, onde elas também já tinham levado a melhor sobre as irmãs cariocas.

Aliás, em cinco jogos na história do confronto, foram quatro vitórias de Taiana e Talita contra apenas uma de Maria Clara e Carol. O primeiro duelo aconteceu pelas semifinais em Xangai, com vitória de Taiana e Talita. Novo sucesso na partida seguinte, justamente na decisão em Haia. No terceiro encontro, pela fase de grupos do Campeonato Mundial, deu Maria Clara/Carol. Antes de Long Beach, elas ainda se encararam pelas oitavas de final em Gstaad e as líderes do ranking venceram.

Para chegarem à grande decisão nas tradicionais areias californianas, Taiana e Talita desbancaram uma das duplas da casa nas semifinais. Derrotaram as americanas Summer Ross e Emily Day por 2 a 1, num jogo equilibrado e emocionante. No fim, 2 a 1, de virada, para as brasileiras, com parciais de 22/24, 22/20 e 16/14. Já Maria Clara e Carol, prata em Haia e bronze em Xangai e Corrientes (ARG), bateram as alemãs Holtwick e Semmler por 2 a 0 (21/15 e 21/12).

E lá estavam elas novamente frente a frente, duplas que se conhecem muito bem, principalmente por treinarem juntas no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ), quando estão reunidas pela seleção. E o primeiro set já mostrava que o difícil era saber quem chegaria ao lugar mais alto do pódio. Depois de abrirem quatro pontos (11/7), Taiana e Talita perderam o controle do jogo e viram Maria Clara e Carol virarem para 17/13 e fecharem em 22/20.

A história se repetiu no início do segundo set, com as líderes do ranking logo abrindo 7/2. Mas, desta vez, mais concentradas, com Taiana destacando-se na defesa, a dupla conseguiu manter o ritmo e a vantagem até o fim, vencendo por 21/15 e levando o jogo para o tie break. Foi quando o público assistiu a um espetáculo de voleibol, digno de uma grande final.

Como nos dois sets anteriores, Taiana e Talita abriram uma boa vantagem (7/4). Mas Maria Clara e Carol, buscando todas as bolas e levando a torcida ao delírio, empataram a partida em 8/8. Dali em diante, uma briga ponto a ponto que parecia não ter hora para acabar. O jogo seria mesmo decidido no detalhe. E foi. Com um toque de classe de Taiana, num golpe inesperado de manchete num contra-ataque, a bola morreu no fundo da quadra e a dupla garantiu mais uma medalha de ouro.


sexta-feira, 26 de julho de 2013

CIRCUITO MUNDIAL: Brasil sem duplas masculinas no pódio em Long Beach (EUA)

Bruno Schmidt, ao lado de Pedro Solberg, caiu diante de espanhóis
Depois de subir ao pódio nas últimas três etapas do Circuito Mundial, o Brasil viu escapar as chances de conquistar novas medalhas no Grand Slam de Long Beach, na Califórnia (EUA). Nesta SEXTA-FEIRA (26.07), três duplas brasileiras acabaram eliminadas nas oitavas de final, enquanto Alison e Emanuel chegaram às quartas, mas também não resistiram e caíram nas areias californianas.

O bom momento dos brasileiros vinha se comprovando nos últimos torneios, todos eles na Europa. Primeiro, no Grand Slam de Haia (HOL), o ouro com Bruno Schmidt e Pedro Solberg. Em seguida, em Roma (ITA), a mesma dupla conquistou o bronze. Por fim, em Gstaad (SUI), final verde e amarela, com ouro para Ricardo e Álvaro Filho e prata para Bruno e Pedro. Sem falar no vice mundial de Ricardo e Álvaro. Em Long Beach, porém, a história acabou sendo diferente.

Os atuais vice-campeões olímpicos, por exemplo, tiveram justamente duas duplas da casa pela frente nesta sexta. Nas oitavas, Alison e Emanuel despacharam Doherty e Rogers com uma bela e convincente vitória por 2 a 0 (21/9 e 21/15). Nas quartas, hora de enfrentar os americanos Rosenthal e Dalhausser, campeões do Open de Fuzhou (CHN), etapa de abertura do Circuito Mundial 2013. Após perderem nos detalhes o primeiro set (22/20), venceram bem o segundo (21/14), mas acabaram derrotados no tie break (15/9).

Já os atuais líderes do ranking, depois de chegarem às semifinais nas últimas cinco etapas do Circuito Mundial, acabaram eliminados nas oitavas de final, o que acontece pela primeira vez na temporada. O pior resultado de Bruno Schmidt e Pedro Solberg na competição tinha sido o quinto lugar no Open de Fuzhou (CHN), quando caíram nas quartas. Os algozes dos brasileiros nesta sexta foram os espanhóis Pablo Herrera e Adrian Gavira, que venceram por 2 a 0, parciais de 21/16 e 21/17.

Já Evandro e Vitor Felipe não conseguiram impôr um bom ritmo no jogo contra os letões Janis Smedins e Samoilovs e acabaram perdendo por 2 a 0, parciais de 22/20 e 21/15. Também pelas oitavas, Álvaro Filho e Edson Filipe, que estrearam a dupla na Califórnia, visto que o campeão olímpico Ricardo se recupera de uma lesão no abdômen, caíram diante dos italianos Lupo e Nicolai: 2 a 1, parciais de 21/14, 12/21 e 16/14.


CIRCUITO MUNDIAL: Taiana/Talita e Maria Clara/Carol nas semifinais em Long Beach

Talita e Taiana chegam à quarta decisão na atual temporada
Entre as mulheres que disputam o Circuito Mundial 2013, nenhuma dupla subiu mais ao pódio do que as brasileiras Taiana/Talita, líder do ranking, e Maria Clara/Carol, terceira colocada na corrida pelo título da temporada. E são justamente as duas parcerias que chegam a mais uma semifinal, desta vez pelo Grand Slam de Long Beach, na Califórnia (EUA).

Enquanto a cearense Taiana e a sul-matogrossense Talita foram campeãs das etapas de Xangai (CHN), Haia (HOL) e Roma (ITA), além do bronze em Gstaad (SUI), as irmãs cariocas Maria Clara e Carol conquistaram três medalhas, com o segundo lugar em Haia e o terceiro em Xangai e Corrientes (ARG). E as duas duplas chegam com força para tentarem reeditar a final do Grand Slam holandês.

Taiana e Talita começaram o dia desbancando as alemãs Köhler e Schumacher pelas oitavas de final. Vitória por 2 a 1, parciais de 21/6, 19/21 e 15/12. No jogo pelas quartas, derrotaram uma atleta bem conhecida do público brasileiro: a canadense Sarah Pavan, da Unilever, campeã da Superliga 2012/2013. Ao lado da parceira Heather Bansley, ela não foi páreo para as líderes do ranking: 2 a 1 (17/21, 21/15 e 15/11).

Na luta para chegarem a mais uma final, Taiana e Talita duelarão contra Summer Ross e Emily Day nesta SEXTA-FEIRA (26.07). Inclusive, a dupla americana foi uma das adversárias das líderes do ranking na fase de grupos. E deu Brasil, com uma vitória por 2 a 0 (21/15 e 21/18). Um bom sinal para que as brasileiras possam confirmar o excelente momento e decidir mais uma etapa na atual edição.

O caminho de Maria Clara e Carol não foi menos complicado para chegar às semifinais. Apesar de não terem perdido um set sequer nesta quinta, elas encontraram duas boas duplas pela frente. Primeiro, derrotaram as suíças Zumkehr e Heidrich por 2 a 0, parciais de 21/15 e 21/19. Em seguida, já pelas quartas, o sempre temido confronto contra uma conhecida parceria brasileira.

As adversárias da vez foram Ágatha e Maria Elisa. O resultado? Um dos jogos mais disputados e emocionantes em Long Beach. Era difícil dizer quem sairia com a vitória, tamanha a disputa ponto a ponto. E foi assim durante toda a partida. No fim, vitória apertada de Maria Clara e Carol por 2 a 0, parciais de 23/21 e 31/29. Nas semifinais, elas lutarão por uma vaga na grande decisão contra as alemãs Holtwick e Semmler.

A única dupla brasileira que não avançou das oitavas de final foi Lili/Bárbara Seixas, atual vice-líder do ranking, eliminada pelas eslovacas Dubovcova e Nestarcova: 2 a 1, parciais de 19/21, 21/16 e 15/12. E pela primeira vez na atual edição do Circuito Mundial, as semifinais, a final e a disputa de terceiro lugar do torneio feminino serão realizadas numa sexta-feira.

TABELA E RESULTADOS

quinta-feira, 25 de julho de 2013

CIRCUITO MUNDIAL: Thiago e Oscar largam com duas vitórias no Open de Anapa (RUS)

Thiago e Oscar em ação na vitória sobre uma das duplas da casa
Já projetando lançar a dupla na disputa do Open de Anapa (RUS) do Circuito Mundial, a técnica Letícia Pessoa colocou Thiago e Oscar para jogarem juntos as duas últimas etapas do Circuito Sul-Americano 2012/2013, em Girardot (COL) e Sobral (BRA), nas quais eles acabaram campeões. E a estreia da parceria na Rússia, nesta QUINTA-FEIRA (25.07), não poderia ter sido mais animadora.

Na abertura da fase de grupos, os brasileiros venceram suas duas partidas do dia e lideram o Grupo H. No primeiro jogo, Thiago e Oscar derrotaram uma das duplas da casa, formada por Bogatov e Yutvalin, por 2 a 0, parciais de 21/18 e 23/21. Em seguida, bateram os letões Solovejs e Finsters por 2 a 0 (21/19 e 23/21). Nesta SEXTA (26.07), enfrentarão Haralds/Armands, também da Letônia, para confirmar o primeiro lugar e a automática classificação para as oitavas de final.

No torneio masculino em Anapa, as oitavas e quartas de final serão disputadas no SÁBADO (27.07), com as semifinais, final e disputa de terceiro lugar entrando em cena no DOMINGO (28.07). Lembrando que na cidade russa a diferença no fuso é de sete horas a mais em relação ao Brasil. Os jogos nesta quinta, por exemplo, começaram às 9h do horário local, 2h de Brasília.

Elize Maia e Fernanda Berti lutarão por vaga nas oitavas nesta sextaPelo torneio feminino, Elize Maia e Fernanda Berti encerraram a participação na fase de grupos derrotando as canadenses MacTavish e Whitaker por 2 a 0, parciais de 21/16 e 21/13, terminando em segundo lugar na chave C, com duas vitórias e uma derrota. Assim, terão que encarar uma segunda fase classificatória nesta sexta para buscar uma vaga nas oitavas de final. As adversárias serão as gregas Arvaniti e Karagkouni.

Além da segunda fase, que é uma especie de repescagem, e das oitavas, as quartas de final também já serão realizadas nesta sexta, com semifinais, final e disputa de terceiro lugar marcadas para o sábado. A etapa de Anapa é o segundo Open de oito agendados para a temporada. O primeiro aconteceu em Fuzhou (CHN).

CIRCUITO MUNDIAL: Apenas duas duplas masculinas do Brasil se mantêm invictas na Califórnia

Evandro voa para salvar uma bola. Invicto ao lado de Vitor Felipe
Terminada a segunda rodada da fase de grupos do torneio masculino, apenas duas duplas do Brasil se mantêm invictas no Grand Slam de Long Beach (EUA) do Circuito Mundial. Nesta QUARTA-FEIRA (24.07), Bruno Schmidt/Pedro Solberg e Evandro/Vitor Felipe voltaram a vencer nas areias californianas, enquanto Alison/Emanuel se redimiu do tropeço na estreia e Edson Filipe/Álvaro Filho conheceu a primeira derrota.

Na corrida rumo à conquista de mais um título na temporada, os atuais líderes do ranking, Bruno Schmidt e Pedro Solberg, seguem firmes e fortes. Nesta quarta, a vitória da dupla foi sobre os noruegueses Horrem e Eithun: 2 a 0, parciais de 21/17 e 21/14, e a manutenção da liderança do Grupo B. Mas para terminarem em primeiro, precisam vencer, nesta quinta, os suíços Gabathuler e Weingart, que também venceram suas duas partidas.

E no segundo jogo mais longo em Long Beach até o momento, com duração de 58 minutos, Evandro e Vitor Felipe conquistaram sua segunda vitória na etapa. Pelo Grupo G, os brasileiros jogaram tudo o que sabem para derrotar, de virada, os franceses Andy Cès e Rowlandson por 2 a 1, parciais de 20/22, 21/18 e 15/12. A última partida pela fase de grupos, que definirá o primeiro do grupo, será contra Kapa e McHugh (AUS).

Pelo Grupo E, os atuais vice-campeões do Circuito Mundial e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres/2012 precisaram do tie break para derrotar os canadenses Pedlow e O'Gorman. Depois de perderem o primeiro set por 26/24, Alison e Emanuel atropelaram no segundo, vencendo por 21/12, e lutaram muito para garantir a primeira vitória, fechando em 16/14. Os adversários desta QUINTA-FEIRA (25.07) serão Saxton e Schalk, também do Canadá.

Fechando o dia, às 15h do horário local (19h de Brasília), Álvaro Filho e Edson Filipe, que substitui o campeão olímpico Ricardo, que se recupera de uma lesão no abdômen para retornar no Grand Slam de Berlim (ALE), conheceram a primeira derrota. Os algozes foram os noruegueses Kvamsdal e Hordvik, que venceram por 2 a 1, de virada, parciais de 13/21, 21/14 e 15/11. Nesta quinta, o duelo será contra Huber/Seidl (AUT).

Vale lembrar que o primeiro colocado de cada um dos oito grupos se classificam automaticamente para as oitavas de final, com os segundo e terceiro lugares tendo que passar por uma segunda fase, já eliminatória. Na SEXTA-FEIRA (26.07), serão realizadas, no mesmo dia, as oitavas, quartas e semifinais. A grande decisão e a disputa de terceiro lugar estão marcadas para SÁBADO (27.07).

TABELA E RESULTADOS

quarta-feira, 24 de julho de 2013

CIRCUITO MUNDIAL: Meninas do Brasil avançam diretamente para as oitavas em Long Beach

Taiana e Talita se abraçam após mais uma vitória, nesta quarta
As meninas do Brasil mantiveram a invencibilidade no Grand Slam de Long Beach (EUA) do Circuito Mundial, finalizando a fase de grupos com 12 vitórias em 12 jogos, com apenas dois sets perdidos. Nesta QUARTA-FEIRA (24.07), Taiana/Talita, Lili/Bárbara Seixas, Maria Clara/Carol e Ágatha/Maria Elisa terminaram na primeira colocação em suas chaves, classificando-se, assim, diretamente para as oitavas de final, que serão realizadas nesta QUINTA (25.07).

As atuais líderes do ranking desbancaram, nesta quarta, uma das principais parcerias da casa, formada pelas americanas Summer Ross e Emily Day, no primeiro confronto entre as duplas. Pelo Grupo B, vitória por 2 a 0, parciais de 21/15 e 21/18, e a confirmação dos 100% de aproveitamento na primeira fase, sem perder um set sequer.

Já pelo Grupo C, as vice-líderes do ranking, Lili e Bárbara Seixas, praticamente garantiram a liderança e a automática classificação para as oitavas no primeiro set contra as alemãs Victoria Bieneck e Julia Großner. Numa briga ponto a ponto, num jogo bastante equilibrado, elas fecharam em 24/22. No segundo, venceram por 21/17 e carimbaram a vaga.

"A primeira fase foi muito boa para nós. Caímos em um grupo em que tínhamos condições de nos impor e conseguimos fazer isso. O jogo contra a Alemanha foi o mais complicado, como já esperávamos, pois é um país que sempre traz boas duplas ao Circuito Mundial. Agora, já começamos a pensar na fase eliminatória", disse Bárbara Seixas.

As irmãs Maria Clara e Carol, como na véspera, voltaram a perder um set, mas também confirmaram a liderança do Grupo D com três vitórias. A desta quarta foi em cima de Dubovcova e Nestarcova (ESL): 2 a 1, parciais de 21/18, 12/21 e 15/12. Foi praticamente uma revanche da derrota sofrida no Campeonato Mundial, há 20 dias, na Polônia, quando as brasileiras acabaram eliminadas pelas eslovacas na segunda fase.

E pelo Grupo E, quem teve a partida mais complicada pela frente nesta quarta foi a dupla Ágatha/Maria Elisa, com dois sets muito disputados, decididos nos detalhes no fim. Melhor para as brasileiras, que venceram Jennifer Fopma e Brooke Sweat, dos Estados Unidos, por 2 a 0, parciais de 21/19 e 29/27. Foi o primeiro duelo entre as duplas.

Nesta quinta, além das oitavas, também serão disputadas as quartas de final. Pela primeira vez na atual edição do Circuito Mundial, as semifinais, a final e a disputa de terceiro lugar do torneio feminino serão realizadas na SEXTA-FEIRA (26.07).

TABELA E RESULTADOS

CIRCUITO MUNDIAL: Elize Maia/Fernanda Berti vence uma e perde outra na Rússia

Elize Maia e Fernanda Berti em ação na estreia contra russas
Era praticamente a primeira grande experiência internacional da dupla. E depois de conquistar uma importante vitória e quebrar o gelo da estreia, veio a derrota na partida seguinte. Foi assim que, nesta QUARTA-FEIRA (24.07), Elize Maia e Fernanda Berti iniciaram a caminhada no Open de Anapa (RUS) do Circuito Mundial, realizado simultaneamente ao Grand Slam de Long Beach (EUA).

Pelo Grupo C, as brasileiras tiveram pela frente, logo na primeira partida, uma das duplas da casa, formada por Dyachuk e Dabizha. Mas não encontraram problemas para derrotá-las por 2 a 0, parciais de 21/17 e 21/15. No jogo seguinte, porém, um teste bem mais complicado, contra as alemãs Aulenbrock e Tillmann. Após um primeiro set disputado, um segundo em que foram totalmente dominadas. No fim, derrota por 2 a 0 (21/19 e 21/11).

Nesta QUINTA-FEIRA (25.07), Elize Maia e Fernanda Berti encerram a participação na fase de grupos contra as canadenses MacTavish e Whitaker, que lideram a chave com duas vitórias.

No torneio feminino do Open de Anapa, o primeiro colocado de cada um dos oito grupos avança diretamente para as oitavas de final, com segundo e terceiro lugares tendo que passar por uma segunda fase, já eliminatória. As oitavas e quartas de final serão realizadas na SEXTA-FEIRA (26.07), com semifinais, final e disputa de terceiro lugar sendo disputadas no SÁBADO (27.07).

Thiago e Oscar estreiam nesta quinta-feira pelo Grupo H
Entre os homens, Thiago e Oscar estreiam no Open de Anapa nesta quinta-feira. Após definição do torneio principal no Congresso Técnico, eles caíram no Grupo H e terão como adversários os russos Bogatov e Yutvalin e duas duplas da Letônia, formadas por Solovejs/Finsters e Haralds/Armands. O primeiro jogo será contra a parceria da Rússia, às 3h40 (horário de Brasília).

TABELA E RESULTADOS (feminino)

terça-feira, 23 de julho de 2013

CIRCUITO MUNDIAL: Oito vitórias e apenas um set perdido. São as meninas do Brasil na Califórnia

Maria Clara, ao lado da irmã Carol, venceu seus dois jogos
Não poderia ter sido melhor a estreia brasileira no torneio feminino do Grand Slam de Long Beach (EUA) do Circuito Mundial, nesta TERÇA-FEIRA (23.07). No total, oito jogos, oito vitórias e apenas um set perdido. Aliás, desempenho que condiz com a atual posição das quatro duplas do país no ranking mundial. Pela primeira vez, elas iniciam uma etapa da competição ocupando as quatro primeiras colocações.

Taiana e Talita, campeãs do Grand Slam de Xangai (CHN), Haia (HOL) e Roma (ITA), são as líderes do ranking, com 4.330 pontos. Logo atrás, com 3.980, aparecem Lili e Bárbara Seixas, prata no Grand Slam de Gstaad (SUI) e bronze em Roma e no Campeonato Mundial. Em terceiro, as irmãs Maria Clara e Carol, com 3.540, que já conquistaram três pódios (segundo lugar em Haia e terceiro em Xangai e Corrientes). Enfim, em quarto, com 3.500 pontos, Ágatha/Maria Elisa, prata na etapa argentina.

Pelo Grupo B na Califórnia, que não sediava uma etapa de Circuito Mundial desde 2003, quando a cidade de Carson recebeu a competição, Taiana e Talita começaram muito bem a caminhada rumo a mais um título. Na estreia, vitória tranquila sobre Humana Paredes/Pischke (CAN) por 2 a 0, parciais de 21/11 e 21/12. Em seguida, uma ainda mais arrasadora, sobre Orsi Toth/Menegatti (ITA): 2 a 0, com parciais de 21/7 e 21/10. Nesta QUARTA-FEIRA (24.07), elas encaram Ross/Day (EUA).

Desempenho não menos espetacular na abertura do Grand Slam de Long Beach teve a dupla Lili/Bárbara Seixas, que vive seu melhor momento desde que foi formada na seleção pelo técnico Marcos Miranda. Pelo Grupo C, atropelaram as norueguesas Kongshavn e Kjølberg por 2 a 0, parciais de 21/9 e 21/10, e, em seguida, derrotaram as austríacas Hansel e Schützenhöfer também por 2 a 0 (21/12 e 21/18). Para consolidarem o primeiro lugar da chave, terão Bieneck/Großner (ALE) pela frente nesta quarta.

Pelo Grupo D, Maria Clara e Carol também começaram bem nas areias californianas. Na estreia, chegaram a perder um set para a dupla mexicana Candelas/Revuelta, mas venceram por 2 a 1, parciais de 21/19, 16/21 e 15/11. No jogo seguinte, bateram as alemãs Köhler e Schumacher (ALE) por 2 a 0 (21/14 e 21/15). A última partida pela fase de grupos, nesta quarta, contra Dubovcova/Nestarcova, da Eslováquia, valerá a liderança e a classificação automática para as oitavas de final.

Enfim, pelo Grupo E, Ágatha e Maria Elisa confirmaram os 100% de aproveitamento do Brasil na abertura do Grand Slam americano. No último jogo do dia, realizado às 17h locais, 21h no horário de Brasília, elas venceram as canadenses Broder e Valjas por 2 a 0, parciais de 21/18 e 21/11. Na estreia, já haviam derrotado com tranquilidade as austríacas Klopf e Valerie Teufl também por 2 a 0, com um duplo 21/12. O compromisso desta quarta será contra Fopma/Sweat, dos Estados Unidos.

Nesta quarta, além da última rodada da fase de grupos, será disputada a segunda fase classificatória. Na QUINTA-FEIRA (25.07), entram em cena as oitavas e quartas de final. Pela primeira vez na atual edição do Circuito Mundial, as semifinais, a final e a disputa de terceiro lugar do torneio feminino serão realizadas na SEXTA-FEIRA (26.07).

TABELA E RESULTADOS

CIRCUITO MUNDIAL: Elize Maia/Fernanda Berti estreiam amanhã no Open de Anapa

A quadra central do complexo em Anapa, na Rússia
Foram conhecidos, nesta TERÇA-FEIRA (23.07), os grupos do torneio feminino do Open de Anapa (RUS) do Circuito Mundial, que é disputado simultaneamente ao Grand Slam de Long Beach (EUA). A dupla do Brasil, formada por Elize Maia e Fernanda Berti, caiu na chave C, que conta com as russas Dyachuk e Dabizha, as alemãs Aulenbrock e Tillmann e as canadenses MacTavish e Whitaker.


A estreia será contra a dupla da casa, às 3h (de Brasília) desta QUARTA-FEIRA (24.07) – a diferença de fuso é de sete horas, com o jogo sendo realizado às 10h em Anapa. Enquanto a capixada Elize Maia só disputou quatro etapas do Circuito Mundial, todas elas no Brasil, em 2008, 2009, 2011 e 2012, a carioca Fernanda Berti debutará na competição.



A parceria foi formada este ano na seleção brasileira pelo técnico Marcos Miranda. E brilhou nos torneios que disputou. No Circuito Sul-Americano 2012/2013, Elize e Fernanda disputaram oito das nove etapas e foram campeãs em quatro delas (Uruguai, Venezuela, Bolívia e Colômbia), sendo vice no Chile, no Peru e no Paraguai. Ainda venceram o FxPro Monte Carlo Beach Volleyball Tournament, em Monaco.



No torneio feminino do Open de Anapa, o primeiro colocado de cada um dos oito grupos avança diretamente para as oitavas de final, com segundo e terceiro lugares tendo que passar por uma segunda fase, já eliminatória. As oitavas e quartas de final serão realizadas na SEXTA-FEIRA (26.07), com semifinais, final e disputa de terceiro lugar sendo disputadas na SÁBADO (27.07).



Já os representantes brasileiros no torneio masculino são Thiago e Oscar, que só entram em cena na QUINTA-FEIRA (25.07), já pela fase de grupos. Nesta quarta, ainda será realizado o qualifying, com 15 duplas lutando pelas últimas quatro vagas. Em seguida, no Congresso Técnico, serão conhecidos os grupos. A final entre os homens só acontecerá no DOMINGO (28.07).




segunda-feira, 22 de julho de 2013

CIRCUITO MUNDIAL: Elize Maia/Fernanda Berti e Thiago/Oscar na etapa Open de Anapa

Elize Maia e Fernanda Berti se abraçam. Uma parceria afinada
Uma das novidades da temporada 2013 do Circuito Mundial é a realização de duas etapas na mesma semana. Enquanto nos Estados Unidos acontece o Grand Slam de Long Beach, que tem início nesta SEGUNDA-FEIRA (22.07), na Rússia entra em cena nesta TERÇA (23.07) o Open de Anapa, no qual o Brasil será representado por duas duplas: Elize Maia/Fernanda Berti, no feminino, e Thiago/Oscar, no masculino, que já largam do torneio principal.

É a segunda etapa Open da atual edição do Circuito Mundial. A primeira, inclusive, realizada em Fuzhou, na China, abriu a competição. Foi a única, aliás, que não contou com duplas brasileiras no pódio. A grande diferença do Open para o Grand Slam é que conta menos pontos para o ranking e a premiação é menor. Como as principais duplas estão nas areias californianas, os técnicos Marcos Miranda e Letícia Pessoa escalaram Elize/Fernanda e Thiago/Oscar, respectivamente, para defenderem o país.

Dos quatro atletas, Thiago é o único que disputou etapas este ano – formou dupla com Hevaldo em Fuzhou e Xangai, quando Alison estava com uma lesão no dedo mínimo da mão esquerda, ainda sem condições de jogo com seu parceiro Emanuel. Oscar também não é um novato, pois jogou em anos anteriores. Já a dupla feminina fará sua grande estreia em um Circuito Mundial, apesar de a capixaba Elize Maia ter jogado as etapas do Brasil em 2008, 2009, 2011 e 2012.

“Mas agora é totalmente diferente, pois será minha primeira vez lá fora no Circuito Mundial, o que sempre foi meu objetivo, desde que comecei a jogar. Talvez esse seja o primeiro passo de uma grande realização profissional. E ir para a Europa com uma parceira com a qual tenho uma enorme sintonia, a confiança passa a ser ainda maior”, comentou Elize, que formou dupla com Fernanda Berti em oito das nove etapas do Circuito Sul-Americano 2012/2013, sendo campeãs em quatro e vice em outras três.

“Crescemos muito como equipe e ajudamos a conquistar esse título sul-americano para o Brasil. Foi um torneio fundamental para nos conhecermos melhor. Até porque sempre joguei na entrada e, com a Fernanda, passei a jogar na saída. Ela é mais alta e tive que me especializar na defesa. E com o bloqueio alto, ela me ajuda muito. Tenho gostado dessa nova função. Jogar essa etapa do Circuito Mundial será uma grande oportunidade para nós duas. E vamos tranquilas, pelo bom trabalho que temos feito”, afirmou.

No mês passado, elas tiveram a chance de debutar na Europa. Apesar de não ser uma competição oficial da FIVB, o FxPro Monte Carlo Beach Volleyball Tournament, em Monaco, deu a oportunidade de Elize e Fernanda jogarem contra boas duplas de Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Rússia, Áustria, Espanha e Japão, e saberem em que nível estão. Resultado: voltaram para o Brasil com o título, batendo na final as alemãs Julia Sude e Chantal Plowman por 2 a 1, parciais de 21/16, 18/21 e 15/13.

TODOS OS CAMPEÕES NA RÚSSIA:

Masculino1994 – St. Petersburg – Kvalheim/Maaseide (NOR)
1998 – Moscou – Guilherme/Pará (BRA)
1999 – Moscou – Brenha/Maia (POR)
2005 – St. Petersburg – Ricardo/Emanuel (BRA)
2006 – St. Petersburg – Márcio/Fábio Luiz (BRA)
2007 – St. Petersburg – Harley/Pedro Solberg (BRA)
2008 – Moscou – Rogers/Dalhausser (USA)
2009 – Moscou – Brink/Reckermann (ALE)
2010 – Moscou – Wu/Xu (CHN)
2011 – Moscou – Alison/Emanuel (BRA) 
2012 – Moscou – Alison/Emanuel (BRA)

Feminino1994 – St. Petersburg – Kirby/Masakayan (EUA)
2005 – St. Petersburg – Juliana/Larissa (BRA)
2006 – St. Petersburg – Juliana/Larissa (BRA)
2007 – St. Petersburg – Juliana/Larissa (BRA)
2008 – Moscou – Chen Xue/Zhang Xi (CHN)
2009 – Moscou – Juliana/Larissa (BRA)
2010 – Moscou – Chen Xue/Zhang Xi (CHN)
2011 – Moscou – Walsh/May (EUA)
2012 – Moscou – Chen Xue/Zhang Xi (CHN)

CALENDÁRIO DO CIRCUITO MUNDIAL 2013:

23 a 28/04 – Fuzhou (China) – Masculino/Feminino – OPEN
30/04 a 5/05 – Xangai (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
22 a 26/05 – Corrientes (Argentina) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
11 a 16/06 – Haia (Holanda) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
18 a 23/06 – Roma (Itália) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
9 a 14/07 – Gstaad (Suíça) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
22 a 28/07 – Long Beach (Estados Unidos) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 28/07 – Anapa (Rússia) – Masculino/Feminino – OPEN
7 a 11/08 – Berlim (Alemanha) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
14 a 18/08 – Londres (Inglaterra) – Masculino/Feminino – OPEN
21 a 25/08 – Moscou (Rússia) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
4 a 8/09 – Vizag (Índia) – Masculino/Feminino – OPEN
25 a 29/09 – Kampala (Uganda) – Masculino/Feminino – OPEN
2 a 06/10 – Pequim (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
9 a 13/10 – São Paulo (Brasil) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 27/10 – Xiamen (China) – Feminino – OPEN
29/10 a 3/11 – Phuket (Tailândia) – Feminino – OPEN
11 a 15/12 – Durban (África do Sul) – Masculino/Feminino – OPEN

CIRCUITO MUNDIAL: Após dez anos, vôlei de praia retorna ao seu berço, a Califórnia

Emanuel e Long Beach. Califórnia volta a receber vôlei de praia
A história conta que o vôlei de praia evoluiu a partir de jogos disputados socialmente na praia de Santa Mônica, na Califórnia (EUA), ainda na década de 20. O estado americano sempre foi visto como o berço do esporte. Mas toda essa tradição andava esquecida no Circuito Mundial. Nesta SEGUNDA-FEIRA (22.07), porém, dez anos depois, os Estados Unidos voltarão a sediar uma etapa da competição, o Grand Slam de Long Beach, outra cidade californiana.

Carson, que, assim como Long Beach, faz parte do Condado de Los Angeles, foi a última cidade amaricana a receber uma etapa do Circuito Mundial, em 2003, quando teve a dupla Ricardo/Emanuel como campeã no torneio masculino. Aliás, dos 16 atletas brasileiros que viajaram para os Estados Unidos, apenas Emanuel e Pedro Solberg já jogaram por lá – Ricardo, recuperando-se de uma lesão no abdômen, foi poupado, com Edson Filipe escalado pela técnica Letícia Pessoa para jogar com Álvaro Filho.

Assim, Evandro/Vitor Felipe e Lili/Bárbara Seixas iniciarão a caminhada do qualifying, nesta segunda. O torneio principal só começa na TERÇA-FEIRA (23.07), com os atuais líderes do ranking em ambos os naipes, Bruno Schmidt/Pedro Solberg e Taiana/Talita, além de Alison/Emanuel, Edson Filipe/Álvaro Filho, Maria Clara/Carol e Ágatha/Maria Elisa. Dez vezes campeão do Circuito Mundial, Emanuel, em meio a vários estreantes, fala da emoção de se jogar nas areias da Califórnia.

“Tudo o que aconteceu de relevante no vôlei de praia veio da Califórnia. Muitas praias de lá, famosas pelo surfe, sempre dividiram espaço com o nosso esporte. E o americano costuma fazer torneios em que as estrelas são os atletas. A promoção e a divulgação são todas em cima deles. Sem falar que quem mora no estado tem um estilo de vida próprio. E a maioria dos atletas que rodam o Circuito residem lá”, comentou Emanuel, que chegou a jogar três temporadas (98, 99 e 2000) do circuito americano, a AVP. “Gosto muito de jogar lá. É sempre um sucesso. Voltar depois de dez anos é muito legal.”

Estreantes ansiosos por jogar onde o vôlei de praia nasceu
O sucesso do vôlei de praia nos Estados Unidos é tão grande que o país não se limita, apenas, em receber a etapa do Circuito Mundial. Logo após o término da competição, ainda é organizado um minitorneio, tanto no masculino quanto no feminino, entre duas duplas americanas, os atuais campeões do ranking e os atuais campeões mundiais. Bruno Schmidt/Pedro Solberg e Taiana/Talita, portanto, ainda desfrutarão um pouco mais das tradicionais areias californianas.

“Estou ansiosa para presenciar como será essa etapa, ainda mais por nunca ter jogado lá. Pelo que soube, será um mega evento, que ainda terá esse pequeno torneio em seguida, com semifinais e final. Sempre ouvi falar muito bem da AVP, sobre como eles promovem a competição e como a torcida acompanha com empolgação. Espero viver mais um grande momento da minha carreira, agora em Long Beach”, declarou Talita.

Outra estreante na Califórnia é Bárbara Seixas, que forma com Lili a parceria que ocupa o segundo lugar do ranking, após a conquista dos bronzes no Grand Slam de Roma (ITA) e no Campeonato Mundial e da prata no Grand Slam de Gstaad (SUI). Uma sequência positiva, mas desgastante, com uma pausa de uma semana de preparação para a etapa americana.

“Vínhamos de uma série longa e cansativa de torneios, e essa oportunidade de retornar ao Brasil só nos trouxe coisas boas. Pudemos rever nossas famílias e amigos, descansamos um pouco e voltaremos ao Circuito Mundial com as energias renovadas”, disse Bárbara, também ansiosa para estar onde o vôlei de praia nasceu. “Cada vez que vou jogar em um lugar novo fica aquela curiosidade de saber como vai ser. A Califórnia é um lugar especial para o nosso esporte, tem um clima que nos favorece e um público que acompanha de perto. Tenho certeza de que será uma etapa bem empolgante.”

TODOS OS CAMPEÕES NOS ESTADOS UNIDOS:

Masculino1994 – Miami – Kvalheim/Maaseide (NOR)
1995 – Clearwater – Franco/Roberto Lopes (BRA)
1995 – Hermosa – Dodd/Whitmarsh (EUA)
1996 – Hermosa – Kvalheim/Maaseide (NOR)
1996 – Atlanta Oly – Kiraly/Steffes (EUA)
1997* – Los Angeles – Guilherme/Pará (BRA)
1998 – New York – Guilherme/Pará (BRA)
2000 – Chicago – Loiola/Emanuel (BRA)
2003 – Carson – Ricardo/Emanuel (BRA)

Feminino1994 – Miami – Isabel/Roseli (BRA)
1995 – Clearwater – Jackie Silva/Sandra Pires (BRA)
1995 – Hermosa – McPeak/Reno (EUA)
1996 – Hermosa – Jackie Silva/Sandra Pires (BRA)
1996 – Atlanta Oly – Jackie Silva/Sandra Pires (BRA)
1997* – Los Angeles – Jackie Silva/Sandra Pires (BRA)
1998 – New York – Shelda/Adriana Behar (BRA)
2000 – Chicago – May/McPeak (EUA)
2003 – Carson – Walsh/May (EUA)

* Campeonato Mundial
CALENDÁRIO DO CIRCUITO MUNDIAL 2013:

23 a 28/04 – Fuzhou (China) – Masculino/Feminino – OPEN
30/04 a 5/05 – Xangai (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
22 a 26/05 – Corrientes (Argentina) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
11 a 16/06 – Haia (Holanda) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
18 a 23/06 – Roma (Itália) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
9 a 14/07 – Gstaad (Suíça) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
22 a 28/07 – Long Beach (Estados Unidos) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 28/07 – Anapa (Rússia) – Masculino/Feminino – OPEN
7 a 11/08 – Berlim (Alemanha) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
14 a 18/08 – Londres (Inglaterra) – Masculino/Feminino – OPEN
21 a 25/08 – Moscou (Rússia) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
4 a 8/09 – Vizag (Índia) – Masculino/Feminino – OPEN
25 a 29/09 – Kampala (Uganda) – Masculino/Feminino – OPEN
2 a 06/10 – Pequim (China) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
9 a 13/10 – São Paulo (Brasil) – Masculino/Feminino – GRAND SLAM
23 a 27/10 – Xiamen (China) – Feminino – OPEN
29/10 a 3/11 – Phuket (Tailândia) – Feminino – OPEN
11 a 15/12 – Durban (África do Sul) – Masculino/Feminino – OPEN