|
Circuito BB: Classificação em casa |
JOÃO PESSOA, 23.09.10 – o sol brilhou, o vento soprou e a torcida apoiou, mas apenas três dos 33 atletas paraibanos que disputaram, nesta QUINTA-FEIRA (23.09), o qualifying da etapa de João Pessoa (PB) do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia garantiram vaga no torneio principal da oitava etapa do ano. A dupla Josias/Galego e o paraibano Gilmário, acompanhado do cearense Valredes, foram os únicos representantes do Estado-sede do torneio a assegurarem classificação na arena montada na Praia do Cabo Branco, em frente ao Busto de Tamandaré.
As disputas na capital paraibana prosseguirão às 9h desta SEXTA-FEIRA (24.09), com o início do torneio principal, que terá, além das oito duplas masculinas e femininas classificadas através do qualifying, contará com as 16 parcerias mais bem colocadas no ranking em cada naipe.
Os 24 times serão divididos em seis chaves e os três melhores de cada grupo avançarão para a fase eliminatória, composta por repescagem, oitavas, quartas e semifinais, totalmente realizada no SÁBADO (25.09). As finais e disputas de terceiro lugar acontecerão no DOMINGO (26.09).
Jogando ao lado de Valredes, Gilmário venceu os dois confrontos do dia e garantiu acesso ao torneio principal. Na primeira rodada, a dupla derrotou Thiago Trajano/Nelson Oliveira (PE) por 2 sets a 1, parciais de 20/22, 18/13 e 15/13. Depois, o paraibano e o cearense confirmaram a classificação diante de Celso/Nelsinho (RO/SC), vencendo por 2 sets a 0 (18/13 e 18/14).
Também avançaram ao torneio principal em João Pessoa Pará/Beto Pitta (RJ), Oscar/Lipe (RJ/CE), Keko/Guilherme (SC), Josias/Galego (PB), Moisés/Xuxo (BA/SP), Hevaldo/Adriano (CE/PE) e Fábio Guerra/Fred (RJ).
“Todd Rogers da Paraíba” avança ao torneio principal
O visual é idêntico: cavanhaque e boné virado para trás. As idades também são próximas: 39 e 36 anos. Com tantas semelhanças, o paraibano Galego não conseguiu escapar do apelido dado pelos companheiros: “Todd Rogers da Paraíba”, em referência ao norte-americano, campeão olímpico nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.
“O primeiro que me chamou assim foi o Rossini, que era preparador-físico de Ricardo e Emanuel”, conta Galego. “Quando ele comentou, eu não conhecia o Rogers. Depois passei a saber quem era e, sinceramente, não me acho parecido. E, ainda assim, ele é quem seria parecido comigo, já que sou mais velho”, lembra o paraibano.
Nesta quinta, ao lado do conterrâneo Josias, Galego superou o qualifying da etapa de João Pessoa. Presente na primeira edição da etapa paraibana, em 1991, o atleta de 39 anos comemorou bastante a classificação.
“Tenho me dedicado mais ao trabalho de treinador atualmente. Resolvi jogar com o Josias, que é um atleta jovem, com um gás enorme, e isso me motivou. Treinei minha vida inteira neste vento forte de João Pessoa e acho que isso favoreceu. Agora quero jogar as etapas de Maceió e Salvador e mais algumas do ano que vem para encerrar minha carreira”, comenta.
No qualifying, Josias e Galego derrotaram Tiago e Ricardo Brandão (BA/PA) por 2 sets a 0, parciais de 18/13 e 18/15 na primeira rodada. Depois, garantiram a classificação diante de Gustavo/Edson Filipe (SP/ES), vencendo também por 2 a 0 (18/11 e 18/15).
Fonte: www.cbv.com.br