quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Harley atinge marca de 200 etapas no Recife

Circuito BB: Presença assídua
Em 1994, o brasiliense Harley (DF) tinha 20 anos quando participou pela primeira vez do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, em Brasília (DF), com o conterrâneo Sandi. Dezoito temporadas e 199 etapas depois, o canhoto, de 37 anos, é umas das referências da competição, que chega neste final de semana à arena montada na Praia do Pina, no Recife (PE), para o segundo torneio da temporada 2012.

Na arena montada na Avenida Boa Viagem, em frente ao Recife Praia Hotel, Harley irá comemorar a marca de 200 etapas disputadas na competição nacional. O torneio será realizado entre SEXTA-FEIRA (02.03) e DOMINGO (04.03), com entrada gratuita.

Em 18 anos de disputas no Circuito Banco do Brasil, Harley foi campeão e melhor jogador da temporada 2009. Ao todo, venceu 14 etapas, com cinco parceiros diferentes: oito ao lado de Alison (ES), três com Pedro Solberg (RJ) e uma com Pedro Cunha (RJ), Benjamin (MS) e Luizão (AM). Na capital pernambucana, o brasiliense, que já subiu ao pódio 52 vezes, vai em busca da primeira conquista ao lado do jovem Evandro, de 21 anos.

“É muito legar chegar a essa marca, que poucos atletas conseguem alcançar. Com números tão expressivos, vejo que o tempo realmente está passando muito rápido. Me lembro bem da primeira etapa, que joguei meio por acaso, sem treinar, e agora estou aqui, com muitos resultados conquistados. Acho que ainda jogo mais umas 100 etapas antes de encerrar a carreira”, brinca Harley.

Em 18 anos de competição, o brasiliense destaca a temporada e as etapas mais marcantes em sua trajetória na areia nacional.

“O melhor ano foi o de 2009, quando fui campeão do Circuito Banco do Brasil com o Alison e fechamos a temporada batendo o recorde de títulos seguidos, com sete etapas vencidas. Quanto às etapas, destaco três que são muito marcantes: a primeira que passei do qualifying, com o Evandro (DF), em Fortaleza, em 1996, a primeira que venci, com o Luizão, em Cuiabá (MT), em 2001, e a etapa de Brasília de 2008, quando eu estava em um ótimo momento com o Pedro Solberg, cheguei à final em casa, mas infelizmente acabamos perdendo para o Ricardo e o Emanuel”, relaciona o canhoto, dono do melhor saque do país em dez temporadas.

No Recife, Harley e Evandro disputarão o título com outras 15 parcerias masculinas: Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Alison/Emanuel (ES/PR), Márcio/Pedro Solberg (CE/RJ), Billy/Bruno Schmidt (ES/DF), Juca/Benjamin (BA/MS), Hevaldo/Bruno (CE/AM), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Jorge/Renatão (PB), Thiago/Ferramenta (SC/RJ), Oscar/Edson Filipe (RJ/ES), Fernandão/Rodrigo Saunders (ES/CE), Fred/Bernardo (RJ), Gilmário/Luciano (PB/ES), Tiago/Jefferson (BA/RJ) e Jô/Ramon (PB/RJ).

No feminino, Juliana/Larissa (CE/PA), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Val/Shaylyn (RJ/CE), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Karin/Raquel (SUE/SP), Ângela/Lili (DF/ES), Taiana/Vivian (CE/PA), Maria Clara/Raquel (RJ), Neide/Rebecca (AL/CE), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Izabel/Pri Lima (PA/RJ) e Josi/Thais (SC/RJ) lutam para vencer a segunda etapa da temporada.

A primeira fase da etapa pernambucana terá 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas em ação. Na primeira fase, os times formarão quatro chaves, de onde se classificarão oito duplas para as quartas-de-final. As finais e disputas de terceiro lugar serão no domingo.

Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Márcio e Pedro Solberg estreiam parceria no Recife

Circuito BB: Estreia aguardada
Adiada por duas vezes, a estreia da dupla Márcio/Pedro Solberg (CE/RJ) é uma das atrações da etapa pernambucana do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, a segunda da temporada 2012, que acontece neste final de semana, no Recife (PE). Entre SEXTA-FEIRA (02.03) e DOMINGO (04.03), o cearense e o carioca buscarão o primeiro título juntos na arena montada na Praia do Pina, em frente ao Recife Praia Hotel. A entrada na arena é gratuita.

Márcio e Pedro firmaram parceria na reta final da temporada passada. No último torneio que disputava ao lado do então parceiro Ferramenta (RJ), justamente no Recife, Pedro fraturou o pé esquerdo e ficou fora das duas últimas etapas de 2011, adiando a estreia da dupla pela primeira vez.

O carioca pretendia disputar a etapa de abertura da temporada 2012, em Salvador, já ao lado de Márcio, mas acabou não se recuperando a tempo. Finalmente juntos, Pedro e Márcio correm contra o tempo para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres.

A dupla é uma das três selecionadas para o projeto “Corrida Olímpica”, da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que apontará as parcerias que defenderão o Brasil na capital inglesa.

“Vamos ter pouco tempo para mostrar que somos capazes de representar o Brasil em Londres, mas sabemos que temos todas as condições para isso e estamos muito motivados. Depois de tudo que aconteceu comigo no ano passado, estou com sangue nos olhos e a faca nos dentes”, ressalta Pedro.

Na etapa de estreia, a dupla enfrentará o primeiro obstáculo: a falta de entrosamento. Como Pedro estava em fase final de recuperação física, após sofrer uma lesão no pé esquerdo, no fim de 2011, não pode ir para Fortaleza treinar com o cearense.

“Vamos jogar sem termos treinado juntos, o que não é o ideal, mas acredito que pela nossa experiência e pela nossa qualidade podemos pensar, sim, em um bom resultado na estreia. Na primeira etapa, o Márcio viveu esta mesma situação, jogando com o Franco, e chegou à final. Sabemos que teremos dificuldades, mas vamos nos esforçar para superá-las”, garante.

Mais experiente, Márcio, de 38 anos, não esconde a ansiedade para estrear a nova parceria nas areias pernambucanas.

“Já estávamos na expectativa de jogarmos juntos desde o ano passado, mas infelizmente até agora não havíamos conseguido. Estou muito ansioso para iniciar essa parceria, pois tenho certeza que esta união tem tudo para dar certo. O Pedro é um guerreiro e um excelente jogador”, destaca.

A primeira fase da etapa pernambucana terá 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas em ação. Na primeira fase, os times formarão quatro chaves, de onde se classificarão oito duplas para as quartas-de-final. As finais e disputas de terceiro lugar serão no domingo.

Todos os jogos realizados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Márcio e Pedro Solberg disputarão o título da etapa pernambucana com Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Alison/Emanuel (ES/PR), Márcio/Pedro Solberg (CE/RJ), Billy/Bruno Schmidt (ES/DF), Juca/Benjamin (BA/MS), Hevaldo/Bruno (CE/AM), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Evandro/Harley (RJ/DF), Jorge/Renatão (PB), Thiago/Ferramenta (SC/RJ), Oscar/Edson Filipe (RJ/ES), Fernandão/Rodrigo Saunders (ES/CE), Fred/Bernardo (RJ), Gilmário/Luciano (PB/ES), Tiago/Jefferson (BA/RJ) e Jô/Ramon (PB/RJ).

No feminino, Juliana/Larissa (CE/PA), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Val/Shaylyn (RJ/CE), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Karin/Raquel (SUE/SP), Ângela/Lili (DF/ES), Taiana/Vivian (CE/PA), Maria Clara/Raquel (RJ), Neide/Rebecca (AL/CE), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Izabel/Pri Lima (PA/RJ) e Josi/Thais (SC/RJ) lutam para vencer a segunda etapa da temporada.

Thiago/Ferramenta e Rebecca/Drussylla garantem ouro para o Brasil no Uruguai

Circuito Sul-Americano: Brasil no topo do continente
O Brasil segue sem dar chances aos rivais na temporada 2011/2012 do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia. Neste DOMINGO (26.02), na praia de Pocitos, em Montevidéu, no Uruguai, o país garantiu, com as duplas Thiago/Ferramenta e Rebecca/Drussylla, os títulos masculino e feminino da quinta etapa da temporada.

No torneio masculino, Thiago e Ferramenta levaram a melhor sobre os argentinos Ian Mahamed e Julio Azaad por 2 sets a 0, com duplo 21/17. Na semifinal, a dupla brasileira passou por Farid Mussa/Leonard Colina, vencendo por 2 a 1 (16/21, 21/15 e 15/11). O terceiro lugar ficou com os uruguaios Guillermo Williman e Nicolas Zanota, que bateram os venezuelanos por 2 a 0 (23/21 e 21/19).

No feminino, vitória da juventude com a conquista de Rebecca, de 18 anos, e Drussylla, de 16. A dupla comandada pela campeã olímpica Jackie Silva derrotou as argentinas Ana Galais e Virginia Zonta por 2 sets a 0 (21/18 e 21/17) na decisão. A vaga na final foi garantida com o triunfo sobre as uruguaias Maria Nieto e Karina Cardozo na semifinal: 2 a 1 (18/21, 21/18 e 15/12). Depois de derrotarem as uruguaias também por 2 a 1 (20/22, 21/16 e 15/10), as argentinas Gabriela Albano e Lucia Forguez garantiram o bronze.

Líder isolado do ranking continental, o Brasil já soma 13 medalhas na temporada 2011/2012. São nove ouros, uma prata e três bronzes.
O país garantiu quatro medalhas na etapa de abertura da temporada, que aconteceu em novembro de 2011, em Limoeiro (PE): ouro com Elize Maia/Bárbara Seixas, prata com Moisés/Álvaro Filho, e bronze com Thiago/Vitor Felipe e Neide/Carolina Horta.

Depois, nos Jogos Sul-Americanos de Praia, que aconteceram em Manta, no Equador, o Brasil foi ouro com Neide/Rebecca e Moisés/Vitor Felipe e bronze com Elize/Bárbara. Em Viña Del Mar, no Chile, Ágatha/Bárbara Seixas e Lipe/Álvaro Filho subiram no lugar mais alto do pódio. Na última semana, no Peru, Beto Pitta/Lipe e Rebecca/Neide mantiveram a bandeira verde e amarela no topo do ranking continental.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Tiago/Jefferson e Izabel/Pri Lima são campeões em Olinda

Circuito Estadual BB: Vagas confirmadas
Fim das disputas em Olinda (PE) na segunda etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. O torneio aconteceu neste DOMINGO (26.02), na arena montada no antigo quartel da Polícia do Exército, na Avenida Ministro Marcos Freire, em frente à Praça Duque de Caxias, as duplas Tiago/Jefferson (BA/RJ) e Izabel/Pri Lima (PA/RJ) garantiram os títulos da competição.

Além das duplas campeãs, as parcerias Jô/Ramon (PB/RJ) e Josi/Thais (SC/RJ), vice-campeãs da competição, também garantiram vaga na etapa pernambucana do Circuito Banco do Brasil, principal competição do país, que acontecerá no próximo final de semana, na Praia do Pina, no Recife (PE).

No torneio masculino, Tiago e Jefferson garantiram o primeiro título da dupla superando Jô e Ramon por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/12. O paraibano Vitor Felipe e o baiano Moisés ficaram em terceiro lugar depois de superarem Ícaro e Bernat (PB/RJ) em três sets: 26/24, 15/21 e 20/18.

No feminino, a final foi entre Josi/Thais e Izabel/Pri Lima, que levou a melhor, vencendo o duelo por 2 sets a 1, parciais de 20/22, 21/19 e 17/15. Chell e Michelle Carvalho (DF/RJ) garantiram o terceiro posto do pódio com a vitória por 2 a 0, com duplo 21/17, diante de Luana e Júlia Schmidt (ES).

A terceira etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil acontecerá em João Pessoa (PB), entre os dias 15 e 18 de março. Assim como aconteceu na etapa pernambucana, a competição valerá vaga na etapa do Circuito Banco do Brasil que acontecerá na capital paraibana na semana seguinte.

Alison matém seu Reinado no Brasil

Rei da Praia 2012 - Foto Mauricio Kaye
Pelo segundo ano consecutivo, Alison conquista o título do torneio Rei da Praia. Assim como aconteceu na temporada passada, os campeões mundiais se enfrentaram nas areias de Ipanema, neste DOMINGO (26.02). Na decisão, Alison escolheu jogar com Bruno Schmidt, enquanto Emanuel escolheu jogar com Pedro Solberg.

Em 2011, Alison e Emanuel disputaram a decisão do Rei da Praia e o capixaba, ao lado de Bruno Schmidt, venceu o parceiro, que escolheu o antigo companheiro Ricardo, conquistando a coroa. Depois da conquista, a dupla ficou com os títulos do Campeonato Mundial, do Circuito Mundial, do Circuito Banco do Brasil e dos Jogos Pan-Americanos.

Para garantir a coroa pelo segundo ano seguido, Alison precisou se recuperar de um começo ruim. Ao lado de Márcio, o capixaba perdeu o primeiro jogo do Grupo A para Harley/Pedro Cunha por 17/21. 

Na segunda rodada, com Harley, Alison superou Márcio e Pedro Cunha por 21/16. Com o resultado, o “Mamute” chegou à ultima partida, ao lado de Pedro Cunha, precisando vencer por pelo menos cinco pontos para se classificar. O atual detentor da coroa foi além e venceu o concorrente Harley e seu parceiro Márcio por 21/14, garantido a vaga. Já na grande decisão o jovem capixaba decidiu repetir o mesmo parceiro da edição de 2011, Bruno Schmidt e garantiu a coroa vencedo Emanuel e Pedro Solberg por 2 sets a 1, parciais de 21/15, 14/21 e 15/04.

“É uma situação à qual não estamos acostumados, mas, tanto da minha parte quanto da dele, existe muito respeito, então no fim do torneio saímos felizes, de cabeça erguida e satisfeitos por mais uma conquista da nossa equipe. Aprendo com o Emanuel a cada dia. Ele tem 38 anos, já ganhou tudo que poderia e, alguns dias, tem mais disposição para treinar do que eu. É uma lição de vida diária”, elogia.


Na decisão, Alison repetiu a estratégia utilizada no ano passado e escolheu Bruno Schmidt para auxiliá-lo no jogo decisivo.

“O Bruno foi meu primeiro parceiro no começo da carreira. É um atleta com uma habilidade incrível e que já tinha me ajudado muito em 2011. Joguei muito bem com o Pedro Cunha na primeira fase, mas, como ele joga na mesma posição que eu, na entrada de rede, optei pelo Bruno, que atua pela saída, para evitar muitas modificações. O Bruno jogou muito bem, principalmente no primeiro set, e só tenho que agradecer a ele”, afirma.

Para Bruno, o sucesso da dupla temporário deve-se muito à ótima relação estabelecida fora das quadras.

“O Alison é um amigo pessoal que tenho, todos na minha família gostam muito dele. Por isso, foi muito emocionante poder ajudá-lo e procurei dar o meu melhor para vê-lo coroado mais uma vez. Fez um calor muito grande na final e tivemos dificuldades, mas no fim tudo deu certo”, comenta.
RESULTADOS

Grupo A – Harley/Pedro Cunha 21 x 17 Márcio/Alison
Grupo B – Pedro Solberg/Emanuel 21 x 19 Ricardo/Bruno Schmidt
Grupo A – Alison/Harley 21 x 16 Márcio/Pedro Cunha
Grupo B – Ricardo/Emanuel 21 x 17 Pedro Solberg/Bruno Schmidt
Grupo A – Alison/Pedro Cunha 21 x 14 Márcio/Harley
Grupo B – Emanuel/Bruno Schmidt 21 x 18 Ricardo/Pedro Solberg

FINAL
Pedro Solberg/Emanuel 1 x 2 Alison/Bruno Schmidt

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Vítor Felipe e Moisés chegam a semifinal em Olinda

Moisés comemora a classificação   - Foto Daniel Fonsêca
O Circuito Estadual Nacional Banco do Brasil conheceu hoje os quatro semifinalista de cada naipe da temporada 2012 do Circuito Estadual Nacional Banco do Brasil, na arena montada no antigo quartel da Polícia do Exército, na Avenida Ministro Marcos Freire, em frente à Praça Duque de Caxias.

No masculino, a primeira semifinal acontecerá entre Jefferson/Tiago (RJ/BA) x Ícaro/Bernat (PB/RJ), para chegar a semifinal Jefferson/Tiago (RJ/BA) venceu por 2 sets a 1 Marcos Cabral e Daniel Sousa. Enquanto Ícaro/Bernat (PB/RJ) venceram os experientes Luizão/Ricardo Souza por 2 sets a 0. A outra semifinal será entre Vítor Felipe/Moisés (PB/BA) x Jô/Ramon Ferreira (PB/RJ). Vítor Felipe/Moisés venceram Marcio Gauie e Carlos Luciano por 2 sets a 1, enquanto Jô e Ramon Ferreira venceram Yuri/Fabiano (BA/PE) por 2 sets a 0.

No feminino,  estão definidos as os jogos das quartas de finais que acontecerão entre Chell/Michelle (RJ) x Luciana/Isabel  Grael (CE/RJ), Izabel/Pri Lima (PA/RJ) x Luísa Ámelia/Cris (CE/SP), Elise/Renata (ES/RJ) x Josi/Thais (SC/RJ), Luana/Julia Schmidt (ES) x Isabela Maio/Pauline (ES/RJ).

A etapa pernambucana classificará as duas duplas finalistas em cada naipe para a etapa do Circuito Banco do Brasil que acontecerá em Salvador no próximo final de semana. Por isso, a competição é aberta a atletas de todas as regiões do país, assim como as outras nove etapas que antecederão as etapas do Circuito Banco do Brasil nesta temporada. As outras 17 etapas do Circuito Estadual Banco do Brasil 2012 manterão o formato tradicional, com disputas regionalizadas.

*De Salvador Paulo Frank / www.voleinet.com

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Thiago/Ferramenta e Rebecca/Drussylla chegam a semifinal em Montevidéu

Circuito Sul-Americano: Brasil perto da decisão
O Brasil segue avançado na quinta etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia 2011/2012. Neste SÁBADO (25.02), as duplas Thiago/Ferramenta e Rebecca/Drussylla garantiram vaga nas semifinais do torneio realizado em Pocitos, em Montevidéu, no Uruguai. O torneio será finalizado neste DOMINGO (26.02).

Comandados pelo técnico Marco Albuquerque, o Marcão, Thiago e Ferramenta venceram o duelo com os venezuelanos nas quartas-de-final. A dupla brasileira superou Fernando Ramos/Antonio Silva por 2 sets a 1, parciais de 18/21, 21/18 e 18/16.

Também avançaram às semifinais as parcerias Marco Grimalt/Esteban Grimalt, do Chile, Farid Mussa/Leonard Colina, da Venezuela, e Guillermo Williman/Nicolas Zanotta, do Uruguai.

No feminino, Rebecca e Drussylla garantiram classificação superando as paraguaias Patricia Caballero e Gabriela Filippo por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/17. A dupla comandada pela campeã olímpica Jackie Silva disputará o título com Maria Nieto/Karina Cardozo, do Uruguai, e Ana Galais/Virginia Zonta e Gabriela Albano/Lucia Forguez, ambas da Argentina.

O Brasil vem dominando a temporada 2011/2012 do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia. O país garantiu quatro medalhas na etapa de abertura da temporada, que aconteceu em novembro de 2011, em Limoeiro (PE): ouro com Elize Maia/Bárbara Seixas, prata com Moisés/Álvaro Filho, e bronze com Thiago/Vitor Felipe e Neide/Carolina Horta.

Depois, nos Jogos Sul-Americanos de Praia, que aconteceram em Manta, no Equador, o Brasil foi ouro com Neide/Rebecca e Moisés/Vitor Felipe e bronze com Elize/Bárbara. Em Viña Del Mar, no Chile, Ágatha/Bárbara Seixas e Lipe/Álvaro Filho subiram no lugar mais alto do pódio. Na última semana, no Peru, Beto Pitta/Lipe e Rebecca/Neide mantiveram a bandeira verde e amarela no topo do ranking continental.

Alison e Emanuel decidem pelo segundo ano consecutivo

Rei da Praia: Parceiros na decisão

RIO DE JANEIRO, 25.02.12 – Pelo segundo ano consecutivo, Alison e Emanuel decidirão o título do torneio Rei da Praia. Assim como aconteceu na temporada passada, os campeões mundiais estarão de lados opostos nas areias de Ipanema, neste DOMINGO (26.02), a partir das 9h50, em partida que será transmitida ao vivo pelo canal Sportv.

Antes da decisão, Alison e Emanuel escolherão seus parceiros para o jogo decisivo. Dono da melhor campanha na primeira fase, o campeão olímpico fará a primeira opção.

Em 2011, Alison e Emanuel disputaram a decisão do Rei da Praia e o capixaba, ao lado de Bruno Schmidt, venceu o parceiro, que escolheu o antigo companheiro Ricardo, conquistando a coroa. Depois da conquista, a dupla ficou com os títulos do Campeonato Mundial, do Circuito Mundial, do Circuito Banco do Brasil e dos Jogos Pan-Americanos.

“Estou muito feliz por chegar mais uma vez à decisão. É o terceiro ano que estou jogando o Rei da Praia e em todas as vezes consegui jogar no domingo. Independente de quem vença, o que me deixa mais satisfeito é que a conquista será da nossa equipe. Depois do ano maravilhoso que tivemos, estamos nos dedicando ainda mais, porque a responsabilidade aumentou. Ano passado começamos a temporada disputando a final do Rei da Praia e terminamos com todos os títulos conquistados. Tomara que possamos repetir essa história”, comenta Alison.

Para chegar à decisão pelo segundo ano seguido, Alison precisou se recuperar de um começo ruim. Ao lado de Márcio, o capixaba perdeu o primeiro jogo do Grupo A para Harley/Pedro Cunha por 17/21.

Na segunda rodada, com Harley, Alison superou Márcio e Pedro Cunha por 21/16. Com o resultado, o “Mamute” chegou à ultima partida, ao lado de Pedro Cunha, precisando vencer por pelo menos cinco pontos para se classificar. O atual detentor da coroa foi além e venceu o concorrente Harley e seu parceiro Márcio por 21/14, garantido a vaga.

Na chave B, Emanuel passou invicto pelos concorrentes Ricardo, Pedro Solberg e Bruno Schmidt. Na primeira rodada, ao lado de Pedro, ele venceu Ricardo e Bruno por 21/19. Depois, reeditou com sucesso a histórica parceria com Ricardo para superar Pedro e Bruno por 21/17.

No último confronto, quando precisava de uma vitória simples para confirmar a classificação, jogou ao lado de Bruno Schmidt e superou Ricardo e Pedro por 21/18. O campeão olímpico, coroado em 2004, 2005 e 2008, está a uma vitória de se tornar o primeiro tetracampeão da história do Rei da Praia.

“Buscar o quarto título me motiva muito, pois este torneio representa a capacidade de adaptação dos atletas. O Rei da Praia é o primeiro passo de uma longa escada que teremos que subir em 2012. O primeiro jogo é sempre o mais importante e o Pedro me ajudou bastante. Depois, com o Ricardo, utilizamos toda a experiência de termos jogado juntos e deu certo. No último jogo, consegui me acertar bem com o Bruno. A decisão será uma batalha caseira. O Alison está em uma ótima fase e muito confiante”, diz Emanuel, que adiantou que escolherá seu parceiro para a decisão entre Ricardo e Pedro Solberg.

RESULTADOS

Grupo A – Harley/Pedro Cunha 21 x 17 Márcio/Alison
Grupo B – Pedro Solberg/Emanuel 21 x 19 Ricardo/Bruno Schmidt
Grupo A – Alison/Harley 21 x 16 Márcio/Pedro Cunha
Grupo B – Ricardo/Emanuel 21 x 17 Pedro Solberg/Bruno Schmidt
Grupo A – Alison/Pedro Cunha 21 x 14 Márcio/Harley
Grupo B – Emanuel/Bruno Schmidt 21 x 18 Ricardo/Pedro Solberg

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fabiano/Yuri e Aline/Carolina Horta avançam para o torneio principal em Olinda

Circuito Estadual Nacional: Fabiano no bloqueio   Foto: Norma
Com 16 jogos realizados – metade em cada naipe -, teve início nesta SEXTA-FEIRA (24.02), em Olinda (PE), a segunda etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. Após o fim do primeiro dia de disputas na arena montada no antigo quartel da Polícia do Exército, na Avenida Ministro Marcos Freire, em frente à Praça Duque de Caxias, quatro duplas masculinas e quatro parcerias femininas garantiram classificação à segunda fase da competição, que terá início neste SÁBADO (25.02) na cidade pernambucana.

Além dos títulos masculino e feminino, também estarão em jogo na competição duas vagas para a etapa pernambucana do Circuito Banco do Brasil. As duas parcerias finalistas em cada naipe garantirão presença na segunda etapa da principal competição do país, que acontecerá entre os dias dois e quatro de março, na Praia do Pina, no Recife (PE).

No qualifying feminino, a primeira dupla a se classificar foi Isabel Grael/Luciana (RJ/CE), que superou Erika/Eunyce (RN/AL) por 2 sets a 0, com duplo 21/17. Na sequência, Aline e Carolina Horta (BA/CE) bateram Evelyn e Rafaela (DF/PA) também em dois sets, com duplo 21/18, e ficaram com a segunda vaga.

Na terceira partida decisiva, vitória de Andrea Martins e Shirleny (AM/ES) sobre Haissa/Mayara (PR/CE): 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/13. No jogo mais equilibrado do dia, Pauline e Isabela Maio (RJ/ES) levaram a melhor sobre Gabby Baeta/Amanda Maltez (RJ), vencendo por 2 a 1 (21/17, 16/21 e 15/12) e também avançaram.

Estas duplas se juntarão a Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Cris/Andrezza (SP/AM), Luana/Júlia Schmidt (ES), Cida/Bruna (SE/PB), Chell/Michelle Carvalho (DF/RJ), Josi/Thais (SC/RJ) e Fabíola/Natasha Valente (DF/RJ) na fase principal.

Aline e Carol Horta
No qualifying masculino, os cariocas Márcio Gaudie e Carlos Luciano (RJ) garantiram a primeira vaga com a vitória por 2 a 1 (13/21, 21/13 e 15/10) sobre Paulo Frank/Lucas (BA). No segundo duelo, o pernambucano Fabiano avançou, jogando ao lado do baiano Yuri, vencendo Lucas Palermo/Leandro (MG/PB) também em três sets: 18/21, 21/19 e 15/7.

No jogo seguinte, a vaga ficou com João Paulo e Paulo Victor (CE/RJ), que levaram a melhor sobre Tocantins/Paulo Vitor (DF/RJ), fazendo 2 a 1 (21/19, 17/21 e 23/21). No último duelo decisivo, Léo Síndice e Léo Vieira (PR/DF) avançaram ganhando de Rhuan Ferramenta e Leonardo Gomes (RJ) também por 2 a 1 (21/14, 19/21 e 19/17).

"Essa classificação foi muito importante para mim, venho treinanado forte nesse inicio de temporada, nem o carnaval de Salvador me fez perder o foco, agora é jogar e dar continuidade em nosso trabalho", comenta o baiano Yuri.

As duplas classificadas disputarão o título com Fábio Luiz/Álvaro Filho (ES/PB), Moisés/Vitor Felipe (BA/PB), Tiago/Jefferson (BA/RJ), Júlio/Klaus (ES/PB), Luizão/Ricardo Sousa (AM/PA), Marcos Cabral/Daniel Souza (RJ), Jô/Ramon (PB/RJ) e Bernardo Lima/Thiago Trajano (CE/PE).

Na fase principal, serão 12 times em cada naipe. Estas equipes formarão quatro chaves, de onde avançarão as duas melhores. A partir da segunda fase, o torneio acontece em sistema de eliminatória simples, com quartas-de-finais, semifinais e as decisões masculina e feminina. Os campeões serão conhecidos no DOMINGO (26.02).

Candidatos à majestade esbanjam motivação

Rei da Praia: Torneio começa neste sábado
Se depender da motivação, vai ser difícil a definição da nova majestade do vôlei de praia brasileiro. Os oito atletas que disputarão o título do Rei da Praia 2012 estiveram na arena da competição, em Ipanema, no Rio de Janeiro, e demonstraram muita empolgação com a competição. O torneio começa neste SÁBADO (25.02), às 10h, e será transmitido ao vivo pelo canal Sportv.

Os oito atletas participantes foram divididos em duas chaves: Alison, Márcio, Pedro Cunha e Harley formam o Grupo A, enquanto Ricardo, Emanuel, Pedro Solberg e Bruno Schmidt formam o B. Na primeira fase, cada grupo terá três partidas, formando todas as combinações possíveis de parceria. Os melhores de cada chave avançam à final, onde poderão formar dupla com qualquer outro participante, exceto seus parceiros habituais.

Atual detentor da coroa, o capixaba Alison espera repetir o ano passado, quando começou uma temporada inesquecível com a conquista do Rei da Praia.

“O ano passado foi perfeito para mim, o melhor da minha carreira, e começou justamente com a coroação no Rei da Praia. É um torneio diferente, que todo mundo gosta de jogar. É meu terceiro ano e não quero sair mais”, brinca.

Único atleta a participar de todas as 14 edições do Rei da Praia, o baiano Ricardo quer reconquistar a coroa após dez anos.

“É uma honra ser o único atleta a participar de todas as edições. Já venci uma vez e sei o quanto é difícil ser coroado, pois o Rei da Praia reúne os melhores jogadores do mundo. Tive um ano de 2011 muito bom e chego muito motivado para vencer”, revela.

Rei da Praia em 2009, Pedro Solberg volta às quadras na competição. O carioca, que fraturou o pé esquerdo no fim do ano passado, conta com a motivação de jogar bem perto de casa.

“Estou muito empolgado, pois sou carioca e treino aqui mesmo em Ipanema. Passei por situações muito difíceis no ano passado, mas superei tudo e me fortaleci bastante. Me recuperei de uma lesão há apenas dez dias e estou longe da minha melhor forma, mas posso compensar na motivação”, acredita.

Campeão na temporada 2010, o canhoto Harley é outro que busca retomar a majestade. O brasiliense promete empenho total nas areias de Ipanema.

“Perdi algumas etapas do Circuito Banco do Brasil durante o ano passado e cheguei a ficar preocupado com a possibilidade de ficar fora do Rei da Praia. É um torneio que valorizo muito e tenho muito prazer em jogar. Sonhava com o título, consegui em 2010, e quero vencer novamente este ano”, afirma.

Disputando o torneio pela terceira vez, Bruno Schmidt valoriza a oportunidade de dividir, por alguns momentos, a quadra com lendas do vôlei de praia mundial.

“Para nós, da nova geração, o Rei da Praia proporciona uma oportunidade única, que é a de jogar com atletas consagrados do Brasil. Na minha estreia, pude jogar com o Ricardo, no ano passado fui parceiro do Márcio e, agora, em 2012, formarei dupla com o Emanuel. São sonhos que consegui realizar”, afirma.

Único tricampeão, Emanuel destaca a importância do Rei da Praia no crescimento do vôlei de praia brasileiro.

“A cada ano, o Rei da Praia se valoriza mais, tanto para os atletas, que querem sempre estar aqui, quanto para o público. Por tudo que representa, o Reida Praia é um torneio importante para o crescimento do vôlei de praia”, avalia.

O cearense Márcio, que busca a primeira conquista, diz que a versatilidade é fundamental para o sucesso na competição.

“Jogar o Rei da Praia e muito gostoso. É necessário se sair bem em todas as funções e se adaptar aos sistemas. Nunca fui campeão e espero ser coroado desta vez. O torneio reúne os atletas que se empenham ano após ano para manter a hegemonia do Brasil no cenário internacional e isso é um atrativo a mais”, lembra.

Outro aspirante à primeira coroa, o carioca Pedro Cunha acredita que a edição 2012 tem tudo para ficar marcada.

“Terminei o ano passado de uma maneira muito especial, com ótimos resultados ao lado do Ricardo e, começar 2012 disputando o Rei da Praia é muito bom. Este ano é importante pelos Jogos Olímpicos e, levando em conta o nível dos atletas, acredito que tem tudo para ser uma das melhores edições da competição”, diz.

Beto Pitta, que no último final de semana conquistou o título da etapa do Peru do Circuito Sul-Americano, é o reserva da edição 2011. Ele espera acompanhar a disputa de fora, sem ter que substituir nenhum dos companheiros.

“Fui reserva em 2009 e, assim como daquela vez, espero ficar de fora, só assistindo. Tenho certeza que estes atletas, que estão entre os melhores do mundo, darão um grande espetáculo”, resume.

TABELA DE JOGOS

Grupo A – Márcio/Alison x Harley/Pedro Cunha
Grupo B – Ricardo/Bruno Schmidt x Pedro Solberg/Emanuel
Grupo A – Alison/Harley x Márcio/Pedro Cunha
Grupo B – Ricardo/Emanuel x Pedro Solberg/Bruno Schmidt
Grupo A – Alison/Pedro Cunha x Márcio/Harley
Grupo B – Ricardo/Pedro Solberg x Emanuel/Bruno Schmidt

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Olinda recebe a segunda etapa de 2012

Olinda recebe a segunda etapa da competição
Ainda em ritmo de carnaval, a cidade de Olinda (PE) recebe, a partir desta SEXTA-FEIRA (24.02), a segunda etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. A competição, em nível nacional, será realizada no antigo quartel da Polícia do Exército, na Avenida Ministro Marcos Freire, em frente à Praça Duque de Caxias, e terá entrada gratuita.

Além dos títulos masculino e feminino, também estarão em jogo na competição duas vagas para a etapa pernambucana do Circuito Banco do Brasil. As duas parcerias finalistas em cada naipe garantirão presença na segunda etapa da principal competição do país, que acontecerá entre os dias dois e quatro de março, na Praia do Pina, no Recife (PE).

Disputada por um total de 42 duplas, 21 masculinas e 21 femininas, a etapa de Olinda será dividida em três dias. Na sexta, acontecerá o qualifying, onde 13 parcerias em cada naipe disputarão quatro vagas na fase principal.

No masculino, os concorrentes às vagas são Márcio Gaudie/Carlos Luciano (RJ), João Paulo/Branco (CE/RJ), Yuri/Fabiano (BA/PE), Rhuan/Leonardo Gomes (RJ), Léo Síndice/Léo Vieira (PR/DF), Tocantins/Paulo Vitor (TO/RJ), Lucas/Paulo Frank (BA), Lucas Palermo/Leandro (MG/PB), Gallo/Jayron (RN), Radjalma/Ricardo Mendes (AL), Cubano/Renato (RN/PE) e Thales/Athos (MG).

As duplas classificadas se juntarão a  Moisés/Vitor Felipe (BA/PB), Tiago/Jefferson (BA/RJ), Júlio/Klaus (ES/PB), Luizão/Ricardo Sousa (AM/PA), Marcos Cabral/Daniel Souza (RJ), Jô/Ramon (PB/RJ) e Bernardo Lima/Thiago Trajano (CE/PE) e Ícaro/Bernat (PB/RJ).

No feminino, Isabel Grael/Luciana (RJ/CE), Aline/Carolina Horta (BA/CE), Andrea Martins/Shirleny (AM/ES), Pauline/Isabela Maio (RJ/ES), Gabby Baeta/Amanda Maltez (RJ), Haissa/Mayara (PR/CE), Érika/Eunyce (RN/AL), Evelyn/Rafaela (DF/PA), Mainá/Thamara (BA), Alba/Ivanise (BA), Rebeka/Maria 
Ferreira (PE), Daniele/Joelma (ES/SP) e Jéssica Silva/Tati (PE) disputam a classificação.

Enquanto isso, Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Cris/Andrezza (SP/AM), Luana/Júlia Schmidt (ES), Cida/Bruna (SE/PB), Chell/Michelle Carvalho (DF/RJ), Josi/Thais (SC/RJ) e Fabíola/Natasha Valente (DF/RJ) estão asseguradas na fase principal.

No SÁBADO (25.02), terá início a fase principal, com 12 times em cada naipe. Estas equipes formarão quatro chaves, de onde avançarão as duas melhores. A partir da segunda fase, o torneio acontece em sistema de eliminatória simples, com quartas-de-finais, semifinais e as decisões masculina e feminina. Os campeões serão conhecidos no DOMINGO (26.02).

Ricardo: Presente em todas as edições do Rei da Praia

Rei da Praia: Ricardo busca a coroa  -  Foto: Paulo Frank
Eleito o melhor jogador do Circuito Brasileiro em 2011, Ricardo está pronto para entrar mais uma vez em quadra no torneio mais charmoso do Rio de Janeiro, o Rei da Praia Embratel, pela 14ª vez consecutiva. Aos 37 anos e com três medalhas olímpicas no currículo (ouro em Atenas-2004, prata em Sydney-2000 e bronze em Pequim-2008), o baiano é o único atleta a participar de todas as edições do campeonato. Se depender de experiência, ele é um dos favoritos ao título, que será disputado entre os dias 25 e 26 de fevereiro, na arena montada na Praia de Ipanema, em frente à Rua Paul Redfern.

Coroado Rei da Praia em 2002, o baiano radicado em João Pessoa está animado para mais uma participação no torneio. "Sempre adorei o Rei da Praia, é revigorante e desafiador. É uma competição que valoriza as qualidades técnicas e reforça a capacidade de adaptação. Todos os participantes vibram com a chance de jogar a cada partida ao lado de diferentes atletas", disse.

Em ano de Olimpíada, Ricardo tem a chance de começar a jornada com o pé direito e chegar à terra da Rainha já com sua própria coroa. Junto a seu parceiro, Pedro Cunha, o atleta vê o passaporte para os Jogos de Londres bem perto. A dupla foi uma das pré-selecionadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), ao lado de Alison/ Emanuel e Marcio/ Pedro Solberg.

Formada no meio de 2011, a dupla Ricardo/ Pedro Cunha venceu três das cinco etapas que jogou no ano passado. Um bom começo para uma nova parceria. Agora, os companheiros podem se encontrar em lados opostos da quadra. Se eles se classificarem em suas chaves, Ricardo e Pedro irão se enfrentar na final do torneio. Mas o veterano pode sair na frente. Com tantas participações, ele dá a receita para um bom campeonato. "A disputa exige que o atleta esteja em perfeitas condições, com preparo físico 100% apurado. Os jogos são em dias seguidos e o calor nesta época do ano, por si só, representa uma prova de fogo. Além disso, é fundamental que a cada partida, a cada novo parceiro na areia, a concentração seja total", recomenda.

Os jogos do Rei da Praia Embratel 2012 serão nos dias 24 e 25 de fevereiro, na arena montada em frente à Rua Paul Redfern, em Ipanema. O evento tem início às 9h30min e a entrada é gratuita. Além de Ricardo e Pedro Cunha, Alison, Emanuel, Marcio, Harley, Pedro Solberg e Bruno Schmidt também participam da disputa.

O evento será transmitido pela SporTV. O Rei e Rainha da Praia Embratel conta com organização da Intersport, da MaxSports e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O evento tem como patrocinador máster a Embratel. Net, Águas Schin, Fiat e Nivea também patrocinam o torneio.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Harley: especialista em lançar novos talentos do vôlei de praia

                     Harley        Foto: Mauricio Kaye
Duas vezes eleito o melhor jogador de vôlei de praia do mundo, campeão do Circuito Mundial e do Circuito Brasileiro, medalha de prata no Campeonato Mundial, e, é claro, Rei da Praia Embratel 2010. Essas são algumas das conquistas presentes no extenso currículo de Harley. Extenso, mas pode-se dizer que também é incompleto. Falta aí um título de "descobridor" de talentos. Potencial que vem sendo explorado por Harley, afinal foi ao lado dele que o atual Rei da Praia, o capixaba Alison, hoje parceiro de Emanuel começou a brilhar. A descoberta da vez é o jovem Evandro, de apenas 21 anos. O carioca é uma das apostas de renovação do vôlei de praia brasileiro para os Jogos Olímpicos de 2016.

O "Mamute", como Alison foi apelidado, começou a jogar vôlei de praia em 2005, ao lado de Vinícius. Jogou ainda com Bruno Schmidt e Bernardo. Mas foi ao lado de Harley que começou aparecer no cenário nacional. A dupla foi campeã do Circuito Brasileiro em 2009 e medalha de prata no Campeonato Mundial. Foi a primeira vez que Harley sentiu a pressão de ser o mais experiente da equipe. "Sempre joguei ao lado de atletas mais velhos e jogar com o Alison foi muito importante para a minha carreira. Nessa parceria, tive de comandar, ser o capitão", afirmou o atleta.

Após o término da dupla, Harley juntou-se a Billy, no início de 2010, mas a parceria não trouxe o resultado esperado e logo foi desfeita. O brasiliense chegou ainda a jogar com Fábio Luiz, Pedro Solberg e Thiago, até fechar com Evandro, no final de 2011. Oriundo do vôlei de quadra, o carioca de 2,10m, jogou pelo Tijuca Tênis Clube, pelo Fluminense F.C. e pelo Banespa, em São Paulo. Chegou a passar pelas seleções brasileiras infanto-juvenil e juvenil até que, em 2009, decidiu mudar para a praia. Dois anos depois, veio o convite de Harley, que apostou no potencial do novo parceiro.

"Tenho certeza que daqui a um ano ele vai estar muito bem. Eu fico feliz em arriscar uma nova parceria como essa e poder ajudar a lançar um novo nome, como fiz com o Alison. Vai ser uma ótima experiência ter ele ao meu lado. Vamos tentar jogar bem e voltar ao topo. Nosso objetivo é ficar entre as três melhores equipes tanto no brasileiro, quanto no mundial." E a parceria já rendeu frutos: na última etapa do ano passado, em Fortaleza, a dupla conquistou a terceira colocação. Foi a primeira vez que Evandro subiu ao pódio do Circuito Brasileiro.

Para o atleta, de apenas 21 anos, a pressão é maior ao jogar ao lado de alguém com um histórico como o de Harley. "É uma pessoa incrível e um grande jogador, com muita experiência. A responsabilidade vai aumentar, afinal estou ao lado de um atleta que já foi o melhor do mundo. Eu tento sempre tirar proveito disso", disse Evandro.

A experiência de Harley e o potencial de Evandro combinados já resultaram em uma aposta da Confederação Brasileira de Voleibol para as Olimpíadas de 2016. A dupla foi escolhida para o projeto de seleções da CBV com o objetivo de prepará-los para os Jogos que serão realizados no Rio. O próximo compromisso de Harley, entretanto, é com outro torneio também nas areias cariocas, o Rei da Praia Embratel. Campeão em 2010, o brasiliense quer retomar a coroa nesta edição. "Nada melhor do que começar o ano indo atrás dessa coroa. Entrar na disputa do Rei da Praia e vencer é o que eu preciso para levantar minha autoestima".

Além de Harley, seu ex-parceiro Alison, Emanuel, Marcio, Ricardo, Pedro Cunha, Pedro Solberg e Bruno Schmidt também estarão disputando o título de Rei da Praia 2012. O campeonato acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro, com jogos a partir das 9h30min, na arena montada em frente a Rua Paul Redfern. A entrada é gratuita.
 
O evento será transmitido pela SporTV. O Rei e Rainha da Praia Embratel conta com organização da Intersport, da MaxSports e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O evento tem como patrocinador máster a Embratel. Net, Águas Schin, Fiat e Nivea também patrocinam o torneio.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Pedro Cunha e Ricardo juntos no Carnaval de Salvador

Ricardo e Pedro Cunha no carnaval de Salvador
A dupla de vôlei de praia, Pedro Cunha e Ricardo, não se separa nem quando o assunto é carnaval. Filho da terrinha de todos os santos, Ricardo trouxe o parceiro para "compreender que o baiano é um povo a mais de mil". E Pedro ficou fascinado. O carioca, disse estar maravilhado com a maior festa popular do mundo. 

"Eu sou carioca e carioca sempre teve essa coisa com carnaval de rua, ainda mais que está crescendo lá no Rio. Mas isso aqui tem uma energia incrível, eu nunca vi nada igual!", elogiou o rapaz, que estava super empolgado e promete curtir a folia até o final. "Agora a gente quer curtir em cima do trio. Só estamos esperando um convite", adiantou. Cunha também disse que está indo para o seu terceiro de festa e, se continuar assim, o Rio vai perder um folião para a Bahia. "Eu amei o primeiro dia, estou encantado com o segundo e se, no terceiro dia continuar assim, ano que vem estarei aqui de novo, eu vou escolher o carnaval de Salvador", revelou.

Ricardo Santos, campeão olímpico de vôlei de praia não anda tendo muitos problemas com a maratona que é o Carnaval de Salvador. Ele já está acostumado. “A gente já tem uma rotina de treinamento, então já estou no ritmo da folia”, brincou o jogador.

Em sua terra natal, Ricardo disse que é a sua primeira vez no Camarote Casa de Daniela Mercury e elogiou a estrutura. "Muito bacana o espaço. Sem contar que é um privilégio estar na casa da rainha, né?", brincou.

“O mais importante do Carnaval é se hidratar sempre”, aconselhou Ricardo, que saiu de sua rotina de treinamento. “São quatro ou cinco dias que a gente liberta o corpo, é só uma vez ao ano. Depois do Carnaval eu já tenho que voltar a me preparar para os jogos olímpicos”.

A dupla veio para Bahia recarregar as energias, na próxima semana Ricardo e Pedro Cunha, jogarão o evento mais charmoso do Brasil, o Rei da Praia, que acontecerá na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

* Bahianoticias.com/bandfolia.com

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Vivian é a nova Rainha do vôlei de praia brasileiro

Rainha da Praia: Vivian é coroada em Ipanema - foto Mauricio Kaye
De princesa a Rainha. Depois de anos ajudando as parceiras a conquistarem a majestade. Chegou o dia de Vivian se tornar Rainha da Praia Embratel 2012. Nos dois últimos anos, Vivi ajudou Maria Elisa e Larissa a conquistarem a coroa, em 2010 e 2011, respectivamente. Agora foi a vez da princesa se tornar a Rainha. Em seu quarto ano na competição, foi a primeira vez que Vivian chegou à final como protagonista. Ao vencer todos os jogos do Grupo B no primeiro dia de torneio, ela terminou sua participação com 100% de aproveitamento, sem perder nenhum set. "Estou até emocionada. Já chorei, já agradeci a Deus. Duas vezes bati na trave e agora, queria ser servida em vez de servir. Estou muito feliz", afirmou Vivi.
Vivian venceu os três jogos que disputou pelo Grupo B, Vivian e Maria Elisa começaram o vencendo Larissa/Shaylyn por 21 a 11. Em seu segundo compromisso, Vivian levou a melhor sobre Maria Elisa, que jogou ao lado de Larissa. A paraense, com a ajuda de Shaylyn, conseguiu aproveitar as oportunidades e venceu por 21 a 18. Precisando vencer com uma vantagem de quatro pontos, pelo menos, Maria Elisa entrou na última partida ao lado de Shaylyn,para enfrentar a dupla campeã da última edição do Rainha da Praia Embratel, Vivian e Larissa. Sem chances de chegar à final, foi a vez de a campeã mundial retribuir o favor de Vivian, que a ajudou a conquistar a coroa no ano passado. A dupla conseguiu vencer a partida mais equilibrada do dia, por 23 a 21 e classificou Vivian para a final pela primeira vez.

Com um desempenho quase perfeito de Maria Elisa no saque no começo do jogo, Vivan abriu uma vantagem de 9 a 2 e deu a impressão que se tornaria a nova majestade sem precisar de muito esforço. Mas a atleta cearense se aproveitou da experiência de Talita, quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Pequim, ao lado de Renata, para reagir e diminuir a diferença para apenas um pontos. A reação, no entanto, não foi suficiente para impedir a vitória de Vivian, que em nenhum momento deixou a liderança escapar até fechar o primeiro set em 21 a 19.

Maria Elisa começou a segunda parcial novamente com a mão pesada no saque, mas desta vez Taiana e Talita não permitiram que as rivais abrissem vantagem e chegaram a fazer 18 a 16. Mas numa virada incrível, Vivian e Maria Elisa foram mais regulares no fim do set e fecharam o jogo num ataque errado de Talita.
 
Cansada e muito emocionada com a conquista, Vivian agradeceu a retribuição de Maria Elisa, que já havia sido Rainha da Praia justamente com a ajuda da nova majestade.

"Estou muito feliz, muito emocionada e não quero nem levantar os óculos. O objetivo foi concretizado e desta vez eu fui servida. Quero agradecer a Maria Elisa, que fez uma grande partida e me ajudou muito na conquista dessa coroa",  comemorou Vivian.
O evento foi transmitido pela SporTV. O Rei e Rainha da Praia Embratel conta com organização da Intersport, da MaxSports e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O evento tem como patrocinador máster a Embratel. Net, Águas Schin, Fiat e Nivea também patrocinam o torneio.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Brasileiros: Beto Pitta/Lipe e Rebecca/Neide são campeões Sul-Americanos em Lima

Circuito Sul-Americano: Vitória em dose dupla no Peru
E só dá Brasil no Circuito Sul-Americano de vôlei de praia 2011/2012. Neste DOMINGO (19.02), em Lima, no Peru, o país garantiu os títulos masculino e feminino da quarta etapa da temporada. Beto Pitta/Lipe e Rebecca/Neide subiram ao pódio na arena montada na Praia Praia Agua Dulce de Chorrillos e mantiveram a bandeira verde e amarela no topo do ranking continental.

Na decisão do torneio masculino, Beto Pitta e Lipe levaram a melhor sobre os primos chilenos Esteban e Marco Grimalt, que são treinados pelo técnico brasileiro Big, e venceram por 2 sets a 0, parciais de 30/28 e 21/19. A terceira colocação ficou com os venezuelanos Leonard Colina e Jackson Henríquez, que superaram os peruanos Willians Maldonado e Jorge Sayan também em dois sets: 21/16 e 21/10.

"Foi um jogo muito difícil, pois o time chileno é muito forte, mas felizmente conseguimos superá-los e levar este título, que é muito importante para nós", diz Beto Pitta.

No feminino, a decisão foi entre Brasil e Venezuela. Com personalidade, Rebecca e Neide bateram Orquidea Vera e Frankelina Rodriguez por 2 a 0, com duplo 21/16, garantido o título para o Brasil. A medalha de bronze ficou com o Uruguai, que através de Lucia Guigou e Fabiana Gomez levou a melhor sobre a Venezuela, representada por Norisbeth Agudo e Karelys Mosquera, ganhando por 2 sets a 0, parciais de 21/10 e 21/18.

"Estou feliz por termos alcançado nosso objetivo. Na final, acho que o mais importante foi termos nos mantido concentradas o tempo todo. Jogamos contra uma ótima dupla, mas conseguimos vencer com um grande jogo", diz Neide.

O Brasil vem dominando o Circuito Sul-Americano 2011/2012. O país garantiu quatro medalhas na etapa de abertura da temporada, que aconteceu em novembro de 2011, em Limoeiro (PE): ouro com Elize Maia/Bárbara Seixas, prata com Moisés/Álvaro Filho, e bronze com Thiago/Vitor Felipe e Neide/Carolina Horta.

Depois, nos Jogos Sul-Americanos de Praia, que aconteceram em Manta, no Equador, conquistou ouro com Neide/Rebecca e Moisés/Vitor Felipe e bronze com Elize/Bárbara. Na última semana, em Viña Del Mar, no Chile, Ágatha/Bárbara Seixas e Lipe/Álvaro Filho subiram no lugar mais alto do pódio.

No próximo final de semana, o Uruguai receberá a quinta etapa da competição. O Brasil será representado no torneio pelas duplas Rebecca/Drussylla e Thiago/Ferramenta.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Beto Pitta/Lipe e Neide/Rebecca avaçam para vão à semifinal

Circuito Sul-Americano: A caminho da decisão
O Brasil está nas semifinais da etapa peruana do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia 2011/2012. Representantes verde-amarelas na quinta etapa da competição, as duplas Beto Pitta/Lipe e Neide/Rebecca superaram a rodada das quartas-de-final do torneio disputado na Praia Agua Dulce de Chorrillos, em Lima, e seguem vivos neste DOMINGO (19.02), último dia de disputas na capital peruana.

No torneio masculino, Beto Pitta e Lipe precisaram de três sets para definir a classificação. Depois de sair perdendo, os brasileiros reagiram e viraram diante dos peruanos César Zayres e Alfredo Solís, vencendo por 2 sets a 1, parciais de 17/21, 21/15 e 15/6.

Também classificados às semifinais, Marco Grimalt/Esteban Grimalt, do Chile, e Leonard Colina/Jackson Henríquez, da Venezuela, são concorrentes dos brasileiros. A quarta vaga está entre Willians Maldonado/Jorge Sayan e Luis Rojas/Roger Rengifo, ambas do Peru.

No feminino, a classificação de Neide e Rebecca foi mais tranquila. A dupla brasileira superou as chilenas Camila Pazdirek e Francisca Rivas por 2 sets a 0, parciais de 21/8 e 21/10. As nordestinas disputarão o título com Fabiana Gomez/Lucia Guigou, do Uruguai, Karelys Mosquera/Norisbeth Agudo e Orquidea Vera/Frankelina Rodriguez, da Venezuela.

O Brasil lidera o ranking sul-americano masculino com 580 pontos, 100 a mais que o Chile. No feminino, a vantagem brasileira é ainda maior: o país lidera com 600 pontos, à frente do Uruguai, que tem 420.

O Brasil garantiu quatro medalhas na etapa de abertura da temporada, que aconteceu em novembro de 2011, em Limoeiro (PE): ouro com Elize Maia/Bárbara Seixas, prata com Moisés/Álvaro Filho, e bronze com Thiago/Vitor Felipe e Neide/Carolina Horta.

Depois, nos Jogos Sul-Americanos de Praia, que aconteceram em Manta, no Equador, o país foi ouro com Neide/Rebecca e Moisés/Vitor Felipe e bronze com Elize/Bárbara. Na última semana, em Viña Del Mar, no Chile, Ágatha/Bárbara Seixas e Lipe/Álvaro Filho subiram no lugar mais alto do pódio.

Taiana e Vivian garantem vaga na final do Rainha da Praia Embratel 2012


Taiana ou Vivian: qual das duas ficará com a coroa?
Parceiras durante a temporada, Vivian e Taiana serão adversárias na final do Rainha da Praia Embratel 2012, que acontece neste domingo às 9h30min, na arena montada na Praia de Ipanema. Estreante na competição, Taiana venceu os três jogos que disputou pelo Grupo A e carimbou o passaporte para a final com 100% de aproveitamento. "É muito especial estar aqui, passei de expectadora a candidata à Rainha. Aproveitei cada instante. Minha família veio de Fortaleza só para me ver, chegaram hoje cedinho, estou muito feliz mesmo", disse Taiana. A parceira Vivian não fez por menos, também venceu as três partidas que jogou e garantiu sua vaga na decisão. "Estou muito feliz com essa conquista, é o meu quarto ano de Rainha da Praia. Esse ano eu vim com a vontade de que alguém me servisse. Me sinto abençoada por ter alcançado essa conquista e ter conseguido chegado a final", afirmou Vivi.

A dupla precisa agora definir com quem cada uma jogará a final nesse domingo. A decisão será apresentada ao público amanhã, pouco antes da final.

No primeiro jogo do dia, Taiana atuou ao lado de Val contra a dupla formada por Juliana e Talita. Após um início equilibrado, Taiana/Val conseguiram abrir uma vantagem de seis pontos, em 16 a 10. Com um lobby de Taiana no corredor, elas fecharam o jogo em 21 a 18. No segundo jogo do grupo, Taiana jogou ao lado de Juliana e conquistou nova vitória após um ponto de bloqueio de Juliana, seguido de um ataque de canhota da atleta, terminando o jogo em 21 a 15. No jogo decisivo do grupo, Taiana precisava marcar 19 pontos em seu último jogo do dia, sem o compromisso de vencer. Mas, para fechar com chave de ouro sua participação no primeiro dia de competição, a estreante venceu mais uma, dessa vez por 21 a 13, ao lado de Talita. Já classificada para a disputa pela coroa, restou à Taiana esperar a definição de sua concorrente.

"Quando conseguimos marcar o 19º ponto a Talita me deu os parabéns e caiu a ficha de que eu estava na final. Porém, estava concentrada em ganhar o jogo. A Talita me apoio muito, o incentivo dela durante toda a partida foi fundamental", contou Taiana. "
Vivian comemora mais um ponto rumo a final

No Grupo B, Vivian e Maria Elisa começaram o dia com vitória sobre Larissa/Shaylyn por 21 a 11. Em seu segundo compromisso, Vivian levou a melhor sobre Maria Elisa, que jogou ao lado de Larissa. A paraense, com a ajuda de Shaylyn, conseguiu aproveitar as oportunidades e venceu por 21 a 18. Precisando vencer com uma vantagem de quatro pontos, pelo menos, Maria Elisa entrou na última partida ao lado de Shaylyn,para enfrentar a dupla campeã da última edição do Rainha da Praia Embratel, Vivian e Larissa. Sem chances de chegar à final, foi a vez de a campeã mundial retribuir o favor de Vivian, que a ajudou a conquistar a coroa no ano passado. A dupla conseguiu vencer a partida mais equilibrada do dia, por 23 a 21 e classificou Vivian para a final pela primeira vez.

Agora, as parceiras se encontrarão em lados opostos da quadra em busca de um título que já está "em casa". A final será disputada num jogo melhor de três sets. De qualquer forma, neste ano a coroa estará em mãos inéditas. Nenhuma das duas foi Rainha da Praia Embratel ainda.

"Vai ser um jogo muito especial, de qualquer forma a coroa vai ficar em casa. Jogar contra a Vivian vai ser inusitado e especial, que vença a melhor. O importante é que a coroa já está em casa", disse Taiana.

Para Vivian o jogo não vai ser diferente, a jogadora paraense não conseguiu segurar as lágrimas. "Está sendo tudo que eu sempre sonhei. Tenho certeza de que amanhã vou jogar só preocupada com a bola, sem pensar em quem está me assistindo. Curtindo tudo independentemente do resultado", disse Vivian.

O evento será transmitido pela SporTV e a entrada é gratuita. O Rei e Rainha da Praia Embratel conta com organização da Intersport, da MaxSports e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O evento tem como patrocinador máster a Embratel. Net, Águas Schin, Fiat e Nivea também patrocinam o torneio.


Disputa pela coroa de Rainha da Praia 2012 começa neste sábado na praia de Ipanema

As oito principais atletas da modalidade de 2011 Foto: Maurício Kaye
O clima de descontração marcou a coletiva de imprensa das atletas na véspera do primeiro dia do Rainha de Praia Embratel 2012, que acontece neste fim de semana, na Praia de Ipanema, na arena montada em frente à Rua Paul Redfern. Larissa, atual Rainha, Juliana, Maria Elisa, Talita, Shaylyn, Val, Taiana, Vivian e Bárbara, jogadora reserva, mostram que estão prontas para brigar pela coroa. Brincando umas com as outras, todas destacaram o desafio de jogar com quem não estão acostumadas e que, logo depois, passarão para o lado adversário. "É um torneio em que precisamos nos reinventar. Você fecha com uma parceira, tem que passar segurança para ela. Mas, quando acaba o jogo, ‘desfecha’ e vai cada uma para um lado. É uma falsidade só", brincou Juliana. A arena será aberta ao público às 8h30min e os jogos começarão às 9h30min.

Maria Elisa fez coro e ressaltou a importância de aproveitar o melhor de cada parceira. "Temos de sugar ao máximo o que a outra tem de bom em um curto espaço de tempo. E varia muito do dia, quem estiver mais empenhada em vencer cada ponto, cada set e souber colocar o parceiro no jogo, vai ganhar."

Além de se adaptar às diferentes companheiras, elas precisam saber desempenhar as diferentes funções em quadra. No Grupo B, por exemplo, Larissa, Shaylyn e Maria Elisa são defensoras, porém, precisarão fazer o papel de bloqueadoras em alguns jogos. "É desafiador. Jogar no bloqueio é difícil à beça. Espero manter a minha coroa. Gosto muito de ser Rainha da Praia", afirmou Larissa.

Estreante no torneio, Taiana mostrou empolgação e ansiedade para sua primeira disputa. "Já tem muitos anos que assisto como espectadora, este ano terei a oportunidade de competir ao lado das melhores. Pretendo continuar jogando por mais muitos anos." Duas vezes vencedora da coroa, Shaylyn está de volta depois de três anos longe do evento. "Gosto muito de jogar o Rainha da Praia Embratel, é uma competição diferente das outras. Tem de ter uma química entre a dupla, ficar à vontade e deixar a outra confortável também. A premiação é individual, mas de individual não tem nada."

Além de Shaylyn, disputarão o título de Rainha da Praia 2012 Maria Elisa, Talita, Larissa, Juliana, Vivian, Val e Taiana. Alison, Emanuel, Ricardo, Márcio, Pedro Cunha, Pedro Solberg, Bruno Schmidt e Harley entrarão em quadra pelo título de Rei da Praia 2012 no fim de semana seguinte, dias 25 e 26 de fevereiro.

O evento será transmitido pela SporTV e a entrada é gratuita. O Rei e Rainha da Praia Embratel conta com organização da Intersport, da MaxSports e da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O evento tem como patrocinador máster a Embratel. Net, Águas Schin, Fiat e Nivea também patrocinam o torneio.

A disputa
Com um sistema diferente de todos os outros torneios do Brasil, no Rainha da Praia somente uma atleta é campeã. Divididas em dois grupos, as jogadoras fazem três partidas na primeira fase, cada jogo com uma parceira diferente. As disputas se dão em um set de 21 pontos, de acordo com as regras oficiais da FIVB e os sets não possuem ponto limite, só terminarão com uma diferença mínima de dois pontos no placar. As vencedoras de cada grupo passam para a final, no dia seguinte, e devem escolher uma das participantes para ajudá-la a conquistar a coroa, desde que não seja sua dupla oficial. A final é disputada em um jogo melhor de três sets.


A Tabela
Juliana / Talita X Taiana / Val
Larissa / Shaylyn X Maria Elisa / Vivian
Juliana / Taiana X Talita / Val
Larissa / Maria Elisa X Vivian / Shaylyn
Juliana / Val X Talita / Taiana
Larissa / Vivian X Maria Elisa / Shaylyn