segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ricardo e Pedro Cunha superam dupla da casa na segunda rodada

Londres 2012: Segunda vitória dos brasileiros
A pressão da torcida local, que encheu as arquibancadas da arena montada na Horse Guards Parade, não atrapalhou e os brasileiros Ricardo e Pedro Cunha derrotaram, no começo da tarde desta SEGUNDA-FEIRA (30.07), os britânicos Steve Grotowski e John Garcia-Thompson por 2 sets a 0 (21/17 e 21/12) na segunda rodada do Grupo F do torneio de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Londres.

"Cometemos alguns erros que são normais numa partida como essa, mas acho que conseguimos manter o foco o tempo todo, mesmo com a torcida tentando colocar pressão em cima. Sabíamos que era importante marcar pontos para vencer bem e sair em primeiro na chave e conseguimos isso", analisa Ricardo.

Pedro Cunha fez a mesma avaliação do parceiro, concordando sobre o início em ritmo lento e a evolução no segundo set.

"Tivemos alguns problemas para encaixar nosso jogo no primeiro set, mas no segundo conseguimos imprimir o nosso ritmo", explica o carioca.

Esta foi a segunda vitória dos brasileiros no torneio olímpico. Na estreia, a dupla nacional superou os noruegueses Tarjei Skarlund e Martin Spinnangr, que nesta segunda derrotaram os canadenses Josh Binstock e Martin Reader. Com os resultados, os brasileiros lideram a chave de forma isolada, com duas vitórias, contra uma de canadenses e noruegueses.

A dupla do Canadá será a terceira e última adversária dos brasileiros na primeira fase da competição, na QUARTA-FEIRA (01.08), às 16h (de Brasília), em partida que será transmitida ao vivo pelo canal Sportv. 

Na única vez em que brasileiros e canadenses se enfrentaram, a vitória foi verde e amarela, por 2 sets a 1.
Na partida contra os britânicos, Ricardo marcou oito pontos de ataque, quatro no bloqueio e dois de saque. Pedro Cunha contribuiu com 16 pontos no ataque, além de nove defesas.

O JOGO

Empolgados com o calor da torcida, os britânicos marcaram 3/1 no começo do jogo, mas os brasileiros não demoraram a reagir e fizeram seis pontos seguidos para assumir o controle do jogo: 7/3. Em um contra-ataque de Cunha, a diferença saltou para 11/5. Os britânicos cresceram no meio do set e reduziram a vantagem brasileira para dois pontos (17/15), mas o Brasil não teve dificuldade para fechar o set em 21/17, com uma largada de Ricardo.

No segundo set, os brasileiros marcaram os dois primeiros pontos, com Ricardo no bloqueio e Pedro Cunha no contra-ataque, e dominaram do começo ao fim. Com um saque de Ricardo, a vantagem chegou a 6/1. Consistentes na virada de bola, os brasileiros ampliaram para 14/6 com mais um bloqueio de Ricardo. Mantendo uma vantagem segura até o fim, os brasileiros garantiram a segunda vitória com Pedro Cunha explorando o bloqueio para marcar 21/21.

Alison e Emanuel jogam contra brasileiro naturalizado

Nesta TERÇA-FEIRA (31.07), os campeões mundiais Alison e Emanuel voltarão à ação no torneio olímpico. Às 6h (de Brasília), a dupla treinada por Letícia Pessoa entrará em quadra na segunda rodada do Grupo A para enfrentar o brasileiro naturalizado suíço Bella e seu parceiro Patrick Heuscher, medalhista de bronze em Atenas, em 2004.

Este será o terceiro duelo entre as duplas. Nos dois primeiros, na semifinal do Grand Slam de Pequim e na decisão do Grand Slam de Moscou do Circuito Mundial, em 2011, a vitória foi da dupla brasileira.

Alison e Emanuel estrearam em Londres derrotando, de virada, os austríacos Clemens Doppler e Alexander Horst por 2 a 1. Bella e Heuscher, por outro lado, perderam para os italianos Daniele Lupo e Paolo Nicolai por 2 a 0 na primeira rodada do Grupo A.

O torneio olímpico de vôlei de praia é disputado por 24 duplas. As parcerias formam seis chaves com quatro componentes cada e jogam contra os rivais dos próprios grupos na primeira fase. Avançam diretamente às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros. Os quatro terceiros colocados restantes disputarão as últimas duas vagas disponíveis nas oitavas.

TABELA E RESULTADOS
CLASSIFICAÇÃO
GALERIA DE FOTOS

Juliana e Larissa vencem alemãs e lideram o Grupo A

Londres 2012: Brasileiras invictas
As campeãs mundiais Juliana e Larissa conquistaram, nesta SEGUNDA-FEIRA (30.07), a segunda vitória da dupla nos Jogos Olímpicos de Londres. Na arena montada na Horse Guards Parade, a dupla brasileira superou as alemãs Ilka Semmler e Katrin Holtwick por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/13, e segue sem perder sets no torneio olímpico.

Alvo constante dos saques alemães, Juliana correspondeu no ataque, marcando nove pontos e ajudou também no sistema defensivo, com dois bloqueios e seis defesas. Incansável no fundo da quadra, Larissa pontuou 14 vezes no ataque e conseguiu 21 defesas em favor da dupla brasileira. Cada uma marcou também um ponto de saque.

“A dupla alemã é muito perigosa, mas nos comportamos bem durante o jogo. Estudamos bastante o jogo e conseguimos jogar bem. Precisamos ajustar algumas coisas ao longo da partida, como reduzir os erros nos contra-ataques, mas foi uma grande vitória. Tivemos postura de campeãs e isso é importante na Olimpíada”, analisa Juliana.

Disputando os Jogos Olímpicos pela segunda vez, Larissa destacou os fatores que acha que são importantes para a sequência da dupla no torneio.

“É um torneio muito tenso e mais longo do que estamos acostumadas a jogar. Quem colocar mais energia e estiver mais focado vai se sair melhor. Estamos bem preparadas e não pensamos muito na sequência da competição por enquanto. Fizemos um jogo foi bom, ganhamos ritmo e acertamos algumas coisas. Cada jogo ensina muito e traz melhorias para a dupla”, diz a brasileira.

No outro jogo da segunda rodada do Grupo A, as tchecas Lenka Hajeckova e Hana Klapalova derrotaram Natacha Rigobert e Elodie Li Yuk, das Ilhas Maurício, por 2 sets a 0 (21/10 e 21/11), garantindo a primeira vitória da dupla no torneio olímpico.

Única dupla invicta na chave, Juliana/Larissa tentará confirmar a condição na última rodada, diante das tchecas, na QUARTA-FEIRA (01.08), às 11h30, em jogo que terá transmissão ao vivo do canal Sportv. Se vencerem o duelo, as brasileiras garantirão vaga nas oitavas de final da competição. Em oito encontros no Circuito Mundial, Juliana e Larissa nunca perderam para Klapalova e Hajeckova.

O JOGO

Logo no começo do jogo, o Brasil abriu 3/0, com um bloqueio de Juliana. Jogando em alto nível, as brasileiras criaram muitas dificuldades para as alemãs e ampliaram a vantagem para 9/4, com um saque de Juliana. As campeãs mundiais não diminuíram o ritmo e seguiram se distanciando no placar. Na reta final, do set Juliana finalizou um contra-ataque para marcar 15/7. Na reta final, as alemãs se aproximaram no placar, após um erro de Larissa, mas não conseguiram evitar a vitória brasileira: 21/18.

A dupla do Brasil também dominou o início do segundo set e abriu 5/1 em um contra-ataque bem aproveitado por Larissa. As duas duplas trocaram pontos durante todo o set e, apesar da subida de produção das alemãs, as brasileiras conseguiram sustentar a liderança por toda a parcial. Na reta final, o Brasil ampliou com um bloqueio de Juliana e fechou o jogo em 21/13 após um erro de Semmler.

Talita e Maria Elisa encaram alemães nesta terça

No Grupo E, a outra dupla feminina que representa o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, Talita/Maria Elisa, volta à quadra nesta TERÇA-FEIRA (30.07), para sua segunda partida na competição. Às 8h, as brasileiras jogarão contra as alemãs Sara Goller e Laura Ludwig, em jogo transmitido ao vivo pelo canal Sportv.

O confronto, reunindo as duas parcerias que estrearam vencendo na chave, valerá a liderança do Grupo E. O duelo olímpico desempatará também o histórico de confrontos entre as duplas, que marca três vitórias para cada lado até o momento.

No outro jogo do grupo, Madelein Meppelink e Sophie Van Gestel, da Holanda, jogarão contra Louise Bawden e Becchara Palmer, da Austrália, às 12h30.

O torneio olímpico de vôlei de praia é disputado por 24 duplas. As parcerias formam seis chaves com quatro componentes cada e jogam contra os rivais dos próprios grupos na primeira fase. Avançam diretamente às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros. Os quatro terceiros colocados restantes disputarão as últimas duas vagas disponíveis nas oitavas.

TABELA E RESULTADOS

CLASSIFICAÇÃO
GALERIA DE FOTOS

domingo, 29 de julho de 2012

Talita e Maria Elisa estreiam com vitória

Londres 2012: Vôlei de Praia 100%
A estreia de Talita e Maria Elisa nos Jogos Olímpicos de Londres não poderia ter sido melhor. Neste domingo (29/07), a dupla do Brasil venceu as holandesas Madelein Meppelink e Sophie Van Gestel por 2 a 0 (21/10 e 21/19). A partida foi válida pelo Grupo E.

O próximo compromisso de Talita/Maria Elisa será diante de Sara Goller e Laura Ludwig, da Alemanha, na terça-feira (31/07), às 8h (de Brasília). O Sportv transmitirá a partida ao vivo. Os duelos envolvendo as brasileiras e as alemãs são marcados pelo equilíbrio. Em seis partidas, três vitórias para cada lado.

Na outro jogo da chave, a parceria alemã superou as australianas Louise Bawden e Becchara Palmer por 2 a 1 (21/18, 19/21 e 15/8).

Estreante em Jogos Olímpicos, Maria Elisa não sentiu a pressão e esteve impecável na defesa. “A Talita e a comissão técnica conversaram bastante comigo antes da partida e me passaram toda tranquilidade necessária. Apresentamos um bom jogo, mostrando confiança”, afirma Maria Elisa.

Quarta colocada nas Olimpíadas de Pequim, Talita, que se destacou no bloqueio, analisou a performance do time. “Vencemos o primeiro set sem sustos. No segundo, as holandesas saíram na frente e sacaram muito bem. Tivemos paciência e usamos nossa experiência para virar o set”.

Talita e Maria Elisa são patrocinadas pelo Banco do Brasil, Embratel, Radix, Swatch e Adidas.

Aline/Bruna e Gilmário/Carlos Luciano vencem em São Luis

Estadual Regional BB: Campeões no Maranhão
As duplas Aline/Bruna (BA/PB) e Gilmário/Carlos Luciano (PB/RJ) ficaram com os títulos feminino e masculino da 12ª etapa do Circuito Estadual Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012, encerrada neste DOMINGO (29.07), em São Luís (MA). O torneio foi realizado na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen.

Válida pelo Grupo 1 do Circuito Estadual Regional Banco do Brasil, a etapa de São Luís contou com atletas de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de jogadores da categoria Sub-23.

No torneio feminino, Aline e Bruna conquistaram o título superando as cearenses Shaylyn e Carolina Horta por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/18. Naiana e Luciana, também do Ceará, ficaram em terceiro lugar depois de derrotarem Alba e Rosimeire Lima (BA/AL) por 2 sets a 0 (21/14 e 21/15).

“O jogo em si foi muito difícil. Na fase classificatória perdemos para elas, mas agora, na final da competição, conseguimos se recuperar e conquistamos o título da etapa”, afirma Bruna. 

Foi uma etapa marcada pelo calor intenso que sempre está presente no torneio maranhense e exige muito dos atletas.

"O nosso preparo físico fez a diferença na final, chegamos inteiras e mantivemos o ritmo até o fim, jogar com a Bruna é facíl, jogamos juntas em diversos torneios e nosso entrosamento é muito bom dentro e fora de quadra", afirma a baiana Aline. 

No masculino, Gilmário e Carlos Luciano derrotaram Yuri e Bernardo Lima (BA/CE) por 2 sets a 0 (21/13 e 21/10) na decisão. O terceiro lugar ficou com Lipe e Léo Vieira (CE/DF), que foram beneficiados pela lesão de Hevaldo (CE), parceiro de Álvaro Filho (PB), que não pôde entrar em quadra na disputa do bronze.

“Estou muito feliz em voltar a vencer no Maranhão. Vim de uma temporada vencedora na Europa e voltar ao Brasil vencendo me deixa muito satisfeito. O Carlinhos é um atleta jovem, uma promessa no vôlei de praia, e poder vencer com ele foi gratificante”, comemora Gilmário.

A 13ª etapa do Circuito Estadual Regional Banco do Brasil 2012 será disputada em São José (SC), entre os dias três e cinco de agosto. A competição reunirá atletas de Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de jogadores da categoria Sub-23.

GALERIA DE FOTOS

Alison e Emanuel estreiam com vitória sobre austríacos nas Olimpíadas de Londres

Londres 2012: Campeões mundiais vencem
A dupla brasileira Alison e Emanuel venceu os austríacos Clemens Doppler e Alexander Horst por 2 sets a 1 na sua estreia no vôlei de praia das Olimpíadas de Londres e segue firme na busca por medalha.

Os brasileiros voltam às areias de Londres na próxima terça-feira (31), contra os suíços Jefferson Bellaguarda e Patrick Heuscher. Alison e Emanuel estão no grupo A, ao lado dos suíços, dos austríacos e dos italianos Lupo e Nicolai.

Com a vitória, a dupla brasileira está na primeira colocação do grupo, com dois pontos. Nas Olimpíadas, há seis grupos. Os dois primeiros de cada chave e os dois melhores terceiros passam automaticamente para as oitavas de final.

Campeão olímpico em Atenas 2004 ao lado de Ricardo, Emanuel foi medalha de bronze nos Jogos de Pequim 2008 e mantém a busca pelo topo do pódio em Londres. Ele já disputou quatro Olimpíadas — além de Pequim e Atenas, Sydney e 2000 e Atlanta 1996. Parceiro de Emanuel desde 2010, Alison disputa a primeira edição de Jogos Olímpicos.

No último sábado (28), Pedro Cunha e Ricardo venceram os noruegueses Skarlund e Spinnangrna estreia por 2 sets a 0— parciais de 21-14 e 21-18. Na segunda-feira (30), irá enfrentar os britânicos Grotowski e Garcia-Thompson.

O jogo

No primeiro set, Alison e Emanuel encontraram muitas dificuldades diante dos austríacos, que sempre estiveram na frente do placar. No depois da metade do set, os rivais conseguiram abrir três pontos de vantagem e fizeram 16 a 13.

Os brasileiros tentaram empatar, e Alison até conseguia bloquear os austríacos, mas sem pontuar. Os europeus, porém, estavam concentrados e mantiveram a dianteira até fecharem o set em 21 a 19.

No segundo set, os brasileiros voltaram mais atentos e logo abriram 3 a 0, com a ajuda, sobretudo, dos bloqueios de Alison. Ao longo da disputa, os brasileiros sempre estivera a frente do placar e fecharam a parcial em 21 a 17.

No último set, os brasileiros mantiveram o domínio do jogo e fizeram 16 a 14 nos austríacos, placar que decretou a vitória brasileira.

O R7 transmite os Jogos Olímpicos de Londres em cinco canais exclusivos, 24 horas. E durante os Jogos, além da transmissão ao vivo e com sinais exclusivos, você encontra no portal os vídeos de todos os melhores momentos da maior disputa esportiva do mundo. Até o dia 12 de agosto, Olimpíada é no R7, Record e Record News, os canais oficiais de Londres.

sábado, 28 de julho de 2012

Gilmário e Carlos Luciano chegam as quartas em São Luis

Circuito Estadual: Quartas de finais definida
Depois de três dias de disputas, serão conhecidas neste DOMINGO (29.07) as duplas campeãs da 12ª etapa do Circuito Estadual Regional Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. Oito duplas masculinas e cinco parcerias femininas seguem na disputa pelos títulos da competição que é disputada na Arena Domingos Leal, em São Luis.

Os cruzamentos das quartas de final do torneio masculino começarão às 8h, com Lipe e Léo Vieira (CE/DF) enfrentando Afonso e Pirró (MA). Cinquenta minutos depois, Gilmário e Carlos Luciano (PB/RJ) jogarão contra Ronald Pereira e Felipe Rocha (MA).

A partir das 9h40, Álvaro Filho e Hevaldo (PB/CE) disputarão a classificação com os paraibanos Ícaro e Jô. O último jogo das quartas, com início marcado para as 10h20, reunirá Yuri/Bernardo Lima (BA/CE) e Tarcisio/Bocão (AM).

No feminino, o título da etapa maranhense é disputado por cinco parcerias: Aline/Bruna (BA/PB), Naiana/Luciana (CE), Alba/Rosimeire Lima (BA/AL), Shaylyn/Carolina Horta (CE) e Luciana Gonçalves/Lucivânia (MA).

Válida pelo Grupo 1 do Circuito Estadual Regional Banco do Brasil, a etapa de São Luis é aberta a atletas de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de jogadores da categoria Sub-23.

Ricardo e Pedro Cunha vencem noruegueses na estreia

Londres 2012: Ricardo e Pedro vencem na estreia
O Vôlei de Praia masculino do Brasil também estreou com vitória nos Jogos Olímpicos de Londres. Na tarde deste SÁBADO (28.07), Ricardo e Pedro Cunha, primeiros representantes do Brasil a estrear no torneio olímpico masculino na capital inglesa, derrotaram os noruegueses Skarlund e Spinnangr por 2 sets a 0 (21/14 e 21/18) na arena montada no Horse Guards Parade.

Disputando sua quarta Olimpíada, Ricardo, campeão em 2004, marcou dez pontos de ataque na partida, oito de bloqueio e dois de saque. O estreante Cunha converteu 17 ataques em ponto e conseguiu sete defesas na partida.

O carioca ficou muito satisfeito com sua estreia nos Jogos Olímpicos e acredita que superou com muita confiança o sempre complicado primeiro jogo.

"Eu estava muito ansioso no começo do jogo, pois sempre tive o sonho de disputar uma Olimpíada. Queria saber como eu iria reagir no meu primeiro jogo e agora me sinto ótimo, pois joguei meu melhor voleibol. Consegui ajudar o Ricardo nos momentos difíceis que tivemos na partida e isso nos dá muita confiança. Antes do jogo, ele me disse para jogar o meu melhor e ter confiança em mim e vi nos olhos dele a vontade de vencer", diz Cunha.

Na segunda rodada do torneio olímpico, os brasileiros jogarão, pela primeira vez na carreira, contra a dupla da casa, formada por Steven Grotowski e John Garcia-Thompson. O duelo será na SEGUNDA-FEIRA (30.07), às 13h30, com transmissão do canal Sportv. Na estreia do Grupo F, os britânicos perderam para os canadenses Martin Reader e Josh Binstock por 2 a 0 (19/21 e 13/21).

O torneio olímpico de vôlei de praia é disputado por 24 duplas. As parcerias formam seis chaves com quatro componentes cada e jogam contra os rivais dos próprios grupos na primeira fase. Avançam diretamente às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros. Os quatro terceiros colocados restantes disputarão as últimas duas vagas disponíveis nas oitavas.

O JOGO

A dupla brasileira começou a partida bem e, com dois pontos de ataque de Cunha e dois bloqueios de Ricardo sobre Skarlund, abriu 5/2. Um saque do campeão olímpico na linha fez o placar marcar 8/4 a favor do Brasil. Eficiente na virada de bola, a parceria brasileira ampliou a liderança para 16/10, com mais um bloqueio de Ricardo. Mantendo-se à frente até o final, os brasileiros fecharam o primeiro set quando Cunha atacou com categoria no corredor para marcar 21/14.

O segundo set começou com maior equilíbrio, mas utilizando toda categoria e experiência, os brasileiros conseguiram abrir 6/3 com Ricardo no bloqueio. Aproveitando um bom momento, os europeus reagiram e viraram para 8/7, com Spinnangr parando Ricardo. Em pouco tempo, o Brasil retomou o controle e marcou 12/10, mais uma vez com Ricardo. Depois de algumas reviravoltas, os brasileiros chegaram à reta final do set à frente e garantiram a primeira vitória com uma largada de Cunha: 21/18.

Alison e Emanuel enfrentam austríacos na estreia

Líderes do ranking olímpico, Alison e Emanuel iniciarão a participação da dupla em Londres na manhã deste DOMINGO (29.07), às 7h (de Brasília), quando, pela primeira rodada do Grupo A, jogarão contra os austríacos Clemens Doppler e Alexander Horst, com transmissão ao vivo do canal Sportv.
O Grupo A também é composto por Daniele Lupo/Paolo Nicolai, da Itália, e Heuscher/Bella, da Suíça. As duplas se enfrentarão às 19h.

TABELA E RESULTADOS

CLASSIFICAÇÃO
GALERIA DE FOTOS

Juliana e Larissa conquistam a primeira vitória do vôlei em Londres

Londres 2012: Vitória tranquila na estreia
É de Juliana e Larissa a primeira vitória do Voleibol brasileiro nos Jogos Olímpicos de Londres. Atuais campeãs mundiais de Vôlei de Praia, as brasileiras estrearam neste SÁBADO (28.07) no torneio feminino e confirmaram o favoritismo, vencendo com facilidade Natacha Rigobert e Elodie Li Yuk, representantes das Ilhas Maurício, por 2 sets a 0 (21/5 e 21/10) na arena montada na Horse Guards Parade.

A partida marcou a estreia de Juliana nos Jogos Oímpicos. Classificada para os Jogos de Pequim, em 2008, a brasileira ficou fora do torneio na capital chinesa por causa de uma lesão. Na ocasião, Larissa formou dupla com Ana Paula e terminou em quinto lugar.

“É maravilhoso estar aqui, finalmente nossa dupla estreou na Olimpíada. Esperei muito por este momento. Larissa e eu começamos bem o torneio. Não quisemos saber quem estava do outro lado e jogamos com alegria, disposição e serenidade, pois temos um grande objetivo aqui. Fizemos um pacto e vamos encarar cada jogo como uma final”, garante Juliana.

Na partida, as brasileiras foram praticamente perfeitas no ataque, convertendo em ponto 26 das 34 ações que tentaram no fundamento. Juliana e Larissa fizeram ainda sete pontos de saque e um de bloqueio, além de terem conseguido 20 defesas ao longo do jogo.

Com a vitória, a dupla brasileira termina o primeiro dia de disputas na liderança do Grupo A, ao lado das alemãs Katrin Holtwick e Ilka Semmler, que venceram as tchecas Lenka Hajeckova e Hana Klapalova também em dois sets (21/16 e 21/18) no outro confronto da chave.

A dupla alemã será a próxima adversária das brasileiras no torneio olímpico, na SEGUNDA-FEIRA (30.07), às 11h30 (de Brasília). O canal Sportv transmitirá a partida ao vivo. O confronto em Londres será o nono envolvendo as brasileiras e as alemãs. Vencedoras dos dois últimos encontros, Juliana e Larissa levam vantagem no retrospecto, com seis vitórias conquistadas diante das europeias.

“A dupla da Alemanha tem um nível melhor. Vamos entrar forte, como fizemos na estreia. Vamos tentar fazer o nosso melhor em cada jogo”, acrescenta Juliana.

O torneio olímpico de vôlei de praia é disputado por 24 duplas. As parcerias formam seis chaves com quatro componentes cada e jogam contra os rivais dos próprios grupos na primeira fase. Avançam diretamente às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros. 
Os quatro terceiros colocados restantes disputarão as últimas duas vagas disponíveis nas oitavas.

O JOGO

Líder do ranking olímpico, a dupla brasileira não teve dificuldades no começo da partida e logo abriu 6/1 em um contra-ataque bem finalizado por Larissa. Após um erro de Rigobert, o placar chegou a 9/1, o que fez a dupla africana pedir tempo. Juliana ainda conseguiu marcar mais duas veze antes de Rigobert conseguir o segundo ponto: 11-2. Tranquilas em quadra, as brasileiras aproveitaram-se dos inúmeros erros das africanas para abrir vantagem até o fim do set, antes de fechar em 21/5 com um saque de Juliana.

O panorama da partida não mudou muito no segundo set. Jogando com seriedade, as brasileiras logo impuseram sua melhor qualidade e, apesar da melhora das africanas, conseguiram abrir 11/6 com um ataque de Juliana. Com mais um saque brasileiro, desta vez de Larissa, a vantagem subiu para 16/8. No final, mais um ponto de saque de Larissa fechou o jogo em 21/10.

Talita e Maria Elisa estreiam neste domingo

Talita e Maria Elisa, que também representam o vôlei de praia brasileiro em Londres, estreiam no torneio olímpico neste DOMINGO (29.07). As brasileiras jogarão contra as holandesas Madelein Meppelink e Sophie Van Gestel, às 16h (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Sportv.

Brasileiras e holandesas se enfrentaram apenas uma vez no Circuito Mundial, na terceira rodada do Grand Slam de Moscou, em junho, e a vitória foi de Talita e Maria Elisa, por 2 a 0.

As outras duas duplas que formam o Grupo E são Sara Goller/Laura Ludwig, da Alemanha, e Louise 
Bawden/Becchara Palmer, da Austrália, que medirão forças às 12h30.

CLASSIFICAÇÃO
GALERIA DE FOTOS

sexta-feira, 27 de julho de 2012

ESTADUAL REGIONAL BANCO DO BRASIL: Marcelo/Fabrício e Bocão/Tarcisio ficam com as últimas vagas


Estadual Regional BB: Maranhenses classificados
As duplas Marcelo/Fabrício (MA) e Bocão/Tarcisio (MA) venceram a disputa caseira e garantiram, nesta SEXTA-FEIRA (27.07), as últimas vagas na fase principal da etapa de São Luis (MA) do Circuito Estadual Regional Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. A 12ª etapa da temporada está sendo disputada na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, e o torneio principal começa às 8h deste SÁBADO (28.07), com entrada gratuita.

O qualifying masculino em São Luis teve apenas duas partidas. Na primeira, Marcelo e Fabrício derrotaram Juninho e Josy (MA) por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/19. No segundo duelo, vitória de Bocão e Tarcísio sobre Chris/Sandro Reis (MA) também em dois sets: 21/15 e 21/13.

As duplas classificadas no qualifying se juntarão a Yuri/Bernardo Lima (BA/CE), Ícaro/Jô (PB), Ailton/Paulo Frank (BA), Lipe/Léo Vieira (CE/DF), Hevaldo/Álvaro Filho (CE/PB), Gilmário/Carlos Luciano (PB/RJ), Afonso/Pirrô (MA), Welsom/Mano (MA), Ronald Pereira/Felipe Rocha (MA) e Thales/Marquinho (MA) na fase principal.

As 12 duplas serão divididas em quatro chaves e, após os confrontos internos, avançarão às quartas de final as duas melhores parcerias de cada grupo.

No feminino, o título da etapa maranhense será disputado por cinco parcerias: Aline/Bruna (BA/PB), Naiana/Luciana (CE), Alba/Rosimeire Lima (BA/AL), Shaylyn/Carolina Horta (CE) e Luciana Gonçalves/Lucivânia (MA).

Válida pelo Grupo 1 do Circuito Estadual Regional Banco do Brasil, a etapa de São Luis é aberta a atletas de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de jogadores da categoria Sub-23.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Talita e Maria Elisa sentem diferença em areia de treino no Crystal Palace

Olimpiadas:
As brasileiras Talita e Maria Elisa treinaram por cerca de duas horas na quadra de vôlei de praia do Crystal Palace, nesta quinta-feira. O local tem a mesma areia usada na quadra da Horse Guards Parade, local oficial de disputa de provas das atletas. Ainda assim, as jogadoras perceberam diferenças entre os lugares.

- Aqui a areia é mais grossa, escorrega mais. Lá, por ser mais fina, conseguimos uma impulsão maior. 

Mas o importante foi chegarmos uma semana antes para ver essa diferença. E na areia fofa, prevalece quem se preparou fisicamente muito bem - analisou Maria Eliza.

Sua parceira, Talita, também não se preocupa com o fato de estar treinando na areia mais fofa, já que isso ajuda na adaptação para o início dos jogos.

- O bom é que você chega na areia fofa da quadra central da arena bem adaptada, é importante - disse.
Apesar de realizar a maior parte dos treinos no Crystal Palace, a dupla já fez testes nas quadras da Horse Guards Parade.

- Treinamos duas vezes lá na arena, uma vez na quadra central e outra na de fora. Então, já deu também para sentir o vento na hora de sacar - afirmou Maria Elisa.

A dupla brasileira, Talita e Maria Elisa, fazem sua estreia na Olimpíada de Londres, contra as holandesas Meppelink e Van Gestel no Domingo, às 16h.

Favoritas para americanos, Juliana e Larissa fogem de pressão

Juliana e Larissa têm as americanas como principais rivais
A imprensa americana colocou a dupla brasileira Juliana e Larissa como favorita ao ouro no vôlei de praia na Olimpíada de Londres. Contudo, as brasileiras rechaçaram qualquer favoritismo e demonstraram que sabem das dificuldades que terão para bater a dupla americana Walsh e May, atuais bicampeãs olímpicas. 

A comemoração antecipada se dá pelo fato da dupla, enfim, poder disputar os Jogos. Em Pequim 2008, Juliana teve uma lesão no joelho que a tirou da competição. "É um sentimento muito bom poder estar aqui com a Juliana. Jogamos há muito tempo juntas e queríamos voltar com força depois da lesão dela. 

Nossa confiança é estarmos juntas", disse Larissa, em entrevista coletiva realizada no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Crystal Palace.

Com a lesão da parceira, Larissa teve de competir ao lado de Ana Paula, que havia sido inscrita como reserva. A dupla brasileira foi eliminada nas quartas-de-final justamente pela dupla Walsh e May,

Apesar de negar o favoritismo, a dupla brasileira chega a Londres com resultados expressivos. Elas venceram o Circuito Mundial entre 2009 e 2011, além de ganharem o Mundial de Roma (derrotando Walsh e May) e o ouro no Pan-americano de Guadalajara.

A dupla brasileira sabe da responsabilidade, mas acredita que a medalha vai se aproximas jogo a jogo. 

"Cada jogo que fizermos aqui será uma final, não importa se com a dupla das Ilhas Maurício ou da República Tcheca. Favoritismo tem que ser confirmado na quadra. A Walsh e a May podem não estar num momento tão forte, mas são bicampeãs olímpicas e merecem respeito. De repente, esse papo de favoritismo por parte da imprensa americana é para jogar a pressão para cima da gente", afirmou Juliana.

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 25 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Emanuel está otimista e se sente mais jovem com Alison

Olimpiadas: Emanuel muito motivado
Aos 37 anos, Emanuel vai disputar pela quinta vez o torneio olímpico de vôlei de praia nos Jogos de Londres, mas garante que não se sente um veterano. Nesta segunda-feira, o experiente o jogador declarou que não sente a diferença de 12 anos para o seu companheiro, Alison, de 25, que nunca participou de uma Olimpíada. "Aprendi a jogar junto com Alison e isso me deixou mais jovem", disse.

Emanuel foi medalhista de ouro nos Jogos de Atenas, em 2004, e conquistou o bronze há quatro anos, em Pequim. O jogador, porém, revelou que a decepção na Olimpíada de Sydney, em 2000, quando chegou como favorito com Loiola, mas parou nas oitavas de final, o levou a quase deixar o esporte. "Até pensei em parar de jogar. A gente achava que era favorito e as coisas não deram certo", disse.

Em busca do seu segundo título olímpico, Emanuel chega aos Jogos de Londres credenciado pela liderança do ranking mundial do vôlei de praia. E ele garantiu que a preparação com Alison está sendo positiva. "Fizemos um ciclo muito bom", disse. "O segredo do sucesso é o planejamento. Estamos evoluindo a cada treino", completou.

Os últimos dias em Londres tem sido de calor, o que agrada a Emanuel. O jogador, porém, ressalta que as condições climáticas não farão diferença durante a disputa do torneio olímpico de Vôlei de praia. "As coisas estão sendo bem melhores do que esperávamos. Falavam de frio e muita chuva", disse.

"Disputamos outras etapas (do Circuito Mundial de Vôlei de Praia) com frio e chuva e isso não muda nada. Se venta, venta para os dois lados. A gente tem que se adaptar em cada condição", comentou.

Emanuel também festejou a decisão do Comitê Olímpico Brasileiro de ter alugado o Crystal Palace, clube que serve como centro de treinamento dos atletas do País para a Olimpíada de Londres. "A quadra olímpica ainda não foi aberta. Enquanto as outras duplas não treinam, nós já tivemos dois dias de preparação", comemorou.

O torneio olímpico de vôlei de praia começa no próximo sábado. Cabeças de chave do Grupo A, Alison e Emanuel vão enfrentar o brasileiro naturalizado suíço Bella, ao lado de Heuscher, e as duplas Lupo/Nicolai, da Itália, e Doppler/Horst, da Áustria, na fase inicial.

*Foto: Paulo Frank

terça-feira, 24 de julho de 2012

Além de ouro com Larissa no vôlei, Juliana deseja conhecer príncipe

Juliana (e) quer subir no lugar mais alto do pódio e conhecer príncipe
Juliana e Larissa estão na lista das duplas favoritas para conquistar a medalha de ouro no vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Londres. Porém, uma das integrantes da parceria brasileira quer realizar outro sonho em solo britânico e conhecer algum príncipe.

No último domingo, Juliana Silva completou 29 anos de idade e resolveu dar uma volta na roda gigante chamada London Eye. Na vista aérea, a jogadora contemplou a arena do vôlei de praia e o famoso Palácio de Buckingham.

“É muito legal porque fica perto da casa da rainha de vocês, e espero que os príncipes venham, especialmente para os meus jogos”, disse Juliana, sem saber ainda que o príncipe Harry estará presente nas competições do vôlei de praia.

Porém, se alguém pensa que Harry é o ‘queridinho’ de Juliana, está muito enganado, já que a jogadora brasileira admitiu preferir o irmão dele. “O príncipe William é muito bonito, mas duvido que ele troque a mulher dele por mim, porque ela é linda", comentou a companheira de Larissa, citando Kate Middleton. Mas o verdadeiro foco da dupla é trazer a medalha mais cobiçada. “Estamos prontas para matar”, frisou Larissa.

Juliana e Larissa ganharam vários títulos juntas, mas não conseguiram a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Na ocasião, Juliana sofreu uma lesão no joelho e Ana Paula foi a companheira de Larissa. As duas perderam nas quartas de final para Walsh e May. Agora, elas querem reencontrar as norte-americanas. Kerri (Walsh) e Misty (May) não são uma dupla qualquer. Elas são a melhor dupla na história do vôlei de praia. Meu maior sonho é ir à final contra elas”, finalizou Juliana. 

Fonte: gazetaesportiva.net 
Foto: Maurico Kaye
 

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ricardo/Tocantins e Andrezza/Andrea Martins são campeões em Palmas

Circuito Estadual: Ricardo Souza
As duplas Andrezza/Andrea Martins (AM) e Tocantins/Ricardo Souza (TO/PA) foram as campeãs da 11ª etapa do Circuito Estadual Regional Banco do Brasil Volei de Praia 2012. As parcerias levaram a melhor na competição disputada na arena da AABB, em Palmas (TO), neste final de semana.

No torneio feminino, as irmãs Andrezza e Andrea Martins conquistaram o terceiro título da dupla na temporada superando Karyne e India (AP/PA) na decisão. A terceira posição ficou com Mayana e Rafaela (TO/PA), que levaram a melhor sobre as cariocas Carol Pereira e Patrícia Wink.

No masculino, Tocantins e Ricardo Souza, que jogaram juntos pela primeira vez, derrotaram os rondonienses Celso e Beto na decisão em Palmas. Negão e Nilton, também de Rondônia, subiram ao pódio em terceiro lugar depois de baterem Márcio Bonfim e Fredão (AM).

Participaram da etapa tocantinense atletas de Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, estados que formam o Grupo 2 da competição, alem de jogadores da categoria Sub-23 de outras regiões do país.
 
Neste final de semana, as disputas acontecerão na arena da Jansen, em São Luis (MA), e reunirão atletas de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, estados do Grupo 1 da competição.

domingo, 22 de julho de 2012

Brasil é prata na Áustria com Márcio e Pedro Solberg

Mundial: Prata para Márcio e Pedro
Mais um pódio para o Brasil no Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012. Neste DOMINGO (22.07), Márcio e Pedro Solberg conquistaram a medalha de prata do Grand Slam de Klagenfurt, na Áustria, a décima etapa do calendário masculino da competição. O ouro ficou com Nummerdor/Schuil, da Holanda, e o bronze com Gibb/Rosenthal, dos Estados Unidos.

Na final em Klagenfurt, Márcio e Pedro começaram melhor e venceram o primeiro set por 21/14. Depois, acabaram sofrendo a virada, perderam a segunda parcial por 12/21 e no tie-break foram superados no final, por 13/15.

Nas semifinais, os brasileiros passaram pelos campeões olímpicos Rogers e Dalhausser, dos Estados Unidos em três sets (25/23, 17/21 e 15/10), mesmo placar da vitória dos holandeses sobre os também norte-americanos Gibb e Rosenthal, com parciais de 13/21, 21/19 e 16/14.

"Lutamos muito para conquistar nosso primeiro título juntos no Circuito Mundial, mas infelizmente não deu. Mas fizemos um ótimo torneio. Nesta etapa, perdemos no primeiro jogo, mas reagimos e ganhamos de duas duplas que são candidatas ao ouro na Olimpíada de Londres na reta final. Isso mostra a força da nossa equipe. Os holandeses sacaram melhor do que nós e acabaram beneficiados pela arbitragem no final", analisa Márcio.

Márcio e Pedro, que iniciaram a parceria no começo da temporada, chegaram ao pódio pela terceira vez juntos em 2012. A dupla foi vice-campeã da etapa de Myslowice, na Polônia, e ficou em terceiro no Grand Slam de Xangai, na China.

O JOGO

A dupla holandesa conseguiu dois pontos de vantagem no começo da final, com Schuil sacando para marcar 6/4. O Brasil conseguiu três pontos seguidos e um bloqueio de Pedro mudou a vantagem de lado 7/6. Pouco depois, o carioca parou Nummerdor novamente para marcar 11/8. Um contra-ataque de Márcio, após bela defesa, ampliou o domínio brasileiro para 15/9. No final, Pedro atacou com potência na diagonal para marcar 21/14.

Os europeus repetiram o bom início no segundo set e conseguiram vantagem de dois pontos no começo da parcial. A distância aumentou ao longo e, após dois ataques errados de Pedro, passou a ser de seis pontos: 17/11. A partir daí, os brasileiros não conseguiram mais reagir e permitiram a vitória holandesa em 21/12.

O terceiro set teve início equilibrado e Schuil, novamente no saque, colocou os holandeses com vantagem de 6/4. Outro saque na linha do holandês ampliou a diferença para 9/6. Os brasileiros encostaram na reta final e ficaram um ponto atrás (13/12), quando Pedro concluiu um contra-ataque, mas um ataque de Nummerdor selou a vitória holandesa em 15/13.

Norte-americanos lideram o ranking mundial

Com o bronze em Klagenfurt, Gibb e Rosenthal reassumiram a liderança do ranking mundial em 2012. Os brasileiros somam 5.080 pontos e estão pouco a frente dos atuais campeões, os brasileiros Alison e Emanuel, que não disputaram o Grand Slam austríaco e têm 5.000. Ricardo e Pedro Cunha têm 3.920 pontos. A classificação contabiliza os oito melhores resultados de cada dupla na temporada.

Por conta dos Jogos Olímpicos de Londres, o Circuito Mundial sofrerá uma interrupção até o dia 14 de agosto, data de início da última etapa masculina, o Grand Slam de Stare Jablonki, na Polônia. O Brasil tem dez duplas inscritas no torneio: Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha, Márcio/Pedro Solberg, Benjamin/Bruno Schmidt, Thiago/Ferramenta, Harley/Evandro, Moisés/Vitor Felipe, Beto Pitta/Lipe, Álvaro Filho/Luciano e Fábio Luiz/Juca.

Talita e Maria Elisa conquistam o bronze na Áustria

Mundial: Bronze na última etapa antes de Londres
A uma semana da estreia nos Jogos Olímpicos de Londres, as brasileiras Talita e Maria Elisa subiram ao pódio no Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Neste DOMINGO (22.07), a dupla brasileira conquistou a medalha de bronze do Grand Slam de Klagenfurt, na Áustria, última parada da competição antes do torneio olímpico em Londres.

O título da etapa austríaca ficou com as russas Khomyakova e Ukolova, que na decisão derrotaram as holandesas Meppelink e van Gestel por 2 sets a 1, parciais de 21/13, 25/27 e 15/10. Talita e Maria Elisa nem precisaram entrar em quadra na disputa pelo bronze, já que as chinesas Chen Xue e Zhang Xi não participaram do último dia de competições em Klagenfurt.

Na semifinal, a dupla brasileira foi superada pelas russas por 2 sets a 0, parciais de 19/21 e 22/24. Os times se encontraram na primeira fase da competição e Khomyakova/Ukolova, que vieram do qualifying, também venceram, desta vez em dois sets.

O pódio em Klagenfurt é o terceiro da dupla brasileira na temporada olímpica. Em 2012, Talita e Maria Elisa conquistaram o ouro em Sanya e a prata em Brasília e Xangai. Juntas desde 2009, as brasileiras já subiram ao pódio no Circuito Mundial 25 vezes.

Após a conclusão da nona de 12 etapas programadas para a temporada do Circuito Mundial, as chinesas Chen Xue e Zhang Xi seguem na liderança, com 5.240 pontos. Atuais campeãs, Juliana e Larissa estão em segundo lugar, com 4.800, seguidas por Talita e Maria Elisa, que totalizam 4.180 após o ouro em Klagenfurt.

Por conta dos Jogos Olímpicos de Londres, o Circuito Mundial sofrerá uma interrupção até o dia 13 de agosto, data de início do último Grand Slam da temporada, em Stare Jablonki, na Polônia. O Brasil tem sete duplas inscritas no torneio: Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Taiana/Vivian, Ângela/Lili, Maria Clara/Val, Ágatha/Bárbara Seixas e Renata/Elize Maia.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Márcio e Pedro Solberg avançam as oitavas no Grand Slam da Áustria

Mundial: Duelo brasileiro nas oitavas
O Brasil será representado por suas três duplas masculinas na fase eliminatória do Grand Slam da Áustria do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Nesta SEXTA-FEIRA (20.07), as duplas Ricardo/Pedro Cunha, Benjamin/Bruno Schmidt e Márcio/Pedro Solberg garantiram classificação às oitavas de final da competição, disputada nas areias de Klagenfurt.

A dupla brasileira que teve mais trabalho para garantir sua vaga nas oitavas foi Márcio/Pedro Solberg, que precisou de duas vitórias para avançar. Na terceira e última rodada do Grupo P, os brasileiros derrotaram os austríacos Doppler e Horst por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/16.

Apesar do resultado positivo, a dupla classificou-se em segundo lugar na chave e precisou passar pela repescagem para seguir viva na competição. Em duelo apertado, os brasileiros derrotaram Sidorenko e Dyachenko, do Kazaquistão, por 2 a 0 (24/22 e 23/21), credenciando-se para enfrentar Benjamin e Bruno na rodada das oitavas.

“Fomos mais regulares do que no primeiro dia e isso foi refletido em duas vitórias por 2 a 0. Agora começa a fase eliminatória e não podemos mais oscilar ou seremos eliminados. Benjamin e Bruno estão jogando bem, estão mais descansados, e serão grandes adversários”, aposta Márcio.

De fato, Benjamin e Bruno disputaram apenas um jogo nesta sexta em Klagenfurt. Na terceira rodada do Grupo M, os brasileiros foram beneficiados por uma lesão sofrida pela dupla norueguesa Skarlund/Spinnangr e venceu por desistência, garantindo a ponta da chave e a vaga direta nas oitavas.

“Começamos o torneio muito bem, jogando em um nível bem alto. O próximo jogo será muito nervoso, como sempre são os confrontos envolvendo brasileiros. Todos os encontros que tivemos com eles este ano foram definidos em três sets e não espero nada diferente desta vez”, analisa Bruno.

Atuais campeões do Grand Slam austríaco, Ricardo e Pedro Cunha também conquistaram classificação direta às oitavas em Klagenfurt. A dupla brasileira derrotou Boerma/Spijkers, da Holanda, por 2 a 1 (21/19, 19/21 e 15/7) na terceira partida do Grupo L e avançou em primeiro lugar. Seus próximos adversários serão Stiekema e Varenhorst, também da Holanda.

Talita e Maria Elisa estão nas semifinais em Klagenfurt

Mundial: Brasil nas semifinais
Depois de um começo irregular, com dois resultados negativos nas primeiras rodadas, as brasileiras Talita e Maria Elisa confirmaram a grande recuperação da dupla no Grand Slam da Áustria do Circuito Mundial de Vôlei de Praia e, nesta SEXTA-FEIRA (20.07), garantiram vaga nas semifinais da competição. As outras três duplas brasileiras, Juliana/Larissa, Ângela/Lili e Taiana/Vivian, deixaram as disputas nas oitavas de final.

Na semifinal, marcada para as 5h (de Brasília) deste SÁBADO (21.07), as brasileiras jogarão contra as russas Khomyakova e Ukolova. Uma hora antes, Chen Xue/Zhang Xi, da China, e Meppelink/Van Gestel, da Holanda, disputarão a outra vaga na decisão. A disputa de terceiro lugar, às 8h30, e a final, às 10h, serão transmitidas ao vivo pelo canal Sportv.

Para chegar à semifinal, Talita e Maria Elisa, que começaram o dia nas oitavas, precisaram eliminar as compatriotas Juliana e Larissa, vencendo o duelo entre as duplas olímpicas do Brasil por 2 sets a 1, parciais de 21/17, 21/23 e 15/12. Nas quartas, a dupla precisou apenas de dois sets (21/19 e 21/14) para superar as tchecas Klapalova e Hajeckova.

“Na reta final da competição, cada bola é mais valorizada. A Maria jogou muito bem no primeiro jogo e foi muito importante na vitória. Depois, tivemos um primeiro set mais difícil contra as tchecas, mas depois conseguimos impor o nosso jogo e isso fez a diferença. Agora temos que ter cuidado com a Rússia, que está jogando muito bem esta etapa e, inclusive, nos derrotou na primeira fase”, analisa Talita.

Adversárias de Talita e Maria Elisa na semifinal, Khomyakova e Ukolova são a sensação do Grand Slam austríaco até o momento. A dupla russa, que disputará os Jogos Olímpicos de Londres, iniciou as disputas no qualifying e chega a uma semifinal do Circuito Mundial pela primeira vez.

Além de Juliana/Larissa, outras duas duplas nacionais também caíram nas oitavas. Ângela e Lili, que vinham invictas na competição, perderam para as australianas Cook e Hinchley por 2 a 0 (20/22 e 19/21). Taiana e Vivian foram eliminadas pelas holandesas Meppelink e Van Gestel, após a derrota por 2 a 1 (21/17, 19/21 e 15/10).

Walsh e May apostam em biquíni para "arrancar" sorriso de guardas reais

Principais rivais de Juliana e Larissa em Londres
Atuais bicampeãs olímpicas no vôlei de praia, as americanas Kerry Walsh e Misty May contaram, em entrevista à emissora NBC, quais foram os momentos mais marcantes de suas vidas, além de admitirem que, em Londres, vão usar biquínis para arrancar sorrisos dos sempre sérios guardas reais.

Juntas há 11 anos, Walsh e May formam uma das melhores duplas da história do vôlei de praia. Apelidada de "tartaruga" pelo marido de Walsh, por se resguardar na "concha" nos momentos difíceis, May elogiou a determinação da companheira que, "quando começa alguma coisa, tem que termina-la". Já Walsh afirmou que, além de uma ótima dançarina, May é uma excelente cozinheira.

Como nos EUA há um quadro em um programa de televisão no qual famosos devem fazer os guardas reais rirem, Walsh e May não fugiram da "responsabilidade" e disseram que, caso participem da atração, apostam em biquínis para desconcentrarem os tradicionais seguranças.

"Nós podemos andar sempre com nossos biquínis. Será que eles estão autorizados a mexer os olhos?", brincou May, que ainda completou. "Eles podem ser demitidos, mas esse não seria o meu trabalho. O meu trabalho seria fazê-los rir", contou. 

Bicampeãs olímpicas e tri mundiais, Walsh e May finalizaram a entrevista dizendo quais foram os melhores momentos de suas vidas. "O nascimento de meus dois filhos", disse Walsh, que também valorizou as conquistas no esporte. Conquistas essas que foram escolhidas por May como momentos mais marcantes: "com certeza foram os meus dois ouros olímpicos", disse.

Algozes de Adriana Behar e Shelda na final dos Jogos Olímpicos de 2004, Walsh e May são as principais rivais de Juliana e Larissa na disputa do ouro do vôlei de praia em Londres.

Há quatro anos, em Pequim, Juliana se machucou e não pôde participar da competição. Formando dupla com Ana Paula, Larissa foi eliminada pelas americanas ainda nas quartas de final. No entanto, no ano passado, Juliana e Larissa foram campeãs mundiais em Roma, vencendo Walsh e May na final.
 
Olimpíada ao vivo no Terra
 
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, de 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

 * Terra.com

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ricardo/Pedro Cunha e Benjamin/Bruno Schmidt vencem os primeiros jogos na Áustria

Mundial: Começo promissor
O Brasil fechou o primeiro dia de jogos do torneio principal masculino do Grand Slam de Klagenfurt do Circuito Mundial de Vôlei de Praia com saldo de cinco vitórias em seis partidas. Enquanto Ricardo/Pedro Cunha e Benjamin/Bruno Schmidt venceram os dois jogos do dia, garantindo vaga antecipada na segunda fase, Márcio/Pedro Solberg obteve uma vitória e uma derrota e precisa de mais um resultado positivo para avançar.

Disputando a última competição antes de representarem o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, Ricardo e Pedro Cunha disputam o Grand Slam austríaco buscando o bicampeonato. Foi nas areias austríacas que a dupla subiu ao topo do pódio pela primeira vez, na temporada passada.

Na primeira rodada do Grupo L, os brasileiros superaram os austríacos Mullner e Wutzl por 2 sets a 1, parciais de 18/21, 21/18 e 15/8. Na segunda partida, Ricardo e Pedro tiveram mais tranquilidade para passar por Sidorenko/Dyachenko, do Kazaquistão, em dois sets (21/18 e 21/15). Na terceira rodada, os brasileiros disputarão a liderança da chave com os também invictos Boersma e Spijkers, da Holanda.

Na chave M, Benjamin e Bruno Schmidt conseguiram duas vitórias importantes e estão perto de assegurar a primeira colocação. Na rodada de abertura, os brasileiros bateram os norte-americanos Fuerbringer e Lucena por 2 a 0, com parciais de 21/18 e 21/13. Depois, passaram pelos noruegueses Horrem e Eithun, também em dois sets: 21/11 e 21/19. Para confirmar a liderança sem depender de outros resultados, a dupla brasileira precisa superar os também noruegueses Skarlund e Spinnangr, que ainda não venceram na competição.

Márcio e Pedro Solberg foram surpreendidos na primeira rodada do Grupo P. De virada, os brasileiros perderam para os holandeses Brouwer e Meeuwsen por 2 a 1, parciais de 21/15, 19/21 e 15/13. A dupla brasileira reagiu e, com autoridade, superou os suíços Heyer e Chevallier por 2 a 0 (21/14 e 21/16) no segundo jogo do dia. Na última rodada, os brasileiros tentarão confirmar a classificação diante dos austríacos Doppler e Horst.

“Estávamos controlando o jogo com os holandeses depois da vitória no primeiro set, mas cometemos alguns erros e eles se aproveitaram. Conseguimos recuperar o ritmo no segundo jogo, contra a Suíça, e tivemos uma vitória importante. Agora vamos nos preparar para buscar um bom resultado contra a dupla da Áustria, que terá o apoio da torcida aqui em Klagenfurt”, acredita Márcio.

São 32 duplas na disputa da primeira fase do Grand Slam de Klagenfurt, divididas em oito grupos na primeira fase. As líderes de cada grupo avançarão diretamente às oitavas de final, enquanto os segundos e terceiros colocados terão que disputar uma rodada extra.

Clássico brasileiro nas oitavas de final em Klagenfurt

Mundial: Brasileiras avançam à segunda fase
Por caminhos diferentes, as quatro duplas femininas do Brasil avançaram, nesta QUINTA-FEIRA (19.07), às oitavas de final do Grand Slam de Klagenfurt do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Invictas, Juliana/Larissa e Ângela/Lili passaram de fase em primeiro lugar de suas chaves, enquanto Talita/Maria Elisa e Taiana/Vivian precisaram passar pela repescagem nas areias austríacas para seguir na competição.

O último torneio antes dos Jogos de Londres promoverá ainda, mais um embate entre as duas parcerias olímpicas do Brasil, já que Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa medirão forças nas rodadas das oitavas. 

Ângela e Lili jogarão contra as australianas Cook e Hinchley, enquanto Taiana e Vivian medirão forças com as holandesas Meppelink e van Gestel.

Vindas do country-cota, Ângela e Lili traçaram trajetória perfeita na primeira fase. A dupla concluiu sua participação no Grupo E com três vitórias e sem perder sets, depois de bater as russas Khomyakova e Ukolova por 2 a 0 (21/16 e 22/20) na terceira e última partida da chave.

No Grupo B, Juliana e Larissa também passaram invictas. A dupla campeã mundial, que não havia perdido sets no primeiro dia de disputas na Áustria, superou seu jogo mais complicado até o momento, batendo as alemãs Kohler e Schumacher por 2 a 1 (21/18, 18/21 e 15/10) no encerramento da primeira fase.

"Após duas vitórias mais tranqüilas na fase de classificação, tivemos um pouco mais de dificuldade neste jogo, o que é normal. Esta é a ultima etapa antes dos Jogos Olímpicos e todas as duplas já estão perto do seu melhor rendimento. Felizmente, conseguimos vencer mais um jogo difícil e chegar às oitavas", comenta Larissa.

Talita e Maria Elisa, que tropeçaram nos dois primeiros jogos em Klagenfurt, chegaram à terceira rodada do Grupo E precisando vencer as belgas Mouha e Gielen para seguir na competição. As brasileiras confirmaram o favoritismo e fizeram 2 a 0 (21/11 e 21/18) sobre as europeias. Com a vitória, Talita e Maria Elisa passaram de fase em terceiro lugar na chave e tiveram que passar pela repescagem, onde derrotaram as irmãs austríacas Doris e Stephanie Schwaiger por 2 a 1 (26/28, 21/17 e 15/12).

"Lamentamos muito os erros que cometemos no começo do torneio, mas conseguimos mudar a situação porque trabalhamos duro para chegar até aqui. Queremos dar o nosso melhor na reta final e o importante é que conseguimos jogar bem hoje", diz Talita.

Vivian e Taiana também terminaram a primeira fase em terceiro lugar, no Grupo G, depois de perderem para as gêmeas finlandesas Erika e Emilia Nystrom por 2 sets a 1, parciais de 21/17, 18/21 e 11/15. A dupla brasileira reagiu e garantiu sua sequência na competição derrotando as alemãs Borger e Buthe por 2 a 0 (21/15 e 21/16) na repescagem.

TABELA E RESULTADOS

Duplas brasileiras conhecem seus adversários na primeira fase em Londres

Jogos Olímpicos: Grupos definidos
As duplas de vôlei de praia que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres já conhecem seus adversários na primeira fase do torneio olímpico. Nesta QUINTA-FEIRA (19.07), Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha, Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa participaram do sorteio das chaves, que foi realizado em Klagenfurt, cidade austríaca que recebe o sétimo Grand Slam do Circuito Mundial.

O torneio olímpico de vôlei de praia será disputado por 24 duplas em cada naipe. As parcerias formarão seis chaves com quatro componentes cada e jogarão contra os rivais dos próprios grupos na primeira fase. Avançam diretamente às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros. Os quatro terceiros colocados restantes disputarão as últimas duas vagas disponíveis nas oitavas.

Líderes do ranking olímpico da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), os campeões mundiais Alison e Emanuel são os cabeças de chave do Grupo A. Os brasileiros jogarão, na primeira fase, contra o brasileiro naturalizado suíço Bella e seu parceiro Heuscher, Lupo/Nicolai, da Itália, e Doppler/Horst, da Áustria.

"Caímos numa chave bastante equilibrada. Doppler e Horst conseguiram a classificação no fim do ciclo, é um time que não enfrentamos esse ano, mas que merece respeito, como Heuscher e Bellaguarda. Não jogamos contra eles nesta temporada, mas é uma dupla experiente, que conta com um brasileiro naturalizado, uma parceria de muita força. Jogamos contra os italianos algumas vezes esse ano, é um time com o qual precisamos ter cuidado, são jogadores de qualidade e que jogam bem soltos", analisa o estrente Alison.

Ricardo e Pedro Cunha, sextos colocados no ranking olímpico, foram designados por sorteio para a chave F. A dupla brasileira enfrentará a concorrência de Grotowski/Garcia-Thompson, da Grã-Bretanha, Skarlund/Spinnangr, da Noruega, e Binstock/Reader, do Canadá.

"A Noruega é um dos poucos times que não enfrentamos este ano, mas é uma equipe de bom nível, que costuma fazer jogos duros contra as parcerias brasileiras. O Canadá não teve bons resultados no Circuito Mundial, mas vem crescendo, fizemos uma partida bastante equilibrada contra eles em Praga e eles podem surpreender. Já a dupla da Inglaterra jogou pouco na temporada, mas tem a vantagem de estar em casa, de jogar com a torcida, e isso sempre faz um time crescer", comenta Pedro Cunha.

No feminino, Juliana e Larissa encabeçam a chave A. A dupla bicampeã pan-americana disputará a classificação com Holtwick/Semmler, da Alemanha, Klapalova/Hajeckova, da República Tcheca, e Rigobert/Li Yuk, da Mauritânia.

Talita e Maria Elisa são as cabeças de chave do Grupo E. As brasileiras enfrentarão Goller/Ludwig, da Alemanha, Palmer/Bawden, da Austrália, e Meppelink/van Gestel, da Holanda.

"Somos as favoritas para ficar com o primeiro lugar do grupo se levarmos em conta a colocação no ranking mundial, mas isso não quer dizer muita coisa. O que vai realmente definir a nossa classificação é a maneira como entrarmos para cada partida. Nossa chave tem três times bons, especialmente a Alemanha, e teremos que ter a concentração elevada em todos os jogos. Vamos pensar em um jogo de cada vez e dar sempre o nosso melhor", analisa Maria Elisa.

MASCULINO
GRUPO AAlison/Emanuel (Brasil)
Bella/Heuscher (Suíça)

quarta-feira, 18 de julho de 2012

uliana/Larissa e Ângela/Lili brilham na abertura da fase principal em Klagenfurt

Mundial: Brasileiras classificadas
Invictas e sem perder sets, as duplas Juliana/Larissa e Ângela/Lili passaram com tranquilidade pelo primeiro dia da fase principal do Grand Slam de Klagenfurt do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012. Com o bom início, as duplas garantiram, nesta QUARTA-FEIRA (18.07), classificação antecipada à segunda fase do torneio austríaco. Taiana/Vivian e Talita/Maria Elisa seguem lutando para avançar.

Campeãs do Grand Slam da Alemanha, no último domingo, Juliana e Larissa confirmaram o bom momento com duas vitórias no Grupo B em Klagenfurt. A dupla volta à quadra nesta QUINTA-FEIRA (19.07) para enfrentar as alemãs Kohler e Schumacher e tentar garantir a liderança da chave.

Nesta quarta, as campeãs mundiais estrearam na competição derrotando as eslovenas Vodeb e Fabjan por 2 sets a 0, parciais de 21/11 e 21/9. Depois, repetiram o placar, com parciais de 21/15 e 21/14, diante das alemãs Borger e Buthe na segunda rodada.

"É importante nos mantermos focadas nesse momento. As Olimpíadas estão batendo à nossa porta, optamos por não descansar antes de ir para Londres, para nos mantermos em atividade, em ritmo de competição. Mas não podemos ficar pensando no futuro sem pensarmos no que estamos fazendo hoje. Vamos continuar buscando as vitórias para tentarmos essa medalha de ouro no Grand Slam", comenta Larissa.

Na chave E, Ângela e Lili mantiveram o bom padrão apresentado no country-cota e no qualifying para superar mais um estágio da competição. A dupla comandada pelo técnico Elmer Calvis superou duas parcerias mais bem colocadas no ranking mundial e agora disputará o primeiro lugar do gruo em confronto direto com as russas Khomyakova e Ukolova.

Na abertura da fase principal, Ângela e Lili venceram o duelo brasileiro com Talita e Maria Elisa por 2 a 0 (21/12 e 21/19), conquistando a segunda vitória da dupla em três jogos contra as compatriotas. Na partida seguinte, nova vitória, desta vez sobre as belgas Mouha e Gielen, com parciais de 21/10 e 21/12.

Talita e Maria Elisa não se recuperaram da derrota na estreia e acabaram perdendo novamente, agora para as russas Khomyakova e Ukolova, por 2 a 1 (19/21, 21/15 e 14/16). A dupla brasileira precisa vencer as belgas Mouha e Gielen no terceiro e último jogo da primeira fase para avançar.

Taiana e Vivian também chegam à última rodada do Grupo G precisando vencer para garantir vaga na segunda fase. As brasileiras jogarão contra as gêmeas finlandesas Erika e Emilia Nystrom.

Na primeira rodada do Grand Slam austríaco, Vivian e Taiana, que foram finalistas da competição em 2010, superaram as locais Hansel e Montagnolli, com parciais de 21/16 e 31/29. Na segunda rodada, no entanto, as brasileiras foram superadas pelas alemãs Goller e Ludwig, também em dois sets: 10/21 e 16/21.

Serão 32 duplas na disputa da primeira fase do Grand Slam de Klagenfurt, divididas em oito grupos na primeira fase. As líderes de cada grupo avançarão diretamente às oitavas de final, enquanto os segundos e terceiros colocados terão que disputar uma rodada extra.

Thiago e Ferramenta caem no qualifying

No masculino, o Brasil tem três duplas na disputa pelo título em Klagenfurt: Ricardo/Pedro Cunha, Márcio/Pedro Solberg e Benjamin/Bruno Schmidt. As duplas estreiam no Grand Slam austríaco nesta quinta, na abertura da fase principal.

Nesta quarta, Thiago e Ferramenta disputaram o qualifying, mas não conseguiram a classificação à chave principal na Áustria. Os brasileiros venceram o primeiro jogo do dia, mas tropeçaram na rodada decisiva.

Na estreia, a dupla derrotou os suíços Andreas Sutter e Roman Sutter por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/17. Depois, caiu diante dos noruegueses Horrem e Eithun, também em dois sets (19/21 e 18/21), e acabou deixando a disputa.

Sorteio dos grupos dos Jogos Olímpicos acontece nesta quinta

A quinta-feira será decisiva para o vôlei de praia brasileiro também fora das quadras. Após o encerramento da programação de jogos em Klagenfurt, às 15h (de Brasília), será realizado o sorteio dos grupos do torneio de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Londres.

O torneio olímpico de vôlei de praia será disputado por 24 duplas em cada naipe. As parcerias formarão seis chaves com quatro componentes cada e jogarão contra os rivais dos próprios grupos na primeira fase. Avançam diretamente às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada chave e dois melhores terceiros. Os quatro terceiros colocados restantes disputarão as últimas duas vagas disponíveis nas oitavas.

Líderes do ranking olímpico da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Larissa e Juliana serão as cabeças de chave do Grupo A. Talita e Maria Elisa, que estão em quinto lugar no ranking, serão designadas para a chave E. No masculino, os líderes Alison e Emanuel encabeçam o Grupo A. Ricardo e Pedro Cunha, sextos colocados, entrarão no sorteio da sétima à nona posições, podendo compor as 
chaves D, E ou F.

TABELA E RESULTADOS – MASCULINO
GALERIA DE FOTOS