sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Maria Clara e Lili buscam vaga na semifinal em Aland

Mundial: Brasileiras seguem na disputa
O Brasil segue na luta pelo título da etapa finlandesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012. Apesar das derrotas sofridas nesta SEXTA-FEIRA (31.08) na ilha de Aland, as duplas Maria Clara/Lili e Juliana/Larissa estão vivas na 11ª e penúltima parada da temporada. Ágatha e Bárbara Seixas, por outro lado, deram adeus às disputas em nono lugar.

As semifinais da etapa finlandesa acontecerão neste SÁBADO (01.09), às 10h30 e às 12h (de Brasília), e serão transmitidas ao vivo pelo canal Sportv. A decisão é no DOMINGO (02.09).

Disputando o segundo torneio em parceria, Maria Clara e Lili foram a dupla brasileira que sustentou a invencibilidade por maior tempo. A carioca e a capixaba iniciaram o segundo dia de disputas em Aland nas oitavas, onde derrotaram as russas Vasina e Vozakova por 2 sets a 0 (21/19 e 22/20).

Na rodada seguinte, nas quartas, as brasileiras foram superadas pelas espanholas Liliana e Baquerizo em dois sets (16/21 e 13/21). O resultado levou a dupla à repescagem, onde enfrentará o vencedor da partida entre Holtwick/Semmler, da Alemanha, e Klapalova/Hajeckova, da República Tcheca. As suíças Kuhn e Zumkehr aguardam esta partida para conhecerem suas adversárias na semifinal.

Liliana e Baquerizo também foram responsáveis pelo fim da invencibilidade de Juliana e Larissa na competição. Ainda nas oitavas, as campeãs mundiais perderam para as europeias, de virada, por 2 sets a 1, parciais de 21/10, 19/21 e 18/20.

“Depois do primeiro set, as espanholas jogaram muito bem e ganharam muita confiança para o tie-break. Cometi muitos erros no jogo contra elas, mas a derrota abriu meus olhos e consegui jogar bem durante toda a segunda partida”, diz Juliana.

As medalhistas olímpicas se recuperaram na rodada seguinte e bateram as suíças Graessli e Goricanec por 2 sets a 0 (21/12 e 21/11). No próximo jogo, ainda na repescagem, Juliana e Larissa jogarão contra as alemãs Banck e Walkenhorst. Se vencerem, disputarão uma vaga na semifinal com as russas Ukolova e Khomyakova.

A dupla brasileira luta para garantir o heptacampeonato do Circuito Mundial na etapa finlandesa. Para confirmar o título sem depender do resultado da última etapa do ano, na Tailândia, em outubro, as brasileiras precisam conquistar o ouro na ilha finlandesa.

Ágatha e Bárbara Seixas, que perderam um jogo no primeiro dia de disputas, superaram o primeiro desafio da repescagem, vencendo as canadenses Broder e Valjas por 2 a 0 (21/16 e 21/12). Na rodada seguinte, a dupla brasileira precisou de três sets (21/17, 15/21 e 15/12), mas voltou a avançar, passando pelas belgas Mouha e Gielen. A eliminação aconteceu no terceiro jogo do dia, após a derrota por 2 a 1 (20/22, 21/18 e 11/15) diante das alemãs Holtwick e Semmler.

TABELA E RESULTADOS

GALERIA DE FOTOS

Nelsinho/Keko e Brian/Bob Filho lutam pelo título da temporada

Estadual Regional BB: Disputas no Rio Grande do Sul
O atletas do Grupo 3 do Circuito Estadual Regional Banco do Brasil Vôlei de Praia se despedem neste final de semana da temporada 2012 da competição. A cidade de Porto Alegre (RS) recebe, entre SEXTA-FEIRA (31.08) e DOMINGO (02.09), a 16ª etapa do ano e a última da região na temporada. As disputas acontecem das quadras do Parque da Marinha do Brasil e a entrada é gratuita.

Participarão da competição na capital gaúcha atletas vinculados a Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além de jogadores da categoria Sub-23 de outros Estados.
Por ser o último do Grupo 3, o torneio em Porto Alegre apontará os campeões regionais da competição. 
No feminino, a disputa está virtualmente definida em favor de Josi/Thais (SC/RJ). Líder do ranking com 1.520 pontos, a dupla precisa apenas entrar em quadra para dar fim às chances matemáticas de Renata/Elize Maia (RJ/ES) e Evelyn/Fabíola (DF), que têm 1.120 cada.

No masculino, a luta pelo título está mais indefinida. Nelsinho/Keko (SC), com 960 pontos, Brian/Bob Filho (SC/DF), com 800, e Oscar/Carlos Luciano (RJ), com 680, são as três parcerias inscritas na competição com chances de terminar o ano na primeira colocação do ranking.

A competição será iniciada na sexta, com o qualifying, que reunirá 25 duplas – 14 masculinas e 11 femininas. As quatro melhores parcerias em cada naipe na fase preliminar garantirão vaga na fase principal, que acontecerá entre SÁBADO (01.09) e domingo.

O qualifying masculino será disputado por Jô/Guto (PB/SP), Alex/Miguel (MS), Lobeira/Paulo Amado (DF), Léo/Márcio Gaudie (RJ), Carlos/Diogo Abreu (GO), Felipe Cavazin/Daniel Lazzari (PR/SC), Silvio/Moisés Batista (SC), Betinho/Saymon (MS), Allison/Paulo Vitor (SC/RJ), Nenê/Julio Bernardi (RS), Rodrigo Pastorio/Charles Paim (RS/SC), Léo Morais/Eduardo (PB/RJ), Diogo Machado/Carioca (RS/RJ) e Julierme/Márcio Silveira (RS).

No feminino, a disputa será entre Luana/Júlia Schmidt (ES), Drê/Joelma (PR/SP), Débora/Aninha (SP), Camila/Amanda Maltez (RJ), Flávia/Carol Pereira (RJ), Pauline/Michelle Carvalho (RJ), Sandressa/Fernanda Nunes (AL/RJ), Piluca/Karin (SC), Ana Maria/Giscele (DF), Leize/Rachel (SC/RJ) e Clau/Karen (SC).

As oito duplas pré-classificadas para a fase principal são Bernat/Daniel Souza (RJ), Brian/Bob Filho (SC/DF), Nelsinho/Keko (SC), Oscar/Carlos Luciano (RJ), Luciano/Léo Vieira (ES/DF), Matheus/Dudu (RS), Álvaro/Vinícius Lucas (RS) e Pedro/Cristiano (RS), no masculino, além de Josi/Thais (SC/RJ), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Fabíola/Evelyn (DF), Chell/Natasha Valente (DF/RJ), Mayara/Gabby Baeta (CE/RJ), Simone/Márcia Mariano (RS), Geovana/Fran (RS) e Júlia Raposo/Rosária (RS), no feminino.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Brasil aposta na força das “Torres Gêmeas” para buscar quarta vitória contra a Argentina

Desafio BB: Torres Gêmeas brasileiras
O Brasil terá os dois jogadores mais alto do Vôlei de Praia nacional à disposição no quarto e último jogo do Desafio de Vôlei Banco do Brasil, que acontecerá neste SÁBADO (01.09), às 16h, na arena montada no Estacionamento do Centro Regional de Eventos, em São José do Rio Preto (SP). Do alto de seus 2,10m, os gigantes Evandro e Fernandão comandarão o quarteto brasileiro no quarto e último duelo do ano com a Argentina. A entrada é gratuita.

Eleito como atleta revelação do Circuito Banco do Brasil em 2011, o carioca Evandro participará do evento pela primeira vez nesta temporada. Além de Fernandão, ele dividirá com Taiana e Fernanda Berti a responsabilidade de buscar a quarta vitória do país no duelo sul-americano. Os atletas Pablo Suarez, Ian Mehamed, Ana Gallay e Virginia Zonta representarão a Argentina.

“Nunca participei de partidas que reunissem homens e mulheres no mesmo time e acho que este jogo tem tudo para ser muito legal para o público, pois terá esse atrativo, além da rivalidade ente Brasil e Argentina. Além do Fernandão e de mim, a Fernanda também é bastante alta (tem 1,90m) e espero que isso nos ajude a conquistar mais uma vitória para o Brasil”, comenta o carioca.

Vice-campeão nacional na temporada passada, o capixaba Fernandão também aposta no sucesso das “Torres Gêmeas” brasileiras. O jogador de 25 anos é o único a defender o Brasil em todos os quatro duelos com os argentinos nesta temporada.

“Ter jogadores mais altos no time facilita bastante, principalmente no ataque e no bloqueio. Tenho me divertido muito no Desafio de Vôlei Banco do Brasil e fiquei muito feliz por ter sido convidado para participar dos quatro jogos. Espero ajudar o Brasil a vencer mais uma vez”, diz o capixaba.

No primeiro duelo, que aconteceu em Teresina (PI), no dia 30 de junho, Fernandão uniu-se a Luciano, Shaylyn e Izabel para derrotar a Argentina, representada por Mehamed, Suárez, Klug e Olivera por 2 sets a 0, com duplo 25/20.

No segundo jogo, em Manaus (AM), nova vitória da equipe verde e amarela, que teve a mesma formação, e fez 2 a 0 sobre os argentinos Ian Mehamed, Santiago Etchegaray, Elena Klug e Melinda Galíndez.

A terceira partida, disputada em Joinville (SC), no dia 11 de agosto, teve outra vitória do Brasil, desta vez defendido por Fernandão, Oscar, Elize Maia e Fernanda Berti, sobre o quarteto argentino formado por Ian Mehamed, Julian Azaad, Elena Klug e Melinda Galindez: 2 sets a 0, parciais de 25/20 e 25/22.

Criado em 2009, o Desafio de Vôlei Banco do Brasil, reuniu, em seus três primeiros anos, atletas consagrados do vôlei e do vôlei de praia, que disputavam uma série de partidas ao longo do ano em cidades brasileiras. O jogo é disputado em quadra de areia, com equipes formadas por quartetos mistos e em melhor de três sets de 25 pontos.

Para 2012, a competição foi modificada em seu formato. Agora, um quarteto misto formado por atletas de vôlei de praia brasileiros mede forças, em cada uma das quatro etapas, com uma equipe estrangeira.

Invictas Maria Clara e Lili vão às oitavas em Aland

Circuito Mundial: Brasil nas oitavas
Com duas vitórias nas primeiras rodadas, as duplas Juliana/Larissa e Maria Clara/Lili garantiram, nesta QUINTA-FEIRA (30.08), vaga nas oitavas de final da etapa finlandesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012. Terceira dupla representante do Brasil na 11ª e penúltima etapa da temporada, Ágatha/Bárbara Seixas fechou o primeiro dia com uma vitória e uma derrota e terá que disputar a repescagem.

Juliana e Larissa, que precisam do ouro na etapa finlandesa para garantir o heptacampeonato do Circuito Mundial, passaram com tranquilidade pelas duas primeiras rodadas da competição disputada em Aland. Na estreia, as medalhistas olímpicas superaram a dupla da casa, formada por Hasu e Pollari por 2 sets a 0, parciais de 21/9 e 21/8.

Na sequência, também com facilidade, as campeãs mundiais passaram pelas alemãs Kohler e Schumacher, com parciais de 21/13 e 21/10. Nas oitavas, as brasileiras jogarão contra as espanholas Liliana e Baquerizo.

Jogando juntas pela segunda vez, Maria Clara e Lili tiveram mais trabalho para manter a invencibilidade em Aland. Na rodada de abertura, a dupla superou as austríacas Hansel e Jirak por 2 sets a 1, parciais de 19/21, 21/18 e 17/15.

No segundo jogo, a parceria brasileira também precisou de três sets (14/21, 27/25 e 15/8), mas voltou a levar a melhor, desta vez sobre Tsimbalova e Mashkova, do Cazaquistão.
As próximas adversárias das brasileiras serão as russas Vasina e Vozakova. A parceria russa impediu o primeiro duelo nacional na etapa finlandesa derrotando Ágatha e Bárbara Seixas por 2 sets a 1 (16/21, 21/19 e 15/13) na segunda rodada.

A dupla brasileira, que estreou na competição derrotando as suíças Goricanec e Graessli por 2 a 0 (21/13 e 21/12), terá que lutar por sua permanência no torneio através da repescagem, onde enfrentará as canadenses Broder e Valjas.

TABELA E RESULTADOS
GALERIA DE FOTOS

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Rebecca e Drussyla iniciam bem no Canadá

Mundial Sub-21: Brasileiras brilham no primeiro dia
O Brasil não poderia ter tido um início melhor no Campeonato Mundial Sub-21 de Vôlei de Praia. Nesta QUARTA-FEIRA (29.08), dia em que só as duplas femininas foram à quadra em Halifax, no Canadá, Rebecca e Drussyla venceram os dois primeiros jogos na competição e garantiram vaga na segunda fase com uma rodada de antecipação. Marcus e Guto estreiam no torneio masculino nesta QUINTA-FEIRA (30.08).

Comandadas pela campeã olímpica Jackie Silva, Rebecca, de 19 anos, e Drussyla, de 16, tiveram uma estreia tranquila nas areias canadenses. Na primeira rodada do Grupo G, a dupla superou as norte-americanas Kirby Burnham e Jace Pardon por 2 sets a 0, parciais de 21/11 e 21/19.

Duas horas após o fim da primeira partida, as brasileiras voltaram à quadra para enfrentar as alemãs Sandra Seyfferth e Anika Krebs. Depois de saírem perdendo, as brasileiras reagiram e venceram as europeias por 2 sets a 1 (19/21, 21/11 e 15/9).

Única dupla do Grupo G com duas vitórias, Rebecca/Drussyla encerrou o primeiro dia de competições em Halifax com a vaga garantida na segunda fase. A dupla brasileira tentará confirmar a primeira posição do grupo na terceira e última partida da fase de grupos, nesta quinta, contra Bakhtygul Samalikova e Lyubov Bogatu, do Cazaquistão, para avançar diretamente às oitavas de final.

O torneio maculino começa nesta quinta, quando a dupla Marcus/Guto, atual campeã brasileira Sub-21, realizará seus dois primeiros jogos em Halifax. A parceria masculina do Brasil é comandada pelo técnico Marcos Antônio Albuquerque, o Marcão.

Além dos atletas e dos treinadores, também estão em Halifax os assistentes Julio Kunz, do feminino, e Wallace Ramos, do masculino, além do fisioterapeuta Marco Antônio e do supervisor Jorge Barros, o Jorjão.

O Campeonato Mundial Sub-21 de 2012 é disputado por 32 duplas em cada naipe. Na primeira fase, as equipes são divididas em oito chaves. Os líderes de cada grupo avançam diretamente às oitavas de final, enquanto o segundo e o terceiro colocados terão que passar por uma rodada extra. Os campeões serão conhecidos no DOMINGO (02.09).

O Brasil tem grande tradição no Campeonato Mundial Sub-21 de vôlei de praia e soma nove títulos na competição. No masculino, foram três conquistas: em 2001, com Pedro Cunha/Anselmo, em 2003, com Pedro Cunha/Pedro Solberg, e em 2006, com Pedro Solberg/Bruno Schmidt.

No feminino, foram seis conquistas: em 2001, com Maria Clara/Shaylyn, em 2002, com Juliana/Taiana, em 2004, com Carolina/Taiana, em 2005, com Carolina/Camillinha, em 2006, com Carol Aragão/Bárbara Seixas, e em 2007, com Lili/Bárbara Seixas.

TABELA – FEMININO


GALERIA DE FOTOS
TABELA – MASCULINO

Juliana e Larissa podem garantir o hepta na Finlândia

Mundial: Brasileiras perto de mais um título
As medalhistas olímpicas Juliana e Larissa podem garantir na etapa finlandesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia o título antecipado da temporada 2012 da competição. A dupla brasileira, que estreia nesta QUINTA-FEIRA (30.08) na 11ª e penúltima etapa do ano, precisa conquistar o ouro na cidade de Aland para garantir antecipadamente o heptacampeonato da principal competição internacional anual da modalidade. O Brasil também será representado por Maria Clara/Lili e Ágatha/Bárbara Seixas no torneio.

Juliana e Larissa chegam à ilha finlandesa na liderança do ranking mundial, com 5.280 pontos. Únicas concorrentes das brasileiras na disputa pelo título da temporada, as chinesas Chen Xue e Zhang Xi, que têm 5.240, não disputarão o torneio finlandês. Se vencerem a etapa, as campeãs mundiais chegarão a 5.560 pontos no ranking mundial, já considerando os descartes previstos no regulamento, e estarão fora do alcance das asiáticas, que podem chegar no máximo a 5.520 caso vençam a última etapa do ano, em Outubro, na Tailândia, obedecendo aos mesmos critérios.

O retrospecto da dupla brasileira em Aland deixa o título ainda mais próximo. Nos quatro anos em que a cidade recebeu o Circuito Mundial, foram dois títulos de Juliana e Larissa: 2007 e 2009. Em 2011, as brasileiras ficaram com a prata e, no ano passado, com o bronze.

“É uma alegria enorme estar perto de conquistar nosso sétimo título mundial. Não é fácil vencer no esporte, ainda mais vencer sete vezes uma competição que envolve os melhores atletas do mundo. Mas, sinceramente, ainda não estamos pensando nisso. Para conquistarmos o título temos que conquistar a medalha de ouro nessa etapa, o que não será nada fácil. Não estamos criando ansiedade e vamos trabalhar focadas apenas em fazer o melhor”, explica Larissa.

Melhor jogadora do mundo nas últimas três temporadas, Juliana também prefere pensar passo a passo, mas admite a expectativa pela conquista.

“Temos sempre a postura de não ficar projetando muito à frente. Pensamos jogo a jogo para mantermos o foco. Queremos demais esse sétimo título mundial, mas ele virá de maneira natural se tivermos um bom desempenho nessas duas etapas que faltam”, comenta.

Se garantirem o heptacampeonato, Juliana e Larissa passarão a formar a dupla com maior número de conquistas na história da competição. Atualmente, a dupla divide o posto com as também hexacampeãs brasileiras Adriana Behar e Shelda. O recordista absoluto de conquistas é Emanuel, dono de dez títulos do Circuito Mundial.

A etapa finlandesa começa nesta quinta, com 32 duplas na disputa pelo título. A competição será disputada em sistema de dupla eliminatória. As finais e disputa de terceiro lugar serão no DOMINGO (02.09).

TABELA E RESULTADOS

GALERIA DE FOTOS

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Duplas brasileiras estreiam nesta quarta em Halifax

Mundial Sub-21: Brasil em busca do ouro
Terá início nesta QUARTA-FEIRA (28.08), em Halifax, no Canadá, a 12ª edição do Campeonato Mundial Sub-21 de Vôlei de Praia. Recordista absoluto de títulos na competição, com nove ouros, o Brasil vai em busca de mais duas medalhas douradas nas areias canadenses, representado pelas duplas Rebecca/Drussyla e Marcus/Guto. O país quer voltar ao topo do pódio depois de cinco anos.

A dupla feminina do Brasil conta com um grande trunfo na competição: a experiência da campeã olímpica Jackie Silva, técnica da equipe nacional. A carioca espera um torneio disputado, mas confia no talento das brasileiras.

“O Brasil teve um domínio absoluto nas categorias de base por muito tempo, mas, de um tempo para cá, os outros países investiram forte e diminuíram a distância. A CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) está desenvolvendo um trabalho de muita qualidade na base e a Drussyla e a Rebecca têm grandes perspectivas de crescimento. Vamos em busca do título, e sabemos que temos condições, mas o importante é que o time se comporte bem”, diz Jackie.

Atleta mas jovem da delegação brasileira, a carioca Drussyla, ficou em quinto lugar no Mundial Sub-19 de 2012, jogando com a sergipana Duda. Agora com Rebecca, com quem venceu uma etapa do Circuito Sul-Americano adulto no começo da temporada, a revelação brasileira confia uma participação ainda melhor.

“Fizemos uma ótima preparação e estamos muito focadas nesta competição. Independente de sermos jovens, temos maturidade suficiente para sermos campeãs e vamos dar o nosso melhor. Temos um ótimo entrosamento também fora da quadra e isso favorece bastante”, comenta Drussyla.

No masculino, os irmãos Marcus e Guto apostam no entrosamento para brilhar. Juntos há três anos, os cariocas são os atuais campeões brasileiros da categoria Sub-21. Irmão mais velho, Marcus, de 20 anos, disputou a última edição do Mundial da categoria e conquistou o bronze, jogando com o paraibano Vitor Felipe.

“No ano passado fomos muito bem e chegamos muito perto do título, mas infelizmente não deu. Este é o meu último ano no Sub-21 e quero me despedir com o ouro. Tivemos quatro meses de treinos fortes no Aryzão, pensando somente em vôlei de praia, e estamos bem preparados”, diz Marcus.

O treinador brasileiro Marcos Antônio Albuquerque, o Marcão, também aposta na ótima preparação no Aryzão como ponto positivo a favor da dupla brasileira.

“O Mundial Sub-19 nos mostrou que as competições internacionais de base estão cada vez mais disputadas. O Marcus e o Guto trabalharam duro, foram muito bem durante os treinamentos, formam a dupla mais experiente desta categoria e estão em condições de disputar de igual para igual com qualquer outro time”, afirma Marcão.

Além dos atletas e dos treinadores, também estão em Halifax os assistentes Julio Kunz, do feminino, e Wallace Ramos, do masculino, além do fisioterapeuta Marco Antônio e do supervisor Jorge Barros, o Jorjão.

O Campeonato Mundial Sub-21 de 2012 será disputado por 32 duplas em cada naipe. Na primeira fase, as equipes serão divididas em oito chaves. Avançarão às oitavas de final as duplas melhores parceria de cada grupo. Os campeões serão conhecidos no DOMINGO (02.09).

O Brasil tem grande tradição no Campeonato Mundial Sub-21 de vôlei de praia e soma nove títulos na competição. No masculino, foram três conquistas: em 2001, com Pedro Cunha/Anselmo, em 2003, com Pedro Cunha/Pedro Solberg, e em 2006, com Pedro Solberg/Bruno Schmidt.

No feminino, foram seis conquistas: em 2001, com Maria Clara/Shaylyn, em 2002, com Juliana/Taiana, em 2004, com Carolina/Taiana, em 2005, com Carolina/Camillinha, em 2006, com Carol Aragão/Bárbara Seixas, e em 2007, com Lili/Bárbara Seixas.

TABELA – FEMININO

TABELA – MASCULINO

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Marcus/Guto e Rebecca/Drussyla embarcam para o Mundial Sub-21 no Canadá

Mundial Sub-21: A caminho de Halifax
O Campeonato Mundial Sub-21 de Vôlei de Praia 2012 começa nesta QUINTA-FEIRA (23.08) para o Brasil. Marcus/Guto e Rebecca/Drussyla, duplas que representarão o país na 12ª edição da competição, que será disputada na próxima semana, em Halifax, embarcam nesta quinta, às 11h45, rumo à cidade canadense.

A estreia das duplas brasileiras será na próxima QUARTA-FEIRA (29.08). O torneio, que terá 32 duplas em cada naipe disputando os títulos masculino e feminino, será encerrado no DOMINGO (02.09).

Além das duplas, também viajarão para o Canadá Jackie Silva e Julio Kunz, técnica e assistente do feminino, Marcão e Wallace Ramos, treinador e auxiliar do masculino, Marco Antônio, fisioterapeuta, e Jorge Barros, o Jorjão, supervisor das seleções de base do vôlei de praia.

A dupla masculina do Brasil é formada pelos irmãos Marcus, de 20 anos, e Guto, de 19, atuais campeões brasileiros Sub-21, líderes do ranking nacional desta categoria e também do ranking Sub-23. Enquanto Marcus vai para sua terceira participação em Mundiais de base, tendo conquistado o bronze em 2011, Guto revela sua ansiedade para a competição.

“Acho que ainda não tenho a noção exata da responsabilidade que é disputar este Mundial. Estou muito tranquilo e acho que só vou entrar no clima realmente quando chegarmos ao Canadá. Treinamos duro por quatro meses e estamos prontos para dar o nosso melhor. Vai ser um torneio muito especial porque o nosso pai (o ex-jogador Big) também estará lá como técnico da dupla masculina do Chile”, diz Guto.

No feminino, Rebecca, de 19 anos, e Drussyla, de 16, já defenderam o Brasil em Mundiais, com outras parceiras. As duas, no entanto, só jogaram juntas uma vez, na etapa do Uruguai do Circuito Sul-Americano, em 2012, e conquistaram o ouro.

“Estou me sentindo bem mais tranquila e confiante do que no ano passado. Acho que o resultado tem tudo para ser melhor. Temos confiante por termos ido muito bem na única vez em que jogamos juntas e queremos brigar pelo ouro, mas sabemos que temos que pensar em um jogo de cada vez”, alerta Rebecca, nona colocada no Mundial Sub-21 de 2011.

O Brasil tem grande tradição no Campeonato Mundial Sub-21 de vôlei de praia e soma nove títulos na competição. No masculino, foram três conquistas: em 2001, com Pedro Cunha/Anselmo, em 2003, com Pedro Cunha/Pedro Solberg, e em 2006, com Pedro Solberg/Bruno Schmidt.
 
No feminino, foram seis conquistas: em 2001, com Maria Clara/Shaylyn, em 2002, com Juliana/Taiana, em 2004, com Carolina/Taiana, em 2005, com Carolina/Camillinha, em 2006, com Carol Aragão/Bárbara Seixas, e em 2007, com Lili/Bárbara Seixas.

Andrezza e Chell conquistam o segundo título consecutivo

Circuito BB Challenger: Dupla faz dobradinha
A recente parceria entre a amazonense Andrezza e a brasiliense Chell rendeu à dupla mais um título neste DOMINGO (26.08). Em sua segunda competição, o time conquistou o título da etapa de Maceió (AL), a última do Circuito Banco do Brasil Challenger Vôlei de Praia 2012. Foi a segunda conquista consecutiva da dupla, que subiu ao topo do pódio também no torneio de estreia, em Campo Grande (MS).

Na decisão, Andrezza e Chell derrotaram Val e Neide (RJ/AL) por 2 sets a 1, parciais de 21/17, 12/21 e 15/10. A terceira colocação ficou com a cearense Shaylyn e a sueca Karin.

O bom início da dupla surpreende pelo fato de Andrezza e Chell não terem ainda treinado juntas, já que a amazonense mora em Fortaleza (CE) e a brasiliense no Rio de Janeiro (RJ).

“As pessoas dizem que quando uma dupla tem uma química boa, é possível jogar bem mesmo sem treinar junto. É o que está acontecendo com a gente. Nosso trabalho está dando certo, apesar da distância. Vamos agora disputar o Circuito Banco do Brasil e queremos entrar no ranking o mais rápido possível”, diz Andrezza.

Natural das Alagoas, Neide chegou perto de levar o Estado ao topo do pódio em Maceió. Após a derrota na decisão, a alagoana enalteceu a boa campanha da dupla, que jogou pela primeira vez na competição.

“O torneio foi excelente. Chegar na final no nosso primeiro torneio juntas foi ótimo. A Val foi muito parceira e me deu muita força. A final foi muito equilibrada, mas cometemos alguns erros no fim e isso acabou decidindo a partida”, afirma.

Na disputa de terceiro lugar, Shaylyn e Karin superaram Thati e Érica Freitas (PB/MG) por 2 sets a 0, com duplo 21/13, e completaram o pódio. A quarta colocação, no entanto, foi suficiente para que a paraibana e a mineira terminassem na primeira colocação geral, à frente das concorrentes Josi e Thais (SC/RJ), que ficaram em quinto.

“Viemos para esta etapa dispostas a lutar pelos dois títulos. Não conseguimos vencer o torneio, infelizmente, mas conseguimos a melhor pontuação do Circuito Banco do Brasil Challenger e isso nos deixa muito feliz. Dedico este resultado ao meu pai, Wallace, que mora aqui em Maceió, e à minha equipe técnica, formada pelo Hugo, pelo Riquinho e pelo Roosevelt”, comemora Thati.

Com o fim do Circuito Banco do Brasil Challenger, as duplas brasileiras se preparam para o início da temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil. A principal competição do país começará entre os dias 14 e 16 de setembro, em Cuiabá (MT). A capital mato-grossense receberá a primeira de dez etapas na temporada.

domingo, 26 de agosto de 2012

Atletas do Botafogo, Beto Pitta e Lipe, conquistam segundo título consecutivo do Challenger Brasileiro

Circuito BB Challenger: Beto e Lipe campeões em Alagoas
Do qualifying à consagração do título. Repetindo a trajetória que traçaram há pouco mais de um mês, em Campo Grande (MS), os atletas do Botafogo, o carioca Beto Pitta e o cearense Lipe conquistaram, neste DOMINGO (26.08), o título da quarta e última etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger Vôlei de Praia 2012. A dupla subiu ao topo do pódio na arena montada na Praia da Pajuçara, em Maceió (AL), acompanhada dos vice-campeões Franco e Daniel Souza (CE/RJ) e dos terceiros colocados Ícaro e Bernat (PB/RJ).

O título foi o segundo consecutivo conquistado pela dupla na competição nesta temporada. Antes de vencerem as etapas de Campo Grande e Maceió, Beto e Lipe estavam competindo na Europa e, por isso, não participaram das duas primeiras etapas do ano.

Na decisão em Maceió, Beto e Lipe derrotaram Franco e Daniel Souza por 2 sets a 1, parciais de 21/17, 25/27 e 15/11.

Assim como em Campo Grande, a dupla iniciou sua trajetória no qualifying e, depois de sete jogos em três dias, ficou com o título. De acordo com Beto Pitta, a campanha da dupla foi marcada por coincidências.

“O sorteio do qualifying nos colocou com os mesmos cruzamentos e, assim como em Campo Grande, perdemos na primeira rodada. Mas conseguimos nos manter tranquilos, vencemos o segundo jogo com uma boa atuação e jogamos ainda melhor nas quartas, quando tivemos um cruzamento difícil com o Thiago e o Bruno Schmidt. Chegamos mais cansadas que as outras três duplas às semifinais, já que só nós jogamos o qualifying, mas nos superamos para vencer. Começamos mal o tie-break da final, mas conseguimos ajustar o nosso jogo e vencer. Estou muito feliz pelo segundo título consecutivo”, diz Beto Pitta.

Exausto após a maratona de jogos, Lipe exaltou a campanha de seu ídolo, o veterano Franco, que segue competindo em alto nível aos 45 anos de idade e chegou à sua 74ª final nas areias do país.


Na disputa de terceiro lugar, Ícaro e Bernat derrotaram Álvaro Filho e Luciano (PB/ES) por 2 sets a 1, parciais de 20/22, 33/31 e 15/9, e garantiram o primeiro pódio da dupla na competição.

“Estamos trabalhando forte desde o começo da dupla. Fomos buscando etapa a etapa o nosso espaço e agora conseguimos este ótimo resultado, que foi o terceiro lugar. Queria agradecer ao pessoal do nosso projeto, pois se não fosse por eles não estaria mais jogando, e à minha esposa e ao meu filho, que sempre me apoiam”, diz Bernat.

Apesar da derrota na disputa de terceiro lugar, Álvaro Filho e Luciano terminaram em primeiro lugar no ranking final e garantiram o título simbólico do Circuito Banco do Brasil Challenger 2012.

Com o fim do Circuito Banco do Brasil Challenger, as duplas brasileiras se preparam para o início da temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil. A principal competição do país começará entre os dias 14 e 16 de setembro, em Cuiabá (MT). A capital mato-grossense receberá a primeira de dez etapas na temporada.

TABELA E RESULTADOS

sábado, 25 de agosto de 2012

Álvaro Filho e Luciano chegam a semifinal e garantem título da temporada do Challenger 2012

Circuito BB Challenger: Campeões antecipados
Com quatro duplas masculinas ainda na disputa, termina neste DOMINGO (26.08) a quarta e última etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger Vôlei de Praia 2012. Entre os quatro times que entrarão em quadra no último dia de disputas na Praia da Pajuçara, em Maceió (AL), um já tem motivos para comemorar. Com a vaga garantida nas semifinais, Álvaro Filho e Luciano (PB/ES) garantiram, por antecipação, o título simbólico da competição.

Álvaro e Luciano iniciaram as disputas em Maceió na liderança, com 960 pontos. Além de terem chegado às semifinais, o paraibano e o capixaba também viram Bruno e Hevaldo (AM/CE), seus principais concorrentes, eliminados na primeira fase, o que confirmou a primeira colocação no ranking ao fim da competição.


A dupla tentará ainda conquistar o título da etapa alagoana neste domingo. Na semifinal, às 8h50, Álvaro e Luciano jogarão contra Franco e Daniel Souza (CE/RJ). O outro confronto, no mesmo horário, será entre Ícaro/Bernat (PB/RJ) e Beto Pitta/Lipe (RJ/CE). A decisão e a disputa de terceiro lugar terão início às 10h30.

Álvaro e Luciano chegaram às semifinais invictos. Na primeira fase, a dupla liderou o Grupo A, derrotando Felipe Cavazin e Daniel Lazzari (PR/SC) por 2 a 0 (23/21 e 21/18) e Léo Síndice/Léo Vieira (PR/DF) pelo mesmo placar, com parciais de 21/16 e 21/14. Nas quartas, Álvaro e Luciano passaram por Fabiano e Rodrigo Saunders (PE/CE) também em dois sets: 21/19 e 21/18.

Seus adversários, Franco e Daniel, ficaram em segundo lugar na chave D na primeira fase. A dupla tropeçou diante de Thiago e Bruno Schmidt (SC/DF), perdendo por 2 a 0 (7/21 e 14/21) na estreia, mas reagiu e bateu Jô/Ricardo Sousa (PB/PA) também por 2 a 0 (21/10 e 21/18). Nas quartas, o veterano cearense e o jovem carioca viraram diante de Gilmário e Fernandão (PB/ES) para vencer por 2 a 1 (15/21, 21/15 e 15/9).

Ícaro e Bernat vencem com muita superação

Na outra semifinal, a classificação das duas duplas teve bastante emoção. O paraibano Ícaro e o carioca Bernat tiveram que superar fortes câimbras no terceiro e último jogo do dia, quando derrotaram Felipe Cavazin e Daniel Lazzari (PR/SC) por 2 sets a 1 (19/21, 21/11 e 17/15), nas quartas, depois de estarem perdendo no tie-break por 14/11.

“O Bernat sentiu câimbras no começo do jogo e eu tive o mesmo problema durante a partida. A torcida nos ajudou muito e foi fundamental na nossa reação. O mais importante foi termos tido paciência e mantido a cabeça boa. Estávamos querendo muito a vitória. É nossa primeira semifinal juntos e este resultado é um presente para o nosso técnico Leandro Martins, que faz aniversário hoje e me convidou para morar no Rio de Janeiro e treinar com eles quando estava pensando em parar de jogar”, diz Ícaro.

Na primeira fase, o paraibano e o carioca passaram em primeiro lugar no Grupo B, depois de superarem Fabiano e Rodrigo Saunders (PE/CE) por 2 a 0 (22/20 e 21/16) na primeira rodada e Bruno/Hevaldo (AM/CE) por 2 a 1 (21/16, 17/21 e 25/23), na segunda.

Seus adversários na semifinal, Beto Pitta e Lipe garantiram a vaga batendo Thiago e Bruno Schmidt (SC/DF) por 2 sets a 1, parciais de 15/21, 22/20 e 16/14, nas quartas. Na primeira fase, a dupla foi a segunda colocada da chave C, depois de perder para Fernandão e Gilmário (ES/PB) na estreia por 2 a 0 (16/21 e 18/21) e de superar os cariocas Leonardo Gomes e Rhuan Ferramenta em dois sets (21/11 e 24/22).

Todos os jogos disputados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol, no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

TABELA E RESULTADOS

Val/Neide e Shaylyn/Karin chegam a semifinal em Maceió

Circuito BB: Estreantes na semifinal
Duas duplas estreantes conquistaram, neste SÁBADO (25.08), as primeiras vagas na quarta e última etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger Vôlei de Praia 2012. Com três vitórias cada, Val/Neide (RJ/AL) e Shaylyn/Raquel (CE/SUE) avançaram à fase decisiva do torneio realizado na praia da Pajuçara, em Maceió (AL).

A programação deste DOMINGO (26.08), último dia de disputas na capital alagoana, começará às 8h com os duelos que apontarão as outras duplas semifinalistas: Thati/Érica Freitas (PB/MG) x Renata/Elize Maia (RJ/ES) e Josi/Thais (SC/RJ) x Andrezza/Chell (AM/DF). Os times que vencerem estas partidas jogarão contra Val/Neide e Shaylyn/Karin, respectivamente, nas semifinais, às 9h40. A final e a disputa de terceiro lugar serão realizadas às 11h20. A entrada na arena é gratuita.

O último dia de disputas definirá também a dupla campeã do Circuito Banco do Brasil Challenger 2012. A luta pelo título é entre as duplas Thati/Érica Freitas e Josi/Thais, que estão empatadas com 920 pontos. Quem terminar a etapa alagoana à frente, garantirá o título simbólico da competição.

Todos os jogos disputados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol, no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Alagoana Neide avança ao lado de Val

Única atleta de Alagoas a disputar a fase principal da etapa Challenger de Maceió, Neide levou o Estado à semifinal. Jogando pela primeira vez ao lado da carioca Val, a alagoana de São José da Lage venceu os três jogos do dia para se manter invicta no torneio.

Na estreia, Val e Neide derrotaram as capixabas Luana e Júlia Schmidt por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/18. Depois, passaram pelas líderes do ranking, Thati e Érica Freitas (PB/MG), também em dois sets: 21/19 e 21/16. Na partida mais complicada do dia, a dupla precisou de três sets (21/16, 14/21 e 15/7) para derrotar Andrezza e Chell (AM/DF), dupla campeã da etapa de Campo Grande (MS).

“Foi um dia de muita alegria. Como Val e eu somos acostumadas a jogar no bloqueio, procuramos analisar cada jogo e ver qual seria a melhor estratégia. A Val ficou mais fixa na defesa em alguns momentos, em outros revezamos e deu tudo certo. Agora começa a reta final do torneio e vamos entrar com tudo para buscar este título, que seria muito especial para mim”, diz Neide.

Karin festeja bom início de parceria

Uma das atletas mais altas em ação nas areias do país, a sueca Karin, de 1,88m, comemora o bom começo de parceria com a cearense Shaylyn. Junta pela primeira vez em Maceió, a dupla chegou à semifinal invicta, com cinco vitórias e nenhum set perdido, começando pelo qualifying.

Na fase principal, Shaylyn e Karin estrearam derrotando Taiana e Raquel (CE/RJ) por 2 sets a 0 (21/18 e 21/12). Na sequência, venceram Josi e Thais (SC/RJ) também em dois sets (21/18 e 21/15). A vaga na semifinal foi confirmada após a terceira vitória, diante de Renata e Elize Maia (RJ/ES): 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/19.

“Estou muito feliz. Passei os últimos quatro meses jogando na Suécia e voltar ao Brasil e ter a oportunidade de jogar com uma parceira como a Shaylyn é incrível. É a primeira vez que tenho uma parceira especialista em defesa e o conhecimento e a experiência dela ajudaram muito para acertarmos o time, mesmo sem termos treinado antes da etapa. Neste último dia, temos que manter o temos feito até agora e seguir nos comunicando o tempo todo”, explica Karin.


TABELA E RESULTADOS

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Fabiano e Rodrigo Saunders superam o qualifying de Maceió

Challenger BB:
Com 32 partidas disputadas e 40 duplas em ação, o qualifying abriu, nesta SEXTA-FEIRA (24.08), a quarta e última etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger Vôlei de Praia 2012. Após o término da programação do primeiro dia de disputas na arena montada na Praia da Pajuçara, em Maceió (AL), quatro duplas em cada naipe conquistaram as últimas vagas na fase principal da competição.

O torneio principal começa neste SÁBADO (25.08), às 8h, com entrada gratuita. O torneio masculino, que tem 12 duplas, terá a primeira fase em sistema de grupos e, a partir das quartas, eliminatória simples. No feminino, a competição se desenvolve em dupla eliminatória, com 10 parcerias na disputa. Os campeões serão conhecidos no DOMINGO (26.08).

Todos os jogos disputados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol, no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Shaylyn quer dar fim aos vice-campeonatos

Na etapa alagoana, a cearense Shaylyn tentará deixar para trás a sina dos vice-campeonatos que vêm se acumulando no Circuito Banco do Brasil Challenger 2012. Nas três primeiras etapas, a Rainha da Praia de 2003 e 2006 terminou em segundo lugar, com três parceiras diferentes.

Na etapa de abertura, em Aracaju (SE), Shaylyn foi vice-campeã jogando com Val. Depois, em São Luis (MA) voltou ao segundo lugar, desta vez ao lado de Chell (DF). Por fim, em Campo Grande (MS), sua parceria com a carioca Raquel também ficou em segundo lugar.

Jogando com sua quarta parceira diferente, a sueca Karin, Shaylyn deu o primeiro passo rumo ao título em Maceió superando o qualifying. A nova dupla estreou derrotando Polyana e Camila Sabatella (SE/BA) por 2 sets a 0 (21/8 e 21/9) e depois garantiu a classificação com nova vitória em dois sets (21/16 e 21/18), esta sobre as cariocas Pauline e Michelle Carvalho (RJ).

“Estou me sentindo como se estivesse jogando o Rainha da Praia, trocando de parceira a cada torneio”, brinca Shaylyn. “Não foi programado, mas está sendo uma experiência boa. Todas são ótimas jogadoras e estou tentando tirar o melhor de cada uma em prol da dupla. A comunicação está sendo muito importante para acertarmos o jogo. Espero que o título saia desta vez, mas não estou jogando com essa pressão. Temos que pensar em um jogo de cada vez e o resultado final vai ser consequência”, diz a cearense.

Além de Shaylyn e Karin, as outras três duplas femininas que passaram pelo qualifying em Maceió foram Naiana/Bruna (CE/PB), Izabel/Luciana (PA/CE) e Luana/Júlia Schmidt (ES). Na fase principal, estes times se juntarão a Thati/Érica Freitas (PB/MG), Josi/Thais (SC/RJ), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Andrezza/Chell (AM/DF), Val/Neide (RJ/AL) e Taiana/Raquel (CE/RJ).

Dupla formada de última hora avança no masculino

No masculino, os experientes Fabiano (PE), de 35 anos, e Rodrigo Saunders (CE), de 32, superaram o desentrosamento para garantir a classificação. Formada às vésperas da competição, a dupla venceu os três jogos do dia para avançar.

Na primeira rodada do qualifying, o pernambucano e o cearense passaram pelos paraibanos Jorge e Renatão em três sets (21/18, 18/21 e 17/15). Depois, em novo jogo disputado, derrotaram Luccas Lima e Anderson Melo (SP/RJ) também por 2 a 1 (21/23, 21/15 e 15/4). No duelo decisivo, tiveram mais tranquilidade para passar por Brian e Bob Filho (SC/DF) em dois sets: 21/12 e 21/9.

“O Fábio Luiz, parceiro do Rodrigo, operou o joelho há pouco tempo e decidiu esperar um pouco mais para voltar. Estava me preparando para jogar esta etapa, mas não tinha parceiro e, quando vi uma mensagem do Rodrigo na internet dizendo que estava buscando um parceiro para participar, falei com ele. Já jogamos juntos em 2007 e, quando éramos quartos do ranking, tive uma lesão séria. Disputamos um torneio em 2010 e terminamos em terceiro. Quando nos juntamos, sempre sai coisa boa. Acho que, até por isso, sempre jogamos muito tranquilos e isso facilita”, diz Fabiano.

As outras três duplas classificadas foram Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Jô/Ricardo Sousa (PB/PA) e Thiago/Bruno Schmidt (SC/DF). Também disputarão a fase principal as parcerias Álvaro Filho/Luciano (PB/ES), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Rhuan Ferramenta/Leonardo Gomes (RJ), Franco/Daniel Souza (CE/RJ), Ícaro/Bernat (PB/RJ), Gilmário/Fernandão (PB/ES), Léo Síndice/Léo Vieira (PR/DF) e Felipe Cavazin/Daniel Lazzari (PR/SC), previamente classificadas.

Bruno Schmidt e Thiago estreiam no Brasil

Challenger BB: Bruno no ataque
Com 24 duplas masculinas e 18 parcerias femininas em ação, tem início nesta SEXTA-FEIRA (24.08), às 8h, a quarta e última etapa do Circuito Banco do Brasil Challenger Vôlei de Praia 2012. O torneio acontece na arena montada na Praia da Pajuçara, em Maceió (AL), e terá entrada gratuita até DOMINGO (26.08).

Com diversos atletas de ponta envolvidos entre as 24 duplas masculinas e 18 parcerias femininas que estarão em ação no primeiro dia de disputas, o qualifying da etapa alagoana, que classificará quatro duplas em cada naipe para a fase principal, promete muito equilíbrio.

“Alguns atletas que estiveram no Circuito Mundial participarão do qualifying em Maceió. Vai ser uma disputa muito equilibrada e duplas fortes ficarão sem a vaga”, diz Bruno Schmidt (DF), que chega a Maceió empolgado pelo quinto lugar obtido ao lado de Thiago (SC) no Grand Slam da Polônia do Circuito Mundial, primeira etapa disputada pela dupla.

“Fomos muito bem, principalmente se levarmos em conta que não conseguimos treinar juntos antes da etapa. Nosso time se acertou rápido, mas também sabemos que perdemos uma grande chance de chegar mais longe, pois tínhamos condições”, diz Bruno.

Além de Bruno e Thiago, também disputarão o qualifying masculino as duplas Brian/Bob Filho (SC/DF), Jô/Ricardo Sousa (PB/PA), Tocantins/Luizão (TO/AM), Ramon/Bernardo Lima (RJ/CE), Oscar/Edson Filipe (RJ/ES), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Luccas Lima/Anderson Melo (SP/RJ), Fábio Luiz/Rodrigo Saunders (ES/CE), Miguel/Alex (MS), Moisés/Yuri (BA), JP/Carlos Luciano (RJ), Fernando Santos/Álvaro Andrade (PR/SE), Pedro/Renan (ES), Lucas Palermo/Gustavo (MG/SP), João Paulo/Márcio Gaudie (CE/RJ), Léo Morais/Eduardo (PB/RJ), Raul/Artur (SE), Fábio Guerra/Léo (RJ/PB), Victor Palis/Branco (RJ), Jorge/Renatão (PB), Luciano Bernadino/Igor (AL) e Maykon/Erick (MS).

No feminino, disputarão o qualifying na capital alagoana as duplas Izabel/Luciana (PA/CE), Naiana/Bruna (CE/PB), Luana/Júlia Schmidt (ES), Evelyn/Rafaela (DF/PA), Andrea Martins/Rosimeire Lima (AM/AL), Shaylyn/Karin (CE/SUE), Pauline/Michelle Carvalho (RJ), Aline/Natasha Valente (BA/RJ), Juliana Simões/Carolina Horta (PR/CE), Sandressa/Fernanda Nunes (AL/RJ), Mayara/Gabby Baeta (CE/RJ), Camila/Amanda Maltez (RJ), Ingrid/Bruna Dealtry (RJ), Polyana/Camila Sabatella (SE/BA), Patrícia Wink/Carol Pereira (RJ), Jéssica/Thamara (AL/BA), Mainá/Rebeka (BA/PE) e Maíra/Jane (AL).

O torneio principal da etapa alagoana começa no SÁBADO (25.08), com 12 duplas masculinas e 10 parcerias femininas em ação. O torneio masculino terá a primeira fase em sistema de grupos e, a partir das quartas, eliminatória simples. No feminino, a competição se desenvolve em dupla eliminatória. Os campeões serão conhecidos no domingo.

Todos os jogos disputados na quadra central serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol, no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Thais/Julia Schmidt e Jô/Ramon são campeões em Maceió

Circuito Sub-23 BB: Campeões em Alagoas
Diante do belo cenário da Praia da Pajuçara, em Maceió (AL), as duplas Thais/Julia Schmidt (RJ/ES) e Jô/Ramon (PB/RJ) conquistaram, nesta QUINTA-FEIRA (23.08), o título da quinta etapa do Circuito Sub-23 Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. O torneio disputado na capital alagoana foi o penúltimo da temporada de estreia da competição.

No torneio masculino, Jô e Ramon conquistaram o primeiro título da dupla no Circuito Sub-23 Banco do Brasil, derrotando Léo Vieira e Anderson Melo (DF/RJ) por 2 sets a 1, parciais de 21/15, 20/22 e 15/13. A terceira colocação ficou com os cariocas JP e Carlos Luciano, que superaram Léo Morais e Eduardo Rocha (PB/RJ) por 2 a 0 (21/18 e 21/14).

Com o título nas areias alagoanas, Jô e Ramon assumiram a liderança do ranking da competição, com 1.560 pontos. A dupla ultrapassou os irmãos Marcus e Guto (RJ), que somam 1.440 e não disputam o torneio em Maceió por defenderem o Brasil no Campeonato Mundial Sub-21.

No feminino, Thais e Julia Schmidt também venceram pela primeira vez no ano. Na final, a carioca e a capixaba superaram a dona da casa Sandressa (AL) e sua parceira Fernanda Nunes (RJ) por 2 sets a 0 (21/14 e 21/17). Na disputa de terceiro lugar, Mayara e Gabby Baeta (CE/RJ) derrotaram as cariocas Carol Pereira e Patrícia Wink por 2 a 1 (12/21, 23/21 e 15/13).

Quartas colocadas em Maceió, Carol e Patrícia lideram o ranking nacional da categoria, com 1.560 pontos. Com o título na capital alagoana, Thais e Julia chegaram a 1.040 pontos.
A sexta e última etapa do Circuito Sub-23 Banco do Brasil 2012 será disputada no Rio de Janeiro, entre os dias 26 e 29 de novembro.

Sandressa e Fernanda Nunes chegam a semifinal em Maceió

Circuito Sub-23 BB: Semifinais definidas na Pajuçara
Dia de definições na quinta etapa do Circuito Sub-23 Banco do Brasil Vôlei de Praia. Nesta QUINTA-FEIRA (23.08), serão conhecidas as duplas campeãs da penúltima etapa do ano, que acontece na arena montada na Praia da Pajuçara, em Maceió (AL). Com o fim da fase classificatória, quatro duplas em cada naipe seguem na disputa pelos títulos na capital alagoana.

Entre os semifinalistas, uma atleta da casa: a alagoana Sandressa, que, ao lado da parceira carioca Fernanda Nunes classificou-se às semifinais. A dupla jogará contra as cariocas Carol Pereira e Patrícia Wink, às 9h. No mesmo horário, as duplas Thais/Julia Schmidt (RJ/ES) e Mayara/Gabby Baeta (CE/RJ) disputarão a outra vaga na decisão. A final e a disputa do terceiro lugar estão marcadas para as 11h.

No masculino, os dois duelos das semifinais terão início às 10h. O primeiro confronto será entre Léo Vieira/Anderson Melo (DF/RJ), que derrotou Luccas/Mateus Silva (SP/CE) por 2 a 0 nas quartas, e Léo Morais/Eduardo Rocha (PB/RJ), que passou por Victor Palis/Branco (RJ) também em dois sets.

Na outra partida, medirão forças JP/Carlos Luciano (RJ), que eliminou Renan Gustavo/Nilton (RO), e Jô/Ramon (PB/RJ), que venceu a disputa com Maykon/Erick (MS) nas quartas. A decisão e a disputa pelo bronze no masculino serão às 12h.

A etapa alagoana é a quinta da temporada 2012. Em João Pessoa (PB), Haissa e Júlia Schmidt (PR/ES) foram as campeãs no feminino, com Carlos Luciano/Márcio Gaudie (RJ) vencendo o masculino. Na segunda etapa, em Aracaju (SE), os títulos foram de Rebecca/Carolina Horta (CE) e JP/Carlos Luciano (RJ). Depois, em São Luis (MA), as duplas campeãs foram Rebecca/Carolina Horta (CE) e Marcus/Guto (RJ). Na quarta etapa, em Campo Grande (MS), as duplas Haissa/Marcella (PR/ES) e Marcus/Guto (RJ) ficaram em primeiro lugar.
 
Depois de Maceió, o Rio de Janeiro (RJ) será a última cidade no país a receber a competição. As disputas da etapa de encerramento da temporada acontecerão entre os dias 26 e 29 de novembro.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Competição terá novo formato de calendário

Bela arena montada na etapa de Fortaleza, em abril deste ano
Principal competição do Vôlei de Praia nacional, o Circuito Banco do Brasil terá, pela primeira vez em seus 21 anos de história, um novo formato de calendário a partir de setembro. As modificações foram anunciadas nesta QUARTA-FEIRA (22.08) pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

A próxima etapa da competição, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de setembro, em Cuiabá (MT), marcará o início da temporada 2012/2013, que terá outros nove torneios – cinco até o fim de 2012 e quatro entre janeiro e abril de 2013. Vale ressaltar que todas as etapas serão transmitidas pelo SporTV.

A partir desta temporada, o Circuito Banco do Brasil manterá este formato de disputas, com a temporada estendendo-se de setembro de um ano a abril do ano seguinte. A medida visa ajustar o calendário nacional ao Circuito Mundial, principal competição anual internacional organizada pela Federação Internacional (FIVB).

“Este novo formato de calendário cria um entendimento melhor da competição para o público e também beneficia diretamente os atletas, já que não haverá mais o período de interrupção no meio do ano. A partir desta temporada, os atletas brasileiros disputarão todas as etapas do Circuito Banco do Brasil antes de irem para o exterior disputar o Circuito Mundial. Com isso, a preparação será ainda mais qualificada”, explica Tadeu Saad, Superintendente de Vôlei de Praia da CBV.

Além de Cuiabá (MT), também já estão confirmadas como paradas da temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil as cidades de Goiânia (GO), de 27 a 30 de setembro, Belo Horizonte (MG), de 11 a 14 de outubro, Campinas (SP), de 1º a 4 de novembro, Curitiba (PR), de 15 a 18 de novembro, e Rio de Janeiro (RJ), de 6 a 9 de dezembro. As quatro cidades restantes ainda serão definidas.
 
Utilizado como acesso ao Circuito Banco do Brasil, o Circuito Estadual Nacional Banco do Brasil também adaptará seu calendário ao novo formato, com suas etapas precedendo os torneios da principal competição do país.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Victor Palis e Branco superam qualifying em Maceió

Circuito Sub-23: Últimas vagas já têm dono em Maceió
Quatro jogos realizados nesta TERÇA-FEIRA (21.08) deram início à quinta etapa do Circuito Sub-23 Banco do Brasil Vôlei de Praia, em Maceió (AL). Na arena montada na Praia da Pajuçara, quatro duplas masculinas passaram pelo qualifying e garantiram sequência na penúltima etapa da temporada. As disputas prosseguem nesta QUARTA-FEIRA (22.08), a partir das 8h.

No primeiro jogo do qualifying, os cariocas Victor Palis e Branco superaram os locais Daniel e James por 2 sets a 0. Na sequência, também em dois sets, Léo Morais e Eduardo Rocha (PB/RJ) passaram pelos baianos Neto e Nélio. A terceira vaga ficou com os rondonienses Renan Gustavo e Nilton, que bateram os sergipanos Alvinho e Linker. No jogo mais equilibrado do dia, Raul e Artur, também do Segipe, derrotaram os paraibanos Felipe Von e Renato Evangelista por 2 a 1 e também avançaram.

As parcerias classificadas se juntarão a JP/Carlos Luciano (RJ), Léo Vieira/Anderson Melo (DF/RJ), Jô/Ramon (PB/RJ), Fernando Santos/Álvaro Andrade (PR/SE), Luccas Lima/Mateus Silva (SP/CE), Pedro/Renan (ES), Maykon/Erick (MS) e Neto/Thiago Rodrigo (AL).

No feminino, serão 10 duplas na disputa, todas asseguradas na fase principal: Thais/Júlia Schmidt (RJ/ES), Patrícia Wink/Carol Pereira (RJ), Sandressa/Fernanda Nunes (AL/RJ), Mayara/Gabby Baeta (CE/RJ), Bárbara/Ingrid (PB/RJ), Jéssica/Thamara (AL/BA), Fabrine/Polyana (BA/SE), Maíra/Jaine (AL), India/Karyne (PA/AP) e Juliana Simões/Carolina Horta (PR/CE).

A etapa alagoana é a quinta da temporada 2012. Em João Pessoa (PB), Haissa e Júlia Schmidt (PR/ES) foram as campeãs no feminino, com Carlos Luciano/Márcio Gaudie (RJ) vencendo o masculino. Na segunda etapa, em Aracaju (SE), os títulos foram de Rebecca/Carolina Horta (CE) e JP/Carlos Luciano (RJ). Depois, em São Luis (MA), as duplas campeãs foram Rebecca/Carolina Horta (CE) e Marcus/Guto (RJ). Na quarta etapa, em Campo Grande (MS), as duplas Haissa/Marcella (PR/ES) e Marcus/Guto (RJ) ficaram em primeiro lugar.

Depois de Maceió, o Rio de Janeiro (RJ) será a última cidade no país a receber a competição. As disputas da etapa de encerramento da temporada acontecerão entre os dias 26 e 29 de novembro.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Léo Morais e Eduardo buscam vaga no torneio principal em Maceió

Brasileiro sub-23: Tudo pronto para o ínicio
Quinta parada do Circuito Sub-23 Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012, a cidade de Maceió (AL) recebe, a partir desta TERÇA-FEIRA (21.08), as principais revelações do país. Até a próxima QUINTA-FEIRA (23.08), a arena montada na Praia da Pajuçara, em frente ao Hotel Enseada, será o palco das disputas da penúltima etapa do ano. A entrada é gratuita nos três dias de competição.

No primeiro de jogos na capital alagoana, será disputado o qualifying do torneio masculino. Oito duplas estarão em ação e quatro vagas, em jogo: Léo Morais/Eduardo (PB/RJ), Victor Palis/Branco (RJ), Renan Gustavo/Nilton (RO), Raul/Artur (SE), Felipe Von/Renato Evangelista (PB), Alvinho/Linker (SE), Neto/Nélio (BA) e Daniel/James (AL).

As parcerias classificadas se juntarão a JP/Carlos Luciano (RJ), Léo Vieira/Anderson Melo (DF/RJ), Jô/Ramon (PB/RJ), Fernando Santos/Álvaro Andrade (PR/SE), Luccas Lima/Mateus Silva (SP/CE), Pedro/Renan (ES), Maykon/Erick (MS) e Neto/Thiago Rodrigo (AL).

No feminino, serão 10 duplas na disputa, todas asseguradas na fase principal: Thais/Júlia Schmidt (RJ/ES), Patrícia Wink/Carol Pereira (RJ), Sandressa/Fernanda Nunes (AL/RJ), Mayara/Gabby Baeta (CE/RJ), Bárbara/Ingrid (PB/RJ), Jéssica/Thamara (AL/BA), Fabrine/Polyana (BA/SE), Maíra/Jaine (AL), India/Karyne (PA/AP) e Juliana Simões/Carolina Horta (PR/CE).

A etapa alagoana é a quinta da temporada 2012. Em João Pessoa (PB), Haissa e Júlia Schmidt (PR/ES) foram as campeãs no feminino, com Carlos Luciano/Márcio Gaudie (RJ) vencendo o masculino. Na segunda etapa, em Aracaju (SE), os títulos foram de Rebecca/Carolina Horta (CE) e JP/Carlos Luciano (RJ). Depois, em São Luis (MA), as duplas campeãs foram Rebecca/Carolina Horta (CE) e Marcus/Guto (RJ). Na quarta etapa, em Campo Grande (MS), as duplas Haissa/Marcella (PR/ES) e Marcus/Guto (RJ) ficaram em primeiro lugar.

Depois de Maceió, o Rio de Janeiro (RJ) será a última cidade no país a receber a competição. As disputas da etapa de encerramento da temporada acontecerão entre os dias 26 e 29 de novembro.

domingo, 19 de agosto de 2012

Alison e Emanuel terminam em segundo na temporada do Circuito Mundial 2012

Mundial: Brasileiros fora
As duplas masculinas do Brasil estão fora das semifinais do Grand Slam da Polônia, etapa de encerramento do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012. Alison/Emanuel, Thiago/Bruno Schmidt e Ricardo/Vitor Felipe não resistiram à etapa eliminatória do torneio disputado em Stare Jablonki e deram adeus às disputas neste SÁBADO (18.08). 

A eliminação significa também o fim do sonho do bicampeonato do Circuito Mundial para os medalhistas olímpicos Alison e Emanuel. A dupla, que precisava terminar a etapa à frente dos norte-americanos Gibb e Rosenthal para garantir a conquista, acabou eliminada nas quartas de final. Com isso, a dupla dos Estados Unidos, classificada às semifinais, é a campeã da temporada. Os brasileiros ficaram em segundo lugar no ranking mundial em 2012.

A partida que marcou a eliminação dos campeões mundiais foi uma reedição da semifinal dos Jogos Olímpicos de Londres, disputada há 11 dias. No entanto, desta vez, os letões Plavins e Smedins, que ficaram com o bronze no torneio olímpico, derrotaram os brasileiros por 2 sets a 0 (21/17 e 23/21). Antes, nas oitavas, Alison e Emanuel venceram o duelo brasileiro com Ricardo e Vitor Felipe também em dois sets (21/14 e 21/15).

Jogando juntos pela primeira vez, Thiago e Bruno Schmidt também chegaram às quartas. A dupla, que iniciou o torneio polonês no country-cota, passou pelos cazaques Sidorenko e Dyachenko em dois sets (21/16 e 21/13) nas oitavas, mas, na sequência, caiu diante dos austríacos Doppler e Horst, com duplo 16/21.

Final surpreendente

A etapa polonesa será marcada pela final inédita entre, Plavins-Smedins (LAT) x Doppler-Horst (AUT),  nesse DOMINGO (19.08) eles eliminaram nas semifinais os americanos Rogers/Dalhausser e os atuais campeões da temporada 2012, Gibb/Rosenthal.

TABELA E RESULTADOS

GALERIA DE FOTOS

Juliana e Larissa vencem na Polônia e assumem a ponta do ranking mundial

Mundial: Brasileiras campeãs e líderes na Polônia
As brasileiras Juliana e Larissa conquistaram, neste SÁBADO (18.08), um título com sabor especial no Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012. Com a vitória por 2 sets a 0 (21/16 e 22/20) sobre as italianas Greta Cicolari e Marta Menegatti na decisão, as medalhistas olímpicas garantiram o título do Grand Slam de Stare Jablonki, na Polônia, e assumiram a liderança do ranking mundial a duas etapas do encerramento da temporada. As alemãs Holtwick e Semmler ficaram com o terceiro lugar.

O título do Grand Slam polonês, o último de 2012, foi o terceiro da dupla na temporada do Circuito Mundial. As brasileiras subiram ao topo do pódio também nos Grand Slams de Pequim, na China, e Berlim, na Alemanha. Em números absolutos, é o 45º título da parceria na competição internacional.

Buscando o heptacampeonato do Circuito Mundial, as brasileiras assumiram a liderança do ranking mundial com a vitória na Polônia. Com os 800 pontos conquistados, as campeãs mundiais acumulam agora 5.280 pontos no ano, quarenta a mais que as chinesas Chen Xue e Zhang Xi, que não disputaram o Grand Slam de Stare Jablonki.

“Conquistar esse Grand Slam foi importantíssimo para nossas pretensões de buscar o sétimo título mundial. Conseguimos assumir a liderança num momento chave da competição. Foi muito cansativo, porque depois da Olimpíada, viajamos para o Brasil e tivemos apenas um dia de descanso antes de vir para a Polônia. Mas valeu muito a pena. Essa é nossa quarta medalha consecutiva aqui e espero voltar para manter essa escrita”, comemora Juliana.

Nas semifinais, Juliana e Larissa derrotaram as alemãs Holtwick e Semmler por 2 sets a 1 (21/17, 14/21 e 15/10), enquanto Cicolari e Menegatti bateram as russas Ukolova e Khomyakova pelo mesmo placar, com parciais de 16/21, 21/19 e 15/9.

“Foi mais uma medalha de ouro bem ao estilo da nossa dupla, com muita raça e superação. Tivemos um jogo complicado contra as alemãs nas semifinais e conseguimos vencer o cansaço para passar pelas italianas. Estamos muito felizes porque demos mais um passo rumo ao nosso grande objetivo que é a conquista do nosso sétimo título mundial”, diz Larissa.

O JOGO

A dupla brasileira começou a partida melhor e logo abriu 4/1 em um bloqueio de Juliana. A vantagem permaneceu até o meio do set, quando um bloqueio de Cicolari e uma largada de Menegatti empataram o placar em 13/13. O Brasil conseguiu abrir novamente em 16/14, com um contra-ataque de Larissa. No fim, as campeãs mundiais marcaram três pontos seguidos e fecharam o set em 21/16, com uma largada de Larissa.

O segundo set foi equilibrado até o meio da parcial. Com dois pontos de saque seguidos, Cicolari fez as italianas abrirem 14/11. Um erro da europeia empatou a partida em 17/17. Pouco depois, um saque curto de Cicolari colocou a Itália perto da vitória em 19/17. Com muita tranquilidade e eficiência, Juliana e Larissa conseguiram o empate em 20/20 após um erro das italianas. No fim, um contra-ataque de Larissa e um erro italiano definiram a vitória brasileira em 22/20.

A próxima etapa do calendário feminino do Circuito Mundial acontece na Finlândia, entre os dias 28 de agosto e dois de setembro. O Brasil terá sete times na disputa da penúltima etapa do ano: Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Ângela/Lili, garantidas na fase principal, e Taiana/Vivian, Maria Clara/Val, Ágatha/Bárbara Seixas e Renata/Elize Maia, que começarão a competição no country-cota.

TABELA E RESULTADOS

GALERIA DE FOTOS