domingo, 30 de setembro de 2012

Pedro Solberg e Bruno Schmidt são os Campeões em Goiânia

Circuito BB: Campeões no reencontro
Foi uma reestreia para não ser esquecida. Juntos pela primeira vez desde 2009, Pedro Solberg e Bruno Schmidt (RJ/DF) conquistaram, neste DOMINGO (30.09), o título da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013. Nas areias de Goiânia (GO), a dupla superou Ricardo e Pedro Cunha (BA/RJ) por 2 sets a 0 (21/11 e 21/17) e subiu ao topo do pódio da arena montada no estacionamento do Shopping Flamboyant. Bruno e Hevaldo (AM/CE) ficaram em terceiro lugar.

Pedro e Bruno jogaram juntos pela primeira vez em 2006, quando deram ao Brasil ao título mundial Sub-21. Em 2009, reuniram-se temporariamente para cinco etapas do Circuito Banco do Brasil. Agora, de forma definitiva, reiniciam a parceria.

Bruno, que foi vice-campeão da etapa de Cuiabá (MT), há duas semanas, jogando com Franco (CE), enquanto Pedro recuperava-se de lesão, comemorou o bom recomeço e a postura da dupla na etapa goiana.

“Foi um torneio de superação. Desde o primeiro dia, fizemos jogos difíceis e longos e conseguimos superar todas as dificuldades que surgiram no nosso caminho. Na final, conseguimos conter a reação do Pedro Cunha e do Ricardo no segundo set e isso foi decisivo. O Solberg foi um guerreiro. Ele está voltando de lesão e está abaixo da condição física ideal dele. Por isso, queria dividir o prêmio de melhor jogador da final que ganhei com ele”, diz Bruno.

Para Pedro, a conquista teve um sabor ainda mais especial. Além de marcar um recomeço vitorioso de parceria, ela foi a primeira desde a acusação por doping que sofreu em 2011. Depois de suspenso, o carioca foi considerado inocente e liberado para voltar às quadras.



Alvejado pelos saques de Pedro e Bruno em boa parte da decisão, Pedro Cunha lamentou a derrota e o desempenho da dupla na final, mas lembrou da grande reação na semifinal contra Bruno e Hevaldo.

“Jogamos muito mal na final, eu especialmente. Ainda estou voltando à minha melhor forma física e preciso muito estar bem para apresentar o meu melhor. A derrota na final foi ruim, mas conseguimos uma vitória incrível na semifinal contra o Bruno e o Hevaldo e ter participado da final já foi positivo”, analisa.

Na disputa de terceiro lugar, Bruno e Hevaldo derrotaram Billy e Ferramenta (ES/RJ) por 2 sets a 1, parciais de 22/20, 10/21 e 15/10. Com o resultado, a dupla chegou novamente ao pódio, repetindo o resultado da etapa de abertura, em Cuiabá (MT).

“Estamos fazendo um trabalho muito bom em Fortaleza com o Ronald, nosso técnico. Poderíamos ter chegado à final, mas voltar à semifinal e ao pódio é muito bom para nós”, resume Hevaldo.

A terceira etapa do Circuito Banco do Brasil 2012/2013 acontecerá em Belo Horizonte (MG). A arena montada na Cidade Administrativa receberá as disputas entre os dias 12 e 14 de outubro.

Juliana e Larissa conquistam o segundo título da temporada 2012/2013 em Goiânia

Circuito BB: Tricampeãs em Goiás
As campeãs mundiais Juliana e Larissa (CE/PA) acrescentaram, neste DOMINGO (30.09), mais um tricampeonato à extensa lista de conquistas da dupla. Nas areias de Goiânia (GO), as medalhistas olímpicas conquistaram o título da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013 derrotando Taiana e Val (CE/RJ) por 2 sets a 0 (21/14 e 21/17) na decisão. Talita e Maria Elisa (AL/PE) ficaram com o terceiro lugar no torneio realizado na arena montada no Estacionamento do Shopping Flamboyant.

“Foi uma semana muito boa para nós. Conseguimos jogar bem desde o começo do torneio. Na final, conseguimos neutralizar as principais jogadas delas e entramos fortes desde o início, como tínhamos nos proposto a fazer. Mais uma vez, confirmamos o favoritismo dentro da quadra”, comemora Juliana, que foi eleita a melhor jogadora da decisão.

O título conquistado neste domingo foi o 59º da dupla no Circuito Banco do Brasil e o terceiro conquistado nas areias de Goiás. Juliana e Larissa venceram de forma consecutiva as três últimas etapas disputadas no Estado: 2005, 2010 e 2012.


Derrotadas na decisão, Taiana e Val deixaram Goiânia animadas pelo bom início de parceria. A cearense a carioca uniram forças pela primeira vez na etapa goiana, com Val substituindo Vivian (PA), parceira regular de Taiana, que recupera-se de um problema nas costas.

“Fizemos uma ótima etapa. Ganhamos de duas das três primeiras duplas do ranking e só perdemos na final. Estamos no caminho certo. O entrosamento veio muito rápido e temos que aproveitar isso para seguir trabalhando e crescer ainda mais”, comenta Val.

Na disputa de terceiro lugar, a experiência de Talita e Maria Elisa prevaleceu sobre as jovens Lili e Rebecca (ES/CE) e as campeãs nacionais de 2009 venceram por 2 sets a 0, parciais de 21/15 e 21/17, garantindo o primeiro pódio da dupla na temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil.

“Tivemos uma chance de ir à final, mas acabamos perdendo. Taiana e Val sacaram muito bem e isso fez a diferença. No entanto, viemos muito focadas para buscar um lugar no pódio, pois o terceiro lugar é muito importante para nós”, diz Talita.

A terceira etapa do Circuito Banco do Brasil 2012/2013 acontecerá em Belo Horizonte (MG). A arena montada na Cidade Administrativa receberá as disputas entre os dias 12 e 14 de outubro.

sábado, 29 de setembro de 2012

Bruno Schmidt/Pedro Solberg e Ricardo/Pedro Cunha disputam Ouro em Goiânia

Circuito BB: Final emocionante em Goiás
Bruno Schmidt/Pedro Solberg (DF/RJ/) e Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ) são as duplas finalistas da etapa goiana do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, a segunda da temporada 2012/2013. As parcerias disputarão o título neste DOMINGO (30.09), às 10h, na quadra central da arena montada no estacionamento do Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO). O canal Sportv transmite a decisão ao vivo.

A decisão será transmitida também pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp e contará com os comentários do campeão olímpico Marcelo Negrão. Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Ricardo e Pedro Cunha tentarão reforçar seus bons resultados individuais nas areias goianas. Enquanto o campeão olímpico venceu as edições de 2003 e 2004 da etapa goiana, com o antigo parceiro Emanuel (PR), o carioca foi campeão em 2005, com Guto (SP), e 2010, com Thiago (SC).

Na última partida antes da decisão, Ricardo e Pedro mostraram força para reagir diante de Bruno e Hevaldo (AM/CE) e virar para 2 sets a 1 (12/21, 25/23 e 15/8) depois de os adversários ficarem a um ponto de fechar o jogo no segundo set.

“Começamos o jogo mal e conseguimos reagir quando melhoramos nossa virada de bola, que não estava tão eficiente. A partir daí, conseguimos impor nosso ritmo. Temos que manter este nível de concentração que tivemos da metade do jogo em diante na final. Pedro e Bruno formam um time tecnicamente muito forte, com qualidade no bloqueio, na defesa e no saqu. Tem tudo para ser um jogo muito difícil”, diz Ricardo.

Campeões mundiais Sub-21 em 2006, Pedro Solberg e Bruno Schmidt jogaram juntos também no segundo semestre de 2009. Reunida mais uma vez, a dupla precisou superar o pouco tempo de treinamento antes da etapa goiana para chegar à decisão. Com Pedro recuperando-se de uma fratura no pé esquerdo, a dupla só treinou por três dias no Rio de Janeiro antes de viajar para a capital goiana.

“Me recuperei há pouco tempo de uma lesão no pé e só treinei três dias antes da etapa. Em termos de preparação, estamos bem abaixo das outras duplas. Estamos conseguindo compensar isso com a técnica individual e com muita disposição dentro da quadra”, diz Pedro Solberg.

Na semifinal, a dupla teve grande atuação e superou Billy e Ferramenta (RJ/ES) por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/14. O capixaba e o carioca, que jogam juntos pela segunda vez apenas, lamentaram a atuação na partida, mas garantem foco total na disputa pelo terceiro lugar, contra Bruno e Hevaldo, às 9h.

“Ainda estamos nos entrosando e estamos felizes por termos chegado à semifinal, mas nossa atuação nessa partida não manteve o ritmo que vínhamos tendo na etapa. Agora temos que levantar a cabeça e entrar com tudo na disputa de terceiro lugar para tentar o primeiro pódio da dupla”, comenta Ferramenta.

Juliana/Larissa e Taiana/Val decidem o título em Goiânia

Circuito BB: Juliana/Larissa e Taiana/Val na final
De um lado, o entrosamento das campeãs mundiais Juliana e Larissa (CE/PA), juntas desde 2004. De outro, a alegria de Taiana e Val (CE/RJ), que disputam o primeiro torneio em parceria. É este o clima da partida que decidirá a segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013, neste DOMINGO (30.09), em Goiânia (GO). O duelo, marcado para as 9h, na quadra central da arena montada no Estacionamento do Shopping Flamboyant será transmitido ao vivo pelo canal Sportv. Às 8h, Lili/Rebecca (ES/CE) e Talita/Maria Elisa (AL/PE) disputarão o terceiro lugar.

A decisão será transmitida também pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp e contará com os comentários do campeão olímpico Marcelo Negrão. Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Campeãs da primeira etapa do ano, em Cuiabá (MT), Juliana e Larissa tentam chegar ao tricampeonato nas areias de Goiânia. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, a dupla subiu ao topo do pódio nas duas últimas etapas disputadas na capital goiana, em 2005 e 2010.

As campeãs mundiais chegam à decisão da segunda etapa da temporada invictas, com quatro vitórias e nenhum set perdido. Neste SÁBADO (29.09), as bicampeãs pan-americanas superaram Lili e Rebecca por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/17, na semifinal.

“Ainda estamos recuperando nosso melhor ritmo e tivemos uma queda no segundo set, mas conseguimos nos recuperar com bloqueios e defesas. A final será muito disputada. Val e Taiana estão juntas pela primeira vez e vão jogar muito motivadas. Temos que usar nossa experiência para começar forte e não dar chances para elas comandarem o jogo”, analisa Juliana.

Suas adversárias, Taiana e Val tiveram que superar a falta de entrosamento para chegar à decisão. Em Goiânia, a dupla disputa sua primeira etapa, já que Val foi convidada por Taiana em razão de uma lesão sofrida por Vivian (PA), parceira regular da cearense.

Taiana e Val venceram as quatro partidas que disputaram na etapa goiana e perderam apenas dois sets no torneio. Um deles foi na semifinal, na vitória por 2 sets a 1 (21/16, 16/21 e 15/12) diante de Talita e Maria Elisa, dupla nona colocada nos Jogos Olímpicos de Londres.

“Chegar à final no primeiro torneio em que jogamos juntas é sensacional. Como o entrosamento ainda não é o ideal, nos propusemos a jogar com alegria e nos divertir em quadra. A semifinal foi muito boa, um verdadeiro espetáculo. Agora vamos nos preparar para mais uma batalha na final”, diz Taiana.
 
TABELA E RESULTADOS

Billy e Ferramenta chegam a semifinal em Goiania

Circuito BB: Oito duplas na disputa
A programação de jogos da manhã deste SÁBADO (29.09) na arena montada no Estacionamento do Shopping Flamboyant definiu as semifinais da etapa goiana do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013. Quatro duplas em cada naipe seguem na disputa pelo título da segunda etapa da temporada, que prossegue no fim do dia.

O carioca Ferramenta e o capixaba Billy já no segundo torneio da dupla chegam a primeira semifinal da dupla.  Billy e Ferramenta superaram em seu primeiro jogo  Oscar/Luciano (RJ/ES) por 2 sets a 0 parciais 21/16 e 21/17 no segundo jogo eles tropeçaram diante de Franco/Daniel Souza por 2 sets a 0, parciais 24/22 e 21/17. Nas oitavas de finais  Billy/Ferramenta venceram Jorge/Renatão po 2 sets a 1, parciais de 21/19, 17/21 e 09/15 e nas quartas de finais eles bateram por 2 sets a 0 a dupla do Botafogo, Beto Pitta/Lipe (RJ/CE) com parciais de 21/19 e 21/14 e com esse resultado garantiram vaga para as semifinais.

"Nossa dupla é nova é a penas a segunda etapa juntos. O Ferramenta tem um astral bem legal e isso ajuda muito dentro de quadra. Ainda não estamos treinando juntos mas conseguimos superar muitas dificuldades de entrosamento aqui em Goiânia. Estamos correndo por fora na disputa e aos poucos vamos marcando nosso lugar. Estou muito feliz. É um bom começo e vamos lutar muito hoje a noite para chegar a final", comenta o campeão das etapas de Aracaju (SE) e João Pessoa (PB) do Circuito Banco do Brasil 2011o capixaba Billy.

O seu parceiro Ferramenta, campeão da etapa do Uruguai do Circuito Sul-Americano 2011/2012 fala também desse inicio da dupla e sobre a expectativa de logo mais a noite.

"Na nossa primeira etapa juntos em Cuiabá, tivemos muita dificuldade de entrosamento e mesmo assim fizemos dois bons jogos mas infelizmente não avançamos e nessa etapa conseguimos muitos ajustes e isso ajudou a chegar até a semifinal", comenta

As semifinais terão início às 17h e serão transmitidas ao vivo pelo canal Sportv. A ordem dos jogos será Talita/Maria Elisa (AL/PE) x Val/Taiana (CE/RJ), Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF) x Billy/Ferramenta (ES/RJ), Juliana/Larissa (CE/PA) x Lili/Rebecca (ES/CE) e Bruno/Hevaldo (AM/CE) x Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ).

Os jogos serão transmitidos também pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp e contarão com os comentários do campeão olímpico Marcelo Negrão. Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Talita e Maria Elisa garantiram a classificação derrotando Izabel e Pri Lima (PA/RJ) por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/17, nas quartas. No mesmo estágio, as estreantes Val e Taiana tiveram mais trabalho para passar por Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ), de virada: 2 sets a 1 (13/21, 21/9 e 22/20).

No outro cruzamento, Juliana e Larissa confirmaram o favoritismo e superaram Ângela e Neide (DF/AL) por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/16. Também em dois sets, com duplo 21/19, Lili e Rebecca passaram por Andrezza e Chell (AM/DF).

No masculino, a primeira dupla classificada foi Billy/Ferramenta, que bateu Beto Pitta/Lipe (RJ/CE) em dois sets: 21/19 e 21/14. Seus próximos adversários, Pedro Solberg e Bruno Schmidt, precisaram de três parciais (21/15, 23/25 e 15/13) para passar por Franco e Daniel Souza (CE/RJ).

Terceiros colocados em Cuiabá, Bruno e Hevaldo garantiram mais uma presença na semifinal derrotando João Paulo e Márcio Gaudie (CE/RJ) por 2 sets a 0 (21/10 e 21/14). A última vaga ficou com Ricardo e Pedro Cunha, que superaram Evandro e Vitor Felipe (RJ/PB) com parciais de 21/19 e 21/18.



CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Herói da resistência, Franco avança em Goiânia

Circuito BB: Veterano em forma
O tempo, definitivamente, não é barreira para o cearense Franco. Aos 45 anos, em ação pelo quarto final de semana seguido, o veterano brilhou na abertura da etapa goiana do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013, nesta SEXTA-FEIRA (28.09), e ao lado do parceiro Daniel Souza (RJ) garantiu vaga nas quartas de final do torneio disputado no estacionamento do Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO).

Atleta mais velho em ação no Circuito Banco do Brasil, Franco vem de uma rotina de quatro semanas competindo em alto nível. Na primeira, com Daniel Souza, ficou em quarto lugar na etapa mato-grossense do Circuito Banco do Brasil Nacional. Na semana seguinte, formou dupla provisória com Bruno Schmidt (DF) e foi vice-campeão da etapa de Mato Grosso do Circuito Banco do Brasil.
No último final de semana, Franco e Daniel estiveram em Goiânia, onde venceram a etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional e garantiram classificação ao torneio mais importante do país.

Nesta sexta, a dupla venceu os dois jogos que disputou pelo Grupo D e garantiu a primeira posição da chave. Na estreia, Franco e Daniel derrotaram Thiago e Álvaro Filho (SC/PB) por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/18. Depois, pelo mesmo placar, com parciais de 24/22 e 21/17, passaram por Billy/Ferramenta (ES/RJ).


Nas quartas, Franco e Daniel Souza jogarão contra Pedro Solberg e Bruno Schmidt (RJ/DF). Os outros cruzamentos são Beto Pitta/Lipe (RJ/CE) x Billy/Ferramenta (ES/RJ), Bruno/Hevaldo (AM/CE) x João Paulo/Márcio Gaudie (CE/RJ) e Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ) x Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB).

Neste SÁBADO (29.09), as disputas terão início às 8h, com os jogos das quartas de final. A programação seguirá até às 12h, quando será interrompida e retomada às 17h, com as semifinais, que serão transmitidas ao vivo pelo canal Sportv. As finais masculina e feminina serão na manhã de DOMINGO (30.09), também com transmissão ao vivo pelo canal Sportv.

Todos jogos realizados na quadra central da arena estão sendo transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Val e Taiana passam invictas pela estreia e vão às quartas em Goiânia

Circuito BB: Estreantes classificada
Jogando juntas pela primeira vez, Val e Taiana (RJ/CE) superaram a falta de entrosamento e passaram invictas pela primeira fase da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013. Nesta SEXTA-FEIRA (28.09), na arena montada no estacionamento do Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO), a dupla recém-formada venceu os dois primeiros jogos e garantiu vaga nas quartas de final da competição.

Val e Taiana uniram forças devido à lesão nas costas sofrida por Vivian (PA), parceira habitual da cearense. Na estreia, a dupla nem precisou entrar em quadra para vencer: com problemas de saúde, a carioca Thais não teve forças para ir à quadra ao lado da parceira Josi, dando a vitória à dupla por desistência.

Na partida que valia a liderança do Grupo D, Val e Taiana precisaram de três sets (21/18, 19/21 e 15/12), mas venceram Lili e Rebecca (ES/CE) para assegurar a primeira posição.


Nas quartas, Val e Taiana jogarão contra Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ). Os outros três cruzamentos serão Talita/Maria Elisa (AL/PE) x Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Juliana/Larissa (CE/PA) x Ângela/Neide (DF/AL) e Andrezza/Chell (AM/DF) x Lili/Rebecca (ES/CE).

Neste SÁBADO (29.09), as disputas terão início às 8h, com os jogos das quartas de final. A programação seguirá até às 12h, quando será interrompida e retomada às 17h, com as semifinais, que serão transmitidas ao vivo pelo canal Sportv. As finais masculina e feminina serão na manhã de DOMINGO (30.09), também com transmissão ao vivo pelo canal Sportv.

Todos os jogos realizados na quadra central da arena estão sendo transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Estrela alemã assiste aos jogos em Goiânia

Uma das principais jogadoras de vôlei de praia do mundo, a alemã Laura Ludwig, quinta colocada nos Jogos Olímpicos de Londres, acompanhou as disputas nesta sexta m Goiânia. Acompanhando o namorado, o jogador Pedro Solberg, a alemã elogiou a estrutura da competição.

“É tudo muito profissional e bonito. O nível dos jogos é muito bom e agora estou vendo de perto o que sempre escutei sobre os brasileiros jogarem em alto nível durante o ano todo”, diz Laura, que recentemente encerrou sua parceria com Sara Goller. A alemã revela que planeja estrear sua nova parceria com Kira Walkenhorst em areias brasileiras.

“Pretendo passar um bom tempo no Brasil e seria ótimo poder jogar uma etapa do Circuito Banco do Brasil em fevereiro ou março, antes do início do Circuito Mundial. Minha nova parceira é jovem, mas tem muito potencial e estou bastante empolgada”, revela.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Filipão dá guinada e vai de biólogo a parceiro de medalhistas olímpicos

Há pouco mais de dois anos, Edson Filipe passava o dia dividido entre livros e microscópios. Durante os oito semestres em que cursou Biologia na faculdade, se afastou do vôlei, que fizera parte de sua vida desde a infância. No final do curso, sentiu saudades e resolver voltar. Em ascensão meteórica, foi considerado o jogador que mais evoluiu no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em 2011. E, na temporada 2012/2013, já teve a oportunidade de dividir quadra com dois medalhistas olímpicos.

Filipão, como é mais conhecido, é o novo parceiro de Márcio, prata nos Jogos de Pequim. O rapaz de apenas 24 anos agarrou a chance e se mudou para Fortaleza para facilitar os treinamentos. Como se não bastasse a experiência, ele ainda ganhou um prêmio de consolação de fazer inveja em Goiânia. Após ficar em terceiro lugar no Nacional e perder a vaga no Open, que reúne a elite da praia, foi convidado por Emanuel para substituir Alison, vetado pelos médicos, pontualmente neste torneio.

O convite foi prontamente aceito, e o gigante de 2,02m embarcou para o Rio de Janeiro para se entrosar. Apesar do pouquíssimo tempo ao lado do campeão mundial e dono de três medalhas olímpicas (um ouro, uma prata e um bronze), Filipão reconhece o momento especial.

- Eu venho trabalhando por uma oportunidade há muito tempo, e acabou que aconteceu tudo muito de repente. O convite do Márcio me deixou muito honrado, mas infelizmnete não nos classificamos nesta etapa. Quando o Emanuel me chamou fiquei feliz demais. Acima de tudo acho que é um reconhecimento do trabalho árduo que venho fazendo com meus técnicos. Poder trabalhar com esses dois atletas de altíssimo nível, dois ícones do vôlei de praia, é demais. Tento aproveitar tudo, sugar tudo o que eles têm para me passar para crescer ainda mais.

Influenciado pelo irmão mais velho, Filipão joga vôlei desde muito criança. Aos 10 anos, entrou em uma escolinha de praia. Também tentou a sorte na quadra, mas abandonou definitivamente o indoor quando ainda estava na escola. Aos 18 anos, fez questão de ter um diploma universitário e deixou o esporte de lado. Treino, no máximo nas férias. Na reta final do curso, porém, quis dar-se uma nova chance no esporte.

- No último ano fiquei muito balançado. Já estava até trabalhando como biólogo, fazendo consultorias ambientais, mas achei que valia a pena arriscar. Muita gente falava que eu tinha talento e que ainda dava para correr atrás e jogar em alto nível. Optei por dar um tempo da biologia, mas vou querer voltar depois que me aposentar.

Ao lado de Emanuel, o capixaba disputa o título masculino da etapa de Goiânia, segunda da temporada 2012/13 do Circuito Brasileiro, com outras 15 parcerias. O evento acontece no estacionamento do Shopping Flamboyant e tem entrada gratuita. O SporTV transmite as semifinais e finais, ao vivo, no sábado e no domingo.
 
*sportv.globo.com / Por Helena Rebello

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Sem Alison, Emanuel aposta no gigante Filipão na etapa de Goiânia

Circuito BB: Substituição à altura
Sem poder contar com o medalhista olímpico Alison (ES) como parceiro na segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013, o paranaense Emanuel aposta no capixaba Edson Filipe, o Filipão (ES), para brilhar nas areias de Goiânia neste final de semana. Formada de última hora, a dupla estará em ação entre SEXTA-FEIRA (28.09) e DOMINGO (30.09), na arena montada no estacionamento do Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO). A entrada do público é gratuita. O primeiro dia de disputas começará às 8h.

Alison e Emanuel foram campeões da etapa de abertura da temporada 2012/2013, realizada há duas semanas, em Cuiabá (MT). Depois do torneio, Alison foi internado em Vitória (ES) com uma infecção no pé esquerdo, que ele havia machucado antes do torneio no Mato Grosso.

Sem o parceiro, que não foi liberado para disputar a etapa goiana, Emanuel convidou Edson Filipe para ser seu parceiro neste torneio. O capixaba, de 25 anos e 2,02m, foi considerado o jogador que mais evoluiu no vôlei de praia brasileiro na temporada passada e é parceiro do medalhista olímpico Márcio.

“Não tivemos muito tempo para treinar, mas o espírito vitorioso sempre quer chegar o mais longe possível. O Filipão é mais uma revelação do vôlei de praia brasileiro e está muito motivado para jogar. Ele mantém o mesmo padrão do Alison. Vamos jogar sem pressão por resultados, nos divertindo dentro da quadra e isso pode favorecer”, diz Emanuel, que é tricampeão da etapa goiana (1999, 2003 e 2004).

Além de Emanuel e Filipão, outras 15 duplas disputarão a etapa goiana: Bruno/Hevaldo (AM/CE), Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Harley/Benjamin (DF/MS), Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Thiago/Álvaro Filho (SC/RJ), Billy/Ferramenta (ES/RJ), Fernandão/Gilmário (ES/PB), Renatão/Jorge (PB), Oscar/Luciano (RJ/ES), Moisés/Aranha (BA/SP), João Paulo/Márcio Gaudie (CE/RJ), Léo Síndice/Yuri (PR/BA), Franco/Daniel Souza (CE/RJ) e Beto Pitta/Lipe (RJ/CE).

No feminino, serão 12 equipes em ação: Juliana/Larissa (CE/PA), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Taiana/Val (RJ), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Shaylyn/Karin (CE/SUE), Josi/Thais (SC/RJ), Naiana/Bruna (CE/PB), Mayana/Fabíola (TO/DF), Ângela/Neide (DF/AL) e Andrezza/Chell (AM/DF).

Na sexta, será realizada a fase de grupo, com as partidas sendo disputadas entre as 8h e as 17h. No SÁBADO (29.09), a manhã, entre 9h e 13h, será reservada às quartas de final. No fim do dia, entre 17h e 21h, acontecerão as semifinais, que terão transmissão ao vivo do canal Sportv. No domingo de manhã, as finais, também transmitidas ao vivo pela emissora, e as disputas de terceiro lugar encerrarão as disputas na capital goiana.

Nos três dias de torneio, todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Em bom momento, Ágatha e Bárbara disputam a etapa goiana

Circuito BB: Dupla em boa fase
O vice-campeonato da etapa de Cuiabá (MT), na abertura da temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, evidenciou o bom momento vivido pela paranaense Ágatha e pela carioca Bárbara Seixas. Formada no ano passado, a dupla volta à quadra neste final de semana, em Goiânia (GO), na segunda etapa da competição, disposta a prolongar a boa fase com mais um resultado expressivo. A arena da competição foi montada no Estacionamento do Shopping Flamboyant e a entrada é gratuita.

Ágatha e Bárbara passaram a jogar juntas no meio da temporada passada. De lá para cá, subiram ao pódio quatro vezes no Circuito Banco do Brasil, com três vice-campeonatos e um terceiro lugar. Os bons resultados recentes elevaram a dupla à segunda posição no ranking nacional. A parceria brilhou também nas areias internacionais, vencendo a etapa do Chile do Circuito Sul-Americano e terminando em quinto lugar no Grand Slam de Gstaad do Circuito Mundial.

Animada pelo crescimento da dupla em pouco mais de um ano, Bárbara valoriza a experiência internacional adquirida em 2012 e projeta mais evolução na sequência da temporada.

“Estamos muito felizes pela nossa posição no ranking nacional e pelo bom momento. É uma recompensa pelo excelente trabalho da nossa equipe. Acreditamos e nos comprometemos muito desde a formação do time. Mas o pensamento é de crescer mais. Ter disputado o Circuito Mundial esse ano foi fundamental, não só pelo amadurecimento, mas também pela união, por termos passado por momentos bons e ruins juntas”, acredita a carioca, bicampeã mundial Sub-21.

Em Goiânia, a dupla tem a primeira oportunidade de lutar por seu primeiro título nas areias do país. Bárbara garante que as finais disputadas anteriormente fortaleceram a dupla na busca por este objetivo.

“Procuramos não pensar nos resultados anteriores. A cada passo que damos para frente, temos que ter mais atenção ainda. Chegamos perto do título algumas vezes e cada uma delas foi muito útil para aprendermos nossas lições e nos prepararmos ainda mais para as próximas oportunidades. Sempre pode ser a nossa vez”, comenta a canhota.

A etapa goiana do Circuito Banco do Brasil terá início na SEXTA-FEIRA (28.09), na fase de grupos, com as partidas sendo disputadas entre as 8h e as 17h. No SÁBADO (29.09), a manhã, entre 9h e 13h, será reservada às quartas de final. No fim do dia, entre 17h e 21h, acontecerão as semifinais, que terão transmissão ao vivo do canal Sportv. No DOMINGO (30.09) de manhã, as finais, também transmitidas ao vivo pela emissora, e as disputas de terceiro lugar encerrarão as disputas na capital goiana.

Nos três dias de torneio, todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Além de Ágatha e Bárbara, outras 11 parcerias femininas disputarão a etapa goiana: Juliana/Larissa (CE/PA), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Taiana/Val (RJ), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Shaylyn/Karin (CE/SUE), Josi/Thais (SC/RJ), Naiana/Bruna (CE/PB), Mayana/Fabíola (TO/DF), Ângela/Neide (DF/AL) e Andrezza/Chell (AM/DF).

No masculino, serão 16 duplas na luta pelo título: Bruno/Hevaldo (AM/CE), Emanuel/Edson Filipe (PR/ES), Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Harley/Benjamin (DF/MS), Thiago/Álvaro Filho (SC/RJ), Billy/Ferramenta (ES/RJ), Fernandão/Gilmário (ES/PB), Renatão/Jorge (PB), Oscar/Luciano (RJ/ES), Moisés/Aranha (BA/SP), João Paulo/Márcio Gaudie (CE/RJ), Léo Síndice/Yuri (PR/BA), Franco/Daniel Souza (CE/RJ) e Beto Pitta/Lipe (RJ/CE).

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Juntos novamente, Pedro Solberg e Bruno Schmidt reestreiam em Goiânia

Circuito BB: Dupla reunida novamente
Uma dupla que já nasce com um título no currículo. É este retrospecto que o carioca Pedro Solberg, de 26 anos, e o brasiliense Bruno Schmidt, de 25, levarão para quadra neste final de semana, na estreia da nova parceria na temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Campeã mundial Sub-21 em 2006, a dupla é uma das atrações da etapa goiana, que acontece no Estacionamento do Flamboyant Shopping, de SEXTA-FEIRA (28.09) a DOMINGO (30.09). A entrada é gratuita.

Amigos fora das quadras, Pedro e Bruno jogaram juntos pela primeira vez em 2006, quando defenderam o Brasil no Campeonato Mundial Sub-21. Com uma campanha invicta, a dupla conquistou a medalha de ouro nas areias de Myslowice, na Polônia.

Três anos depois, Pedro e Bruno reuniram-se novamente para disputar cinco etapas no Circuito Banco do Brasil e subiram ao pódio em João Pessoa (PB), em segundo lugar, Belém (PA) e Teresina (PI), em terceiro. Segundo Pedro, depois de três anos, a dupla sonha bem mais alto.

“Em 2009, nosso pensamento era apenas jogar alguns torneios. Agora a situação é bem diferente. Queremos formar um time e lutar para conquistar tudo que pudermos. Temos a mesma idade e esse objetivo em comum. Estamos mais maduros e mais bem preparados tecnicamente do que há três anos e temos tudo para formar um time forte”, explica Pedro.

A estreia da dupla deveria ter acontecido na primeira etapa da temporada, há 10 dias, em Cuiabá (MT), mas Pedro ainda se recuperava de uma fratura no pé esquerdo e não pôde jogar. Com isso, Bruno disputou o torneio ao lado de Franco (CE) e ficou em segundo lugar.

Além da estreia da nova parceria, a etapa goiana também será especial para o brasiliense pelo fato de ser a 100ª de sua carreira no Circuito Banco do Brasil. Bruno acredita que o espírito competitivo será a principal marca da nova parceria.

“É muito especial chegar a esta marca tão jovem. Espero completar 200 e depois 300 etapas no Circuito Banco do Brasil. Pedro e eu estamos muito felizes por estarmos juntos novamente e temos certeza de que fizemos a melhor opção. Somos muito competitivos e vamos levar isso para dentro da quadra. O Pedro está voltando de uma lesão séria e não queremos extrapolar nenhum passo da recuperação. Vamos trabalhar forte e deixar que as coisas aconteçam naturalmente e no tempo certo”, comenta.

Além de Pedro Solberg e Bruno Schmidt, as outras 15 duplas que disputarão o título masculino da etapa de Goiânia são Bruno/Hevaldo (AM/CE), Emanuel/Edson Filipe (PR/ES), Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Harley/Benjamin (DF/MS), Thiago/Álvaro Filho (SC/RJ), Billy/Ferramenta (ES/RJ), Fernandão/Gilmário (ES/PB), Renatão/Jorge (PB), Oscar/Luciano (RJ/ES), Moisés/Aranha (BA/SP), João Paulo/Márcio Gaudie (CE/RJ), Léo Síndice/Yuri (PR/BA), Franco/Daniel Souza (CE/RJ) e Beto Pitta/Lipe (RJ/CE).

No feminino, serão 12 equipes em ação: Juliana/Larissa (CE/PA), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Maria Elisa (AL/PE), Taiana/Val (RJ), Izabel/Pri Lima (PA/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE), Shaylyn/Karin (CE/SUE), Josi/Thais (SC/RJ), Naiana/Bruna (CE/PB), Mayana/Fabíola (TO/DF), Ângela/Neide (DF/AL) e Andrezza/Chell (AM/DF).

Na sexta, será realizada a fase de grupo, com as partidas sendo disputadas entre as 8h e as 17h. No SÁBADO (29.09), a manhã, entre 9h e 13h, será reservada às quartas de final. No fim do dia, entre 17h e 21h, acontecerão as semifinais, que terão transmissão ao vivo do canal Sportv. No domingo de manhã, as finais, também transmitidas ao vivo pela emissora, e as disputas de terceiro lugar encerrarão as disputas na capital goiana.

Nos três dias de torneio, todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Emanuel jogará com Edson Filipe em Goiania

Circuito BB: Goiânia recebe as estrelas
Depois de passar por Cuiabá (MT), a elite do vôlei de praia nacional invade Goiânia (GO) neste final de semana, na segunda etapa do Circuito Banco do Brasil 2012/2013. Entre SEXTA-FEIRA (28.09) e DOMINGO (30.09), as principais estrelas da modalidade no país estarão em ação na arena montada no Estacionamento do Shopping Flamboyant. A entrada do público é gratuita.

Ao todo, 28 duplas – 16 masculinas e 12 femininas – participarão da etapa goiana, incluindo a parceria medalhista olímpica Juliana/Larissa (CE/PA), que ficou com o título da etapa de abertura, em Cuiabá. Emanuel (PR), que venceu a primeira etapa ao lado do parceiro Alison (ES), jogará ao lado de Edson Filipe (ES), que substituirá o conterrâneo, machucado.

Na sexta, será realizada a fase de grupo, com as partidas sendo disputadas entre as 8h e as 17h. No SÁBADO (29.09), a manhã, entre 9h e 13h, será reservada às quartas de final. No fim do dia, entre 17h e 21h, acontecerão as semifinais, que terão transmissão ao vivo do canal Sportv. No domingo de manhã, as finais, também transmitidas ao vivo pela emissora, e as disputas de terceiro lugar encerrarão as disputas na capital goiana.

Nos três dias de torneio, todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Goiânia no calendário após um ano fora

A etapa goiana da temporada 2013/2013 marca o resultado da cidade ao calendário do Circuito Banco do Brasil depois de ficar fora da temporada 2011. Esta será a nona vez que a capital sedia as etapas, seguindo as temporadas 1998, 1999, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2010.

Ao longo das oito edições anteriores, a dupla que mais se destacou foi a formada pelas medalhistas olímpicas Adriana Behar e Shelda (RJ/CE), que garantiu o tetracampeonato da etapa goiana, vencendo em 1999, 2001, 2002 e 2004.

O campeão olímpico Emanuel (PR) é o principal vencedor entre os homens. Ele foi campeão em 1999, com Loiola (ES), e em 2003 e 2004, ao lado de Ricardo (BA). Neste final de semana, ele luta pelo quarto título ao lado de Edson Filipe (ES).

Além de Ricardo, outros três atletas podem chegar ao tricampeonato na temporada 2012/2013: Pedro Cunha (RJ), que venceu as duas últimas ediçoes da etapa goiana, com Guto (SP), em 2005, e Thiago (SC), em 2010, e as medalhistas olímpicas Juliana e Larissa (CE/PA), campeãs formando parceria nas mesmas temporadas.

TODOS OS CAMPEÕES DA ETAPA GOIANA

1998 – Goiânia – Adriana/Sandra (RJ) e Tande/Giovane (RJ/MG)
1999 – Goiânia – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Emanuel/Loiola (PR/ES)
2001 – Goiânia – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Franco/Roberto Lopes (CE)
2002 – Goiânia – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2003 – Goiânia – Talita/Tais (AL/PR) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2004 – Goiânia – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2005 – Goiânia – Juliana/Larissa (CE/PA) e Guto/Pedro Cunha (SP/RJ)
2010 – Goiânia – Juliana/Larissa (CE/PA) e Thiago/Pedro Cunha (SC/RJ)

domingo, 23 de setembro de 2012

CIRCUITO BANCO DO BRASIL NACIONAL: Franco/Daniel Souza e Ângela/Neide vencem em Goiânia

Circuito Nacional: Pódio masculino em Goiania
No encerramento da etapa goiana do Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia 2012/2013, festa das duplas Franco/Daniel Souza (CE/RJ) e Ângela/Neide (DF/AL). Nestes DOMINGO (23.09), as parcerias subiram ao topo do pódio na arena montada no Estacionamento do Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO), e conquistaram o título da segunda etapa da temporada.

Com o título da etapa de Goiânia, as parcerias garantiram presença na etapa goiana do Circuito Banco do Brasil 2012/2013, principal competição do país, que acontecerá no mesmo local, no próximo final de semana. As duplas vice-campeãs, Beto Pitta/Lipe (RJ/CE) e Andrezza/Chell (AM/DF), também participarão do torneio.

No masculino, a mistura de experiência e juventude foi coroada com o título de Franco, 45 anos, e Daniel Souza, 22. Na decisão, a dupla passou por Beto Pitta e Lipe. A terceira colocação ficou com Márcio e Edson Filipe (CE/ES), que superaram Juca e Luizão (BA/AM).

No feminino, Ângela e Neide comemoraram o primeiro título juntas na segunda etapa disputada pela parceria. Na final, elas venceram Andrezza e Chell. Thati e Érica Freitas (PB/MG) derrotaram Renata e Elize Maia (RJ/ES) e ficaram com o terceiro lugar.

A terceira etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional 2012/2013 acontecerá em Belo Horizonte (MG), entre os dias 6 e 7 de outubro. Assim como aconteceu em Cuiabá e Goiânia, o torneio classificará campeões e vices para a etapa mineira do Circuito Banco do Brasil, que será disputada na capital na semana seguinte.

Após eleição, Ary Graça exalta vôlei brasileiro: "um exemplo a ser seguido"

Ao lado do ex-presidente Jizhong Wei, Ary Graça assumiu a FIVB
Eleito presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) na última sexta-feira em cerimônia realizada no Congresso Mundial da entidade, em Anaheim, nos Estados Unidos, o brasileiro Ary Graça, que também comanda a Confederação Brasileira e Sul-Americana de Vôlei, já preparara sua gestão para os próximos quatro anos.

Entre as principais medidas que fazem parte da plataforma de campanha estão o desenvolvimento de estratégias de acordo com as necessidades das federações nacionais, a disseminação do vôlei de praia que, de acordo com ele, sempre está em evolução, além de uma maior integração entre as entidades da comunidade do vôlei mundial.

Segundo brasileiro a dirigir uma federação esportiva internacional - o outro foi João Havelange, na Federação Internacional de Futebol (Fifa) -, Ary Graça, em entrevista exclusiva ao Terra, afirmou que o sucesso do vôlei do Brasil deve ser um reflexo para as demais federações. Os EUA, por exemplo, são uma potência na modalidade, mas não têm um campeonato profissional.

O brasileiro, que se tornou o quarto presidente da história da FIVB - antecederam a gestão dele o francês Paul Libaud (1947 a 1984), o mexicano Rubén Acosta (1984 a 2008) e o chinês Jizhong Wei (2008 a 2012)-, acredita que o vôlei já é um esporte mundialmente conhecido e respeitado, mas garantiu que é necessário capacitar profissionais para que a modalidade se desenvolva "em todos os sentidos".
 
Confira a entrevista exclusiva de Ary Graça ao Terra:
 
Terra - O que os resultados do vôlei brasileiro contribuíram para que você concorresse à presidência da FIVB?
 
Ary Graça - O sucesso do voleibol brasileiro em quadra reflete a organização que temos fora dela. E é justamente essa organização que queremos levar para todo o mundo: nosso modelo de gestão, baseado em unidades de negócios - foi reconhecido em 2002 pela própria FIVB como um exemplo a ser seguido pelo mundo. De lá para cá, desenvolvemos ainda mais esse modelo e queremos mostrar que é possível adaptá-lo para diferentes realidades.
 
Terra - Você tem planos para tornar o vôlei um esporte mais respeitado mundialmente?
Ary Graça
- O vôlei já é um esporte respeitado, mas tem um enorme campo para crescer. Precisamos capacitar profissionais em nível mundial. Esse é um passo fundamental para levarmos a gestão ao maior número possível de federações. Quando elevarmos o nível da gestão do voleibol mundial, a modalidade se tornará um negócio mais atrativo e rentável. Com mais recursos, o vôlei poderá se desenvolver em todos os sentidos. 

Terra - Como você pretende ajudar os EUA (maior economia do mundo) a ter um campeonato profissional de vôlei de quadra?
 
Ary Graça - Os Estados Unidos possuem grandes seleções, mas ainda não conseguiram se organizar da melhor forma como um "negócio". O potencial que existe lá é muito grande, mas há muito trabalho pela frente. O voleibol está distante dos esportes mais populares dos Estados Unidos, mas a consolidação do mercado americano pode ajudar muito a modalidade de uma forma geral.
 
Terra - Você sente saudade da vantagem? Pretende mudar a regra do saque?
 
Ary Graça - Não, de forma alguma. Essa mudança tornou o jogo mais dinâmico, foi fundamental para que o voleibol se tornasse um produto ainda mais atrativo para a televisão. Essas decisões transformam a modalidade cada vez mais em um espetáculo. Sobre as mudanças, serão decididas posteriormente.
 
Terra - Além da quadra, você estuda fazer mudanças nas regras do vôlei de praia?
 
Ary Graça - Sim, o esporte está sempre em evolução. O tempo todo pensamos em aspectos que possam tornar o vôlei de praia mais atraente para todos os envolvidos, desde os atletas até a TV. Mas tudo deve ser amplamente discutido, especialmente com os jogadores.
 
Terra - Sobre os Jogos Olímpicos de Londres, a derrota da Seleção masculina para a Rússia, de 
virada, na final, é motivo para você ter pesadelos?
 
Ary Graça - Não existe isso. A seleção russa tinha um grande time, assim como o nosso. Era um duelo de altíssimo nível, sem favoritos. Trazer uma medalha olímpica de prata é um grande feito, não uma derrota.

*Terra - Foto: Carlos Delgado/iDigo

sábado, 22 de setembro de 2012

Franco e Daniel Souza chegam a semifinal Goiânia

Circuito BB Nacional: Disputas na reta final
Das 24 duplas que estiveram em ação neste SÁBADO (22.09), em Goiânia (GO), no início da fase principal da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia 2012/2013, oito voltarão à arena montada no Estacionamento do Shopping Flamboyant na manhã deste DOMINGO (23.09) para a definição das disputas.

Um total de 40 jogos foi disputado neste sábado, válidos pela fase de classificação e pela rodada das quartas de final. No domingo, serão realizadas as semifinais, finais e disputas de terceiro lugar. Os campeões e vices nos dois naipes garantirão vaga na etapa goiana do Circuito Banco do Brasil, principal competição do país, que acontecerá no mesmo local, no próximo final de semana.

No feminino, os confrontos definidos para as semifinais, às 8h30, foram Andrezza/Chell (AM/DF) x Thati/Érica Freitas (PB/MG) e Renata/Elize Maia (RJ/ES) e Ângela/Neide (DF/AL). A decisão será às 10h10. A brasiliense e a alagoana, que jogam juntas pela segunda vez, destacam o crescimento da dupla.

“Fizemos três partidas difíceis hoje, contra duplas fortes, e agora é descansar e concentrar para as semifinais. Eu e a Neide conseguimos treinar juntas, neste intervalo entre as etapas de Cuiabá e Goiânia, e isso nos fortalece neste início de trabalho”, acredita Ângela.

No masculino, os duelos das semifinais serão Franco/Daniel Souza (CE/RJ) x Juca/Luizão (BA/AM) e Márcio/Edson Filipe (CE/ES) x Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), a partir das 9h20. A final será às 11h. O veterano Franco, de 45 anos, que foi vice-campeão da etapa de Cuiabá do Circuito Banco do Brasil no último final de semana, fala sobre a relação com o parceiro, 22 anos mais jovem.

“Acabo cobrando demais do Daniel. Ele é novo, 23 anos, e ainda não definiu um estilo de jogo. Mas atleta é isso: pressão, cobrança. E penso que dessa maneira estou contribuindo com o esporte, passando minha experiência para estes jovens, deixando um legado. Agora vamos conversar para amanhã entrarmos tranquilos na semifinal”, completa o cearense.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Fernanda Berti e Drussyla passam pelo qualifying em Goiânia

Circuito BB Nacional: Qualifying definido
Quatro duplas femininas e quatro parcerias masculinas garantiram, nesta SEXTA-FEIRA (21.09), através do qualifying, classificação à fase principal da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia 2012/2013. O torneio, que coloca em jogo duas vagas em cada naipe na etapa goiana do Circuito Banco do Brasil, principal competição do país, na próxima semana, acontece no Estaacionamento do Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO).

No qualifying feminino, o destaque foi a classificação da estreante Fernanda Berti (RJ), que disputa seu primeiro torneio no vôlei de praia depois de trocar as quadras pela areia. Ao lado da também carioca Drussyla, de 16 anos, vice-campeã mundial em 2012, Fernanda superou as duplas Sandressa/Fernanda Nunes (AL/RJ) e Andrea Martins/Natasha Valente (AM/RJ) para ficar com a vaga.

“Na primeira partida estava mais nervosa, mas depois fui me soltando e me senti mais consciente em quadra. E, apesar de ser mais nova, a Drussyla tem mais ritmo e vivência e, por isso, é ela quem grita e fala o tempo todo. O mais difícil é que na areia a responsabilidade é maior. Você tem que pensar todo o jogo. Não é um time, mas apenas você e a parceira”, diz a jogadora, que migrou para as areias em função de um projeto da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que visa detectar e desenvolver atletas do vôlei de quadra com potencial para jogar na praia.

As outras três duplas femininas que passaram pelo qualifying em Goiânia foram Flávia/Carol Pereira (RJ), Pauline/Michelle Carvalho (RJ) e Camila/Isabela Maio (RJ/ES). Na fase principal, estes times se juntarão a Ângela/Neide (DF/AL), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Andrezza/Chell (AM/DF), Leize/Rachel (SC/RJ), Luana/Júlia Schmidt (ES), Luciana/Aline (CE/BA) e Shirleny/Evelyn (ES/DF).

No masculino, as quatro duplas que sobreviram ao qualifying foram Rhuan Ferramenta/Carlos Luciano (RJ), Klaus/Léo Vieira (PB/DF), Keko/Nelsinho (SC) e Eder/Juliano (ES). Jogando juntos pela segunda vez, Rhuan e Carlos comemoram a classificação.

“Fizemos a estreia da dupla na etapa de abertura do Circuito Banco do Brasil Nacional em Cuiabá, caímos numa chave forte e não nos classificamos. Mas para esta etapa estamos com mais ritmo e conjunto. Já passamos pelo primeiro desafio e agora é focar nos próximos jogos”, explica Carlos Luciano.

As oito duplas pré-classificadas para a fase principal são Márcio/Edson Filipe (CE/ES), Fábio Luiz/Rodrigo Saunders (ES/CE), Franco/Daniel Souza (CE/RJ), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Marcus/Guto (RJ), Juca/Luizão (BA/AM), Bernardo/Léo Gomes (RJ) e Brian/Bob Filho (SC/DF).

A fase principal tem início às 8h deste SÁBADO (22.09), com 12 duplas em cada naipe. As parcerias formarão quatro chaves, de onde avançarão as duas melhores, compondo os confrontos das quartas de final. Os campeões e vices dos torneios masculino e feminino, que serão conhecidos no DOMINGO (23.09), garantirão vaga na etapa goiana do Circuito Banco do Brasil.

Ary Graça é o novo presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB)

Ary Graça ficará à frente da entidade pelos próximos quatro anos
O mandatário da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Ary Graça, é o novo presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O dirigente foi eleito nesta SEXTA-FEIRA (21.09), em pleito realizado no último dia do Congresso Mundial da entidade, realizado em Anaheim, nos Estados Unidos.

Ary Graça, que também comanda a Confederação Sul-Americana, estará à frente da FIVB pelos próximos quatro anos. O presidente da CBV será o segundo brasileiro a dirigir uma federação esportiva internacional - o outro foi João Havelange, na Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Desde que Ary Graça assumiu a CBV, o país conquistou um bicampeonato olímpico com as mulheres (Pequim-2008 e Londres-2012), chegou à segunda medalha de ouro nos Jogos com os homens (Atenas-2004) e se transformou na maior potência global na modalidade, tanto nas quadras como no vôlei de praia.

Os resultados vieram depois que Ary Graça revolucionou o modelo de gestão esportiva no país ao tratar a CBV como uma empresa. A entidade foi dividida em unidades de negócios — seleções de quadra, seleções de praia, competições de quadra, competições de praia, eventos e VivaVôlei — e, em 2003, foi fundado o Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ), onde as seleções principais e de base trabalham juntas em um complexo de alto nível que se tornou referência internacional e que também é gerido como uma das unidades de negócios da CBV.

Ao derrotar o americano Doug Beal e o australiano Chris Schacht, Ary Graça se tornou o quarto presidente da história da FIVB. O francês Paul Libaud (1947 a 1984), o mexicano Rubén Acosta (1984 a 2008) e o chinês Jizhong Wei (2008 a 2012) antecederam o brasileiro.

Muito aplaudido pelos presentes, Ary Graça foi empossado logo após a eleição. Entre os principais pontos de sua plataforma de campanha estão o desenvolvimento de um plano estratégico com base nas necessidades das federações nacionais, a disseminação do vôlei de praia e a maior integração entre as entidades da comunidade do voleibol.

Nos 15 minutos que foram concedidos a cada candidato antes da eleição, Ary Graça apresentou sua gestão à frente da CBV, destacando sua experiência em lidar com as diferentes realidades existentes num país de dimensões continentais como o Brasil.

O dirigente ressaltou ainda o apoio que a CBV vem dando a diversas federações nacionais, como exemplo de cooperação que pode ser levado para todo o mundo.

"O Brasil aprendeu muito com o Japão nos anos 70. Tivemos uma revolução no nosso voleibol. A cooperação é um caminho. O Brasil está ajudando os demais países da América do Sul e eles estão se desenvolvendo. Se fizemos tudo isso no Brasil e na América do Sul, podemos fazer em todo o mundo", afirmou.

Medalhista de prata Alison não jogará etapa de Goiânia

Alison não poderá jogar a próxima etapa do Circuito Brasileiro
Medalhista de prata no vôlei de praia das Olimpíadas de Londres ao lado de Emanuel, o capixaba Alison passou por um susto esta semana. Após sofrer um corte durante um treinamento, o jogador viu seu pé esquerdo infeccionar de tal forma que ele precisou ser hospitalizado. 

Para limpar o local, Alison precisou passar por uma pequena cirurgia na última quarta-feira (19), na cidade de Serra-ES. Ele ainda não tem previsão de alta, mas, se tudo correr bem, deve ser liberado pelos médicos até a próxima segunda (24).

Curiosamente, entre o dia que sofreu o corte até ser hospitalizado, Alison continuou jogando. No último domingo (16), inclusive, ele conquistou ao lado de Emanuel a etapa de Cuiabá do Circuito Brasileiro de vôlei de praia.

Apesar de sentir um incômodo no pé esquerdo durante a competição, o atleta só se preocupou de fato quando viu o local muito inchado na segunda-feira (17). Suspeita-se que ele tenha sido infectado por uma bactéria devido à areia contaminada em Cuiabá, mas a equipe de Alison ressalta que não é possível confirmar esta hipótese.

Devido ao ocorrido, Alison está fora da etapa de Goiânia do Circuito Brasileiro, que começa no dia 28 de setembro. Emanuel pode competir com outro parceiro, mas ainda não decidiu o que fará.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fernanda Berti estreia nas areias na etapa de Goiânia

Circuito BB Nacional: Estreante nas areias
Repetindo o caminho traçado por atletas como Jackie Silva (RJ), Ana Paula (MG), Virna (RN), Tande (RJ) e Nalbert (RJ), que trocaram as quadras pelas areias, a carioca Fernanda Berti, de 27 anos e 1,90m, dá nesta SEXTA-FEIRA (21.09), o saque inicial de sua carreira no vôlei de praia.

 A estreia da ex-jogadora da seleção brasileira nas areias é um dos destaques do primeiro dia de jogos da etapa goiana do Circuito Banco do Brasil Nacional 2012/2013, que acontece entre sexta e DOMINGO (23.09), na arena montada no Estacionamento do Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO). A entrada é gratuita.

Com passagens por grandes clubes nacionais, estrangeiros e pela seleção brasileira, em 2005, Fernanda está treinando na areia há dois meses, depois de defender o Vôlei Futuro (SP) na Superliga Feminina 11/12. No período, a atleta participou de duas partidas do Desafio de Vôlei Banco do Brasil, que tem disputas em quartetos mistos nas areias.

Ainda em fase de adaptação, a carioca disputará, nesta sexta, o qualifying da etapa goiana, que reunirá 38 duplas – 24 masculinas e 14 femininas – e classificará oito – quatro em cada naipe – à fase principal da competição. Em sua estreia em uma competição oficial, Fernanda jogará ao lado da jovem Drussyla (RJ), de 16 anos, vice-campeã mundial Sub-21 há pouco mais de um mês.

“Estou há dois meses na areia e acho que já consegui me adaptar em parte, mas ainda posso melhorar muito. A exigência física e técnica do vôlei de praia é maior, já que você precisa executar todos os fundamentos durante toda a partida. Essa primeira etapa vai ser muito importante pelo lado da experiência. Não vou me cobrar por resultados, mas é claro que quero sempre vencer e chegar o mais longe que puder”, comenta.

A atleta migrou para a areia incentivada por um projeto da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que visa detectar e desenvolver atletas do vôlei de quadra com potencial para jogar na praia. Além de Fernanda participam do projeto, que tem como base o CT da Urca, no Rio de Janeiro, as atletas Letícia Raymundi e Viviane Evangelista.

“Sempre tive vontade de jogar vôlei de praia, mas estava em uma situação cômoda na quadra e não me sentia segura para arriscar. Quando a CBV me apresentou o projeto, me animei muito e resolvi ir atrás de coisas que talvez eu não fosse conseguir mais na quadra, como disputar competições internacionais e, quem sabe, uma Olimpíada. Estou começando com estrutura e apoio e isso é muito importante”, explica Fernanda.

As concorrentes de Fernanda e Drussyla na disputa pelas quatro vagas em jogo no qualifying goiano são Pauline/Michelle Carvalho (RJ), Camila/Isabela Maio (RJ/ES), Semírames/Rafaela (ES/PA), Andrea Martins/Natasha Valente (AM/RJ), Sandressa/Fernanda Nunes (AL/RJ), Flávia/Carol Pereira (RJ), Haissa/Fabrine (PR/BA), Ana Maria/Giscele (DF), Rossana/Márcia Medeiros (DF), Drê/Joelma (PR/SP), Marli/Aninha (SP), Silvania/Solange (TO/GO) e Jana/Fernanda Araújo (GO).

As duplas classificadas se juntarão a Ângela/Neide (DF/AL), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Renata/Elize Maia (RJ/ES), Andrezza/Chell (AM/DF), Leize/Rachel (SC/RJ), Luana/Júlia Schmidt (ES), Luciana/Aline (CE/BA) e Shirleny/Evelyn (ES/DF) na fase principal.

No masculino, o qualifying terá 24 duplas: Ícaro/Bernat (PB/RJ), Lobeira/Paulo Amado (DF), Klaus/Léo Vieira (PB/DF), Carlos Luciano/Rhuan Ferramenta (RJ), Tocantins/Branco (TO/RJ), Carlos/Miguel (GO/MS), Nelsinho/Keko (SC), Eduardo/Paulo Victor (RJ), Eder/Juliano (ES), Fábio/Allison (CE/SC), Fabião/Gustavo (SP), Felipe Cavazin/Daniel Lazzari (PR/SC), Saymon/Betinho (MS), Ronaldo/Léo Santos (DF), Lizandro/Felício (AC/AM), Uéliton/Vassorito (RO), Paulo/Angolano (MT/MS), Iuri/Manoel (MS), Weiber/Diogo Abreu (GO), Carlos/Mauro Nogueira (MS), Arthur/Hugo (GO), Tiago/Diego (DF) e Fabiano Mendes/Leandro Almeida (GO).

Enquanto isso, Márcio/Edson Filipe (CE/ES), Fábio Luiz/Rodrigo Saunders (ES/CE), Franco/Daniel Souza (CE/RJ), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Marcus/Guto (RJ), Juca/Luizão (BA/AM), Bernardo/Léo Gomes (RJ) e Brian/Bob Filho (SC/DF) estão garantidos na fase principal.
O torneio principal terá início no SÁBADO (22.09), com 12 duplas em cada naipe. As parcerias formarão quatro chaves, de onde avançarão as duas melhores, compondo os confrontos das quartas de final. Os campeões e vices dos torneios masculino e feminino garantirão vaga na etapa goiana do Circuito Banco do Brasil, principal competição do país, que acontecerá no mesmo local, no próximo final de semana.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Congresso que pode eleger Ary Graça presidente da FIVB começa hoje

Começou nesta QUARTA-FEIRA (19.09) em Anaheim, nos Estados Unidos, o Congresso Mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), evento que poderá eleger Ary Graça como novo presidente da entidade. O mandatário da 

Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) é um dos três candidatos ao cargo. Ele concorre com o australiano Chris Schacht e o americano Doug Beal.

A eleição para o mandato de quatro anos acontecerá na sexta-feira, terceiro e último dia do Congresso Mundial. O candidato eleito será empossado logo após o pleito, por volta das 21h (de Brasília). No dia seguinte, o novo presidente já coordenará a primeira reunião do Conselho de Administração à frente da entidade.

Cada uma das 220 federações nacionais possui direito a um voto na eleição de sexta-feira. Porém, a estimativa é de que 204 países sejam representados no pleito.

Para ser eleito, o candidato deverá ter maioria dos votos válidos. Caso o número não seja alcançado, os dois primeiros colocados disputarão um segundo turno.

Ary Graça possui o apoio de todas as cinco confederações continentais (África, Américas Central e do Norte, América do Sul, Ásia e Europa). Se eleito, será o segundo brasileiro da história a comandar uma federação esportiva internacional.

Nos dois primeiros dias, o Congresso Mundial debaterá outros temas relevantes do voleibol mundial. Entre os pontos da pauta estão a apresentação do balanço financeiro da entidade e a discussão do trabalho das comissões da FIVB.

Os veículos de comunicação que não estão credenciados para o Congresso Mundial podem acompanhar o evento ao vivo através do site da FIVB.

Atleta de projeto social investe no vôlei de praia para mudar de vida

 O Projeto Evokar, que é acompanhado pelo atleta olímpico Pedro Cunha, já atendeu mais de 500 crianças de comunidades carentes

Ramon é um dos 500 alunos que passaram pelo projeto Evokar
 A história de Ramon Ferreira é recheada de superação e bons exemplos. Aos 20 anos ele tem responsabilidade de "homem da casa". Além de ajudar nas despesas da família, o morador da comunidade de Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio de Janeiro, descobriu no vôlei de praia uma forma de vencer as dificuldades do dia-a-dia. Aluno do projeto social Evokar, desde os 11 anos, o bicampeão brasileiro na categoria sub-19 e vice-campeão na categoria sub-20, quer saltar ainda mais alto para somar novas conquistas na quadra.

 - Eu não tinha previsão do que eu podia ser. Estudava, mas não sabia o que poderia fazer e o vôlei passou a ser uma meta na minha vida, um histórico, um futuro para eu conseguir superar as dificuldades que eu passava e ainda passo - disse ao "Tá na Área".

Encarado como uma espécie de herói para a mãe Francisca Ferreira Gomes, Ramon ganhou cedo responsabilidades de "gente grande". Aos 15 anos, viu a mãe sofrer um AVC (acidente  vascular cerebral) e, desde então, sentiu que era a hora de tomar as rédeas e cuidar das duas irmãs. Mas o menino da dona Francisca é muito mais do que um exemplo de superação nas quadras para ela.

- Nesse momento quem está segurando a barra é ele. Ele pode não ser o pai das meninas, mas é como se fosse. Está me ajudando (no custo da casa), me ajuda com as compras.

O projeto, que desde 2004 é tocado pelo professor de educação-física Leandro Martins, com objetivo de treinar crianças de comunidades carentes, está começando a ficar distante do objetivo inicial. O Evokar já chegou a atender 500 crianças e hoje enfrenta dificuldades pela falta de patrocínios, contando com apenas 15 alunos. O educador lamenta as dificuldades e revela que o aporte vem de fora do país.
- O empresário brasileiro ainda não tem essa visão dentro do esporte. Hoje o aporte que nós temos são de pessoas de fora que apoiam nosso projeto aqui no Brasil.

Para trabalhar no surgimento de novos "Ramons" - que encaram o esporte como uma forma de mudar sua vida - o educador conta com o acompanhamento do atleta olímpico Pedro Cunha em alguns treinamentos. Bicampeão brasileiro, Pedro Cunha acredita que acompanhar os "novos talentos" do projeto é inspirador para sua superação em quadra.

- Você vê essa nova geração, com bastante motivação e gás. É importante para mim. Quando venho aqui e vejo isso, quero sempre buscar melhorar.

Apesar de ter uma estatura considerada baixa para o esporte, Ramon, com 1,80m, ganhou nova perspectiva de vida com o projeto. Ele, que representou o Brasil no Campeonato Mundial Sub-20, está conhecendo o mundo através do esporte e ainda conseguiu uma bolsa integral na faculdade de Educação Física. Orgulhoso, acredita que, além da ajuda financeira, a nova vivência está ajudando muito a família.

- Viajando com o vôlei eu estou tendo uma outra visão de vida para elas, que em outros lugares não é assim, que a gente consegue fazer diferente

*SporTV.com