quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dupla de Ricardo em Londres, Cunha para aos 29 anos: 'Quero vida normal'

Pedro Cunha: Atleta se aposenta aos 29 anos Foto-Helena Rebello
Uma decisão bem pensada, mas ao mesmo tempo repentina, vai deixar o vôlei de praia brasileiro desfalcado de um de seus principais atletas na atualidade. Quinto colocado nos Jogos de Londres e atual vice-líder do Circuito Brasileiro ao lado de Ricardo, Pedro Cunha resolveu aposentar-se do esporte de alto rendimento aos 29 anos. Influenciado por uma lesão crônica no joelho direito e pela falta de motivação após as Olimpíadas, o carioca optou por encurtar a carreira nas areias para ter “uma vida normal”. Com a despedida marcada para o Open de Maceió, em março, Pedro fez um balanço de sua trajetória, apontou seu sucessor como destaque do fundo de quadra e falou sobre os planos para o futuro.

- A vida de um atleta de alto desempenho é muito sacrificante como um todo. São quase 24 horas por dia, sete dias por semana de dedicação. Esse desgaste pesou na minha decisão. Quero tentar ter uma vida normal agora. Trabalhando, mas depois indo para casa, tendo um dia normal.

Por que parar tão cedo?
Na verdade não é tão cedo assim. Esse seria o meu 13º ano jogando, e foram anos bem cansativos e em que me dediquei bastante. Também pesaram as várias lesões que eu tive, mais a falta de motivação desse último período depois das Olimpíadas. Eu quero ter uma vida normal.
 
O resultado nas Olimpíadas (eliminação nas quartas de final) então pesou?
O resultado em Londres não foi o esperado, mas também não foi tão ruim assim. Perdemos para os campeões olímpicos (os alemães Brinck e Reckermann), que bateram todo mundo, cada um em uma fase diferente. Se tivéssemos encontrado com eles só na final, seríamos medalhistas. Se fosse nas semis, poderíamos ter ido ao pódio. Acho que isso não influenciou muito na minha decisão. Foi mesmo pelo cansaço natural da rotina de qualquer atleta de alto desempenho. Sofro há mais de um ano com uma tendinite braba no joelho direito. Nessas duas últimas semanas eu tomei a decisão.

Pedro explica as razões que o levaram a anunciar
a aposentadoria precoce (Foto: Helena Rebello)
E quando você contou para o Ricardo?
Logo depois da final em João Pessoa. Eu já estava pensando em parar total, mas pensei melhor e resolvi fazer o torneio de Maceió como despedida. Eu não queria que essa notícia influenciasse nosso desempenho em João Pessoa. Acho que fiz o certo, jogamos bem até a final, mas passei mal de noite e, depois, em quadra.
 
Como o Ricardo reagiu?
Ele ficou surpreso, assim como todas as pessoas para quem eu estou contanto. Ele me perguntou o motivo, ficou ouvindo o que eu tinha para explicar. Eu quis que ele fosse o primeiro de todos a saber, fora minha família. Não só pelo fato esportivo, por ele ter que procurar um outro parceiro, mas por ter sido o cara que dividiu comigo os bons e maus momentos nos últimos dois anos. Ele merecia essa consideração.
 
Alguém tentou te fazer mudar de ideia, tipo a Maria Elisa (parceira de Juliana e grande amiga do jogador)?
A Maria tentou por uns 10 segundos e já pedi para ela parar. Era uma decisão tomada, então é só um comunicado. É uma decisão sem volta e que foi bem pensada nos últimos meses. E ninguém vai me convencer do contrário.
 
Você jogou com atletas como Pará, Franco, teve uma temporada excelente (2010) com o Thiago, se entrosou de cara com o Ricardo... Quem foi o seu melhor parceiro?
Acho que o Ricardo. Até pelo fato de ter sido, na minha opinião, o maior jogador de vôlei de praia que eu já vi em ação. Muitos falam do Kiraly (Karch Kiraly, campeão olímpico na quadra e na praia), mas já o vi em final de carreira. Como eu e o Ricardo tivemos uma química muito rápida, pudemos aproveitar todos os momentos. Isso é muito importante no vôlei de praia, e conseguimos quase dois anos bem intensos.
 
O que você leva de melhor e o que quer esquecer do vôlei de praia?
De melhor levo as minhas vitórias. Foram 27 títulos e, como todo atleta, sempre gostei de ganhar. Os momentos finais, cada momento que eu ganhei, os momentos de comemoração foram muito importantes, os mais legais da minha carreira. E o que eu levo de pior é o desgaste físico mesmo. Não só de lesões, mas é que a vida de um atleta de alto desempenho é muito sacrificante como um todo. São quase 24 horas por dia, sete dias por semana de dedicação. Esse desgaste pesou na minha decisão. Gostaria de tentar ter uma vida normal agora. Trabalhando, mas depois indo para casa, como um dia normal.

Jonas Reckermann tenta bloquear Pedro: dupla brasileira cai nas quartas em Londres (Foto: Agência AP)


Que título faltou no seu currículo?
Pelo menos uma medalha nas Olimpíadas fez falta. Em Londres tínhamos totais condições, mas perdemos para o time campeão. Essa é a verdade. Acho que poderíamos ter ido mais longe. Também sinto falta de um campeonato mundial. No primeiro eu tinha bastante chance de ser campeão, mas me lesionei na semana anterior. Então não foi a falta só do título, mas de ter participado após ter me preparado tanto e não consegui jogar.
 
Em 2011 você teve um fim de parceria conturbado com o Solberg. Vocês se falam hoje em dia?
Não. Acho que ele teve atitudes que não condizem com o relacionamento profissional que a gente tinha. E hoje não temos relacionamento algum. Sempre tratei meus parceiros com bastante responsabilidade. Mas ele, em duas oportunidades, em momentos difíceis para mim, mostrou que não tinha nenhum respeito por mim como pessoa e profissional.

Solberg e Cunha: parceria terminou de forma
conturbada na temporada 2011 (Foto: FIVB)
Nos últimos anos (2006-2008, 2010 e 2011) você dominou a premiação de melhor defesa do Circuito Brasileiro. Quem você aponta como seu sucessor?
Como só faltam mais dois torneios, dependendo eu também participo da disputa. Mas quem tem me dado muito trabalho nos últimos torneios é o Bruno Schmidt. Vai ganhar o título da temporada fácil. Ele deu uma evoluída boa nos últimos tempos, cresceu muito em nível técnico e tem tudo para tomar o meu lugar como melhor defensor do Brasil.

O que você achou da implantação da seleção de vôlei de praia?
Costumo falar que eu era o jogador que estava mais satisfeito na seleção. Houve um conjunto de fatores que só me favoreceu. Pode dar certo como pode dar errado, mas todos ali estão focamos com o mesmo objetivo, e é assim que começa qualquer equipe vencedora. Há detalhes que tanto os jogadores quanto o público não estão acostumados. O tempo vai acertar, ajudar todos a se acostumarem. Você passa dias e dias treinando com seus adversários, e isso é bem esquisito. Mas acho que é unânime dentro da seleção que isso só tem a elevar o nível dos times brasileiros.

Acha que esse formato também favorece a escolha de um novo parceiro para o Ricardo?
A seleção vai ser uma coisa boa para ele, porque deve acabar puxando alguém dali para jogar com ele. Embora eu tenha minha opinião, não conversei com ele sobre isso. É algo que ele tem que decidir.
 
Você falou de planos, de ter uma vida normal. O que você pretende fazer depois da etapa de Maceió?
Pretendo não fazer nada. Quero ter um ou dois meses sabáticos para realmente não fazer nada, pensar no que vou fazer, ver se surge alguma coisa interessante e também me preparar para qualquer coisa que decida fazer. Sou formado em marketing, mas nunca estive no mercado de trabalho. Gostaria de me preparar bem, estudar para não tomar nenhuma decisão precipitada.
 
Cogita trabalhar com o vôlei em si?
Comissão técnica não, talvez em algo nos bastidores. No começo, principalmente, quero algo que não me faça viajar muito. Já viajei bastante nos últimos anos. O que eu gostaria, neste momento, é ficar um pouquinho mais na minha casa.

As principais conquistas de Pedro Cunha
Quinto colocado nos Jogos de Londres 2012
Bicampeão do Circuito Brasileiro - 2007 (com Franco) e 2010 (com Thiago)
Bicampeão mundial Sub-21 em 2001 e 2003
Campeão Brasileiro sub-21 em 2003
738 vitórias - 390 no Circuito Brasileiro, 344 no Circuito Mundial e quatro nas Olimpíadas

 *Por Helena Rebello/SporTV.com

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Ary Graça: o vôlei de praia é o novo 'acontecimento' em termos de esporte

Ary Graça aponta crescimento do vôlei de praia
(Foto: Thiago Braga/Sportv.com)
A temporada 2013 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia terá 20 torneios, entre etapas de Grand Slam, Opens e o Campeonato Mundial. Será a competição mais extensa da história, com presença nos cinco continentes e estendendo-se de 27 de março, em Corrientes, na Argentina, a 15 de dezembro, em Durban, na África do Sul. Em entrevista ao “SporTV News”, o presidente da Federação Internacional, Ary Graça, explicou que as mudanças se dão pelo fato da modalidade estar em franco crescimento em âmbito mundial.

- Quatro anos atrás, tínhamos 300 inscritos por categoria. E agora? 3000. Explodiu em quatro anos, de maneira que acredito que o vôlei de praia é o novo happening em termos de esporte – disse.

Segundo Graça, a ideia de expandir o circuito surgiu há quatro anos, quando estava à frente da comissão do vôlei de praia da federação. Ele citou o aumento no número de países em busca de uma vaga nos Jogos de Olímpicos de Londres como um exemplo do crescimento do interesse mundial na modalidade.

- Foram 143 países que participaram das eliminatórias para as Olimpíadas. Eu estou com 143 países querendo participar de tudo. Não havia outra alternativa se não expandir, tirar essa concentração na Europa. Para criar novos mercados, estamos estimulando o mundo nteiro a praticar o vôlei de praia – disse.

O Brasil sedia a 10ª etapa dos 11 Grand Slams previstos, provavelmente entre 9 e 13 de outubro, em São Paulo. Em 2013, além do país, as etapas vão passar por Argentina, China, Holanda, Itália, Suiça, Estados Unidos, Alemanha, Rússia, China, e Emirados Árabes, em número recorde de torneios. Em 2014, contudo, o plano é reduzir para 10 etapas somente.

- Nós decidimos que os Grand Slams não podem passar de dez, para que seja valorizado. Nós, hoje, temos onze. Não pode. O próprio Brasil, que era open, resolveu fazer Grand Slam. Como nós éramos promotores, no passado, sei exatamente os exageros que faziam. Os custos diminuíram quase 30%. Então, todo mundo pode fazer Grand Slam agora – disse.

Serão oito etapas Open. O Campeonato Mundial será realizado em Stare Jablonki, na Polônia, entre os dias 1 e 7 de julho. Todas as disputas serão feitas no mesmo sistema, com fase de grupos no início e jogos eliminatórios até a final. Com 18 títulos em 21 temporadas no feminino e com 15 triunfos nas 24 edições no masculino, o Brasil é o país que têm mais conquistas no Circuito nas duas modalidades.

*Por SporTV.com

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pedro Solberg e Bruno Schmidt conquistam quinto título consecutivo na temporada 2012/2013

Circuito BB: Sexto Titulo da dupla na temporada 2012/2013
Nem mesmo uma série de adversidades parece capaz de parar Pedro Solberg e Bruno Schmidt (RJ/DF) no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013. Neste DOMINGO (24.02), em João Pessoa (PB), com o carioca ainda ressentindo-se de uma lesão nas costas, a dupla superou a parceria olímpica Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), que jogava em casa e com o apoio da torcida, para vencer por 2 sets a 0, com duplo 21/17, e conquistar o título da oitava etapa da temporada. Os medalhistas olímpicos Alison e Emanuel (ES/PR) completaram o pódio na capital paraibana.

O título em João Pessoa é o sexto da dupla na temporada 2012/2013. Pedro e Bruno disputaram sete etapas desde setembro e venceram as cinco últimas de forma consecutiva. Segundo Bruno, campeão na capital paraibana em 2011, a principal arma na decisão foi o foco.

“Entramos muito concentrados nessa final, principalmente pela ótima semifinal que o Ricardo e o Pedro fizeram contra o Alison e o Emanuel. Eles foram impecáveis e a vitória deles nos impressionou bastante. 
Eles estavam em casa nessa final e isso nos pressionou ainda mais, mas fiquei muito feliz porque conseguimos corresponder a tudo isso e sair com a vitória. O título brasileiro é inédito tanto para o 
Pedro como para mim e estamos fazendo de tudo para conquistá-lo”, explica Bruno.

Para Pedro Solberg, a vitória exigiu superação, que vem sendo outra marca da dupla. O carioca deixou a semifinal, na noite de sábado, com um problema nas costas, mas garantiu não ter se incomodado com a lesão, tanto que foi eleito o melhor jogador da final.


“Consegui tratar com a ajuda do médico e do fisioterapeuta do Circuito e cheguei com ótimas condições para o jogo. Não tive uma noite muito boa, mas quando entrei em quadra esqueci totalmente da lesão. Estou muito feliz por mais um título ao lado do Bruno. Muita gente não no nosso time pela série de problemas que tive nos últimos anos e pela estatura do Bruno, mas demos a volta por cima e provamos que, apesar de tudo, nos superamos a cada dia. Esse mérito é nosso e da nossa comissão técnica”, afirma o carioca.

A dupla segue cada vez mais perto do título do Circuito Banco do Brasil 2012/2013. Ao fim da etapa paraibana, Pedro e Bruno somam 2.720 pontos, contra 2.280 de Ricardo e Pedro. A conquista pode ser garantida já na próxima etapa.

Tricampeão em João Pessoa, cidade onde mora há 15 anos, Ricardo lamentou a derrota na decisão, mas fez um balanço positivo da participação da dupla no torneio.

“Nosso saldo nessa etapa é positivo. Fizemos um torneio bom, jogando bem o tempo todo e voltamos à final. Só na decisão não conseguimos apresentar o nosso melhor”, explica.

Na disputa de terceiro lugar, Alison e Emanuel garantiram presença no pódio derrotando Thiago e Álvaro filho (SC/PB) por 2 sets a 0, com duplo 21/15.

A nona etapa do Circuito Banco do Brasil 2012/2013 será disputada em Maceió. O penúltimo torneio da temporada será realizado na Praia da Pajuçara, entre os dias 15 e 17 de março.

GALERIA DE FOTOS

Ágatha e Bárbara conquistam o primeiro título da dupla na competição mais importante do Brasil

Circuito BB: Primeiro título da dupla
A conquista do tão sonhado título enfim chegou, Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) garantiram a primeira conquista da dupla no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Neste DOMINGO (24.02), a dupla derrotou Juliana e Maria Elisa (CE/PE) por 2 sets a 1, parciais de 21/18, 14/21 e 15/12, conquistou o título da etapa de João Pessoa (PB), a oitava da temporada 2012/2013, e melhorou sua posição na luta pelo título da competição. Taiana e Talita (AL/CE) ficaram em terceiro lugar.

Juntas desde o meio de 2011, Ágatha e Bárbara, formaram uma dupla forte fisicamente e com um entrosamento admirável, vale destacar o grande apoio nos jogos do seu treinador Rico e em vários momentos a dupla se fortalecia com o apoio tático e psicológico e faz cada vez mais a equipe ir mais longe. As meninas conquistaram o primeiro título no Circuito Banco do Brasil na capital paraibana, depois de quatro derrotas em decisões. A conquista foi também a primeira vitória individual das atletas na competição mais importante do país.

“É um momento de muita emoção e alegria pela vitória. Vínhamos trabalhando muito e esse título era a nossa meta há muito tempo, mas não saia. É uma sensação de alegria e alívio por esse primeiro lugar. Estou na areia há oito anos e já estava na hora deste título sair. Fico feliz também pela Bárbara, por conseguir essa vitória mais jovem. Ela jogou super bem na final, aguentou a pressão com o saque em cima dela o tempo todo. Temos que parabenizar toda nossa equipe por essa vitória”, comemora Ágatha.

A conquista na capital paraibana, muito comemorada pelas atletas, modificou o panorama da disputa pelo título da temporada 2012/2013. Com os 400 pontos conquistados, Ágatha e Bárbara passam a somar 2.360, aproximando-se de Lili e Rebecca (ES/CE), que lideram com 2.440. A definição acontecerá nas duas últimas etapas da temporada.

“Estou muito feliz pelo nosso primeiro título. Chegamos perto dele algumas vezes desde 2011 e a sensação de vencer é muito especial. Trabalhamos muito forte para que esse momento chegasse junto com a nossa equipe. Não entramos pensando muito nesta questão da pontuação, mas com certeza esse título vai nos ajudar a ir em busca desse sonho, que é o título brasileiro”, comenta Bárbara, que foi eleita a melhor jogadora da decisão em João Pessoa.

Disputando a segunda final juntas, Juliana e Maria Elisa lamentaram as falhas em momentos decisivos.
“Não conseguimos ser decisivas nos momentos em que precisávamos e isso nos custou a vitória. Mas a Ágatha e a Bárbara jogaram muito bem ao longo de todo o torneio e mereceram a vitória”, admite Juliana.

Na disputa de terceiro lugar, Talita e Taiana garantiram o primeiro pódio da nova dupla derrotando Karin e Pri Lima (SUE/RJ) por 2 sets a 1, parciais de 21/14, 17/21 e 15/12.

A nona etapa do Circuito Banco do Brasil 2012/2013 será disputada em Maceió. O penúltimo torneio da temporada será realizado na Praia da Pajuçara, entre os dias 15 e 17 de março.

TABELA E RESULTADOS
GALERIA DE FOTOS

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Talita vence primeiro duelo com Maria Elisa e duplas vão às quartas em João Pessoa

Circuito BB: Ex parceiras se enfrentam
Depois de um ciclo olímpico dividindo o mesmo lado da quadra, a alagoana Talita e a pernambucana Maria Elisa se encontraram nas areias pela primeira vez desde o fim da parceria, em dezembro, nesta SEXTA-FEIRA (22.02). E na segunda rodada da etapa paraibana do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013, a oitava da temporada, melhor para Talita, que, ao lado de Taiana (CE), superou a ex parceira e Juliana (CE), avançando invicta às quartas de final da competição, que acontece na arena montada na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa (PB).

Talita e Maria Elisa jogaram juntas entre 2009 e 2012. No período, foram campeãs do Circuito Banco do Brasil em 2009 e conquistaram a medalha de bronze no Campeonato Mundial do mesmo ano, entre 20 títulos. A dupla também representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado.

Desde o começo do ano, Maria Elisa forma dupla com Juliana e Talita, com Taiana. No primeiro encontro entre as novas parcerias, válido pelo Grupo A da etapa paraibana, Talita e Taiana levaram a melhor, vencendo por 2 sets a 1, parciais de 14/21,21/16 e 15/13.

“Foi esquisito jogar contra a Maria depois de quatro anos ao lado dela. Nos conhecemos muito bem e cada uma apresentou seu melhor. Foi um jogão. Conseguimos manter a calma. Foi o primeiro de muitos jogos que devem acontecer entre essas duplas. Acredito que vamos nos encontrar muitas vezes em semifinais e finais. Não é comum nos encontrarmos tão cedo no torneio, mas acabou acontecendo porque estamos um pouco abaixo no ranking”, diz Talita.

Com a vitória, Talita e Taiana, que na estreia derrotaram Bruna e Natasha Valente (PB/RJ) por 2 sets a 0 (21/15 e 21/13), passaram em primeiro lugar. Maria Elisa e Juliana, que derrotaram a paraibana e a carioca com parciais de 21/11 e 21/6, ficaram com a segunda colocação da chave.

Lili e Rebecca assumem a liderança da classificação

Lili e Rebecca (ES/CE), que venceram um dos dois primeiros jogos da etapa paraibana, assumiram, matematicamente, a liderança da classificação na temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil. Com ao menos a quinta posição garantida na oitava etapa, a capixaba e a cearense chegaram a 2.440 pontos, ultrapassando Juliana e Larissa (CE/PA), que desfizeram a dupla em dezembro, quando tinham 2.320 pontos acumulados.

Em João Pessoa, a dupla estreou derrotando Thati e Érica Freitas (PB/MG) por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/14. Na segunda rodada, Lili e Rebecca foram superadas por Vivian e Shaylyn (PA/CE) por 2 a 0 (19/21 e 18/21), passando de fase em segundo lugar.

“É uma situação nova para nós, mas uma situação que vínhamos buscando através do nosso trabalho. Queremos ser campeãs do Circuito Banco do Brasil, mas não pensamos muito nessa questão de ranking. Estamos tendo uma regularidade boa e nossa meta é sempre melhorar os nossos resultados. Essa cobrança, que vem de nós mesmas, é boa e positiva, porque mostra que temos condições de conseguir coisas maiores”, comenta Lili.

A competição prossegue neste SÁBADO (23.02), a partir das 9h, com as quartas de final, que terão os seguintes confrontos: Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ) x Lili/Rebecca, Talita/Taiana x Josi/Raquel (SC/RJ), Vivian/Shaylyn (PA/CE) x Karin/Pri Lima (SUE/RJ) e Maria Clara/Carolina (RJ) x Juliana/Maria Elisa.

As semifinais acontecerão no mesmo dia, a partir das 17h50, e terão transmissão ao vivo do canal SporTV. As finais e disputas de terceiro lugar fecham o torneio, na manhã de DOMINGO (24.02).

Todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

TABELA E RESULTADOS

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Álvaro bate conterrâneos e avança às quartas na etapa paraibana

Circuito BB: Paraibano vence conterrâneos
A etapa paraibana do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013 não poderia estar sendo mais familiar para Álvaro Filho (PB). Além de estar disputando a competição nas areias do Cabo Branco, em João Pessoa (PB), onde treina diariamente, o paraibano enfrentou e venceu três conterrâneos ao lado do parceiro Thiago (SC) no primeiro dia de jogos, avançando invicto às quartas de final da competição. As disputas prosseguem neste SÁBADO (23.02), a partir das 9h.

O Grupo D do torneio masculino concentrou cinco dos seis atletas paraibanos inscritos na disputa: Álvaro, Vitor Felipe, Ícaro, Gilmário e Renatão. Jorge, que caiu no Grupo A, completa a lista de representantes da casa que iniciaram o torneio.

Na primeira rodada, Álvaro e Thiago superaram Ícaro e Luizão (PB/AM) por 2 sets a 1, parciais de 21/10, 19/21 e 15/11. Na segunda partida, eles tiveram pela frente Gilmário e Renatão e voltaram a vencer: 2 sets a 1, parciais de 22/20, 17/21 e 16/14.

Para Álvaro, o fato de todos os adversários treinarem em João Pessoa equilibrou os duelos.

“Foram jogos muitos difíceis. As duplas tinham atletas que treinam aqui em João Pessoa, então o vento não foi obstáculo para ninguém. Gosto muito de jogar as etapas no Nordeste, com sol, praia e calor, e disputar uma competição na minha cidade é ainda melhor. O Thiago jogou muito bem e foi fundamental para nossas vitórias. Estou muito feliz por termos começado tão bem”, afirma o paraibano.

Além de Álvaro e Thiago, também passaram invictas às quartas de final da etapa paraibana as parcerias Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/Emanuel (ES/PR) e Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ). Com duas vitórias e uma derrota, Harley/Benjamin (DF/MS), Márcio/Fernandão (CE/ES), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB) e Gilmário/Renatão (PB) também passaram de fase.

Os cruzamentos das quartas, que abrirão a rodada e jogos do sábado, serão Pedro Solberg/Bruno Schmidt x Evandro/Vitor Felipe, Thiago/Álvaro Filho x Gilmário/Renatão, Ricardo/Pedro Cunha x Harley/Benjamin e Alison/Emanuel x Márcio/Fernandão. Os duelos se estenderão até as 13h.

As semifinais acontecerão no mesmo dia, a partir das 17h50, e terão transmissão ao vivo do canal SporTV. As finais e disputas de terceiro lugar fecham o torneio, na manhã de DOMINGO (24.02).

Todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Após título na estreia, Billy e Jorge querem brilhar novamente em João Pessoa

Circuito BB: Nova dupla quer manter bons resultados
A recém-formada parceria entre o capixaba Billy e o paraibano Jorge começou da melhor maneira possível. No último final de semana, a dupla sagrou-se campeã da etapa de João Pessoa (PB) do Circuito Banco do Brasil Nacional. O título na estreia valeu a classificação à etapa paraibana do Circuito Banco do Brasil e, nesta SEXTA-FEIRA (22.02), a partir das 8h, a nova dupla volta às quadras da arena montada nas areias do Cabo Branco para tentar manter, na oitava etapa da temporada 2012/2013, o bom momento da estreia.

Billy e Jorge tiveram pouco tempo para treinar antes da etapa paraibana do Circuito Nacional Banco do Brasil, mas conseguiram desenvolver um bom entrosamento e ficaram com o título, além de alcançarem a classificação.

“Estava sem parceiro e soube que o Jorge não iria jogar essa etapa com o Renatão, então decidi ligar para ele. Nos acertamos e decidimos jogar juntos até o fim dessa temporada. Só treinamos dois dias antes do Nacional, mas conseguimos ajustar bastante coisa e, com cada um fazendo bem a sua parte, sem muitas cobranças, conseguimos iniciar a parceria muito bem”, comenta Billy.

Campeão da etapa de João Pessoa do Circuito Banco do Brasil na temporada 2011, Billy espera voltar a brilhar nas areias paraibanas, desta vez ao lado de um atleta da casa. A dupla conta com um bom resultado na competição para ganhar posições no ranking nacional.

“Estamos querendo muito um bom resultado nesta etapa. É muito importante para o Jorge, por ser na casa dele, e para a nossa dupla, para entrarmos logo no ranking. Sabemos que temos condições para isso. 
Pelas nossas características, temos tudo para conseguir nosso espaço entre os melhores. Nossa dupla tem um espírito de luta muito grande e vamos colocar isso dentro de quadra”, analisa.

Jorge e Billy disputarão o título da etapa paraibana com Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/Emanuel (ES/PR), Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Harley/Benjamin (DF/MS), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Thiago/Álvaro Filho (SC/PB), Oscar/Moisés (RJ/BA), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Luciano/Rodrigo Saunders (ES/CE), Fernandão/Márcio (ES/CE), João Paulo/Léo Vieira (CE/DF), Gilmário/Zé Írio (PB/MS), Márcio Gaudie/Edson Filipe (RJ/ES), Tocantins/Bob Filho (TO/DF) e Ícaro/Luizão (PB/AM).

No feminino, as parcerias confirmadas são Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Lili/Rebecca (ES/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Agatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Taiana (AL/CE), Maria Clara/Carolina (RJ), Vivian/Shaylyn (PA/CE), Val/Thais (RJ), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Bruna/Natasha Valente (PB/RJ), Raquel/Josi (RJ/SC) e Karin/Pri Lima (SUE/RJ).

A etapa paraibana terá início com os jogos da fase principal. Serão, ao todo, 32 partidas no primeiro dia de disputas. No SÁBADO (23.02), acontecerão as quartas de final, entre 9h e 13h, e as semifinais, de 17h50 às 21h30. As finais e disputas de terceiro lugar fecham o torneio, na manhã de DOMINGO (24.02).

As semifinais e as finais serão transmitidas ao vivo pelo canal SporTV. Todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Coroada, Talita busca evolução ao lado de Taiana

Circuito BB: Rainha quer vencer com nova parceira
Com a coroa de Rainha de Praia, conquistada há duas semanas, na cabeça, a alagoana Talita busca agora o sucesso coletivo, ao lado da nova parceira Taiana (CE). Neste final de semana, a dupla disputará a etapa paraibana do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013, a oitava da temporada. O torneio, o segundo das atletas como parceiras, será realizado na arena montada nas areias do Cabo Branco, em João Pessoa (PB), e terá entrada gratuita ao público.

Rainha da Praia em 2008, Talita voltou a conquistar a coroa nesta temporada. A alagoana, que tem duas participações olímpicas em seu currículo, acredita que o sucesso na competição representa uma grande motivação para ela e para sua equipe neste início de novo trabalho.

“Fiquei muito feliz pela vitória no Rainha da Praia, que é um torneio que gosto muito de jogar. É uma competição que exige adaptação acima de tudo e reflete bem o momento que estou vivendo agora, com uma parceira nova, um técnico novo e também o sistema de seleções, que é uma novidade. Esta vitória é uma grande motivação para mim”, confessa.

A etapa paraibana será a segunda da parceria desde sua formação. Na estreia, em Fortaleza (CE), no mês de janeiro, Talita e Taiana terminaram em quinto lugar. A expectativa é chegar mais longe nas areias da capital paraibana.

“Espero muito da dupla com a Taiana. Nossa estreia, em Fortaleza, não foi o que esperávamos em termos de resultado, pois formamos a dupla pensando em estar sempre na final, mas tenho certeza que em João Pessoa estaremos melhores. Estamos treinando bem e vamos ganhar entrosamento com o tempo”, aposta.

A etapa paraibana terá início às 8h de sexta, com os jogos da fase principal, reunindo 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas. Serão, ao todo, 32 partidas no primeiro dia de disputas. No SÁBADO (23.02), acontecerão as quartas de final, entre 9h e 13h, e as semifinais, de 17h50 às 21h30. As finais e disputas de terceiro lugar fecham o torneio, na manhã de domingo.

As semifinais e as finais serão transmitidas ao vivo pelo canal SporTV. Todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

No torneio feminino, Talita e Taiana enfrentarão a concorrência de Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Lili/Rebecca (ES/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Agatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Maria Clara/Carolina (RJ), Vivian/Shaylyn (PA/CE), Val/Thais (RJ), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Bruna/Natasha Valente (PB/RJ), Raquel/Josi (RJ/SC) e Karin/Pri Lima (SUE/RJ).

No masculino, as duplas que disputam o título são Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/Emanuel (ES/PR), Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Harley/Benjamin (DF/MS), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Thiago/Álvaro Filho (SC/PB), Oscar/Moisés (RJ/BA), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Luciano/Rodrigo Saunders (ES/CE), Fernandão/Márcio (ES/CE), João Paulo/Léo Vieira (CE/DF), Gilmário/Zé Írio (PB/MS), Márcio Gaudie/Edson Filipe (RJ/ES), Tocantins/Bob Filho (TO/DF), Billy/Jorge (ES/PB) e Ícaro/Luizão (PB/AM).

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Depois do primeiro título, Vitor sonha com vitória em casa

Circuito BB: Paraibano quer brilhar em casa
Sete atletas da casa disputarão a etapa paraibana do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, neste final de semana, mas um deles tem uma grande motivação para lutar por um bom resultado. Embalado pela conquista do primeiro título ao lado do parceiro Evandro (RJ), o paraibano Vitor Felipe, de 21 anos, entra com força total na disputa da oitava etapa da temporada 2012/2013, que acontece entre SEXTA-FEIRA (22.02) e DOMINGO (24.02), na arena montada na Praia do Cabo Branco, em frente ao Busto de Tamandaré. A entrada será gratuita nos três dias de competição.

Há duas semanas, Vitor e Evandro, que estão juntos desde setembro de 2012, sagraram-se campeões da etapa do Chile do Circuito Sul-Americano 2012/2013, a segunda da temporada. Os dois integram a seleção brasileira de vôlei de praia.
 
Para Vitor, a etapa é ainda mais especial por marcar o retorno à cidade onde ele deu os primeiros saques no vôlei de praia.

“Estou muito motivado por ter conquistado meu primeiro título ao lado do Evandro. Jogar em casa é sempre muito bom e, como saí de João Pessoa para morar no Rio de Janeiro em setembro, estou com muita saudade da minha família e dos meus amigos. Quero conseguir o título ou pelo menos um bom resultado para dedicar a eles. Aprendi muito em João Pessoa”, afirma.

Além de Vitor, os outros paraibanos que disputarão a etapa são Álvaro Filho, Gilmário, Jorge, Ícaro, Thati e Bruna. Atleta da casa mais bem colocado na classificação da temporada, ele acredita estar pronto para buscar um bom resultado.

“Nunca estive tão bem preparado para disputar uma etapa em casa. O time se acertou muito rápido e temos uma comissão técnica muito competente, que nos ajuda bastante. Nosso entrosamento só melhora”, acredita.

Além de Evandro e Vitor, também disputarão a etapa paraibana as duplas Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/Emanuel (ES/PR), Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Harley/Benjamin (DF/MS), Thiago/Álvaro Filho (SC/PB), Oscar/Moisés (RJ/BA), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Luciano/Rodrigo Saunders (ES/CE), Fernandão/Márcio (ES/CE), João Paulo/Léo Vieira (CE/DF), Gilmário/Zé Írio (PB/MS), Márcio Gaudie/Edson Filipe (RJ/ES), Tocantins/Bob Filho (TO/DF), Billy/Jorge (ES/PB) e Ícaro/Luizão (PB/AM).

No feminino, as 12 duplas confirmadas para o torneio são Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Lili/Rebecca (ES/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Agatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Talita/Taiana (AL/CE), Maria Clara/Carolina (RJ), Vivian/Shaylyn (PA/CE), Val/Thais (RJ), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Bruna/Natasha Valente (PB/RJ), Raquel/Josi (RJ/SC) e Karin/Pri Lima (SUE/RJ).

A etapa paraibana terá início às 8h de sexta, com os jogos da fase principal. Serão, ao todo, 32 partidas no primeiro dia de disputas. No SÁBADO (23.02), acontecerão as quartas de final, entre 9h e 13h, e as semifinais, de 17h50 às 21h30. As finais e disputas de terceiro lugar fecham o torneio, na manhã de domingo.

As semifinais e as finais serão transmitidas ao vivo pelo canal SporTV. Todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Após sete etapas já disputadas, a liderança do ranking masculino é da dupla Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), que venceu cinco etapas e soma 2.320 pontos. Ricardo e Pedro Cunha (BA/RJ) são os vice-líderes, com 1.920. No feminino, Juliana e Larissa (CE/PA), que não jogam mais juntas, ainda lideram, com 2.320. Lili e Rebecca (ES/CE), vice-líderes com 2.200, assumirão a ponta participando da etapa paraibana.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Alison bate Ricardo e é o primeiro tri consecutivo do Rei da Praia

No pódio , Alison levanta o troféu de Rei da Praia
(Foto: Mauricio Kaye)
Alison nasceu em Vitória, no Espírito Santo. Mas se você não soubesse, poderia achar que o capixaba foi criado na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Ele parece especialmente confortável naquela faixa de areia carioca. Rei da Praia em 2011 e 2012, ele mostrou que não quer largar a coroa. Neste domingo, debaixo de um forte calor, ele fez uma partida difícil e quente para, ao lado de Bruno Schmidt, derrotar Ricardo/Harley no tie-break (21/17,18/21 e 15/8). Tornou-se o primeiro tricampeão consecutivo do torneio.

- É meu sétimo ano morando no Rio, vim para cá por causa da infraestrutura e devo muito ao Rio de Janeiro, a esse carinho do povo carioca que a cada 10m tem uma rede de vôlei, respira vôlei de praia. Me sinto o Rei da Praia do Brasil, porque são grandes jogadores de várias partes do país. Mas Ipanema realmente tem seu charme e já estou me adaptando ao Rio - disse o tricampeão.

O "capixaba-carioca" estava realmente quase em casa. Nas cadeiras, uma parte grande e barulhenta da torcida era para ele. Parentes e amigos com quem ele foi comemorar logo depois do último ponto do jogo.

- Era minha família de Vítória, meu amigos do Rio de Janeiro e de Vitória. Minha casa já não tem mais lugar para botar colchão, a casa de um amigo também já não tem mais lugar. E agora vamos comemorar. O pior de tudo é já entrar na quadra com essa pressão de "vai ter que ganhar". Eu falei que se ganhasse ia correr para a galera, mas a arquibancada estava muito alta e o pessoal quase caiu na "avalanche gremista".

Com melhor desempenho no primeiro dia, Alison teve o direito de escolher primeiro seu parceiro. Sem poder atuar com Emanuel, com quem costuma jogar, ele manteve o selecionado dos últimos dois anos: Bruno Schmidt. Ricardo, que não podia jogar com Pedro Cunha, optou por Harley.

As opções deram certo a princípio. Com os dois escolhidos aparecendo bem, a partida começou bastante equilibrada, e as duas duplas se alternaram na frente do placar. Aos poucos, porém, o atual bicampeão foi se soltando. Perdendo por 15/14, Ricardo desperdiçou uma oportunidade fácil, mandando para fora com a quadra aberta, e deu gás aos adversários. Alison começou a aparecer bem no bloqueio, colocou pressão no ataque rival e emendou uma sequência de seis pontos para abrir 19/14. Depois de acertar um ace, Harley errou o saque e o Mamute saiu em vantagem, fechando a parcial em 21/17.

O segundo set deu a impressão de que seria como o fim do anterior, com Alison/Bruno Schmidt abrindo 2/0 em erro de ataque de Harley. Mas a dupla adversária se recuperou rápido e abriu 10/7 em bloqueio de Ricardo. O jogo então se tornou uma perseguição de gato e rato. Precisando vencer para forçar o tie-break, Ricardo conseguiu abrir uma pequena vantagem, que era rapidamente tirada pelo rival.

As duas duplas mostravam muita vontade, mas Ricardo apareceu bem com um bloqueio e um grande saque para abrir 18/14 e praticamente definir a parcial. Alison e Bruno ainda ensaiaram uma reação, mas não evitaram que a partida fosse para o terceiro set com 21/18 para Ricardo/Harley.

A partida pegou fogo no set desempate. Depois de um começo equilibrado, Ricardo começou a mostrar muita irritação com a arbitragem e Alison/Bruno aproveitaram para abrir 12/6. Era questão de tempo. Com 15/8, Alison fechou o jogo e comemorou muito o tricampeonato.
Alison vibra  (Foto: Mauricio Kaye)
Alison vibra com o tricampeonato, do Rei da Praia, nas areias de Ipanema (Foto: Mauricio Kaye)

domingo, 17 de fevereiro de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL NACIONAL: Raquel/Josi e Billy/Jorge vencem na Paraíba

Circuito BB Nacional: Campeões em João Pessoa
Nas areias do Cabo Branco, em João Pessoa (PB), as duplas Raquel/Josi (RJ/SC) e Billy/Jorge (ES/PB) venceram, neste DOMINGO (17.02), a oitava etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia 2012/2013.

Além do título, as parcerias campeãs garantiram também vaga na etapa paraibana do Circuito Banco do Brasil, principal competição do país, que acontecerá no próximo final de semana, no mesmo local. As duplas Karin/Pri Lima (SUE/RJ) e Ícaro/Luizão (PB/AM), que ficaram em segundo lugar, também participarão do torneio.

A decisão feminina da etapa paraibana foi uma reedição da final da etapa de Fortaleza, disputada em janeiro. Desta vez, Raquel e Josi foram melhores e devolveram a derrota sofrida na capital cearense, vencendo Karin e Pri Lima por 2 sets a 0 (21/17 e 21/19). A terceira posição ficou com Izabel e Chell, (PA/DF), que superaram Mayana e Isabel Grael (TO/RJ) também por 2 a 0 (31/29 e 21/17).

No masculino, Billy e Jorge, juntos pela primeira vez, superaram o desentrosamento e ficaram com o título depois de superarem Ícaro e Luizão por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 22/20, na decisão. Ramon e Bernardo Lima (RJ/CE) garantiram presença no pódio, em terceiro lugar, ganhando de Lipe e Léo (CE/PB) por 2 a 0 (23/21 e 21/8).

A nona etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional será disputada em Maceió (AL), entre os dias 9 e 10 de março. A competição é classificatória para a etapa alagoana do Circuito Banco do Brasil.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Ramon e Benardo Lima chegam a semifinal em João Pessoa

Circuito Nacional: Semifinal definida
Quatro duplas em cada naipe seguem na disputa pelos títulos masculino e feminino da oitava etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia 2012/2013, que acontece na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa (PB). Após a realização da primeira fase e das quartas de final, neste SÁBADO (16.02), foram definidos os confrontos das semifinais, que abrirão o último dia de competição, a partir das 8h deste DOMINGO (17.02). A entrada é gratuita.

Às 8h, acontecerão as duas semifinais femininas: Karin/Pri Lima (SUE/RJ) x Mayana/Isabel Grael (TO/RJ) e Josi/Raquel (SC/RJ) x Isabel/Chell (PA/DF). Na sequência, acontecerão os confrontos masculinos: Billy/Jorge (ES/PB) x Ramon/Bernardo Lima (RJ/CE) e Ícaro/Luizão (PB/AM) x Léo/Lipe (PB/CE). A final feminina terá início às 9h40 e a decisão masculina está marcada para as 10h30.

O torneio vale vaga na etapa paraibana do Circuito Banco do Brasil, principal competição do país, que será disputa em João Pessoa no próximo final de semana. As duplas campeãs e vices em cada naipe garantirão seus lugares na elite do vôlei de praia nacional.

Nas quartas de final, Karin e Pri Lima garantiram a vaga superando Fabíola e Rachel (DF/RJ) por 2 sets a 1 (19/21, 21/18 e 15/12). Suas adversárias, Mayana e Isabel Grael eliminaram Semírames e Camila (ES/RJ) vencendo também em três sets (16/21, 21/17 e 15/12). Na mesma fase, Raquel e Josi bateram Naiana/Cris (CE/SP) por 2 a 0 (21/14 e 21/13), mesmo placar da vitória de Izabel e Chell sobre Rafaela e Luiza Amélia (PA/CE), com parciais de 21/12 e 21/15.

No masculino, no primeiro jogo das quartas, Billy e Jorge derrotaram Brian e Daniel Lazzari (SC) por 2 sets a 1 (21/15, 12/21 e 15/10). Ramon e Bernardo Lima garantiram vaga ganhando de Bernat e Jô (RJ/PB), por 2 sets a 0 (22/20 e 21/15). As últimas duas vagas nas semifinais ficaram com Ícaro e Luizão, que bateram Rodrigão/Marcus (SP/RJ) por 2 a 0 (21/18 e 21/19), e Léo e Lipe, que passaram por Fábio Luiz e Guto (ES/RJ) no tie-break, com parciais de 21/18, 18/21 e 15/9.

REI DA PRAIA: Alison e Ricardo decidem a 15ª edição

Rei da Praia: Alison e Ricardo em disputa
A força dos bloqueadores prevaleceu e dois especialistas no jogo próximo à rede disputarão a coroa da 15ª edição do Rei da Praia. Neste DOMINGO (17.02), Alison e Ricardo, representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres e integrantes da seleção brasileira de vôlei de praia, disputarão o título da tradicional competição, na arena montada nas areias de Ipanema, no Rio de Janeiro. O jogo decisivo terá início às 12h e será transmitido ao vivo pelo canal SporTV.

Na decisão, os finalistas escolherão um dos outros participantes do torneio para formar dupla: Bruno Schmidt, Emanuel, Evandro, Harley, Pedro Cunha ou Pedro Solberg. Alison não poderá optar por Emanuel e Ricardo não poderá selecionar Pedro Cunha, pois estes são seus parceiros originais. O anuncio será feito momentos antes da decisão.

Atual bicampeão do Rei da Praia, o capixaba Alison tentará tornar-se o primeiro atleta a vencer a competição em três temporadas consecutivas. Se voltar a vencer, o “Mamute” igualará também o parceiro Emanuel, único tricampeão do tradicional torneio.

“Vim para o torneio com o objetivo de buscar o tricampeonato e dei o meu melhor em cada jogo. Em cada jogo passei por uma situação diferente e consegui vencer, apesar do equilíbrio. Com o Evandro precisei defender, ao lado do Pedro atuei na saída de rede, que não é a minha posição, e no último jogo tive que motivar o Bruno, que apesar de ter entrado animado para me ajudar, não tinha mais chances de classificação. O segredo foi encarar cada jogo como uma grande brincadeira, mas com muita responsabilidade. O Ricardo é um grande jogador, com um currículo incrível. Que vença o melhor”, afirma Alison.

O domínio do capixaba foi absoluto no Grupo A. Na estreia, ele jogou ao lado do estreante Evandro e superou Bruno Schmidt e Pedro Cunha por 21/19. Na segunda rodada, ao lado de Cunha, nova vitória por 21/19, desta vez contra Evandro e Bruno. Na partida decisiva, quando podia ser alcançado por Evandro e Pedro, uniu-se a Bruno, seu parceiro nas duas últimas decisões do Rei da Praia, para vencer por 21/14.

Na chave B, Ricardo classificou-se com duas vitórias e uma derrota. O campeã olímpico estreou ao lado de Pedro Solberg, vencendo Emanuel e Harley por 21/14. No segundo jogo, reeditou a dupla campeã olímpica de Atenas-2004 com Emanuel, mas acabou superado por Pedro e Harley, campeões do Circuito Mundial em 2008, por 19/21. No último jogo, ao lado de Harley, o baiano precisava vencer Pedro e Emanuel por pelo menos três pontos e alcançou o objetivo, marcando 21/13.

Único atleta a participar de todas as 15 edições do Rei da Praia, Ricardo luta pelo bicampeonato. Onze anos após sua única conquista, em 2002, o campeão olímpico espera voltar a usar a coroa em 2013.

“Estou muito feliz por voltar à final do Rei da Praia. A vitória com boa margem de pontos que consegui ao lado do Pedro no primeiro jogo nos colocou em vantagem em relação ao outros e praticamente reduziu a disputa a nós dois. Consegui jogar bem também com o Emanuel, apesar da derrota, e com o Harley. O Alison vai vir com força total para lutar pelo tricampeonato na final. Preciso manter este nível de jogo para a final, principalmente o padrão do saque do terceiro jogo, que foi muito importante”, acredita Ricardo.

TABELA DE JOGOS1 – Grupo A – Bruno Schmidt/Pedro Cunha 19 x 21 Alison/Evandro
2 – Grupo B – Ricardo/Pedro Solberg 21 x 14 Emanuel/Harley
3 – Grupo A – Evandro/Bruno Schmidt 19 x 21 Alison/Pedro Cunha
4 – Grupo B – Pedro Solberg/Harley 21 x 19 Ricardo/Emanuel
5 – Grupo A – Alison/Bruno Schmidt 21 x 14 Evandro/Pedro Cunha
6 – Grupo B – Pedro Solberg/Emanuel 13 x 21 Ricardo/Harley

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Ramon e Bernardo Lima superam qualifying em João Pessoa

Circuito BB Nacional: Classificados na Paraíba
Com a disputa das primeiras 13 partidas, todas válidas pelo qualifying, teve início nesta SEXTA-FEIRA (15.02) a oitava etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia 2012/2013. Nas areias da Praia do Cabo Branco, em João Pessoa (PB), oito parcerias – metade em cada naipe – ascenderam do qualifying à fase principal da competição, que começa às 8h30 deste SÁBADO (16.02).

O torneio vale vaga na etapa paraibana do Circuito Banco do Brasil, principal competição do país, que será disputa em João Pessoa no próximo final de semana. As duplas campeãs e vices em cada naipe garantirão seus lugares na elite do vôlei de praia nacional.

As duplas classificadas no qualifying masculino, que teve 13 parcerias, foram Ramon/Bernardo Lima (RJ/CE), que derrotou Waldir/Marcelo França (PB) por 2 a 0 (21/14 e 21/13), Josias/Rico (PB), que bateu Klaus/Marcos Cabral também em dois sets (21/12 e 21/13), Paulo Amado/Lobeira (DF), que passou por Valredes/Jefferson (CE) no tie-break (15/21, 21/18 e 16/14), e Lucas Palermo/Galego (MG/PB), que eliminou Fabiano/Thiago Trajano (PE), com duplo 21/14.

Estas parcerias se juntarão a Aranha/Lipe (RJ/CE), Fábio Luiz/Guto (ES/RJ), Billy/Ferramenta (ES/RJ), Renatão/Jorge (PB), Bernat/Jô (RJ/PB), Juca/Bernardo (BA/RJ), Rodrigão/Marcus (SP/RJ) e Brian/Daniel Lazzari (SC).

No feminino, oito duplas lutaram pelas quatro vagas, que ficaram com Rafaela/Luiza Amélia (PA/CE), que venceu Rebecca Freire/Andressa (PB) por 2 a 0 (21/2 e 21/8), Semírames/Camila (ES/RJ), que ganhou de Renatinha/Isadora (PB) também por 2 sets a 0 (21/10 e 21/15), Mayana/Isabel Grael (TO/RJ), que derrotou Lucí/Yasmin (PB) em dois sets (21/14 e 21/17), e Evelyn/Fabrine (DF/BA), que levou a melhor sobre Adriana Fahena/Carla (CE), fazendo 21/14 e 22/20.

As oito duplas femininas pré-classificadas para a fase principal são Karin/Pri Lima (SUE/RJ), Chell/Izabel (DF/PA), Josi/Raquel (SC/RJ), Aline/Luciana (BA/CE), Naiana/Cris (CE/SP), Pauline/Michelle Carvalho (RJ), Fabíola/Rachel (DF/RJ) e Carolina Horta/Karine (CE).

Na fase principal, as 12 duplas em cada naipe serão divididas em quatro chaves, com três integrantes cada. Após os confrontos internos, avançarão à segunda fase as duas melhores parcerias de cada grupo. A partir daí, serão disputadas as quartas de final e as semifinais. As decisões e disputas de terceiro lugar acontecerão na manhã de DOMINGO (17.02).

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL NACIONAL: Rodrigão estreia nova parceria na etapa paraibana

Circuito BB Nacional: Juventude e experiência juntas
Ainda em clima de Carnaval, as areias do Cabo Branco, em João Pessoa (PB), recebem, neste final de semana, a oitava etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia 2012/2013. Entre SEXTA-FEIRA (15.02) e DOMINGO (17.02), 39 parcerias medirão forças na arena montada em frente ao Busto de Tamandaré. A entrada é gratuita.

O torneio vale vaga na etapa paraibana do Circuito Banco do Brasil, principal competição do país, que será disputa em João Pessoa no próximo final de semana. As duplas campeãs e vices em cada naipe garantirão seus lugares na elite do vôlei de praia nacional.

Um dos destaques entre as 39 parcerias inscritas é a estreia da nova parceria do campeão olímpico Rodrigão (SP). Depois de disputar seus dois primeiros torneios nas areias do lado do conterrâneo Carlão (SP), que agora é seu treinador, o ex-jogador da seleção brasileira de vôlei passará a formar dupla com o carioca Marcus, atual bicampeão brasileiro Sub-21.

“O Marcus tem uma excelente trajetória nas competições da categoria Sub-21. Essa mistura da juventude dele com a minha experiência pode apresentar excelentes resultados muito em breve”, acredita o tricampeão mundial.

Depois de brilhar nas categorias de base do vôlei de praia ao lado do irmão Guto (RJ) nos últimos anos, Marcus garante estar animado com o novo desafio.

“Recebi o convite do Rodrigão e jogar ao lado de um atleta consagrado como ele é uma excelente oportunidade. Tivemos pouco tempo para treinar e, na Paraíba, nosso objetivo será melhorar o entrosamento para a sequência do Circuito”, afirma o carioca, terceiro colocado no Campeonato Mundial Sub-21 de 2011.

Rodrigão e Marcus estão garantidos na fase principal da etapa paraibana e iniciarão a participação da dupla na competição no SÁBADO (16.02), assim como Aranha/Lipe (RJ/CE), Fábio Luiz/Guto (ES/RJ), Billy/Ferramenta (ES/RJ), Renatão/Jorge (PB), Bernat/Jô (RJ/PB), Juca/Bernardo (BA/RJ) e Brian/Daniel Lazzari (SC). No feminino, as oito duplas pré-classificadas são Karin/Pri Lima (SUE/RJ), Chell/Izabel (DF/PA), Josi/Raquel (SC/RJ), Aline/Luciana (BA/CE), Naiana/Cris (CE/SP), Pauline/Michelle Carvalho (RJ), Fabíola/Rachel (DF/RJ) e Carolina Horta/Karine (CE).
 
O primeiro dia da competição é reservado ao qualifying, onde 15 duplas masculinas – Ícaro/Luizão (PB/AM), Ramon/Bernardo Lima (RJ/CE), Klaus/Marcos Cabral (PB/RJ), Lobeira/Paulo Amado (DF), Fabiano/Thiago Trajano (PE), Lucas Palermo/Galego (MG/PB), Cubano/Luan (RN), Tiago/Léo Santos (DF), Josias/Rico (PB), Felício/Lizandro (AC/AM), Waldir/Marcelo França (PB), Gallo/Jayron (RN), Valredes/Jefferson (CE), Bruno Rafael/Esdras (RN/PB) e Juninho/Romolo (RN) – e oito times femininos – Semírames/Camila (ES/RJ), Rafaela/Luiza Amélia (PA/CE),Mayana/Isabel Grael (TO/RJ), Evelyn/Fabrine (DF/BA), Adriana Fahena/Carla (CE), Luci/Yasmin (PB), Renatinha/Isadora (PB) e Rebecca Freire/Andressa (PB) – disputarão as últimas quatro vagas em jogo na fase principal do torneio.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

SUL-AMERICANO DE VÔLEI DE PRAIA: Evandro e Vitor Felipe são campeões em Viña Del Mar

Evandro e Vitor Felipe derrotaram dupla argentina na decisão
Evandro e Vitor Felipe conquistaram, neste DOMINGO (10.02), a segunda etapa do Campeonato Sul-Americano de Vôlei de Praia, disputada em Viña del Mar, no Chile. O Brasil entrou na disputa com quatro duplas, duas em cada naipe. Além da dupla campeã, Thiago e Álvaro Filho também representaram o país no masculino. No feminino, Fernanda Berti e Elize Maia conquistaram o vice-campeonato, enquanto Maria Clara e Ângela ficaram com o terceiro posto.
 
Para subir no lugar mais alto do pódio, a parceria formada por Evandro derrotou os argentinos Ian Mehamed e Julian Azaad por 2 sets a 0, parciais de 21/11 e 21/16. Na briga pela terceira colocação, Thiago e Álvaro Filho foram superados pelos irmãos chilenos Esteban e Marco Grimalt por 2 sets a 1, parciais 18/21, 21/19 e 15/10.
 
No feminino, Fernanda Berti e Elize Maia por pouco não ficaram com o título. Na decisão elas foram derrotadas por Ana Gallay e Virgínia Zonta, dupla argentina que participou dos Jogos Olímpicos de Londres, por 2 sets a 0, parciais de 23/21 e 21/14. A outra dupla brasileira, formada por Maria Clara e Ângela, ficou com o terceiro lugar ao vencer as uruguaias Karina Cardozo e Mariana Guerrero por 2 sets a 0, parciais de 21/8 e 21/11.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Talita vence Vivian e é coroada Rainha da Praia pela 2ª vez

Talita beija troféu após ser coroada a Rainha 2013 Foto: Maurício Kaye 
A coroa do vôlei de praia já tem uma nova dona. Talita venceu o Rainha da Praia 2013 e comemorou o título pela segunda vez, pois já havia triunfado em 2008. Ela escolheu Rebecca como parceira e bateu a parceria formada por Vivian e Maria Elisa por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/12, neste domingo.


Talita dividiu o título com a parceira na final, Rebecca, a mais nova jogadora entre as oito atletas que disputaram o torneio. "A Rebecca fez muito por mim nessa final, jogou como gente grande e manteve a calma. Eu a considero Rainha também, metade da coroa é dela. Cinco anos depois é muito legal voltar a ganhar esse campeonato. Eu tive a sorte e a felicidade de chegar bem hoje. Ano que vem vou tentar novamente", exaltou.

Em sua primeira participação no torneio, Rebecca agradeçeu a confiança de jogar uma decisão. "Foi maravilhoso jogar o primeiro Rainha da Praia. Acho que joguei bem e não senti a pressão. Fiquei muito feliz por ter sido convidada pela Talita para jogar a final".

Vivian entrou na competição como a atual Rainha, mas sabia que seria difícil manter o título devido à falta de ritmo, por ter passado seis meses afastada para tratar uma hérnia de disco. "Realmente senti muito o desgaste, o calor estava mais forte hoje. Ontem consegui me superar e ganhei os três jogos, mas hoje não foi um dia bom. Fique feliz em ter chegado à final. E mesmo voltando de lesão, acho que fui bem," analisou a atleta.
Talita voltou a ser coroada rainha da Praia após vitória em sets diretos Foto: Maurício Kaye / Divulgação
Talita voltou a ser coroada rainha da Praia após vitória em sets diretos Foto: Maurício Kaye 

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Invicta, Vivian defende a coroa do 'Rainha da Praia' diante de Talita

Paraense vence os três jogos da fase classificatória, enquanto atleta olímpica desbanca Juliana no último confronto da chave para avançar à decisão
Vivian defende sua coroa na final
A volta por cima de Vivian está perto de ser, literalmente, coroada. Afastada do vôlei de praia por quase seis meses devido a uma hérnia de disco, a paraense retomou a carreira no Open de Fortaleza e, neste sábado, passou invicta pela fase classificatória do "Rainha da Praia". Em busca do bicampeonato, a jogadora terá outra antiga campeã pela frente. Talita, Rainha em 2008, desbancou Juliana no último confronto de sua chave e garantiu presença na final. O duelo pelo reinado será amanhã, às 10h, na praia de Ipanema, com transmissão ao vivo do SporTV.


Com melhor campanha, Vivian terá prioridade na escolha da atleta que a acompanhará em busca do título. Como só jogou ao lado de Shaylyn na temporada 2012/2013 do Circuito Brasileiro, a paraense pode escolher qualquer jogadora para atuar ao seu lado. Talita, no entanto, não pode convidar nem Maria Elisa nem Taiana, ao lado de quem competiu nesta temporada do torneio nacional.

 - Desabei no chão de tanta emoção que senti. Ninguém sabe o que eu passei nesses seis meses de lesão, o que eu senti. Naquela hora passou um filme na minha cabeça. Eu sai em desvantagem em relação a todas porque ainda estou recuperando ritmo de jogo e estou só 75% fisicamente. Mas minha vontade ali fez toda a diferença. Vai ser muito difícil a Talita tirar essa coroa de mim - disse Vivian, muito emocionada.

Talita e Vivian vôlei Rainha da Praia (Foto: Helena Rebello)
Talita e Vivian disputam a final do Rainha da Praia 2013, neste domingo, em Ipanema (Foto: Helena Rebello)
Os jogos

No primeiro jogo do dia, Juliana e Talita se valeram da altura para superar Bárbara Seixas e Rebecca por 21/16. No segundo confronto do Grupo A, com uma defensora e uma bloqueadora de cada lado da quadra, a torcida assistiu a ralis bem mais disputados. Talita brilhou no bloqueio, mas Rebecca, precisa nos contra-ataques, assegurou a virada ao lado de Juliana no momento decisivo: 24/22.

No último jogo da chave A, apenas Juliana e Talita tinham chances de classificação. Com Bárbara Seixas, a medalhista olímpica se garantiria na decisão com vitória por qualquer placar, enquanto a sul-mato-grossense precisava de um saldo de três pontos para avançar diretamente. Mesmo sem chances de ir à final, Bárbara e Rebecca se esforçaram para ajudar suas parceiras. A jovem cearense teve mais sucesso e deu à Talita e margem necessária para seguir em busca do título. Com bela largadinha na paralela, a Rainha da Praia em 2008 cravou 21/16 no marcador e se manteve viva em busca do bicampeonato no torneio.

- Minha chave foi equilibrada, com algumas veteranas. Por mais que as veteranas tenham a experiência de como funciona, as estreantes também se sairam muito bem. A Rebecca me ajudou muito. No último jogo eu precisava ganhar com uma vitória por três pontos e ela foi fundamental - disse Talita.

vôlei Talita Rainha da Praia (Foto: Divulgação/Rei e Rainha da Praia)
Na final, Talita comemora vitória no primeiro dia do Rainha da Praia (Foto: Divulgação/Rei e Rainha da Praia)
Pelo Grupo B, as bloqueadoras também levaram a melhor no primeiro duelo do dia. Mais eficientes junto à rede, Lili e Vivian bateram Taiana e Maria Elisa por 22/20. A segunda partida teve o placar mais elástico de todo o evento. Ex-parceiras nos Circuitos Brasileiro e Mundial, Taiana e Vivian mostraram que a sintonia segue fina e atropelaram Lili e Maria Elisa, com 21/13 no placar.

Na partida decisiva desta chave, apenas Vivian e Taiana chegaram com possibilidades de classificação. Invicta, a paraense avançaria com um triunfo simples, enquanto a cearense precisaria de três ou mais pontos de diferença para brigar pela coroa. Na dianteira durante todo o jogo, Vivian garantiu sua vaga de forma invicta com uma largadinha em cima da linha: 21/16.
Grupo A
Juliana/Talita venceu Bárbara Seixas/Rebecca - 21/16
Juliana/Rebecca venceu Talita/Bárbara Seixas - 24/22
Talita/Rebecca venceu Juliana/Bárbara Seixas - 21/16
Grupo B
Lili/Vivian venceu Taiana/Maria Elisa - 22/20
Vivian/Taiana venceu Lili/Maria Elisa - 21/13
Vivian/Maria Elisa venceu Lili/Taiana - 21/16

*Por Helena Rebello/globoesporte.com

Em Ipanema, Vivian defende coroa na 15ª edição do evento 'Rainha da Praia'

Vivian teve a ajuda de Maria Elisa para ser coroada
em 2012 (Foto: Reprodução / Facebook)
Trono, cetro e coroa são símbolos da realeza. No vôlei das areias, o título de Rainha da Praia também é sinônimo de habilidade e versatilidade. Neste final de semana, em Ipanema, será disputada a 15ª edição do torneio que define qual jogadora reinará por uma temporada como a mais completa em fundamentos e adaptação a novas parceiras. Vivian, atual campeã, defenderá seu posto diante de Juliana, Talita, Maria Elisa, Taiana e das estreantes Bárbara Seixas, Lili e Rebecca.
O SporTV transmite o evento, ao vivo, a partir das 10h30m (horário de Brasília) deste sábado.

Coroada em 2012 após superar justamente a ex-parceira Taiana na final, Vivian teve ótimo início de ano no Circuito Brasileiro, mas enfrentou uma série de lesões no Circuito Mundial. Já na estreia, na etapa de Brasília, sofreu uma torção no tornozelo. No Grand Slam de Gstaad, a paraense sentiu uma lesão nas costas, mas jogou ainda dois torneios na Europa no sacrifício. O esforço custou caro, e a recuperação da hérnia de disco, diagnosticada no retorno ao Brasil, levou quase seis meses. O retorno às quadras foi em janeiro, no Open de Fortaleza. E, no Rio de Janeiro, a atleta espera confirmar a volta por cima.

- Para mim é um prazer enorme estar mais esse ano no Rainha. Estou feliz demais por estar de volta depois de me lesionar. Foi muito difícil ficar fora das competições, apenas torcendo pelo SporTV. Vou defender minha coroa com muita garra. Vai ser difícil tirá-la de mim. Minhas companheiras vão ter que brigar muito para vencer – disse Vivian.

A competição mantém o mesmo formato do ano passado. No sábado serão disputados jogos com um set de 21 pontos, de acordo com as regras oficiais da FIVB. No primeiro dia de torneio serão realizadas seis partidas, e a atleta com maior número de vitórias em cada chave se classifica para a decisão no domingo. Para a final, disputada em melhor de três sets, a jogadora poderá escolher qualquer outra participante já eliminada para compor sua dupla para a decisão. A jogadora que vencer a partida será coroada.

A principal mudança se deu na formação dos grupos. Por sugestão das próprias atletas para gerar maior equilíbrio na disputa, os organizadores distribuíram duas bloqueadoras e duas defensoras por chave. No Grupo A estão Talita, Juliana, Bárbara Seixas e Rebecca. No Grupo B, Vivian, Taiana, Maria Elisa e Lili.

Rainha em 2008, Talita destacou também outra novidade que surgiu involuntariamente. Como seis das oito participantes estão treinando com a seleção feminina de vôlei de praia, foi possível que as atletas conhecessem melhor suas parceiras na fase classificatória, diferentemente dos anos anteriores.

- Nas outras edições do Rainha era preciso se adaptar muito rapidamente no aquecimento. Mas, desta vez, tivemos a oportunidade de jogar com outras meninas da chave em Saquarema. Bem ou mal já vamos ter um mínimo de entrosamento, um mínimo de conhecimento sobre o jeito de jogar da outra. Com esta nova divisão dos grupos eu acredito que o nível do torneio como um todo vai ser bom, e que vamos corresponder à altura do que foi preparado.

Tabela de jogos - 9 de fevereiro
Juliana/Talita x Rebecca/Bárbara
Lili/Vivian x Mª Elisa/Taiana
Juliana/Rebecca x Talita/Bárbara
Lili/Mª Elisa x Taiana/Vivian
Juliana/Bárbara x Rebecca/Talita
Lili/Taiana x Mª Elisa/Vivian

Todas as Rainhas
1999 – Shelda
2000 - Sandra Pires
2001 - Sandra Pires
2002 - Ana Paula

2003 – Shaylyn
2004 – Val
2005 – Juliana
2006 – Shaylyn

2007 – Larissa
2008 – Talita
2009 - Sandra Pires
2010 - Maria Elisa
2011 – Larissa
2012 - Vivian