sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011 Vôlei de Praia

Circuito BB: Final em Santa Maria
Uma das temporadas mais vitoriosas da história do vôlei de praia brasileiro. Assim pode ser resumidamente definido 2011, ano especialmente marcado pelas conquistas de Alison e Emanuel e Juliana e Larissa, duplas que venceram tudo o que disputaram ao longo desses últimos 12 meses.

Além da retomada da hegemonia verde-amarela no cenário internacional, o ano seria marcado também pelas constantes trocas de parceria masculina. 

Desafio Brasil x Estados Unidos
Acompanhar uma partida de vôlei de praia na TV aberta é uma raridade, mas caberia à modalidade ser a primeira transmissão esportiva da Rede Globo em 2011.

Como castigo de Deus à emissora que não tinha outro evento ao vivo para encaixar no primeiro dia do ano, eis que um dilúvio cairia em Guarujá, impediria a final da competição e deixaria a equipe do Esporte Espetacular completamente louca com um "buraco" de mais de uma hora na programação.

Como a chuva não passou, Walsh, Hanson, Rogers e Daulhauser - representando os Estados Unidos - e Juliana, Larissa, Márcio e Ricardo - defendendo o Brasil - acabaram dividido a premiação. Como os brasileiros venceram os dois jogos de duplas no sábado, mesmo sem a decisão de domingo, a primeira competição do ano já seria um indício de que 2011 seria realmente verde-amarelo.

Circuito Estadual Banco do Brasil Vôlei de Praia
Dividido em 03 grupos o Circuito Estadual mostrou a sua força. Foi realizado em cada Estado brasileiro pelo menos uma etapa e podemos acompanhar uma interessante mistura de jovens e experientes atletas em quadra. Os vencedores do Grupo 01 foram, no masculino, os três primeiros colocados foram Guto/Lipe (RJ/CE),  Fabiano/Paulo Frank (PE/PB), e Ailton/Sinho (BA) e no feminino Alba/Rosimeire Lima (BA/AL), seguida de Thati/Júlia Schmidt (PB/ES) e Carolina Horta/Luiza Amélia (CE).

No grupo 02,  os campeões no masculino foram Bruno e Léo Vieira (AM/DF), os vice-campeões foram os rondonienses Beto e Celso e Márcio Bonfim e Herlon (AM) e no feminino, o primeiro lugar ficou com as amazonenses Ellen e Mônica Passos, Silvania e Mayana (TO) e Haissa/Andressa (RJ/AM).

No Grupo 03,  teve Marcos Cabral e Daniel Souza (RJ) como campeões no masculino, Miguel e Bob Filho (MS/DF) ficaram em segundo lugar, seguidos por Lobeira e Paulo Amado (DF) e no feminino o primeiro lugar ficou com Val e Sandressa (RJ/AL),  Semírames e Júlia Schmidt (ES) ficaram em segundo lugar seguidas por Fabíola e Evelyn (DF).

Circuito BB: Campeãs em João Pessoa
Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia
Curtas férias, pouco período de treinamento e estreia bem mais cedo que o normal. Começando no dia 12 de janeiro, a competição nacional exigiu muito dos atletas.

Dividida em 12 etapas, as partidas foram marcadas por muito sol, como no Rio de Janeiro - onde os termômetros chegaram a marcar mais de 40º C - chuva, como em Curitiba, que alagou as quadras e por pouco não causou o cancelamento da competição e por todas as demais situações climáticas existentes num país de dimensão continental como o Brasil.

Dentro de quadra, muitas mudanças de parceria. Dentre elas, a de Pedro Cunha e Thiago, campeões em 2010, que iniciaram o novo ano jogando ao lado de Pedro Solberg e Harley, respectivamente. No entanto, ao término da temporada nenhuma dessas novas duplas formadas estaria mais junta.

Alison e Emanuel - curiosamente vencendo apenas uma das doze etapas, mas sempre muito regulares em todas elas - e Juliana e Larissa - que não conseguiram repetir o feito de 2010, em que venceram onze títulos em doze disputados - acabaram conquistando o campeonato antes mesmo da etapa final em Fortaleza.

Larissa e Ricardo, vencedor de sete etapas (quatro com Márcio e três com Pedro Cunha) se destacaram e foram eleitos os melhores atletas da temporada nacional.

Rei e Rainha da Praia

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Circuito Estadual Banco do Brasil: Marcos Cabral/Daniel Souza e Val/Sandressa são Campeões de 2011

Circuito Estadual: Campeões de 2011
A temporada 2011 do Circuito Estadual Banco do Brasil do Grupo 03 terminou e os campeões no masculino foram, Marcos Cabral e Daniel Souza (RJ) e no feminino, Val e Sandressa (RJ/AL), no total 10 etapas foram disputas e contou com um bom nível nas competições.

O Grupo 03, que é composto por, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além dos campeões no masculino,  Marcos Cabral e Daniel Souza (RJ) com 2.480 pontos, Miguel e Bob Filho (MS/DF) ficaram em segundo lugar, com 2.000, seguidos por Lobeira e Paulo Amado (DF), que conquistaram 1.760 pontos.
 
"Eu só tenho é que agradecer a quem nos ajudou a ganhar esse título, a nossa técnica Monica Rodrigues e a Alexandra nossa preparadora física, juntamente com a TREVO, com certeza, sem eles esse título não seria possível", comenta o campeão Marcus Cabral.

Sandressa
No feminino, o primeiro lugar ficou com Val e Sandressa (RJ/AL), que totalizaram 2.820 pontos, Semírames e Júlia Schmidt (ES) ficaram em segundo lugar, com 2.760, seguidas por Fabíola e Evelyn (DF), que fecharam o ano com 2.680.

"A temporada de 2011 foi boa, agradeço primeiramente a Deus por todas as minhas conquistas neste ano e aos meus pais por sempre me darem apoio.Vou trabalhar para que no próximo ano consiga mais resultados positivos", comenta a campeã Sandressa.


Na temporada de 2012 o Circuito Estadual será a porta de entrada, os quatros primeiros colocados garantirão vaga no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia e se juntarão às outras doze duplas já pré classificadas.
 
Confira como ficou o ranking final de duplas do Circuito Estadual de 2011.

1 MARCOS CABRAL / DANIEL SOUZA RJ / RJ 2240
2 BOB FILHO / MIGUEL DF / MS 1800
3 PAULO AMADO / LOBERA DF / DF 1440
4 KEKO / GUILHERME SC / SC 1320
5 BERNAT / BRANCO RJ / RJ 1240
6 LUCIANO / FELIPE TERRA ES / RJ 1160
7 MARCINHO LEY / LÉO GOMES RJ / RJ 1000
8 FELIPE CAVAZIN / DANIEL LAZZARI PR / PR 960
9 LÉO VIEIRA / TOCANTINS DF / DF 840
10 GIULIANO SUCUPIRA / BRUNO FIALHO MG / MG 720

Ranking Final Feminino de 2011

1 VAL / SANDRESSA RJ / AL 2640
2 EVELYN / FABÍOLA DF / DF 2440
3 SEMÍRAMES / JÚLIA SCHMIDT ES / ES 2360
4 NATASHA / PATRÍCIA WINK RJ / RJ 2120
5 NINA ZGODA / GABBY PR / RJ 1840
6 FLÁVIA MOURA / CAROL PEREIRA RJ / RJ 1800
7 NATHALIA LEITE / TABATHA RJ / RJ 1560
8 DANIELE / JOELMA ES / SP 1280
9 ANDRÉA TEIXEIRA / DRÊ SC / PR 1040
10 INGRID BRAYNER / CLAUDINHA RJ / RJ 880

Prata em Pequim, Fábio Luiz tenta salvar atual ciclo olímpico

Fábio Luiz e Márcio, Phil Dalhausser e Todd  Rogers, Emanuel e Ricardo no pódio em Pequim 2008 (Foto: Divulgação/Maurício Kaye)
Olimpiadas de Pequim 2008: Pódio Masculino
No dia 22 de agosto de 2008, em Pequim, na China, o capixaba Fábio Luiz, em parceria com Márcio, chegou perto de alcançar o que todo atleta deseja em sua carreira: uma medalha de ouro nas Olimpíadas. O sonho da conquista acabou, naquela oportunidade, com a derrota na final para os americanos Phil Dalhausser e Todd Rogers, e impediu que outra Muralha, como é conhecido o jogador, se estabelecesse em território chinês.

Tida como uma das melhores duplas do Brasil na época, era natural imaginar que os dois teriam naturalmente uma nova chance de disputar o ouro nos próximos Jogos Olímpicos, em Londres 2012, mas nas areias nada saiu como o esperado. A partir daquela derrota, a carreira de Fábio Luiz entrou em uma descendente. A parceria com Márcio ainda rendeu alguns bons resultados em 2009, mas não o suficiente para a permanência da dupla, que anunciou o rompimento naquele ano. Desde então, o jogador se afastou dos bons resultados e conta o drama que viveu com duas lesões seguidas no joelho esquerdo que, segundo ele, é o fator principal para a queda de rendimento neste período.Um ciclo olímpico é muito desgastante"
Fábio Luiz, jogador de vôlei de praia
- Se deve às cirurgias no joelho (o mau desempenho). Em 2009 eu e Márcio ainda chegamos a ser vices no Mundial, mas eu já vinha com muitas dores e não estava conseguindo jogar. Um ciclo olímpico é muito desgastante, você passa por muitas coisas, e os resultados não estavam vindo, então a gente resolveu seguir por outros caminhos, achar outros parceiros, porque o objetivo é ir para outra olimpíada. Em 2010 eu estava procurando parceiro para começar o ano de 2011 bem, em busca de uma vaga olímpica, mas aí tive uma torção em Salvador, tive que operar o joelho. Quando voltei e estava me recuperando, tive um problema no menisco, em junho, fiquei três meses sem jogar e tive que abrir mão do Circuito Mundial, que é o que classifica para as Olimpíadas.

Porém, mesmo a pouco mais de seis meses das Olimpíadas, Fábio Luiz permanece firme na esperança de estar competindo na Inglaterra no ano que vem e revela que recebeu um apoio fundamental para que sua motivação voltasse a ser grande em busca desse objetivo.

- Tive uma conversa com o Ary Graça (presidente de Confederação Brasileira de Vôlei), porque dessa vez será uma dupla pela classificação mundial e outra por convocação, e ele me disse que tinha tempo para me recuperar e brigar para ir as Olimpíadas, colocou toda a estrutura de Saquarema (onde fica o CT da CBV) para eu buscar dar a voltar por cima, e isso me deixou mais tranquilo para trabalhar. Abri mão do Circuito Mundial, me tratei, e já não sinto mais dores. É muito importante você ter esse respaldo do presidente de sua confederação. Ele me conhece desde os 20 anos, eu já trouxe uma medalha para ele, e ele segue acreditando em mim.

Fábio Luiz e Bruno na etapa de Roma do Mundial (Foto: FIVB)
Fábio Luiz e Bruno na etapa de Roma do Mundial
(Foto: FIVB)
Após a medalha de prata em Pequim, Fábio Luiz mudou de parceiro por três vezes: primeiro jogou com Billy, depois Rodrigo e, por fim, Bruno de Paula. Segundo o próprio jogador, poucas mudanças, já que para ele as trocas são muito importantes para que o país tenha sempre duplas fortes no cenário mundial do vôlei de praia. O 'grandalhão' ainda fez uma reflexão interessante sobre o 'troca-troca' no circuito.
- Se você for ver mesmo, pelo menos na minha opinião, o único cara que depois das Olimpíadas encaixou um parceiro foi o Emanuel, com o Alison. O Ricardo trocou bastante, o Márcio também, e eu. O objetivo é as Olimpíadas, não gostamos de trocar. Às vezes as pessoas falam 'ah, vocês trocam muito', mas temos que ir em busca de um objetivo. Encontrar uma dupla não é fácil, envolve muita coisa como entrosamento, entre outras. Tem que dar tudo muito certo. Nós não trocamos só pela gente, é essencial para o Brasil também. A gente troca para tentar fazer bonito pelo país. O Brasil não pode só se classificar para as Olimpíadas, tem que trazer medalhas, até pela tradição.

Nova parceria para atingir Londres

Mais motivado do que nunca. É com esse espírito que Fábio Luiz vai iniciar 2012. E terá ao seu lado um novo parceiro. Trata-se de Álvaro, que vem de João Pessoa, na Paraíba. Juntos, os dois irão em busca da segunda vaga do Brasil nas Olimpíadas. Isso mesmo, segunda, já que para Muralha, Alison e Emanuel dificilmente deixarão de estar em Londres.

- A gente vai sempre trocando procurando acertar o melhor time. Agora vou jogar com o Álvaro, que vem da base da CBV e já jogou mundias sub-21, Sul-Americano... é um cara mais novo, com gás total e acho que vai me dar essa força. Meu objetivo é tentar voltar jogando ao máximo e, do fundo do coração, é jogar nas Olimpíadas, brigar pela segunda vaga. Vamos brigar com Ricardo e Pedro Cunha, que é uma boa dupla. Tem também o Márcio com o Pedro Solberg, formando agora. Acho que essas são as concorrentes mais fortes, já que o Alison e Emanuel para mim não ficarão de fora. Se não der, que seja para outro ciclo olímpico, mas é bom voltar a jogar sem dores - garantiu.

* GE/Igor Gonçalves

CBV anuncia calendário e novidades para a temporada 2012

Vôlei de Praia: Temporada 2012 terá novidades
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou nesta TERÇA-FEIRA (27.12), através da Unidade de Competições de Vôlei de Praia, o calendário da modalidade para a temporada 2012. Principal competição no país, o Circuito Banco do Brasil iniciará as disputas no dia dois de fevereiro e passará por algumas alterações em seu formato.

Em 2012, o Circuito Banco do Brasil terá dez etapas, duas a menos que em 2011. As quatro primeiras acontecerão em capitais nordestinas, nos meses de fevereiro, março e abril. Entre setembro e dezembro serão realizadas as seis etapas restantes, envolvendo cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Quatro torneios Challenger acontecerão de maio a agosto, um em cada mês, complementando o calendário da competição. 

“Por ser um ano olímpico, o calendário internacional do Vôlei de Praia em 2012 está muito extenso. Serão realizadas 14 etapas masculinas e 14 femininas no Circuito Mundial, além dos Jogos Olímpicos de Londres. Para não sacrificar a preparação das duplas que irão representar o Brasil no exterior, reduzimos o primeiro semestre de seis para quatro etapas. Por outro lado, realizaremos as etapas Challenger, de modo que as equipes que não forem para as competições internacionais poderão seguir em atividade durante este período”, explica Tadeu Saad, superintendente de Vôlei de Praia da CBV.

No primeiro semestre, a temporada do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia começará em Salvador (BA) e passará ainda pelo Recife (PE), João Pessoa (PB) e Fortaleza (CE). Na segunda parte da temporada, Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ) serão as sedes das disputas, conforme calendário abaixo.

As etapas Challenger acontecerão em Maceió (AL), Campo Grande (MS), Joinville (SC) e Aracaju (SE), em datas a serem definidas, entre os meses de maio e agosto.

Classificação para o Circuito Banco do Brasil será pelo Circuito Estadual

Além da realização das etapas Challenger do Circuito Banco do Brasil, outra novidade em 2012 será a utilização de 10 etapas do Circuito Estadual Banco do Brasil Vôlei de Praia como forma de acesso ao Circuito Banco do Brasil, em substituição ao qualifying. Esta medida visa valorizar e reforçar as competições regionais.

Na próxima temporada, as etapas do Circuito Banco do Brasil serão disputadas em três dias, por 16 duplas masculinas e 12 parcerias femininas. A definição das duplas participantes será através do ranking (as 10 melhores no masculino e as sete mais bem colocadas no feminino), de convites oferecidos pela CBV (quatro no masculino e três no feminino) e das etapas nacionais do Circuito Estadual Banco do Brasil.

No final de semana anterior a cada etapa do Circuito Banco do Brasil, será realizada no mesmo local do evento uma etapa nacional do Circuito Estadual Banco do Brasil, que será aberta a atletas de todas as regiões do país. As duplas finalistas deste torneio garantirão vaga na etapa do Circuito Banco do Brasil que acontecerá na semana seguinte.

As outras 17 etapas da temporada 2012 do Circuito Estadual Banco do Brasil seguirão o formato tradicional, com disputas regionalizadas.

CIRCUITO BANCO DO BRASIL VÔLEI DE PRAIA 2012 – CALENDÁRIO
1 – Salvador (BA) - 02 a 05/02
2 - Recife (PE) -01 a 04/03
3 - João Pessoa (PB) - 22 a 25/03
4 – Fortaleza (CE) – 05 a 08/04
5 - Cuiabá (MT) – 13 a 16/09
6 – Goiânia (GO) – 27 a 30/09
7 – Belo Horizonte (MG) – 11 a 14/10
8 – Campinas (SP) – 01 a 04/11
9 – Curitiba (PR) – 15 a 18/11
10 – Rio de Janeiro (RJ) – 06 a 09/12

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Escolinha na PB deve iniciar até 400 crianças no Vôlei de Praia

Escolinha Vôlei de Praia (Foto: Divulgação / FPBV)
 Escolinha deverá atender até 400 jovens
O departamento de Vôlei de Praia da Federação Paraibana de Voleibol-FPBV vai instalar na praia do Cabo Branco, em João Pessoa, durante o mês de janeiro, uma escolinha para desenvolver e buscar novos talentos no Vôlei de Praia. A modalidade já é uma vocação natural na Paraíba que se mostra como uma das grandes forças do esporte no Brasil.

A escolinha vai funcionar com três turmas, pela manhã e tarde, no período de 02 a 31 de janeiro, com a expectativa de atender até 400 alunos 06 a 14 anos, na arena montada na praia do Cabo Branco.
As crianças na faixa etária de 06 a 08 anos terão aulas de recreação com bolas de borracha de vôlei de praia e atividades lúdicas. A turma de 09 a 12 anos terá aulas de fundamentos do esporte. Os maiores, entre 13 e 14 anos, terão aulas mais específicas envolvendo treinamento para competições.

O departamento de Vôlei de Praia da FPBV vai colocar a disposição professores com experiência neste tipo de escolinha, que além das aulas para as crianças realizará uma clinica para os adultos no período da noite.

Fonte: GE/Kako Marques

domingo, 25 de dezembro de 2011

Emanuel não garante participação em Olimpíadas de 2016

Emanuel: "Não quero participar só por participar"
Um dos principais jogadores da história do vôlei de praia brasileiro, Emanuel está ansioso pela realização das Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro. Com quase 20 anos de carreira, o parceiro de Alison nas areias acredita que o Brasil terá bons atletas o representando na competição, já que os investimentos e incentivos estão em ascensão.

“Eu acredito que a primeira coisa está sendo feita, que é dar estrutura para os atletas participarem de competições internacionais. Vejo muitos outros esportes já competindo a nível internacional. Acho que essa estrutura tem sido dada. O Governo Federal, através da Lei do Incentivo ao Esporte e do Ministério, está trabalhando para facilitar esse contato internacional, esse intercâmbio. E acredito que ano a ano agora só teremos melhoras e atletas motivados para jogar nas Olimpíadas do Brasil”, declarou o atleta, em entrevista ao Site Justicadesportiva.com.br.
 
Emanuel é o maior campeão do Circuito Mundial de Vôlei, com dez taças no currículo. Nas Olimpíadas, soma quatro participações. Em dupla com Zé Marco, ficou em nono lugar nos jogos de Atlanta (1996), a mesma posição que terminou em Sidney (2000), já em dupla com Loiola. No ciclo seguinte, trouxe o ouro para o Brasil, ao lado de Ricardo, nas Olimpíadas de Atenas (2004). Em Pequim (2008), conquistaram medalha de bronze.
 
Com os preparativos para as Olimpíadas de Londres, no ano que vem, Emanuel ainda não afirma que disputará os jogos no Brasil, em 2016, mas garante que participará do evento de alguma maneira.
 
“Me planejo muito bem, sempre penso de ciclos olímpicos em ciclos olímpicos e acredito que até 2013 estou focado em Londres. Aí, após isso, vou fazer uma reavaliação para ver se realmente eu terei condições de competir ou não, porque eu não quero participar só por participar. Quero fazer parte de uma coisa nova que vai ser feita para o Rio em 2016, dentro das quadras ou não. Qualquer coisa pode ser”, ressaltou Emanuel.

*Daniele Carvalho - JD Notícias

Ary Graça anuncia candidatura para presidir a FIVB

A FIVB poderá ter um presidente brasileiro em 2012
O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Ary Graça, anunciou, em Laussane, na Suíça, a candidatura para presidir a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) no período de 2012-2016. Os presidentes de quatro das cinco Confederações Continentais, que formam a Federação Internacional de Voleibol (FIVB), apoiaram a candidatura. 

Dr. Saleh Bin Nasser, da Arábia Saudita, Dr. Amr Elwani, do Egito, Cristobal Marte Hoffiz, da República Dominicana, e Ary Graça, que presidem as Confederações da Ásia, da África, da Norceca e da América do Sul, respectivamente, apoiaram a decisão após uma série de reuniões concluídas, neste domingo, na Suíça. Essas Confederações compõem 166 das 220 Federações Nacionais de Voleibol dos países representados pela FIVB. 

O próximo congresso eletivo será realizado em setembro de 2012, na cidade de Anaheim, na Califórnia, nos Estados Unidos, depois da conclusão dos Jogos Olímpicos de Londres. 

Os líderes continentais encontraram o presidente da FIVB, Jizhong Wei, e o informaram sobre a decisão de apoiar Ary Graça, presidente da Confederação Sul-Americana de Voleibol desde 2003, e presidente da Confederação Brasileira de Voleibol desde 1997. 

Os presidentes das quatro Confederações Continentais elogiarem a capacidade do brasileiro como pessoa ideal para liderar a FIVB pelo novo período. Eles se comprometeram a trabalhar juntos para assegurar a igualdade de oportunidades para todas as Confederações Continentais ao tomar as decisões da FIVB referentes à participação nos diferentes organismos de trabalho e, sobretudo, a participação igualitária de todas as equipes das Confederações nos eventos mundiais da FIVB perseguindo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento do voleibol de quadra e de praia a nível mundial. 

Ary Graça tem 68 anos e nasceu no Rio de Janeiro em 1943. Ele se formou em Direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e começou sua carreira profissional em 1966. 

Graça jogou pela seleção brasileira de voleibol nas décadas de 60 e 70 e recebeu muitos prêmios pela contribuição ao esporte e a sociedade brasileira. Recebeu o Prêmio Equilibrista – O executivo do ano, concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos e Finanças do Rio de Janeiro.

Bruno/Léo Vieira e Ellen/Mônica Passos são Campeões

Circuito Estadual: Campeões da temporada 2011 (Foto: Marcio Bonfim)
Chegou ao fim o Circuito Estadual do Grupo 02, ao longo do ano aconteceram 08 etapas, todas muito disputadas, em cada um dos Estados. Ao fim de todas elas, duas duplas, Bruno e Léo Vieira (AM/DF) e as amazonenses Ellen e Mônica Passos comemoram a conquista do título do Circuito Estadual Banco do Brasil Vôlei de Praia 2011 do Grupo 2.

O Grupo 2, que é composto por Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, além dos campeões no masculino Bruno e Léo Vieira (AM/DF), que computaram 2.360 pontos, os vice-campeões também tiveram motivos de comemorarem, os rondonienses Beto e Celso, com 2.240, fizeram uma bela briga pelo título. A terceira colocação ficou com a dupla, Márcio Bonfim e Herlon (AM), juntos eles somaram 1.680.

As Campeãs  Ellen/Mônica Passos
"Bom, esse ano foi um ano muito gratificante pois, tive a oportunidade de jogar com um dos melhores atletas de vôlei de praia que temos no Circuito, o Bruno de Paula, sou atleta sub 21 e não imaginei que iria ter a oportunidade de jogar o Circuito Estadual do Norte, tive a oportunidade de conhecer através do Felício um grande amigo que me deu a oportunidade de conhecer e jogar com ele a primeira etapa em Macapá, depois dessa etapa fechei com o Bruno e não tivemos muito sucesso na nossa primeira vez juntos, perdemos na semifinal e perdemos o 3º lugar ficando em quarto lugar na competição, fiquei meio pra baixo, mas liguei pro Bruno e disse a ele que não perderíamos mais nenhum torneio que jogássemos juntos e, daí então, ganhamos todas que jogamos juntos, Cuiabá, Porto Velho, Roraima e Manaus. Foi um ano muito bom e quando na última etapa soubemos que poderíamos ser os campeões no geral, a gente deu uma gás a mais. Foi uma grande conquista essa junção de juventude com experiência ... o grupo do norte, antes das semifinais, não tinha muitos jogos difíceis, mas sempre nas semifinais tinha jogos mais complicados e contava com grandes e experientes atletas como o Ricardo Sousa do (PA), Luizão (AM), Jan (PA)  e o Celso de (RO) que sempre se destacaram no Circuito Brasileiro, além de atletas sub 21 que já se destacam como Marcus, Marcinho, Ramon, entre outros. Fiquei muito feliz com o título e muito feliz por ter a oportunidade de contar ao Voleinet um pouco do trabalho de 2011, acabei também em 1º do ranking estadual (Brasília), enfim, espero que o ano de 2012 seja ainda melhor para todos nós, Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos", comenta o campeão Léo Vieira.

Em uma conversa com o Voleinet o experiente Bruno falou um pouco sobre essa experiência de Disputar o Circuito Estadual ao lado do jovem atleta Léo.

"A conquista do título do Circuito Estadual foi bem diferente para mim. Eu tive de jogar com jogadores sub 21, uma experiência nova pra mim e no decorrer das etapas acabei aprendendo muito jogando ao lado de um jogador bem mais novo que eu!! A minha dupla teve momentos de superação e cumplicidade, fiquei feliz por ganhar cinco etapas do Circuito Estadual. O meu parceiro do CEBBVP o atleta, Léo Vieira, apesar de novo, foi fundamental nas conquistas das etapas, a vontade, determinacão o empenho dele, foi determinante para as nossas vitórias. Posso dizer que foi uma experiência fantástica.

No feminino, o primeiro lugar ficou com as amazonenses Ellen e Mônica Passos. A dupla foi a mais regular do circuito, das oito etapas disputadas as amazonenses chegaram a sete semifinal e totalizaram 2.480 pontos. Em segundo lugar, Silvânia e Mayana (TO) garantiram 1.760 pontos e conquistaram a segunda posição e a terceira posição ficou com Andrezza/Haissa (AM/PR) que terminaram com 1.200 pontos.

Confira como ficou o ranking final de duplas do Circuito Estadual de 2011.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ary Graça alerta: Brasil pode perder hegemonia no vôlei de praia

Ary Graça,acredita que vôlei de praia passará por revolução
O vôlei mundial tem grandes chances de ser comandado a partir do ano que vem por um brasileiro. Com apoio de quatro das cinco federações continentais, o presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Ary Graça, é favorito à eleição da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Em entrevista ao "SporTV News" desta quinta-feira, o dirigente falou deste desafio e fez um alerta: o Brasil corre o risco de perder a hegemonia do vôlei de praia. 

- Hoje, na Federação Internacional, a única inovação é o voleibol de praia. Nós estamos mudando gradativamente todo o conceito. Nós tínhamos o World Tour (circuito mundial). Porém, não tínhamos disciplina. Hoje criamos o Continental Cup. Ninguém acreditava e nós atingimos 142 países no mundo disputando a qualificação para a Olimpíada. O Brasil que abra o olho e trabalhe mais, porque em dois, três anos vamos ter uma verdadeira revolução no voleibol de praia - disse Ary Graça, comandante da modalidade dentro da FIVB.

O dirigente também enfatizou a importância da criação da Liga B da Superliga, que será disputada por oito times entre janeiro e março de 2012 e valerá vaga na competição principal:

- A Superliga já trouxe de volta 90% dos jogadores brasileiros lá de fora. Mas é muita gente. E nós não podemos deixar cair o nível. Temos a liga nacional, que tem 70 clubes jogando. Vamos ter oito clubes do Brasil inteiro, que vão disputar entre janeiro e março uma Liga B. Quem ganhar tem direito a ir para a Superliga. E quem perder cai para a Liga B - afirmou Ary Graça.

Fonte: Sport TV.com 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Emanuel comemora ano de renovação no vôlei de praia

Parceria com Alison rendeu muitos títulos em 2011
Aos 38 anos, Emanuel parece não se cansar de ganhar títulos. Em 2011, foi campeão mundial, do Circuito Mundial, dos Jogos Pan-Americanos e do Circuito Banco do Brasil. Por isso, foi eleito o melhor do ano no vôlei de praia e indicado ao posto de destaque masculino entre todas as modalidades pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), perdeu o troféu mais cobiçado para o nadador Cesar Cielo. 

"Trata-se de um dia de muitas emoções, eu fico nervoso, não estou acostumado, é diferente. Tive a possibilidade de colocar o vôlei de praia em uma condição inédita", disse o experiente jogador, em entrevista ao Sportv.

Emanuel fez questão de exaltar a ajuda de Alison, seu parceiro no vôlei de praia. Na temporada, o campeão olímpico de 2004 já havia sido considerado o melhor jogador do mundo da modalidade.

"Ele faz parte do meu projeto de renovação, eu rejuvenesci, ganhei um novo gás ao seu lado", afirmou.

Mulher de Emanuel, a ex-jogadora Leila destaca a determinação do marido para seguir com a carreira vitoriosa.

"Ele merece tudo isso, a forma com que conduz sua carreira, vem para coroar todo o seu amor pelo esporte", explicou.

Fonte: Terra / Foto: Satiro Sodré/Agif/Gazeta Press

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Medalhista olímpico de ouro vira 'padrinho' de time novato da Paraíba

Ricardo é anunciado pelo presidente Ranieri
Fonseca como 'padrinho' do novato Flamengo-PB
O Flamengo Paraibano apresentou, na manhã desta quinta-feira, os 31 jogadores que irão fazer parte do elenco que vai disputar o Campeonato Paraibano 2012. A maior novidade, no entanto, foi a parceria firmada com o jogador de vôlei de praia Ricardo, dono de três medalhas olímpicas, sendo uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Anunciada como "um dos maiores feitos da diretoria para 2012", a parceria prevê que o atleta vai ser o garoto-propaganda do clube e principal responsável por captar recursos para o time, que disputa pela primeira vez a 1ª divisão do Paraibano. Além disto, ele vai disponibilizar a sua academia recém-inaugurada, a R1, para ajudar na preparação física dos jogadores.

- Firmamos essa grande parceria. É um projeto novo na minha vida, que eu espero seja vencedor assim como minha carreira. Estou muito confiante e acreditando muito neste projeto. É o começo de um sonho para todos e espero comemorar o título do campeonato do ano que vem – disse o medalhista, que depois pretende também agenciar jogadores.

Apesar de baiano, Ricardo é radicado há mais de uma década em João Pessoa, capital da Paraíba, e agora se envolve também no futebol local. O Flamengo Paraibano é o time mais novo a ser aberto no Estado e depois do vice-campeonato na 2ª divisão deste ano vai estrear na elite do futebol paraibano em 2012.
 
"É um projeto novo na minha vida, que espero seja vencedor assim como minha carreira", comenta Ricardo

Time montado

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Voleinet comemora primeiro ano de vida

Festa de comemoração de 01 ano do voleinet
Aconteceu, Sábado, 17 de Dezembro de 2011, uma festa surpresa para o Voleinet em comemoração pela passagem do seu primeiro ano de vida. Uma festa que foi marcada pela alegria e satisfação daqueles que fazem do jovem site um grande nome no vôlei de praia brasileiro. Mais de setenta e sete mil acessos, foi o número alcançado pelo voleinet em seu primeiro ano de vida cobrindo de forma exclusiva as noticias do vôlei de praia.

O voleinet.com surgiu no final de 2010 com a proposta de cobrir somente duplas baianas, mas, rapidamente percebeu a necessidade de mercado que há muito tempo pedia um meio de comunicação que falasse de forma especifica de um dos esporte mais vencedores do país, vôlei de praia, que coleciona todos os tipos de títulos do mundo e conta com uma egemônia inquestionável.

Desde então iniciamos um caminho que sabíamos que seria difícil, mas com a convicção e o entusiasmo de que teriamos que persistir e seguir em frente, mantivemos o ritmo e, pouco a pouco, fomos crescendo e conquistando a admiração e o respeito a cada dia, aperfeiçoando e buscando cada vez mais um bom padrão de qualidade nas matérias e nas fotos, levando para você tudo em tempo real e falando dos mais diversos atletas possíveis.

"Ser homenageado por essas onze especiais pessoas nos deixa sinceramente lisôgeados,  foi uma surpresa para mim, fiquei muito feliz e quero agradecê-las por todo carinho e atenção dado ao nosso site e fazer um agradecimento especial a Lícia Nobre, minha esposa, que tem doado boa parte de seu precioso tempo a esse projeto que nos deixa cheio de orgulho em ver em pleno crescimento e ganhando forma cada vez mais profissional", comenta o diretor comercial do site voleinet.com, Paulo Frank.

Para dar credibilidade as matéria, iniciamos um projeto audacioso, decidimos ir a todos os torneios e fazer uma cobertura bem próxima dos atletas e passar aos nossos internautas toda a emoção e velocidade nas informações.  Nesse ano de 2011, viajamos para vinte cidades brasileiras e cobrimos 20 etapas no total, 12 do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, 08 do Circuito Estadual Banco do Brasil Vôlei de Praia e 02 do Circuito Baiano. Além dessas etapas, também cobrimos o Circuito Mundial, Copa do Mundo, Continental Cup, Sul-Americano, Jogos Pan americanos, Mundial dos Jogos Militares e o Rei da Praia.

 "Fico muito orgulhosa do trabalho do Paulo, ele é um homem exemplar, as vezes me emociono com tanta dedicação dele ao Vôlei de Praia, sei o quanto ele ama, se orgulha e se dedica ao Voleinet. Estar ao lado do Paulo é muito gratificante, é o mínimo que posso fazer por esta pessoa tão iluminada", comenta Lícia Nobre.

O voleinet continuará buscando o crescimento em 2012 e quer agradecer aos mais de 77.000 acessos neste ano de 2011. Continuaremos 100% vôlei de praia. Continue acreditando e confiando na maior cobertura de vôlei de praia do Brasil, o Voleinet.com.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Édson Filipe segue os passos de Loyola, Fábio Luiz e Alison

O jogador que mais evoluiu em 2011

Não é de hoje que as areias capixabas rendem grandes talentos para o vôlei de praia masculino brasileiro. Nos últimos 20 anos, virou rotina ver os atletas do Espírito Santo brilhando mundo afora. Feras como Loyola, campeão mundial em 1999 ao lado do paranaense Emanuel, dupla, aliás, considerada a mais forte de toda a década de 1990. Como Fábio Luiz, atual vice-campeão olímpico em parceria com o cearense Márcio. E, mais recentemente, Alison, atual campeão do Circuito Mundial, da Copa do Mundo e dos Jogos Pan-Americanos, também junto com Emanuel.

O novo candidato a estrela é Édson Filipe, o Filipão, eleito o jogador que mais evoluiu no Circuito Brasileiro em 2011. Ainda longe dos melhores resultados de seus conterrâneos, Filipão só agora, aos 24 anos, começa a sentir o gostinho do reconhecimento. Tudo porque optou por cursar a faculdade de Biologia entre os 18 e os 21 anos, quando finalmente voltou a se dedicar ao esporte. O tempo perdido pode ter sido precioso, mas aos poucos ele vai mostrando que ainda pode brilhar.

- Fiquei muito contente de ter sido escolhido o atleta que mais evoluiu. É um reconhecimento do trabalho. É apenas meu terceiro ano de treinos, pois durante a faculdade morei em Santa Teresa (município da região serrana do Espírito Santo) e, longe da praia, acabei perdendo contato com o esporte. Venho me desenvolvendo muito com o Leandro Brachola (antigo técnico de Alison). E um aspecto em que acho que também cresci muito neste ano foi o lado mental. O vôlei de praia requer maturidade. Às vezes, o cara é bom, mas sem confiança não se sobressai. Evoluí tecnicamente, mas o principal foi melhorar a cabeça - analisa Filipão.

Filipão e Oscar
A proximidade com os grandes ídolos capixabas é um trunfo. Fábio Luiz, que esteve treinando recentemente no Espírito Santo, foi com quem Édson Felipe teve mais convívio. Mas não só com ele. Alison, praticamente um contemporâneo, chegou a ser parceiro de treinos na Praia de Camburi, em Vitória, antes da nova revelação optar pelos livros e dar um tempo na bola. E até Loyola, que vive em Los Angeles, nos Estados Unidos, passou seus ensinamentos ao "biólogo".

- Em julho e agosto de 2011 eu fui até a Califórnia para fazer um período de treinos com o Loyola. Foi um mês muito proveitoso e que também ajudou na minha evolução. Poder aprender com um cara como ele é incrível. Assim como o Fábio e o Alison. De forma geral, além do talento, tento tirar como lição deles a determinação. Todos eles superaram muita coisa. Eu tenho essa desvantagem de ter começado para valer relativamente tarde no vôlei de praia. Mas sei que posso chegar.

Em 2012, Filipão seguirá com a dupla formada há poucas semanas com o carioca Oscar, com quem jogou as quatro últimas etapas do Circuito Brasileiro, obtendo dois quintos lugares, chegando a bater times fortes como Márcio/Benjamin. A meta, primeiro, é se firmar entre as principais duplas. Mas o capixaba acredita já ser possível "beliscar" o título de algumas etapas.

- Eu o Oscar jogamos por pouco tempo, mas criamos um entrosamento e vamos crescer. Acho até que essas etapas que joguei com ele pesaram para eu ser eleito o jogador de maior evolução na temporada. Em janeiro, devemos passar duas semanas em Saquarema-RJ, treinando com o Renato França (técnico de Oscar e também de Pedro Solberg/Márcio). Mas em princípio seguirei em Vitória, treinado diretamente pelo Brachola. Claro que é importante eu e Oscar treinarmos juntos, mas temos uma expectativa boa para a temporada que vem. Devagarzinho quero tornar realidade o sonho de ser comparado aos grandes ídolos capixabas.


* Fonte: Bruno Marques / Foto: Geremias A. Junior/CBV

sábado, 17 de dezembro de 2011

Emanuel disputa prêmio de melhor atleta do ano

Emanuel garantiu quatro títulos em 2011
Um ano que já foi ótimo pode ficar ainda melhor para o campeão olímpico de vôlei de praia Emanuel. Depois de conquistar os títulos do Campeonato Mundial, do Circuito Mundial, dos Jogos Pan-Americanos e do Circuito Banco do Brasil, além de ter sido eleito o melhor jogador do mundo, o paranaense pode ser agraciado, nesta SEGUNDA-FEIRA (19.12), com o troféu de melhor atleta brasileiro do ano, na festa do Prêmio Brasil Olímpico, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro.

Considerado pela entidade o principal atleta de vôlei de praia da temporada, Emanuel disputa o prêmio de maior destaque do esporte olímpico brasileiro com o nadador Cesar Cielo e com o ginasta Diego Hypólito.

A definição do vencedor será feita através da soma dos votos de um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte e das indicações recebidas diretamente do público, através de eleição no site do COB.

“Fico sempre muito orgulhoso quando sou reconhecido ou homenageado pelo meu trabalho. Pelo ano que tive ao lado do Alison, imaginei que coisas boas pudessem vir, mas a minha escolha foi, de certa forma, uma surpresa, pois a Larissa e a Juliana tiveram um ano tão bom quanto o nosso e poderiam perfeitamente ter sido indicadas da mesma forma. Espero que o vôlei de praia possa ficar com o título desta vez”, comenta o bicampeão pan-americano.

Esta é a terceira vez que um atleta do vôlei de praia brasileiro é indicado ao prêmio máximo do esporte nacional. Adriana Behar, em 2002, Shelda, em 2004, e a dupla Juliana/Larissa, na temporada passada, também concorreram ao prêmio.

Lisonjeado pela indicação, Emanuel faz questão de enaltecer os méritos e qualidades dos concorrentes na premiação.

“São grandes nomes do esporte nacional, que merecem tanto quanto eu essa homenagem. São atletas de esportes individuais, que levam, com muitos títulos, imenso carisma e grande competência, o nome do Brasil das modalidades deles pelo mundo”, destaca.

A entrega da 13ª edição do Prêmio Brasil Olímpico acontecerá na noite desta segunda-feira, no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Alba e Sinho são destaque do Circuito Baiano de 2011

Circuito Baiano: Definidos prêmios dos melhores do ano
Salvador 16 de Dezembro de 2011 - Sete atletas baianos, quatro no masculino e três no feminino, foram homenageados na última (QUARTA FEIRA 13/12) pela Federação Baiana de Vôlei aos prêmios de melhores do ano de 2011, em cerimonia realizada no Colégio Salesiano em Salvador.

No feminino a grande vencedora foi Alba, vice-campeã baiana e atual campeã do Circuito Estadual Banco do Brasil do Nordeste, garantiu quatro prêmios dos sete possiveis. Alba venceu nas categorias, melhor saque, levantadora, ataque e melhor jogadora de 2011 do Circuito Baiano de Vôlei de Praia.

"Neste fim de ano, só tive alegrias e surpresas boas: Campeã do Circuito Estadual pelo segundo ano consecutivo, quatro premiações nos melhores do ano do Circuito Baiano. Isso serve como motivação para continuar treinando e buscando resultados melhores em 2012. Obrigada a todos que contribuíram direta e indiretamente com meu desempenho", comenta Alba.

O Prêmio de melhor recepção ficou com a experiente Ivanise, além de ela levar também o prêmio de melhor treinadora. A última homenageada na cerimonia foi para a atleta, Cris, que ganhou dois prêmios, o de melhor bloqueio e jogadora revelação de 2011.

O título de Campeã do Circuito Baiano de 2011 ficou com a dupla Mainá e Camila Sabatella. Elas garantiram o título após terem sido vice-campeãs nas duas etapas realizadas nessa temporada, na primeira etapa elas foram derrotadas pela dupla Ivanise e Fabrine, já na segunda perderam para Alba e Tamara.

Sinho, vence prêmio de melhor jogador 2011
"Fecho ano muito satisfeita com o meu desempenho. Após voltar de uma lesão que me tirou de algumas etapas, me superei e consegui bons jogos. E ainda melhor, finalizo o ano com o título de campeã baiana, é muito gratificante. Então não posso deixar de agradecer a Deus, minha familia, meus amigos e em especial ao meu amor Ailton, pois isso não teria sido póssível sem ele", comenta Camila

No masculino o destaque ficou por conta do atleta, Sinho, ele também garantiu quatro prêmios dos sete possiveis e foi mais uma vez eleito o melhor jogador da temporada 2011, além de vencer também o prêmio de melhor saque, recepção e levantador.

"Foi um ano muito positivo, a conquista do vicecampeonato Baiano e a terceira colocação no Circuito Estadual Banco do Brasil, deixou eu e Ailton ainda mais motivado para o próximo ano, os prêmios são muito bom, mas almejamos ainda mais para o próximo ano. Quero agradecer ao meu treinador Duda por todo apoio dado nesse ano de 2011", comenta o grande vencedor dos prêmios melhores do ano de 2011 Sinho.

O prêmio de melhor atacante ficou com Gindson. O jogador revelação de 2011 do Circuito Baino foi Gustavo. O prêmio de melhor treinador foi para Marcos Char e o melhor bloqueio ficou com o atleta Ailton.

"Penso que esse ano foi bastante proveitoso, pois conseguimos a terceira colocação no Circuito Estadual Banco do Brasil e o vice campeonato do Circuito Baiano, numa partida que só se definiu no tie break, e para fechar o ano fui eleito melhor bloqueador. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer aqueles que nos ajudaram, a Glynett, Acadêmia Star Forte com toda sua estrutura e ao seu Coordenador Andrey, ao nosso técnico Duda e por último, mas não menos importante, Marcio Crock. Aproveito a oportunidade para parabenizar a toda equipe do Voleinet pela bela corbetura feita no volei de praia", comenta o melhor bloqueiador Ailton.

O Título de Campeão do Circuto Baiano de 2011, ficou com a dupla Paulo Frank e Gindson, na primeira etapa eles jogaram separados, Paulo Frank jogou com Ailton e foi vicê campeão, perdendo para Maicon e Silas na final e Gindson jogou com Marcio Sacramento, ficando com a quinta colocação. 

Três arbitros também foi homenageado, Nilo, foi eleito o melhor primeiro arbitro. Ademir, melhor segundo arbitro e Tatiana foi eleita melhor apontadora.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Elise Maia Vence o Prêmio Melhores do Ano Voleinet

Prêmio Voleinet: Elise Maia - Jogadora que Mais Evoluiu
Fortaleza 09 de Dezembro de 2011 - Doze atletas concorreram ao prêmio de revelação e jogador que mais evoluiu em 2011, em uma enquete criada pelo Voleinet para os internautas ajudarem a decidir quem eles acharam que foi os melhores de 2011. Vale lembrar que foi uma votação popular e não tem nenhuma ligação com a premiação organizada pela Confederação Brasileira de Vôlei.

A grande vencedora do prêmio do voleinet 2011 foi Elise Maia (ES), ela venceu o prêmio de jogadora que mais evoluiu em 2011, com 70% dos votos, seguida de Raquel (SP) 17% e a sueca Karin com 11% dos votos.

"Ficou realmente muito feliz, só de ser indicada para o prêmio Melhores do Ano 2011da CBV, já me deixou muito orgulhosa e vencer o prêmio do Voleinet que é uma votação popular me deixa ainda mais feliz. É o reconhecimento do nosso trabalho e nos motiva ainda mais. Quero agradecer a todos que votaram" comenta a grande vencedora do prêmio Voleinet 2011 Elise Maia

Rebecca: Prêmio Revelação
A enquete mais disputada, foi a do prêmio de jogadora revelação, a grande vencedora foi a cearense Rebecca com 38% da preferência dos votos dos internautas, seguido de Raquel (SP) com 37% e Thais (RJ) com 24% dos votos dos internautas.

"Estou muito feliz em está concorrendo ao prêmio dos Melhores do Ano da CBV e vencer a votação popular do Voleinet para mim já é um grande reconhecimento e me estimula ainda mais a treinar e crescer no vôlei de praia", comenta a jovem Rebecca.
No masculino, o prêmio de Revelação ficou com o sub-19 Guto (RJ) com 58% dos votos, seguido de Evandro (RJ) 27% e Jefferson (RJ) 24% dos votos.

Guto: Revelação
"Foi realmente um ano inesquecível, vencemos o Brasileiro sub-19 e o sub-21, conquistamos o título do Circuito Estadual Banco do Brasil do Grupo 1 e a indicação para o Premio Melhores do Ano de 2011 da Confederação Brasileira de Vôlei na categoria Revelação e vencer na votação popular do Voleinet, me deixa realmente muito feliz", comenta o carioca Guto.

Álvaro: Jogador que Mais Evoluiu
O prêmio de jogador que mais evoluiu em 2011 foi Álvaro Filho (PB) com 56% dos votos, seguido de Edson Felipe (ES) 33% e Evandro (RJ) 16%.

"Estou muito contente com a indicação e feliz em vencer o prêmio da votação popular Voleinet. Quero agradecer a toda a minha comissão técnica a Embratel por todo o apoio dado que tem sido fundamental para o nosso crescimento", comenta o paraibano Álvaro Filho.

Ainda sobre o prêmio conversamos com Paulo Frank e ele fez questão de deixar seu registro.

"Fico muito feliz em poder contribuir para a divulgação do esporte mais vencedor do país, é gratificante ver o crescimento do voleinet.com e poder ser uma ferramenta de divulgação e expansão do vôlei de praia brasileiro. Quero agradecer a todos que vem dando o respaldo ao nosso trabalho, a CBV, que sempre tem sido atenciosa conosco, aos atletas que fazem do nosso site uma realidade e em especial a minha esposa Lícia que tem sempre me apoiado e acreditado nesse projeto e incentivado o tempo todo", comenta o idealizador do voleinet.com Paulo Frank.

Foi registrado ao longo de três dias de votação, um total de 705 votos únicos, não podendo ser efetuado mais de um voto por computador. Queremos agradecer a todos que votaram e registrar que o seu apoio tem sido fundamental para o nosso crescimento.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Talita e Maria Elisa conquistam o título em Fortaleza

Circuito BB: Campeãs em Fortaleza
FORTALEZA (CE), 10.12.11 – Talita e Maria Elisa (AL/PE) são as últimas campeãs da temporada 2011 do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia. Na manhã deste SÁBADO (10.12), a dupla subiu ao lugar mais alto do pódio em Fortaleza (CE), na 12ª etapa da temporada, depois de superar Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) por 2 sets a 0 (21/12 e 21/18) na decisão. Val e Shaylyn (RJ/CE) também terminaram o ano no pódio na arena montada no Aterro da Iracema, em terceiro lugar.

A conquista na capital cearense foi a quarta da dupla nas areias nacionais nesta temporada. Talita e Maria Elisa foram campeãs também das etapas de Curitiba (PR), Salvador (BA) e Aracaju (SE).

“Já tivemos maiores dificuldades em outros confrontos com a Ágatha e a Bárbara. Soubemos nos impor melhor dentro de quadra desta vez e não demos muitas chances de reação”, diz Talita, que comemorou o título no encerramento da temporada.
Ágatha e Barbara Seixas

“É muito bom terminar o ano com o título. Nos dá forças para começar 2012 bem. O título do Circuito Banco do Brasil já estava definido para Juliana/Larissa, mas viemos a Fortaleza dispostas a vencer e conseguimos coroar nosso vice-campeonato”.

A dupla chegou ainda ao segundo título na capital cearense. Talita e Maria Elisa foram campeãs em Fortaleza na temporada 2009, quando conquistaram o título nacional.

“Nossa equipe inteira está de parabéns pela temporada. Viemos de um ano puxado no Circuito Mundial e conseguimos chegar às finais de todas as etapas que disputamos neste segundo semestre. Agora é hora de descansar e zerar o corpo para voltar em 2012 pensando nos Jogos Olímpicos, que são nosso foco principal, diz Maria Elisa.

Shaylyn comemora terceiro pódio em casa

Shaylyn e Val
Natural de Fortaleza, a canhota Shaylyn subiu ao pódio pela terceira vez em casa na competição. Ao lado da parceira Val, ela superou a sueca Karin e a paulista Raquel por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 25/23, na decisão de terceiro lugar e repetiu os feitos de 2003, quando jogava com Renata (RJ), e 2009, quando formava dupla com Ágatha.

“É muito bom jogar em casa. A torcida nos apoiou bastante e a força deles nos ajudou muito nos pontos mais importantes. Infelizmente não conseguimos vencer a semifinal, mas deixamos isso para trás e nos focamos no novo objetivo, que era lutar pelo terceiro lugar. Só tenho que agradecer à Val, que me carregou nesse jogo”, comenta Shaylyn

Ao fim da temporada 2011, Juliana e Larissa (CE/PA) foram as campeãs da temporada. Talita e Maria Elisa terminaram na segunda colocação, enquanto Taiana e Vivian (CE/PA) finalizaram na terceira posição no ranking nacional.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Larissa e Ricardo são os melhores da temporada de 2011

Circuito BB: Melhores premiados
FORTALEZA (CE), 10.12.11 – Campeões de sete etapas do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2011, a paraense Larissa e o baiano Ricardo foram escolhidos como os melhores jogadores da temporada no vôlei de praia brasileiro. Os atletas receberam a premiação na noite deste SÁBADO (10.12), em Fortaleza (CE), cidade que recebeu a 12ª e última etapa do ano. A definição dos vencedores foi feita em votação entre jogadores e técnicos que participam da competição.

Campeã do Circuito Banco do Brasil, do Campeonato Mundial, do Circuito Mundial e dos Jogos Pan-Americanos em 2011, Larissa foi considerada a melhor jogadora do país pela quinta vez nos últimos seis anos – só não venceu em 2009.

“É muito gratificante receber este reconhecimento depois de tanto empenho. Só posso agradecer a todos que me ajudaram a conquistar este prêmio: minha família, comissão técnica e minha parceira”, diz Larissa.

A paraense levou ainda o troféu de melhor levantadora do ano. Sua parceira, Juliana (CE), foi premiada no bloqueio e no ataque. Técnico da dupla, o cearense Reis Castro foi o melhor treinador do feminino.

Maria Elisa (PE), no saque, Shaylyn (CE), na recepção, Taiana (CE), na defesa, Rebecca (CE), como revelação, e Elize Maia (ES), como jogadora que mais evoluiu, foram as outras premiadas da noite.

Melhores do Ano: Ricardo eleito em 2011
No masculino, o campeão olímpico Ricardo foi premiado como melhor jogador do ano pela segunda vez – a primeira foi em 2006 – após vencer quatro etapas com Márcio (CE) e três com Pedro Cunha (RJ).

“Faço questão de agradecer aos dois parceiros que tive este ano e a toda equipe técnica que trabalhou comigo. Cada um de vocês tem uma participação importante neste prêmio”, comenta o baiano.

O “Mamute” Alison (ES) foi o único atleta a levar dois troféus: bloqueio e ataque. Harley (DF), no saque, Bruno Schmidt (DF), na recepção, Oscar (RJ), no levantamento, Pedro Cunha, na defesa, Evandro (RJ), como revelação, Edson Filipe (ES), como jogador que mais evoluiu, e a treinadora Letícia Pessoa completam a lista de homenageados.

Alison e Larissa foram premiados também com o troféu “Craque da Torcida”, por terem sido os atletas mais votados em eleição popular no site da Confederação Brasileira de Voleibol.

Na festa, também foram premiadas as duplas campeãs do Circuito Banco do Brasil, Juliana/Larissa (CE/PA) e Alison/Emanuel (ES/PR), que foram homenageadas pelos ótimos resultados na temporada.

As duplas Rebecca/Carolina Horta (CE) e Marcus/Guto (RJ), campeãs do Circuito Sub-21 Banco do Brasil, também receberam seus troféus.

Em um momento emocionante, a Confederação Brasileira de Voleibol homenageou os cearenses Franco e Roberto Lopes, que formaram a primeira dupla a vencer uma etapa da competição, há 20 anos, em 19911, em Fortaleza.

CIRCUITO BANCO DO BRASIL - PRÊMIO MELHORES DO ANO

MASCULINO

MELHOR JOGADOR 
Ricardo (BA)
MELHOR ATAQUE
Alison (ES)
MELHOR DEFESA
Pedro Cunha (RJ)
MELHOR SAQUE
Harley (DF)
MELHOR BLOQUEIO
Alison (ES)
MELHOR LEVANTAMENTO
Oscar (RJ)
MELHOR RECEPÇÃO
Bruno Schmidt (DF)
JOGADOR QUE MAIS EVOLUIU
Edson Filipe (ES)
REVELAÇÃO
Evandro (RJ)
MELHOR TÉCNICO
Letícia Pessoa
FEMININO

MELHOR JOGADORA
Larissa (PA)
MELHOR ATAQUE
Juliana (CE)
MELHOR DEFESA
Taiana (CE)
MELHOR SAQUE
Maria Elisa (PE)
MELHOR BLOQUEIO
Juliana (CE)
MELHOR LEVANTAMENTO
Larissa (PA)
MELHOR RECEPÇÃO
Shaylyn (CE)
JOGADORA QUE MAIS EVOLUIU
Elize Maia (ES)
REVELAÇÃO
Rebecca (CE)
MELHOR TÉCNICO
Reis Castro

domingo, 11 de dezembro de 2011

Camila/Isabela Maio e Lívia/Thais classifica o Brasil em primeiro lugar

Continental Cup: Domínio brasileiro
Com uma campanha praticamente impecável, de 15 vitórias em 16 partidas, o Brasil terminou a fase semifinal da Continental Cup na primeira colocação após o encerramento da programação em Guatapé, na Colômbia, neste DOMINGO (11.12). Camila/Isabela Maio e Lívia/Thais venceram os últimos quatro jogos no torneio e deixaram o Brasil com 31 pontos de 32 possíveis ao fim da fase semifinal.

Em 2012, a fase decisiva da competição, que reunirá parcerias de Argentina, Brasil, Colômbia e Venezuela. Um país garantirá vaga nos Jogos Olímpicos de Londres.

No último dia de competição em Guatapé, Camila e Isabela Maio conseguiram sustentar a invencibilidade. A dupla iniciou o dia ganhando das argentinas Luciana Forguez e Gabriela Albano por 2 sets a 0, com duplo 21/14, e depois superou as venezuelanas Vera Orquidea e Frankelina Rodriguez em três sets:19/21, 21/19 e 15/9.

“Queríamos vencer todos os jogos do Brasil na competição e entramos com esta pressão na cabeça. No primeiro jogo do dia, sacaram muito em cima da Isabela e ela sentiu um pouco a areia dura e a virilha. A dupla venezuelana é boa e acabamos perdendo o primeiro set”, diz Camila, que reconheceu a evolução das rivais sul-americanas nos últimos tempos.

“Fiquei impressionada como as duplas dos países sul-americanos melhoraram. Antes nosso jogo era de saque e agora chegamos a perder para Argentina e dois sets para a Colômbia".

Segunda dupla brasileira em Guatapé, Lívia/Thais também garantiu duas vitórias. Primeiro, a parceria ganhou das venezuelanas Karelys Mosquera e Norisbetg Agudo por 2 sets a 0 (21/15 e 21/14). Depois, passaram pelas irmãs colombianas Andrea e Claudia Galindo também em dois sets, com parciais de 21/18 e 21/12.

Criada em 2010, a Continental Cup funciona como pré-olímpico continental para o vôlei de praia. Os países campeões de cada um dos cinco torneios (América do Sul, Américas do Norte e Central, Europa, Ásia e África) garantirão uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Caso este mesmo país venha a conquistar duas vagas olímpicas através do Circuito Mundial, o vice-campeão da Continental Cup se classifica em seu lugar.

Em novembro, as duplas Harley/Evandro e Júlio/Ricardo Sousa classificaram o Brasil para a fase final da Continental Cup, no masculino. Jogando em Maipú, no Chile, as duplas garantiram o Brasil em segundo lugar, atrás da Venezuela e à frente do Chile e do Uruguai, que também se classificaram, e do Equador, que ficou fora.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Ricardo e Pedro Cunha encerram o ano no alto do pódio

Circuito BB: Campeões em Fortaleza
FORTALEZA (CE), 10.12.11 – O baiano Ricardo e o carioca Pedro Cunha conquistaram, neste SÁBADO (10.12), em Fortaleza (CE), o título da etapa de encerramento do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2011. Na decisão da 12ª etapa do ano, a dupla superou os campeões antecipados Alison e Emanuel (ES/PR) por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/14. A terceira posição da etapa cearense ficou com Harley e Evandro (DF/RJ).

O título conquistado na capital cearense foi o sétimo conquistado pelo campeão olímpico Ricardo no Circuito Banco do Brasil 2011. O baiano venceu as etapas de Vitória (ES), Curitiba (PR), Guarujá (SP) e Balneário Camboriú (SC) ao lado do cearense Márcio e foi campeão em Salvador, Maceió e Fortaleza com Cunha.

“Este ano foi sensacional para mim. Tive dois parceiros do mais alto nível do meu lado, que me ajudaram muito a melhorar e conquistar os resultados. Fico feliz por terminar o ano de uma maneira tão boa. A próxima temporada será muito importante e espero ser tão bem sucedido quanto este ano”, comemora.

A vitória ampliou a vantagem de Ricardo e Pedro Cunha no confronto direto com os campeões mundiais. Em cinco encontros, são quatro vitórias do baiano e do carioca.

Alison e Emanuel
“As duas primeiras vitórias que conseguimos contra eles nos deram muita moral. Encontramos uma boa maneira de jogar contra eles e acho que eles ainda não conseguiram uma estratégia para neutralizar nossa virada de bola. O fato de estarmos levando vantagem no confronto nos deixa mais tranqüilos em quadra. Jogamos com muita alegria e as coisas fluíram”, diz Pedro.

A derrota na decisão marcou o encerramento de uma temporada sensacional de Alison e Emanuel, que conquistaram os títulos do Circuito Mundial, do Campeonato Mundial, do Circuito Banco do Brasil e dos Jogos Pan-Americanos.

“Queríamos fechar o ano com chave de ouro, mas essa derrota não apaga e nem diminui a temporada maravilhosa que tivemos. O Ricardo e o Pedro jogaram melhor e mereceram vencer. Reduzimos o ritmo dos treinos há duas semanas e, em alguns momentos, senti que o corpo não conseguia acompanhar a cabeça”, comenta Alison.

Evandro comemora primeiro pódio

Harley e Evandro
Na capital cearense, o jovem Evandro, de 21 anos e 2,10m, subiu pela primeira vez ao pódio no Circuito Banco do Brasil. Ele garantiu o terceiro lugar ao lado do parceiro Harley ao superar Billy e Bruno Schmidt (ES/DF) por 2 sets a 1, parciais de 21/12, 19/21 e 15/13.

“Estou muito feliz por chegar ao pódio pela primeira vez e por estar ao lado de um parceiro excepcional, como o Harley. Já tinha disputado a semifinal em Aracaju, mas acabamos terminando em quarto. Estávamos precisando de um bom resultado como estes, pois a dupla não havia iniciado com bons resultados. Ano que vem vamos manter a parceria e vou disputar o Circuito Mundial pela primeira vez. Estou bastante animado”, diz o carioca.

Alison e Emanuel foram os campeões da temporada 2011 do Circuito Banco do Brasil 2011. O vice-campeonato ficou com Bruno e Fernandão (AM/ES). Os paraibanos Jorge e Renatão terminaram na terceira posição.

TABELA E RESULTADOS: