quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Da passarela para a seleção: surpresa em lista, Elize mira estreia no Circuito

Ex-modelo, atleta do Botafogo quer aproveitar chance no time verde-amarelo para ganhar bagagem internacional enquanto sonha com participação olímpica

Elize Maia na praia de Iracema, em Fortaleza: beleza a serviço do vôlei brasileiro (Foto: Helena Rebello)
 A silhueta esguia que fez Elize Maia desfilar em passarelas mundo afora agora pode levá-la a novos caminhos no vôlei de praia. Ex-modelo, a capixaba apareceu como a surpresa da lista de convocadas do técnico Marcos Miranda para integrar a recém-criada seleção brasileira feminina da modalidade, concentrada atualmente no CT Aryzão. Sem resultados expressivos ao lado de Renata na última temporada, a jogadora de 28 anos espera usar os períodos de treino em Saquarema para convencer o treinador de que merece estrear no Circuito Mundial neste ano. Por enquanto, a primeira oportunidade de defender o país será no Circuito Sul-Americano, no início de fevereiro.

Elize jogou vôlei de quadra no Espírito Santo, onde nasceu, até receber o primeiro convite para desfilar. Dos 15 aos 19 anos respirou moda e morou em cidades como Hong Kong, Nova York e Paris. De volta a Vitória, em um período de férias, teve o primeiro contato com o vôlei de praia a convite de um antigo técnico do indoor. Gostou, disputou a etapa local do Circuito Brasileiro e foi chamada para integrar o Projeto Renovação da CBV. Passou mais de um ano treinando justamente em Saquarema até mudar-se para o Rio de Janeiro em 2006 e, de lá para cá, jogou ao lado de Taiana, Shaylyn, Ágatha e Izabel até acertar com Renata, quarta colocada nos Jogos de Pequim e aposentada desde dezembro.

A parceria com a atleta olímpica, apesar de promissora, rendeu frutos bem modestos. Na temporada 2012/2013 do Circuito Brasileiro, as duas disputaram apenas o Open de Curitiba devido a um wild card dado pelos organizadores. No Nacional, caíram seguidas vezes na semifinal, ficando sem a classificação para o torneio que reúne a elite, disputado sempre uma semana depois.

- Na minha temporada com a Renata não tivemos resultados expressivos mas, pelo objetivo deles (CBV), que é formar times para 2016, acho que entro no perfil por ser alta. Eu nunca tive a oportunidade de jogar o Circuito Mundial e não sei como vai ser. Mas acho que estão me dando a oportunidade de mostrar que posso fazer a diferença tendo essa experiência. O que me encanta é que a jogadora que joga fora volta com outra vivência. Acho que engrandece a atleta, que ela volta para o Brasil com outra visão de jogo. E ter essa bagagem internacional é importante para quem almeja as Olimpíadas - explicou a atleta do Botafogo.

Para se encaixar neste perfil de duplas altas, a capixaba trocou até de posição. Antes bloqueadora, Elize jogou na defesa em sua última participação no Circuito Brasileiro, em Fortaleza, ao lado de Fernanda Berti. E a tendência é que ela continue na nova função nas próximas competições nacionais e nos eventuais compromissos internacionais defendendo o país.

- Acho que, com o tempo, a altura vai prevalecer mais na praia. Montar times altos é uma tendência que já está acontecendo em países lá fora, e acho que pode dar muito certo aqui também. Como três defensoras pararam agora (Renata, Larissa e Andrezza), parece que faltou gente na função. Surgiu essa opção de jogar atrás, e acabou aumentando a média de altura da dupla. Mas não adianta ser alta de não tiver habilidade e inteligência. Eu tenho esse desejo de seguir na defesa, e é uma motivação a mais para aprender essa função – disse a atleta, noiva do preparador físico da seleção, Vinícius Giorni.
 
As lições das passarelas
Elize Maia no treino de vôlei de praia em Saquarema (Foto: Divulgação / CBV)
Elize Maia faz musculação em treino da seleção feminina em Saquarema (Foto: Divulgação / CBV)
Nos quase cinco anos em que trabalhou como modelo, Elize aprimorou o inglês, aprendeu algumas palavras em japonês e, sobretudo, ganhou jogo de cintura. As viagens constantes e os horários pouco convencionais a deixaram mais safa e independente. Além disso, passou a regular a alimentação e a cuidar do corpo como instrumento de trabalho.

- Nas duas carreiras a rotina muda bastante com as viagens, principalmente com viagens ao exterior, com diferentes fusos-horários. Tanto na moda quanto no esporte você tem que ter disciplina alimentar. Tem que ter uma alimentação bacana, um corpo bacana. Imagino como isso deva ser necessário durante o Circuito Mundial. Se passar meses viajando sem uma alimentação certa deve ficar muito difícil de aguentar a demanda.
 
Elize (de braçadeira do Botafogo) jogará com Fê
Berti no Sul-Americano (Foto: Divulgação / CBV)
A preocupação com a aparência também foi algo que Elize desenvolveu ao trabalhar com fotógrafos e estilistas. Mesmo ressaltando que, em quadra, a beleza não ajuda, a atleta sabe trabalhar sua imagem pode ser um diferencial na hora de fechar acordos de patrocínio, por exemplo.

- Em quadra para jogar importa se você é inteligente e ágil. A beleza não tem qualquer relação. Mas ter uma boa imagem, ser bem apresentável, é algo que ajuda na captação do patrocínio. O resultado é importantíssimo, mas a postura fora de quadra também faz a diferença. É importante ter um pouco de vaidade, mas sem exageros.

O primeiro compromisso de Elize Maia pela seleção brasileira será na segunda etapa do Circuito Sul-Americano 2012/2013, dos dias 8 a 10 de fevereiro, em Viña del Mar, no Chile. A capixaba jogará novamente ao lado de Fernanda Berti, com Maria Clara e Ângela completando o time feminino verde-amarelo. No masculino, o país será representado por Thiago/Álvaro Filho e Evandro/Vitor Felipe.

*  Por Helena Rebello/Globo.com


terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Brasil escolhe duplas para a segunda etapa

Marcos Miranda, técnico da seleção feminina, orienta atletas
O Vôlei de Praia brasileiro já conhece seus representantes na primeira competição internacional de 2013. Os técnicos Marcos Miranda, do feminino, e Letícia Pessoa, do masculino, escolheram as parcerias Maria Clara/Ângela, Fernanda Berti/Elize Maia, Thiago/Álvaro Filho e Evandro/Vitor Felipe como representantes do país na segunda etapa do Circuito Sul-Americano 2012/2013, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de fevereiro, em Viña del Mar, no Chile.

Os oito atletas estão em treinamento no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). Enquanto Fernanda Berti faz parte de um projeto da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que visa detectar e desenvolver atletas do vôlei de quadra com potencial para jogar na praia, os outros sete integram a seleção brasileira da modalidade.

Técnico da seleção feminina, Marcos Miranda explica os motivos da escolha das duplas e revela que a competição é uma boa oportunidade de amadurecimento para as atletas.

“A etapa do Chile acontecerá no mesmo final de semana do Rainha da Praia e, como a maior parte das atletas da seleção estará nesta competição, nossas opções de escolha ficaram bem limitadas. Teremos muitas competições neste ano e queremos dar oportunidades a todas. A proposta é de ir com um time mais experiente, com Maria Clara e Ângela, e com um outro mais jovem, que jogou junto na etapa de Fortaleza do Circuito Banco do Brasil”, explica Marcos.

No masculino, Letícia Pessoa diz que aproveitará o Circuito Sul-Americano para dar rodagem às duplas mais novas, que, segundo ela, precisam de torneios como este para evoluírem.

“As três duplas com maior pontuação, que são Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha e Pedro Solberg/Bruno Schmidt, eu colocarei mais para jogar o Grand Slam. E quero que Thiago, Álvaro, Evandro e Vitor Felipe disputem mais torneios, pois estão numa fase intermediária. Ainda não são tão experientes, mas também não são inexperientes. Precisam jogar mais do que os outros para evoluírem mais rápido”, afirma Letícia.

A etapa chilena é a segunda da temporada 2012/2013, que foi iniciada em Santa Fé, na Argentina, em novembro de 2012. No torneio argentino, o Brasil conquistou o ouro com Lili/Rebecca e a prata com Thiago/Álvaro Filho.

O país é o atual campeão sul-americano de vôlei de praia, tanto no masculino quanto no feminino. Na temporada passada, que teve sete etapas, o país conquistou 18 medalhas, sendo 12 de ouro.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Em evento beneficente de vôlei de praia, Serginho tira onda no ataque

Ao lado de Murilo, no entanto, líbero perde para dupla Rodrigão/Carlão

Em quadra, Serginho levanta a torcida por suas belas defesas. Neste domingo, o líbero do Sesi-SP teve seu dia de atacante de atacante nas areias. Convidado pelo amigo Rodrigão -agora jogador de vôlei de praia - para um desafio beneficente em Santos, o atleta fez dupla com Murilo, colega de seleção e de clube na Superliga. O anfitrião, parceiro de Carlão Arruda, levou a melhor no placar: 21/15, 19/21 e 18/16.

- A gente veio aqui para se divertir e foi muito bom poder sair um pouco da minha rotina, fazendo coisas que eu não posso na quadra. Gostei muito de ter vindo a Santos – disse Serginho.

vôlei de praia rodrigão murilo e serginho (Foto: Walmir Lopes / Divulgação)
Serginho no ataque na areia: cena impossível de ser vista em quadra (Foto: Walmir Lopes / Divulgação)


Um dos destaques do Sesi-SP na vitória de virada sobre o Rio de Janeiro no sábado, Murilo admitiu que teve dificuldades em manter-se bem fisicamente, mas aprovou a atuação de sua dupla.

- Nós jogamos cinco sets no Rio e sentimos um pouco o cansaço. Mesmo assim, conseguimos fazer um jogo equilibrado.
Satisfeito com o evento que organizou, Rodrigão agora se prepara para a etapa de João Pessoa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2012/2013. O Nacional, torneio classificatório para o Open, começa no dia 15 de fevereiro.

vôlei de praia rodrigão murilo e serginho (Foto: Walmir Lopes / Divulgação)
Murilo, Rodrigão, Serginho e Carlão na quadra montada em Santos (Foto: Walmir Lopes / Divulgação)  

domingo, 27 de janeiro de 2013

Lembra Dele? Campeão com Franco, Roberto Lopes é 'o cara' do Castelão

Bicampeão do Circuito Mundial de vôlei de praia vira manager da Fifa e prepara estreia do estádio com rodada dupla da Copa do Nordeste

Roberto Lopes e a esposa Luciana na inauguração do Castelão
O glamour dos pódios ficou na memória, e a evolução de um canteiro de obras se tornou o novo troféu na vida de Roberto Lopes. Bicampeão do Circuito Mundial de vôlei de praia com Franco, ao lado de quem atuou por 15 anos, o ex-jogador aprendeu as funções de um burocrata e se aproximou do futebol nos quatro anos que se passaram desde sua aposentadoria. Agora manager da Fifa em Fortaleza, o educador físico é peça-chave em todo o processo de reforma e reinauguração do Castelão. Assim como na época em que reinava nas areias, o maranhense vive com a adrenalina alta, desta vez pelo desafio de coordenar o primeiro grande teste de um dos estádios que sediará tanto jogos da Copa das Confederações quanto da Copa do Mundo de 2014.

Neste domingo, em rodada dupla da Copa do Nordeste, o Fortaleza encara o Sport, enquanto o Ceará recebe o Bahia na sequência. GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances das partidas a partir das 17h (horário de brasília)

Roberto concluiu a faculdade de Educação Física, iniciada ainda na ativa, três anos depois de sua aposentadoria das areias, em 2008. O período de dedicação exclusiva aos estudos, no entanto, foi bastante breve. Convidado para trabalhar na Secretaria de Esportes do Estado do Ceará, em escritório no próprio Castelão, ele iniciou sua vida nos bastidores da política esportiva.

O desempenho no novo cargo e o contato diário com as obras de reforma do estádio fizeram com que o ex-atleta recebesse um desafio ainda maior em setembro do ano passado. Secretário Especial da Copa em Fortaleza, Ferruccio Feitosa indicou Roberto para ser manager da Fifa no estado, uma espécie de gerente geral que facilita as relações entre a entidade máxima do futebol mundial e o governo local. Por enquanto apenas as seis sedes da Copa das Confederações possuem o cargo, que depois será criado também nas demais cidades que receberão jogos do Mundial de 2014.

- O atleta em geral deixa o esporte muito defasado em relação ao mercado profissional, e sempre me preocupei em não deixar que acontecesse isso comigo. Quando você se ocupa rapidamente com outras coisas, dá uma desviada no foco, isso supre um pouco a ausência do glamour das vitórias, do assédio da torcida, da adrenalina do desafio. Estou em uma nova fase, mas também supero desafios e batalhas diárias. Lido com muitas questões administrativas, políticas e de marketing, de todas as áreas. Quero adquirir o máximo de conhecimento para levar isso a outros eventos, não só com o futebol. Seria uma honra voltar às Olimpíadas com outra função, por exemplo – disse, recordando sua participação ao lado de Franco nos Jogos de Atlanta, em 1996, quando se despediram na nona colocação.

Nos próximos dois anos, porém, o ex-atleta estará totalmente voltado para o futebol. O pioneirismo do Ceará nos processos de licitação e a conclusão das obras do Castelão em dezembro de 2012 deixaram o estado em evidência, que se tornará ainda maior neste domingo, dia 27 de janeiro. O primeiro teste do local como Arena Multiuso será feito em evento que envolve uma logística complexa: rodada dupla da Copa do Nordeste com confrontos entre Fortaleza e Sport e, posteriormente, Ceará e Bahia. 
 
Apesar da preocupação com a segurança do local, já que haverá encontro de torcidas com grande rivalidade regional, Roberto confia no sucesso do evento. Ciente da importância de que tudo saia bem, o gestor acredita que o estado será motivo de orgulho para o Brasil diante da imprensa mundial.
- Estamos muito felizes e cientes de que temos uma responsabilidade muito grande. Não vão ser apenas jogos, mas eventos com um glamour diferente. O mundo todo vai estar de olho e vai noticiar. Queremos nos mostrar à altura desta responsabilidade, mostrar ao mundo que o Brasil está pronto e preparado nos quesitos segurança, transporte, organização. Temos uma nova arena, com padrões internacionais e torcedores no nível do campo. Teremos todo o cuidado para cumprir todas as exigências da Fifa e para que tudo ocorra da melhor forma possível.

15 anos de Franco e Roberto Lopes
MONTAGEM - vôlei de praia Roberto Lopes e Franco (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Roberto Lopes e Franco: encontro informal (esq.) e pódio em Winnipeg em 1999 (Foto: Editoria de Arte)

Roberto Lopes nasceu em Bacabal, no interior do Maranhão, e se mudou para Fortaleza com a família aos 12 anos de idade. Fã de futsal, o menino trocou o salão pelas quadras de vôlei a convite do irmão e passou a jogar no time infanto-juvenil (15 a 17 anos) da AABB. Passou por cinco clubes, incluindo o Náutico, até trocar o indoor pelas areias. A ascensão na praia foi rápida e, em 1990, o maranhense já disputava o Circuito Mundial.

Em 1993, Roberto e Franco entraram para a história da competição ao quebrar a hegemonia dos americanos Sinjin Smith e Randy Stoklos, vencedores das quatro edições anteriores. Os dois ganhariam mais um título de temporada dois anos depois, ficando perto de assegurar uma vaga para estreia do vôlei de praia em Olimpíadas, em 1996 (relembre no vídeo abaixo). Em Atlanta, no entanto, os dois se despediram na nona colocação. Ao todo, os amigos disputaram 106 torneios internacionais em 15 anos juntos, conquistando ainda o bronze do Pan de Winnipeg, em 1999.

Apesar da distância (Franco mora no Rio de Janeiro) e das agendas atribuladas de ambos, os dois ainda mantêm contato com frequência, acompanham atentamente os passos um do outro e, sempre que possível, se reencontram para relembrar momentos marcantes da carreira em conjunto. Período do qual Franco sente saudades.

- Era uma época mais romântica, em que as parcerias tinham uma longevidade maior, talvez até pelo fato de sermos da mesma cidade. Éramos amigos da escola, viramos amigos do esporte e jogamos por 15 anos. Quebramos a hegemonia americana e conquistamos muita coisa. As lembranças são muito fortes. 

Até hoje recordamos esses momentos gloriosos, que se perpetuaram mesmo depois de ele parar de jogar. E o carinho pelo outro continua da mesma forma – disse o cearense que, coincidentemente, almoçava com Roberto nesta quarta quando atendeu ao telefonema do GLOBOESPORTE.COM.

Desde que se aposentou das quadras, Roberto manteve contato com o vôlei de forma bem próxima. Além de bater bola eventualmente com os filhos gêmeos Ricardo e Roberto Filho, o ex-atleta também trabalhou como auxiliar técnico da seleção brasileira sub-19 e sub-21 em 2010 e, em Fortaleza, montou um centro de treinamento em parceria com uma instituição de ensino e a Federação Cearense de vôlei. 

No último ano, porém, afastou-se devido ao trabalho junto à Fifa. Para manter a boa forma, pratica musculação diariamente antes de cumprir os compromissos profissionais.
Vôlei de praia roberto lopes despedida (Foto: Mauricio Kaye / CBV)
Em 2008, o jogo da despedida: derrota para Ricardo/Emanuel em Fortaleza (Foto: Mauricio Kaye / CBV)
Aos jovens atletas, Roberto espera deixar um exemplo positivo não apenas pelo que fez em quadra mas, principalmente, pela esforço para conciliar a rotina de competições com a preparação para a vida pós-aposentadoria do esporte.

- O mais difícil para o atleta é o fim, é aceitar que ele tem que parar de fazer o que mais ama. Por isso é preciso se preparar bem antes do momento em que o corpo não vai mais aguentar. Eu parti para isso muito cedo, e quatro anos antes de parar comecei a me preparar, tanto psicologicamente quanto academicamente. Falo para todos os jogadores com que tenho contato para entrarem para a faculdade, para investirem em uma transição menos dolorosa e que renda frutos. É difícil para todos, mas vejo hoje como valeu todo o esforço que eu fiz.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Campeão olímpico, Rogers jogará com ex-jogador de beisebol em 2013

Rogers (dir) e Dalhausser no Parque Olímpico de
Londres (Foto: Carlos Mota / Globoesporte.com)
Campeão olímpico e algoz de brasileiros nos Jogos de Pequim, Todd Rogers anunciou, nesta quarta-feira, que jogará ao lado de Ryan Doherty nesta temporada. O americano de 39 anos encerrou a parceria de sete anos com Phil Dauhausser em setembro de 2012, alegando que passaria a disputar apenas torneios nacionais. Ao divulgar a nova dupla, no entanto, o defensor considerou a possibilidade de retornar ao Circuito Mundial - seu novo parceiro nunca disputou qualquer campeonato fora dos Estados Unidos até o momento.

Doherty, de 28 anos, foi jogador profissional de beisebol até 2007, quando mudou-se para a Carolina do Norte e começou a praticar vôlei de praia. Com 2,15m de altura, destacou-se rapidamente como bloqueador nas competições que disputou e passou a treinar na Carolina do Sul.

- Está funcionando inacreditavelmente bem para nós dois. Meu objetivo principal tem sido ver quão bom eu consigo ficar. Quero ver até onde posso chegar. Sendo um jogador de basebol, não tenho a base que os concorrentes têm. Preciso trabalhar a mecânica dos fundamentos como passe e saque. Quero ter certeza de que meu passe está melhorando. Quero jogar ofensivamente, mas também com suavidade - disse Doherty.

Rogers terá papel de professor na parceria.

- Eu simplesmente adoro treinar. Vi nele um jogador cru, mas que eu poderia treinar e fazer crescer. Vamos trabalhar para criar esse entrosamento da melhor forma. Não é algo que se faz do dia para a noite. Sempre digo que leva de seis meses a um ano para ter o entrosamento. Phil e eu estávamos tão unidos que sabíamos o que o outro faria baseado apenas no saque ou em um ataque - disse o veterano.

Quando conheceu Dalhausser, Rogers viu potencial no ex-atleta da quadra e passou a treiná-lo antes de jogarem juntos. No terceiro torneio que disputaram no Circuito Mundial, o Grand Slam de Klagenfurt, os dois sagraram-se campeões. A cena se repetiu outras 20 vezes, a maior parte delas em 2010. Em 2012, os dois venceram as etapas de Brasília e em Xangai.

As conquistas mais expressivas da carreira da famosa dupla são o Mundial de 2007, disputado em Gstaad, e os Jogos de Pequim, em 2008. Nesta última competição, Dalhausser foi eleito o melhor jogador. Nas Olimpíadas de Londres, neste ano, os dois se despediram precocemente, apenas na 16ª colocação.

Nesta temporada, Dalhausser será Sean Rosenthal como parceiro. Ao lado de Jake Gibb, Rosenthal superou Alison e Emanuel no Circuito Mundial em 2012.

*Globo.com

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Emanuel é representante brasileiro na Comissão de Atletas da Wada

Emanuel, orgulho do esporte brasileiro
Referência no esporte nacional, o campeão olímpico de vôlei de praia Emanuel representará mais uma vez o Brasil no exterior na próxima semana. No entanto, ao contrário do que acontece ao longo de toda sua carreira, a contribuição do brasileiro ao esporte mundial se dará fora das quadras. O paranaense de 39 anos participará de sua primeira reunião como membro da Comissão de Atletas da WADA, a Agência Mundial Anti-Doping, em Nova York, nos Estados Unidos.

Emanuel foi convidado para integrar o seleto grupo de atletas do Comitê no final do ano passado. Na próxima SEGUNDA-FEIRA (28.01), o campeão olímpico embarcará para a cidade norte-americana para participar da primeira reunião do grupo.

“Fiquei muito surpreso e satisfeito com a indicação. O grupo troca apenas alguns integrantes a cada ano e agora, em 2013, entraremos eu e um neozelandês (Bem Sandford). Sempre valorizei muito o trabalho feito pelo controle de dopagem e fico muito feliz com a chance de poder participar em um momento em que este setor estará em alta no Brasil, por causa da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos”, comenta Emanuel, que tem cinco participações e três medalhas olímpicas em seu currículo.

A Comissão de Atletas da WADA foi criada em 2005, quando contou com o também brasileiro Marcus Vinicius Freire, ex-jogador de vôlei, como um de seus integrantes. O grupo tem 14 atletas e três observadores, que se encontram periodicamente para debater questões referentes ao controle de dopagem com dirigentes da Agência.

“A função da Comissão é representar a opinião dos atletas no contato com a WADA e transmitir a eles tudo o que for discutido nas reuniões. Serei um dos responsáveis por estabelecer esta comunicação, principalmente com os atletas da América do Sul”, diz Emanuel, que demonstra satisfação com o avanço brasileiro neste setor.

“O Brasil tem se esforçado para se adequar às especificações da WADA. O Ministério dos Esportes criou recentemente a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e está trabalhando para termos novos laboratórios credenciados. Hoje, só temos um”, enumera.

Diante de sua vasta experiência no cenário esportivo, Emanuel aponta a conscientização dos atletas em relação à importância do trabalho de prevenção ao doping no esporte como sua primeira “bandeira” na nova função.

“O primeiro passo é modificar a visão que os atletas têm sobre o controle de doping. Quando somos testados, costumamos encarar como uma desconfiança em relação à nossa honestidade, mas, na verdade, essa é uma medida que valoriza ainda mais as nossas conquistas, provando que estamos limpos, e reforçando a credibilidade do esporte”, finaliza o brasileiro.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Pedro e Bruno superam Márcio e Fernandão e conquistam quinto título

Circuito BB: Pódio Masculino Fortaleza
Nem mesmo a torcida contra, a experiência de Márcio (CE) e a força de Fernandão (ES) foram capazes de parar Pedro Solberg e Bruno Schmidt (RJ/DF). Líderes e cada vez mais próximos do título do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013, o carioca e o brasiliense conquistaram, neste DOMINGO (20.01), a sétima etapa da competição. Em Fortaleza (CE), Pedro e Bruno superaram Márcio e Fernandão por 2 sets a 0 (21/18 e 21/17) e subiram ao topo do pódio pela quinta vez na temporada. A terceira posição ficou com Alison e Emanuel (ES/PR).

Esta foi a quinta vitória da dupla, que participou de seis dos sete torneios da atual temporada. Pedro e Bruno foram campeões também em Goiânia (GO), Campinas (SP), Curitiba (PR) e no Rio de Janeiro (RJ). Com o quinto título, a parceria distanciou-se na ponta da classificação, agora com 2.320 pontos. Seus principais concorrentes são Ricardo e Pedro Cunha, que têm 1.920.

“Começamos o ano bem empolgados. O começo de ano foi muito pesado, com a seleção em Saquarema e também na semana antes da etapa. Chegamos a Fortaleza cansados, desde o primeiro jogo, e foi uma etapa de superação. O que está alimentando essa superação é a busca por um título que nem o Pedro nem eu temos. Queremos muito isso e vamos fazer o possível para superar todas as dificuldades que pudermos, principalmente o cansaço”, comenta Bruno.

Este foi o décimo título de Pedro Solberg e a oitava conquista de Bruno Schmidt no Circuito Banco do Brasil. Na capital cearense, a dupla sofreu apenas sua segunda derrota em 30 partidas na temporada nacional.

“Eles começaram o jogo muito bem, mas conseguimos nos impor no fim do primeiro set e durante o segundo set. Quando conseguimos impor o nosso jogo, é difícil de perdermos. Estou muito feliz por começar o ano vencendo ao lado do Bruno”, disse Pedro, eleito o melhor jogador da decisão na capital cearense.

“Fico feliz por ter sido escolhido, mas o que me deixa satisfeito mesmo é o título. Bruno me ajudou muito e divido o troféu com ele, como sempre fazemos”, completa.

Vice-campeão jogando em casa, Márcio permanece sem vencer a etapa cearense do Circuito Banco do Brasil. Seu parceiro Fernandão, no entanto, comemorou mais um bom resultado na cidade onde mora há 10 anos. Foi em Fortaleza, em 2008, que o capixaba conquistou seu único título na competição. Em 2012, ele ficou em terceiro lugar na etapa cearense.

“É uma emoção muito grande voltar ao pódio em Fortaleza. Me sinto em casa aqui e isso ajuda muito. Passei por um momento difícil, com uma lesão no joelho, mas já estou totalmente recuperado e pronto para lutar por bons resultados e uma vaga na seleção brasileira”, diz o capixaba, de 2,10m.

Na disputa de terceiro lugar, os medalhistas olímpicos Alison e Emanuel garantiram presença no pódio derrotando, de virada, Ricardo e Pedro Cunha por 2 sets a 1, parciais de 19/21, 21/15 e 15/10.

A oitava etapa do Circuito Banco do Brasil 2012/2013 será disputada em João Pessoa (PB), única cidade do país a integrar o calendário da competição em todas as suas temporadas. O torneio na capital paraibana será disputado entre os dias 22 e 24 de fevereiro.

GALERIA DE FOTOS

Juliana e Maria Elisa brilham na estreia e vencem no Ceará

Circuito BB: Pódio Feminino de Fortaleza
A cearense Juliana e a pernambucana Maria Elisa justificaram as expectativas sobre a formação da nova dupla e logo no primeiro torneio juntas conquistaram, neste DOMINGO (20.01), o título da etapa cearense do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013. Na decisão na arena montada no Aterro da Iracema, em Fortaleza (CE), as atletas olímpicas derrotaram as estreantes em decisões, Ângela e Neide (DF/AL), por 2 sets a 0 (21/19 e 21/13), vencendo a sétima etapa da temporada. Lili e Rebecca (ES/CE) ficaram em terceiro lugar.

Rivais no último ciclo olímpico, Juliana e Maria Elisa firmaram parceria no final de 2012. Depois de apenas dez dias de treinamento, a dupla iniciou sua história com pé direito, conquistando seu primeiro título. Recomeçando depois de uma parceria histórica com Larissa, Juliana celebrou o bom início, mas lembrou que a estrada à frente da dupla é longa.

“Jogamos muito unidas, com uma sempre ajudando a outra. Isso foi uma grande força nossa nesta etapa. É muito bom começar uma nova história vencendo, mas sabemos que ainda temos muito que trabalhar e melhorar o time. Quero jogar e ser feliz com a Maria, sem comparação com a parceria anterior. Sempre que jogo aqui em Fortaleza dou meu sangue para retribuir o carinho dos cearenses, que me acolheram tão bem”, afirma a medalhista olímpica.

Para Maria Elisa, a motivação e a força de vontade da dupla foram fundamentais para superar o pouco entrosamento.


Na disputa de terceiro lugar, Lili e Rebecca derrotaram Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) por 2 sets a 0 (23/21 e 21/19). A partida envolveu as duas principais candidatas ao título do Circuito Banco do Brasil 2012/2013. Após a etapa cearense, Lili e Rebecca lideram com 2.200 pontos. Ágatha e Bárbara têm 1.960. A liderança ainda é de Juliana e Larissa (CE/PA), que totalizaram 2.320 pontos nos seis primeiros torneios, mas, como não jogarão mais juntas, provavelmente serão ultrapassadas.

“Não conseguimos jogar bem na semifinal, mas tivemos a cabeça boa para voltar firme para a disputa de terceiro lugar. Pela situação da competição, era uma final para nós e conseguimos nos sair bem. É nosso sétimo torneio juntos e fico feliz por coroar nosso trabalho com o quarto pódio. Queremos manter este nível e este padrão de resultados até o fim da temporada”, afirma Lili.

A oitava etapa do Circuito Banco do Brasil 2012/2013 será disputada em João Pessoa (PB), única cidade do país a integrar o calendário da competição em todas as suas temporadas. O torneio na capital paraibana será disputado entre os dias 22 e 24 de fevereiro.

TABELA E RESULTADOS

GALERIA DE FOTOS

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Fábio Luiz e Guto surpreendem na abertura em Fortaleza

Surpresas no recomeço
Jogando juntos pela primeira vez, o medalhista olímpico Fábio Luiz (ES) e o jovem Guto (RJ) foram a sensação do primeiro dia do torneio masculino da etapa cearense do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013. Na arena montada no Aterro da Iracema, em Fortaleza (CE), a dupla superou parcerias favoritas e avançou invicta às quartas de final da sétima etapa da temporada, a primeira de 2013.

Fábio e Guto passaram a treinar juntos há apenas duas semanas. O pouco tempo de convívio não atrapalhou e a união entre o capixaba, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e o carioca, bicampeão brasileiro Sub-21, dominou o Grupo C do torneio cearense.

Na estreia da dupla, Fábio e Guto surpreenderam, superando a dupla olímpica formada por Ricardo e Pedro Cunha (BA/RJ), por 2 a 0 (21/16 e 21/13). No segundo jogo, também com segurança, o capixaba e o carioca passaram por Harley e Benjamin (DF/MS), com parciais de 21/14 e 21/11.

“Conversamos antes da etapa e combinamos que não nos preocuparíamos muito com o resultado, mas sim em acertar o time. Lógico que queremos chegar o mais longe possível, mas não estamos nos cobrando e isso pode ter nos ajudado. Ganhamos de duas duplas fortíssimas, com atletas bastante experientes. Foi a primeira vez que venci o Ricardo. Tenho aprendido muito com o Fábio. Escuto tudo que ele fala e tento absorver o máximo para aproveitar toda a vivência dele”, comenta Guto, de 19 anos.

Primeiros colocados na chave C, Fábio e Guto enfrentarão novamente Ricardo e Pedro Cunha nas quartas de final, que terão início às 9h deste SÁBADO (19.01). Os outros três confrontos serão Rodrigo Saunders/Luciano (CE/ES) x Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/Emanuel (ES/PR) x Thiago/Álvaro Filho (SC/PB) e Márcio/Fernandão (CE/ES) x Bruno/Hevaldo (AM/CE).

No mesmo dia, as partir das 16h50, terão início as semifinais. A definição das duplas campeãs acontecerá na manhã de DOMINGO (20.01). As semifinais e as finais serão transmitidas ao vivo pelo canal SporTV.

Todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Rodrigo e Luciano quebram invencibilidade de Pedro e Bruno

Na chave A, a principal surpresa foi o fim da invencibilidade de Pedro Solberg e Bruno Schmidt. Líderes da classificação, eles estavam invictos há 16 partidas na temporada antes de serem superados por Rodrigo Saunders e Luciano (CE/ES) por 2 sets a 1 (34/32, 19/21 e 12/15).

Ao fim da partida, o cearense Rodrigo revelou que o nascimento da filha Nicole, há 15 dias, foi uma grande motivação para a vitória.

“Desde que ela a Nicole nasceu, tudo que faço é pensando nela. Foi por ela que me superei e a quem dedico esta vitória. Pedro e Bruno têm um jogo muito redondo e é difícil enfrentá-los. Conseguimos sacar bem e tivemos uma grande regularidade na virada de bola”, comenta Rodrigo.

Harley alcança milésima vitória, mas é eliminado

A etapa cearense foi alegria e tristeza para o brasiliense Harley. Depois de conquistar a milésima vitória de sua carreira na estreia, juntando-se a Adriana Behar (RJ), Shelda (CE), Sandra Pires (RJ), Juliana (CE), Larissa (PA), Franco (CE), Roberto Lopes (CE), Ricardo (BA), Emanuel (PR), Márcio (CE) e seu parceiro Benjamin (MS), ele acabou eliminado da competição.

A marca foi conquistada na estreia da dupla em 2013, na primeira rodada da etapa cearense, quando os veteranos superaram Lipe e Juca (CE/BA) por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/15.

“Estou muito feliz por ter chegado a esta marca e por ter entrado em um grupo seleto do vôlei de praia brasileiro. Começar o ao com uma vitória tão importante é muito bom. Além disso, ficou satisfeito que o Benjamin tenha participado deste momento. Ele é um dos grandes companheiros que tive na minha carreira. Espero que seja a primeira vitória de um ano de conquistas. Ainda tenho vontade de correr atrás de muitas vitórias na minha carreira”, comenta o brasiliense.

Depois da vitória histórica, Harley e Benjamin perderam para Fábio e Guto na segunda rodada. Na repescagem, em jogo de vida ou morte, os veteranos perderam para Thiago/Álvaro Filho (SC/PB) por 2 a 0 (18/21 e 17/21) e deram adeus às disputas no Aterro da Iracema.

TABELA E RESULTADOS
GALERIA DE FOTOS

Cearenses estreiam parcerias com vitórias em Fortaleza

Circuito BB: Estreias vitoriosas
O dia foi de estreias em Fortaleza (CE), na abertura da sétima etapa do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013. Duas das parcerias que dividiram o mesmo lado da rede pela primeira vez nesta SEXTA-FEIRA (18.01), Juliana/Maria Elisa (CE/PE) e Taiana/Talita (CE/AL) iniciaram com vitória a história dos novos times, na arena montada no Aterro da Iracema, em Fortaleza (CE). O torneio prossegue neste SÁBADO (19.01), a partir das 9h, com as quartas de final.

No mesmo dia, as partir das 16h50, terão início as semifinais. A definição das duplas campeãs acontecerá na manhã de DOMINGO (20.01). As semifinais e as finais serão transmitidas ao vivo pelo canal SporTV.

Todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

No Grupo A, as atenções estavam voltadas para a estreia de Juliana e Maria Elisa. Rivais no último ciclo olímpico, a cearense e a pernambucana uniram forças pela primeira vez na vitória por 2 sets a 0 (23/21 e 21/12) sobre as também estreantes Elize Maia e Fernanda Berti (ES/RJ).


Na segunda rodada da chave, a dupla derrotou Ângela e Neide (DF/AL) por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/13, e garantiu a primeira colocação do grupo.

Na chave C, as estreantes foram Talita e Taiana. No primeiro jogo juntas, a alagoana e a cearense passaram por Chell e Izabel (DF/PA), vencendo por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 24/22.


Na segunda rodada, Talita e Taiana voltaram a vencer. Também em dois sets, com duplo 21/19, elas superaram as cariocas Val e Thais.

Além de Juliana/Maria Elisa e Taiana/Talita, outros seis times avançaram às quartas de final. Os duelos serão os seguintes: Juliana/Maria Elisa x Karin/Pri Lima (SUE/RJ), Lili/Rebecca (ES/CE) x Izabel/Chell (PA/DF), Maria Clara/Carolina (RJ) x Ângela/Neide (DF/AL) e Talita/Taiana x Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ).

TABELA E RESULTADOS
GALERIA DE FOTOS

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Pedro e Bruno querem manter boa fase após virada do ano

Líderes querem seguir com bom ritmo
O início da temporada 2012/2013 do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia foi praticamente perfeito para Pedro Solberg e Bruno Schmidt (RJ/DF). Nas cinco etapas em que jogaram juntos, o carioca e o brasiliense conquistaram quatro títulos e venceram 24 das 25 partidas que disputaram. Após a virada do ano, a dupla inicia a disputa da reta final da competição neste final de semana, na sétima etapa, em Fortaleza (CE), disposta a manter o bom momento.

Invictos há 16 jogos, Pedro e Bruno entram em quadra na arena montada no Aterro da Iracema na SEXTA-FEIRA (18.01), na abertura competição, que se estenderá até DOMINGO (20.01). A entrada é gratuita e as semifinais e finais da etapa cearense serão transmitidas ao vivo pelo canal SporTV.

Depois de ficar fora da primeira etapa do ano, em Cuiabá (MT), a dupla foi campeã em Goiânia (GO), Campinas (SP), Curitiba (PR) e no Rio de Janeiro (RJ) e ficou em terceiro lugar em Belo Horizonte (MG). Com os bons resultados, a parceria assumiu a liderança na classificação, com 1.920 pontos, superando Ricardo e Pedro Cunha (BA/RJ), que têm 1.600.

“Nosso objetivo é manter o ritmo das primeiras etapas da temporada. Temos jogado com alegria, curtindo a nossa parceria e o bom momento da dupla e temos que seguir desta forma. Os resultados nos colocaram em uma boa situação para buscar uma conquista inédita em nossas carreiras, mas não podemos botar uma pressão a mais sobre o nosso time, pois isso só vai atrapalhar”, acredita Bruno Schmidt.

Segundo Bruno, a paralisação de quase 40 dias entre o fim da etapa carioca e o início do torneio cearense não atrapalhará na dupla. O período foi utilizado para recuperar as energias depois de um ano cansativo.

“Já tínhamos nos preparado para essa parada e usamos o tempo livre para descansar. O ano foi bem cansativo para nós, com muitas etapas do Circuito Mundial, e a melhor opção foi renovar as forças para 2013, que será um ano muito importante”, aposta o brasiliense.

Pedro e Bruno disputarão o título masculino da etapa cearense com Alison/Emanuel (ES/PR), Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Harley/Benjamin (DF/MS), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Thiago/Álvaro Filho (SC/PB), Oscar/Moisés (RJ/BA), Juca/Lipe (BA/CE), Billy/Ferramenta (ES/RJ), Renatão/Jorge (PB), Fábio Luiz/Guto (ES/RJ), Márcio/Fernandão (CE/ES), Rodrigo Saunders/Luciano (CE/ES), Gilmário/Zé Írio (PB/MS) e Jô/Bernat (PB/RJ).

No feminino, 12 duplas estarão em ação: Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Lili/Rebecca (ES/CE), Talita/Taiana (AL/CE), Vivian/Shaylyn (PA/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Maria Clara/Carolina (RJ), Val/Thais (RJ), Chell/Izabel (DF/PA), Elize Maia/Fernanda Berti (ES/RJ), Karin/Pri Lima (SUE/RJ) e Raquel/Josi (RJ/SC).

Na sexta, os jogos, válidos pela primeira fase, acontecerão entre as 9h e as 18h. As oito melhores duplas em cada naipe avançarão para as quartas de final, que acontecerão na manhã de SÁBADO (19.01). No mesmo dia, as partir das 16h50, terão início as semifinais. A definição das duplas campeãs acontecerá na manhã de domingo.

Nos três dias de disputas, todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Rebecca sonha com primeiro título em casa

Rebecca e Lili vêm de bom resultado
Há pouco menos de um ano, quando ainda era considerada uma promessa, a cearense Rebecca chegou a uma semifinal no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia pela primeira vez na etapa de Fortaleza (CE). Neste final de semana, já como realidade e vice-líder do ranking nacional, a atleta de 19 anos volta a jogar em casa na sétima etapa da temporada 2012/2013 e, ao lado da parceira Lili (ES), luta para vencer pela primeira vez na capital cearense.

A etapa cearense do Circuito Banco do Brasil 2012/2013 será disputada entre SEXTA-FEIRA (18.01) e DOMINGO (20.01), na arena montada no Aterro da Iracema, em Fortaleza. A entrada é gratuita nos três dias de competição. As semifinais e finais terão transmissão ao vivo do canal SporTV.

Nos três dias de disputas, todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Em abril de 2012, quando ainda jogava com a alagoana Neide, Rebecca ficou em quarto lugar na etapa cearense. Agora ao lado de Lili, a vice-campeã mundial Sub-21 valoriza a nova oportunidade de jogar em casa e mira objetivos maiores.

“Terminamos o ano muito bem e poder iniciar 2013 jogando em casa é uma motivação muito grande para nós. A torcida estará toda conosco e, pelos nossos últimos resultados, eles estão esperando mais um título. Sabemos que a nossa responsabilidade aumentou após as últimas etapas, mas temos consciência de que com isso precisamos de mais concentração também. Eu não parei de treinar nesse final de ano e os últimos treinos foram muito bons. Isso nos dá confiança para acreditar em um bom resultado”, comenta.

Uma boa colocação na etapa cearense aproximará a dupla de sua principal meta: o título do Circuito Banco do Brasil 2012/2013. Com 1.880 pontos acumulados nas seis primeiras etapas, Lili e Rebecca só estão atrás de Juliana e Larissa (CE/PA), que têm 2.320, mas não jogarão mais juntas.

“Chegamos até aqui pensando passo a passo, tendo a evolução da dupla como o objetivo principal e não vamos modificar nossa postura agora. É uma etapa importante, por ser na cidade onde moramos, e vamos dar o nosso melhor, como sempre temos feito. O fundamenta é que a gente consiga colocar dentro de quadra o que temos feito nos treinos porque, desta forma, as chances de o final da temporada ser de alegria para nós aumentam. Estamos pensando só nosso desempenho, independente da pontuação ou das outras duplas”, acrescenta Lili.

Além de Rebecca/Lili, também participarão da etapa cearense as duplas Juliana/Maria Elisa (CE/PE), Talita/Taiana (AL/CE), Vivian/Shaylyn (PA/CE), Ângela/Neide (DF/AL), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Maria Clara/Carolina (RJ), Val/Thais (RJ), Chell/Izabel (DF/PA), Elize Maia/Fernanda Berti (ES/RJ), Karin/Pri Lima (SUE/RJ) e Raquel/Josi (RJ/SC).

No masculino, são 16 duplas confirmadas: Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/Emanuel (ES/PR), Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Harley/Benjamin (DF/MS), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Thiago/Álvaro Filho (SC/PB), Oscar/Moisés (RJ/BA), Beto Pitta/Lipe (RJ/CE), Billy/Ferramenta (ES/RJ), Renatão/Jorge (PB), Fábio Luiz/Guto (ES/RJ), Márcio/Fernandão (CE/ES), Rodrigo Saunders/Luciano (CE/ES), Gilmário/Zé Írio (PB/MS) e Jô/Bernat (PB/RJ).

Na sexta, os jogos, válidos pela primeira fase, acontecerão entre as 9h e as 18h. As oito melhores duplas em cada naipe avançarão para as quartas de final, que acontecerão na manhã de SÁBADO (19.01). No mesmo dia, as partir das 16h50, terão início as semifinais. A definição das duplas campeãs acontecerá na manhã de domingo.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

CIRCUITO BANCO DO BRASIL: Fortaleza abre a reta final da temporada 2012/2013

Emanuel é pentacampeão nas areias cearenses
Depois de pouco mais de um mês de interrupção, o Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012/2013 volta com força total neste final de semana. Entre SEXTA-FEIRA (18.01) e DOMINGO (20.01), o Aterro da Iracema, em Fortaleza (CE), receberá a sétima etapa da temporada, que foi iniciada em setembro. A primeira etapa do ano da principal competição do país tem entrada gratuita ao público.

Ao todo, 28 parcerias disputarão a etapa cearense. São 16 duplas masculinas e 12 times femininos. Na sexta, os jogos, válidos pela primeira fase, acontecerão entre as 9h e as 18h. As oito melhores duplas em cada naipe avançarão para as quartas de final, que acontecerão na manhã de SÁBADO (19.01).

No mesmo dia, as partir das 16h50, terão início as semifinais, que serão transmitidas ao vivo pelo canal Sportv. A definição das duplas campeãs acontecerá na manhã de domingo e os jogos decisivos também terão transmissão da emissora.

Nos três dias de disputas, todos os jogos realizados na quadra central da arena serão transmitidos ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol - http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/aovivo.asp . Usuários de Iphones, Ipads e Ipods poderão acompanhar a competição através do aplicativo da CBV, disponível para download no link http://www.cbv.com.br/v1/cbbvp/app.asp

Após a realização das seis primeiras etapas, Pedro Solberg e Bruno Schmidt (RJ/DF) lideram a corrida pelo título masculino da temporada. A dupla soma 1.920 pontos e tem vantagem sobre Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ), que acumula 1.640, e Bruno/Hevaldo (AM/CE), que totaliza 1.600.

No feminino, as líderes são Juliana e Larissa (CE/PA), que encerraram a parceria em dezembro, com 2.320 pontos na temporada. As principais candidatas a assumir a liderança com o fim da dupla medalhista olímpica são Lili e Rebecca (ES/CE), que têm 1.880 pontos. Talita e Maria Elisa (AL/PE), que também se separaram, somam 1.760 pontos e Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) acumulam 1.680.

Fortaleza recebe o Circuito Banco do Brasil pela 20ª vez
Um dos principais centros do vôlei de praia nacional, Fortaleza receberá o Circuito Banco do Brasil pela 20ª vez neste final de semana. A capital cearense foi sede da competição entre 1991 e 1996, de 1998 a 2006, e vem recebendo os torneios desde 2008.

Donos da casa, os cearenses Franco e Roberto Lopes são recordistas de conquistas ao lado da paraense Larissa e do campeão olímpico Emanuel, com cinco títulos. Os cearenses subiram juntos ao lugar mais alto do pódio nas temporadas 1991, 1992, 1995, 1999 e 2001, enquanto a medalhista olímpica foi campeã em 2005, 2006, 2008, 2010 e 2012. Emanuel venceu em 2002, 2003, 2006, 2010 e 2012.

Campeão em 2002, 2003, 2006 e 2011, Ricardo é tetracampeão da etapa cearense, assim como as campeãs olímpicas Jacqueline (RJ), que levou a melhor em 1995, 1996, 1998 e 1999, e Sandra (RJ), que venceu em 1995, 1996, 1998 e 2002. Juliana (CE), campeã em 2005, 2006, 2010 e 2012, completa a lista de tetracampeões.

TODOS OS CAMPEÕES DA ETAPA CEARENSE1991 – Fortaleza - Franco/Roberto Lopes (CE)
1992 – Fortaleza - Franco/Roberto Lopes (CE)
1993 – Fortaleza - Moreira/Garrido (PE)
1994 – Fortaleza - Karina/Renata (RJ) e Zé Marco/Paulo Emílio (PB/BA)
1995 – Fortaleza - Jacqueline/Sandra (RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
1996 – Fortaleza -Jacqueline/Sandra (RJ) e Guilherme/Pará (RJ)
1998 - Fortaleza - Jacqueline/Sandra (RJ) e Guilherme/Pará (RJ)
1999 – Fortaleza - Jacqueline/Ana Paula (RJ/MG) e Franco/Roberto Lopes (CE)
2000 – Fortaleza - Shelda/Adriana Behar (CE/RJ) e Paulo Emílio/Garrido (BA/PE)
2001 – Fortaleza - Ana Paula/Adriana (MG/RJ) e Franco/Roberto Lopes (CE)
2002 – Fortaleza - Sandra/Leila (RJ/DF) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2003 – Fortaleza - Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2005 – Fortaleza - Juliana/Larissa (CE/PA) e Juca/Pedro Grael (BA/RJ)
2006 – Fortaleza - Juliana/Larissa (CE/PA) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2008 – Fortaleza – Vivian/Larissa (PA) e André/Magalhães (AM/ES)
2009 – Fortaleza – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Alison/Harley (ES/DF)
2010 - Fortaleza – Juliana/Larissa (CE/PA) e Alison/Emanuel (ES/PR)
2011 – Fortaleza – Talita/Maria Elisa (AL/PE) e Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ)
2012 – Fortaleza – Juliana/Larissa (CE/PA) e Alison/Emanuel (ES/PR)

domingo, 13 de janeiro de 2013

Karin/Pri Lima e Gilmário/Zé Írio são campeões em Fortaleza

Circuito BB Nacional: Estreantes vencem no Ceará
Duas duplas estreantes ficaram com o título da sétima etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia 2012/2013, encerrada neste DOMINGO (13.01), em Fortaleza (CE). Na arena montada no Centro de Treinamento FCV/Estácio de Sá FIC, Karin/Pri Lima (SUE/RJ) e Gilmário/Zé Írio (PB/MS) venceram a primeira competição do ano.

As duplas campeãs estão classificadas para a etapa cearense do Circuito Banco do Brasil, que será disputada em Fortaleza no próximo final de semana. Vice-campeãs, as parcerias Raquel/Josi (RJ/SC) e Jô/Bernat (PB/RJ) também participarão da sétima etapa da principal competição do país.

Na final feminina, Karin e Pri Lima derrotaram as também estreantes Raquel e Josi por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/18. Naiana e Aline (CE/BA) ficaram em terceiro lugar depois de superarem Luciana e Júlia Schmidt (CE/ES) em três sets, com parciais de 22/20, 16/21 e 15/13.

Na decisão masculina, Gilmário e Zé Írio bateram Jô e Bernat, também juntos pela primeira vez, em dois sets. Também por 2 a 0, o cearense João Paulo e o brasiliense Léo Vieira passaram pelos veteranos Juca e Luizão (BA/AM) para ficar com o terceiro lugar.
 
A oitava etapa do Circuito Banco do Brasil Nacional será disputada em João Pessoa (PB), entre os dias 15 e 17 de fevereiro. A competição é classificatória para a etapa paraibana do Circuito Banco do Brasil.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Naiana e Aline chegam a semifinal em Fortaleza

Circuito Nacional: Semifinal definida
Com três atletas da casa ainda na disputa, a etapa cearense do Circuito Banco do Brasil Nacional Vôlei de Praia 2012/2013 terá sua definição neste DOMINGO (13.01). Neste SÁBADO (12.01), foi disputada a primeira fase do torneio principal na arena montada no Centro de Treinamento FCV/Estácio FIC, em Fortaleza (CE), que apontou as duplas semifinalistas da sétima etapa da temporada. Os campeões e vices em cada naipe garantirão presença na etapa cearense do Circuito Banco do Brasil, que acontecerá no próximo final de semana, no Aterro da Iracema.

No torneio feminino, a dupla formada de última hora a cearense Naiana e a baiana Aline chegam a semifinal após vencer nas quartas Luiza Amélia/Rafaela (CE/PA), pelo placar de 2 sets a 0,  parciais de 21/17 e 21/15. Naiana e Aline enfrentarão Karin/Pri Lima (SUE/RJ), que derrotou Sandressa/Rosimeire Lima (AL) por 2 sets a 0 (21/11 e 23/21) nas quartas.

" A nossa estreia foi bacana porque começar vencendo é sempre muito bom, tivemos bastante paciência e concentração durante todos os jogos. Naiana está jogando em casa diante da amigos e parentes é sempre mais motivante e de bastante responsabilidade. Estamos confiante para fazer um bom jogo amanhã", comenta a baiana Aline.

A outra semifinal ficou com Luciana e Júlia Schmidt (CE/ES), que garantiram a classificação ganhando de Thati e Erica Freitas (PB/MG) por 2 a 0 (21/14 e 21/17), terão pela frente Raquel e Josi (RJ/SC), que eliminaram as jovens Drussyla e Duda (RJ/SE), vencendo por duplo 21/17. A final e a disputa de terceiro lugar tem início previsto para as 10h140.
 
No masculino, Gilmário e Zé Irio (PB/MS), que vieram do qualifying, derrotaram Márcio Gaudie e Edson Filipe (RJ/ES) por 2 sets a 0 (21/16 e 21/15) para chegar a semifinal. As 9h50, a dupla jogará contra João Paulo e Léo Vieira (CE/DF), que passaram por Bernardo Lima e Ramon (CE/RJ) em três sets (21/18, 16/21 e 15/13).

Na outra semifinal, medirão forças os veteranos Juca e Luizão (BA/AM), que superaram Tocantins e Bob Filho (TO/DF) no tie break (14/21, 21/16 e 15/10), e a dupla Jo/Bernat (PB/RJ), que ganhou de Ícaro e Aranha (PB/RJ) por 2 a 0 (21/15 e 21/16) nas quartas. As partidas decisivas começarão a partir das 11h30.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Gilmário e Zé Írio avançam para o torneio principal

Gilmário classificou-se ao lado de Zé Írio
No primeiro dia de jogos do vôlei de praia brasileiro em 2013, oito duplas garantiram classificação à fase principal da etapa cearense do Circuito Banco do Brasil Nacional 2012/2013, disputada no Centro de Treinamento FCV/Estácio FIC, em Fortaleza (CE), nesta SEXTA-FEIRA (11.01). A competição, que classificará os dois primeiros colocados em cada naipe à etapa cearense do Circuito Banco do Brasil, prossegue na manhã deste SÁBADO (12.01) e será finalizada no DOMINGO (13.01).

No qualifying masculino, as quatro parcerias que avançaram da etapa preliminar, que contou com oito duplas, foram Gilmário/Zé Írio (PB/MS), Bernardo Lima/Ramon (CE/RJ), Tocantins/Bob Filho (TO/DF) e Josias/Klaus (PB).

As duplas classificadas se juntarão a Ícaro/Aranha (PB/SP), Edson Filipe/Márcio Gaudie (ES/RJ), Bernat/Jô (RJ/PB), Juca/Luizão (BA/AM), Léo Vieira/João Paulo (DF/CE), Marcos Cabral/Léo (RJ), Rhuan/Carlos Luciano (RJ) e Rodrigão/Carlão (SP).

No feminino, foram nove duplas em ação. Ao fim dos confrontos, melhor para Mayana/Fabíola (TO/DF), Semírames/Camila (ES/RJ), Luiza Amélia/Rafaela (CE/PA) e Sandressa/Rosimeire Lima (AL), que foram as duplas classificadas.

As oito duplas pré-classificadas para a fase principal são Karin/Pri Lima (SUE/RJ), Raquel/Josi (RJ/SC), Júlia Schmidt/Luciana (ES/CE), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Pauline/Michelle Carvalho (RJ), Naiana/Aline (CE/BA), Bruna/Natasha Valente (PB/RJ) e Drussyla/Duda (RJ/SE).

No torneio principal, as 12 duplas em cada naipe serão divididas em quatro chaves. Após as três rodadas da primeira fase, avançarão às quartas de final as duas melhores parcerias de cada grupo.

TABELAS

CIRCUITO BANCO DO BRASIL NACIONAL: Raquel volta às areias na etapa cearense

Circuito BB Nacional: Qualifying em Fortaleza
Após um breve retorno às quadras, a medalhista olímpica Raquel (RJ) está de volta às areias. Neste final de semana, a atleta de 33 anos sela seu retorno ao vôlei de praia na etapa cearense do Circuito Banco do Brasil Nacional, a sétima da temporada e primeira do ano de 2013. A competição será disputada no Centro de Treinamento FCV/Estácio FIC, na Rua Eliseu Uchoa Becco, 600, em Fortaleza (CE), entre SEXTA-FEIRA (11.01) e DOMINGO (13.01). A entrada é gratuita ao público.

Em agosto de 2012, após quatro anos nas areias, Raquel recebeu uma proposta do voleibol turco e decidiu voltar às quadras. Após passar por problemas financeiros, o Sariyer Belediyesi não honrou seus compromissos com a brasileira, que voltou ao país e retomou sua carreira nas areias.

Na reestreia, Raquel terá a seu lado a catarinense Josi. A dupla iniciará as disputas da etapa cearense já na fase principal, no SÁBADO (12.01). As duas melhores duplas de cada naipe garantem vaga na etapa cearense do Circuito Banco do Brasil, que acontecerá na próxima semana, no Aterro da Iracema.

“Depois desta experiência infeliz no retorno à quadra, quero permanecer na areia até o fim da minha carreira”, diz Raquel. “Estou retomando o trabalho de onde parei, agora com uma nova parceira e um novo trabalho”, diz a medalhista olímpica, que receita paciência no começo da nova parceria.

“Ainda estamos nos conhecendo dentro da quadra. Começamos a treinar em Fortaleza há uma semana e sabemos que é pouco tempo para acertarmos a dupla, então temos que ter paciência e confiança no trabalho. O tempo é curto, mas espero que o fato de termos nos preparado aqui em Fortaleza possa nos ajudar”, acrescenta a medalhista.

Além de Raquel e Josi, também estão garantidas na fase principal da etapa cearense as duplas Karin/Pri Lima (SUE/RJ), Júlia Schmidt/Luciana (ES/CE), Thati/Érica Freitas (PB/MG), Pauline/Michelle Carvalho (RJ), Naiana/Aline (CE/BA), Bruna/Natasha Valente (PB/RJ) e Drussyla/Duda (RJ/SE).

O torneio terá início na sexta, às 9h, com o qualifying, que definirá os últimos quatro classificados em cada naipe à fase principal. No feminino, são nove duplas na disputa: Mayana/Fabíola (TO/DF), Semírames/Camila (ES/RJ), Rafaela/Luiza Amélia (PA/CE), Fabrine/Evelyn (BA/DF), Sandressa/Rosimeire Lima (AL), Carolina Horta/Karine (CE), Rebeka/Rafinha Correia (PE), Iza/Rany (PI) e Adriana Fahena/Carla (CE).

No masculino, 12 times disputarão as quatro vagas: Rhuan Ferramenta/Carlos Luciano (RJ), Gilmário/Zé Írio (PB/MS), Bernardo Lima/Ramon (CE/RJ), Tocantins/Bob Filho (TO/DF), Lobeira/Paulo Amado (DF), Josias/Klaus (PB), Thiago Trajano/Fabiano (PE), Márcio Bonfim/Rogério Olinger (AM), Léo Santos/Tiago (DF), Cubano/Luan (RN), Léo Morais/Rico (PB) e Fábio/Jefferson (CE).

As oito equipes pré-classificadas para o torneio principal do masculino são Rodrigo Saunders/Luciano (CE/ES), Ícaro/Aranha (PB/SP), Edson Filipe/Márcio Gaudie (ES/RJ), Bernat/Jô (RJ/PB), Juca/Luizão (BA/AM), Léo Vieira/João Paulo (DF/CE), Bernardo/Léo (RJ) e Rodrigão/Carlão (SP).

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Brasilienses disputam vaga para Open de Vôlei de Praia

Jeferson e Leonardo em busca da vaga no brasileiro
Uma das primeiras modalidades a retomar o calendário esportivo, o vôlei de praia já tem competições importantes agendadas para este e para o próximo fim de semana. É a 7ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, que será disputada em Fortaleza, a partir de sexta-feira (11).

O Distrito Federal tem dois representantes nos jogos, Leonardo Gomes, 21 anos, e Jeferson de Paula Dias Filho, 28, que têm missões difíceis pela frente. Eles pretendem aproveitar as partidas para melhorar a pontuação no ranking e conquistar a classificação para o Circuito Open Banco do Brasil de Vôlei de Praia, principal campeonato do esporte no país.

Como a edição cearense é a sétima de 10 etapas, o circuito entra agora em uma fase de definição do ranking nacional. “Se fizermos boa pontuação agora, descartamos os pontos negativos que tivemos no início da competição e nos tornamos cabeça de chave”, explica Leonardo. Como líderes do grupo, os dois têm a chance de enfrentar duplas mais “fáceis” nas etapas seguintes e, consequentemente, vencer.

Os dez primeiros colocados neste fim de semana garantem vaga para a seletiva do Open, marcada para 18,19 e 20 de janeiro, também em Fortaleza. De lá, duas duplas se classificam automaticamente para o torneio. As demais ainda terão as etapas de João Pessoa, Maceió e Brasília para tentar a repescagem.

Reconhecimento

O bom desempenho de Leonardo e Bob Filho, como é conhecido Jefferson, já tem rendido o reconhecimento dos adversários. “ A gente foi crescendo ao longo das etapas e hoje somos vistos como jogadores fortes”, diz Bob. Tanto que já são chamados de “jogadores chatos”, segundo Leonardo. “ O pessoal está respeitando mais a gente, já somos vistos como adversários que dão um trabalhinho em quadra”, festeja.

*Correio Braziliense

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sasha vai jogar na Seleção Brasileira de Vôlei de Praia

Sasha treina com amigas. (Foto: Wallace Barbosa / Agnews)
A filha da apresentadora Xuxa com o ator e empresário Luciano Szafir, Sasha Meneghel Szafir, resolveu trilhar um caminho diferente do dos pais. A jogadora mirim de vôlei de quadra  do Flamengo se destacou e foi uma das  11 atletas selecionadas para realizarem, entre os dias 14 e 19 de janeiro, treinamentos no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, pela seleção brasileira de vôlei de praia. Sasha faá parte do time feminino sub-19 da modalidade.

Apesar de ser levantadora da equipe de quadra do Flamendo, sempre que pode a filha de Xuxa vai à praia treinar na areia.  Nos últimos anos, Sasha viajou pelo país disputando diversas competições com o Flamengo. Seus pais, Xuxa e Luciano Szafir, costumam prestigiá-la em algumas das partidas.

No ano passado, Sasha fez parte da seleção carioca mirim de vôlei de quadra, que ganhou o título da Copa do Brasil.

*Diario SP Online

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Atleta de vôlei de praia muda de vida em busca de um sonho: a Olimpíada do Rio, em 2016

O jogador de vôlei de praia Jefferson Pereira vive uma experiência diferente, ele está jogando torneios internacionais pelo Qatar porque é mais fácil se classificar para a Olimpíada

O jogador de vôlei de praia Jefferson Pereira vive uma experiência diferente. Carioca de 23 anos, ele está jogando torneios internacionais pelo Qatar, um país muçulmano, porque assim enxerga maiores possibilidades de participar dos jogos Olímpicos de 2016. O atleta até conquistou bons resultados no Brasil, como o segundo lugar da etapa de Aracaju do Circuito Brasileiro de 2011, mas sabia que a concorrência interna era muito forte.

"O que me motivou a vir morar aqui (no Qatar) foi o fato de eu poder jogar o Circuito Mundial, e tentar uma vaga nos Jogos Olímpicos. Em relação a dinheiro, aqui recebemos por mês e dá para ter uma vida mais estável do que estava tendo no Brasil", contou Jefferson.

Após um ano de negociações, ele e seu parceiro Tiago de Jesus se mudaram para Doha no dia cinco de agosto de 2012, onde começaram a viver o que pode ser chamado de uma grande aventura. Os brasileiros passaram a ter uma nova rotina e a conviver com hábitos e cultura completamente diferentes. Eles treinam todos os dias, menos na sexta-feira, um dia sagrado para os seguidores do islamismo, quando as lojas fecham para que todos possam rezar.
Jefferson passeando pela nova cidade, Doha

"Foi e está sendo difícil acostumar com tudo, quando cheguei eu lembro que fiquei dois meses só treinando, sem ver nenhuma mulher. Encontrar mulheres aqui depois de certa hora pode dar até cadeia. É difícil acostumar com o ritmo de vida deles e costumes diferentes, mas a cidade tem alguns brasileiros que vão te dando as dicas e assim vamos vivendo", explicou Jefferson.

As mudanças foram muitas. A língua é completamente diferente. Os atletas têm que morar no país e só são liberados para visitar o Brasil por dois meses a cada ano. Jefferson confessa que sente falta de casa, mas que a luta por um sonho faz todas as dificuldades valerem a pena.

"É uma 'mega' experiência viver fora do Brasil, aprender outros idiomas e culturas diferentes. Tenho que me virar pra fazer tudo falando inglês ou árabe às vezes. Sinto que evolui bastante aqui como homem", revelou o atleta.

Mais Brasil mundo à fora...

Outra dupla brasileira já representou outro país em uma Olimpíada. Renatão e Jorge conquistaram o quarto lugar em Pequim, jogando pela Geórgia.

Agora, entre as metas para 2013 de Jefferson e Tiago estão: ganhar um torneio asiático, conquistar a vaga para o Circuito Mundial pelo qualyfying (torneio classificatório) e chegar cada vez mais perto da sonhada vaga para o Rio 2016.