segunda-feira, 30 de abril de 2012

Maria Clara e Raquel superam o country-cota em Xangai

Raquel e Maria Clara comemoram a vitória
Uma partida pelo country-cota brasileiro abriu, nesta SEGUNDA-FEIRA (30.04), o primeiro Grand Slam do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012. Nas areias de Xangai, na China, Maria Clara e Raquel superaram a concorrência de Ângela e Lili e conquistaram a classificação ao qualifying da terceira etapa da competição internacional.

Maria Clara e Raquel venceram por 2 sets a 0, em um duplo 21/17, em 44 minutos de partida, e voltarão à quadra na madrugada desta TERÇA-FEIRA (01.05) para tentar a classificação à fase principal do primeiro Grand Slam da temporada. No qualifying, as brasileiras enfrentarão a concorrência de 35 duplas de outros países na disputa pelas últimas oito vagas em jogo.

Pré-classificadas para a disputa da fase principal, Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Taiana/Vivian entram em quadra a partir de QUARTA-FEIRA (02.05).

Country-cota masculino reúne quatro duplas

O torneio masculino em Xangai começará nesta terça e, assim como no feminino, o country-cota brasileiro iniciará as disputas. Serão quatro duplas disputando uma vaga no qualifying: Benjamin/Bruno Schmidt, Harley/Evandro, Thiago/Ferramenta e Moisés/Vitor Felipe.

A disputa do country-cota em Xangai é uma novidade para Harley. O canhoto venceu a etapa chinesa realizada na cidade quatro vezes consecutivas, entre 2007 e 2010.

“Este ano a etapa de Xangai será bem diferente para mim. Depois de quatro títulos, terei que começar pelo country-cota. É diferente, mas o esporte é assim. Essa mudança não diminuiu a minha empolgação. Vou dar o meu melhor, como sempre, e lutar muito para vencer mais uma vez”, comenta.

Três duplas masculinas do Brasil já tem presença garantida na fase principal do Grand Slam chinês, que terá início na QUINTA-FEIRA (03.05): Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha e Márcio/Pedro Solberg.

Tabela e Resultados

Ricardo e Pedro Cunha vencem etapa do mundial da Polônia

Circuito Mundial: Terceiro título da dupla
O Circuito Mundial de Vôlei de Praia etapa de Myslowice, na Polônia, conheceu hoje os seus campeões, Ricardo e Pedro Cunha,  decidiram o título da segunda etapa do mundial contra os compatriotas, Márcio e Pedro Solberg. Esse foi o terceiro título da dupla em sete etapas disputadas, o que demostra a força da dupla que luta por uma das duas vagas para os jogos olimpicos de Londres.

Para chegar à decisão, Ricardo e Pedro Cunha venceram na semifinal os italianos Lupo e Nicolai, por 2 sets a 1, parcias de (21-16, 20-22, 19-17).

"O jogo foi mais difícil do que nos pensamos. Achávamos que os italianos pudessem estar cansados, pois já tinham feito dois jogos antes, mas isso não aconteceu. Apesar de ser a primeira semifinal, eles não sentiram a pressão", comenta Cunha.

Na grande final, Ricardo e Pedro Cunha superaram os brasileiros Márcio e Pedro Solberg, por 2 sets a 1. Como havia sido na semifinal contra o italianos Nicolai e Lupo, Ricardo e Pedro Cunha tiveram novamente que ir até o tie-break para conquistar a vitória, que veio em uma partida de 53 minutos.

No primeiro set, vitória larga por 21 a 8. A diferença de 13 pontos deu a falsa impressão de que a vitória viria com um fácil 2 sets a 0. Mas Márcio e Pedro Solberg engrossaram o jogo e venceram o segundo set por apertados 21 a 19 e levaram a decisão para o último e decisivo set. E no set que decidiria quem ficaria com o ouro nas areias de Myslowice, placar também apertado: 15 a 13.

Este foi o primeiro título de Ricardo/Pedro Cunha na temporada. Na disputa pelo terceiro lugar, melhor para o espanhois Herrera e Gavira, que venceram os italianos Nicolai e Lupo por 2 sets a 0, parciais de 21 a 16 e 21 a 11.

A decisão da etapa polonesa do Circuito Mundial marcou o quarto encontro entre as duplas brasileiras na temporada 2012. Ricardo e Pedro Cunha venceram três dos quatro confrontos, um deles na última semana, durante a etapa de Brasília (DF), que abriu a temporada internacional.

Tabela e Resultados

Foto: FIVB

domingo, 29 de abril de 2012

Sandressa/Juliana Simões e Marcus/Guto vencem em Maringá

Circuito Sub-21: Campeãs da terceira etapa
No masculino, os irmãos Marcus e Guto (RJ) continuam soberanos. No feminino, Sandressa e Juliana Simões (AL/PR) vencem pela primeira vez. Foi este o desfecho da terceira etapa do Circuito Sub-21 Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012, encerrada neste DOMINGO (29.04) na Vila Olímpica de Maringá (PR). 

No torneio masculino, Marcus e Guto reforçaram o domínio da dupla na categoria. Atuais campeões do Circuito Sub-21 Banco do Brasil, os filhos do ex-jogador Big chegaram ao topo do pódio pela primeira vez na temporada na cidade paranaense.

Depois de vencerem em São José (SC) e Fortaleza (CE), os cariocas foram campeões em Maringá superando Fábio e Rodrigo Andrew (CE/PB) por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/12 na decisão. A terceira colocação ficou com Léo Morais e Eduardo (PB/RJ), que derrotaram Ramon e Álvaro Andrade (RJ/SE) também em dois sets: 21/18 e 21/19.

No feminino, a etapa paranaense foi a primeira a não ter a cearense Rebecca no topo do pódio. Atual campeã, Rebecca venceu em São José, com Carolina Horta (CE), e em Fortaleza, jogando com Nicole (CE).

Em Maringá, o título ficou com Sandressa e Juliana Simões, que ganharam de Fernanda e Natália Silveira (CE/RJ) por 2 sets a 1 (18/21, 24/22 e 15/9) na final. As cariocas Priscila e Thais completaram o pódio depois de superaram Paola e Aretha (SC/RJ) também em três sets (25/27, 21/9 e 15/11) na disputa de terceiro lugar.

Depois de Maringá, o Circuito Sub-21 Banco do Brasil passará ainda por João Pessoa (PB), de 10 a 13 de maio, Brasília (DF), de 18 a 21 de outubro, e Rio de Janeiro (RJ), de 22 a 25 de novembro.

Semifinalistas definidos em Maringá

Circuito Sub-21 BB: Etapa perto da decisão
A terceira etapa do Circuito Sub-21 Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012 está perto da definição. Neste DOMINGO (29.04) serão conhecidas as parcerias campeãs do torneio realizado na Vila Olímpica de Maringá (PR). Quatro duplas em cada naipe seguem na disputa.

No feminino, os confrontos das semifinais são Sandressa/Juliana Simões (AL/PR) x Priscila/Thais (RJ) e Paola/Aretha (SC/RJ) x Fernanda/Natália Silveira (CE/RJ). Entre os homens, os cruzamentos são Léo Morais/Eduardo (PB/RJ) x Fábio/Rodrigo Andrew (CE/PB) e Marcus/Guto (RJ) x Álvaro Andrade/Ramon (SE/RJ).

A etapa paranaense é a terceira do calendário da competição. Na abertura,em São José, os títulos ficaram com as duplas atuais campeãs, Marcos/Guto (RJ) e Rebecca/Carolina Horta (CE). Em Fortaleza, os irmãos cariocas voltaram a vencer, assim como Rebecca, que foi campeã ao lado de Nicole (CE).

Depois de Maringá, o Circuito Sub-21 Banco do Brasil passará ainda por João Pessoa (PB), de 10 a 13 de maio, Brasília (DF), de 18 a 21 de outubro, e Rio de Janeiro (RJ), de 22 a 25 de novembro.

Talita e Maria Elisa são campeãs Mundiais em Sanya


Talita e Maria Elisa e Juliana e Larissa em Sanya. volei de praia (Foto: Divulgação / FIVB)
Circuito Mundial: Pódio na China
Desta vez, o jogo foi mais duro, mas Talita e Maria Elisa confirmaram a boa fase e voltaram a vencer as campeãs mundiais. Neste domingo (29-05), a dupla vice-campeã na etapa de Brasília superou as compatriotas Juliana e Larissa – que também haviam derrotado nas oitavas – e conquistaram o primeiro ouro do ano no Circuito Mundial. A decisão em Sanya foi ao tie-break, e a parceria formada pela sul-mato-grossense e pela carioca venceu por 21/17, 17/21 e 15/16. Este foi o oitavo título das duas na competição internacional.

Vencedoras em Brasília, as chinesas Xue/Zhang Xi levaram o bronze após vencerem as austríacas Montagnolli/Hansel em sets diretos (21/16 e 21/17). Apesar da vitória em quadra, a dupla asiática vai terminar o dia no hospital. Xue se chocou com Hansel ainda no primeiro set e sofreu uma lesão na mão, que terá a gravidade avaliada após a realização de exames.

"É um bom começo para nós. Na última temporada não largamos tão bem assim. Neste ano é importante ter um bom começo e nós já fizemos duas finais, com um primeiro e um segundo lugar. Podemos ter a certeza que o nosso time está fazendo um bom trabalho", comenta Talita.

Para Maria Elisa, a conquista serviu para amenizar um pouco a derrota na decisão na primeira etapa da temporada, no Distrito Federal, na última semana.

"Estamos lutando muito para ganhar. Foi muito difícil perder no Brasil porque queríamos muito ganhar diante da nossa torcida, mas agora também estamos muito felizes porque gostamos da China. Sempre marcamos pontos importantes aqui. É uma viagem dura, mas gostamos das pessoas. Acho que o nosso resultado é positivo porque acreditamos nessa boa atmosfera da China", afirma Maria Elisa.

O Circuito Mundial de Vôlei de Praia continuará nas próximas duas semanas, com prêmição ainda maior, $ 600.000 para os dois torneios Grand Slams (masculino e feminino), em Xangai e Pequim.Este ano, marca o 25 º aniversário da Circuito Mundial de Vôlei de Praia, FIVB Volleyball, do primeiro evento realizado entre os dias 17 a 22 de fevereiro de 1987, no Rio de Janeiro.


sábado, 28 de abril de 2012

Márcio/Pedro Solberg e Ricardo/Pedro Cunha disputam a final na Polônia

Mundial: Brasil contra Brasil na final
O final de semana é do vôlei de praia brasileiro. Depois de Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa garantirem vaga na decisão da segunda etapa do Circuito Mundial 2012 feminino, que acontece, em Sanya, na China, Márcio/Pedro Solberg e Ricardo/Pedro Cunha repetiram o feito e decidirão o título em Myslowice, na Polônia, sede da segunda parada das duplas masculinas. A final será às 10h (de Brasília) deste DOMINGO (29.04) e terá transmissão ao vivo dos canais Sportv e Esporte Interativo.

Juntos desde o começo do ano, Márcio e Pedro Solberg disputarão nas areias polonesas a primeira final em parceria. Até o momento, o melhor resultado da dupla foi a quarta colocação na etapa de Fortaleza (CE) do Circuito Banco do Brasil.

Para chegar à decisão, Márcio e Pedro venceram, pela segunda vez em dois dias, os espanhóis Herrera e Gavira. Na semifinal, a dupla brasileira teve dificuldades no primeiro set, perdeu por 16/21, mas encontrou seu melhor jogo no segundo set, quando venceu por 21/15 e manteve o ritmo no terceiro, quando garantiu a vitória com 15/10.

“Vencemos os espanhóis nas oitavas, mas sabíamos que na semifinal o jogo seria diferente. Tivemos dificuldades no começo, mas conseguimos encaixar nossa estratégia a partir do segundo set e saímos com esta importante vitória. Vamos buscar nosso primeiro título juntos com muita vontade. Estamos crescendo no momento certo”, diz Márcio.

Na outra semifinal, contra os italianos Lupo e Nicolai, Ricardo e Pedro iniciaram melhor e venceram o primeiro set por 21/17. Na segunda parcial, os italianos melhoraram e conseguiram a vitória no fim, por 22/20. No terceiro e decisivo set, os brasileiros reagiram, reverteram a vantagem dos rivais e fecharam o jogo em 19/17.

"O jogo foi mais difícil do que nos pensamos. Achávamos que os italianos pudessem estar cansados, pois já tinham feito dois jogos antes, mas isso não aconteceu. Apesar de ser a primeira semifinal, eles não sentiram a pressão", comenta Cunha.

Esta é a terceira final da dupla em sete etapas disputadas no Circuito Mundial. Nas duas primeiras decisões que disputaram, no Grand Slam da Áustria e na etapa da Holanda, os brasileiros ficaram com a medalha de ouro.

A decisão da etapa polonesa do Circuito Mundial marcará o quarto encontro entre as duplas brasileiras na temporada 2012. Ricardo e Pedro Cunha venceram dois dos três confrontos, um deles na última semana, durante a etapa de Brasília (DF), que abriu a temporada internacional.
  

Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa disputam final brasileira em Sanya

Mundial: Ouro é brasileiro
O Brasil já pode comemorar seu primeiro título no Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012. Com Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa na decisão da segunda etapa do ano, que acontece em Sanya, na China, o país já garantiu a primeira medalha de ouro na temporada olímpica. As duas principais duplas nacionais medirão forças à meia-noite (de Brasília) deste DOMINGO (29.04), com transmissão ao vivo no canal Esporte Interativo. Chen Xue/Zhang Xi, da China, e Hansel/Montagnolli, da Áustria, disputarão o bronze.

Juliana e Larissa, que perderam para Talita e Maria Elisa na rodada das quartas em Sanya, precisaram de duas vitórias neste SÁBADO (28.04) para retomar o caminho até a decisão. Primeiro, a dupla, atual campeã da etapa chinesa, superou as australianas Bawden e Palmer por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/15.

Na semifinal, as brasileiras derrotaram as chinesas Chen Xue e Zhang Xi, mesmo apoiadas pela torcida local, também em dois sets, com parciais de 21/17 e 21/16. É a primeira final das hexacampeãs do Circuito Mundial na temporada.

“A dupla chinesa é muito perigosa. Elas mantêm um ritmo muito constante e é sempre difícil enfrentá-las. Nunca vencemos jogando igual da última vez, sempre temos que buscar alguma coisa diferente. Elas formam um ótimo time e estão melhorando muito”, avalia Juliana.

Invictas, Talita e Maria Elisa chegam à decisão com cinco vitórias nas areias chinesas. Na última delas, na semifinal, as brasileiras levaram a melhor sobre as austríacas Montagnolli e Hansel, vencendo por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/17.

As brasileiras, que foram vice-campeãs da etapa de abertura da temporada, em Brasília (DF), no último final de semana, voltam à decisão buscando o primeiro título do ano.

“A final será muito dura. São duas duplas que se enfrentam por todo o ano e, por isso, se conhecem muito bem. Será um ótimo jogo e teremos que fazer o nosso melhor. Ganhamos delas na sexta, mas sabemos que a final será um jogo diferente”, comenta Talita, referindo-se à vitória por 2 a 0 (21/17 e 21/18) nas quartas de final.

O embate nas areias chinesas será o 36º entre as duplas. Juliana e Larissa levam vantagem no retrospecto, com 26 vitórias contra nove das rivais.

TABELA E RESULTADOS:

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Talita e Maria Elisa vencem brasileiras e vão à semifinal em Sanya

Mundial: Brasil na semifinal
Com duas vitórias sobre duplas compatriotas, as brasileiras Talita e Maria Elisa garantiram nesta SEXTA-FEIRA (27.04) vaga nas semifinais da segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012, que acontece na cidade chinesa de Sanya. Derrotadas pelas compatriotas, Juliana e Larissa seguem na luta pelo título. Ângela e Lili, por outro lado, deixaram a disputa em nono lugar.


Talita e Maria Elisa, que ficaram em segundo lugar na etapa de abertura da temporada, na última semana, no Brasil, disputarão a semifinal marcada para as 4h deste SÁBADO (28.04) com a parceria que levar a melhor no cruzamento entre Montagnolli/Hansel, da Áustria, e dupla vencedora da partida entre Kolocova/Slukova, da República Tcheca, e Bansley/Maloney, do Canadá.

Antes, às 3h, as medalhistas olímpicas chinesas Chen Xue e Zhang Xi, campeãs em Brasília (DF), disputarão a vaga na decisão contra Juliana/Larissa ou a dupla vencedora da partida entre Mouha/Gielen, da Bélgica, e Bawden/Palmer, da Austrália. As duas semifinais da etapa chinesa serão transmitidas ao vivo pelos canais Sportv e Esporte Interativo.

Para chegar à sétima semifinal consecutiva no Circuito Mundial, Talita e Maria Elisa precisaram passar por duas duplas brasileiras. Nas oitavas, elas ganharam de Ângela e Lili por 2 sets a 0, com duplo 22/20. Nas quartas, conseguiram a sétima vitória em 35 confrontos contra Juliana e Larissa, aplicando 21/17 e 21/18 nas hexacampeãs do Circuito Mundial.

“É muito bom para a dupla estar nas semifinais mais uma vez. Vamos em busca da medalha de ouro e faremos o nosso melhor. É sempre complicado quando jogamos contra Juliana e Larissa, são sempre jogos muito equilibrados. Estávamos muito focadas”, analisa Talita.

Antes de perderam o confronto brasileiro, Juliana e Larissa abriram o dia nas areias chinesas superando as suíças Kuhn e Zumkehr com duplo 21/16 nas oitavas. As brasileiras precisarão de mais uma vitória para chegar às semifinais.

Ângela e Lili, que perderam para Talita e Maria Elisa na primeira rodada, não conseguiram a recuperação e terminaram em nono lugar. A dupla campeãs do evento-teste dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2011, perdeu para as canadenses Bansley e Maloney por 2 sets a 0, parciais de 19/21 e 13/21, e deu adeus à competição.


Foto: FIVB

Paranaenses dominam o primeiro dia de competição em Maringá

Circuito Sub-21 BB: Duplas da casa começam bem
As comemorações foram caseiras no primeiro dia de disputas da terceira etapa do Circuito Sub-21 Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. O qualifying realizado nesta SEXTA-FEIRA (27.04) na Vila Olímpica de Maringá (PR) apontou as últimas quatro parcerias em cada naipe garantidas na fase principal do torneio, que terá início neste SÁBADO (28.04). Dos 16 atletas classificados, onze representam o Paraná.

No qualifying masculino, o domínio dos paranaenses foi quase completo. Apenas um atleta das quatro duplas classificadas, o sul-mato-grossense Saymon, que avançou ao lado do paranaense Matheus superando Thiaguinho e Anderson Melo (PB/RJ) por 2 a 1 (15/21, 25/23 e 15/10), não é do Paraná.

Ficaram com as outras vagas Marcelo Gomes/Willian Loterio (PR), que passou por Anderson Oliveira/Alex (SC) por 2 a 0 (21/18 e 21/19), Japa/Douglas (PR), que ganhou de Igor/Marcelo (PR) por 2 a 0 (21/17 e 21/16) e Paulo/Caique (PR), que precisou de três sets (16/21, 21/17 e 15/13) para superar Jefferson/Victor (SC/PR).

Na fase principal, estas duplas se juntarão a Marcus/Guto (RJ), Ramon/Álvaro Andrade (RJ/SE), Léo Morais/Eduardo (PB/RJ), Fábio/Rodrigo (CE/PB), Allison/Victor (SC), Vinícius Henrique/Vinícius Dalpozz (PR), Iury/Bernard (ES/RJ) e Júlio/Arthur Lanci (PR).

No qualifying feminino, as duplas paranaenses classificadas foram Fabiane/Isabella Santos (PR), que superou Camila/Taise (SC) por 2 a 0 (21/12 e 21/13) e Rafaela Lopes/Gi (PR) que levou a melhor sobre Raissa/Graziele (PR) pelo mesmo placar, com parciais de 21/13 e 21/10.

As outras duas duplas classificadas foram Priscila/Thais (RJ), que superou Jéssica/Mayra (PR) por 2 a 0 (21/14 e 21/12) e Karine/Jaqueline (SC/SP), que bateu Isabella/Regiane (PR) também em dois sets (21/7 e 21/13).

As duplas classificadas disputarão o título feminino com Sandressa/Juliana Simões (AL/PR), Paola/Aretha (SC/RJ), Fernanda/Natália Silveira (CE/RJ), Camila Ortiz/Bárbara Ferreira (PR/RJ), Giseli/Beatriz (PR), Dani/Taynara (SC), Ana Luiza/Aninha (SC) e Fiama/Karine (PR).

A fase principal será iniciada, com 12 duplas em cada naipe. As parcerias formarão quatro chaves, com três integrantes cada, de onde avançarão as duas melhores para as quartas de final. A partir daí, a competição segue em sistema eliminatório.

A etapa paranaense é a terceira do calendário da competição. Na abertura,em São José, os títulos ficaram com as duplas atuais campeãs, Marcos/Guto (RJ) e Rebecca/Carolina Horta (CE). Em Fortaleza, os irmãos cariocas voltaram a vencer, assim como Rebecca, que foi campeã ao lado de Nicole (CE).

Depois de Maringá, o Circuito Sub-21 Banco do Brasil passará ainda por João Pessoa (PB), de 10 a 13 de maio, Brasília (DF), de 18 a 21 de outubro, e Rio de Janeiro (RJ), de 22 a 25 de novembro.
 

Ricardo/Pedro Cunha e Márcio/Pedro Solberg são semifinalistas em Myslowice

Mundial: Brasil em dose dupla na semifinal
O Brasil segue avançando na etapa polonesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Nesta SEXTA-FEIRA (27.04), Ricardo/Pedro Cunha e Márcio/Pedro Solberg venceram as duas partidas que disputaram nas areias de Myslowice, na Polônia, e garantiram vaga nas semifinais da segunda etapa masculina da temporada 2012.

Ricardo e Pedro Cunha disputarão a primeira semifinal do torneio masculino, com início marcado para as 11h (de Brasília) deste SÁBADO (28.04). A dupla aguarda o resultado de duas partidas para conhecer seus adversários. Primeiro, jogarão Doppler/Horst, da Áustria, e Lupo/Nicolai, da Itália. A parceria vencedora disputará a vaga na semifinal com Nummerdor/Schuill, da Holanda.

Márcio e Pedro Solberg tentarão avançar à primeira decisão juntos a partir das 12h.
A dupla enfrentará Gibb/Rosenthal, dos Estados Unidos, ou a parceria vencedora da partida Fuerbringer/Lucena, também dos Estados Unidos, e Herrera/Gavira, da Espanha. As duas semifinais serão transmitidas ao vivo pelos canais Sportv e Esporte Interativo.3

Terceiros colocados na etapa de Brasília (DF), na última semana, Ricardo e Pedro não tiveram dificuldades para superar os irmãos franceses Andy e Kevin Ces por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/16, na rodada das oitavas. Nas quartas, os brasileiros precisaram de três sets, mas passaram pelos norte-americanos Gibb e Rosenthal com parciais de 21/19, 19/21 e 15/12.

“Vencemos bem os dois jogos. Estávamos precisando de uma série de vitórias como esta e conseguimos. Estamos com uma atitude diferente e voltamos a nos entender bem dentro da quadra”, comenta Pedro Cunha.

Márcio e Pedro Solberg que disputam o segundo torneio em parceria nas areias internacionais, tiveram trajetória semelhante à dos compatriotas. Nas oitavas, venceram os espanhóis Herrera e Gavira por 2 a 0, com parciais de 32/30 e 21/15. Depois, nas quartas, venceram, de virada, os holandeses Schuill e Nummerdor, com parciais de 18/21, 21/14 e 17/15.
 
 
“Como não tenho um saque muito potente, o ótimo saque do Márcio foi fundamental no segundo jogo. Adoro jogar em Myslowice, onde fui campeão mundial Sub-21 pela segunda vez, em 2006. Tenho muitos amigos na Polônia”, comenta Pedro Solberg.


Foto: FIVB

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Márcio/Pedro Solberg e Ricardo/Pedro Cunha avançam invictos na Polônia

Mundial: Brasil nas oitavas
O primeiro dia do torneio principal da etapa da Polônia do Circuito Mundial de vôlei de praia foi de vitórias e derrotas para as duplas brasileiras. Enquanto Márcio/Pedro Solberg e Ricardo/Pedro Cunha venceram os dois jogos desta QUINTA-FEIRA (26.04) e avançaram às oitavas de final em Myslowice, Thiago/Ferramenta e Moisés/Vitor Felipe perderam suas duas primeiras partidas e estão fora da segunda etapa da temporada.

Márcio e Pedro, que terminaram em nono lugar na etapa de Brasília (DF), no último final de semana, enfrentaram duas duplas europeias no primeiro dia de competição nas areias polonesas. Primeiro, os brasileiros derrotaram os noruegueses Horrem e Eithun por 2 sets a 1, parciais de 21/15, 17/21 e 17/15.

Na segunda rodada, os brasileiros confirmaram a vaga nas oitavas superando os holandeses Spijkers e Boerma por 2 a 0 (21/15 e 21/16). Seus próximos adversários serão os espanhóis Herrera e Gavira.

“Tivemos altos e baixos no primeiro jogo, mas tivemos tranquilidade e lucidez para fechar o terceiro set. 

Fomos mais regulares contra os holandeses e controlamos o jogo do início ao fim. Foram duas vitórias importantes, que nos fazem avançar bastante na competição. A dupla da Espanha é muito experiente e perigosa. Ficaram em quarto lugar em Brasília e vêm sempre conseguindo bons resultados. Teremos que jogar com atenção e paciência”, afirma Márcio.

Thiago e Ferramenta, que estavam na mesma chave que Márcio e Pedro, enfrentaram os mesmos adversários, mas não tiveram o mesmo desempenho dos compatriotas. A dupla perdeu para Boerma/Spijkers por 2 a 1 (21/23, 21/16 e 9/15) na estreia e voltou a tropeçar contra Horrem e Eithun na segunda rodada, com parciais de 13/21, 21/16 e 10/15. A dupla terminou em 25º lugar.

Ricardo e Pedro Cunha não perdem sets

A melhor campanha brasileira na primeira fase foi de Ricardo e Pedro Cunha, que abriram a temporada em terceiro lugar em Brasília. A dupla passou sem perder sets pelos dois primeiros adversários e avançou às oitavas, onde jogará contra os irmãos franceses Andy e Kevin Ces.

Na primeira rodada, os brasileiros superaram a dupla da casa, formada por Bryl e Rudol com parciais de 21/15 e 21/17. Depois, levaram a melhor sobre os suíços Heyer e Chevallier, vencendo por duplo 21/18.

Moisés e Vitor Felipe, por outro lado, foram eliminados em 25º lugar. A dupla não conseguiu repetir o ótimo desempenho da etapa brasileira, quando saiu do country-cota para terminar em sétimo lugar, e perdeu para Doppler/Horst, da Áustria, por 2 a 1 (8/21, 21/18 e 7/15), e Nicolai/Lupo, da Itália, pelo mesmo placar (15/21, 21/18 e 7/15), deixando a disputa na Polônia no primeiro dia.

Tabela e Resultados

Talita e Maria Elisa avaçam para às oitavas-de-final

Circuito Mundial: Talita e Maria avançam para próxima fase
Nesta quinta-feira (26/04), primeiro dia de disputas na fase principal da segunda etapa do Circuito Mundial (em Sanya, na China), Talita/Maria Elisa confirmou o bom momento da dupla e avançou às oitavas-de-final. Mais tarde, 23h (horário de Brasília), as campeãs brasileiras de 2009 medirão forças com as compatriotas Ângela e Lili.

Mesmo com o forte calor que faz na cidade chinesa, Talita e Maria Elisa souberam dosar energia e não tiveram complicações nas duas partidas da jornada. Na primeira rodada, superaram as gregas Roubanis e Papageorgiou por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/15. Em seguida, venceram as mexicanas Candelas e Garcia em dois sets (21/18 e 21/19).

“Os times estão sentindo muito o calor. Todos estão buscando economizar energia. O segredo nesta etapa é saber dosar e estamos fazendo isso com eficiência. Continuando desta maneira, vamos fazer mais uma boa campanha como foi na etapa de abertura da competição”, afirma Talita.

Juliana e Larissa também avançaram às oitavas e terão pela frente Kuhn e Zumkehr (Suíça). No primeiro duelo derrotaram Rigobert e Li Yuk Lo, das Ilhas Maurício, por 2 sets a 0 (21/11 e 21/7). Depois ganharam das holandesas Meppelink e Van Gestel pelo mesmo placar (21/14 e 25/23).

Assim como Talita/Maria Elisa e Juliana/Larissa, Ângela e Lili venceram os dois primeiros duelos. Na rodada inaugural, superaram Vasina e Vozakova, da Rússia, por 2 sets a 0 (21/14 e 21/16). No segundo compromisso, derrotaram as suíças Goricanec e Graessl por 2 sets a 1 (19/21, 21/13 e 16/14).

Ágatha e Bárbara Seixas foram eliminadas da etapa de Sanya. Perderam das medalhistas olímpicas Xue e Zhang Xi (China) por 2 sets a 0 (15/21 e 22/24). Na segunda rodada, outro resultado adverso. Foram derrotadas pelas russas Ukolova e Khomyakova. Dois sets a 1 (24/22, 16/21 e 11/15).

Talita e Maria Elisa são patrocinadas pelo Banco do Brasil, Embratel, Radix, Swatch e Adidas

Crédito da foto: FIVB

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ágatha e Bárbara Seixas superam qualifying na China

Circuito Mundial: Ágatha no ataque
Com duas vitórias tranquilas, as brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas superaram, nesta QUARTA-FEIRA (25.04), o qualifying da segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012. Com os resultados, a dupla garantiu vaga na fase principal do torneio realizado nas areias de Sanya, na China, e se juntou a Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Ângela/Lili na primeira das três etapas realizadas no país asiático.

Ágatha e Bárbara, que acabaram eliminadas no quaifying da etapa de abertura da temporada, na última semana, em Brasília (DF), deram a volta por cima e disputarão pela primeira vez a fase principal de uma etapa do Circuito Mundial juntas.

No qualifying, a dupla iniciou o dia superando uma dupla da casa, Wang Fan/Yue, por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/19. Na rodada decisiva, as brasileiras garantiram a classificação com nova vitória por 2 a 0 (21/12 e 21/9), desta vez diante das letãs Minusa e Jursone.

“Estamos muito felizes, porque não conseguimos passar do qualifying no Brasil, mas viemos para a China muito motivadas, pois sabíamos que desta vez daria certo. Espero que a gente consiga jogar o nosso melhor na fase principal”, comemora Bárbara.

O torneio principal terá início na madrugada desta QUINTA-FEIRA (26.04). A estreia de Ágatha e Bárbara Seixas será contra as medalhistas olímpicas chinesas Chen Xue e Zhang Xi. Na segunda rodada, as brasileiras jogarão contra Ukolova/Khomyakova, da Rússia, ou Arvaniti/Tsiartsiani, da Grécia.

Atuais campeãs da etapa de Sanya, Juliana e Larissa estrearão no torneio enfrentando Rigobert/Li Yuk Lo, das Ilhas Maurício. Na sequência, as brasileiras terão pela frente Bansley/Maloney, do Canadá, ou Meppelink/van Gestel, da Holanda.

Talita e Maria Elisa, que foram vice-campeãs da etapa brasileira, iniciarão a participação da dupla enfrentando Roubanis/Papageorgiou, da Grécia. O segundo compromisso da brasileira será contra Urata/Take, do Japão, ou Candelas/Garcia, do México.

Quarta dupla brasileira na disputa em Sanya, Ângela/Lili buscará a primeira vitória nas areias chinesas contra Vasina/Vozakova, da Rússia. Na segunda rodada, as brasileiras jogarão contra Goricanec/Graessli, da Suíça, ou Akers/Hochevar, dos Estados Unidos.


Foto: FIVB

terça-feira, 24 de abril de 2012

Harley e Evandro levam a melhor no country-cota na Polônia

Mundial: Harley e Evandro classificados
É de Harley e Evandro a vaga brasileira no qualifying da segunda etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012, que está sendo disputada em Myslowice, na Polônia. A dupla venceu outras duas parcerias nacionais nesta TERÇA-FEIRA (24.04) e voltará à quadra nesta QUARTA-FEIRA (25.04) para lutar por um das oito vagas em jogo na fase principal. No torneio feminino, que acontece em Sanya, na China, Ágatha e Bárbara Seixas disputam o qualifying nesta madrugada.

O country-cota brasileiro nas areia de Myslowice contou com três duplas. No primeiro confronto, Harley e Evandro ganharam de Bruno e Hevaldo, que estão em primeiro lugar na classificação do Circuito Banco do Brasil, por 2 sets a 0, com duplo 21/17.

Na partida que definiu a dupla classificada, a dupla campeã da etapa do Recife do Circuito Banco do Brasil voltou a brilhar e superou Benjamin e Bruno Schmidt por 2 sets a 1, parciais de 21/16, 15/21 e 15/12, garantindo vaga.

“Está fazendo muito frio aqui na Polônia e não foi fácil jogar. Não estávamos preparados para entrar em quadra com 10 graus, como foi hoje. Mesmo assim, fomos muito bem no primeiro jogo e ganhamos com autoridade. Erramos um pouco na segunda partida, mas conseguimos vencer também. Esta classificação é muito importante para nós”, comemora Evandro.

No qualifying, Harley e Evandro enfrentarão a concorrência de 60 duplas de outros países na disputa pelas últimas oito vagas na fase principal, que terá início na QUINTA-FEIRA (26.04) e já conta com presença garantida de Ricardo/Pedro Cunha, Márcio/Pedro Solberg, Thiago/Ferramenta e Moisés/Vitor Felipe.

“Este qualifying tem muitas duplas inscritas, então é possível que a gente tenha que jogar três vezes para se classificar. Neste frio, pode ser uma dificuldade a mais. Temos que entrar focados, como foi no country-cota, até porque ainda não conquistamos nada. Vamos tentar manter o nosso padrão de jogo e seguir cumprindo o que for determinado na parte tática”, alerta Harley.

Ágatha e Bárbara estreiam no qualifying contra chinesas

Em Sanya, na China, onde acontece a segunda etapa feminina da temporada, Ágatha e Bárbara Seixas abrem a participação brasileira na competição disputando o qualifying, nesta madrugada, com 33 duplas de outros países.

A parceria brasileira enfrentará as chinesas Wang Fan e Yue na primeira rodada. Se vencer, disputará a vaga na fase principal com a dupla vencedora da partida entre Minusa/Jursone, da Letônia, e Joshua/Matauatu, do Vanuatu.

Três duplas brasileiras têm vaga garantida na fase principal da etapa chinesa: Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Ângela/Lili.


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Harley e Evandro disputarão o country-cota na Polônia

Circuito Mundial: Em continentes diferentes
Dois dias depois do encerramento da etapa de Brasília (DF) do Circuito Mundial de vôlei de praia 2012, as duplas brasileiras já voltam à ação na competição internacional. Em sua segunda semana, o Circuito Mundial dividirá as disputas entre Myslowice, na Polônia, para o masculino, e Sanya, na China, para o feminino. O Brasil briga pelos títulos nos dois países.

O primeiro torneio a contar com participação brasileira é a etapa polonesa. A competição terá início nesta TERÇA-FEIRA (24.04), quanto três duplas nacionais disputarão o country-cota, de onde apenas uma sairá classificada. Harley/Evandro, Benjamin/Bruno Schmidt e Bruno/Hevaldo são as duplas inscritas.

Harley e Evandro chegam às areias polonesas motivados pela boa campanha na etapa de abertura da temporada, em Brasília, quando a dupla terminou em quinto lugar. Para o experiente Harley, campeão em Myslowice em 2009, é fundamental manter a regularidade.

“É tudo muito rápido no Circuito Mundial. Não tivemos muito tempo para comemorar o bom resultado de Brasília e já vamos iniciar a competição na Polônia com jogos complicados contra os brasileiros. Temos que manter a cabeça boa e jogar como fizemos em Brasília. Se conseguirmos isso, temos boas chances de passar, afirma o brasiliense.

A dupla classificada voltará à quadra para o qualifying, na QUARTA-FEIRA (25.04). O Brasil tem quatro duplas garantidas no torneio principal, que começa na QUINTA-FEIRA (26.04): Ricardo/Pedro Cunha, Márcio/Pedro Solberg, Thiago/Ferramenta e Moisés/Vitor Felipe.

Ágatha e Bárbara disputam qualifying na China

Na etapa chinesa, na cidade de Sanya, a participação brasileira começa na madrugada de quarta, com Ágatha e Bárbara Seixas em ação no qualifying. A dupla nacional disputará uma das oito vagas em jogo com 36 duplas de outros países.

Garantidas na chave principal, Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Ângela/Lili estreiam na competição na madrugada de quinta.


Tabela e Resultados - Feminino

domingo, 22 de abril de 2012

Jô/Ícaro e Haissa/Thais são os campeões em Aracaju

Circuito Estadual: Pódio Masculino
As duplas Ícaro/Jô (PB) e Haissa/Thais (PR/RJ) subiram no lugar mais alto do pódio na arena montada na sede da AABB, na Praia do Rubalo, em Aracaju (SE), neste DOMINGO (22.04), no encerramento da segunda etapa do Circuito Estadual Regional Banco do Brasil 2012. As parcerias conquistaram o título na capital sergipana após três dias de disputas.

No torneio masculino, os paraibanos Ícaro e Jô garantiram a conquista superando Yuri e Bernardo Lima (BA/CE) por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/11. Lipe e Guto (CE/RJ) completaram o pódio após a desistência de Gilmário e Márcio Gaudie (PB/RJ), que seriam seus adversários na disputa de terceiro lugar.
Pódio Feminino em Aracaju

"Estou muito feliz com esse título, estamos trabalhando muito e esse título veio para coroa esse semestre. Quero agradecer ao meu parceiro Ícaro, Léo, Júlio, Alvinho e a toda equipe EVOKAR. Na semana passada batemos na trave com meu parceiro Ramon e ficamos com o vice campeonato no Pará e agora conquistamos o campeonato aqui em Aracaju", comenta Jô.
Entre as mulheres, as jovens Haissa e Thais conquistaram o título batendo Aline e Luciana (BA/CE) em dois sets (21/19 e 21/14). Assim como no masculino, a disputa de terceiro lugar não foi realizada. Assim, Thati e Julia Schmidt (PB/ES) asseguraram presença no pódio com a desistência de Naiana e Carolina Horta (CE).

"Foi tudo maravilhoso, quero agradecer a minha parceira Thais, ela veio confiou em mim e veio de uma viagem e foi uma guerreira. Agradecer também a Claúdio, Rejane e Ronaldo que formam minha comissão técnica a toda minha equipe de treino, Fabrine, Maiara que treinam comigo e a Stam que é nosso patrocinador que sem ele eu não seria nada", comenta a campeã Haissa.

A etapa sergipana foi a primeira do Grupo 1 da competição, que inclui atletas de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Jogadores da categoria Sub-23 de outras regiões do país também participaram da disputa.

"Inciamos o nosso trabalho na quarta-feira com o apoio do Banco do Brasil e AABB, acho que os atketas sairam satisfeito porque o evento, cumprimos todo o cronograma exigido, esperamos continuar com a parceria com a AABB para o próximo ano porque é muito importante para o vôlei de praia", comenta  Gualter Prudente, Presidente da Federação Sergipana de Vôlei

Entre os dias três e seis de maio, a competição realizará sua terceira etapa, também válida pelo Grupo 1, em Maceió (AL).

Mariana/Ana Carolina e Léo Morais/Iago vencem pela segunda vez no ano

Brasileiro Sub-19: Campeões no Ceará
Repetindo o desfecho da etapa de abertura da temporada, Mariana/Ana Carolina (RJ) e Léo Morais/Iago (PB/RJ) conquistaram, neste DOMINGO (22.04), o segundo título das duplas no Circuito Brasileiro Sub-19 de Vôlei de Praia 2012. Jogando no Centro de Treinamento FCV/Estácio FIC, em Fortaleza (CE), as duplas subiram ao lugar mais alto do pódio no segundo torneio da categoria na temporada 2012.

Mariana/Ana Carolina e Léo Morais/Iago abriram a temporada com título, no fim de janeiro, em João Pessoa (PB) e voltaram a brilhar neste final de semana, na capital cearense.

A dupla carioca chegou ao título em Fortaleza superando as paranaenses Rafaela Lopes e Gi por 2 sets a 0 (21/17 e 21/13) na decisão. Na disputa de terceiro lugar, outra vitória do Rio de Janeiro sobre o Paraná, com Beatriz Neiva e Thais levando a melhor sobre Gisele e Beatriz, também em dois sets, com parciais de 21/10 e 21/13.

No torneio masculino, Léo Morais e Iago derrotaram os cariocas Igor Duarte e Matheus na decisão por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/18. O terceiro lugar ficou com os cearenses Jeferson e Vladimir, que superaram os paraibanos Luizão e Renan Carvalho por 2 a 1 (21/13, 14/21 e 15/12).

Ricardo e Pedro Cunha levam o Brasil ao pódio em casa

Circuito Mundial: Bronze para o Brasil
Com Ricardo e Pedro Cunha, o Brasil ocupou um lugar no pódio da etapa de abertura da temporada 2012 do Circuito Mundial de vôlei de praia 2012, encerrada neste DOMINGO (22.04), em Brasília (DF). A dupla brasileira superou os espanhóis Herrera e Gavira por 2 a 0 (21/18 e 21/14) e ficou em terceiro lugar na competição. O título nas areias da capital federal ficou com os norte-americanos Rogers e Dalhausser.

Disputando o sexto torneio em parceria no Circuito Mundial, Ricardo e Pedro chegaram ao pódio pela terceira vez na competição internacional. Em 2011, os brasileiros venceram o Grand Slam da Áustria e a etapa da Holanda.

Integrantes de uma das três duplas que podem representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, Ricardo e Pedro acreditam que o bom resultado na capital federal pode aproximá-los ainda mais do grande objetivo da temporada.

“É muito bom para o nosso time poder começar a temporada internacional com um pódio. O Circuito Mundial é uma das nossas prioridades neste ano e com este resultado chegamos mais perto de representar o Brasil em Londres. Estamos somando pontos importantes, vamos melhor nossa colocação no ranking para os próximos torneios e isso vai nos ajudar. Fico feliz por estarmos conseguindo os resultados que esperávamos”, diz o campeão olímpico Ricardo.

Para Pedro, que chegou ao vigésimo pódio no Circuito Mundial, com cinco ouros, nove pratas e seis bronzes, o principal nesta importante temporada é estar sempre entre os melhores.


Rogers e Dalhausser são tricampeões em Brasília

Pelo terceiro ano consecutivo, os campeões olímpicos Rogers e Dalhausser conquistaram o título da etapa de Brasília. Em 2012, a dupla superou os compatriotas Fuerbringer e Lucena por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/18. Este foi o 22º título da dupla no Circuito Mundial, em 50 etapas disputadas.

“É meu primeiro torneio depois que machuquei o joelho, na Finlândia, no fim da temporada passada e é muito bom voltar a competir vencendo uma etapa. Sabemos que para o evento, por ser no Brasil, seria muito melhor se um brasileiro disputasse a final, mas para nós é sempre bom jogar contra outros norte-americanos”, diz Rogers.

Dalhausser também comemorou a vitória e enalteceu a boa atuação dos compatriotas na decisão.

“É como se tivéssemos vencido uma batalha. Já jogamos muitas vezes contra eles, então as duplas se conhecem muito bem e isso iguala muito a partida. Felizmente jogamos muito bem e conseguirmos vencer”, comenta o gigante, de 2,06m.

Disputando sua terceira decisão ao lado de Fuerbringer, a segunda contra Rogers e Dalhausser, Lucena comemorou a boa campanha da dupla nas areias do Brasil, que rendeu à parceria importantes pontos na corrida olímpica.

“Eles jogaram muito bem, praticamente não cometeram erros e colocaram toda a pressão sobre a nossa dupla. Aprenderemos muito com este jogo. Este resultado é muito importante no nosso objetivo de disputar os Jogos Olímpicos de Londres”, comenta o norte-americano, de 32 anos.

Brasileiros seguem para a Polônia

A próxima parada no Circuito Mundial 2012 para as duplas masculinas do Brasil é na cidade de Myslowice, na Polônia. A segunda etapa da temporada começa na TERÇA-FEIRA (24.04), com três duplas brasileiras disputando o country-cota: Harley/Evandro, Benjamin/Bruno Schmidt e Bruno/Hevaldo.

Quatro parcerias verde e amarelas têm vaga assegurada na fase principal e só entram em quadra no torneio polonês a partir de QUINTA-FEIRA (26.04): Ricardo/Pedro Cunha, Márcio/Pedro Solberg, Thiago/Ferramenta e Moisés/Vitor Felipe.

Tabela e Resultados

sábado, 21 de abril de 2012

Vinícius Santana e Rafa avaçam para as quartas de finais

Circuito Estadual: Quartas de finais definida
O Circuito Estadual Regional Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012 conheceu hoje,  SÁBADO (21.04) os classificados para as quartas de finais da etapa sergipana. O evento está sendo  disputado na arena montada na sede da AABB, na Praia do Rubalo. A competição prossegue neste DOMINGO (22.04), com entrada gratuita.

Jogando em casa os sergipanos Vinícius Santana e Rafa iniciaram o dia com uma derrota diante de Lipe/Guto (CE/RJ) por 2 sets a 0, parcis de 21/19 e 21/13, mas depois eles se recuperaram vencendo Fabianos/Paulo Frank por 2 sets a 0 em um duplo 21/15 e garantiram a classificação para as quartas de finais para enfrentar Gilmário/Márcio Gaudie (PB/RJ) os outros confrontos serão entre Yuri/Bernardo Lima (BA/CE) x Klaus/Leandro (PB), Ailton/Thiago Trajano (BA/PE) x  Lipe/Guto (CE/RJ) e Tiago/Branco (BA/RJ) x Ícaro/Jô (PB).

"Estou muito feliz por mais uma oportunidade de jogar em casa, é sempre muito bom jogar para amigos e parentes, amanhã iremos nos dedicar para ter um bom resultado", comenta o atleta e professor Vinícius Santana.

No feminino, os conforntos das quartas de finais serão entre Haissa/Thais (PR/RJ) x Cida/Bruna (SE/PB),  Thati/Júlia Schmidt (PB/ES) x Nil/Taninha (BA), Aline/Luciana (BA/CE) x Sandressa/Juliana Simões (AL/PR) e Polyana/Camila Sabatella (SE/BA) x Naiana/Carolina Horta (CE)
 
A etapa sergipana é a primeira do Grupo 1 da competição, que inclui atletas de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Jogadores da categoria Sub-23 de outras regiões do país também participam da disputa.

Moisés e Vitor Felipe encerram em sétimo no Circuito Mundial

Circuito Mundial: Belo começo internacional
O Circuito Mundial de Brasília certamente deixará fortes lembranças na memória dos jovens atletas brasileiros, Moisés e Vitor Felipe, eles superaram vários obstáculos e foram premiados com um sétimo lugar na etapa brasileira e foi um dos destaques na competição, principalmente pela garra e comprometimento da dupla durante a competição.

Vindos do difícil country-cota, Vitor e Moisés,  venceram Thiago-Ferramenta pelo placar de 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/15. No torneio qualifying superaram os japoneses Imai e Aoki por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/17 e no jogo decisivo contra os gêmeos italianos Paolo e Matteo Ingrosso, os brasileiros venceram em dois sets com parciais de 22/20 e 21/18. 

Vitor Felipe
Já no torneio principal superaram os suíços Laciga e Weingart por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/16. Na segunda partida, a dupla brasileira desbancaram os norte-americanos Rogers e Dalhausser, atuais campeões olímpicos, vencendo por 2 sets a 1, parciais de 18/21, 21/18 e 15/9. Na terceira partida Vitor e Moisés, enfrentaram os brasileiros Harley e Evandro e foram derrotados por 2 sets a 1, parcias (21/19, 10/21 e 13/15). Na quarta partida do torneio principal os brasileiros derrotaram Lochhead-Pitman (NZL) por 2 sets a 0, parciais de 23/21 e 21/12 e na última partida da dupla na competição, Moisés e Vitor Felipe, foram derrotados pelos americanos Fuerbringer/Lucena por 2 sets a 0, parciais de 21/14, 21/12 e com esse resultado Moisés e Vitor Felipe enceraram a maratona de 08 partidas e com o sétimo lugar na classificação geral.

"Jogar em casa é sempre muito especial, nos preparamos pra uma guerra. Tínhamos consciência de que um bom resultado aqui seria decisivo para as nossas pretensões no circuito mundial. Acho que comprometimento é tudo. Sabíamos que tínhamos time pra brigar de igual pra igual com todo mundo e colocamos isso dentro de quadra. Transformamos todo suor derramado nos treinamentos em João Pessoa num combustível extra nessa caminhada. Vitor, apesar de ser estreante se comportou como veterano, sempre muito calmo e decisivo nos momentos difíceis", comenta Moisés.
  
 O próximo desafio da dupla será  na Polônia, na cidade de Myslowice, entre os dias 24 a 29 de Abril, a dupla já está classificada para o torneio principal.

Tabela e Resultados

Foto: FIVB

Final norte-americana na etapa brasileira do Circuito Mundial

Circuito Mundial: Rumo ao tetra em Brasília
Pela primeira vez desde 2006, o Brasil não marcará presença na final masculina da etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Neste DOMINGO (22.04), às 11h15, as duplas norte-americanas Rogers/Dalhausser e Fuerbringer/Lucena decidirão o título da etapa de abertura da temporada 2012. Às 9h30, Ricardo e Pedro Cunha tentarão levar o Brasil ao pódio, disputando o bronze com os espanhóis Herrera e Gavira. As duas partidas serão transmitidas ao vivo pela TV Esporte Interativo.

Atuais campeões olímpicos, Rogers e Dalhausser tentarão o tricampeonato nas areias do Distrito Federal. Para chegar à decisão, a dupla norte-americana eliminou quatro duplas brasileiras em sequência, começando por Márcio/Pedro Solberg, na sexta.

Neste SÁBADO (21.04), na primeira rodada da repescagem, os campeões olímpicos foram beneficiados por uma lesão sofrida por Alison, que não pode prosseguir no jogo ao lado de Emanuel, para avançar. Depois, levaram a melhor sobre Evandro e Harley, vencendo com duplo 21/17. Por fim, na semifinal, saíram atrás, mas viraram sobre Ricardo e Pedro Cunha, fazendo 24/26, 21/13 e 15/10.

“Jogar aqui em Brasília é muito bom para nós, porque com o forte calor a maioria das duplas não força muito o saque e o jogo de defesa e bloqueio, que é o forte do nosso time, acaba prevalecendo. Tivemos um dia longo e o último jogo, contra Ricardo e Pedro, foi muito difícil. Não começamos bem, perdemos um jogo no primeiro dia, mas conseguimos melhorar dia após dia. Conhecemos bem nossos adversários na final, mas eles também nos conhecem, então tem tudo para ser um jogo equilibrado”, diz Dalhausser.

Caçado pelo saque dos norte-americanos na semifinal, Ricardo admitiu que teve dificuldades na partida. O baiano espera estar mais bem preparado para o próximo encontro com os rivais.


Para chegar à decisão, Fuerbringer e Lucena, que buscam seus primeiros títulos no Circuito Mundial, precisaram de três vitórias ao longo do dia. Primeiro, ganharam dos brasileiros Moisés e Vitor Felipe, sétimos colocados, por 2 a 0 (21/14 e 21/12). Depois superaram os alemães Erdmann e Matysik, também em dois sets (21/19 e 26/24). Na semifinal, no confronto mais equilibrado do dia, passaram pelos espanhóis Herrera e Gavira, no tie-break, com parciais de 13/21, 21/18 e 15/13.

A vaga na final tem um peso ainda maior para a dupla, que luta pela segunda vaga norte-americana nos Jogos Olímpicos de Londres com Gibb/Rosenthal. Como os rivais, que somam 3.640 pontos, ficaram em nono lugar no Brasil, Fuerbringer e Lucena, que têm até o momento 3.700, ampliarão a vantagem.

“É um grande resultado para nós, estou muito emocionado. O Brasil é um país muito importante no mundo do vôlei de praia e jogar uma final aqui, diante destes torcedores, será uma honra. Estamos em uma disputa muito intensa com Gibb/Rosenthal pela segunda vaga em Londres e cada jogo e cada etapa são importantes. Temos que somar o máximo de pontos que pudermos. Conseguimos ir melhor em Brasília, mas a disputa ainda está em aberto. Se ele forem a uma final, e eles sempre conseguem isso, ao menos uma vez no ano, estará tudo igual novamente”, disse Fuerbringer, de 38 anos.

Alison leva susto

No primeiro jogo de Rogers e Dalhausser no dia, contra Alison e Emanuel, o capixaba tentou recuperar uma bola defendida por Emanuel e caiu sobre uma placa de publicidade. O choque resultou em um corte no antebraço direito do campeão mundial, que foi atendido imediatamente em quadra, mas não prosseguiu na partida.

“Corri para recuperar a bola e não vi a placa. Quando caí, protegi o meu rosto com o braço, por isso sofri o corte e levei 12 pontos. Na hora me assustei um pouco por causa do sangue, mas estou me sentindo bem. É uma pena ter que abandonar a etapa aqui no Brasil, mas foi uma fatalidade. Não vamos jogar a próxima etapa, na Polônia, como já tínhamos planejado, e terei tempo para me recuperar até o torneio de Xangai”, comenta o capixaba.

Eliminado no segundo jogo ao lado do parceiro Harley, Evandro, que disputou sua primeira etapa no Circuito Mundial em Brasília, celebrou a boa campanha da dupla, que terminou em quinto lugar.

“Nossa estreia foi muito boa. O Harley me ajudou muito ao longo de todo o torneio e fico feliz por ter conseguido jogar bem e por tê-lo ajudado. Não dormi bem em algumas noites pensando nos jogos seguintes e foi emocionante defender o Brasil em casa, com a arena lotada. Não esperava um resultado tão bom e isso nos dá muita confiança para seguirmos em frente”, diz o carioca.

Tabelas e Resultados 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Moisés e Vitor Felipe continuam firme na batalha da etapa brasileira do Circuito Mundial

Circuito Mundial: Sétimo jogo da dupla brasileira
Os jovens brasileiro continuam firme na disputa da etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, depois de perder o duelo na primeira rodada, Vitor e Moisés voltaram à quadra para garantir a permanência da dupla na disputa. Mesmo com Moisés sentindo-se mal, a dupla superou Lochhead/Pitman, da Nova Zelândia, por 2 a 0 (23/21 e 21/12) e segue na disputa.

“Nossa dupla é muito guerreira. O Moisés iniciou o jogo sentindo-se mal, com a pressão baixa, mas aguentou até o final. Já é o nosso sétimo jogo nesta etapa e não estamos diminuindo o ritmo. Queremos jogar cada vez melhor e chegar mais longe”, diz Vitor.

Vindos do dificil country-cota e passando pelo qualifying, Moisés e Vitor Felipe, estreou no torneio principal superando os suíços Laciga e weingart por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/16. Na segunda partida, a dupla brasileira desbancou os norte-americanos Rogers e Dalhausser, atuais campeões olímpicos, vencendo por 2 sets a 1, parciais de 18/21, 21/18 e 15/9. Para Vitor, que disputa sua primeira etapa no Circuito Mundial, o resultado é fruto da confiança da dupla.

No próximo jogo Moisés e Vitor Felipe enfrentarão os americanos Fuerbringer-Lucena USA. Alison e Emanuel enfrentarão os norte-americanos Rogers e Dalhausser, Harley e Evandro esperam o vencedor desse jogo.  Márcio e Pedro Solberg foram eliminados pelos americanos Rogers e Dalhausser. Enquanto Ricardo e Pedro Cunha já estão garantidos na semifinal da competição.

Tabela e Resultado

Foto: FIVB

Ailton e Thiago Trajano confirman favoritismo e avaçam para o torneio principal em Aracaju

Circuito Estadual: Bom começo
Tudo pronto em Aracaju (SE) para o início da fase principal da segunda etapa do Circuito Estadual Regional Banco do Brasil Vôlei de Praia 2012. Nesta SEXTA-FEIRA (20.04), foram definidas as últimas quatro duplas classificadas através do qualifying disputado na arena montada na sede da AABB, na Praia do Rubalo. A competição prossegue neste SÁBADO (21.04), com entrada gratuita.

No qualifying realizado nesta sexta, quatro partidas definiram as últimas duplas classificadas no torneio masculino. Ailton/Thiago Trajano (BA/PE), Klaus/Leandro (PB), Tiago/Branco (BA/RJ) e Renan Rodrigues/Sinho (BA) ficaram com as vagas.

"Estou muito feliz em jogar com o Thiago Trajano, em 2011 conversamos sobre essa possibilidade e agora é uma realidade vou me dedicar muito aqui em Aracaju para tudo dar certo e alcançarmos o nosso objetivo de chegar as finais", comenta o baiano Aílton.

Estas duplas se juntarão a Ícaro/Jô (PB), Gilmário/Márcio Gaudie (PB/RJ), Fabiano/Paulo Frank (PE/BA), Yuri/Bernardo Lima (BA/CE), Lipe/Guto (CE/RJ), Vinícius Santana/Rafa (SE), Salo/Dleon (SE) e Raul/Artur (SE) no torneio principal.

No feminino, as 12 concorrentes ao título são Alba/Rosimeire Lima (BA/AL), Haissa/Thais (PR/RJ), Thati/Júlia Schmidt (PB/ES), Naiana/Carolina Horta (CE), Aline/Luciana (BA/CE), Mainá/Ivanise (BA), Polyana/Camila Sabatella (SE/BA), Nil/Taninha (BA), Eunyce/Érika (AL/RN), Cida/Bruna (SE/PB), Mônica Silva/Eduarda (SE) e Sandressa/Juliana Simões (AL/PR).

Na fase principal, as 12 duplas em cada naipe serão divididas em quatro chaves. Após os confrontos internos, avançarão às quartas-de-final as duas melhores parcerias de cada grupo. As finais e disputas de terceiro lugar fecharão a competição no DOMINGO (22.04).
A etapa sergipana é a primeira do Grupo 1 da competição, que inclui atletas de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Jogadores da categoria Sub-23 de outras regiões do país também participam da disputa.

Ricardo e Pedro Cunha avaçam para a semifinal em Brasília

Mundial: Brasil na semifinal
Ricardo e Pedro Cunha formam a primeira dupla brasileira garantida nas semifinais da etapa de abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012, que acontece em Brasília (DF). Nesta SEXTA-FEIRA (20.04), a dupla brasileira venceu os dois jogos do dia na arena montada na Esplanada dos Ministérios e ficou com uma das vagas nas semifinais. Harley/Evandro, Alison/Emanuel e Moisés/Vitor Felipe também seguem na disputa.

Ricardo e Pedro disputarão a segunda semifinal, que tem início marcado para as 16h deste SÁBADO (21.04). A dupla aguarda dois confrontos para conhecer seus adversários. Primeiro, jogarão Alison e Emanuel contra os norte-americanos Rogers e Dalhausser. A dupla vencedora disputará a vaga na semifinal com Harley e Evandro.

No outro cruzamento, os espanhóis Herrera e Gavira formam a dupla mais avançada, já garantida na primeira semifinal, às 15h. Os alemães Erdmann e Matysik aguardam o primeiro jogo do dia, entre Vitor Felipe/Moisés e Fuerbringer/Lucena, dos Estados Unidos, para conhecerem seus adversários na partida que vale vaga na semifinal. As duas semifinais serão transmitidas ao vivo pelos canais Sportv e Esporte Interativo.

Invictos no primeiro dia de competição na capital federal, Ricardo e Pedro Cunha mantiveram a condição no segundo dia de disputas e deixaram para trás as oitavas e as quartas de final. Primeiro, eles superaram os brasileiros Márcio e Pedro Solberg por 2 sets a 0, parciais de 21/14 e 21/11. Depois, também sem perder sets, despacharam os alemães Erdmann e Matysik, com parciais de 21/19 e 21/11.

Apesar das parciais folgadas na maioria dos sets, Pedro Cunha, que disputou semifinais no Brasil em 2006 e 2010, terminando em terceiro e quarto lugares, diz que a dupla precisou de muito esforço e concentração para garantir a classificação.

“Foram dois jogos bem pesados. A gente jogou contra o Brasil no primeiro jogo, e depois contra a Alemanha. O placar de 2 a 0 não representa a dificuldade que tivemos nos jogos. Acho que a gente teve um ótimo desempenho, a gente conseguiu fazer as nossas táticas e ir muito bem no psicológico também, com foco e concentração nos jogos e isso foi muito importante. Só teremos um jogo amanhã e isso pode nos favorecer”, avalia o carioca.

Disputando a primeira etapa do Circuito Mundial juntos, Harley e Evandro estão a uma vitória das semifinais. Na rodada das oitavas, a dupla levou a melhor no confronto brasileiro contra Moisés e Vitor Felipe, vencendo por 2 a 1 (19/21, 21/10 e 15/13). Nas quartas, pelo mesmo placar, com parciais de 21/19, 16/21 e 11/15, os brasileiros foram superados pelos espanhóis Herrera e Gavira.

“Estávamos bem no jogo contra os espanhóis, mas eles começaram a provocar e nos faltou maturidade. Entramos no jogo deles e acabamos nos desconcentrando. Mas estamos fazendo uma campanha boa, perdemos um jogo muito disputado e estamos tranquilos para buscar a classificação nas próximas rodadas”, garante Harley.

Depois de perder o duelo na primeira rodada, Vitor e Moisés voltaram à quadra para garantir a permanência da dupla na disputa. Mesmo com Moisés sentindo-se mal, a dupla superou Lochhead/Pitman, da Nova Zelândia, por 2 a 0 (23/21 e 21/12) e segue na disputa.

“Nossa dupla é muito guerreira. O Moisés iniciou o jogo sentindo-se mal, com a pressão baixa, mas aguentou até o final. Já é o nosso sétimo jogo nesta etapa e não estamos diminuindo o ritmo. Queremos jogar cada vez melhor e chegar mais longe”, diz Vitor.

Alison e Emanuel iniciaram o dia tropeçando nas oitavas, diante dos alemães Erdmann e Matysik, que venceram por 2 a 1, parciais de 19/21, 20/22 e 9/15. Na segunda partida, os campeões mundiais tiveram dificuldades, mas sobreviveram com a vitória por 2 a 1 (18/21, 21/17 e 16/14) diante dos letões Samoilovs e Sorokins.

“Jogar em Brasília não é fácil. Tivemos que ter um forte trabalho de equipe e muita paciência para buscar o jogo. O mais importante é que conseguimos reverter os momentos difíceis. Precisaremos fazer três jogos no mesmo dia para chegar à decisão e teremos que ter muita concentração para chegar. Talvez tenhamos que jogar em um ritmo mais lento para suportar”, acredita Emanuel.

Próximos adversários de Alison e Emanuel, Rogers e Dalhausser foram os responsáveis pela eliminação da primeira dupla brasileira em Brasília. De virada, com parciais de 20/22, 21/14 r 15/13, os campeões olímpicos superaram Márcio e Pedro Solberg, que já haviam perdido para Ricardo e Pedro Cunha na primeira rodada, e tiraram os brasileiros da disputa. Márcio e Pedro terminaram a etapa em nono lugar.

Talita e Maria Elisa ficam com a prata em Brasília

Circuito Mundial: Prata na abertura
O sonhado título não veio, mas Talita e Maria Elisa levaram o Brasil ao pódio na etapa de abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2012, encerrada nesta SEXTA-FEIRA (20.04), em Brasília (DF). A dupla brasileira foi superada na decisão pelas medalhistas olímpicas Chen Xue e Zhang Xi por 2 sets a 0, parciais de 17/21 e 14/21, e ficou com a medalha de prata. As italianas Cicolari e Menegatti completaram o pódio na capital federal.

Esta foi a primeira vez que Talita e Maria Elisa subiram ao pódio no Circuito Mundial nas areias do país. A dupla chegou entre as três melhores na competição internacional pela 22ª vez em pouco mais de três anos de parceria, com sete títulos, cinco vice-campeonatos e dez medalhas de bronze.


Para Talita, a baixa eficiência do sistema defensivo brasileiro foi um dos fatores determinantes no revés sofrido na decisão.
 Medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, Chen Xue e Zhang Xi chegaram ao título de uma etapa do Circuito Mundial pela 10ª vez. A dupla estreou no alto do pódio nas areias do Brasil.

“As duas duplas tinham as mesmas chances na final. É muito bom para nós poder jogar contra elas e contra os outros times de ponta do Circuito Mundial. É nosso primeiro título no Brasil e representa um grande começo para nós. Temos muitos torneios para evoluir e queremos estar cada vez melhor até os Jogos Olímpicos”, comemora Xue.

Juliana e Larissa ficam fora do pódio pela primeira vez

Na disputa de terceiro lugar, Cicolari e Menegatti superaram Juliana e Larissa por 2 sets a 1, parciais de 21/14, 17/21 e 15/13, e tiraram a dupla campeã das últimas três etapas em Brasília do pódio. Este foi o segundo triunfo das italianas sobre as brasileiras na competição, já que na quarta, na rodada das oitavas, a dupla da Itália venceu por 2 a 0.

“Juliana e Larissa formam um ótimo time é muito bom para nós tê-las vencido duas vezes. Sabíamos que este jogo seria mais complicado que o primeiro, entramos de forma mais agressiva e conseguimos jogar muito bem. No ano passado chegamos à semifinal cinco vezes e conseguimos três medalhas. Fizemos uma pré-temporada muito forte para permanecer entre as melhores”, Cicolari.

Desanimada pela derrota, Juliana admitiu que a dupla esteve bem abaixo de seu potencial na etapa de abertura da temporada internacional. Esta foi a primeira vez que a parceria disputou uma etapa do Circuito Mundial no Brasil e não chegou ao pódio.

“Não apresentamos o nosso melhor voleibol aqui em Brasília. Mesmo tendo conseguido uma boa vitória sobre a Walsh e a May, tivemos muitos altos e baixos. Neste último jogo, tínhamos o terceiro set na mão e deixamos escapar. Nos preparamos sempre para ganhar e ainda temos muito que melhorar”, lamenta Juliana.

A segunda etapa do Circuito Mundial será em Sanya, na China, e começa já na próxima TERÇA-FEIRA (24.02), com quatro duplas brasileiras disputando uma única vaga no country-cota: Ágatha/Bárbara Seixas, Ângela/Lili, Maria Clara/Raquel e Val/Shaylyn. Garantidas na fase principal, Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Taiana/Vivian iniciam as disputas na QUINTA-FEIRA (26.02).